You are on page 1of 14

Metodologia de Pesquisa nas Atividades de Enfermagem. 4º Semestre. Marcelo da Cruz Figueiredo. 1. Metodologia Científica.

Metodologia – Conjunto de procedimentos, regras e técnicas em que se baseia determinada disciplina. Pesquisa – Investigação. Busca minuciosa e sistemática de novos conhecimentos no domínio científico, artístico, histórico etc. • Conhecimento vulgar: adquirido através das experiências de vida. • Conhecimento religioso: não é explicado pelas naturais, mas pela crença, pela fé. • Conhecimento filosófico: concepção geral mais ou menos racional baseado na experiência. • Conhecimento científico: metódico e sistemático, através da pesquisa científica. Metodologia Científica – Conjunto de normas para realização da pesquisa científica. 1.1. Etapas do método científico.

• Observação: percepção de um problema. Exame ou enumeração de eventos ou fenômenos, com registro e classificação.

• Experimentação: técnica de comprovação da hipótese. Síntese – processo de recomposição do todo decomposto. Indução – processo de raciocínio do particular para o geral. Dedução – raciocínio que vai dos princípios às conseqüências. • Comentários – expressando a compreensão crítica do texto. utilizando para isso fichas que facilitam a documentação ou um esquema impresso. baseando-se ou não em outros autores e outras obras. Análise – processo de decomposição do todo em suas partes constituintes. ABNT).• Hipótese: provável solução do problema. suficientemente testada. • Citações – apresentando as transcrições significativas da obra. 2. Um fichamento completo deve apresentar os seguintes dados: • Indicação bibliográfica – mostrando a fonte da leitura (cf. da parte para o todo. Uma vez comprovada. 2 . precisa ser testada. LEI CIENTÍFICA – hipótese verdadeira. • Resumo – sintetizando o conteúdo da obra. que até então. Fichamento. Fichamento é uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de registrar todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema. a situação resultado é mais rica que a anterior.

Para sua elaboração lidaremos com pelo menos três dimensões importantes e interligadas: • Técnica: regras reconhecidas como científicas. Justificativa – Trata-se da relevância. 3. • Científica: articula as duas dimensões anteriores. Para produzir maior impacto articula-se a relevância intelectual e prática do problema investigado à experiência do investigador.• Ideação – colocando em destaque as novas idéias que surgiram durante a leitura reflexiva. Sugere-se a utilização de verbos no infinitivo e apresentar discriminadamente o objetivo geral e os objetivos específicos do projeto. Elementos Constitutivos. buscando evitar imprevistos e até mesmo sua inviabilização. 3. • Objetivo Geral: deverá focalizar o resultado que se alcançará. 3 . Projeto de Pesquisa. Mapeamento sistemático para a realização de uma pesquisa. • Ideológica: relaciona-se às escolhas do pesquisador. devendo precisar com clareza o que vai ser realizado.1. Objetivos – Propósito ou resultado a ser atingido através da execução das atividades projetadas. uma vez que o projeto seja executado. do por que tal pesquisa deve ser realizada.

com quantidade e características.• Objetivo Específico: convém que o objetivo geral seja formulado de maneira ampla e geral e desdobrado em tantos sub objetivos ou objetivos específicos quantos forem necessários para a realização do objetivo geral. Estrutura de Apresentação do Trabalho 4 . Hipóteses – São problemáticas ou afirmações acerca do tema central e suas inúmeras justificativas.2. 3. Deve conter os seguintes elementos: • Definição da amostragem: o que ou quem vai ser pesquisado. questionário. Metodologia – Descrição dos métodos ou técnicas que serão utilizadas para o desenvolvimento da pesquisa. observação. • Coleta de dados: define as técnicas a serem utilizadas – entrevista. • Organização e análise dos dados: descrição de como os dados serão classificados e analisados. formulário.

a especificação do respectivo volume. • Se houver mais de um volume. se houver) do trabalho. Capa Deve conter: • Instituição onde o trabalho foi executado (opcional). OBSERVAÇÃO: A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) não determina a 5 . • Título (e subtítulo. • Cidade e ano de conclusão do trabalho. • Nome do autor.Estrutura Elemento Capa (*) Folha de rosto Folha de aprovação Dedicatória (*) Agradecimentos (*) Epígrafe (*) Resumo em língua portuguesa Resumo em língua estrangeira Lista de ilustrações (*) Lista de tabelas (*) Lista de abreviações e siglas (*) Sumário Introdução Desenvolvimento Conclusão Referências Glossário (*) Anexos ou apêndices (*) Pré-textuais Textuais Pós-textuais (*) .Elementos adicionados de acordo com as necessidades (opcionais).

