Por Maximiliano Carlomagno

Quais os tipos de inovação? Por Maximiliano Carlomagno .

Copyright 2010 – Innoscience Artigo publicado no Blog de Inovação da 3M. dia 22/02/2011 .

Aqueles que já leram nossa visão do que não é inovação (ver post) e do que é melhoria. invenção e inovação podem estar se perguntando se tais produtos são inovadores afinal produziram enorme resultado (1o pré‐requisito) mas nem todos eram produtos absolutamente novos. criado pelo Prof. Já existiam tocadores de MP3. Smartphones e Tablets antes dos lançamentos da Apple. Há inovações radicais que transformam mercados.Quais os tipos de inovação? Com o Ipad a Apple completou uma sequência de 3 grandes lançamentos junto ao Ipod e Iphone. a inovação de produtos é apenas um dos doze tipos de inovação que as empresas podem aproveitar para melhorar seu desempenho. adequação. No que se refere a tipos. criam novas categorias e mudam a base de competição de indústrias existentes e há inovações incrementais com menor grau de novidade e menor impacto nos resultados. No entanto. De todas as tipologias para classificar inovações que já utilizamos em projetos de consultoria o Radar da Inovação. Mohan Sawhney é a que melhor auxilia a adotar uma visão ampliada de inovação de negócios. é preciso compreender que as inovações tem diferentes tipos e intensidades. Fonte: Sahwney et al (2006) .

Pensar diferente sobre fornecimento. Criar novas experiências e sensações ao público Redefinir como a empresa é remunerada por seus produtos e serviços Redesenho dos processos para aumentar eficiência Mudanças na estrutura de funcionamento da empresa. Pode envolver a alteração do escopo de atuação ou da forma como ela está organizada. cria-se soluções integradas para atender as necessidades dos público Identificar públicos ou segmentos não atendidos Exemplos Innoscience Plástico Verde Braskem Viagra Dell Computers Tela multitoque Apple XP Investimentos Nespresso Nestlé “Condomínios verdes” Comida para crianças Senninha Cartão de celulares pré-pagos Soluções Clientes Experiência do Consumidor Captura de Valor Processos Organização Repensar a interação da empresa com os públicos. serviços e informação.O quadro abaixo apresenta os doze tipos de inovação com uma definição clara de cada tipo e exemplos nacionais e internacionais que ilustram cada tipo de inovação. Tipo Oferta Plataforma Definição Desenvolvimento de novos produtos ou serviços Utilizar a mesma plataforma tecnológica ou componentes para criar novos produtos. HSM Abercrombie and Fitch Tok Stok Skype Peixe Urbano Dell Computers Hospital Sírio Libanês Banco Sicredi Google Cadeia de Fornecimento Presença Embraer Ferramentas Gerais Nike Town Avon XP Investimentos Bancos Premium Tecnisa Web Relacionamentos Marca Coca-Cola Armani . movimentação e entrega dos produtos ou serviços Criar novos canais de distribuição ou locais em que os produtos ou serviços podem ser oferecidos Criar uma nova ligação entre a empresa e seus clientes de forma a criar maiores benefícios ou aumentar a eficiência no atendimento Utilizar a marca como alavanca para novas oportunidades em outros setores. Utiliza a modulariedade como estratégia Através da combinação de produtos.

A Apple não é a única referência em inovação mas. soluções e experiência do consumidor tem sido mais presentes no varejo enquanto que as inovações de processo. Percebemos que essa visão ampliada de inovação aproxima o tema de executivos de áreas que anteriormente eram excluídas do processo de inovação. As inovações de clientes. cadeia de fornecimento e organização mais presentes nas indústrias. . A inovação pode vir do financeiro com uma nova forma de captura de valor. Seu perfil combina inovações na oferta. No setor de tecnologia e entretenimento há uma combinação de diferentes tipos e intensidades de inovação. Além disso. nesse momento.Temos utilizado o Radar da Inovação para: a) identificar o perfil de inovação atual de empresas. vídeos e games bem como a AppStore que vende as aplicações (os softwares) que turbinam os aparelhos. Para tanto. a empresa inovou na cadeia de fornecimento ao estabelecer acordos inéditos com as gravadoras de música e permitir a compra de músicas individuais o que também se constitui numa inovação na captura de valor. e c) desenhar uma estratégia futura explicitando onde a empresa quer inovar. b) comparar com o perfil setorial e dos concorrentes. Todos esses novos canais de distribuição criaram inovações na experiência do consumidor algo vivo nos próprios produtos e nas lojas conceito. na presença como as lojas conceito que mudaram o canal de venda de computadores e a loja online Itunes que redefiniu a forma de comprar músicas. consolida‐se como a empresa mais inovadora do mundo. setores maduros e de baixa intensidade tecnológica começam a identificar tipos de inovações adequados a característica de seus setores. numa experiência do consumidor inovadora pelo pessoal do marketing ou ainda em uma nova configuração da cadeia de fornecimento pela área de logística e supply chain.

Nossa experiência mostra que muitas das inovações que tem transformado setores importantes como educação. Pense no seu negócio. Desafiamos você a utilizar o radar da inovação e fazer a classificação de projetos de sua empresa e setor. comunicação. Estaremos esperando esses casos para discutir com nossa comunidade de inovação. .Fonte: Innoscience A capacidade de capturar valor das inovações está intimamente ligada a dificuldade de imitação das mesmas. algo muito mais difícil. Quando a diferenciação da empresa não é apenas uma inovação mas uma sequência de inovações de diferentes tipos e intensidades emerge um modelo de negócios inovador que garante maior vantagem competitiva. saúde. Não basta copiar uma parte mas o modelo inteiro. varejo entre outros não são inovações de produto.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful