Epidemiologia – Conceitos básicos e histórico

e fornecendo indicadores para avaliação das ações de saúde. e aplicação dos conhecimentos no controle dos problemas de saúde.EPIDEMIOLOGIA E PARASITOLOGIA Definição de EPIDEMIOLOGIA  Estudo da distribuição e dos determinantes de estados de saúde na população. .  Processo saúde-doença em coletividades humanas. distribuição e os fatores determinantes para as enfermidades e danos à saúde. controle ou erradicação da doença. propondo medidas de prevenção.

na população.EPIDEMIOLOGIA E PARASITOLOGIA EPIDEMIOLOGIA EPI  sobre DEMO  população LOGIA  estudo Premissa Básica Os agravos à saúde não ocorrem. . ao acaso.

EPIDEMIOLOGIA E PARASITOLOGIA TIPOS DE EPIDEMIOLOGIA Descritiva Analítica Levantamentos  distribuição de uma doença em uma população e observação dos acontecimentos básicos de sua distribuição em termos de tempo.  Avaliação de hipótese específica  relação de uma doença a uma causa. . lugar e pessoa.  estudos sobre a relação exposição X doença.

EPIDEMIOLOGIA E PARASITOLOGIA Tríade Básica da Epidemiologia Descritiva Tríade Básica da Epidemiologia Analítica  TEMPO  LUGAR  PESSOA  HOSPEDEIRO  AGENTE  AMBIENTE .

EPIDEMIOLOGIA E PARASITOLOGIA Epidemiologia Descritiva Epidemiologia Analítica População afetada Agente X hospedeiro .

EPIDEMIOLOGIA E PARASITOLOGIA Ferramentas em estudos epidemiológicos Bioestatística Ciências Sociais Ciências Biomédicas .

EPIDEMIOLOGIA E PARASITOLOGIA EXEMPLO  DETERMINAÇÃO DO MEIO DE CONTAMINAÇÃO Alimentos? Água? Ar? .

* Investigar os fatores determinantes da situação de saúde. . * Avaliar o impacto das ações para alterar a situação de saúde.EPIDEMIOLOGIA E PARASITOLOGIA OBJETIVOS DA EPIDEMIOLOGIA * Descrever as condições de saúde da população.

EPIDEMIOLOGIA E PARASITOLOGIA HISTÓRICO DA EPIDEMIOLOGIA Grécia antiga (400 a. • John Graunt (Inglaterra Séc. XIX) ‐ Coleta e análise sistemática das estatísticas de mortalidade na Inglaterra e País de Gales.) Hipócrates – Médico grego  conteúdo dos seus textos sobre saúde com clara adesão a Higéia.c. mortalidade e ocorrência de doenças. XVII) ‐ fundador da Bioestatística. Quantifica os padrões de natalidade. . • William Farr (Inglaterra Séc.

Com suas pesquisas sobre a cólera (1850). • Caráter transmissível da cólera décadas antes da descoberta do agente microbiológico (Vibrio cholerae).EPIDEMIOLOGIA E PARASITOLOGIA  John Snow. John Snow . pai-fundador da Epidemiologia por pautar a nascente metodologia epidemiológica. • Conceito de risco  contaminação por esgoto dos rios e dos poços de água para beber e preparar alimentos.

enfisema e doença cardiovascular. febre amarela. doença do sono. tais como: cólera e febre tifóide (1849 – 1856). tifo (1895 – 1909). • Identificação da ÁGUA como o maior reservatório e veículo das doenças comunicáveis. .EPIDEMIOLOGIA E PARASITOLOGIA RESULTADOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS • TABAGISMO encontrado como a causa principal do câncer pulmonar. • Identificação de ARTROPODES vetores de muitas doenças – malária.

• Informar a situação da saúde populacional. identificando a parcela da população que foi afetada. Diagnóstico dos eventos ocorridos. • • Determinação da frequência de distúrbios na saúde e bem-estar.EPIDEMIOLOGIA E PARASITOLOGIA APLICAÇÕES DA EPIDEMIOLOGIA • Reduzir os problemas de saúde na população. .

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful