You are on page 1of 9

Biologia

e Geologia
10 Ano

Temas abordados:
- A Respirao
- Aerbia - Anaerbia - Fermentao

- Trocas gasosas - Seres unicelulares - Seres pluricelulares

- Alcolica - LcAca

- Regulao nos Seres Vivos


- Introduo - Sistema Nervoso
- Neurnio - Nervo - Sinapse - Impulso Nervoso - Crebro

- Peixes - Insectos - Animais Terrestres - Homem

- Sistema Hormonal

- Sistema Excretor Humano


- Termorregulao

- Sistema Hipotlamo-Hipse - Glndulas endcrinas, excrinas e mistas - Hormonas - Morfologia e Fisiologia de um rim

- Osmorregulao - Hormonas Vegetais

- Fototropismo - Fito-hormonas - Os sinais de luz

A Respirao

A respirao celular um processo fundamental que todas as clulas realizam, de forma a obterem energia. Se no obAvessem energia morreriam. Essa energia denominada de ATP (adenina trifosfatada) que uma molcula biolgica muito instvel, logo a clula s produz ATP no momento em que necessita dele. No entanto, como te deves lembrar, existem dois Apos de respirao disAntos: - Respirao Aerbia, na qual par+cipa o Oxignio e a molcula energAca (ex.: Glicose) totalmente degradada; - Respirao Anaerbia, no qual o Oxignio no par+cipa, mas a molcula energAca (ex.: Glicose) no totalmente degradada.

A Fermentao um Apo especial de Respirao Anaerbia, na medida em que o aceitador nal de electres so molculas orgnicas. Vamos ento comear por estudar a fermentao.

1) Fermentao
A Fermentao pode ser de dois Apos, alcolica ou lc+ca quer o produto nal seja lcool ou cido lc+co, respecAvamente. Mas independentemente do Apo de fermentao de que estejamos a falar, existe sempre uma fase comum, a Gliclise. A gliclise a primeira fase, na qual uma molcula de Glicose (6C) degradada em duas molculas de cido Pirvico (2x3C). Veja a gura seguinte.

Glicose

2xATP = 2xADP + 2xP 4ADP + 4P = 4ATP

NAD+ = NADH

2x c. Pirvico

Ou seja, como que isto se d? Inicialmente gastam-se duas molculas de ATP num processo chamado ac+vao, de forma a que a molcula consiga reduzir duas molcula de NAD+ (NADH) e para quebrar uma ligao da molcula de Glicose, que vo formar (conjunto das duas reaces) 4ATPs, logo o balano energAco (o que se ganha) de 2 ATPs.
Nota: na verdade o processo da gliclise um pouco mais complicado, visto que antes de ser logo cido pirvico esta transforma-se em 2x PGAL (2x3C) (devido ao fornecimento dos ATPs) e s depois que se reduzem os NAD+ devido instabilidade da molcula de PGAL que se transforma em cido pirvico e liberta 4 ATPs. A este processo nal chamamos fosforilao a nvel do substracto.

E isto a Gliclise. A parAr daqui os processos diferenciam-se.

1.1) Fermentao Alcolica


Na fermentao alcolica possvel degradar ainda mais a molcula, logo a cada um dos cidos pirvicos vai ser reArado um carbono, como? Oxidando as molculas de NADH (NAD+) restando agora duas molculas de Etanol e libertando-se duas molculas de CO2 (dixido de carbono).

1.2) Fermentao LcAca

Na fermentao lcAca no possvel degradar mais a molcula, mas necessrio oxidar os NADH, por isso a energia dessa oxidao serve para transformar o cido pirvico em cido lc+co (2x3C). No se liberta CO2. Estes so os dois Apos de fermentao e em ambos temos um balano energAco de 2 ATPs. No entanto, como vais ver a seguir, a respirao aerbia tem um balano energAco muito mais posiAvo.

2) Respirao Aerbia
Tal como na fermentao, a primeira fase a gliclise (ver 1.Fermentao). Assim temos agora dois cidos Pirvicos. Os cidos pirvicos so mobilizados pela Ace+lCoA, uma substncia que existe no local, e inicia-se o Ciclo de Krebs. No Ciclo de Krebs d-se a inical oxidao das molculas de NADH (NAD+), formando um novo composto, o cido ctrico (6C). Da reduo cido ctrico e degradao formam-se 3 molculas de NADH (a parAr de NAD+), 2 molculas de FADH2 (a parAr de FAD) e 2 molculas de CO2 que libertado e ainda se formam 2 ATPs. No m, forma-se um composto com 4C, o cido oxaloac+co. Depois este composto volta a ser degradado em 2 molculas de AceAlCoA (2x2C). Depois do ciclo de Krebs, temos muitas molculas reduzidas cuja energia pode ser aproveitada, por isso depois vem a cadeia transportadora de electres. Aqui, os electres so deixados no incio da cadeia (oxidao das molculas de NADH e FADH2) e vo passando ao longo de vrios compostos orgnicos, cada um mais oxida+vo que o seguinte. O lAmo receptor o Oxignio, a substncia mais oxidaAva. Da a necessidade de oxignio para a respirao aerbia. Estas oxidaes e redues libertam muita energia, formando no m 32ATPs! Assim, no nal de contas, a respirao aerbia fabrica 36 ATPs ao invs de 2ATPs que o que se forma na fermentao. A diferena grande.

