You are on page 1of 3

Universidade Federal de Sergipe Centro de Educao e Cincias Humanas Departamento de Educao

Disciplina: Estgio Supervisionado III Prof.: Dra. Maria Jos Nascimento Soares Aluna: Mnica Andrade Modesto

Fichamento

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educao. Cap. 8 e 9. So Paulo: Cortez, 1994. No captulo oito intitulado Contedos de ensino e material didtico o autor remete um pouco ao captulo cinco no qual fala das tendncias pedaggicas. Neste captulo Luckesi aprofunda a discusso acerca da abordagem dos contedos em cada uma das tendncias de modo crtico e construtivo e afirma que so crticos na medida em que os conceitos so questionados e discutidos de modo contextualizado e construtivo na medida em que so indicados alguns encaminhamentos para a prtica (p. 133). Luckesi atenta para o fato de que os contedos articulam-se diretamente com os objetivos polticos que j esto definidos. Na pedagogia tradicional nascida e sistematizada no contexto da Revoluo Francesa os objetivos dos contedos deviam se destinar equalizao social, preparando os indivduos em condies iguais. Para atingir este objetivo esta tendncia adotou como contedo a formao da mente do educando atravs da assimilao de contedos considerados clssicos. J a tendncia escola-novista que se desenvolve no contexto da burguesia contrarevolucionria abarca em sua definio de contedo escolar a formao de cada indivduo, segundo suas potencialidades e interesses atravs da vivncia de experincias variadas do cotidiano. Outra tendncia, a da pedagogia tecnicista que surgiu na dcada de 30 e cristalizou-se na dcada de 60 define como seu objetivo formar profissionais para a tender as carncias de mo-de-obra para o processo de industrializao multinacional e nacional atravs da aquisio de conhecimentos e habilidades restritos a essa necessidade especfica.

Partindo para as tendncias crticas, o autor apresenta a pedagogia libertria resultante dos estudos de Paulo Freire. Esta tendncia pedaggica tem como objetivo poltico formar as crianas e os jovens para a autogesto individual e coletiva proporcionando a emancipao organizada das camadas populares. Por fim h a pedagogia crtico-social dos contedos que tem por objetivo contribuir atravs da educao para a formao da cidadania e acredita que os contedos devem garantir a todos os educandos condies de criticidade. Observando os objetivos e os contedos definidos pelas tendncias acima notase que estes no so casuais, mas sim intencionais e esto intencionados responderem ao objetivo definido pela tendncia. Os contedos, por sua vez, so resultados crticos da cincia na medida em que procuram desvendar a realidade. Os contedos so assimilados da herana cultural que antecedo o homem e as convices deste so formadas na prtica cotidiana. O autor demonstra acreditar que a tendncia mais adequada para a escola sob seu ponto de vista seria a tendncia crtico-social dos contedos. Nesta tendncia interessa escola a cultura elaborada espontaneamente pela criana no dia-a-dia. Por cultura cotidiana, Luckesi entende a cultura do dia-a-dia, adquirida informalmente e por cultura elaborada entende que esta produzida intencionalmente pelo ser humano, ou seja, ele a constri atravs de um esforo intencional atravs de uma busca voluntria ou no para desvendamento da realidade. Todavia, no cabe escola privilegiar uma ou outra cultura, pois ambas devem ter o objetivo de permitir ao educando a apropriao de formas e modos de entendimentos que lhe possibilitem um nvel novo, mais coerente, consistente e universal de anlise e compreenso do mundo. A esse respeito Luckesi aponta ainda que infelizmente nem sempre os contedos escolares correspondem aos resultados mais significativos do pensamento de da cincia produzidos pelo ser humano, na maior parte das vezes so reduzidos a superficiais definies que so impostas aos alunos para serem decoradas. Partindo para a abordagem acerca do livro didtico, o autor o define como um material didtico e questiona sobre sua importncia. Ao final, define que o livro didtico um veculo de comunicao importante dentro do sistema de ensino, porm no pode ser assumido acriticamente. Deve ser selecionado e utilizado de forma crtica para que no sirva apenas de veculo de contedos que estejam em defasagem com a perspectiva que o professor quer adotar. No captulo nove intitulado procedimentos de ensino o autor versa sobre os mtodos de ensino e diz que o conhecimento da realidade exige uma forma metodolgica de abord-la. Esta forma ou mtodo deve ter seu carter terico cujo qual permita ao aluno que a realidade seja apreendida do ponto de vista do conhecimento. Tanto o conhecimento quanto as aes esto determinados por uma viso terica da realidade que informa a ao e os resultados dessa ao, definindo assim a tica terico-metodolgica do mtodo. Sob esta tica, o mtodo a definio dos modos de

se atingir os objetivos definidos. Este mtodo pode ser terico ou tcnico, ambos junto atividade docente tem por objetivo produzir resultados politicamente definidos. Retomando a vertente das tendncias pedaggicas verifica-se que cada uma delas possui procedimentos de ensino particulares. Na pedagogia tradicional, o procedimento, geralmente, a exposio do professor. A pedagogia renovada centra sua ateno em procedimentos que dem conta, por parte do aluno, da aquisio de meios de aprendizagem do mundo circundante e da experincia cotidiana. A pedagogia tecnicista tem como proposta metodolgica a eficientizao da aprendizagem. A pedagogia libertria utiliza como procedimento metodolgico a criao de grupos de discusso para a conscientizao poltica de sua prpria situao. A pedagogia crticosocial dos contedos preocupa-se com a perspectiva da elevao cultural dos educandos, para isto utiliza procedimentos de ensino que viabilizem a retomada da vivncia dos alunos, elevando-a a um novo patamar de compreenso, pela apropriao ativa dos conhecimentos elaborados pelo pensamento crtico. Por fim, Luckesi conclui sua obra com uma discusso acerca das conseqncias que esta traz para a prtica docente. Em primeiro lugar necessrio que o professor tenha uma proposta pedaggica clara para definir com preciso os procedimentos de ensino. Em segundo lugar, preciso compreender que os procedimentos de ensino selecionados sero mediaes e por isso devem estar articulados proposta pedaggica. Em terceiro lugar, preciso que se selecionem procedimentos que se traduzam em resultados concretos. Em quarto lugar, os procedimentos no devem estar embasados no senso comum, mas sim nos conhecimentos cientficos. Em quinto lugar, o professor deve estar permanentemente em alerta para rever os procedimentos metodolgicos adotados. Ele conclui este captulo afirmando que as tcnicas que so usadas no cotidiano da prtica docente dependem dos objetivos polticos e dos objetivos ensino/aprendizagem que se tem.

You might also like