You are on page 1of 3

Cursista: Maria Cristina da Silva Ferreira Tutora: Alzenira Francisca de Azevedo Módulo: 12 Unidades: 1, 2, 3, 4

Turma: 01/2009

Data: 30/10/10

MEMORIAL

Iniciamos

o

módulo

“12”

com

o

tema:

A

educação

e

as

constituições.

Partindo do pressuposto de que as atividades administrativas são um tanto burocráticas por não se constituírem por um saber único aplicável a qualquer área ou circunstância, entendemos que a organização da educação exige mudanças na sua postura e na sua filosofia. Nesta percepção podemos dizer que todos os envolvidos na Comunidade Escolar não desenvolvem os mesmos papéis que os ocupantes destes mesmos cargos em uma instituição não escolar. Pois, a função dos cargos varia de acordo com os objetivos da instituição a qual eles pertencem. Sendo assim, o desenvolvimento das tarefas, prioriza os lucros, colocando em segundo plano as necessidades emocionais consideradas de fator pessoal.

Já nas escolas, o comprometimento dos profissionais vai além da simples produção de algo, envolve a construção da cidadania nos seus aspectos afetivos e emocionais, o que torna inadmissível comparar gestão escolar e gestão empresarial. É com base na legislação da educação que procuramos organizar o setor e executar as atividades, tanto nas questões pedagógicas como nas administrativas.

Dentro do contexto da educação existem normas e Leis que contribuem para a melhor organização e desempenho do profissional dentro da escola. Ou seja, sobre a educação, as três instâncias da federação poderão definir leis e normas a serem seguidas, desde que uma menor não descumpra o que determina uma instância de maior poder. Por exemplo, a Lei de Diretrizes e Bases permite à iniciativa privada atuar no ensino fundamental, o que impede a

O regimento é um instrumento de fortalecimento do estabelecimento de ensino e da própria educação desenvolvida pela escola. Nessa estrutura estão acima de todos os outros. A legislação educacional torna-se fator relevante no exercício da cidadania. os órgãos federais. Com a criação do FUNDEB – Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica – houve a universalização dos ensinos infantil. o Instituto Nacional que atuava como uma espécie de ministério. que representam a União. São eles o Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Educação. Passamos a conhecer nossos limites. Outro fator que merece destaque nessa reflexão sobre as leis e a cidadania da educação escolar. das responsabilidades do Estado para com a educação. que atuava como um centro de estudos e pesquisa e o Conselho de Instrução Superior. obviamente. . uma vez que é nela que estão definidos tanto nossos direitos quanto nossos deveres. Com a proclamação da República e a pretensão de implantar um novo regime de governo.sem prescindir. o que eleva nossa capacidade de reivindicação e de proposição de sugestões. os limites das autoridades de nosso município e estado.bem como o aumento das vagas no ensino superior público com a construção de dez Universidades federais e a criação do PROUNI que concede bolsas aos alunos de baixa renda nas faculdades particulares. A escola hoje tem autonomia para elaboração de seu regimento escolar. o Pedagógium. bem como a quais instâncias cabem cada responsabilidade. refere-se à compreensão da hierarquia existente na estrutura educacional. Estes órgãos definem diretrizes para a educação a ser desenvolvida em todo o país. Criou-se a Secretaria da Instrução Pública. a educação foi objeto de preocupação e deliberações dos dirigentes. fundamental e médio.existência de leis estaduais ou municipais que proíbam a instalação em seu território de escolas particulares de 1a a 8a série. Os princípios regimentais devem deixar claro que a escola pública pode ser menos estatal e mais do público ao qual atende. a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

Porém. tanto na questão regimental como na estrutura organizacional. o sistema educacional no pais ainda carece de políticas públicas que possam garantir o acesso à educação pública de qualidade para todos os cidadãos brasileiros. Maria Cristina da Silva Ferreira Cursista .É notória a constante evolução na educação.