You are on page 1of 4

O Universo da Comunicação e linguagem visual

Processo de Percepção Visual Profª. Josilene Ribeiro

Percepção Visual
Percepção visual, no sentido da psicologia e das ciências cognitivas é uma de várias formas de percepção associadas aos sentidos. É o produto final da visão consistindo na habilidade de detectar a luz e interpretar (ver) as consequências do estímulo luminoso, do ponto de vista estético e lógico.

O Mecanismo da Visão Teorias da percepção visual
O maior problema no estudo da percepção visual é que o que as pessoas vêem não é uma simples tradução do estímulo da retina (ou seja, a imagem na retina). Assim, pessoas interessadas na percepção têm tentado há muito tempo explicar o que o processamento visual faz para criar o que realmente vemos.
Tanto na máquina quanto no olho, os raios luminosos atravessam um meio transparente e são dirigidos para uma superfície sensível à luz. Na máquina fotográfica, o meio transparente é a lente e a superfície sensível à luz é o filme. No olho, a luz atravessa a córnea, o humor aquoso e o cristalino e se dirige para a retina, que funciona como o filme fotográfico em posição invertida; a imagem formada na retina também é invertida.

1

A visão é uma forma de inferência inconsciente: visão é uma questão de derivar uma interpretação provável a partir de dados incompletos. a profundidade. que o interpreta e nos permite ver os objetos nas posições em que realmente se encontram. “Perceber e ver o que vemos” O mundo que percebemos é o resultado da relação entre as propriedades do objeto e a natureza do inidvíduo que observa. A imagem que vemos é um estímulo processado e interpretado pelo cérebro. Processo de percepção visual O processo de percepção baseia-se na ação. Com somente um dos olhos. Inferência requer assunções/conclusões prévias sobre o mundo. A visão não é um registro mecânico de elementos. temos noção de apenas duas dimensões dos objetos: largura e altura.O nervo óptico transmite o impulso nervoso provocado pelos raios luminosos ao cérebro. Nosso cérebro reúne em uma só imagem os impulsos nervosos provenientes dos dois olhos. na probabilidade e na experiência. Com os dois olhos. 2 . o qual dá significado a mesma. A capacidade do aparelho visual humano para perceber os relevos deve-se ao fato de serem diferentes as imagens que cada olho envia ao cérebro. mas sim a captação de estruturas significativas para uma pessoa (Teoria da Gestalt). passamos a ter noção da terceira dimensão.

e são brilhantes. incluindo certas convenções tais como perspectiva e profundidade. Alguns pontos refletem mais. outros menos. Tanto o brilho como a cor do objeto dependem do tipo de sua superfície. • As imagens paradas variam desde as representações mais concretas às subjetivas e abstratas. a alfabetização visual é a capacidade de entender o que está sendo visto numa imagem. sendo pontos escuros. Alfabetização Visual Chamamos alfabetização visual à sensibilidade à forma como as imagens são utilizadas e manipuladas para conter mensagens precisas e reunirem informação. Na sua forma mais básica. 3 . Imagens paradas confiam em formas e cores para reproduzir significados. Na realidade.Luz e Imagem Todo objeto iluminado por qualquer luz. Imagem e Comunicação visual A comunicação por meio de imagens e elementos visuais relacionados é denominada "comunicação visual". Foi também sugerido que os seres humanos usam uma forma de "alfabeto visual" para interpretar e compreender imagens. • São assumidos no processamento de informações visuais que a luz vem de cima e que objetos são vistos de cima e não de baixo. reflete essa luz. ela é predadora de todas as linguagens escritas.

Perspectivas geométricas e conceptuais são outras duas aproximações muitas vezes utilizadas. A perspectiva inclui aproximações ilusionárias que imitam os efeitos visuais vistos na natureza. gradientes texturais interposição e efeitos de perspectiva. os seres humanos entendem a distância e profundidade usando a sua visão binocular. tamanho. tais como a convergência de linhas paralelas na distância. 4 . a sensação de profundidade é recriada usando espaço. cor. Numa imagem.Relatividade da Percepção No mundo físico. luz.