You are on page 1of 7

Por: Yochanan Ben Efraym

É muito comum ouvirmos das pessoas que abordam assuntos relacionados as Sagradas Escrituras, que em nosso viver devamos proceder de acordo com aquilo que professamos ou acreditamos. Ou seja, ser coerente com as nossas convicções e princípios. Esse pensamento é acertado, pois vai de encontro e está alinhado com o que lemos em Ya’akov/Tiago 1:22:

E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganandovos com falsos discursos.
Mas afinal de contas, o que é que a Torah nos pede para cumprir? Qual a essência de cumprir Torah? Qual a finalidade da Torah? Pois bem,sabemos que a emunah(fé) salva (Ma’aseh Sh’lichim/Atos 15:11), e que a Torah santifica (Vaycrá/Levíticos 12:44,19:2) e sem santificação, ninguém verá a Adonai (Ivrit/Hebreus 12:14). Tendo isso bem claro em nossa mente, as Sagradas Escrituras nos faz saber ainda que, seu autor (YHWH/Yeshua) é amor, justiça e juizo.Sabemos também que, Hashem Gadol deseja que tenhamos em nosso viver os seus atributos (santidade), coforme vimos nas citações acima. Vemos ainda que:

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. (Corintyah Alef/1 Corintios 13:13).
Ao longo de toda Escritura, podemos ver vários e vários passukim/versículos, fazendo citações e alusões acerca deste atributo (amor) do Criador do céu e da terra. Este é um pequeno material que busca com base nas Sagradas Escrituras, entender o que é, e qual a finalidade de termos esse importante atributo chamado amor. Para começarmos, vamos deixar que as Escrituras nos informe o que é amor e nos diga ainda quais são os seus atributos, pois nos interessa aqui saber sobre o verdadeiro e único amor, que é o bíblico. Vejamos:

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

sentia como menino. Não folga com a injustiça. tudo crê. conhecemos. no passukim/versículos 4-8. Ou seja. Mas.mãe e etc. Notamos de forma bastante clara que. o amor não é invejoso. Porque. e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado. bem como NADA de emocionalismo. permanecem a fé. NÃO HÁ NADA de negativo dentre aquilo que compõem a essência do verdadeiro amor. tudo espera.E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres. mas folga com a verdade. acabei com as coisas de menino. não se ensoberbece. Tudo sofre. Pare por um momento. mas.. Parece óbvio em dizer que. Não se porta com indecência. e não tivesse amor. o amor não trata com leviandade. O amor é sofredor. o autor nos mostra o que é o amor na essência. Não se porta com indecência. mas folga com a verdade. tudo crê. O amor nunca falha. mas então veremos face a face. ele é sofredor. mas havendo profecias. Quando eu era menino.filhos. nada disso me aproveitaria. não busca os seus interesses. é benigno. mas então conhecerei como também sou conhecido. estes três. Não folga com a injustiça. não busca os seus interesses.) e com todas as outras pessoas? Temos sido pessoas mansas. então o que o é em parte será aniquilado. o amor não é invejoso. tudo suporta. tudo espera. havendo ciência. havendo línguas. serão aniquiladas.. logo que cheguei a ser homem. em parte. não se irrita. Porque agora vemos por espelho em enigma. é benigno. tudo suporta. falava como menino. cessarão. mas o maior destes é o amor. o amor não trata com leviandade. Agora.. não se irrita. e reflita em cada um dos componentes do amor e seus reais sentidos. Temos sofrido? Sofridos com o que? Temos sido benignos a cada segundo de nossas vidas com as pessoas. a esperança e o amor. agora conheço em parte. Tudo sofre. discorria como menino. não suspeita mal. lembrado que Adonai não faz acepção? Invejamos (Sentimento de Satan) o nosso próximo? Estamos nos irritando facilmente com os nossos familiares (esposa.esposo. O amor nunca falha. (Corintyah Alef/1 Corintios 13:1-13). não se ensoberbece .. pois. quando vier o que é perfeito. não suspeita mal. desaparecerá. calmas e de shalom? Andamos de cara . e em parte profetizamos.

