SERVIÇO NACIONAL DE APREDIZAÇÃO INDUSTRIAL “SENAI” MANTENEDOR DE MECÂNICA DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL

Lorena Conceição de Andrade

Thayná Rodrigues da Silva

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

MANUTENÇÃO INDUTRIAL

Vitória 2010

de mecânica ao de manutenção apresentado SENAI-CETEC (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Centro de Educação e Tecnologia). com requisito parcial para aprovação na disciplina com a análise feita pelo professor orientador Mário César Xavier. Vitória 2010 .Lorena Conceição de Andrade Thayná Rodrigues da Silva TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MANUTENÇÃO INDUTRIAL Trabalho de conclusão do curso de mantenedor industrial.

Dedicamos este trabalho a todos àqueles que acreditam que a persistência e o esforço são caminhos para as grandes realizações. . e principalmente aos nossos familiares que nos auxiliaram e nos motivou a permanecer firmes durante todo o ano letivo.

A empresa Chocolates Garoto e a Vivo que nos concedeu a oportunidade de participarmos do curso de Mantenedor de Mecânica de Manutenção Industrial. .Aos professores do SENAI-CETEC que nos incentivou e orientou na construção deste trabalho.

tanto quanto se refere a ferramentas e a equipamentos. Os dados obtidos por meio de um acompanhamento do desgaste de peças vitais de conjuntos de máquinas e de equipamentos. ferramentas e instalações. A manutenção preventiva em equipamentos é realizada para manter o equipamento e prolongar sua vida útil. também prevenir prováveis falhas a quebra de elementos de máquinas. É realizada após uma falha ou problema que ocorre em um equipamento ou ferramenta mecânica. a adequação. Palavras-chaves: Manutenção. equipamentos. A manutenção preditiva é um tipo de ação preventiva que faz um acompanhamento periódico dos equipamentos. Isso pode ser feito impedindo a falha antes que ela ocorra realmente. cuidados esses que envolvem a conservação. com o objetivo de restaurar a funcionalidade do sistema. com base em procedimentos de confiabilidade. substituição e preservação. Manutenção corretiva é uma das manutenções mais utilizadas na área da mecânica. prevenção. . baseado na análise de dados e o conhecimento sobre as máquinas através de monitoração ou inspeções em campo. isso tudo para garantir a produção normal e a qualidade de produtos. sempre com o intuito de manter os equipamentos na mais extrema disponibilidade. A manutenção preventiva é um dos tipos de manutenção mais importantes dentro da área da mecânica industrial e que requer esforços de planejamento e bastante treinamento das equipes especializadas. materiais. restauração.RESUMO Manutenção são um conjunto de cuidados técnicos indispensáveis do funcionamento regular e permanente de máquinas. cuidados. O principal objetivo da manutenção preventiva em equipamentos é evitar ou diminuir as consequências das falhas.

6 . substituição e preservação. Serão desenvolvidos neste trabalho alguns tipos de manutenção de equipamentos. a adequação. cuidados esses que envolvem a conservação. ferramentas e instalações. equipamentos. isso tudo para garantir a produção normal e a qualidade de produtos. A manutenção ideal de uma máquina é a que permite alta disponibilidade para a produção durante todo o tempo em que ela estiver em serviço é a um custo adequado. restauração. também prevenir prováveis falhas a quebra de elementos de máquinas.INTRODUÇÃO Manutenção são um conjunto de cuidados técnicos indispensáveis do funcionamento regular e permanente de máquinas. dando ênfase à manutenção preventiva.

.......................................................1................................. 10 2.... MANUTENÇÃO INDUSTRIAL ..................................... Manutenção Preventiva ...................................... ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO ............................. Manutenção Preditiva .....................................................2..............................3......................... 10 3....3... 10 2......SÚMARIO INTRODUÇÃO .. PLANEJAMENTO............................1..... 8 2................ 6 2................. 8 2.......................... IMPORTÂNCIA DE MANUTENÇÃO................... 11 5............... 9 2............................... 14 .......................1...... A manutenção preventiva em equipamentos e máquinas ........................................ 13 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS . Manutenção Preventiva ...... 12 CONCLUSÃO ..................1..........3..1....................................................... Tipos de Manutenção ....................... 8 2....... 12 6.......... 11 4........1............................................1......... PROGRAMAÇÃO E CONTROLE ....................1..... SERVIÇO DE ROTINA E SERVIÇO PERIÓDICO ................ Manutenção Corretiva ........

pode ser impossível de prever ou prevenir uma falha ou estrago e. Quando a manutenção corretiva é realizada.1. tanto quanto se refere a ferramentas e a equipamentos. A manutenção corretiva deve ser distinguida da manutenção preventiva ou condição de manutenção. por equipes especializadas e supervisionadas pela gestão de manutenção. Em alguns casos. Estas inspeções devem ser incluídas no planejamento de trabalho de manutenção. nesse caso. com o objetivo de restaurar a funcionalidade do sistema. 8 .2. Manutenção Corretiva Manutenção corretiva é uma das manutenções mais utilizadas na área da mecânica. a manutenção corretiva se torna a única opção. Tipos de Manutenção 2. Esse tipo de manutenção tem como objetivo diminuição do tempo ocioso das máquinas seja por falhas na operação por falta de peças estragos ou substituição de ferramentas. MANUTENÇÃO INDUSTRIAL 2.1. o equipamento deve ser inspecionado para encontrar o motivo da falha e permitir a ação a ser tomada para eliminar ou reduzir a freqüência de futuras falhas semelhantes.1. É realizada após uma falha ou problema que ocorre em um equipamento ou ferramenta mecânica.

