You are on page 1of 8

Campanha do Advento

OBJECTIVOS: 1.Sensibilizar os catequizandos para o significado do Advento (tempo de preparação) e do Natal; 2. Retomar um valor cristão (muito esquecido pela sociedade): a existência e presença dos Anjos na vida de cada um; 3. Incentivar a interligação entre a Catequese e a Comunidade; 4. Desenvolver a dimensão da partilha com a campanha da Infância Missionária. (?)

CENÁRIO: O cenário desta campanha apresenta-se da seguinte forma: - Um placard onde está afixado um Anjo, em tamanho grande, tendo como fundo um céu estrelado, e como base uma nuvem. - Nas mãos do Anjo está um coração, onde, cada semana, será afixada uma tarefa a desenvolver pelas crianças/adolescentes (Rezar, Escutar, Partilhar e Servir).

DINÂMICA: (ao som de música de fundo) A intervenção das crianças/adolescentes e catequistas deverá terá lugar no momento de Acção de Graças e decorrerá da seguinte forma: - A catequista lê um texto introdutório à tarefa de cada semana; - Duas crianças “abrem o coração do Anjo”, mostrando a tarefa semanal a realizar; - Um adolescente lê uma oração relacionada com a tarefa; - Duas crianças distribuem pelas restantes pequenos postais (Anjos) com a tarefa da semana; - Os referidos postais deverão ser decorados por cada criança/ adolescente, sendo-lhes também pedido que escrevam uma mensagem de Natal; - Na semana seguinte as crianças trarão o postal para a Missa, entregando-o no momento do Ofertório; - Os postais feitos pelas crianças ao longo do Advento, serão distribuídos na noite de Natal pela comunidade paroquial. (ao som de música de fundo)
Odeceixe 2009

1

Criança/Adolescente: Quem são os anjos? Sacerdote: Os Anjos são “mensageiros” de Deus.Campanha do Advento INTRODUÇÃO: Catequista: É Advento e em breve será Natal! Durante todo o Advento. se quiserem. tal se neste Advento procurássemos conhecê-los melhor? Quereis? Então vamos começar por saber se existem e quem são os Anjos e. ou seja. consolar os que estão tristes e preocuparem-se amorosamente com a nossa vida. São espíritos criados por Deus para transmitirem a Sua vontade. meninos e meninas de coração grande que. com uma vontade muito livre. nós os cristãos alegramo-nos porque recebemos no Natal o Presente de Deus. mas podem chegar até nós num acontecimento. os meninos e as meninas fazem muitas perguntas sobre os Anjos! E que. depois. amparar. Criança/Adolescente: Qual é a sua missão? Sacerdote: A missão dos Anjos é orientar. Criança/Adolescente: Podemos ver os Anjos? Sacerdote: Os Anjos são invisíveis aos olhos. tal como os Anjos. vamos também aprender com eles a tornarmo-nos pequeninos anjos. para mostrarem quanto eles são rápidos e bons mensageiros. manifestarem o Seu amor e apontarem caminhos a seguir na direcção do bem. São seres dotados de grande poder e inteligência. Por estarem sempre atentos é que as pessoas começaram a desenhá-los com asas e às vezes até com uma trombeta na boca. estão sempre atentos à voz de Deus e à voz de todos aqueles que precisam da nossa ajuda. num sonho e mesmo numa pessoa. num pensamento. Vós conheceis este Presente? É Jesus! Como é que Ele chegou até nós? Diz-se que tudo começou com a voz de um Anjo! A propósito. normalmente. Mas o lugar onde sentimos bem essa presença é no nosso coração. Criança/Adolescente: E eu tenho um Anjo da Guarda? Odeceixe 2009 2 .

pelo facto de ser invisível. Odeceixe 2009 3 . se os deixarmos. que lhes envia um mensageiro especial. 1º Domingo do Advento: Tarefa: REZAR REZAR Catequista: Os Anjos têm muitas tarefas e.Rezar. Que podes fazer? (Duas crianças dirigem-se ao Anjo/placard e abrem o coração. mas podemos ser parecidos com eles. Assim perceberás melhor o que são os Anjos e o que eles podem fazer em nós. ou seja. dos nossos pés. porque precisa das nossas mãos. não somos Anjos. quase ser como eles. tens! Cada pessoa tem um Anjo! Jesus diz-nos que todas as pessoas estão sob protecção de Deus. enfim do nosso coração e do nosso corpo todo. uma das mais importantes é vigiar. Após breve momento o catequista prossegue…) . Ele não faz tudo por nós.Campanha do Advento Sacerdote: Sim. para se ver a tarefa da semana. mas está atento e manda mensagens ao nosso coração de maneira a aprendermos a distinguir o que é bem e o que é mal. estar atentos àqueles que mais deles precisam e. prepara-nos para o ajudarmos na sua missão de mensageiro de Deus. Queres ser parecido com um Anjo? Se tu quiseres podes experimentar e ser um ”Anjo”. da nossa boca. e então acontece uma coisa fantástica: quer precisar de nós para realizar aquelas tarefas que ele. Aos poucos. dos nossos olhos. atentos à voz de Deus. as pessoas. não pode realizar sem nós. Esta semana também tu estás convidado a estar vigilante como o teu Anjo da Guarda. de certas pessoas muito boas se diz: “Aquela pessoa parece mesmo um Anjo”. É ele que nos inspira confiança de modo a ultrapassarmos com coragem todos os medos. às vezes. o nosso Anjo da Guarda que Deus envia. É por isso que. Nós. como sabes. eles estão sempre alerta e por isso são bons vigilantes.

