A Geografia (método e objeto).

A Geografia
Tal como o seu nome indica Geo + grafia Significa Terra + descrição É considerada por alguns como uma das mais antigas ciências, inicialmente apenas se preocupava em descrever as características da terra. Actualmente e tendo em conta a complexidade dos fenómenos que se podem observar na superfície da terra, a Geografia subdividiu-se em: Geografia Física – que estuda os elementos do meio físico: o clima, o relevo, os rios, etc. Geografia Humana – que estuda as relações na superfície terrestre entre o meio físico e as actividades humanas: a população, a agricultura, a indústria, etc. Assim, a superfície do planeta é o objecto de estudo da geografia

Mas para estudar uma paisagem ou fenómeno é necessário seguir um método de trabalho. O método de trabalho mais utilizado na Geografia consiste em quatro fases ou passos. → A observação; baseia-se na observação (recolha de informação) da área ou elementos que se pretendem estudar – responde à questão do quê?

(observação directa – sempre que é feita no próprio local)

(observação indirecta – recorre a outros meio como fotografias, vídeos, etc.)

→ A Localização; localizar/situar a área ou elementos que se pretende estudar – responde à questão do onde? → A descrição; descrever com clareza e exactidão (com base na recolha de informação) a área ou elementos que se pretende estudar de forma a descrever – responde à questão do como? → Interpretação. Encontrar explicações que justifiquem o que foi descrito – responde à questão do porquê?

A superfície terrestre sendo o objecto de estudo da geografia caracteriza-se pela enorme diversidade paisagística, não existem duas paisagens iguais à superfície da terra.

É composta por vários elementos que se dividem em: Elementos naturais: - Rios; - Montanhas; - Vegetação natural; etc. Elementos humanos - Estradas; - Edifícios; - Campos de cultivo, etc.

A paisagem

A existência de paisagens muito diferentes na superfície terrestre fica a dever-se à variação de vários factores tais como: - Clima; - Forças internas da terra;

- Acção humana, etc.

As paisagens estão em constante processo de transformação:

Factores Naturais - Cheias e secas prolongadas; - Sismos; - Desabamentos de terras; - Erosão marinha, fluvial, ...; - Incêndios de causas naturais; etc.

Factores Humanos - Construção de edifícios e vias de comunicação; - Desbravamento de campos agrícolas; - A poluição; - A desflorestação; etc.

A geografia pode ajudar a prever as transformações futuras das paisagens e as suas consequências. As paisagens dividem-se em dois tipos

Paisagens Naturais

Paisagens humanizadas Quando o conjunto dos seu elementos apresenta um grau variável de transformação pela acção humana.

Quando o conjunto dos seus elementos nunca foi transformado pela acção humana.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful