CURSO BÁSICO DE RÁDIO VHF

Abordagem de alguns conceitos básicos referentes aos Rádios de Comunicação VHF e sua utilização nos seguimentos de trabalho.

1

O objetivo deste curso visa a capacitação dos Pescadores do Município de Acaraú para a utilização do Rádio amador ICOM M34 como instrumento de Segurança nas Embarcações. Além disso, durante o curso serão apresentados a comunidade pesqueira os princípios básicos de funcionamento de um Rádio VHF bem como a sua importância na comunicação marítima. METODOLOGIA A metodologia utilizada consiste de duas aulas teóricas seguida de duas aulas práticas de forma alternada de modo que os participantes possam exercitar o aprendizado. 1º Parte:  

Funcionamento e apresentação do Aparelho. Prática.

2º Parte:  Características Funcionamento.  Prática. e Princípios Básicos de

AGORA VAMOS RELEMBRAR ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS DE

COMUNICAÇÃO.

1 - COMUNICAÇÃO – É a transmissão e recepção de qualquer tipo de informação, por qualquer via ou processo. Ela pode ser:
 Visuais – Bandeiras, fumaça, espelho, luzes, etc.  Acústicas – Cornetas, Sirenes, apitos, tambores,

etc.
 Elétrico – Rádio, telefone, TV, etc.

3 . VHF é uma faixa utilizada na comunicação de baixo alcance.RECEPTOR (Rx) – Componente do Transceptor que recebe a mensagem enviada pelo Tx. Alguns Exemplos de Frequência de rádio são – VHF. a comunicação marítima ocupa a faixa de 156 a 174MHz .TRANSMISSOR (Tx) – Equipamento que se destina a transmitir uma mensagem. HF (Altas Frequências).2 .TRANSCEPTOR – É um equipamento composto de um transmissor (Tx) e um receptor (Rx). UHF (Frequência Ultra Alta). 5 - RUÍDO – Qualquer elemento NEGATIVO que atrapalhe ou impeça a comunicação. VHF significa Very High Frequency (Freqüência Muito Alta). Destas. 6 . 4 .É um tipo de frequência de rádio mais utilizado para comunicação na navegação.VHF . As freqüências VHF variam de 30 a 300MHz. .

E QUAL É A DISTÂNCIA QUE MEU RÁDIO PODE ALCANÇAR. aaa a .

 Fixos Móveis.QUANTO A CLASSIFICAÇÃO OS RÁDIOS DE COMUNICAÇÃO PODEM SER:  Fixos.  Portáteis. .

E O QUE SÃO RÁDIOS DE COMUNICAÇÃO? Os rádios de comunicação são aparelhos práticos e funcionais que facilitam o diálogo direto entre as pessoas que se encontram em uma determinada distância. .

CE São Equipamentos muito utilizados no Serviço Móvel Marítimo onde são instalados em grandes navios e na maior parte das Embarcações Motorizadas.E QUAL A UTILIZAÇÃO DO RÁDIO VHF NO SERVIÇO MOVEL MARITIMO PORTO DO PECÉM . É usado para uma grande variedade de propósitos. incluindo o destacamento .

precisa e com segurança. O serviço de Rádio é útil em praticamente todos os seguimentos de trabalho em que se deseja estabelecer uma comunicação rápida.de serviços de resgate e comunicação com portos. outras embarcações e estações costeiras. pontes. . marinas.

permite que o rádio escute dois canais alternadamente.Deverá ser regulado de modo a impedir que ruídos atrapalhem a comunicação. Dupla Escuta (DUAL WATCH) . 5. Seletor de Potência . 2. Limitador de Ruídos (SQUELCH) .permite a escolher o canal de chamada ou/e de trabalho. normalmente o 16 (conforme o aparelho) e outro. Controle do Volume . 3. Um Rádio VHF compõe-se basicamente de: 1. Seletor de Canais . 4. .regula o som audível.permite selecionar a potência de emissão do aparelho.

.AGORA VAMOS CONHECER E VER COMO FUNCIONA O NOSSO RÁDIO VHF.

RÁDIO MARÍTIMO VHF IC – M34 .

1 4 5 5.Clipe ou Grampo de Cinto. 3. 4. 6.Adaptador de C. 2. 6 3 1 2 .Alça de Segurança.Bateria.34 1.A.ACESSÓRIOS QUE COMPÕEM O IC .Carregador da Bateria.Antena.

34 VISTA LATERAL DO IC – M34 TRAVA DE SEGURANÇA DA BATERIA BATERIA DESTRAVADA .INSTALAÇÃO DOS ACESSÓRIOS DO IC .

INSTALAÇÃO DO CLIPE OU GRANPO DE CINTO .

INSTALAÇÃO DA ANTENA .

LIGANDO E DESLIGANDO O SEU IC – M34 .

APARELHO PRONTO PARA CARREGAR .

MUITA CALMA NESSA HORA!!! 220V .

CONECTANDO O APARELHO A UM ESTABILIZADOR. . PARA SER CARREGADO.

ESTÃO DISPONÍVEIS EM POTÊNCIAS QUE VARIAM DESDE 150W ATÉ 1000W. .E COMO EU FAÇO PARA RECAREGAR O MEU IC – M34 DENTRO DA MINHA EMBARCAÇÃO??? PARA ISSO SERÁ NECESSSÁRIO O USO DE UM INVERSOR DE CORRENTE ELÉTRICA – QUE É UM APARELHO ELETRÔNICO QUE CONVERTE A ALIMENTAÇÃO POR BATERIA DE VOLTAGEM BAIXA 10V – 15V EM UMA POTÊNCIA DOMESTICA 110V QUANDO NÃO HÁ FONTE DE ALIMENTAÇÃO DE ENERGIA POR FONTE EXTERNA.

CARREGANDO A BATERIA DO SEU TRANSCEPTOR DENTRO DA EMBARCAÇÃO .

AGORA VAMOS AS CARACTERÍSTICAS E PRINCÍPIOS BÁSICOS DE FUNCIONAMENTO DO APARELHO!!!!!! .

 Voltagem – 110 V RÁDIO VHF IC – M34 A PROVA D’ AGUA RÁDIO VHF IC – M34 .  Apresenta 9 botões grandes no painel frontal e de fácil manuseio.  Aparelho a PROVA D’ ÁGUA.  Fonte de energia – Bateria de aproximadamente 10 horas de duração.  Tela de LCD Grande de fácil visualização.CARACTERÍSTICAS DO APARELHO:  Aparelho –– IC M34 / ICOM.

DESCRIÇÃO DO PAINEL FRONTAL .

NIVEL DE VOLUME. 5. GRUPO DE CANAIS 1 2 3 4 6 5 PRÍNCIPIOS BÁSICOS DE FUNCIONAMENTO . 3. BATERIA.VISOR DA TELA DE LCD 1. ALERTA DE BLOQUEIO. INDICADOR DE CANAL FAVORITO. NIVEL DE RUÍDO. 4. 6. 2.

AJUSTE DE VOLUME – PRESSIONE PARA CIMA E PARA BAIXO PARA AJUSTAR O NÍVEL DE VOLUME. 3.1. FUNÇÃO 2 3 1 MUDO – PRESSIONE VOL PARA ATIVAR A FUNÇÃO MUDO. 2. . AJUSTE DO NÍVEL DE RUÍDO (SQUELCH) – PRESSIONE SQL PARA AJUSTAR O NÍVEL DE RUÍDO.

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful