Discover millions of ebooks, audiobooks, and so much more with a free trial

Only $11.99/month after trial. Cancel anytime.

Como Cuidar Do Meu Bebê
Como Cuidar Do Meu Bebê
Como Cuidar Do Meu Bebê
Ebook177 pages2 hours

Como Cuidar Do Meu Bebê

Rating: 0 out of 5 stars

()

Read preview

About this ebook

Este livro foi criado e dedicado a minha filha Julia de 3 meses nascida em 10-08-2011 e que precisa como todos os bebês de alguns cuidados especiais, neste livro, dediquei-me em pesquisar e catalogar alguns dicas principais, inclusive no final com alguns nomes sugestivos a seu bebê, obra rica para todos, para dar um realce melhor e o leitor pode customizar a cor da capa como desejar, feito em capa dura, muito interessante, leiam as 10 primeiras folhas desta grandiosa obra, esta foi remasterizada com ajustes nos dicionários de nomes, dando mais riqueza a obra, prefiram pedir em capa dura, excelente escolha duradoura
LanguagePortuguês
Release dateApr 15, 2012
Como Cuidar Do Meu Bebê

Read more from Carlos Da Silva Dos Santos

Related to Como Cuidar Do Meu Bebê

Related ebooks

Relationships For You

View More

Related articles

Reviews for Como Cuidar Do Meu Bebê

Rating: 0 out of 5 stars
0 ratings

0 ratings0 reviews

What did you think?

Tap to rate

Review must be at least 10 words

    Book preview

    Como Cuidar Do Meu Bebê - Carlos Da Silva Dos Santos

    PREFÁCIO

    Quando minha filha nasceu, era tão miudinha como uma linda flor que brota, após alguns meses, continuava a crescer e expor a beleza que Deus nos deu, eu e minha companheira desde então nos dedicamos a ela como carinho e amor.

    Resolvi então como autor, pesquisar na ampla rede de informações que temos tudo sobre bebês, para que através de um livro, possa ajudar a minha companheira a cuidar de nosso bebê assim como muitos casais no mundo inteiro.

    É imprescindível o bem estar de nossos filhos recém nascidos, no meu caso é o primeiro filho que tenho, por isto resolvi dedicar ainda mais a estudar tudo sobre uma vida tão importante como nosso bebê, exemplo do amor e dedicação e união entre duas vidas de Deus nesta terra.

    Esta aliança, quando bem entendida, gera o verdadeiro amor, este mesmo que devemos utilizar para cuidar de nossas crianças, desde o começo de suas vidas até o termino de nossas nesta terra, possibilitando que esta possa crescer e desenvolver sua própria família, isto é o significado básico da vida por Deus nesta terra.

    Neste livro, dedico cada pagina a ajudar minha companheira como todas as mães deste mundo a entenderem melhor a necessidade de seus bebês, possibilitando terem mais confiança e si mesmas e fazendo com que mesmo sendo seus primeiros filhos, poderem sentir-se segura

    Com isto, espero ajudar em cada pagina deste livro maravilhoso, com este importante fardo que com carinho levamos conosco por toda nossas vidas, a importância dos pais estarem unidos neste momento é essencial para o desenvolvimento desta nova vida.

    Nosso precioso filho gerado pela união e amor de dois seres criado por Deus.

    COMENTÁRIO DO AUTOR

    Este livro possibilitou eu poder entender melhor minha primeira filha, que hoje como bebê assim como no futuro, precisará de todo o carinho meu e da mulher que amo muito.

    É uma leitura importante tanto para as mães como também para os pais, pois ambos devem estar sempre juntos neste momento e dedicarem-se no crescimento dos seus filhos.

    A mulher deve se cuidar sempre, sua vida social pode até mudar, mas ela deverá tanto alimentar-se como viver bem, sendo alegre e descontraída, mostrando ao bebê que neste mundo, ele é muito amado.

    A capacidade de amar não é ser somente a união entre duas vidas, mas sim, amar a Deus e respeitar a vida.

    Deus possibilitou a união e amor verdadeiro, para que possamos criar uma nova vida, tão importante para Deus nesta terra, como também deverá ser importante para nós nesta terra.

    O Autor

    COMO MELHORAR O FLUXO DO BEBÊ

    Nem todos os bebês que sofrem de refluxo necessitam de medicação, contudo para se certificar do caso deverá consultar o seu médico. Alguns bebês sortudos poderão lidar com o seu refluxo através de algumas das sugestões seguintes.

    Ficam aqui algumas dicas simples de executar para que o seu bebê consiga lidar com o desconforto provocado pelo refluxo, fazendo com que o mesmo seja expelido.

    Contudo se após experimentar as sugestões, o seu bebê mantiver problemas relacionados com o refluxo é necessário considerar alternativas medicamentais que o médico do bebê tratará de receitar.  Posições que melhoram o refluxo

    Cuidados antes e depois da alimentação

    Manter o tronco do bebê numa posição verticalizada num ângulo superior a 30º, cerca de 30 minutos depois das refeições do bebê, a gravidade ajudará a manter o alimento no estômago. Adicionalmente, depois da amamentação mantenha também o bebê calmo e livre de grandes movimentos.

    Se alimentar o seu bebê com fórmula prolongue um pouco mais os 30 minutos, pois a fórmula é de digestão mais lenta que o leite materno.

    cadeirinha do bebê

    Algumas cadeirinhas de bebê de usar nos carros não evitam que o bebê se mexa muito, colocando por vezes pressão adicional na barriga com os cintos, aumentando o refluxo.

    Quando comprar uma cadeirinha destas escolha uma que permita reclinar o bebê o suficiente para que não se consiga debruçar sobre o próprio estômago, nem que permita ao bebê balançar muito entre a cadeirinha.

    posição para dormir

    Tal como depois do bebê ser alimentado é necessário colocá-lo numa posição verticalizada, durante o sono o mesmo acontece. Uma das formas de evitar o refluxo durante o sono do bebê é colocá-lo com o tronco ligeiramente elevado, para isso poderá usar uma rampa anti-refluxo para que ele consiga ter um sono de qualidade.

    Para evitar a Síndrome de Morte Súbita é recomendado que o bebê durma de barriga para cima.Para um bebê com refluxo esta posição para dormir pode perfeitamente ser adquirida desde que seja utilizado um acessório especial que faça com que o bebê durma num ângulo igual ou superior a 30º. Quanto mais elevado estiver o tronco do bebê melhor.

    Contudo muitos bebês que sofrem de refluxo preferem dormir de barriga para baixo - também numa posição elevada -, reduzindo consideravelmente os episódios de refluxo.

    Converse com o seu médico acerca desta possibilidade e antes de experimentá-la, ele dir-lhe-á se é ou não aconselhada ao seu bebê, pois um bebê que sofra de refluxo tem uma percentagem maior de SMS.

    durante o dia

    Idealmente, durante o dia, deve passear o bebê num carrinho que lhe permita ter o tronco ligeiramente elevado.

    Para além de ser uma boa medida, ajudará o bebê a relaxar com os movimentos ritmados do passeio e logo ele chorará menos: um bebê que seja mais vezes transportadas chora menos, diminuindo o refluxo.

    alimentação para melhorar o fluxo

    Comida do bebê

    A melhor opção alimentar para um bebê que sofra de refluxo é certamente o leite materno, pois é menos hipoalergénico do que a fórmula, e mais digestível.

    Se amamentar não for uma opção, deve trocar diversas vezes a fórmula com que alimenta o bebê.

    Caso o bebê sofra de intolerância ou de alergia à lactose, utilizar fórmula à base de lactose poderá piorar muito o refluxo.

    Informe-se com o pediatra do bebê acerca do tipo de alimentação possível neste caso.

    engrossar a formula

    Se alimentares o seu bebê a fórmula, saiba que alguns bebês que sofrem de refluxo respondem muito bem se a fórmula for engrossada, com cereal.

    O peso do cereal adicionado à fórmula ajuda o alimento a permanecer mais tempo no estômago, evitando que ande em movimento.

    Se o bebê tiver dificuldade em ganhar peso esta opção será benéfica pelo facto de adicionar mais calorias à alimentação. É recomendado cerca de 1 colher de sopa de cereais por cada 30 ml de fórmula.

    Contudo muitos bebês podem não ter uma boa reacção ao arroz, que é usualmente a primeira opção tentada, por isso optar por aveia pode ser uma melhor opção.

    No entanto, antes de tomar qualquer destas medidas alimentares deve de discuti-las com o pediatra para que ele verifique se são opções viáveis para o seu bebê.

    hora da refeição

    A forma, a quantidade e a hora da refeição do bebê podem fazer muita diferença na melhoria ou não do refluxo. Refeições menores e em maior quantidade são essenciais para diminuir o refluxo do bebê.

    Não alimentar o bebê logo antes de ir dormir também é importante, especialmente se ele não dormir bem.

    amamentação

    Se estiver a amamentar saiba que a sua alimentação também poderá contribuir para o refluxo do bebê.

    Faça uma alimentação livre de cafeína, produtos à base de lactose, alimentos ricos em gorduras, condimentos picantes, alimentos com muita acidez. Elimine estes alimentos e depois, pouco a pouco (cerca de 1 por semana) vá adicionando-os à sua dieta e vá tentando notar as reações provocadas pelo bebê, desta forma saberá realmente quais os que poderão ser mais responsáveis pelo refluxo dele.

    fazer o bebê arrotar

    Sempre que estiver a alimentar o bebê deve de parar diversas vezes e colocá-lo a arrotar.

    Por cada 30 ml de alimento ingerido deve de o colocar a arrotar.

    Dê-lhe a chucha

    Chuchar numa chucha poderá aumentar a produção de saliva, e como a saliva é alcalina, ajudará a neutralizar o ácido no estômago.

    roupas para o bebê que sofre de refluxo

    Evite roupas justas, especialmente as peças de roupa apertadas na cintura não são de todo aconselhadas para um bebê que sofra de refluxo.

    Um bebê com uma roupa apertada na cintura aumentará a pressão no esfíncter inferior do esófago. Certifique-se sempre que as roupas do bebê são largas na zona da barriga.

    COMO ACALMAR O CHORO DO BEBÊ

    Relacionadas com o motivo do choro existem diversas formas sempre que poderá tentar para acalmar o choro do bebê.

    É importante ter em mente que nem todas estas formas farão o mesmo efeito em todos os bebês, por isso o mais importante que pode fazer é ir experimentando, e ao mesmo tempo ir aprendendo a conhecer o seu bebê.

    Com o tempo começará a compreender os seus choros e, por consequência, as suas necessidades.

    Embrulhe o bebê num pequeno cobertor e segure-o, um dos grandes motivos, até há pouco desconhecidos, é que pelo fato do bebê não ter um total controle sobre as mãos e pés, ele poderá estar a agitá-los sem ter essa vontade, e sentir-se desesperado pelo fato de não os conseguir controlar.

    Se embrulhar o seu bebê num tecido, envolvendo-o do pescoço para baixo, incluindo braços e pernas, ele sentir-se-á mais calmo e seguro tal como estava no útero.

    Poderá colocá-lo no berço ou segurá-lo no colo desta forma, ele certamente apreciará o contacto. Colocar o bebê perto do coração poderá ser uma forma de se sentir próximo de si, seguro e tranquilo tal como quando estava no útero.

    dê um ritmo ao bebê

    O bebê desde sempre foi habituado ao ritmo constante: o bater do coração quando estava no útero sempre foi para ele sinónimo de calma e de um ambiente conhecido.

    Devido a este fato, é que movimentos ou sons ritmados são calmantes para o bebê. Uma música suave, um embalar ritmado, o passear de automóvel, enfim tudo aquilo que tenha uma sensação de repetibilidade para o bebê pode ser algo que o acalme.

    cante para o bebê

    Muitos bebês adoram uma canção de embalar, especialmente cantada pela mãe.

    Quer ande com ele ao colo a embalá-lo e a cantar uma música, quer o coloque no berço ao som da sua voz, ou mesmo o embale numa cadeira de baloiço, o cantar e embalar pode ser um mágico calmante para o bebê.

    massageie o bebê

    O passar a sua mão gentilmente nas costas ou na barriga do bebê pode ajudá-lo a libertar-se dos gases.

    Se ele parecer querer arrotar então o coloque junto ao seu peito com a cabeça pousada no seu ombro, massajando-lhe as costas para que ele consiga arrotar melhor, depois de ter sido alimentado.

    coloque-o na vertical

    Caso o seu bebê sofra de refluxo, ele poderá chorar muito.

    Mantenha-o na vertical durante cerca de 30 minutos depois de ter sido alimentado, pois ajuda a eliminar o refluxo devido à gravidade, ajudando no processo de manter o alimento no estômago.

    Depois da alimentação evite movimentar o bebê muito, pelo menos nos 30 minutos seguintes. Se alimentar o bebê a fórmula o período será maior, pois é de mais difícil digestão.

    dê-lhe uma chucha

    Muitas vezes um bebê recém-nascido tem uma grande necessidade de sucção, podendo ser acalmado com uma chucha ou um boneco (limpo) onde possa chuchar. O chuchar num bebê pode ser um poderoso calmante.

    relaxe e partilhe as emoções

    Um bebê que chore constantemente pode ser algo muito stressante, especialmente se não compreender o porquê do choro.

    Se souber que as necessidades do bebê já estão satisfeitas, se souber que ele não está doente, então não se culpe por não compreender o porquê do choro.

    É importante que a mãe esteja calma para conseguir acalmar o bebê.

    Se notar que a sua paciência está a terminar então peça a um familiar, a uma amiga ou ao seu companheiro para tomar conta dele por um bocado enquanto vai relaxar:

    vá dar um passeio, saia de casa, vá ao cabeleireiro, saia com uma amiga e tente não pensar sempre no mesmo, certamente que quando chegar a casa estará muito mais relaxada para poder tomar conta dele.

    Se não puder sair de casa, coloque uma música clássica, ou de meditação, e para além de ser algo que poderá acalmar o bebê pode também servir de relaxamento para si.

    Converse com outras mães

    Enjoying the preview?
    Page 1 of 1