tendo como orientadora a professora Maria da Silva. do Centro Pedagógico. da Universidade Federal do Espírito Santo. • As informações essenciais da origem do trabalho.” 2) “Monografia apresentada como pré-requisito de conclusão do curso de Pedagogia. Esta distribuição deve ser definida pelo professor ou pela Instituição. Folha de Rosto Deve conter: • As mesmas informações contidas na Capa. da Universidade Federal do Rio de Janeiro.” 3) “Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação.” Folha de aprovação Deve conter: • Nome do autor. tendo como orientadora a professora Isa Chiabai. como pré-requisito de conclusão do curso de Mestrado em Educação. Exemplos de informações essenciais sobre a origem do trabalho: 1) “Trabalho apresentado para avaliação do rendimento escolar na disciplina de Metodologia Científica. para uniformização de seus trabalhos acadêmicos. do curso de Pedagogia.disposição destes dados na folha. ministrada pelo professor João da Silva. da Universidade Federal do Espírito Santo. 6 .

Não deve ultrapassar 500 palavras. assinatura dos componentes da banca e as instituições a que fazem parte. A localização fica a critério da estética do autor do trabalho.• • • • • • • Título (e subtítulo. Natureza. se houver) do trabalho. É um item dispensável. Objetivos. Nome. Podem estar localizadas também nas folhas de abertura das seções primárias. Dedicatória Tem a finalidade de se dedicar o trabalho a alguém. titulação. Resumo em Língua Estrangeira 7 . Agradecimento É a revelação de gratidão àqueles que contribuíram na elaboração do trabalho. como uma homenagem de gratidão especial. Também é um item dispensável. Deve vir acompanhada do nome do autor da frase. Área de concentração. Este item é dispensável. Epígrafe É a citação de uma frase de algum autor que expresse. de forma consistente. Resumo em Língua Portuguesa Texto que represente um resumo conciso do trabalho. Nome da instituição. É um item obrigatório. o conteúdo do trabalho. Data da aprovação.

ANPED . Lista de Abreviações e Siglas Abreviações e siglas apresentadas no texto.). gráficos.Associação Brasileira de Educação a Distância ABNT . para o inglês.Associação de Pais e Mestres. apresentada em ordem alfabética.Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação.Tradução. (NBR 6027). 8 . na mesma ordem em que a matéria nele se sucede.Associação Brasileira de Normas Técnicas ANDIFES . do resumo em língua portuguesa. com o nome da ilustração e a página onde se encontra. seções e outras partes de um documento. espanhol ou francês. Exemplo: ABED . Caso haja mais de um tipo pode ser apresentado separadamente (fotografias. tabelas etc. É um item opcional. Lista de Ilustrações Apresentada na ordem em que aparece no trabalho. O título de cada seção deve ser digitado com o mesmo tipo de letra em que aparece no corpo do texto. Sumário Enumeração das principais divisões. É um item obrigatório. APM . É um item opcional.Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior.

Seção Quinaria. 2.1 . 1.1. TEXTO É a parte onde todo o trabalho de pesquisa é apresentado e desenvolvido. Inciso.1.de A indicação das páginas localiza-se à direita cada seção..SEÇÃO PRIMÁRIA. 4 . 3 .. clara e objetiva. Inciso.SEÇÃO PRIMÁRIA...1.SEÇÃO PRIMÁRIA.1 . com o uso de uma linguagem simples. 1. Inciso.Seção Terciária. Divisão de um Sumário: • 1 . Introdução Na introdução. . 3. o tema é apresentado e 9 .. a) I. b) alínea ou item.1 .SEÇÃO SECUNDÁRIA.1.Seção Quaternária.1. 1. Deve expor um raciocínio lógico. a) alínea ou item. 2 .SEÇÃO PRIMÁRIA.1.. b) I..SEÇÃO SECUNDÁRIA. 1..1 . ser bem estruturado. c) alínea ou item. II. II.1 .SEÇÃO SECUNDÁRIA. Inciso.1.

Anexos É todo material suplementar de sustentação ao texto.esclarecido aos leitores as indicações de leitura do trabalho. Devem ser citados no corpo do texto. Deve-se mencionar a importância do trabalho. Conclusão A conclusão é a parte onde o autor se coloca com liberdade científica. uma lei discutida no corpo do texto etc.). Deve ser bem explicada toda a metodologia adotada para se chegar às conclusões. Desenvolvimento do Texto O corpo do trabalho é onde o tema é discutido pelo autor. As hipóteses a serem testadas devem ser claras e objetivas. mas não foram produzidos pelo pesquisador. (Itens do questionário aplicado. Devem ser apresentados os objetivos do trabalho. roteiro de entrevista ou observação. Apêndices 10 . avaliando os resultados obtidos e propondo soluções e aplicações práticas. justificando sua imperiosa necessidade de se realizar tal empreendimento. A revisão de literatura deve resumir as obras já trabalhadas sobre o mesmo assunto.

b) Não emite juízo crítico ou valora o conteúdo do texto. c) Pode ser uma obra ou parte dela (resumo seletivo). Para sua elaboração devem-se tomar os seguintes cuidados: a) É requerido por outras pessoas. Resumo de Escrito. no todo ou em parte. publicações. verbetes ou expressões que constem do texto. Glossário É a explicação dos termos técnicos. • • Informativo: informa tudo sobre o conteúdo do texto original. Também devem ser citados no corpo do texto. destacando seus elementos mais importantes. podendo ser publicado ou não. Referências (NBR 6023) É o conjunto de indicações que possibilitam a identificação de documentos. Classificação. 4.Documentos que contribuem para a compreensão do texto e foram produzidos pelo pesquisador. dispensando sua leitura. que não seja o autor. obra ou documento. 11 . É a apresentação resumida do texto de um artigo. 4. sem comentá-lo. Indicativo: descreve a natureza do texto dizendo a que se refere o conteúdo.1.

tirar conclusões. 4. podendo emitir sugestões. É uma descrição literal. alerta. Um relatório pode ser caracterizado e utilizado como: • • • Auto: é a descrição íntegra de um fato ocorrido. 12 . • • • Capa. emitir opiniões ou fazer críticas. É a exposição fiel ou a transcrição de uma ocorrência. objetivo e imparcial.: Ata de reunião. Resumo. opiniões. Relato: é a disposição fiel ou transcrição de uma ocorrência ou fato. É sucinto e livre. Estrutura. claro. sem discutir. critica ou dá opiniões. descrevendo de forma mais precisa e objetiva o que “viu ou ouviu”. esclarecimento e orientação. Ex.2. Relatório. fidelidade e exatidão em relação aos resultados a serem redigidos. O relatório científico deve ser breve. Bibliografia. não interpreta. analisa. preciso.• Crítico: (Resenha) contém opiniões sobre o conteúdo e o texto. Responde à pergunta “o que foi feito?”. 5. demonstrando objetividade. observando a linguagem. sem se ater a detalhes. Relatório: é fiel.

Objetividade – O assunto deve ser tratado de maneira direta e simples. Evitar “nem todos”. Se o relatório tiver caráter científico.br/prg/comsocial/cceh/norma s_organinfo_fichario. Precisão – O termo utilizado deve expressar realmente o pensamento. 2. deve conter as seguintes características redacionais: • • • Clareza – Evitar termos ambíguos ou esbanjar dos mesmos. desenvolvimento. sem rodeio ou pontuação excessiva.net/gens/como-fazer- 13 . Referência: 1. Disponível em: <http://www. Acessado em: 06 de Novembro de 2008. e conclusão. De seqüência: lógica. • Gramatical: terminologia. pontuação.ucb. “às vezes”. Fichamento. “praticamente”. Consistência De categoria: equilíbrio entre capítulos.htm>. Noções de Pesquisa em Enfermagem. Como fazer Fichamento de Texto ou Livro. etc.slideshare. seções e subseções. Disponível em: <http://www. Módulo ETEI. “alguns”. concordância. sinônimos.Todo relatório deve conter três partes essenciais: introdução. “vários”. 3.

Acessado em 06 de Novembro de 2008. 14 .fichamento-de-texto-ou-livro-427545>. Aula-slide FTC. 4.