3) Trocas Gasosas

Mas como se realizam as trocas gasosas nos seres vivos, de forma a obterem as substncias que necessitam, como por exemplo o oxignio para a respirao aerbia? Depende dos seres vivos.

Nos seres unicelulares muito simples. Visto que s h uma clula, e esta clula s tem uma membrana (duas se contarmos a parede celular nas clulas vegetais) d-se uma difuso directa dos gases. Mas este sistema no funciona para os seres vivos mais complexos, como por exemplo o homem. Acontece que o homem tem cerca de 300 000 bilies de clulas, das quais apenas 1 bilio se encontra superlcie da pele. Se esAvssemos espera que as clulas da pele zessem difuso at todas as clulas do corpo. O mais provvel era morrermos! Assim, os animais em geral apresentam 3 Apos de sistemas respiratrios: - Tegumento (difuso cutnea) - como o caso da minhoca, so as clulas da pele que absorvem o oxignio e o levam para o sangue; - Brnquias - como o caso dos peixes, que tm evaginaes da superlcie do corpo onde o oxignio absorvido; tm sistemas inteligentes para evitar que este no se perca para a gua de novo por difuso, como sistemas anA-paralelos; - Pulmes - como o caso do homem, que so superlcies extensas humedecidas consAtudas por pequenos sacos (alvolos) que s possuem uma camada de clulas que facilita a difuso. Todos estes sistemas so considerados sistemas de difuso indirecta, porque o oxignio levado para o resto das clulas (sem ser as que contactam directamente com o gs) atravs de um uido circulante. Hematose o nome que damos s trocas gasosas que se do a nvel dos orgos respiratrias (ex.: hematose cutnea; hematose pulmonar).

Regulao nos Seres Vivos


Alguns seres vivos possuem alguns sistemas de regulao de forma a conseguirem controlar, por exemplo, a temperatura corporal ou a concentrao interna de gua corporal. Existem trs sistemas que no caso do homem servem para regular o corpo: - Sistema Nervoso - composto por neurnios, sistema nervoso central e perifrico, cuja mensagem transmiAda atravs do impulso nervoso; - Sistema Hormonal - composto pelo sistema hipotlamo-hipse e cuja mensagem transmiAda atravs das hormonas; - Sistema Excretor - que controla a quanAdade e quais substncias so eliminadas e quais cam no corpo.

1) Sistema Nervoso
A unidade bsica do sistema nervoso so as clulas nervosas ou neurnios. Estas clulas tm um corpo celular alongado de forma a facilitarem as conexes entre elas. A este prolongamento damos o nome de axnio. Analisa a gura abaixo para cares a saber a estrutura de um neurnio.

Legenda: 1) Ncleo 2) Corpo Celular 3) Dendrites 4) Axnio 5) Bainha de Mielina 6) Terminaes nais (telodendrites) Um conjunto de neurnios chama-se nervo. Esta a morfologia de um neurnio, que vai ser muito importante para a passagem do impulso nervoso. Mas o que o impulso nervoso? O impulso nervoso uma mensagem originada no crebro que transmiAda atravs de neurnios de forma a chegar ao local onde actua (efector).

Transmisso do impulso nervoso


Como j sabes, o corpo humano por exemplo consAtudo por milhares de neurnios e no apenas por um, e mesmo que fosse s por um, tem que haver um sistema que faa com que o sinal (impulso nervoso) viaje sempre na mesma direco e que chegue ao orgo efector. Este sitema a transmisso do impulso nervoso, ou seja, como que ele vai do local onde iniciado at ao orgo efector. Acontece que os neurnios, tal como todas as clulas, possuem membrana plasm+ca. E, como tu j estudaste anteriormente, a membrana plasmAca possui uma caractersAca muito importante, a sua premiabilidade selec+va, ou seja, a capacidade de escolher que uidos (e em que quanAdade) deseja trocar entre o interior e o exterior da clula. Ora no caso dos neurnios, a membrana muito especca, os NaCl+ esto fora da clula e os K+ dentro, criando uma diferena de concentraes visto que existem mais NaCl+ fora do que K+ dentro. A esta fase inicial da membrana damos o nome de potencial de repouso, porque o impulso nervoso no passa e no se desencadeia nada. Depois, chegada do impulso nervoso, abrem-se poros passivos de NaCl+. Devido s diferenas de concentraes o NaCl+ vai ter tendncia para entrar. Logo em seguida fecham-se os de NaCl+ e abrem-se os de K+. Ora neste caso o K+ vai ter tendncia a sair, devido diferena de concentraes. Depois os poros de K+ tambm se fecham. A membrana est com as cargas trocadas. A esta fase damos o nome de potencial de aco e quando esta fase se d que ocorre a transmisso do impulso nervoso, porque d-se um aumento do potencial da membrana (mV). No entanto, para o impulso no voltar para trs, e para possibilitar a passagem de um novo impulso necessrio recorrer a uma repolarizao da membrana, na qual a Bomba NaCl+/K+ toma um grande papel, porque volta a colocar os sdios fora e os potssios dentro. Depois da repolarizao a membrana volta ao estado do potencial de repouso at que seja necessrio a transmisso de um novo impulso nervoso.

