You are on page 1of 20

Marcia Conceição Pimenta Grupo 2 Meio Ambiente – Profº Charles

Energia
– Geração própria de energia renovável – Consumo racional de energia convencional

Materiais e resíduos
– Seleção de materiais para reciclagem – Prioridade no uso de materiais reciclados – Uso de materiais biodegradáveis – Destinação correta do lixo não reciclável

 Água ◦ Consumo racional ◦ Tratamento da água ◦ Calhas nos chalés e casas para coleta de água da chuva ◦ Água de reuso .

 Alimentos ◦ Horta orgânica ◦ Consumo de produtos locais ◦ Restos de alimentos para adubo  Ecossistema ◦ Reserva legal ◦ Mata ciliar (mata próxima aos rios) .

 Energia ◦ Geração própria de energia renovável     Energia eólica Energia solar Biogás (biodigestor) Hidroelétrica (para propriedades que tem quedas d’água) .

ou seja. e é transformada em outras formas úteis das atividades humanas. http://es. Energia ◦ Geração própria de energia renovável  Energia eólica A energia eólica é a energia obtida a partir do vento .org/wiki/Energ . a energia cinética gerada pelo efeito de correntes de ar.wikipedia.

• Energia – Geração própria de energia renovável • Energia eólica .

O reservatório térmico é responsável por armazenar toda a água aquecida nos coletores. http://pt.wikipedia.Pousada Sustentável • Energia – Geração própria de energia renovável • Energia solar O aquecimento solar é o uso de energia solar para o aquecimento de água para banho. abundante e gratuita.org/wiki/Aquecimento_solar . piscina e processos industriais. interessante ser uma fonte energética inesgotável. e para isso deve possuir características especiais para que o sistema opere em níveis máximos de eficiência.

ou iluminação. e grandes instalações podem ser utilizadas para mover um motor que gera eletricidade.Pousada Sustentável • Energia – Geração própria de energia renovável • Biodigestor O biodigestor é um sistema natural que utiliza digestão anaeróbica (na ausência de oxigênio). . mas está sendo considerado da mesma importância. para transformá-lo em biogás e fertilizantes. O adubo inicialmente foi considerado um produto secundário. O biogás pode ser utilizado como combustível na cozinha. ou maior. por bactérias que vivem no estrume. que o biogás e para proporcionar a uma fazenda adubo natural que melhora drasticamente rendimentos das famílias rurais.

Mesmo que na propriedade já tenha energia elétrica. esta energia pode ser aproveitada na propriedade rural. pode fornecer energia elétrica para sítios. absorve energia hidráulica. não necessitando de reservatório para armazenar água. Através da instalação de uma Micro Usina Hidrelétrica . tomada d'água. Por definição. é vantajoso instalar uma micro usina para reduzir a conta de luz. fazendas. tubulação e linhas de transmissão e distribuição. comunidades rurais ou agro indústrias. casa de máquinas ou de força. A micro usina geradora de energia. A turbina hidráulica é um dos componentes básicos da usina. por onde a água escoa. Grosso modo.Pousada Sustentável • Energia – Geração própria de energia renovável • Micro usina hidroelétrica Uma queda d'água de um córrego ou rio é uma fonte alternativa. Seu rotor. é composta por barragem de desvio. câmara de carga. transformando-a em energia mecânica. . micro usina hidrelétrica é uma central de fio d'água. renovável e gratuita de energia.

 Micro Usina Hidrelétrica Caseira .

Recepção. Energia – Consumo racional de energia convencional  Lâmpadas fluorescentes  Geladeiras e equipamentos com baixo consumo – selo Procel “A”  Prédios (Ex . restaurante) com iluminação Natural  Lâmpadas e equipamentos com timer para ligar e desligar. .

. para entrega à empresas recicladoras  Resíduos líquidos : óleo de frituras para fazer sabão em barra.• Materiais e resíduos – Seleção de materiais para reciclagem  Resíduos sólidos : plásticos. etc.borrachas.vidros. metais. Alumínios.

• Materiais e resíduos – Prioridade no uso de materiais reciclados  Telhas ecológica  Casca de coco para vasos de plantas  Papel reciclável para impressora .

• Materiais e resíduos  Detergentes Detergente Biodegradável MATERIAL: 1 pedra de sabão de coco 2 limões cortados 4 colheres (sopa) de solução de amoníaco 1 litro de água Mais 5 litros de água num balde ◦ Uso de materiais biodegradáveis .

• Materiais e resíduos ◦ Destinação correta do lixo não reciclável  Coleta de lixo .

etc. lavar ambientes usando balde e não mangueira). • Métodos de limpeza com consumo menor de água (Ex. maior tempo para troca de toalhas e roupas de cama.Pousada Sustentável • Água – Consumo racional • Conscientização de hóspedes e funcionários sobre o consumo racional da água: tempo de banho. .

• Água ◦ Tratamento da água ◦ Água de reuso .

• Água ◦ Calhas nos chalés e casas para coleta de água da chuva .

 Alimentos ◦ Horta orgânica ◦ Consumo de produtos locais ◦ Restos de alimentos para adubo  Ecossistema ◦ Reserva legal ◦ Mata ciliar (mata próxima aos rios) .