Os dados obtidos por meio de um acompanhamento do desgaste de peças vitais de conjuntos de máquinas e de equipamentos. ferrografia. A manutenção preditiva tem sido reconhecida como uma técnica eficaz de gerenciamento de manutenção. incluem. ultra-som.RCM. manutenção produtiva total. manutenção “Just-in-Time” – são apresentadas como substitutas à manutenção preditiva e a solução definitiva aos seus altos custos de manutenção. baseado na análise de dados e o conhecimento sobre as máquinas através de monitoração ou inspeções em campo. manutenção centrada na confiabilidade. e outras técnicas de análise não-destrutivas. TPM. Outras terminologias têm surgido como ferramentas de gerência de manutenção. e JIT. Manutenção Preditiva É um tipo de ação preventiva que faz um acompanhamento periódico dos equipamentos.2. baseadas em condições.1. ou seja. 9 . análise de vibração.2. As técnicas de monitoramento na manutenção preditiva. estes novos termos .

3. substituindo os componentes desgastados antes que eles realmente se desgastem. o ideal é que a manutenção preventiva seja uma das maiores prioridades dos gestores nas indústrias e empresas ao realizar o escopo de trabalho. pode-se registrar a deterioração dos equipamentos para que as peças desgastadas sejam reparadas ou substituídas antes que causem desgastes ou falhas do sistema do equipamento. A manutenção preventiva é planejada para preservar e restaurar a confiabilidade do equipamento. 2. A manutenção preventiva em equipamentos e máquinas A manutenção preventiva em equipamentos é realizada para manter o equipamento e prolongar sua vida útil. Além disso.1.1.3. Esse tipo de manutenção consiste no conjunto de procedimentos e ações antecipadas que visam manter a máquina em funcionamento.2. As atividades de manutenção preventiva em equipamentos incluem revisões parciais ou totais em períodos específicos. sempre com o intuito de manter os equipamentos na mais extrema disponibilidade. com base em procedimentos de confiabilidade. A manutenção preventiva rigorosamente obedece a um padrão previamente esquematizado. O programa de manutenção preventiva ideal seria evitar qualquer falha do equipamento antes que ela ocorra. Manutenção Preventiva A manutenção preventiva é um dos tipos de manutenção mais importantes dentro da área da mecânica industrial e que requer esforços de planejamento e bastante treinamento das equipes especializadas.1. lubrificação e assim por diante. 10 . o que ainda é uma realidade um pouco distante do que acontece atualmente em muitas organizações. Isso pode ser feito impedindo a falha antes que ela ocorra realmente. Seja em ações isoladas ou em grandes paradas. mudanças de óleo. O principal objetivo da manutenção preventiva em equipamentos é evitar ou diminuir as consequências das falhas. que estabelece paradas periódicas.

Ajustar ou trocar componentes em períodos predestinados. o programa de prevenção. Os serviços periódicos de manutenção consistem em vários procedimentos que visam manter a máquina e equipamentos em perfeito estado do funcionamento. IMPORTÂNCIA DE MANUTENÇÃO De modo geral. • Prevenir prováveis falhas ou quebras dos elementos das máquinas. por exemplo. Replanejar. se necessário. Exame dos componentes antes do término de suas garantias. Testar os componentes elétricos. tem como objetivos: • Manter equipamentos e máquinas em condições de pleno funcionamento para garantir a produção normal e a qualidade de todos os produtos. a manutenção em uma empresa. 11 . a verificação dos sistemas de lubrificação e a constatação de falhas de ajustes são exemplos dos serviços da manutenção de rotina.3. 4. SERVIÇO DE ROTINA E SERVIÇO PERIÓDICO Serviços de rotina constam na inspeção e verificação das condições técnicas das máquinas e detecção e a identificação de pequenos defeitos dos elementos das máquinas. Esses procedimentos envolvem várias operações: • • • • • Monitorar as partes da máquina sujeitas a maiores desgastes.

ORGANIZAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO Por organização do serviço de manutenção podemos entender a maneira como se compõe. PLANEJAMENTO. se ordenam e se estruturam os serviços para o alcance dos objetivos visados. com desperdícios e retrabalho. 6. ocorrem vários problemas. A administração tem o objetivo de normalizar as atividades e a produtividade com eficiência. Se as paradas não forem previstas. tais como: atrasos no cronograma de fabricação indisponibilidades da máquina e elevação dos custos. as paradas para manutenção constituem uma preocupação constante para a programação da produção. A função de programar significa determinar o término e a parada para a execução dos trabalhos. PROGRAMAÇÃO E CONTROLE Nas instalações industriais. A função planejar significa conhecer os trabalhos os recursos para executálos e tomar decisões. 12 .5.

lucratividade etc. Dentre outros fatores que contribuem para diminuir o custo de produtos e serviços. encontra-se um elaborado serviço de manutenção. segurança. 13 . é uma operação de fundamental importância para que tanto os produtos quanto os serviços venham a ser executado com qualidade.CONCLUSÃO A manutenção. mesmo passando despercebida pela maioria das pessoas.

com. Disponível em: <http://www.manutencaoesuprimentos.br/> Acesso em: 17 de novembro de 2010.br/> Acesso em: 17 de novembro de 2010. 5. 4.br/> Acesso em: 17 de novembro de 2010. 3.org.manutencaocorretiva. 14 .com.manutencaopreventiva. Apostila de mecânica de manutenção industrial do SENAI. 2. Disponível em: <http://www.com.wikipedia. Disponível em: <http://www. Disponível em: <http://www.REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 1.br/> Acesso em: 12 de dezembro de 2010.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful