You are on page 1of 2

Biologia e Geologia – Ano 2 Ano Lectivo 2009/2010 Ficha de trabalho – Diferenciação celular

1.

Observa o esquema a baixo que representa o dispositivo experimental desenvolvido por Steward e os

seus colaboradores.

1.1. Qual o objectivo desta experiência? 1.2. Explique, sucintamente, a experiência esquematizada na figura. 1.3. Refira a importância do uso de um meio contendo nutrientes e hormonas específicas. 1.4. Face aos objectivos da experiência apresente os resultados obtidos. 1.5. Comente a afirmação: “As células da cenoura madura são totipotentes”. 2. O esquema abaixo traduz a clonagem da ovelha Dolly.
Em 1997, Ian Wilmut, os seus colaboradores e uma companhia escocesa de Biotecnologia usaram o procedimento nuclear para clonar ovelhas. Ian Wilmut extraiu células diferenciadas da glândula mamária de uma ovelha, privando-as de nutrientes durante uma semana, de modo a permanecerem na fase G1.

2.1. Qual o objectivo desta experiência? 2.2. Explique sucintamente

como ocorreu a transferência de núcleos nesta experiência. 2.3. Refira a importância de manter as células das

glândulas mamárias na fase G1 do ciclo celular. 2.4. A qual das ovelhas será Dolly geneticamente idêntica? Justifique. 2.5. Tendo distribuição genético na em do célula conta a

material e a

organização celular, comente, criticamente, a afirmação:

“Dolly é um clone”.

1

por Robert Briggs e Thomas King.3. O animal C é geneticamente semelhante ao animal A ou B? Justifique a sua resposta. Por que razão as duas células são tão diferentes quer sob o ponto de vista estrutural. 4.2. As células existentes no sangue (por exemplo. b) permite a especialização das células em determinadas funções. Os resultados seriam os mesmos se.1. 3. 2 . A experiência foi repetida numerosas vezes. 4. um glóbulo branco) são distintas das células contidas na parede do intestino. na fase de girino. O núcleo de uma célula intestinal de uma rã (animal A). Por que razão se deve evitar a exposição de mulheres grávidas a raios X? 5. em 1952. 5. Explique as razões da escolha do ovócito para a célula receptora do núcleo do animal A.2. quer sob o ponto de vista funcional? 4. e) não é influenciada por factores ambientais. Das divisões da célula manipulada resultou uma rã (animal C). foi transplantado para um ovócito de uma rã (animal B). d) é sempre irreversível. cujo núcleo havia sido previamente destruído por irradiação.2. em vez de um girino. Quantos cromossomas apresenta cada uma das células identificadas. A figura seguinte ilustra a experiência efectuada. em especial durante os primeiros três meses de gravidez. utilizando células de rã. tendo-se verificado uma elevada percentagem de sucessos.3. Dê exemplos de outros agentes com origem no meio ambiente que podem ter um efeito semelhante ao dos raios X. A diferenciação celular… (assinale as afirmações correctas) a) altera profundamente a estrutura do DNA. 4. o animal A fosse uma rã adulta? Justifique a sua resposta. 3. 5. Fundamente a sua resposta. c) é regulada ao nível da transcrição. As mulheres grávidas não devem ser submetidas a raios X. 6.1.1.