Repare ainda que se você não ama (olhe o tópico anterior que aborda o que é o amor). comemorando os moedim/festas fixas.? Veja que coisa seríssima.comendo alimentos kasher . que compreendo ser para óntem. Com efeito: Não adulterarás. Por uma questão de brevidade não citarei aqui as bem aventuranças. (Ya’akov/Tiago 2:10) .. guardando o shabat. tornou-se culpado de todos. porque quem ama aos outros cumpriu a lei.. não furtarás. e se há algum outro mandamento. a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros. mas sugiro impressendivelmente a leitura de Matityahu/Mateus 5:2-14.fechada e sobrancelha feia? O que tem saído de nossos lábios? Palavras ásperas com teor de ódio. para abrir o nosso entendimento do que estamos tratando aqui. O amor não faz mal ao próximo. e nos perguntemos se temos praticado aquilo que cremos.. você não cumpre a Torah e ambas as coisas (Lei/Amor) estão intrinsecamente ligadas. e diante de situações a qual podemos praticar o assunto em questão e todos os seus atributos? Meditemos quantas vezes forem necessárias nisso. e tropeçar em um só ponto. tudo nesta palavra se resume: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Pois se não tiver amor bíblico. .porque estamos usando tzit-tzit. não matarás. Agora vamos olhar para outro texto que vai nos ajudar no entendimento deste assunto importantíssimo. ironia ou de sabedoria? Temos tido misericórdia ou somos rápidos para julgar e sentenciar o nosso semelhante (lembrando que devemos reprovar sim o ato pecaminoso)? Como temos agido desde o momento em que o Criador nos permite levantarmos da cama.falando hebraico e aramaico e etc.Então não nos deixemos enganar achando que. circuncisão.. Voltaremos a tratar de algumas coisas deste capítulo mais adiante. o que Ya’akov/Tiago diz acerca disso: Porque qualquer que guardar toda a lei. Sha’ul/Paulo portador da Ruach HaKodesh (Espírito de Santidade) se preocupa em não deixar dúvidas acerca de como sermos pessoas no verdadeiro amor. não darás falso testemunho. QUEM NÃO AMA (BIBLICAMENTE) ESTÁ TRANSGREDINDO!!! Yeshua está as portas. como estamos achim/irmãos? Sem santidade NINGUÉM verá ao Eterno. de preferência todos os dias.hoje e sempre: A ninguém devais coisa alguma. você está agindo conforma a Torah em sua plenitude. não cobiçarás. De sorte que o cumprimento da lei é o amor (Rohumayah/Romanos 13:8-10) Percebemos aqui novamente que..

ou com que nos vestiremos? E Sha’ul/Paulo: Não estejais inquietos por coisa alguma.Agora vejamos em Galutyah/Galatas 5:19-26 mais algumas coisas para o nosso entendimento e reflexão conjuntamente: Porque as obras da carne são manifestas. fé. nada mais que um estado de desequilíbrio que pode causar a impaciência e conseqüentemente o nervosismo e estresse.nada mais são do que os mesmo atributos do amor . Idolatria. Invejas. invejando-nos uns aos outros. Se vivemos em Espírito. longanimidade. inquietos. é a questão da ansiedade. andemos também em Espírito.o ódio. bebedices. acerca das quais vos declaro. irritando-nos uns aos outros. emulações.a íra e o mau em todos os sentidos em nosso coração: . homicídios. benignidade. iras.Conhecidência? NÃO! Veja também que os demais atributos da Ruach/Espírito. com ação de graças. Mas o fruto do Espírito é: amor. prostituição. dizendo: Que comeremos. dissensões. Estamos na ruach/espirito ou na carne? Outro ponto a ser pensando. paz. gozo.Observe que Sha’ul/Paulo ao detalhar as obras da Ruach/Espírito inicia com amor. heresias. antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de YHWH pela oração e súplica. as quais são: adultério. porfias. somos espirituais e conseqüentemente amamos e anulamos a raiva. temperança. inimizades. que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de YHWH. pois. (Filipissayah/Filipenses 4:6) Quando estamos em obediência. ou que beberemos. impureza. conforme vimos em Corintyah Alef/1 Corintios 13. E os que são do Mashiach executaram a carne com as suas paixões e concupiscências. como já antes vos disse. o antagonismo de um ser que está na carne de outro que está na Ruach/Espírito. Pode-se notar de forma muito explícita. pelejas. Não sejamos cobiçosos de vanglórias. mansidão. Sabemos que a ansiedade. bondade. Contra estas coisas não há lei. glutonarias. feitiçaria. e coisas semelhantes a estas. lascívia.É por isso que Yeshua Adon V’Goel (Senhor e Redentor) diz: Não andeis.

que está nos céus. Para finalizar vejamos o que Kefa/Pedro nos diz: E vós também. Creio que agora podemos começar a entender quando Yeshua diz que: o amor de muitos esfriará.quando agimos com amor (bíblico). porque o amor é de YHWH. para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem ao vosso Pai. (Matityahu/Mateus 5:16) Oremos intensamente e nos esforcemos para termos esses atributos achim/irmãos.. quantas coisa são produzidas quando AGIMOS E PRATICAMOS o AMOR/TORAH!! Bem! Acho que agora podemos começar a entender o que Sha’ul/Paulo quiz dizer: Porque o amor do Mashiach nos constrange. E à ciência a temperança.... Porque. agüentou tantas coisas Corintyah Beit/2 Corintios 11:24-27). e qualquer que ama é nascido de YHWH e conhece a YHWH.Olha que baita lição para nós todos! Recomendo ainda que leia Ruhomayah/Romanos 6:4-9 e note os elementos do amor conforme vimos anteriormente em Corintyah Alef/1 Corintios 13. não suportaria nada disso e teria sucumbido em sua missão..anulamos os ardis de HaSatan e suas hostes. Agindo com amor (biblico) as pessoas verão Yeshua em nós e: Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens. pondo nisto mesmo toda a diligência.. se em vós houver e abundarem estas coisas.Pois o Eternos é AMOR. Observemos juntos aqui.mas também é justiça e juizo.. e ao amor fraternal a caridade. e à paciência a piedade. e à virtude a ciência. (Yochanan Alef/1João 4:7) Agora podemos começar a entender porque Sha’uh HaShaliach (Paulo o Emissário). e à temperança a paciência. não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Yeshua HaMashiach. Também podemos entender que .. Se Sha’ul/Paulo não tivesse em espítiro (amor). E à piedade o amor fraternal. acrescentai à vossa fé a virtude.Amados. . amemo-nos uns aos outros.

De sorte que o cumprimento da Torah é o amor.Conclusão O amor não faz mal ao próximo. (Ruhomayah/Romanos 13:10) .

07.E7485.79:7. 54/0248.8.88:2.E7480.473948   4434/094/.

307..430.088094/.3/./0/0907248088025479.248/0.7248 .79:7.97-:94 ..-0784-704 ../.080.247 3.8J3:.  .97-:948 5483483907088.08804/42/057410.247 6:0F4-J-.3/.. 9077.4244209..6:09.8844880:8.803.:808.6:097.088094/4848 289F748094/..:48  1.42-.6:8.9.6:084.1F /02..   890F:2506:0342.834831472046:0F..79:7.8/48420380/48.3/.7.6:.03/4..247 807.2.907.F:0/.2470 348/.0880./.247 /47. 0....76:0.97-:94.880./47/4.07.13.6:00:1./4 ..8$.248  3/.348 0349..390.0880 .. 9.4   '0.07/.88048243908 0349.385479. 0.6:09..4:.4 .7.807.H3.88../07403.8  03903/0746:0F 06:.6:0-:8.247   !.42448346:0930  .88.././0890.420.078J.

0  4805479..8/020334  !476:0..4880:8390708808 3480 779.420..42420334 2.07/.0702481.0880..8.880420:..574.247  4739.3/.8 6:.36:.3.42420334  /8.5.8 .  ... 348:8509.430.-0 . 2. 414.80394.84 2.2...48.4304025.1479:3.02.3/.36:..248 .247 0890897H8 2..1.430.790 2.6:003970. 34-:8.03/4.423/0.24734 97.5./0 %:/484170 9:/4... 9:/48:5479.7...  .1./4 034 9...2-F2 84:.1F ./0 34800384-07-0.. 548 5072..8 .3/.2. 2.H3.7.42.430.01..2473:3....02485470850402032.3/4.70.8.8 8074.42.0746:0F5071094 039446:04F025.3/40:07.7H 9:/408507.8074202 .8:890394/48 54-708 0.477.247F84170/47 F-03344..03/457410.0248 0025.20334 1.04.24734F3..03/4J3:.070.23.790807E . /08.790 .0.04844./88420.09./.088.7.47././4  ":.4249.3:89.H3.6:0/897-:J88094/.30.80394.9.814..42.42420334 8039..74.08507.0 .247 3.8 446:0.790574109.47.07E !476:0 025./4  47..47/08908F4..8076:02.47545.0:0.

-.248/01472.473948    49..7.390.89.6:0 345.88:2.

./. 085484 148 20009.46:0F4..248348779..82.  .42.423/0.4254303908/4..088H3..42502.:2/48.38.8.70.. ./46:0/43..8 .24734F3.42. 34-:8.02.3/41.07/.80:3/4/0 3488.  :80.423/./.824   !.2.0O-.04844.3 43488457O2489.3/.4246:0%02488/4-03348.8 50884.088H3.814./0 3480 0384-07-0.H3.80/08../074.88039/48   %02488417/4$417/48..4880:8390708808 3480 779..84:97..3:89. 348:8509.2473. 0.8.708 08548.8 02-7.420.8%02488/450884.402/076:0   /030./. 2.248 $03920394/0$.:48  4.850884.70547:22420394 07019.2./0 %:/484170 9:/4..   !.2./4..6:46:0 . 414.1.43.20390.9.9..078J.42.247080:8 70.8..4294/.0  4805479..:947348 24897.248/0.7H 9:/408507..4/03970...7. 9:/48:5479.341.9.. 00 F84170/47 F-03344 ..2473:3.424/0 024.0543.247 -02.2473497.07/.4248 3488481.0.

.3/46:0/0.70803903...48.2.39J8824 6:0.4:84248 7E5/485..2.247 #4:2.7E8 341:79.8 .429047/0O/4 743.39.4-.08.9450.7E8 1.39.3/.%02489/42807.7824.20394  9:/43089..88:394026:0894094/484880:8.2...390/089:..088E7.390 02-7.74.O3902 400802570  33:F2/0.0  42010944./.73403903/20394/0890 ...426:0.10..10..80708:202.6:46:0.84908902:34 34.247341.9.0F 4.7.6:.23484 42490248.8.4:/08.94/4848/.70248   47..2484.J/4/0348848E-48!.084-7..8 .9.:.4257003/48075.9.7E8080E.7.8 0348507:390248 809024857.484:9748.5.348074.7E8 34/.7E8.-0/47..9 20824  .O7/.424.54/0248 57.3.484:97485476:06:02.. .7248/.8E8507.348. 6:09028.97-:9480/902486:..4:97490946:0.7E8 342.:257:..0.208 :38.48.74348848020.:25720394/./473485072900..0248 70574.457O24 0847906:04..7..:24:9742.7./4..:2.247. 0/.83884 /0570107H3.75..0081470230./:907.490:57O24.7.88:39425479.:/./4/08/042420394026:04 7.

.#42.0-0248.6:34.348    !07.203906:0 $. :.

247 .2..07.3907476:0.39/.2-.4.#:.7/.4.-47/./0 805704.0234/0./074.8.3/.8 .H34.%47.424 80724850884.4/08 85J794/0$..07/.6:080./0..!.4./.70.247 #05.8.:2570./47/.48.8 0.:5.:45479.0..H34.834.46:0F4. 404 9O5.

20390.3.3/448.:3../.8 39434348/0024803.9 .3/499 99 :.-..7.7 .248:8.7/.3/46:0 5476:0089.420247.3/448240/2..247 0894397380.84  .

.H089E.81.8 .4   '0. 46:0.3/4 0-7. .07.3/4.4.247-J-.%47.2.807 1.1089.48.807J882.028:.5039:/0  !4880349...7.4.431472..4203/4.203948.40..6:0.4009.

0 097450.6:076:0:.07./4/094/48  .. .702:28O54394  94734: 80..794/..7/.:5.%./884  !476:06:.4.4/.

8 .85479.248.4    "&  % $% %#$#   08:.%.424089..089E.2.

/0./0&A .039:7.6:.490734   !47:2..6:0894/0-70.:.99.8-02.020390.09:7.88:74 25708803/.07E.3.9.70././034.8 2.7248$028.39/.

48.70248.97.24897.7/0 .3/4.8/0890..8...-774 3488403903/20394/46:0089.390     ./.:2.5J9:42.6: '49.9.7.9.90:8  5.8.

0..47.24802.:9..

4209029.484:9748  3..86:..43. 43.. 32.00.7447034/0  .247 44 5.8.3908. .8 .48./:9F74  574899:4 25:70.:2.H3..43:39.32/.48.730/04:9746:0089E3.8.38/4 902507.9.9.484:9748   !4/0 80349.08 7.02480285J794 .2:9405J.8 0..  4397.  /4.J/48 -0-0/.3/02489..8  $0./.48../08 5471.97.8 .43824/0:28076:0089E3.248.8/.2-F20285J794  480.4-4848/0.7.089.48/880 6:048 6:0.88020.884. .84-7..J.85. 4..8 779.42.8  /8803808 0708.7.4 3488403903/20394070104.0.8.7.7/01472..730..8.0.080 .48.#:.07.48/0.88:. 109.74 ..31089.8 02:.8 2.3908./0 1F 2.20390  !476:0..2.39.8.3/4 348:38.8..:58.:9.86:. 089.8 42.424E.3O7.3/4 348:38../0 -43/..08 :943.8.85.834E0  486:084/4.8 500./0  -033/..8  3.3.7.83407/.8417:94/485J794F.730842.

06:0$. :.85J794 -807.

84-7...!.7 .8/.:4.4/09..#:.

...85J7943./H3.8.42.247 430..9. '0.97-:948/.#:..2-F2 6:048/02.

247 .85J794 3.2.01.97-:948/4.24802 4739./.4314720.884/46:04820824 .

473948   89.2483.7:...

2.08970248  $.6:0894/.H3. :.380/. ... 25.42070248 4:6:0 -0-070248 4:./0 3. /43' 40 $03470#0/03947 /  4..:8.380/.86:0:2089.3/4 F...48824008970880 A5478846:008:.43806Q0390203904307.730  :97454394.3/08 548 36:0948 /03/4":0.8075038./0 $.7.-02486:0./..0.426:0348.0857944:3./4/0/0806:J-746:054/0.

488.:2.47..8/..!.850908 80.8  588.836:0948547.4/07..430.3908.8..:4  40890.4085.42.  .390/050../..2029:/4.48.

7...248024-0/H3..503808   ":.042.3:.J7.4  . 4O/4 . 8424808579:.248 0.248.43806Q039020390.3/4089.:0294/48488039/480234884.47.2.80.

2.2.3./4/00.484:97485476:04.301.6:076:0.0.2024 348:38.F3.247F/00 6:.  4.430.8../48 .

8.39...$.420.44   47.:44 288E74 . !.48.7.Q0394:9. :.54/0248.8 4739.09.03903/075476:0$.

:.473948   $0$.

2884 .088002085J974 .3.4203/4.9.3O894/48  #0./8840907.247 348:5479.:4349.!. 8:.6:00.6:0-.7..45./.:2-/4028:.3/.#:42.7..

247.348 034904800203948 /4.248.#42.01.4314720.39074720390024739.

7..0.473948    !.13.7.24846:001.

   -807..3. .H3.O89.0248:3948..8.9073.H3.H3./04.702089.48.24717..2-F2 543/438942082494/..9073.84574/:/..!0/74348/  .4848302089F70834.  .3.H3./H3. ...070.430..48.902507.24717.79:/0.3/4 $ !#% $4 #.8. 0902507.48/0.39..708..039. 0.488..8 34.4.8.O84:.7/.-:3/.86:.. 50/.1F..../0  50/.20394/034884$034708:.74 4. .79:/0 0.5. 05../0  !476:0 8002.6: 6:....

46:0.03903/0746:0$.% #  02. :.420.54/0248.47.7.

4884!.348.30   %.390/4842038 5.24848 .43897.F:8  .247/4.308:.3/4.0.848908   3/4.804716:02.8 .247 -J-.850884..07408:.6:0.8..3/0.$.8-4.7/8/0.488.247 --.:46:/07  !476:04..248.023O80  8827085.2-F254/024803903/076:0 6:.!.8.3:. 6:0089E348.4.7.9.84-7.42.2.4 .42.99.488.:/.:.4 .

.20390034808147.7.02485.2.90:8   7024839038..90724808808.97-:948 .

7.03903/076:.89./6:0  4.420.47.0:4   7046:0.54/0248.7248 !484907348F # 2.247/02:9480817.7E  .2-F2F:89.3/408:.

247341.:84  ...457O24 0847906:04.247  #:42.2.F4.:25720394/.. %47.43.

#42.348   .

 .