Cursos TudoVerde

• • • • • • •

O Modo Close-up Trabalhando o Foco Luz e Iluminação Uso das Cores Temas e Fundos Dicas Álbum On-Line

CURSO DE

FOTOGRAFIA DIGITAL EM CLOSE-UP

Copyright TudoVerde - www.tudoverde.org.br

SUMÁRIO

• • • • • • •

A FOTOGRAFIA EM CLOSE-UP ENTENDENDO O CLOSE-UP: FOCO FOTO SIGNIFICA LUZ! USANDO AS CORES FUNDO: O ATOR COADJUVANTE 10 DICAS PARA BOAS FOTOS ÁLBUM ON-LINE DO CURSO

3 4 5 6 7 8 10

Copyright TudoVerde - www.tudoverde.org.br

3

CURSO DE FOTOGRAFIA DIGITAL EM CLOSE-UP

A Fotografia em Close-up
Fotografia Close-up significa aproximar a câmera o máximo possível do objeto, e com isso capturar imagens incomuns, belas e surpreendentes. Diferente do que acontece quando você se propõe a fazer fotos da natureza, e tem que buscar grandiosas paisagens, esplendorosas cachoeiras e céus fustigados de cores, uma boa foto em close-up pode surgir no quintal da sua casa! Para que essas novas fotos sejam tão espetaculares como as fotos “comuns” da natureza, você deve usar o equipamento adequado. Hoje a maioria das câmeras digitais compactas já vem com um modo close-up. Basta buscar o símbolo e seleciona-lo.

Tesouros Escondidos no meio de um grande gramado crescem pequenas e lindas flores azuis. O modo close-up das câmeras digitais permite descobrir esse maravilhoso mundo da natureza.

Deite e Role esta flor ficou mais linda com a luz do sol iluminando sua pétalas por cima. Leve sua câmera até a natureza, deite no chão, suba na árvore! Procure sua foto onde ela estiver.

Quem Procura Acha Uma pequena vespa dentro de uma linda flor. A fotografia em close-up liberta seu espírito aventureiro, e a curiosidade de quem vê as fotos.

Modo Close-up de fotografar.

selecione o símbolo da flor antes

Copyright TudoVerde - www.tudoverde.org.br

4

CURSO DE FOTOGRAFIA DIGITAL EM CLOSE-UP

Entendendo o Close-up: Foco
Quando a câmera fotográfica é colocada em modo close-up, o seu foco se modifica totalmente. Foco é o ponto onde a imagem aparece com definição em uma foto. Normalmente uma câmera digital compacta apresenta um foco panorâmico, focando razoavelmente objetos de 1,2m ao infinito. No modo close-up a câmera passa a “ver” , com extrema nitidez, objetos a menos de meio metro. Mas a “profundidade” do foco é de apenas alguns centímetros. Esse foco fixo e critico obriga você a buscar o objeto, movimentando a câmera para frente e atrás, até colocar o foco sobre ele.

UAU! flagrante das minúsculas asas de sementes do dente-de-leão. A qualidade superior do foco em close-up permite fotos com mais detalhes.

Não se Mexa! esta pequena papoula esta no ponto exato de foco da câmera. A maioria das câmeras digitais compactas tem foco fixo, isso significa que você tem afastar ou aproximar-se do objeto para achar o foco perfeito. Os manuais das câmeras informam qual é esta distância.

Foco Crítico apenas um dos brincos-de-princesa esta em foco. A profundidade de foco em câmeras digitais compactas é de no máximo 3cm. Use isso para realçar elementos da foto.
Copyright TudoVerde - www.tudoverde.org.br

Pegando o Jeito As duas margaridas estão no ponto exato de foco. Com visores tão pequenos, a melhor maneira de acertar é tirar diversas fotos, até pegar a distância perfeita da câmera.

5

CURSO DE FOTOGRAFIA DIGITAL EM CLOSE-UP

Foto significa Luz!
Saber controlar a luz é primordial para uma boa foto. A correta forma de iluminar pode realçar formas e texturas, torna mais natural uma cena, destacar um objeto. A grande vantagem da fotografia em close-up é uma certa facilidade para controlar a luz. Uma folha de papel pode servir como um perfeito rebatedor, por exemplo. A luz forte do sol pode ser suavizada com um difusor de tecido, ou papel vegetal. O uso de um tripé pode ser uma boa solução nos casos de pouca luz. E lembre-se que na maioria das câmeras digitais compactas o flash não dispara quando em modo close-up.

Luz em Degradê a luz nesta gérbera se atenua na parte inferior da foto. Para o olhar humano é mais natural a luz vir de cima, como se fosse do sol. Siga esta regra: mais claro em cima, mais escuro em baixo.