2) Sistema Hormonal
A regulao do organismo tambm pode ser feita atravs do sistema hormonal. No sistema hormonal, as unidades de transporte de informao so as hormonas, que circulam no sangue. As hormonas actuam em clulas especcas, as clulas alvo. A coordenao do sistema hormonal regulada pelo sistema hipotlamo-hipse. Existem vrios Apos de hormonas e vrios rgos produtores dessas hormonas. Estes rgos dizem-se glndulas endcrinas (ou mistas se tambm produzirem, por exemplo, sucos. Ex.: pncreas).

3) Termo e Osmorregulao
A termo e osmorregulao so asseguradas atravs das hormonas. Estas tm um mecanismo de feedback nega+vo que lhes proporciona uma grande capacidade de reagir a espmulos exteriores, por exemplo, mudanas de temperatura. Mas como se d a termorregulao? Tal como num termostato. Um termostato um aparelho que verica a temperatura ambiente e que regula um ar condicionado. Assim, se a temperatura ambiente esAver abaixo da temperatura selecionada, o termostato envia um sinal ao ar condicionado para este se ligar e produzir ar quente, de forma a aquecer o ar. O contrrio ocorre com as temperaturas muito elevadas. No entanto, quando a temperatura est dentro dos limites, este desliga-se de forma a que a temperatura se mantenha dentro do desejado. Tal como um termostato, tambm ns temos mecanismos de controlo da temperatura. Por exemplo, quando est muito calor, o corpo evapora a gua superlcie, e faz a vasodilatao. Pelo contrrio quando est frio aumenta-se o metabolismo celular de forma a produzir calor e d-se a vasocontrio. Pelas caractersAcas referidas anteriormente, somos classicados em homeotrmicos, porque no nos adaptamos s temperaturas do meio, como os poiquilotrmicos. Existem tambm mecanismos para controlar as concentraes internas do corpo (osmorregulao), como por exemplo, nos dias de Vero d-se uma inibio da produo da hormona ADH (hormona anAdiurAca) que faz com que a nossa urina que mais concentrada e que percamos menos gua por evaporao. O contrrio ocorre nos dias de Inverno. Por isso somos classicados de osmorreguladores, porque no nos adaptamos s concentraes do meio, como os seres mais simples, os osmoconformantes.

4) Sistema Excretor Humano


O sitema excretor humano intervm directamente na osmorregulao. O principal rgo o rim. Cada ser humano possui dois e consegue viver bem sem um. Mas antes de entrarmos na siologia do rim, vamos analisar a sua morfologia.

tua direita, tens esquemaAcamente a estrutura bsica de um rim. Legenda: 2 - Crtex 3 - Pirmides de Malpigui 4 - Zona Medular 5 - Artria Renal 6 - Veia Renal 7 - Ureter E em baixo direita, temos o funcionamento da unidade bsica do rim, o nefrnio. Os nefrnios encontram-se na zona das pirmides de Malpigui e so consAtudos por uma srie de tubos (que vo ltrar as substncias) iniciados na cpsula de Bowmen e nalizados no tubo colector que vai dar ao bacinete, que vai dar ao ureter. O que ocorre nestes tubos? Inicialmente ocorre uma absoro de algumas substncias que o sangue leva, nutrientes e gua (excepto as protenas porque so demasiado grandes) no Glomrulo de Malpigui (dentro da cpsula de Bowmen). Depois d-se a passagem desta mistura pelo tubo contornado proximal, ansa de Henle e tubo contornado distal, onde a maioria das substncias essenciais j forma reabsorvidas para o sangue atravs de processos de transporte acAvo e osmose (gua). No entanto quando chega ao tudo colector, um possibilidade de recolher mais gua (tornar a urina mais concentrada) no caso do organismo necessitar ou mais diluda. Este controle realizado pela hormona ADH que controla a abertura ou fecho das aquapurinas, transportadores passivos de gua.

No nal do processo, tudo o que o organismo quer deitar fora segue pelo tubo colector que vai ter bexiga, depois pela uretra at sair para o exterior.

5) Hormonas Vegetais
As plantas tambm produzem hormonas em algumas clulas mais especializadas, mas essas hormonas so um pouco diferentes das hormonas animais, por isso damos-lhes o nome de hormonas vegetais ou to-hormonas. Existem 5 Apos principais de to- hormonas: - Auxinas - promovem o alongamento das clulas e desenvolvimento das razes; - E+leno - promove o amadurecimento dos frutos; - Giberilinas - esAmulam o alongamento das clulas e diviso celular; - cido Abcsico - inibe o cresimento e promove a dormncia nas plantas; - Citocininas - esAmulam a diviso celular. Estas so as principais to-hormonas.

You might also like