INFORMÁTICA PARA CONCURSOS – PROF.

ROBERTO ANDRADE

Olá, Vamos começar mais uma turma de informática! Seja bem vindo(a)! Se você não simpatiza com esta matéria ou sempre se dá mal em prova justamente na parte de informática, faço-lhe um convite para assistir minha aula...você aprenderá de um jeito divertido e inovador!
ONDE ME ENCONTRAR: facebook.com/robertoandrade.com.br

Fundamentos e conceitos básicos relacionados à Internet O conceito de Internet foi inventado em 1967, pelo ARPA (Advanced Research Project Agency) a pedido do DoD (Department of Defense) nos EUA. A idéia era construir uma rede que interligasse os vários computadores da Defesa Americana (ARPANET) durante a guerra fria, assim como os de algumas grandes universidades, de maneira que nenhum ataque nuclear pudesse pôr em risco o funcionamento da rede, bem como desestabilizar o governo. Para compreender melhor, basta observar a palavra INTERNET. Ela mesmo já se define! INTER significa “entre” e NET significa “rede”, a melhor definição de internet é “ENTRE REDES”. É errado definir Internet como: “A rede mundial de computadores”. Internet não é só uma única rede, é na verdade o conjunto (interligação) de todas as redes de acesso público. Muitas pessoas também conceituam a internet com base no serviço que mais utilizam, algo como: “Internet é onde leio e-mails, ou onde faço pesquisas”. Ou então: “Internet é WWW”. Tais conceitos estão errados, pois limitam a internet a um mero serviço dentre as várias de possibilidades que ela pode ofertar. Imagine a internet como uma grande rodovia e nela transitam carros, motos, caminhões, charretes, etc. Os veículos que transitam são os serviços, como: e-mail, downloads, pesquisas, bate-papo, rádio online. A Internet é a via de condução destes veículos. No Brasil a Internet chegou no final da década de 1980 através da RNP (Rede Nacional de Pesquisa), criada pelo Ministério da Ciência de Tecnologia para fomentar aplicações e serviços no ambiente de rede entre as instituições acadêmicas. Somente em 1995 a Internet se abriu para uso comercial, nascendo assim os provedores de acesso (ISP) que nos conectam a Internet, atuando como intermediadores entre o nosso computador e o resto do mundo. TEMAS RELACIONADOS AO PROTOCOLO TCP/IP ENDEREÇO IP Existem algumas comparações entre computadores e telefones, o número de IP é uma delas. Você pode imaginar o número IP como um número de telefone com todos os códigos de discagem internacional. Isto significa que qualquer máquina pode contactar outra máquina usando o número de IP, bastando apenas que exista um caminho entre as duas máquinas. Todo computador em rede tem de possuir obrigatoriamente um número de IP para ser identificado dos demais computadores. Bem como, duas máquinas na mesma rede NÃO podem ter o mesmo número de IP. Essa restrição só ocorre para máquinas na mesma rede, pois máquinas numa rede não
Para obter mais material didático, apostilas, livros, assistir vídeo-aulas e baixar os slides exibidos em sala, Acesse:

WWW.ROBERTOANDRADE.COM.BR

Página

1

INFORMÁTICA PARA CONCURSOS – PROF. ROBERTO ANDRADE

Navegação InPrivate Há ocasiões em que você não quer deixar rastros de sua atividade de navegação no computador. A Navegação InPrivate ajuda a impedir que seu histórico de navegação, os arquivos de Internet temporários, dados de formulários, cookies, nomes de usuários e senhas sejam retidos pelo navegador. Inicie a Navegação InPrivate no menu Segurança, pressionando Ctrl+Shift+P, ou na página Nova Guia. O Internet Explorer iniciará uma nova sessão do navegador que não guardará as informações sobre as páginas da Web que você visitar ou as pesquisas que você fizer. O fechamento da janela do navegador finalizará sua sessão de Navegação InPrivate. Gerenciador de Download O Gerenciador de Download está integrado à pasta de download do Windows. É um modo fácil de interagir com os downloads de arquivos, o que significa que você pode classificar, imprimir ou enviar seus downloads para outro local, da mesma forma que faria com outros arquivos. Também é possível usar o Gerenciador de Download para controlar seus downloads, inclusive tudo desde executar ou abrir arquivos até pausar ou cancelar downloads. Você pode até excluir downloads do Gerenciador de Download. O Gerenciador de Download também funciona com o Filtro do SmartScreen para ajudar a proteger você contra downloads mal-intencionados. Os downloads possivelmente arriscados são bloqueados de imediato. Depois, o Gerenciador de Download identifica claramente os programas com maior risco para que você possa tomar uma decisão esclarecida para excluir, executar ou salvar o download. Realce de domínio Uma forma de evitar sites enganosos é saber o endereço do site que você pretende visitar. Com o realce de domínio, o Internet Explorer 9 permite que você veja instantaneamente o verdadeiro endereço Web realçando o nome do domínio na Barra de endereços, o que torna mais fácil identificar os sites visitados. Isso ajuda a alertá-lo para sites que tentam enganálo com endereços falsos e ajudar a reduzir as chances de comprometimento de suas informações pessoais. Modo de Exibição de Compatibilidade Há ocasiões em que o site que você está visitando não tem a aparência correta. Ele é mostrado como um emaranhado de menus, imagens e caixas de texto fora de ordem. Por que isso acontece? Uma explicação possível: o site pode ter sido desenvolvido para uma versão anterior do Internet Explorer. O que fazer? Experimente clicar no botão Modo de Exibição de Compatibilidade.

Para obter mais material didático, apostilas, livros, assistir vídeo-aulas e baixar os slides exibidos em sala, Acesse:

WWW.ROBERTOANDRADE.COM.BR

Página

14

INFORMÁTICA PARA CONCURSOS – PROF. ROBERTO ANDRADE

G2 – refere-se ao endereço do Salário Bruto >650 – refere-se à condição para que seja feito o cálculo G2*5% - refere-se a resposta se for verdadeira, ou seja, se no endereço G11 conter um valor maior que 650, então ele multiplicará o Valor do Salário Bruto(G11) por 5% (taxa do Imposto de Renda) 0(zero) – refere-se a resposta se for falso, ou seja, caso no endereço G11 não tenha um valor maior que 650, então não haverá cálculo, ele colocará 0(zero). Lembrete: Sempre coloque primeiro a resposta Verdadeira.

FÓRMULA DA CONDIÇÃO SE e E
Agora você tem uma planilha contendo a idade e altura de seus alunos. Haverá uma competição escolar e somente aqueles que tem idade maior que 15 e Altura maior ou igual que 1,70 participaram da competição. Neste caso você utilizará a condição SE e a condição E. Porque professor? É simples, porque para o aluno participar ele deve possuir a idade maior que 15 e altura maior ou igual 1,70. As duas condições devem ser verdadeiras, caso uma seja falsa, ele não participará. Veja o exemplo:

Onde: B2 – refere-se ao endereço da idade >15 – refere-se à condição, ou seja, se a idade for maior que 15 C2 – refere-se ao endereço da altura >=1,70 – refere-se à condição, ou seja, se a altura for maior ou igual a 1,70 “Competirá” – resposta se as duas condições forem verdadeiras. “Não Competirá”- resposta se caso as duas respostas não forem verdadeiras.
Para obter mais material didático, apostilas, livros, assistir vídeo-aulas e baixar os slides exibidos em sala, Acesse:

WWW.ROBERTOANDRADE.COM.BR

Página

92

Informática para Concursos Pacote Microsoft Office 2003 – Word 2.4.2 Data e hora
A opção de inserir data e hora é importante principalmente profissionais em onde

documentos

devemos destacar a data e a hora da última atualização. Sua utilização é bem simples e ainda podemos optar pela atualização automática. Para ativar esta opção, basta clicar no menu “Inserir” na opção “Data e hora...”. Uma caixa de diálogo como a figura ao lado mostrará as opções pré-definidas do Word de apresentação da data e da hora num texto; basta ao usuário escolher o modelo que deseja inserir.

2.4.3 Numeração de página
A opção de inserir números de página facilita ao usuário pelo fato de não ter a necessidade de se trabalhar diretamente com cabeçalho e rodapé; a numeração é inserida após aciona de acordo com as opções do usuário. Para inserir tal função, basta selecionarmos no menu “Inserir” a opção “Números de página...” e uma caixa de diálogo como a figura ao lado irá orientar na inserção dos números de página.

Repare que é possível escolher a posição da numeração e também o alinhamento, ou ainda formatar os números de página da mesma forma que em “cabeçalho e rodapé”. Esta opção permite que seções diferentes possam ter seqüências diferentes de números de página, sejam iniciais ou ainda formatos diferentes (números arábicos, números romanos ou letras do alfabeto), além de poder incluir o número do capítulo junto à numeração de página.

P á g i n a | 33

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful