You are on page 1of 4

Anlise de site existente - e avaliao dos resultados

A primeira impresso sobre um web site, de carter subjetivo e afetivo, muito importante e deve ser considerada na anlise de um web site j existente. A esta impresso se somam os aspectos tcnicos, como os listados abaixo, na avaliao de um site sujeito a redesenho ou reviso estrutural, que precise de ajustes para alcanar os seus objetivos. Layout da interface Primeira impresso geral. Clareza visual entre os elementos funcionais da interface e o contedo. Consistncia das solues sistemticas em relao conceituao geral. Uniformidade da palheta de cores. Legibilidade dos textos. Composio dos elementos. Usabilidade Anlise de checklist de usabilidade de autoria confivel, como a do MIT (Usability guidelines), por exemplo. Anlise dos processos realizados pelos usurios, especialmente se o site vender produtos (considerar o percentual de compras efetivadas, compras interrompidas, tempo de compra). Dependendo da importncia destes processos para a realizao dos objetivos do site, devem ser feitos estudos detalhados do comportamento dos usurios, como testes com usurios, a observao direta das aes, a anlise da narrativa dos usurios enquanto realizam o processo ou o acompanhamento dos movimentos dos olhos. A coleta de dados da experincia direta permite compreender o comportamento dos usurios e antecipar seus padres de comportamento, para atenuar as brechas entre seus modelos mentais e os modelos de interao. Acessibilidade da interface Incluso na interface e no cdigo de recursos que facilitem o acesso de pessoas com deficincias fsicas, com equipamentos antigos ou baixa velocidade de conexo. O site disponibiliza, por exemplo, uma verso alternativa, compatvel com HTML, se h tecnologias diferentes desse padro, como Flash e Java?

Para verificar o grau de acessibilidade, pode-se consultar sites avaliadores como o DaSilva. Arquitetura da informao Verificao dos efeitos da visualizao rpida da estrutura de informaes por pessoas ou pblicos diferentes (estruturao clara para diferentes modelos mentais). Verificao da facilidade de localizar as informaes mais importantes pelos principais agrupamentos de pblicos-alvo. A anlise das palavras-chave mais usadas nas buscas internas permite ver se correspondem a informaes difceis de localizar pela navegao entre links. J a verificao das palavras-chave mais utilizadas nos sites de busca que apontam para o site permite conhecer os termos mais utilizados pelos usurios e o ajuste do contedo a estas terminologias. Clareza dos rtulos ou ttulos dos links (poucas siglas ou palavras de uso restrito) dentro e fora do contexto do site. Clareza do sentido de localizao em cada pgina em relao Principal. Presena de recursos para ajudar a navegao (breadcrumbs, mapa do site, sinalizaes visuais). Edio - conceituao e solues Relevncia do contedo da pgina Principal e das sees em que contedo novo inserido mais frequentemente. Os agrupamentos de assuntos em sees, bem como os resumos do principal contedo, ajudam a dividir o pblico em grupos com interesses especficos. Num site de comrcio, os usurios podem ser divididos de acordo com os produtos procurados, por exemplo. Ttulos e textos adequados conceituao geral. Linguagem compreensvel pelos pblicos-alvo. Aderncia da conceituao (geral ou pgina a pgina) ao planejamento estratgico e objetivos de marketing. Avaliao dos relatrios de acessos e dos indicativos de resultados, para verificar a receptividade do pblico, principais interesses e caractersticas. Avaliao dos aspectos positivos e negativos do projeto anterior a partir da opinio das equipes envolvidas (gerenciais, de contedo, de tecnologia). Muitas vezes a equipe interna formula o consenso de que o site precisa ser redesenhado, mas eventualmente uma estratgia de divulgao (online e offline) para pblicos

especializados ou de indexao em ferramentas de busca pode trazer os resultados esperados sem precisar reformular o design ou a estrutura de informaes. Adequao dos processos internos s metas da organizao em relao sua presena online. Treinamento da equipe de atualizao e suporte. Tempo de dedicao e condies de trabalho. Dados a considerar Retorno sobre o investimento (ROI), especialmente em sites de comrcio e de suporte ao pblico. Ver Avaliao de web site : Retorno sobre o Investimento (ROI). Estatsticas de contatos do pblico com a organizao (via sistema de CRM) nmero de mensagens, assuntos levantados. Dados gerados pelo SAC (Servio de atendimento ao consumidor) da organizao, para entender as necessidades mais frequentes dos clientes, os problemas observados no site s vezes pelos prprios atendentes que precisam orientar os usurios sobre onde encontrar uma informao no site, solues e sugestes para a insero de contedo novo. Estatsticas de acesso (relao entre acessos e sees atualizadas mais regularmente, verificao das palavras-chave mais usadas nas buscas internas e externas). Localizao do site nos rankings das principais ferramentas de busca. Os testes de usurios e a anlise dos relatrios de acesso nas fases iniciais do projeto consolidam as informaes observadas, de modo que o site justifique os investimentos financeiros aplicados, e valor para a sua presena na web seja avaliado de maneira apropriada.

Usabilidade
O termo Usabilidade utilizado para definir a facilidade do uso de ferramentas ou objetos para realizar tarefas especficas. Em outras palavras, pode-se dizer que a Usabilidade refere-se rapidez com que os usurios aprendem a realizar alguma tarefa. O estudo dos princpios

da eficincia de um objeto tambm faz referncia usabilidade. Dentro deste conceito, existem pontos que devem ser levados em conta, como: funcionalidade correta, eficincia de uso das ferramentas, facilidade de aprendizagem, facilidade de relembrar, ser tolerante ao erro do usurio e por fim, a satisfao. O objetivo da Usabilidade na Web, por exemplo, fazer com que o usurio entenda o site logo que entra, sabendo do que se trata, e que a navegao seja eficiente. H muitos modos de melhorar a usabilidade: - Usando uma linguagem simples e clara - Ttulos limpos para os links - Fcil Navegao - Estrutura do site fcil de ser entendida - Contedo Objetivo - Pginas especficas para assuntos especficos (sem generalizar) - Estrutura de links bem definida e fcil - Contato em destaque - Sempre fazer uma pgina com informaes sobre voc.

You might also like