Rebatendo a Luz com uso de papel ou isopor você pode direcionar parte luz para as áreas que ficariam escuras na cena, como foi feito com este caracol.
Copyright TudoVerde - www.tudoverde.org.br

Inclinada e Suave a luz em diagonal permitiu uma iluminação mais completa da borboleta. Note como essa luz foi também suavizada com uso de difusor. Em fotos com pouca luz deve-se apoiar a câmera para evitar que saia mexida .

6

CURSO DE FOTOGRAFIA DIGITAL EM CLOSE-UP

Usando as Cores
A natureza é especialista em encher este planeta com as mais loucas cores! Registrar essa riqueza em fotografia é uma aventura. Na Fotografia em close-up há a oportunidade de trabalhar com cores praticamente puras. E você as pode isolar, contrastar ou misturar, fazendo de suas fotos verdadeiras pinturas. O cérebro humano se sente atraído pelas cores quentes - como o vermelho, por exemplo. Colocar estas cores na foto garante bons resultados.

Cores Puras a existência de diferentes cores na cena apenas realçou a força de cada uma.

Explosão de Cores! natureza.

um exemplo do colorido da

Cores Quentes e Frias nesta foto o contraste entre elas causou um interessante efeito, servindo para destacar os insetos.
Copyright TudoVerde - www.tudoverde.org.br

A Força do Vermelho As pequenas emilias deram vida à foto. Experimente cobrir-las e veja como esta cor fará falta!

7

CURSO DE FOTOGRAFIA DIGITAL EM CLOSE-UP

Fundo: o Ator Coadjuvante!
Na fotografia em close-up fundo é aquilo que não esta em foco na imagem. O fundo tem a importante função de destacar o motivo focado, mas dando-lhe suporte, sem obscurece-lo. Deve sempre haver uma ligação temática entre o objetivo principal e o restante da foto. Fundos totalmente neutros, em fotografia de natureza, dão um ar artificial a imagem. Já o entorno muito acentuado, alem de diminuir o objeto principal causa incômodo. Saber trabalhar este rico elemento ajudará para uma boa foto.

Libélula no Jardim Apesar de totalmente fora de foco, a imagem ao fundo da nossa amiguinha nos diz que ela esta no meio de plantas e arbustos.Esta parceria entre o objeto principal e o fundo é essencial em fotos de natureza.

Contraste por Luz o fundo escuro destaca bem as luminosas flores amarelas.

Borboleta Indoor á foto.

o fundo neutro deu um ar artificial

Contraste por Cor Um fundo luminoso, mas verde, conseguiu contraste com a flor vermelha.

Copyright TudoVerde - www.tudoverde.org.br

8

CURSO DE FOTOGRAFIA DIGITAL EM CLOSE-UP

10 Dicas para Boas Fotos
Pequenos detalhes que deixarão suas fotos lindas!

1) Pingos! Nada como gotas de chuva para refrescar uma foto! Não choveu? Um regador resolve!

2) Só você! utilize o foco para destacar um elemento da imagem.

3) Que distração! este galhinho tinha que estar aqui? Pense antes de apertar o botão, não depois.

4) Não centralize

desloque o motivo para um canto.

5) Olha a folha seca! observe atentamente o que vai fotografar. Nosso olhar anula elementos distrativos , mas que depois aparecerão na foto.

Copyright TudoVerde - www.tudoverde.org.br

9

CURSO DE FOTOGRAFIA DIGITAL EM CLOSE-UP

10 Dicas para Boas Fotos

7) Grafismo explore os incríveis padrões de cores e formas da natureza. 6) Assim esta melhor! se sua imagem tiver boa resolução, você pode fazer um recorte para eliminar sobras, erros, ou melhorar o enquadramento.

9) O ordinário maravilhoso esta é uma minúscula flor que nasce em todos os jardins. Procure o raro, no comum.

8) Perneta esta libélula provavelmente esta morta. Não arranque plantas ou mate insetos para fotografa-los.

10) Procure a foto uma foto é o resultado final do prazer de olhar o mundo.

Copyright TudoVerde - www.tudoverde.org.br

10

CURSO DE FOTOGRAFIA DIGITAL EM CLOSE-UP

Álbum On-Line do Curso
Agora é a sua vez. Pegue sua câmera, coloque este curso debaixo do braço e vá explorar o mundo! Use a sensibilidade para achar suas fotos. Experimente! Não tenha medo de copiar um estilo, isso faz parte do aprendizado. Fotografe e descubra o seu próprio estilo! E para lhe incentivar mais um pouco: inclua e mostre suas fotos no Álbum On-Line do curso! Envie suas melhores fotos, mais seu login, para: falecom@tudoverde.org.br

Esta é uma maneira de mostrar suas fotos para o mundo todo, e trocar experiências e dicas com outros fotógrafos! Boas fotos!

Fotos: ONG TudoVerde, 1000imagens.com.

Copyright TudoVerde - www.tudoverde.org.br

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful