SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA

PROFA. MELINA KLAUS PROF. FÁBIO GOULART DE ANDRADE

MANUAL DE ELABORACÃO DO PROJETO DE TCC

Londrina 2011

1

1 INTRODUÇÃO

O presente Manual objetiva orientar os acadêmicos do Curso de Pedagogia sobre a confecção e as normas para elaboração do Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), observando as normas técnicas da ABNT no que se refere a apresentação gráfica, citações, referências, etc. No 6º semestre do Curso de Pedagogia é iniciada a construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a partir da elaboração projeto de TCC. No próximo semestre (7º), você irá executar tal projeto e o resultado do mesmo constituirá o seu Trabalho de Conclusão de Curso. No processo de elaboração do TCC, propomos a integração dos temas trabalhados no decorrer do curso, bem como os estudos de temáticas sobre Educação, considerando as discussões teóricas e a articulação teoria e prática, realizadas nas atividades dos semestres anteriores e no Estágio Supervisionado. Assim, o TCC envolve uma reflexão temática, com vistas a unir os saberes às contribuições da ciência, da educação e das vivências realizadas pelo aluno durante as atividades teórico-práticas e no Estágio Supervisionado do curso. Além disso, busca contribuir com o pensamento acadêmico e a realidade estudada. O TCC prevê a execução de projeto de estudo científico, enfatizando a prática profissional e as novas perspectivas na formação do professor para atuação na docência, envolvendo as etapas referentes à Educação Infantil, os anos iniciais do Ensino Fundamental e disciplinas pedagógicas dos cursos de nível médio, na modalidade Normal e de Educação Profissional, e ainda nas áreas de serviços e apoio escolar e em outras nas quais as disciplinas pedagógicas estejam previstas, no planejamento, execução e avaliação de programas e projetos pedagógicos em sistemas e unidades de ensino e em ambientes não escolares. Para a realização do TCC, você conta com o tutor eletrônico e os professores especialistas, quanto à escolha da temática, a metodologia, a construção e a estruturação do trabalho. As orientações compõem-se com de discussões acerca da pesquisa. É importante lembrar que, esse projeto deverá ser guardado com você, pois irá utilizá-lo no próximo semestre. Assim, propomos a elaboração do projeto de estudo que se pretende desenvolver. A seguir são apresentadas as orientações para a redação do Projeto de TCC.

2 ORIENTAÇÕES PARA A ELABORAÇÃO DO PROJETO DE TCC

2.1 Escolha do Tema do TCC Esta constitui a primeira etapa do trabalho: a escolha do tema. A temática do TCC deve estar em consonância com as diretrizes do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia e as linhas de pesquisa.

2

O tema escolhido para a pesquisa necessita apresentar coerência com os estudos realizados e ter como referência um dos temas trabalhados nas disciplinas. Assim, reflita bem sobre o tema que irá abordar. Escolha um tema relacionado a uma das Linhas de Pesquisa abaixo: 1. História da Educação, Filosofia da Educação, Psicologia da Educação; 2. Gestão e Políticas da Educação; 3. Diversidade Cultural. 4. Formação de professores; 5. Planejamento e Avaliação; 6. Currículo; 7. Educação e Tecnologias; 8. Metodologias de Ensino. Segundo Cervo, Bervian e Silva, (2007 p. 73)1 “o tema de pesquisa é qualquer assunto que necessite melhores definições, melhor precisão e clareza do que já existe sobre ele.” Mas não se esqueça de que a escolha do tema deve partir de uma análise levando em consideração: a relevância do assunto; o tempo para elaboração do trabalho; interesses pessoais; existência e acessibilidade de fontes para consulta; necessidade de equipamentos ou laboratórios; e exequibilidade (algo que se pode executar). 2.2 Estrutura do Projeto de TCC 2.2.1 Capa Elemento obrigatório onde constam as informações indispensáveis à identificação do trabalho. As informações descritas devem obedecer à seguinte ordem:  Nome da Instituição: seguido do nome do centro e do nome do curso que deve ser apresentado em letras maiúsculas, fonte Arial, tamanho 14, espacejamento simples de entrelinhas e alinhamento centralizado;  Nome do autor: em letras maiúsculas. Recomenda-se deixar um espaço simples de entrelinhas entre o nome da Instituição/curso e o nome do autor. Deve ser apresentado também em fonte Arial, tamanho 14, espacejamento simples de entrelinhas e alinhamento centralizado;  Título do Projeto de TCC: em maiúsculas e negritadas, fonte Arial, tamanho 16, espacejamento simples de entrelinhas e centralizado;  Local e ano: especifica a cidade e o ano de entrega do trabalho. Devem ser apresentados em fonte Arial, tamanho 12, entrelinhas simples, e apenas as iniciais em maiúsculas. 2.2.1 Introdução Na Introdução deve-se apresentar o tema do TCC, onde se busca familiarizar o leitor com o conteúdo abordado. Não é recomendado formular temas demasiadamente amplos; pretende-se aqui clareza e objetividade. Quanto à sua extensão, o texto da introdução deve ter no máximo 2 páginas.
1

