You are on page 1of 4

Curso de Psicologia

Componente Curricular: Seminrio Psicofarmacologia Docente: Antonio Carlos Discentes: Maria Clara de Oliva Pinho Reflexo sobre esse fenmeno do efeito placebo e nocebo

Apresentao: Boa tarde. Ns somos estudantes de Psicologia, cursando o sexto semestre da Escola Bahiana de Medicina e Sade Pblica. Estamos aqui para desenvolvermos um trabalho sob a forma de Oficina de Fotografia com os usurios do CAPS. Nosso objetivo nessa oficina no ensinar o domnio de tcnicas de fotografia, mas sim convidar os participantes a trabalhar com a produo de imagens atravs do fotografar, utilizando-se mquinas digitais e registros impressos das fotografias. A questo-chave para essa proposta diz respeito a funo da imagem na constituio do sujeito, a partir da qual estrutura-se o eu. Para que a descoberta da imagem de si possa acontecer se faz necessrio que seja uma experincia compartilhada com o outro, j que a relao com o outro que, como um espelho, possibilita a constituio dessa imagem de si. Alm disso, a imagem que temos de ns mesmos e do mundo o nosso ponto de vista refletem nosso estar no mundo com o outro. Fotografar ser o recurso de trabalho a ser utilizado para realizar essa operao psquica de se fazer uma imagem. A fotografia revela o recorte desse olhar que fotografa, um modo singular de emoldurar a percepo de uma determinada realidade e/ou fico. Nesse sentido que a fotografia ser o suporte material a partir do qual o trabalho nesta oficina poder acontecer.

Teremos de trs a cinco encontros, supervisionados pela Professora Ana Rodrigues que foram pensados da seguinte forma: aps o primeiro encontro de apresentao da proposta de trabalho e dos participantes, cada encontro ter dois momentos, um de produo de imagem fotogrfica e outro de elaborao sobre o que foi produzido e como foi vivenciado. 1o. Encontro: Dia da apresentao Apresentao da proposta da oficina, avisando que a cada encontro eles produziro uma fotografia. Em seguida, solicitaremos que cada participante da oficina escreva o seu nome no crach que entregaremos, onde haver um espao reservado para se colar uma fotografia posteriormente. Aps a confeco dos crachs, cada um se apresenta e diz se j realizou alguma atividade de fotografia, se gosta de fotografar e se j participou de alguma atividade de grupo anteriormente. Apos esse primeiro momento, disponibilizaremos as mquinas digitais para serem manipuladas, explicando como utiliz-las com seus recursos a fim de que familiarizem-se com as mesmas. Solicitaremos que cada um escolha uma pessoa do grupo para fotografar e depois faremos um registro do grupo todo. Material utilizado: papel convite j cortado no formato dos crachs; hidrocor; barbante; perfurador; mquinas fotogrficas digitais. 2o. Encontro: Dia da fantasia e da representao - Primeiro momento: compartilhamento das fotos produzidas no encontro anterior impressas e troca de impresses sobre as mesmas: o que acharam do resultado e da experincia de fotografar e ser fotografado, etc. Em seguida, solicitaremos que colem as mesmas num papel metro. (45 min.) - No segundo momento, levaremos diversos acessrios e objetos como flores, xales, perucas, culos, colares, bola, gravatas, chapus, bons, lenos e solicitaremos que escolham o que queiram utilizar para se produzirem para serem fotografados por algum do grupo, de forma que cada participante faa um registro fotogrfico. Quem no quiser ser fotografado pode escolher um objeto que o represente na fotografia. Ao final, faremos um registro

fotogrfico do grupo todo (45 min.). - Material utilizado: papel metro, cola, fotos impressas, diversos acessrios e objetos como flores, xales, perucas, culos, colares, bola, gravatas, chapus, bons, lenos e mquinas fotogrficas digitais.

3o. Encontro: Dia do detalhe e do todo do ambiente da oficina Primeiro momento: compartilhamento das fotos produzidas no encontro anterior impressas e colagem no papel metro. Troca de impresses: o que acharam do resultado; como foi a experincia de se produzir para ser fotografado e tambm como foi fotografar o outro que se produziu, etc. Segundo momento: solicitaremos que primeiro escolham um detalhe de algo referente ao ambiente da oficina para fotografarem e depois escolham o todo relacionado ao detalhe escolhido para fazerem outra foto. Ao final faremos a foto do grupo. Antes de finalizarmos a oficina, solicitaremos que cada um escolha duas fotos, uma de si mesmo e outra que produziu para levarem no prximo e ltimo encontro. Material utilizado: papel metro, cola, fotos impressas, mquinas fotogrficas digitais e todo o ambiente da oficina, incluindo pessoas e objetos. 4o. Encontro: Dia do fechamento Primeiro momento: compartilhamento das fotos produzidas no encontro anterior e colagem no papel metro. Troca de impresses: o que acharam do resultado obtido nas fotos; como foi a experincia de fazer esse tipo de foto, tiveram alguma dificuldade? Como foi o processo de escolha do detalhe e do todo a ele relacionado, etc. Segundo momento: entrega do portflio com as fotos previamente escolhidas. Compartilhar como foi para cada um participar dessa oficina. Material utilizado: Papel metro, cola e fotos impressas.

Obs: Fazer um dirio de campo com o registro das atividades realizadas e o que ocorreu. Duas conduzem e as outras duas ficam no suporte. Providenciar materiais com antecedncia.

You might also like