You are on page 1of 52

CENTRO UNIVERSITRIO UNA PR-REITORIA DE PS-GRADUAO, PESQUISA E EXTENSO

CURSO DE EXTENSO GESTO FINANCEIRA

Belo Horizonte Janeiro/2009


Curso de Extenso Gesto Financeira

Plano de Ensino
Curso: Gesto Financeira Professor (a): Vanria Ferrari
Carga Horria Total
(Disciplina / Mdulo)

Perodo de Realizao

28 horas/aula

EMENTA Anlise e Diagnstico Financeiro: Avaliao do Ciclo Financeiro e Operacional. Anlise Dinmica das Empresas: NCG, CDG, Tesouraria. Efeito Tesoura. Instrumentos Financeiros: Fluxo de Caixa, Margem de Contribuio, Ponto de Equilbrio. Anlise dos Demonstrativos Contbeis: Anlise Horizontal e Vertical. ndices de liquidez, rentabilidade e lucratividade. Relatrios Gerenciais.

OBJETIVOS Capacitar os profissionais que atuam na rea financeira a diagnosticar a situao econmico-financeira de uma empresa atravs de instrumentos de avaliao, desenvolvendo uma anlise crtica dos principais pontos a serem observados e possveis alternativas para um melhor desempenho.

METODOLOGIA DE ENSINO

Aulas expositivas, exerccios e estudos de casos.

CRITRIOS DE AVALIAO Avaliao com base em anlise de cases e exerccios.

Curso de Extenso Gesto Financeira

RESULTADOS ESPERADOS Desenvolvimento da anlise crtica e percepo financeira da situao da empresa com base nos relatrios contbeis e informaes adicionais. Permitir aos profissionais que no atuam diretamente na rea financeira, como gestores, diretores e administradores uma viso clara e objetiva dos principais aspectos financeiros e sua inter-relao com as demais reas de uma empresa.

PLANO DE AULA

Aula N. 1

Dia / Ms

Contedo Anlise e Diagnstico Financeiro: Relatrios Contbeis. Avaliao do Ciclo Financeiro e Operacional. Administrao do capital de giro CCL. Anlise Dinmica das Empresas: NCG, CDG, Tesouraria. Efeito Tesoura. Estudos de casos. Fluxo de Caixa Anlise dos Demonstrativos Contbeis: Anlise Horizontal e Vertical.ndices de liquidez, rentabilidade e lucratividade. Estrutura de Capital . Estudos de Casos

Estratgias Didticas Aula Expositiva/ Exerccios Aula Expositiva/ Exerccios Aula Expositiva/ Estudo de Caso Aula Expositiva/ Estudo de Caso Aula Expositiva/ Exerccios Aula Expositiva/ Exerccios Atividade Avaliativa

2 3 4 5

6 7

BIBLIOGRAFIA BSICA ASSAF NETO, A. Administrao do Capital de Giro, So Paulo, Atlas, 1995. ASSAF NETO, Alexandre. Finanas Corporativas e Valor. 2 ed. So Paulo: Atlas, 2005. BRASIL, Haroldo Vinagre e BRASIL, Haroldo Guimares. Gesto Financeira das Empresas um modelo dinmico. Rio de Janeiro. Qualitymark. 1991

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR GITMAN, Lawrence J. - Princpios de Administrao Financeira. Traduo Jean Jacques Salim e Joo Carlos Douat. 7a. edio. So Paulo: Harbra, 1997. SILVA, Jos Pereira da. Gesto e Anlise de Risco de Crdito. So Paulo: Atlas, 2003.
Curso de Extenso Gesto Financeira

ENDEREOS ELETRNICOS E PERODICOS

www.bndes.gov.br www.creditoerisco.com.br www.bcb.gov.br

RECURSOS DIDTICOS / MATERIAIS NECESSRIOS

Datashow/lousa/apostila

Curso de Extenso Gesto Financeira

ADMINISTRAO FINANCEIRA I - INTRODUO


CONCEITO: Administrao Financeira a administrao dos recursos dentro da empresa. a avaliao das origens e aplicaes dos recursos. Finanas a arte de administrar fundos (Gitman, 1997, p. 4). OBJETIVOS: Buscar a melhor adequao de recursos, ou seja, definir quais as origens e aplicaes de recursos, de forma obter rentabilidade, retorno, agregando valor empresa Administrao do fluxo de recursos em uma empresa. RESPONSABILIDADES DA ADM. FINANCEIRA: Eficincia na captao e alocao de recursos de capital = Estrutura de capital; Visualizao da empresa como um todo = Viso Sistmica Cuidados especiais no uso e interpretao dos modelos financeiros = Importncia do Valor Agregado Viso de mercado DINMICA DAS DECISES FINANCEIRAS: PLANEJAMENTO FINANCEIRO: Onde obter e como alocar recursos; CONTROLE FINANCEIRO: Anlise e correo de desvios entre previsto e realizado; ADMINISTRAO DE ATIVOS: Melhor estrutura dos investimentos em termos de risco e retorno; ADMINISTRAO DE PASSIVOS: Gerenciamento de composio de financiamento.
Decises de financiamento Captao de recursos

Decises de investimento Aplicao de recursos

Decises de dividendos Financiamento das atividades

Curso de Extenso Gesto Financeira

Decises de investimento Envolve todo o processo de identificao, avaliao e seleo das alternativas de aplicaes na expectativa de benefcios econmicos futuros; So avaliadas pela relao risco-retorno; So atraentes quando o retorno esperado da alternativa; supera o retorno exigido pelos proprietrios de capital; Avaliao do Custo de Oportunidade. Decises de financiamento Escolha das melhores ofertas de recursos e grau de alavancagem; Descrevem as taxas de retorno exigidas pelos detentores de capital; Devem adequar o passivo s caractersticas de rentabilidade e liquidez das aplicaes de recursos. Integrao das decises de investimento e financiamento Estabelecem um portflio de oferta de fundos para investimento e alternativas de aplicaes; Poltica de dividendos: reinvestir lucro ou distribui-lo? Avaliao dos respectivos ganhos para o acionista; Deciso do volume de capital prprio ou de terceiros financiando os investimentos. Resultado operacional Define os limites de remunerao das fontes de capital da empresa; Quantifica o retorno produzido pelas decises de investimento; Permite a avaliao da atratividade econmica do negcio; Sinaliza as decises de financiamento (custo de captao). Parmetros para a tomada de decises financeiras Agregao valor econmico: lucro operacional > custo capital Equilbrio financeiro: Interdependncia de prazos entre ativos e passivos Risco econmico (operacional): Relacionado s decises de investimento Risco financeiro: Quanto maior o nvel de endividamento, maior o risco

Curso de Extenso Gesto Financeira

MEDIO DOS OBJETIVOS DA EMPRESA:


Lucro contbil No define a capacidade financeira de pagamento da empresa; No leva em considerao os riscos inerentes atividade da empresa nem aos fluxos esperados de rendimento; No representa o efetivo desempenho da empresa por ser um nico componente isolado. OUTRAS FORMAS DE MEDIO:
Crescimento das vendas Rentabilidade Participao de mercado Endividamento Liquidez Solvncia

LIMITAES DA ECONOMIA BRASILEIRA: Insuficincia de recursos de longo prazo para as empresas; Volume de emprstimos aqum das necessidades do mercado; Linhas de crdito oficiais limitadas e direcionadas a programas especficos; Dificuldade de captao de poupana pelas instituies financeiras; Empresas financiadas por meio de recursos prprios e com dvidas de curto prazo; Decises das empresas privilegiam a sobrevivncia e no a competitividade.

PERSPECTIVAS CONTBIL X FINANCEIRA


CONTBIL: Avaliao com base no REGIME DE COMPETNCIA, ou seja, as receitas so reconhecidas no momento da venda, focando dessa forma, na lucratividade da empresa e no na sua solvncia, pois no considera o fator RISCO. (Normas Brasileiras de Contabilidade); FINANCEIRA: Avaliao com base no REGIME DE CAIXA, ou seja, as receitas s sero reconhecidas no momento do recebimento (da entrada no caixa), focando dessa forma, alm da lucratividade, na solvncia da empresa, considerando o fator RISCO.

Curso de Extenso Gesto Financeira

EXEMPLO:
A Companhia Thomas, no ano em que findou, realizou uma venda no montante de $100.000 de mercadorias adquiridas durante o ano por $80.000. Embora a companhia tenha pago integralmente pelas mercadorias durante o ano, ainda tem a receber do cliente ao qual a venda foi feita, no fim do ano. A perspectiva contbil baseada na competncia dos exerccios e a perspectiva financeira baseada no fluxo de caixa para o desempenho da empresa durante o ano so representadas pelas Demonstraes do Resultado e do Fluxo de Caixa, respectivamente.

RISCO
NO RECEBIMENTO

PERSPECTIVA CONTBIL = Avalia passado, presente e futuro com base em expectativas. PERSPECTIVA FINANCEIRA = Analisa os nmeros contbeis como instrumento de decises levando em considerao riscos e retornos.

Curso de Extenso Gesto Financeira

II PRINCIPAIS DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS


USURIOS EXTERNOS EMPRESA

Investidores Funcionrios Concorrentes

Fornecedores

Bancos Sindicatos

EMPRESA

rgos de Classe

Governo

Outros

Stakeholders

Relatrios da Administrao
Dados estatsticos diversos; Indicadores de produtividade; Desenvolvimento tecnolgico; A empresa no contexto socioeconmico; Polticas diversas; recursos humanos, exportao etc.; Expectativas com relao ao futuro; Dados do oramento de capital; Projetos de expanso; Desempenho em relao aos concorrentes etc.

Demonstraes Financeiras
Balano Patrimonial Balano Patrimonial Demonstrao do Resultado Demonstrao do Resultado do Exerccio do Exerccio

Demonstrao de Lucros ou Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados Prejuzos Acumulados

Demonstrao de Origem Demonstrao de Origem eeAplicao de Recursos Aplicao de Recursos

Notas Explicativas: (Complemento s Demonstraes Financeiras)

Curso de Extenso Gesto Financeira

Balano Patrimonial
a demonstrao contbil que tem por finalidade apresentar a situao patrimonial da empresa em um dado momento. Identifica-se com ele, a sade financeira da empresa (no fim do ano ou qualquer data prefixada)

PASSIVO ATIVO
PATRIMNIO LQUIDO

O Balano Patrimonial representa a composio sinttica de todas as contas de um patrimnio, agrupadas segundo sua natureza.
ATIVO
BENS E DIREITOS OBRIGAES COM ACIONISTAS

PASSIVO
OBRIGAES COM TERCEIROS

CONCEITO DE CURTO E LONGO PRAZOS Curto Prazo Longo Prazo


31.12.X0

at um ano (conceito geral) Perodo acima de um ano


31.12.X1

X1

X2

Curto Prazo

Longo Prazo

Grau de Liquidez Decrescente: os itens de maior liquidez so classificados em primeiro plano e os de menor liquidez aparecem em ltimo lugar

Curso de Extenso Gesto Financeira

BALANO PATRIMONIAL - grupo de contas BALANO PATRIMONIAL - grupo de contas


O Balano Patrimonial divide-se em grupos de contas, de caractersticas O Balano Patrimonial divide-se em grupos de contas, de caractersticas semelhantes, facilitando, dessa forma, a sua leitura, interpretao e anlise. semelhantes, facilitando, dessa forma, a sua leitura, interpretao e anlise.

ATIVO
Circulante Compreende contas que esto constantemente em giro - em movimento, sua converso em dinheiro ocorrer, no mximo, at o prximo exerccio social. Realizvel a Longo Prazo Incluem-se nessa conta bens e direitos que se transformaro em dinheiro aps o exerccio seguinte. Permanente So bens e direitos que no se destinam a venda e tm vida til longa, no caso de bens.

PASSIVO
Circulante Compreende obrigaes exigveis que sero liquidadas no prximo exerccio social: nos prximos 365 dias aps o levantamento do balano. Exigvel a Longo Prazo Relacionam-se nessa conta obrigaes exigveis que sero liquidadas com prazo superior a um ano - dvidas a longo prazo.

Patrimnio Lquido
So recursos dos proprietrios aplicados na empresa. Os recursos significam o capital mais o seu rendimento - lucros e reservas. Se houver prejuzo, o total dos investimentos proprietrios ser reduzido.

Balano Patrimonial
B a la n o P a trim o nia l Aplic a e s B ens + Dire itos ATIV O - D is p o n v el - A p lic a e s Fin a n ce ira s - T tu lo s a Rec eb e r Clien te s (-PDD) - Es to q u es / A d ia n t. a Fo rn ec ed o res - A tiv o s O p e rac io n a is d e Cu rto Prazo - A tiv o s N o Op era c. d e Cu rto Prazo - Imp o s to s a Rec u p e rar ATIV O CIRC ULANTE - A tiv o s Op e rac io n ais d e Lo n g o Prazo - A tiv o s N o O p e rac . d e Lo n g o Prazo - Co lig a d a s / Co n tro lad a s REALIZ VEL D E LO NGO P R AZO Partic ip a es em A s s o c iad as Ou tro s In v es timen to s Imo b iliza d o T cn ico Lq u id o Dife rid o (exc lu d a a mo rtiza o ) ATIVO P ER MA NENTE ATIVO TO TAL O rig ens O br ig aes P AS S IVO - Fo rn ec ed o res - In s titu i e s Fin a n ce ira s - Imp o s to s e Ob rig a e s So ciais - Pa s s iv o s O p e rac io n a is d e Cu rto Prazo - Pa s s iv o N o Op e rac . d e Cu rto Pra zo - Co lig ad as / Co n tro la d as P A S S IVO CIR CULANTE - In s titu i e s Fin a n ce ira s d e Lo n g o Pra zo - Pa s s iv o s O p e rac io n a is d e Lo n g o Prazo - Pa s s iv o s N o Op era c. d e Lo n g o Prazo EXIGVEL D E LO NGO P R AZO - Cap ital So c ia l - Res erv as - (+/-) Lu cro s / Preju zo s A c u mu la d o s P ATR IM NIO LQ UIDO

P AS S IV O TO TA L

Curso de Extenso Gesto Financeira

Algumas Decises em Relao ao Balano Patrimonial Algumas Decises em Relao ao Balano Patrimonial
Exemplo de tomada de deciso no balano a. b. c. d. e. f. g. h. i. Qual o Capital Circulante Lquido da Empresa? A empresa conseguir, sem problemas, pagar as sua contas? Pressuponha que a empresa esteja atrasando um tipo de obrigao. Qual ? A composio do endividamento (Capital de terceiros) boa? As aplicaes no Permanente so sensatas? Voc compraria aes desta empresa? Por qu? Admita as aes muito baratas. A proporo de Capital Prprio em relao ao Capital de Terceiros boa? Qual seria sua atitude como administrador desta empresa? O volume dos investimentos dos scios satisfatrio?

Demonstrativo de Resultado do Exerccio - DRE


a demonstrao contbil que tem por finalidade apresentar a situao econmica da empresa em um dado momento.
DEMONSTRAO DEDUTIVA

Receitas (-) Custos/Despesas ------------------------Lucro ou Prejuzo

Sentido Vertical (dedutivo)

R E C E IT A ( - ) C U S T O S /D E S P E S A S

LUCRO

Vendas

C u s to s e D espesas

R e s u lta d o

Curso de Extenso Gesto Financeira

DIFERENA ENTRE CUSTOS E DESPESAS

CUSTOS
GASTOS

DESPESAS
CUSTOS:
SO GASTOS EFETUADOS PARA OBTER-SE UM PRODUTO / SERVIO SO GASTOS EFETUADOS PARA OBTER-SE RECEITAS

DESPESAS:

Distribuio do lucro lquido

LUCRO LQUIDO LUCROS ACUMULADOS (SALDO A DESTINAR) RES.DE LUCROS CAPITAL SOCIAL DIVIDENDOS

LUCROS ACUMULADOS (SALDO DO BALANO)

Curso de Extenso Gesto Financeira

Demonstrao de Resultado do Exerccio (DRE) DEMONSTRAO DE RESULTADOS


VENDAS LQUIDAS - (-) Custo do Produto Vendido - (-) Depreciaes Amortizaes LUCRO BRUTO - (-) Despesas com Vendas - (-) Despesas Administrativas e Gerais RES. OP. ANTES DES/REC FINANC-EBIT - (-) Despesas Financeiras - (+) Receitas Financeiras - (+/-) Outras Receitas/Despesas Operac. RESULTADO OPERACIONAL - (+/-) Rec./Desp. No Operac. Lquidas LUCRO ANTES DO IR - (+/-) Proviso do IR / Contribuio Social - (-) Gratificaes / Participaes - (+/-) Result. Equivalncia Patrim. Assoc. LUCRO / PREJUZO LQUIDO

III - CICLO OPERACIONAL, FINANCEIRO E ECONMICO


CICLO OPERACIONAL

Compra de Matria-prima

Incio da Fabricao

Fim da Fabricao

Venda

Recebimento da Venda

PME(Mp)

PMF

PMV

PMC

PME(Mp) = Prazo Mdio de Estocagem de Matria-prima PMF = Prazo Mdio de Fabricao PMV = Prazo Mdio de Venda PMC = Prazo Mdio de Cobrana

Curso de Extenso Gesto Financeira

Financiamento do Capital de Giro

Necess. de Recurso Acum.

Incio da Fim da Compra de Pagamento Matria-prima Fornecedores Fabricao Fabricao Prazo de Pagamento

Venda

Recebimento da Venda Prazo de Desconto De recebimento

Financiamento do Capital de Giro

Necess. de Recurso Acum.

Incio da Fim da Compra de Pagamento Matria-prima Fornecedores Fabricao Fabricao Prazo de Pagamento

Venda Desconto Recebimento Duplicatas da Venda Prazo de Desconto De Duplicatas

Curso de Extenso Gesto Financeira

Compra de Incio da Matria-prima Fabricao PME(Mp) PMF PMPF

Fim da Fabricao PMV

Venda PMC

Recebimento da Venda

Ciclo Operacional Ciclo Financeiro (Caixa) Ciclo Econmico

O CICLO FINANCEIRO mede exclusivamente as movimentaes de caixa, abrangendo o perodo entre o desembolso inicial de caixa e o recebimento da venda. O CICLO ECONMICO considera unicamente os eventos de natureza econmica, envolvendo a compra de materiais at a respectiva venda.

Operacional = PME(Mp) + PMF + PMV + PMR Financeiro = Operacional PMPF Econmico = Operacional - PMR
PME(MP) = Prazo Mdio de Estocagem de Matria-prima PMF = Prazo Mdio de Fabricao PMV = Prazo Mdio de Venda PMR = Prazo Mdio de Recebimento PMPF = Prazo Mdio de Pagamento a Fornecedores

Curso de Extenso Gesto Financeira

Compra de fornecedores PME(Mp) 20 dias

Venda

Paga

Recebimento da Venda

PMPF 40dias

PMC 25 dias

Operacional = PME(Mp) + PMF + PMV + PMC


20 + 0 + 0 + 25 = 45 dias

Financeiro = Operacional PMPF PMDD


45 40 0 = 5 dias

CF positivo = necessidade de caixa para financiar o curto prazo necessidade de capital de giro CF nulo = capital de giro suficiente para financiar o curto prazo CF negativo = capital de giro suficiente para financiar o curto prazo e ainda permitindo folga financeira

Ciclos X Necessidades
Necessidades normais de giro: Decorrem de seu ciclo financeiro Necessidades sazonais de giro: Necessidade especfica de giro em determinadas ocasies. Ex.: Produo de soja (safra) Siderurgia: compra de carvo: mais caro no perodo de chuvas (final do ano), necessidade de aquisio de maior quantidade antes das chuvas Farmacutico: Necessidade de aquisio dos produtos em maior quantidade antes da reajuste de preos pelo governo Necessidades especiais de giro: Quando empresas recebem encomendas alm de sua capacidade ou do esperado.

Curso de Extenso Gesto Financeira

PRINCIPAIS DECISES: Como financiar o ciclo financeiro positivo?? Recursos prprios ou de terceiros?? Como financiar o giro negativo?? Recursos de curto prazo ou de longo prazo?? Quanto mais recursos de longo prazo a empresa utilizar para financiar suas atividades (investimento em giro ou permanente) mais solvncia, capacidade de pagamento no curto prazo ter.

IV - CAPITAL CIRCULANTE LQUIDO


Capital de Giro Lquido (CGL) ou Capital Circulante Lquido (CCL) Representa o valor lquido das aplicaes (deduzidas das dvidas a curto prazo) processadas no ativo circulante. Circulante CGL (CCL) = Ativo Circulante Passivo Circulante O capital de giro ou capital circulante representado pelo ativo circulante. O capital de giro surge do descasamento entre contas a receber e contas a pagar. Se a empresa possui contas a receber no mesmo montante (ou prazos equiparveis) das contas a pagar, no haveria necessidade de capital de giro. A administrao do capital de giro envolve basicamente as decises de compra e venda tomadas pela empresa, assim como suas atividades operacionais e financeiras. Deve garantir a adequada consecuo da poltica de estocagem, compra de materiais, produo, venda de produtos e mercadorias e prazo de recebimento.
(CCL) Capital de Giro Lquido (CGL) ou Capital Circulante Lquido (CCL) CGL (CCL) = Ativo Circulante Passivo Circulante

Aplicaes

Estoques
Contas a receber de clientes

Origens (crditos)

Bancos
Prazos concedidos pelos fornecedores Impostos/Salrios a pagar

FOLGA FINANCEIRA NO CURTO PRAZO Curso de Extenso Gesto Financeira

Capital de giro circulante lquido nulo Ativo Circulante Realizvel a Longo Prazo Ativo Permanente Passivo Circulante Exigvel a Longo Prazo

Capital de giro circulante lquido negativo Ativo Circulante Realizvel a Longo Prazo Passivo Circulante Exigvel a Longo Prazo

Patrimnio Lquido

Ativo Permanente

Patrimnio Lquido

Capital de giro circulante lquido POSITIVO

Ativo Circulante Realizvel a LP Ativo Permanente

Passivo Circulante Exigvel a CP Patrimnio Lquido

Curso de Extenso Gesto Financeira

EXERCCIO: Considerando os dados abaixo:


PC = $ 59.000 ELP = $93.000

AC = $95.000 RLP = $55.000

CCL = AC PC CCL = $95.000 $59.000 = 36.000 O capital circulante lquido da empresa $36.000, ou seja, a empresa est financiando $36.000 do AC com recursos de LP

AP = $178.000

PL = $176.000

Investimento em Capital de Giro A manuteno de recursos aplicados em giro visa a sustentao da atividade operacional da empresa; O capital de giro composto por valores depreciveis perante a inflao e constituise no grupo patrimonial menos rentvel Assim, o ativo circulante deve conter valores mnimos ou exatamente iguais s necessidades operacionais da empresa. Classificao do Capital de Giro PERMANENTE OU SAZONAL
PERMANENTE (FIXO)

Investimento cclico de recursos em giro que se repete periodicamente, assumindo carter de permanente; determinado pela atividade normal da empresa; Seu montante definido pelo nvel mnimo de necessidades de recursos demandados pelo ciclo operacional.
SAZONAL (VARIVEL)

determinado pelas variaes temporrias que ocorrem normalmente nos negcios de uma empresa. Exemplo: maiores vendas em determinados perodos do ano, ou grandes aquisies de estoques na entressafra.

Curso de Extenso Gesto Financeira

Capitais de giro permanente e sazonal

Investimentos neces srios ($) Capital de giro saz onal (varivel) Capital de giro permanente (fixo)

Tempo

Abordagem pelo equilbrio financeiro tradicional:

Investimentos n ecessrios ($) Capital de g iro sazonal g iro Cap ital de e permanent Ativo perman ente Tempo
O ativo permanente e o capital de giro permanente so financiados por recursos de longo prazo (prprios ou de terceiros).

Fin anciamento a cu rto p razo Fin anciamento a long o prazo

Abordagem de risco mnimo


A empresa encontra-se totalmente financiada por recursos permanentes (longo prazo), inclusive em suas necessidades sazonais.

Curso de Extenso Gesto Financeira

Investimentos n ecessrio s ($)

Cap ital de giro s azonal giro C apital de e permanent Ativo p erman ente T empo

Financiamento a lo ngo prazo

V ANLISE DINMICA DAS EMPRESAS


MODELO DINMICO
Reviso: CCL = AC PC Importante saber quanto a empresa tem a receber para cobrir o que tem a pagar no curto prazo. Neste caso, consideram-se contas tanto operacionais como no operacionais. O MODELO DINMICO, pressupe apenas as contas operacionais, ou seja, aquelas diretamente ligadas ao negcio da empresa. Importante saber quais as fontes de financiamento das contas operacionais e se a empresa possui Tesouraria, ou seja, caixa para financiar suas aplicaes operacionais.

GRUPOS PATRIMONIAIS - CONTAS


Ativo Circulante Financeiro Caixa e Bancos Aplicaes Financeiras Passivo Circulante Financeiro Emprstimos Bancrios Financiamentos Duplicatas Descontadas Dividendos e IR Passivo Circulante Operacional Fornecedores Salrios e Encargos Impostos e Taxas

Ativo Circulante Operacional Duplicatas a Receber Estoques Adiantamentos

Ativo Permanente Realizvel a Longo Prazo Investimento Fixo

Passivo Permanente Exigvel a Longo Prazo Patrimnio Lquido

Curso de Extenso Gesto Financeira

Reclassificao funcional das contas:

Aplicaes
Duplicatas a receber Estoques Outras contas Operacionais

Fontes
Salrios e Encargos Fornecedores Impostos ligados produo Outras contas Operacionais

CONTAS CCLICAS: so contas que esto sempre girando dentro da empresa e so vitais para o giro do negcio em si. Pressupe-se que a empresa no deveria necessitar de recursos no operacionais, podendo se financiar operacionalmente. NCG (Necessidade de Capital de Giro) = Diferena entre as contas cclicas do Ativo e do Passivo. Nada mais do que o CCL operacional.
NCG = (Clientes + Estoques + Outras Operacionais) (Fornecedores + Salrios/Encargos + Impostos + Outras Operacionais)

NCG = Ativo Circulante Operacional Passivo Circulante Operacional


Influenciado pelo ciclo financeiro, pelo volume de atividades, caractersticas do negcio e sazonalidades.

CONTAS PERMANENTES (Investimentos de longo prazo) Aplicaes


Emprstimos de longo prazo a terceiros Aplicaes financeiras de LP Ttulos a receber de LP Imobilizado Diferido (RLP + AP)

Fontes
Emprstimos bancrios LP Financiamentos a LP Capital Social Reservas Lucros/Prejuzos Acumulados (ELP + PL)

CDG (Capital de giro) = Considera as contas de longo prazo. Na verdade, quer dizer, tirando tudo o que financiou o longo prazo, o que sobrou para o curto prazo. CDG = Contas Permanentes do Passivo Contas Permanentes do Ativo CDG = (ELP + PL) (RLP + AP)

Curso de Extenso Gesto Financeira

Necessidade Total de Financiamento Permanente NTFP = NCG + Investimento Permanente NTFP = (AC PC) + (RLP + AP)
Deve ser coberta basicamente por passivos permanentes (exigvel a longo prazo e patrimnio lquido)

Investimentos n ecessrio s ($)

Cap ital de giro s azonal giro C apital de e permanent Ativo p erman ente T empo

Financiamento a lo ngo prazo

CONTAS ERRTICAS
Contas de curto e curtssimo prazo que no guardam relao com o processo produtivo e no so estratgias de longo prazo. T (Tesouraria) = CDG NCG

SD = T = Ativo Financeiro Passivo Financeiro


O saldo de tesouraria ser positivo se CDG for maior que a NCG, ou seja, descontados todos os investimentos de longo prazo, a sobra tem que ser suficiente para cobrir as necessidades operacionais de giro.

Representao grfica:
$
CDG

T
NCG

Tesouraria POSITIVA CDG > NCG

t
Curso de Extenso Gesto Financeira

NCG

Tesouraria NEGATIVA CDG < NCG

CDG

ESTRUTURA A
CCL
AC Financeiro $30 PC Financeiro $20 PC Operacional $40 AC Operacional $60

$60

$90

Ativo Permanente $50

Passivo Permanente $80

CCL = $90 - $60 = $30


NCG
AC Financeiro $30 PC Financeiro $20 PC Operacional $40

$40

$60

AC Operacional $60

Ativo Permanente $50

Passivo Permanente $80

NIG = $60 - $40 = $20


Curso de Extenso Gesto Financeira

SALDO DISPONVEL = T
AC Financeiro $30 PC Financeiro $20 PC Operacional $40

$40

$60

AC Operacional $60

$50

Ativo Permanente $50

Passivo Permanente $80

$80

T = CDG NCG = ($80-$50) ($60-$40) = $10

MODELO DINMICO
AC Financeiro $30 PC Financeiro $20 PC Operacional $40 AC Operacional $60

NCG = AC PC NCG = 60 40 = 20 CDG = PP AP CDG = 80 50 = 30 T = 20 10 = 10

Passivo Permanente Ativo Permanente $80 $50

Curso de Extenso Gesto Financeira

ESTRUTURA B

AC Financeiro $30 AC Operacional $35

PC Financeiro $50

AC Financeiro $30 AC Operacional $35

PC Financeiro $50

PC Operacional $30 Ativo Permanente $75 Passivo Permanente $60

PC Operacional $30 Ativo Permanente $75 Passivo Permanente $60

NCG = $35 - $30 = $5

NTFP = NCG+ AP
PC Financeiro $50

= $5 + $75 = $80

AC Financeiro $30 AC Operacional $35

PC Operacional $30 Ativo Permanente $75 Passivo Permanente $60

SD = $30-$50 = - $20
EFEITO TESOURA: Empresa que tem capital de giro (CDG) suficiente para suportar as NCG passa no ter mais. Movimento no grfico semelhante uma tesoura.

Curso de Extenso Gesto Financeira

VI FLUXO DE CAIXA FLUXO DE CAIXA


O que :
Instrumento que possibilita o planejamento e o controle dos recursos financeiros de uma empresa; Relaciona entradas e sadas de $ em determinado perodo; Com o fluxo de caixa possvel prever eventuais excedentes ou escassez de caixa; A Demonstrao do Fluxo de Caixa relaciona entradas e sadas de dinheiro num derminado intervalo de tempo; Seu objetivo primordial preservar a liquidez imediata, essencial manuteno das atividades da empresa; O planejamento do fluxo de caixa (cash-flow) um fator crtico. Sem caixa adequado, independente do nvel de lucros, a empresa poder tornar-se inadimplente e at falir.

Abrangncia:
rea de produo : PMF Decises de compra: vista, PMPF; Poltica de Cobrana: geis e eficientes; rea de Vendas: PMV, PMR rea Financeira: Endividamento, gerao de caixa.
Compras Duplicatas a Receber Vendas a Prazo Estoques Fornecedores Mo-de-obra

Emprstimos CAIXA Outras Dvidas Emp. L. Prazo Acionistas Ativo Permanente Arrendamento

Adm Cap Giro

Curso de Extenso Gesto Financeira

ENTRADAS

FLUXO DE CAIXA BSICO

SADAS

. Aportes de Capital . Emprstimos Bancrios . Vendas a vista . Recebimento de Duplicatas . Venda a vista de itens do ativo permanente . Outras entradas

Pagamento de dividendos . Pagamento de emprstimos (principal, juros) . Aquisies a vista de item para Ativo Permanente . Compra a vista e pagamento a fornecedores . Pagamento de despesas, Contas a Pagar . Outras sadas .

RECEBIMENTOS

FLUXO DE CAIXA

PAGAMENTOS

Vendas a vista Cobranas Descontos Dupl. Rec. Financeiras Aporte de Capital Emprstimos Outros

Fornecedores Pessoal Governo

CA IXA

Desp.Financeiras Pgto. Dividendos Pgto.Emprstimo Outros

MODELO DE FLUXO DE CAIXA


Pressupostos: Receita: R$5.000 sendo 50% a vista e 50% com 30 dias PDD: 1% nas vendas a prazo Custos Fixos mensais: R$1.000,00 Custos Variveis: mensais: R$2.500

Curso de Extenso Gesto Financeira

S ituao A tual Sald o Inicial Receb im en to s V en d a V ista V en d a a Praz o Pagam en to s Cu sto s V ariveis Cu sto s Fixo s Sald o Fin al

M s 1 -

M s 2 (1.000)

M s 3 475

2.500

2.500 2.475

2.500 2.475

(2.500) (1.000) (1.000)

(2.500) (1.000) 475

(2.500) (1.000) 1.950

FLUXO DE CAIXA MENSAL - DETALHADO FLUXO DE CAIXA


Jan CONTAS / DATAS SALDO INICIAL DIA ENTRADAS VENDA DINHEIRO VENDA CHEQUE VENDA CARTO DEBITO VENDA CARTO CREDITO OUTRAS ENTRADAS SAIDAS SALRIOS/ENCARGOS IMPOSTOS SISTEMA - SOFTWARE FORNECEDOR. CONTADOR ADVOGADO ALUGUEL MATERIAL DE ESCRIT. DESP. DIVERSAS RETIRADA SCIOS SALDO FINAL DIA Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez

Curso de Extenso Gesto Financeira

APURAO DO FLUXO DE CAIXA POR BALANOS CONSECUTIVOS:


Trabalha com dois exerccios; Trabalha com resultados finais de contas patrimoniais; No evidencia a situao da empresa em curtos perodos; Pouco analtica.

EXEMPLO FLUXOS DE CAIXA Balano patrimonial da Cia Adm. Financeira S.A.


Disponibilidades Valores a receber Estoques Ativo Circulante Imobilizado ( - ) Depreciao acumulada Ativo Permanente 31/12/X3 675.000 6.300.000 2.625.000 9.600.000 31/12/X2 720.000 3.500.000 2.580.000 6.800.000

DRE X3
$20.200.000 ($12.000.000) $8.200.000 ($2.500.000) ($2.950.000) ($465.000) $.2.285.000 ($785.000) $1.500.000 ($600.000) $900.000

Receitas de vendas Custos dos produtos vendidos Lucro Bruto: Despesas com vendas Despesas administrativas Despesas de depreciao Lucro Operacional: Despesas financeiras Lucro Antes do IR: Proviso para IR Lucro Lquido

4.560.000 2.400.000 (945.000) (480.000) 3.615.000 1.920.000

13.215.000 8.720.000 TOTAL ATIVO Fornecedores 1.800.000 1.200.000 600.000 200.000 Proviso para imposto de renda Emprstimos bancrios 3.000.000 1.800.000 Passivo Circulante 5.400.000 3.200.000 Financiamentos de longo prazo Exigvel a longo Prazo Capital social Reservas e lucros acumulados Patrimnio Lquido TOTAL PASSIVO 1.965.000 1.320.000 1.965.000 1.320.000 3.150.000 2.400.000 2.700.000 1.800.000 5.850.000 4.200.000 13.215.000 8.720.000

Curso de Extenso Gesto Financeira

FLUXO DE CAIXA BALANOS CONSECUTIVOS

A. Origens de Recursos para Caixa Provenientes de: Fornecedores: $1.800.000 - $1.200.000 Emprstimo bancrio: $3.000.000 - $1.800.000 Proviso para IR: $600.000 - $200.000 Finan. a longo prazo: $1.965.000 - $1.320.000 Patrimnio lquido: $5.850.000 - $4.200.000 TOTAL: B. Aplicao de Recursos de Caixa Aplicados em: Valores a receber: $6.300.000 - $3.500.000 Estoques: $2.625.000 - $2.580.000 Imobilizado: $3.615.000 - $1.920.000 TOTAL VARIAO DAS DISPONIBILIDADES ( A B )

$600.000 $1.200.000 $400.000 $645.000 $1.650.000 $4.495.000 $2.800.000 $45.000 $1.695.000 $4.540.000 ($45.000)

VII - ANLISE DOS DEMONSTRATIVOS CONTBEIS


ANLISE VERTICAL
a avaliao da proporo de uma conta em relao um grupo de contas ou ao total.

ANLISE HORIZONTAL
a avaliao da evoluo de uma conta de um perodo para o outro.

EMPRESA ALFA S/A


ATIVO
- Disponvel - Aplicaes Financeiras - Ttulos a Receber Clientes (-PDD) - Estoques / Adiant. a Fornecedores - Ativos Operacionais de Curto Prazo - Ativos No Operac. de Curto Prazo - Impostos a Recuperar ATIVO CIRCULANTE - Ativos Operacionais de Longo Prazo - Ativos No Operac. de Longo Prazo - Coligadas / Controladas REALIZVEL DE LONGO P RAZO - Participaes em Associadas - Outros Investimentos - Imobilizado Tcnico Lquido - Diferido (excluda amortizao) ATIVO P ERMANENTE ATIVO TOTAL 8.51 7 27.573 36.090 1 29 3.497 1 08.555 70.498 182.679 324.879

2.005
374 67.493 702 24.475 3.388 1 .957 7.721 106.110

%AV
0,1 2 20,77 0,22 7,53 1 ,04 0,60 2,38 32,66 2,62 8,49 11,11 0,04 1 ,08 33,41 21 ,70 56,23 100,00

2.006
339 48.926 904 32.751 5.355 1 .520 5.268 95.063

%AV
0,1 0 1 4,89 0,28 9,97 1 ,63 0,46 1 ,60 28,93 -

%AH

PASSIVO

2.005
2.899 82.456 1 5.930 1 0 .51 469

% AV
0,89 25,38 4,90 0,46 0,1 4 -

2.006
3.1 78 31 .644 21 .226 1 .597 1 .384

% AV
0,97 9,63 6,46 0,49 0,42 -

-9,36% - Fornecedores -27,51 - Instituies Financeiras % 28,77% - Impostos e Obrigaes Sociais 33,81 - Passivos Operacionais de Curto Prazo % 58,06% - Passivo No Operac. de Curto Prazo -22,33% - Coligadas / Controladas -31 ,77% -10,41% P ASSIVO CIRCULANTE - Instituies Financeiras de Longo Prazo -0,22% - Passivos Operacionais de Longo Prazo 70,1 8% - Passivos No Operac. de Longo Prazo 53,56% -6,98% EXIGVEL DE LONGO P RAZO EXIGVEL TOTAL

103.264 29.031 1 56 62.604 91.791 195.055 88.474 46.682 (5.332) 129.824 324.879

31,79 8,94 0,05 1 9,27 28,25 60,04 27,23 1 4,37 (1 ,64) 39,96 100,00

59.029 73.752 10 1 57.476 131.338 190.367 88.474 57.323 (7.556) 138.241 328.608

17,96 22,44 0,03 1 7,49 39,97 57,93 26,92 1 7,44 (2,30) 42,07 100,00

8.498 46.923 55.421 1 20 3.499 11 1 .543 62.962 178.124 328.608

2,59 1 4,28 16,87 0,04 1 ,06 33,94 1 6 9,1 54,21 100,00

0,06% - Capital Social 2,75% - Reservas -1 0,69% - (+/-) Lucros / Prejuzos Acumulados -2,49% 1,15% P ATRIMNIO LQUIDO P ASSIVO TOTAL

Curso de Extenso Gesto Financeira

DEMONSTRAO DE RESULTADOS VENDAS LQUIDAS - (-) Custo do Produto Vendido - (-) Depreciaes Amortizaes LUCRO BRUTO - (-) Despesas com Vendas - (-) Despesas Administrativas e Gerais RES. OP. ANTES DES/REC FINANC-EBIT - (-) Despesas Financeiras - (+) Receitas Financeiras - (+/-) Outras Receitas/Despesas Operac. RESULTADO OPERACIONAL - (+/-) Rec./Desp. No Operac. Lquidas LUCRO ANTES DO IR - (+/-) Proviso do IR / Contribuio Social - (+/-) Correo Monetria do Balano - (-) Gratificaes / Participaes - (+/-) Result. Equivalncia Patrim. Assoc. LUCRO / PREJUZO LQUIDO

31/12/2004 192.925 83.478 5.428 104.019 300 23.198 80.521 15.700 3.310 -4.006 64.125 15.853 79.978 -8.602

% AV 100,00 43,27 2,81 53,92 0,16 12,02 41,74 8,14 1,72 -2,08 33,24 8,22 41,46 -4,46 0,00 0,00 0,00

31/12/2005 161.442 70.275 4.971 86.196 755 23.619 61.822 20.071 537 -10.348 31.940 -7.148 24.792 -2.869

% AV 100,00 43,53 3,08 53,39 0,47 14,63 38,29 12,43 0,33 -6,41 19,78 -4,43 15,36 -10,45 0,00 0,00 0,00

% AH -16,32% -15,82% -8,42% -17,13% 151,67% 1,81% -23,22% 27,84% -83,78% 158,31% -50,19% -145,09% -69,00% -66,65%

71.376

37,00

21.923

4,91

-69,29%

Concluses:
2005
AC 33% PC 32%

2006
AC 29% PC 17%

b a

b a

RLP 11%
AP 56%

ELP 28 %

RLP 11%
AP 54%

ELP

28 %

PL

40%

PL

42%

Curso de Extenso Gesto Financeira

EXEMPLO
BALANO PATRIMONIAL ANLISE VERTICAL
REALIZADO
ATIVO CIRCULANTE 31/12/96 19,5% 1,0% 5,9% 9,4% 3,2% 1,8% 0% 2% 78,6% 0 98,1% 19,5% 78,6% 0,0% 100% 31/12/97 20,9% 0,1% 6,7% 10,4% 3,7% 1,7% 0% 2% 77,4% 0 103,7% 26,3% 77,4% 0,0% 100% 31/12/98 21,9% 0,2% 6,9% 10,8% 3,9% 1,6% 0% 2% 76,5% 0 110,3% 33,9% 76,5% 0,0% 100%

Ativo Circulante Dispon vel e aplica es financeiras Duplicatas a receber Estoques Outros N o Operacionais Realiz vel a Longo Prazo Empr stimos concedidos a controladas Diversos cr ditos de longo prazo Ativo Permanente Investimentos Imobilizado Bruto Deprecia o Acumulada Imobilizado Lquido Diferido ATIVO TOTAL

REALIZADO
PASSIVO CIRCULANTE 31/12/96 31/12/97 17,0% 6,7% 1,7% 2,9% 2,4% 2,3% 0,3% 0,8% 26,2% 26% 0% 0% 0% 57% 100% 31/12/98 19,4% 6,9% 1,7% 3,0% 4,4% 2,2% 0,3% 0,9% 24,8% 25% 0% 0% 0% 56% 100%

Passivo Circulante 14,6% Fornecedores 6,0% Impostos e taxas 1,5% Sal rios e encargos sociais 2,9% Dividendos 0,9% Emprstimos 2,4% Adiantamento de clientes 0,0% Outros N o operacionais 0,9% Exig vel a Longo Prazo 28,1% Empr stimos /financiamentos 28% Impostos Parcelados 0% Emprstimos 0% Diversos d bitos de longo prazo 0% Participa o dos Acionistas Minorit rios Patrim nio L quido 57% PASSIVO TOTAL 100%

DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS ANLISE VERTICAL


REALIZADO VENDAS L QUIDAS Custos das mercadorias vendidas LUCRO BRUTO Despesas comerciais Despesas administrativas Outras despesas/receitas operacionais LUCRO DA ATIVIDADE Despesas Financeiras Receitas Financeiras Equival ncia patrimonial Resultado n o operacional LAIR & das PARTICIPA ES Provis o para imposto de renda e C.S. Participa es Participa es dos minorit rios N o Recorrentes LUCRO L QUIDO 31/12/96 100,0% 80,0% 20,0% 8,0% 5,7% 1,3% 5,0% 1,8% 0,0% 0,0% 0,0% 3,2% 1,1% 0,0% 0,0% 0,0% 2,1% 31/12/97 100,0% 78,9% 21,1% 7,3% 5,1% 1,2% 7,5% 1,5% 0,0% 0,0% 0,0% 6,0% 2,0% 0,0% 0,0% 0,0% 4,0% 31/12/98 100,0% 79,2% 20,8% 7,3% 1,2% 7,4% 1,4% 0,0% 0,0% 0,0% 6,0% 2,0% 0,0% 0,0% 0,0% 4,0% 4,9%
REALIZADO VENDAS L QUIDAS Custos das mercadorias vendidas LUCRO BRUTO

DEMONSTRATIVO DE RESULTADOS ANLISE HORIZONTAL


31/12/96 100,0% 100,0% 100,0% 100,0% 100,0% 100,0% 100,0% 100,0% 31/12/97 119,7% 118,1% 126,5% 110,0% 106,0% 110,0% 180,8% 100,0% 31/12/98 131,7% 130,4% 137,0% 121,0% 112,4% 121,0% 195,3% 100,0%

EXEMPLO

Despesas comerciais Despesas administrativas Outras despesas/receitas operacionais LUCRO DA ATIVIDADE Despesas Financeiras Receitas Financeiras Equival ncia patrimonial Resultado n o operacional LAIR & das PARTICIPAES Provis o para imposto de renda e C.S. Participaes Participa es dos minoritrios N o Recorrentes LUCRO L QUIDO

100,0% 100,0%

226,2% 226,2%

248,9% 248,9%

100,0%

226,2%

248,9%

Curso de Extenso Gesto Financeira

NDICES DE BALANO O Papel dos ndices de Balano


Um ndice um indicador de tendncia, a relao entre contas ou grupo de contas das Demonstraes Financeiras Visa evidenciar determinado aspecto da situao econmica ou financeira de uma empresa, permitindo mensurar exposio ao risco.

Como analisar os ndices?


Pelo significado intrnseco Pela comparao ao longo de vrios exerccios Pela comparao com ndices de outras empresas - ndices-padro

Principais ndices de Desempenho:


P rincipais A spectos R evelados P elos ndices
E ST R U T U R A Situao F inanceira Situao E conm ica L IQ U ID E Z R E N T A B IL ID A D E L U C R A T IV ID A D E

ndices de Liquidez:
Liquidez a capacidade da empresa em liquidar suas obrigaes em dia Capacidade de pagar suas dvidas Wolfgang (1997)

Liquidez Geral Frmula :


Ativo Circulante + RLP Passivo Circulante + ELP Indica : Quanto a empresa possui no Ativo Circulante e RLP para cada R$ 1,00 de dvida total Interpretao : Quanto maior, melhor

Liquidez Corrente Frmula :


ATIVO CIRCULANTE PASSIVO CIRCULANTE Indica : Quanto a empresa possui no Ativo Circulante para cada R$ 1,00 de Passivo Circulante Interpretao : Quanto maior, melhor

Curso de Extenso Gesto Financeira

Liquidez Seca Frmula : ATIVO CIRCULANTE ESTOQUES PASSIVO CIRCULANTE Indica : Quanto a empresa possui de Ativo Lquido para cada R$ 1,00 de Passivo Circulante Interpretao : Quanto maior, melhor

ndices de Estrutura de Capitais


Participao de Capitais de Terceiros Frmula:
Exigvel Total Patrimnio Lquido Indica: Quanto a empresa tomou de capitais de terceiros para cada R$ 100 de capital prprio Interpretao: Quanto menor, melhor

Dependncia Bancria Frmula :

Financiamentos de Insituies de Crdito 100 Ativo Total

Indica : Percentual dos investimentos totais financiado pelas instituies de crdito Nvel de Desconto de Duplicatas Frmula

Duplicatas Descontadas 100 Duplicatas a Receber

Indica: Qual o percentual das Duplicatas a Receber descontadas junto aos bancos
INDCES DE RENTABILIDADE
RETORNO SOBRE O INVESTIMENTO TOTAL (ROI): Indica a lucratividade que a empresa propicia em relao aos investimentos totais.

ROI =

LUCRO LQUIDO
ATIVO TOTAL

RETORNO SOBRE O PATRIMNIO LQUIDO: Indica quanto de retorno os proprietrios da empresa esto obtendo em relao aos seus investImentos.

RSPL =

LUCRO LQUIDO
PATRIMNIO LQUIDO

Curso de Extenso Gesto Financeira

IN D C ES D E LU C R A TIV ID A D E
Lucro bruto M argem bruta = Vendas lquidas

Lucro O peracional Prprio + D epreciao M argem EBITD A= Vendas lquidas

Lucro lquido M argem lquida = Vendas lquidas

Valor Contbil da Empresa


Valor Contbil da Empresa = PL + Dvida Lquida

Alavancagem Financeira Alavancagem Financeira


Alavancagem Financeira = ROE ROA

ROA

Lucro operacional Ativo Operacional

Curso de Extenso Gesto Financeira

VIII ESTRUTURA DE CAPITAIS


CUSTO DE CAPITAL
Pode ser medido pelo custo mdio ponderado do capital prprio e do Capital de terceiros. Qualquer investimento deve ter uma taxa de retorno acima da taxa do custo de capital da empresa. O custo de capital da empresa reflete a remunerao mnima exigida pelos proprietrios de suas fontes de recursos; O custo de capital obtido atravs da mdia dos custos de captao, ponderada pela participao de cada fonte de fundos na estrutura de capital a longo prazo; Existe criao de riqueza quando o retorno operacional superar a taxa de retorno requerida pelo capital.

CUSTO DE CAPITAL DE TERCEIROS


O custo de capital de terceiros (Kt) definido de acordo com os passivos onerosos identificados nos emprstimos e financiamentos mantidos pela empresa. Clculo do Kt diante da dedutibilidade fiscal:

Kt (aps IR) = Kt (antes IR) x (1 IR) Onde: IR = alquota de Imposto de Renda considerada para a deciso
O uso de capital de terceiros promove maior risco financeiro s empresas, podendo inclusive acarretar o pedido de falncia em casos de inadimplncia; As altas taxas de juros no Brasil, inviabilizam a atratividade econmica das alternativas de financiamento; Por motivos de sobrevivncia financeira, muitas empresas brasileiras possuem maior presena de capital prprio na sua estrutura de capital.

CUSTO DE OPORTUNIDADE

CUSTO DE CAPITAL PRPRIO

custo de oportunidade indica a remunerao mnima exigida pelos acionistas diante do risco do investimento.

CUSTO MDIO PONDERADO DE CAPITAL WACC = (E/V * Ke) + {(D/V * Kt) * [1-(IR + CS)]}
onde: WACC = Custo mdio ponderado do capital E/V = Proporo de capital prprio Ke = custo do capital prprio D/V = Proporo de capital de terceiros Kt IR CS = Custo do capital de terceiros = Alquota de Imposto de renda = Contribuio social

Curso de Extenso Gesto Financeira

Custo Oportunidade e Criao de Valor:


Custo de Oportunidade: quanto uma empresa sacrificou de sua remunerao por ter aplicado seus recursos em um investimento alternativo de risco.

quesito fundamental na comparao de dois investimentos

Custo Oportunidade e Criao de Valor


Criao de Valor: capacidade de gerao de resultados pela empresa acima das expectativas mnimas de ganho dos credores e acionistas

proprietrios de capital que realizam investimento de risco

VALOR ECONMICO AGREGADO (VEA)


Considera a criao de riqueza pelo valor contbil dos ativos, registrado nos demonstrativos financeiros; Medida de criao de valor identificada no desempenho operacional da prpria empresa; Associa o custo de oportunidade do capital ao investimento realizado, ressaltando a eficcia empresarial. EXEMPLO:
Bancos Investimento Investimento 10 milhes Kt:10% Kt:10% a.a. (custo K Terc.) Terc.) 4 milhes (40%)

Capital Prprio

Kp: 15% a.a. Custo K Proprio 6 milhes (60%)

Curso de Extenso Gesto Financeira

Clculo do VEA:
Considerando uma empresa com Resultado Operacional lquido de $1.500.000,00, temos: Resultado Operacional Lquido (-) Remunerao Exigida pelos Credores: 10% x (40% x $ 10.000.000,00) (-) Remunerao Exigida pelos Acionistas: 15% x (60% x $ 10.000.000,00) (=) Valor Econmico Agregado (VEA) = = $ 1.500.000,00 ($ 400.000,00)

= ($ 900.000,00) = $ 200.000,00

PROPORO TIMA DE CAPITAL


Diferentes estruturas de capitais, com maior ou menor participao de capital prprio, alteram o risco financeiro da empresa

Estrutura tima de capital refere-se proporo de recursos prprios e de terceiros a ser


mantido por uma empresa que leva maximizao da riqueza de seus acionistas

IX CONCLUSES
O QUE SE CONSEGUE COM TODAS ESSAS ANLISES? POSSVEL: Perceber o ciclo operacional da empresa: Quantos dias a empresa leva desde a compra de matria prima at o recebimento do cliente; Perceber o ciclo financeiro da empresa: Quanto tempo a empresa tem entre pagamentos (a fornecedores) e recebimentos (do cliente), e se esse tempo vivel ou no; Perceber a necessidade de capital de giro para financiar a atividade da empresa: Em dias (ciclo financeiro) e em valor (NCG); Perceber a qualidade das fontes da empresa (CDG); Perceber o saldo de caixa da empresa (T); Perceber a capacidade de solvncia da empresa (liquidez); Perceber a necessidade de caixa para cumprir obrigaes de curto prazo (CCL); Prever as entradas e sadas de recursos (fluxo de caixa); Perceber a estrutura de capital utilizada pela empresa (Indicadores); Perceber a dependncia de capital de terceiros; Perceber a dependncia de capital de bancos; Perceber o custo do capital utilizado (WACC); Perceber se o custo de capital utilizado compensa o lucro gerado (EVA); Perceber a estrutura de custos da empresa; Encontrar a margem de contribuio de cada produto no custo/receita da empresa; Encontrar a quantidade necessria de vendas para no gerar prejuzo (Ponto de Equilbrio); Avaliar as alternativas de captao de recursos caso seja necessrio; Definir estratgias de melhoramento do desempenho da empresa e/ou continuidade do que j vem dando resultado. Diagnosticar situao econmico-financeira e gesto da empresa.

Curso de Extenso Gesto Financeira

X - CAPTAO DE RECURSOS
A melhor estrutura no garante resultados e nem rendimentos, mas a estrutura equivocada uma garantia de fracasso. Paulo Frana (2005)

FONTES DE FINANCIAMENTO:
FINANCIAMENTO INTERNO Lucros Gerao de Caixa Aporte de capital dos scios e/ou matriz FINANCIAMENTO EXTERNO Fontes Pblicas Fontes Privadas Fundos de Investidores (Private Equity) Capital de Risco (Venture Capital) Abertura de Capital (Underwriting) Financiamento de Projetos (Project Finance)

FINANCIAMENTO EXTERNO - FONTES PBLICAS 1. ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS ( APL`s )


So: aglomeraes territoriais de agentes econmicos, polticos e sociais, com foco em um conjunto de atividades econmicas com vnculo e interdependncia. (Paulo Frana) Exemplos: Calados de Franca-SP Circuito de Malhas de Monte Sio-MG Rochas Ornamentais de Cachoeiro do Itapemirim

Condies: Ter um nmero significativo de empreendimentos no territrio; Compartilhar formas de cooperao e algum mecanismo de governana; Pode incluir pequenas, mdias e grandes empresas. Como captar? Basta ter uma entidade com CNPJ representando o arranjo.

Curso de Extenso Gesto Financeira

2. PARCERIAS PBLICO-PRIVADAS (PPPS) So: Parcerias entre o setor pblico e o setor privado para desenvolvimento de alguma atividade, especialmente aquelas ligadas ao setor de infraestrutura (portos, rodovias, ferrovias e irrigao). (Lei das Parcerias Pblico-Privadas, 11,079 de 30122004) Exemplos: Rodovia dos Imigrantes-SP BR-116 Bahia/Minas Gerais Regimento: Lei das Licitaes e Contratos Administrativos (Lei 8.666/93) Lei de Concesses (Lei 8.987/95 e Lei 9.074/95) Como funciona? O setor pblico arca com at 80% do financiamento do projeto, e s ao final comea a receber amortizao do investimento. O pagamento realizado conforme execuo. 4. BANCOS PBLICOS - BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento tem como finalidade financiar empreendimentos nos setores industrial, comrcio, infra-estrutura atuando principalmente nas micro, pequenas e mdias empresas. Aspectos analisados: o porte, a localizao, a origem do capital e a finalidade do investimento.

Quem pode ter acesso?


Pessoas Fsicas, em casos especficos; Produtor Rural Transportador autnomo de carga Microempreendedor Pessoas Jurdicas : empresas privadas nacionais e empresas estrangeiras, instaladas, com sede e administrao no Brasil; Administrao Pblica Direta e Indireta, em nvel Federal, Estadual ou Municipal, e ainda as demais entidades que contribuam para os objetivos do BNDES.

LINHAS DE APOIO FINANCEIRO Apoio direto (operao realizada diretamente com o BNDES) Apoio indireto (operao realizada atravs de Instituio Financeira Credenciada) Misto (operao que combina as duas formas anteriores, direto e indireto)
Curso de Extenso Gesto Financeira

ITENS PASSVEIS DE APOIO:


Investimentos para implantao, ampliao, recuperao e modernizao de ativos fixos; Investimentos em mquinas e equipamentos novos, produzidos no pas (que apresentem ndices de nacionalizao iguais ou superiores a 60%); Gastos com estudos e projetos de engenharia relacionados ao investimento; Gastos com implantao de projetos de qualidade e produtividade; pesquisa e desenvolvimento; capacitao tcnica e gerencial; atualizao tecnolgica; e tecnologia da informao; Despesas pr-operacionais; Produo de bens para exportao; Prestao ou desenvolvimento de servios para exportao; Comercializao no exterior de bens elegveis; e Capital de giro associado ao investimento fixo.

LINHAS DE APOIO AGRICULTURA: PRONAF (Programa Nacional de fortalecimento da Agricultura familiar) MODERFROTA (Modernizao de frota) MODERINFRA (Irrigao e Armazenagem) MODERARGRO (modernizao da agricultura e conservao de recursos naturais) PROPFLORA (recuperao de florestas) PRODERAGRO (Programa de desenvolvimento do agronegcio) LINHAS DE APOIO A INDUSTRIA: PROFARMA (Programa de financiamento para cadeia produtiva farmacutica) PROSOFT (softwares) MODERMAQ (Modernizao do Parque Industrial) LINHAS DE APOIO A INFRAESTRUTURA: PROINFA CVA Apoio s concessionrias de energia eltrica LINHAS DIRECIONADAS A QUALQUER SETOR:
FINAME ( Agrcola, Leasing) FINEM Financiamentos de valor superior a R$ 10 milhes (*) para a realizao de projetos de implantao, expanso e modernizao, includa a aquisio de mquinas e equipamentos novos e capital de giro

LINHAS DE APOIO EXPORTAO:


Pr-Embarque: financia a produo de bens a serem exportados; Pr-Embarque de curto prazo: financia a produo de bens a serem exportados, com prazo de pagamento de at 180 dias; Ps-Embarque: financia a comercializao de bens e servios no exterior, atravs de refinanciamento ao exportador, ou atravs da modalidade buyer's credit.
Curso de Extenso Gesto Financeira

FINANCIAMENTO EXTERNO - FONTES PRIVADAS 1. PRIVATE EQUITY


So participaes de investidores em fundos de investimentos que aplicam seus recursos em empresas existentes e capital de risco para empresas iniciantes. No mundo existem mais de 2.700 fundos de Private Equity. Por que empresas buscam o Private Equity como investimento? Diversificao de carteira Aumentar rentabilidade da carteira Risco no correlacionado com a Bolsa Ciclo de Investimento do Private Equity:

Critrios para o investimento das EPEs: Retorno esperado: Acima de 20% aa Prazo para desinvestimento : 3 a 6 anos Estratgias de sada : mais de uma Condies para o investimento das EPEs: Management forte e motivado (no participam da gerncia) Board (Conselho de Administrao) atuante (supervisionam as decises estratgicas Vantagens do Private Equity:

Curso de Extenso Gesto Financeira

3.ABERTURA DE CAPITAL (Underwritting)


Atravs da abertura de capital a empresa passa a captar atravs de aes negociadas na Bolsa de Valores.

Procedimentos para abertura de capital:


Contratar uma auditoria externa e um intermedirio financeiro; Elaborao de estudos tcnicos para definio das caractersticas da emisso; Adaptao dos estatutos e outros documentos; Entrar com pedido na CVM; Solicitar autorizao da CVM para oferta pblica de aes; Obteno dos registros de companhia aberta e de emisso pblica de debntures na CVM; Apresentao para investidores potenciais.

Vantagens de abrir capital:


Acesso ao mercado de capitais; Tornar-se conhecida do pblico; Melhorar sua imagem perante seus stakeholders; Maior transparncia e qualidade nas informaes; Maior profissionalizao.

Tempo de emisso
O tempo de emisso pode demorar de 9 a 12 semanas em mdia

Normativos:
Lei 6.385/76 e a Lei n 6.404/76 esta modificada pelas Leis nos 9.457/97 e 10.303/01 CVM instruo 202 e 400 www.cvm.gov.br

FUNDING PLAN
Para se elaborar um Funding Plan, ou seja, um plano de captao de recursos necessrio primeiramente elaborar um Business Plan. ESTRUTURA DO BUSINESS PLAN
ndice Sumrio Executivo A Empresa Plano Estratgico Plano de Marketing Plano Financeiro Anexos

Curso de Extenso Gesto Financeira

EXERCCIOS
EXERCCIO 1 AVALIAO DOS CICLOS
1. A Comercial Beta Ltda. atua na venda de produtos alimentcios a redes de supermercados. Compra dos grandes fornecedores com prazos mdios de 120 dias. Vende aos supermercados com 60 dias. Gira seu estoque com 35 dias. Responda: 1.1. Calcule o ciclo financeiro desta empresa. 1.2. Se ocorrer um sinistro durante o processo produtivo atrasando-o em 20 dias, afetaria seu ciclo financeiro? Caso positivo, qual o novo ciclo financeiro? Alteraria a necessidade adicional de caixa da empresa? 2. A empresa JWC Ltda, passa por um problema operacional, uma vez que foram realizadas compras indevidas e seu estoque ficou parado por 30 dias, acarretando uma elevao do prazo de estocagem para 60 dias. Diante desta situao, responda novamente as questes abaixo: 2.1. Houve alterao no ciclo financeiro desta empresa? Qual o novo ciclo financeiro? 2.2. A empresa alterou sua necessidade adicional de caixa? Para quantos dias? 2.3. Como pode ser classificada esta necessidade?

EXERCCIO 2 Clculo do CCL


1. Suponha uma empresa com a seguinte situao patrimonial:

ATIVO Ativo Circulante .................. $10.000 Contas a receber ...............$ 6.000 Estoques ..........................$ 2.000 Impostos a receber ..........$ 2.000

PASSIVO Passivo Circulante ............... $15.000 Fornecedores .................... $ 5.000 Instituies Financeiras......$ 8.000 Impostos ............................$ 3.000

1.1. Calcule o CCL (Capital Circulante Lquido) para esta empresa. 1.2. Suponha quem no ano seguinte a empresa renegociasse a dvida com bancos alongando o prazo para 5 anos, pemanecendo com saldo no curto prazo de $1.000 e $7.000 migrando para o longo prazo. Como seria o novo CCL da empresa? 1.3. Faa uma representao grfica dos principais grupos de contas, situando o CCL no Balano.

Curso de Extenso Gesto Financeira

EXERCCIO 3 ANLISE DINMICA


LOCALIZA S/A CONSOLIDADO
BALANO PATRIMONIAL ATIVO Ativo Circulante Caixa e Bancos Contas a Clientes Estoques receber dez/06 311.684 176.898 102.206 32.580 Realizvel a longo Prazo IR e CS diferidos Outros 20.924 10.700 10.224 Exigvel a longo prazo Emprstimos Bancos Outros Debntures conversveis aes Patrimnio Lquido Capital Social Reservas de Lucros PASSIVO TOTAL em PASSIVO Passivo Circulante Emprstimos Bancos Fornecedores Impostos a Pagar dez/06 DRE CONTAS 663.044 Vendas Lquidas 376.492 CPV 264.156 Lucro Bruto 22.396 Despesas Operacionais Lucro Operacional Despesas No Operacionais 503.695 Receitas Financeiras 102.579 Despesas Financeiras 51.116 IR 350.000 Lucro Lquido 378.685 199.585 179.100 1.545.424 dez/06 1.126.223 (747139) 379.084 (116.448) 262.636 (111) 23.506 (88.136) (43.663) 154.232

Ativo Permanente Imobilizado Investimentos ATIVO TOTAL

1.212.816 1.211.464 1.352 1.545.424

1. Reclassifique o Balano acima dividindo-o em: a. Ativo e Passivo Operacional b. Ativo e Passivo Financeiro c. Ativo e Passivo Permanente

2. Calcule: a. CCL b. NCG c. NTFP d. SD / T

EXERCCIO 4 Fluxo de Caixa


1. Considerando as transaes abaixo, elabore um fluxo de caixa simplificado, informando o lucro operacional sob a tica contbil e financeira, interpretando seu resultado. Receita anual: R$200.000 sendo que R$120.000 j recebidos e R$80.000 ainda a receber Contas a receber: R$80.000 Custos/Despesas Operacionais: R$95.000

Curso de Extenso Gesto Financeira

2. Com base nas informaes abaixo, monte o fluxo de caixa da empresa:

FLUXO DE CAIXA Jan 1 Fev 2 Mar 3 Abr 4 Mai 5 Jun 6 Jul 7 -

CONTAS / DATAS SALDO INICIAL DIA ENTRADAS VENDA DINHEIRO VENDA CHEQUE VENDA CARTO DEBITO VENDA CARTO CREDITO OUTRAS ENTRADAS SAIDAS SALRIOS/ENCARGOS IMPOSTOS SISTEMA - SOFTWARE FORNECEDOR. CONTADOR ADVOGADO ALUGUEL MATERIAL DE ESCRIT. DESP. DIVERSAS RETIRADA SCIOS SALDO FINAL DIA

Lanamentos: 1. A empresa vende cerca de R$200 mil ms da seguinte forma: 10% vista em dinheiro 30% em carto de crdito de 3 vezes 15% em carto de dbito 25% com cheque pr-datado para 30 e 60 dias. 20% com duplicatas tambm para 30 e 60 dias 2. O ndice de inadimplncia nos cheques de 1,5% O ndice de inadimplncia nas duplicatas de 0,5% 3. A empresa paga salrios + encargos em mdia de R$8.000 ms A retirada dos scios gira em torno de R$15 mil ms 4. Os impostos so pagos da seguinte forma: IR somente em janeiro R$15 mil Impostos mensais em mdia R$10 mil

5. Pagamento fornecedores em mdia R$110 mil, sendo: 50% vista 50% com 30 dias e juros de 2% am 6. Demais despesas: Manuteno do Software = R$300 ms Contador = R$750 ms Advogado = R$1.500 ms Aluguel = R$12.000 ms Material de Escritrio = R$14 mil ms Despesas Diversas = R$5.000 ms

Curso de Extenso Gesto Financeira

3. Com base nas demonstraes financeiras apresentadas abaixo, identifique o Fluxo de Caixa por Balanos Consecutivos e o Fluxo de Caixa no Sentido Restrito e Amplo identificando as principais contas que contribuiram para o aumento ou reduo do Caixa:
ATIVO Disponibilidades Contas a Receber Estoques Imobilizado (-) Depreciao TOTAL ATIVO 8.000 5.000 18.000 40.000 (7.500) 63.500 PASSIVO 2.000 Fornecedores 8.000 Financiamentos CP 12.000 Financiamentos LP 30.000 Capital Social (5.000) Lucros Acumulados 47.000 TOTAL PASSIVO 20.000 20.000 0 22.000 1.500 63.500 15.000 0 15.000 15.000 2.000 47.000

Fluxo de Caixa por Balanos Consecutivos

disponibilidades..............................................

Anlise:

Curso de Extenso Gesto Financeira

EXERCCIO 5 - ANLISE DOS DEMONSTRATIVOS CONTBEIS


1. Calcule a Anlise Vertical da empresa Industria Txtil Ltda.

BALANO PATRIMONIAL - Indstria Txtil Ltda


ATIVO CONTAS CIRCULANTE Disponibilidades Clientes Estoques Outros RLP Outros crditos PERMANENTE Investimentos Imobilizado Diferido TOTAL ATIVO 2.006 %AV 7.182 264 3.250 3.572 96 132 132 3.820 3.820 11.134 CIRCULANTE Fornecedores Instituies Financeiras Salrios e Encargos Impostos e taxas ELP Outros Instituies Financeiras PATRIMNIO LQUIDO Capital Social Reserva de Capital Prejuzos Acumulados TOTAL PASSIVO PASSIVO CONTAS 2.006 6.703 5.792 300 409 202 3.420 940 2.480 1.011 4.000 520 (3.509) 11.134 LUCRO/PREJUZO LQUIDO (387) LUCRO/PREJ. OPERAC. IR e CS (387) %AV CPV LUCRO BRUTO Despesas com vendas Despesas Administrativas Despesas Financeiras Receitas Financeiras CONTAS REC. LQUIDA

DRE
2.006 17.540 15.320 2.220 (1.232) (945) (458) 28 %AV

a. b. c. d. e. f. g. h. i. j.

Como voc avalia a capacidade de pagamento desta empresa no curto prazo? Qual a conta de maior relevncia no Ativo e no Passivo? Calcule o CCL para esta empresa. Como voc avalia a estrutura de capitais (% de capital prprio e % de capital de terceiros) nesta empresa? Qual a maior fonte de recursos para esta empresa? (Conta mais relevante do passivo) Como voc avalia essa fonte? Positiva ou negativa? Quando a DRE, qual a conta de maior relevncia, com exceo das Receitas Lquidas? Como voc avalia o resultado lquido dessa empresa? Qual a conta que mais contribuiu para esse resultado? Qual deveria ser a estratgia da empresa para reverter seu resultado?

Curso de Extenso Gesto Financeira

2. Calcule a anlise horizontal da Cia ABC Ltda (BP e DRE):


BALANO PATRIMONIAL - CIA ABC LTDA
ATIVO Ativo Circulante Disponibilidades Contas a receber Clientes Estoques Outras contas a receber Impostos a recuperar Realizvel a longo Prazo Outros Ativo Permanente Imobilizado Diferido dez/04 11.472 95 8.374 519 1.846 638 20 20 10.734 10.570 164 %AV 52% 0% 38% 2% 8% 3% 0% 0% 48% 48% 1% dez/05 22.076 83 18.296 1.217 1.738 742 4 4 13.221 12.570 651 %AV 63% 0% 52% 3% 5% 2% 0% 0% 37% 36% 2% Exigvel a longo prazo Emprstimos bancos Patrimnio Lquido Capital Social Reservas de Reavaliao Reservas de Lucros ATIVO TOTAL CONTAS Vendas Impostos CPV Lucro Bruto Despesas Operacionais Lucro Operacional Despesas Financeiras IR Lucro Lquido 22.226 100% dez/03 2.586 28.954 7.672 6.230 1.442 679 751 12 35.301 100% %AV 7% 74% 20% 16% 4% 2% 2% 0% dez/04 3.293 33.073 10.688 6.587 4.101 1.819 941 1.341 %AV 7% 70% 23% 14% 9% 4% 2% 3% PASSIVO TOTAL %AH 541 541 9.590 6.065 1.225 2.300 2% 2% 43% 27% 6% 10% 2214 2214 10.931 6.065 1.225 3.641 6% 6% 31% 17% 3% 10% %AH PASSIVO Passivo Circulante Emprstimos Bancos Fornecedores Impostos a Pagar Outros dez/04 12.095 7.169 3.158 1.264 504 %AV dez/05 54% 32% 14% 6% 2% 22.156 12.731 5.818 2.930 677 %AV 63% 36% 16% 8% 2% %AH

22.226 100%

35.301 100%

39.212 100%

47.054 100%

Responda:
1. Quais as contas que tiveram acrscimo de um ano para outro no Ativo e Passivo? 2. Avalie a evoluo do capital prprio e de terceiros. 3. As vendas apresentaram crescimento? Em quanto %? 4. O resultado foi positivo em 2004? O que contribuiu para o resultado lquido da empresa? 5. Qual a conta que mais impactou o resultado da empresa? 6. Calcule o CCL para os dois anos.

NDICES DE LIQUIDEZ
Com base no Balano da Cia ABC, calcule: 1. ndices de liquidez para os trs exerccios: 1.1. Liquidez Geral
Curso de Extenso Gesto Financeira

1.2. Liquidez Corrente 1.3. Liquidez Seca 2. ndices de Estrutura de Capitais 2.1. Participao de Capital de Terceiros na estrutura da empresa 2.2. Participao de instituies de crdito no endividamento da empresa. 2.3. Margem Bruta 3. ndices de Lucratividade/Rentabilidade 3.1. Margem Operacional 3.2. Margem Lquida 3.3. ROE 3.4. ROA 3.5. RSPL 3.6. GAF

EXERCCIO 6 Estrutura de Capital


1. Uma empresa possui um investimento total de $ 1.400, sendo financiado por $ 560 de passivos (passivos onerosos), captados a uma taxa bruta de 12,7% a.a., e $ 840 de capital prprio. A taxa de retorno requerida pelos acionistas para o atual nvel de risco de 16% a.a. O lucro operacional atual atinge $ 420/ano. A empresa trabalha com uma alquota de IR de 40%. Pede-se: a) calcular o custo total de capital da empresa (WACC); b) determinar o valor de mercado da empresa e o EVA; c) Avaliar se a empresa est utilizando estrutura adequada de capital. 2. O diretor financeiro deseja determinar o EVA da Companhia WC, aps investimento. O lucro operacional, do ltimo perodo de $ 20.550, o custo de captao de recursos de 18% gerando encargos financeiros de $ 10.750. O Patrimnio Lquido de $ 85.000. A taxa de retorno do capital prprio de 13% aa. Determine o EVA da Cia. RWC e avalie seu resultado.

Se conhecemos o inimigo ( ambiente externo ) e a ns mesmos ( ambiente interno ), no precisamos temer o resultado de uma centena de combates. Se nos conhecemos, mas no ao inimigo, para cada vitria sofreremos uma derrota. Se no nos conhecemos nem ao inimigo, sucumbiremos em todas as batalhas

Sun Tzu, A Arte da Guerra

Curso de Extenso Gesto Financeira

You might also like