tal como os Anjos. esteve sempre atento à voz de Deus e assim também ele se tornou um mensageiro de Deus. Após breve momento o catequista prossegue…) . Música de fundo… 2º Domingo do Advento: Tarefa: ESCUTAR Catequista: Neste Domingo a Palavra de Deus. adolescentes e jovens. Foi ele que pediu a todos para prepararem bem os caminhos de Jesus. ESCUTAR Odeceixe 2009 4 .Campanha do Advento Oração: Anjo da Guarda. minha companhia proteges-me desde o meu nascimento. que é filho da prima de Maria. para serem entregues durante o Ofertório). falou-nos de João Baptista.Escutar. para se ver a tarefa da semana. os quais deverão trazer na semana seguinte. João. Isabel. Confio-te o meu coração para que o guardes sempre bom e atento e peço-te que protejas todas as crianças. decorados e com uma mensagem de Natal. Queres tu também ser assim um mensageiro? Que podes fazer? (Duas crianças dirigem-se ao Anjo/placard e abrem o coração. João ensinanos a parar e a reparar bem nos caminhos que queremos escolher e nas coisas importantes que Deus tem para nos dizer. sendo por isso primo de Jesus e também muito Seu amigo. (Distribuem-se então os cartões com a tarefa da semana.

porque são tão boas tornam-se parecidas com os Anjos e Deus pode confiar-lhes missões importantes. ensina-me a partilhar do que Deus me deu. Oração: Anjo da Guarda. tu que és enviado para fazer o bem. João não é um Anjo e também foi enviado por Deus. já estamos na 3ª semana do Advento! O Evangelho deste 3º Domingo diz que apareceu um homem enviado por Deus. Após breve momento o catequista prossegue…) . Se tu me guiares com o teu sorriso saberei. que podes fazer? (Duas crianças dirigem-se ao Anjo/placard e abrem o coração. Odeceixe 2009 5 . fica junto de mim. chamado João. Dá-me a tua mão porque sou pequenino. Por isso os envia. anunciar a mensagem de Deus. E tu. Para assim vivermos todos mais felizes. para se ver a tarefa da semana. Já reparaste na semelhança? Os Anjos também são enviados por Deus. Que significa isto? Já te dissemos que há pessoas que por estarem atentas à voz de Deus aprendem só a dizer e a fazer coisas boas e. Mas.Campanha do Advento Oração: Anjo da Guarda. como tu. (Distribuem-se então os cartões com a tarefa da semana…) Música de fundo… 3º Domingo do Advento: Tarefa: PARTILHAR PARTILHAR Catequista: Olá amigo.Partilhar.

Servir. saiu de sua casa e foi ter com a prima…para servir! Maria. para se ver a tarefa da semana. E Maria. para que assim também eu possa servir e ajudá-los a ser mais felizes. a servir! E tu. Maria foi visitar a sua prima Isabel. tu que és um fiel servidor de Deus. (Distribuem-se então os cartões com a tarefa da semana…) Música de fundo… Odeceixe 2009 6 . bondosa. Após breve momento o catequista prossegue…) . o Filho de Deus. simples e humilde.Campanha do Advento (Distribuem-se então os cartões com a tarefa da semana…) Música de fundo… 4º Domingo do Advento: Tarefa: SERVIR SERVIR Catequista: Olá amiguinhos! Já estamos quase no Natal! E o vosso coração. como está? Já está preparado para receber o Menino Jesus? O Evangelho de hoje fala-nos de Maria. que estava grávida e precisava de alguém que a ajudasse. que podes fazer? (Duas crianças dirigem-se ao Anjo/placard e abrem o coração. mãe de Jesus. não se recusou a ajudar. que esperava também um filho. ajuda-me a ir ao encontro daqueles que precisam de mim. Oração: Anjo da Guarda.

pois se rezarmos por eles ficarão muito contentes. Tu és muito nosso amigo. 3. E estás sempre do nosso lado para nos acompanhar.” Criança/Adolescente: 1. És Deus. ainda que pobre. 2. ó Jesus! Odeceixe 2009 7 .Campanha do Advento Noite de Natal: Frase já está colocada do Anjo: (o coração fica aberto desde o início da celebração) “Anuncio-vos uma grande alegria: hoje nasceu o nosso Salvador. 5. Somos pequenos. em Ti temos confiança. Jesus Cristo. Que todos tenham Natal e Te amem. Senhor. nasceste para nos salvar. Neste Natal Te pedimos pelos pobres e doentes. Jesus e vimos em oração dizer-te este grande amor que nos vai no coração. 4. Sabemos que gostas muito dos corações de criança. Que nos nossos corações brilhe sempre a Tua luz.

a toda a comunidade). durante o Advento.Campanha do Advento (No final da celebração distribuem-se os cartões feitos pelas crianças. Jesus!” “Faz no teu coração o presépio de Jesus!” Um santo e feliz Natal!! Odeceixe 2009 8 .