You are on page 1of 4

Ano Letivo: 2011 / 2012 Curso: Licenciatura em informática Ano Curricular: 1.

º Disciplina: Arquitetura e Funcionamento de Computadores Créditos: 4 Código: 41000 Docente Responsável: Doutora Luísa Orvalho

Aluno: Sydney Moura Fernandes Nº: 7010 E-Mail: Sydney@sydneyfernandes.com

Correção da Ficha Nº 1
Liste algumas das áreas da “Computer Science”
Visto que a Ciência dos Computadores é o estudo dos mesmos sabendo diferenciar os principais elementos que o constituem assim como designar claramente o que é um Computador – Máquina de Processamento Automático de Informação. Inicialmente devemos referir que uma das áreas é mesmo a Arquitetura dos Computadores, de forma a melhor percebermos o funcionamento físico dos mesmos, de seguida o Sistema Operativo, que automaticamente nos relembra que os Algoritmos e a Engenharia de Software também são algumas das áreas desta ciência. As Estruturas de Dados, e as Comunicações estão quase diretamente ligadas quando se fala de Redes de Computadores e Comunicação de Dados o que por sua vez tudo isto é assegurado pela Segurança e Criptografia dos dados que serão transacionados. Por último e não menos importante a Inteligência Artificial, que além de estar cada vez mais em voga é uma das áreas que mais tem desenvolvido nos últimos anos e mais ajudado tem, mas que fique ciente ainda falta desenvolver muito mais.

Identifique a arquitetura básica do hardware de um computador
A arquitetura básica de um computador moderno segue o método de Von Neumann, ou seja, um computador que codificam e interpretam a linguagem máquina, ou binária, de forma a o software possa comunicar com o hardware através dos processamentos e instruções previamente guardadas em memória, assim como toda a informação necessária para a realização desta tarefa.

IN
(entrada)

PROCESSADOR

OUT
(saída)

Armazenamento

Bus/Barramento de Dados – onde transitam os dados e instruções; Bus de Controlo – que controla a disponibilidade do processador receber ou não mais instruções; Bus de Endereço – que organiza e gere a memória e cada uma das suas “gavetas” com endereços únicos para cada uma.

Von Neumann e non-Von Neumann: apresente as diferenças
- A arquitetura de Von Neumann (Professor da Universidade Princeton, EUA) tem como base na técnica de armazenamento dos programas no mesmo local de armazenamento dos dados, podendo assim manipular tudo. Funcionamento em paralelo e várias instruções ao mesmo tempo. - A arquitetura non-Von Neumann é contrária a esta, pois dita que as instruções devem seguir em série pelo que a torna mais lenta e maid difícil de usar, pois caso uma instrução, ou valor falhe, faz com que todo o processo falhe, sendo às vezes bastante demorado. Todos os programas e dados deverão estar carregados na memória.

Página 1 de 4

no dispositivo eletrónico. Faça a distinção entre Firmware.com Identifique os dispositivos físicos associados aos processos de Input e Output Dispositivos de INput Teclado Scanner WebCam Microfone Touch Pad Dispositivos de IN/OUTput Ecrã Tátil CD/DVD RW Pen Drive Disco Rígido MultiFunções Dispositivos de OUTput Ecrã Básico Impressora Colunas Gravador de CD/DVD Fax O que entende por software? Que tipos de programas. Sem limite de utilização. então este tipo software serve essencialmente para apresentar um produto pago e partilha-lo. A BIOS. O Sistema Operativo tem como função principal controlar os diversos dispositivos do computador e servir de comunicação intermediária entre o computador e os outros programas normalmente utilizados. de uma forma genérica. seja ele pago ou gratuito (por lei na União Europeia é obrigatório que todos os computadores vendidos contenham um sistema operativo). Software é também a parte digital do computador. Shareware e Freeware Firmware – Conjunto de instruções ou programa diretamente no hardware. sentir ou não existe fisicamente. horas dias ou instruções. Num computador geralmente encontramos um Sistema Operativo. Shareware – como próprio nome indica vem de “share” que em português é partilhar ou partilha. Página 2 de 4 . algo que não se pode tocar.º Disciplina: Arquitetura e Funcionamento de Computadores Créditos: 4 Código: 41000 Docente Responsável: Doutora Luísa Orvalho Aluno: Sydney Moura Fernandes Nº: 7010 E-Mail: Sydney@sydneyfernandes. sendo geralmente para uma quantidade fica de utilizações. Freeware – é realmente o nosso melhor amigo pois existem alguns simplesmente funcionais e bastante bons completamente grátis. um conjunto de instruções para funcionamento de um computador. ROM.Ano Letivo: 2011 / 2012 Curso: Licenciatura em informática Ano Curricular: 1. PROM e EPROM são alguns exemplos onde poderão estar armazenados os Firmwares. Não devemos confundi freeware com “Open Source”. encontra num computador para que este trabalhe e execute tarefas? Software é um programa.

DVI-I. Computador analógico foi aquele que nasceu primeiro. FireWire. Tipo Memória RAM.º Disciplina: Arquitetura e Funcionamento de Computadores Créditos: 4 Código: 41000 Docente Responsável: Doutora Luísa Orvalho Aluno: Sydney Moura Fernandes Nº: 7010 E-Mail: Sydney@sydneyfernandes. Computador Analógico. Processador. Interfaces (USB. Acessórios (rato). VGA. Identifique algumas das características fundamentais que deve considerar na compra de um computador. Placa Gráfica. Os computadores digitais funcionam com base em valores discretos e numa linguagem específica. Leitor de Cartões. HDMI. Monitor (dimensões). Disco Rígido.Ano Letivo: 2011 / 2012 Curso: Licenciatura em informática Ano Curricular: 1. número de baías internas HDD. Memória Gráfica. Software Conjunto. sistema computacional. número de baías de unidade óptica. em que usavam sistemas analógicos.com Identifique a hierarquia do software num computador BIOS Software de Sistema Sistema Operativo Device Drivers PC Desktop Aplicações Cliente / Servidor Clarifique os conceitos de: Computador Digital. que não passa de 0 (zeros) e 1 (uns) – binário. Tipo (Desktop ou Portátil). Sistema Áudio. Sistema Operativo. Com valores contínuos e de tamanhos exagerados este computadores foram substituídos pela atual 5ª Geração que são os computadores digitais. Fonte de alimentação. Comunicações Rede. Frequência Processador. mecânicos ou de válvulas para funcionar. Escolha um catálogo e tente definir os conceitos de todas as palavras novas. Teclado. Cache Processador. Drive Óptica (Gravador CD/DVD). Memória RAM. a chamada linguagem máquina. Marca . Página 3 de 4 .

Ano Letivo: 2011 / 2012 Curso: Licenciatura em informática Ano Curricular: 1.º Disciplina: Arquitetura e Funcionamento de Computadores Créditos: 4 Código: 41000 Docente Responsável: Doutora Luísa Orvalho Aluno: Sydney Moura Fernandes Nº: 7010 E-Mail: Sydney@sydneyfernandes.com Página 4 de 4 .

Ano Letivo: 2011 / 2012 Curso: Licenciatura em informática Ano Curricular: 1.com Aluno: Sydney Moura Nº: 7010 E-Mail: Página 5 de 5 .º Disciplina: Arquitetura e Funcionamento de Computadores Fernandes Créditos: 4 Código: 41000 Docente Responsável: Doutora Luísa Orvalho Sydney@sydneyfernandes.