CERVO, A. L.; BERVIAN, P.A.; SILVA, R. Metodologia Científica. 6.ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

3

É a parte do trabalho onde o assunto é apresentado como um todo, sem detalhes, trata-se do elemento explicativo do autor para o leitor, abordando o contexto da situação. Deve-se partir do geral para o específico, explicando de que se trata o trabalho e como o mesmo está estruturado. O texto da introdução deve: a) Indicar a LINHA DE PESQUISA escolhida para o desenvolvimento do trabalho, conforme abordado anteriormente. Citar o TIPO DE PESQUISA escolhido para o desenvolvimento do TCC: Pesquisa bibliográfica ou Pesquisa Bibliográfica acrescida de Pesquisa de Campo. No texto da introdução não é necessário explicar ou descrever o tipo de pesquisa escolhido, uma vez que tais informações constarão no item “Metodologia”.

b)

c) Apresentar o PROBLEMA do estudo. Sobre o problema, considere os seguintes itens:  Fato ou fenômeno que ainda não possui resposta ou explicações;  É uma questão sem solução, objeto de discussão;  Sua solução, resposta ou explicação só será possível por meio da pesquisa ou da comprovação dos fatos.  Toda pesquisa se inicia com a formulação de um problema e tem por objetivo a sua solução;  Para formular o problema deve-se obter informações acerca do que pretende investigar realizando um levantamento bibliográfico sobre o assunto abordado além da discussão com pessoas que possuam experiência na área do fenômeno estudado (por exemplo, os tutores eletrônicos);  O passo inicial mais importante da pesquisa é justamente a identificação e a formulação do problema a ser investigado por meio dela;  Para definir corretamente um problema: questione-se sobre: o Trata-se de um problema original e relevante? o Ainda que seja “interessante”, é adequado para mim? o Tenho hoje possibilidades reais para executar tal estudo? o Há tempo suficiente para investigar tal questão? o Existem recursos financeiros para o estudo? o Deve ser escrito na forma de pergunta. d) Elaborar a(s) HIPÓTESE(S) de estudo, lembrando que:  A hipótese é uma suposição que se faz na tentativa de responder ao problema; é uma antecipação da resposta que deve ser testada e comprovada no decorrer da pesquisa; é a resposta provável do problema que será testada na pesquisa;  Não é uma opinião ou ideia isolada do pesquisador, mas sim uma afirmação a partir de bases sólidas nas teorias existentes;  No decorrer da pesquisa a hipótese poderá ser confirmada ou rejeitada e em ambos os casos, o resultado é igualmente importante;  Se não for possível testar uma hipótese, não será possível desenvolver uma pesquisa;  Deve ser escritas na forma de afirmação.

4

e) Indicar o TEMA do TCC, definindo-o claramente, não deixando dúvidas quanto ao campo que abrange. Para isso, considere que:  Para desenvolver de maneira adequada um tema de pesquisa, é necessário que o pesquisador domine o assunto e esteja apto a manejar as fontes de consulta bibliográfica;  A proposta de estudo deve ser avaliada em termos de sua viabilidade;  O tema deve compreensível e conciso, deve reflitir o conteúdo da pesquisa, não conter abreviaturas (exceto as internacionalmente conhecidas, como, por exemplo, ONU, ONG) e incluir quando necessário a localidade geográfica de realização da pesquisa. f) Apresentar a JUSTIFICATIVA do seu TCC. A justificativa do TCC indica a relevância da realização do trabalho para o aperfeiçoamento acadêmico-profissional, apresenta também citações de autores confirmando sua relevância e os benefícios que o mesmo trará para o acadêmico, para a empresa e a sociedade. Ao elaborar sua justificativa, questione-se sobre qual a contribuição do trabalho, para que vai servir? Contextualize o cenário onde se desenrola o trabalho, a importância do mesmo e use citações bibliográficas que fundamentem e reforcem seus argumentos.
g)

Indicar os OBJETIVOS do TCC: Os objetivos devem ser claros, concisos e possíveis de se atingir ao se desenvolver as atividades de pesquisa relacionadas ao TCC. Esta etapa é importantíssima, pois objetivos mal formulados conduzem a pesquisa a rumos que não atendam as necessidades acadêmicas e organizacionais. O aluno deverá explicar o que espera atingir ao realizar sua pesquisa, ou seja, descrever os objetivos do TCC. A definição dos objetivos relaciona-se com a visão global do tema e com os procedimentos práticos. Indicam o que se pretende conhecer, ou medir, ou provar no decorrer do TCC, ou seja, as metas que se deseja alcançar. Ao elaborar os objetivos de seu projeto e/ou TCC, questione-se sobre: onde pretendo chegar com este trabalho? Outro critério fundamental na delimitação dos objetivos do TCC é a disponibilidade de recursos financeiros e humanos e de tempo para a execução da pesquisa, de tal modo que não se corra o risco de torná-la inviável. É preferível delimitar um número alcançável de objetivos do que se perder em um mundo de informações impossíveis de serem tratadas. Uma ação individual ou coletiva se materializa através de um verbo. Por isso é importante uma grande precisão na escolha do verbo, escolhendo aquele que rigorosamente manifesta a ação que o aluno pretende executar. É importante ressaltar que os objetivos devem estar listados em forma de tópicos (nunca em longos textos) e são sempre iniciados por verbos no infinitivo. São exemplos de verbos que podem ser usados na definição dos objetivos: definir, enunciar, conceituar, nomear, relacionar, identificar, descrever, distinguir, explicar, expressar, traduzir, analisar, especificar, aplicar, demonstrar, empregar, manipular, experimentar, solucionar, operar, calcular, construir, levantar, descobrir, caracterizar, traçar, classificar, enumerar, exemplificar, selecionar. Os objetivos são divididos em dois tipos: objetivo geral e objetivos específicos:  O Objetivo Geral é único, é aquele que se quer alcançar plenamente com a execução do trabalho e que propõe a solução do problema em estudo. Geralmente o objetivo geral está relacionado ao Título do TCC, respeitando-se o tempo verbal.

5

 Os objetivos específicos consideram aspectos parciais que devem ser atingidos para que o objetivo geral seja alcançado e indicam claramente quais a procedimentos metodológicos estão associados. Deverão então ser delimitados 1 (um) objetivo geral e até 3 (três) objetivos específicos, que deverão ser redigidos em forma de tópicos e suas frases iniciadas por verbos no infinitivo. Os objetivos devem ser claros, concisos e possíveis de se atingir ao se desenvolver as atividades de pesquisa relacionadas ao TCC.

2.2.2 Revisão Bibliográfica A revisão bibliográfica ou fundamentação teórica é elemento essencial e obrigatório. Trata-se do quadro teórico que serve como embasamento dos estudos, no qual o autor deve posicionar-se teoricamente frente ao tema, definir as principais variáveis que serão utilizadas, assim como suas hipóteses e/ou pressupostos teóricos. Para tanto, é necessária a busca do conhecimento acumulado sobre o assunto, que será, posteriormente, desenvolvido e aprofundado. É fundamental que os alunos procurem ler bastante sobre os assuntos relativos ao tema que pretendem abordar no trabalho. Com isto é necessária uma pesquisa bibliográfica em livros, arquivos, referências eletrônicas, sistemas de documentação, relatórios anuários, coletâneas, manuais, etc. A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA do TCC deve envolver assuntos e autores relacionados à área previamente escolhida para o desenvolvimento do projeto. A redação desta parte do TCC deve ser feita com algum cuidado porque ela não é uma sequencia de frases em que se especificam os autores e o que eles afirmam sobre o assunto. É um texto, logicamente ordenado, onde se deve:  Fazer referências a trabalhos anteriormente publicados, situando a evolução do assunto;  Partir do tema mais geral para os específicos;  Basear numa linha de raciocínio lógica e de conexão entre as idéias, evitando tópicos “soltos” e sem relação entre si;  Limitar a revisão às contribuições mais importantes diretamente ligadas ao assunto;  Dimensionar a área do estágio (dentro das linhas delimitadas pelo curso) e sua importância para a sociedade, considerando o número de empresas que atuam na área, os empregos gerados, entre outros dados que forem relevantes;  Estabelecer relações da área de estágio com as demais áreas da administração, adotando uma visão sistêmica;  Mencionar o nome de todos os autores, no texto, nas citações usadas e, obrigatoriamente, nas referências. É permitido o uso de citações eletrônicas, desde que sejam apresentadas e referenciadas conforme as ABNT (NBR 10520/2002 e NBR 6023/2002). A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA é importantíssima porque favorece a definição de contornos mais precisos da problemática a ser estudada. Neste item o aluno deve apresentar as principais teorias que se relacionam com tema do TCC. Cabe à REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, a definição de termos e de conceitos essenciais para o trabalho, relatar o que se diz sobre o objeto na atualidade, qual o enfoque que está recebendo hoje, quais lacunas que ainda existem etc.

6

Assim, para a elaboração da REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, é necessário realizar um levantamento de textos adequados e atualizados, referentes ao tema escolhido. Como sugestão para realizá-la, o aluno necessita tomar por base as leituras realizadas e elaborar um texto que contenha citações diretas e indiretas de autores que abordem a temática escolhida para o TCC. Estas citações devem obedecer às normas da ABNT para Apresentação de Citações (NBR 10520/2002). Os materiais de leitura sugeridos são livros, artigos de periódicos e revistas especializadas, material disponível na internet, em sites de busca científica como o Google Acadêmico (http://scholar.google.com.br) e o Scielo (http://www.scielo.br), além do que se encontra também disponível no acervo da Biblioteca do Pólo de Apoio Presencial e na Biblioteca Digital da Unopar Virtual. Uma vez que o TCC é de autoria do aluno, devidamente fundamentado nas ideias dos autores pesquisados, fica terminantemente proibido realizar simples cópia de material bibliográfico disponível na internet (ou de qualquer outro texto e fonte). A internet poderá e deverá ser usada como ferramenta de pesquisa, mas o material coletado deverá ser devidamente citado e referenciado, conforme a ABNT (NBR 10520/2002 e NBR 6023/2002). Além disso, é proibido neste item, conter opiniões, ideias, expressões do aluno/autor do TCC. Fique atento, pois, longas cópias literais de trabalhos de terceiros são consideradas plágio e violam a Lei dos Direitos Autorais (no. 9.610/98), podendo o aluno ser reprovado e submetido às penalidades vigentes na lei. Assim, nesse momento você irá apresentar uma exposição ordenada e pormenorizada do assunto. Para isso deve-se elaborar um texto original que demonstra o conhecimento teórico sobre o objeto de estudo, fazendo referência a trabalhos publicados anteriormente, elencando as contribuições mais importantes. Essa etapa do trabalho deve apresentar mínimo de 3 (três) páginas e máximo de 10 (dez) páginas.

2.2.3 Metodologia A metodologia apresenta o tipo de estudo e a descrição do caminho metodológico percorrido na pesquisa realizada para a elaboração do TCC, além de relatar as etapas que serão percorridas, especificando os instrumentos utilizados para a coleta de dados. A metodologia apresentada deverá estar de acordo com os objetivos propostos na pesquisa e deve apresentar tudo que será realizado, como e quando será realizado. Na metodologia é necessária a descrição detalhada do tipo de pesquisa escolhido para o desenvolvimento do TCC: uma Pesquisa bibliográfica ou Pesquisa Bibliográfica acrescida de Pesquisa de Campo. No TCC baseado em uma Pesquisa Bibliográfica, o aluno recorre à leitura como material primordial. Aqui é necessário indicar como fará para acessar suas fontes de consulta, fichá-las, lê-las e resumi-las, construir seu texto, etc. Ou seja, o aluno irá realizar uma breve descrição do que será feito para levantamento das informações teóricas do seu TCC, se será através de busca de periódicos na internet, na biblioteca local ou mesmo através da Biblioteca Digital. No que diz respeito à Pesquisa Bibliográfica acrescida de Pesquisa de Campo, considerados que o estudo de campo procede à observação de fatos e

7

fenômenos exatamente como ocorrem no real, à coleta de dados referentes aos mesmos e, finalmente, à análise e interpretação desses dados, com base numa fundamentação teórica consistente, objetivando compreender e explicar o problema pesquisado. O estudo de campo é utilizado para o estudo de indivíduos, grupos, comunidades, instituições, com o objetivo de compreender os mais diferentes aspectos de uma determinada realidade. Como qualquer outro tipo de pesquisa, o estudo de campo parte do levantamento bibliográfico. Exige também a determinação das técnicas de coleta de dados mais apropriadas à natureza do tema e, ainda, a definição das técnicas que serão empregadas para o registro e análise. No TCC baseado em Pesquisa Bibliográfica acrescida de Pesquisa de Campo é necessária a descrição do local, sujeitos e procedimentos, sem identificação direta dos nomes dos indivíduos ou escola(s) onde será realizada a pesquisa, conforme os exemplos abaixo:  Local: Exemplo: A presente pesquisa será realizada na cidade de Londrina, em uma escola da Rede Municipal de Ensino que está localizada na região Leste. É considerada de médio porte, atendendo alunos de classe média, da Educação Infantil a Séries Iniciais do Ensino Fundamental.  Sujeitos: Exemplo: participarão dessa pesquisa 12 professores, regentes de sala, da Educação Infantil. Estas professoras atuam com crianças de 2 a 6 anos de idade aproximadamente. Elas são do sexo feminino, sendo que... (especificar o grau de escolaridade etc)  Procedimentos: exemplo: A coleta de dados será realizada através de um questionário em que as professoras responderão por escrito. O referido questionário será composto de perguntas abertas com o objetivo de averiguar a concepção de cada uma sobre...

2.2.4 Referências É a relação das fontes utilizadas pelo autor em ordem alfabética, incluindo as referências eletrônicas. Refere-se ao material consultado, que foi citado no corpo do trabalho, ou seja, todas as obras citadas no texto devem obrigatoriamente figurar nas referências. Assim, todo o material bibliográfico consultado para elaboração do trabalho deverá ser listado rigorosamente conforme as normas da ABNT para Apresentação de Referências: NBR 6023 – 2002.

3 MODELO DO PROJETO DO TCC A partir da próxima página está disponibilizado o modelo de Projeto de TCC, com a ordem e as configurações corretas para cada item, conforme as normas da ABNT.

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO PEDAGOGIA

NOME DO AUTOR

TÍTULO DO PROJETO DE TCC
a)

Cidade Ano

1

1 INTRODUÇÃO

Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui.

2

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui.

3

3 METODOLOGIA

Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui.

4

REFERÊNCIAS

Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui. Digite seu texto aqui.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful