You are on page 1of 7

1º HINO: 2º HINO: HINO INICIAL: 305- O TEU QUERER HINO FINAL: 106 AMIGO MUI PRECIOSO

Boa noite a todos irmãos... Eu trouxe nessa noite um assunto que é muito importante para nossa vida. A PRIORIDADE DAS PRIORIDADES
Introdução: A – Prioridade é tudo aquilo que você coloca em primeiro lugar, como mais importante ou urgente em sua vida. Seja qual for a atividade que se depare. Eu não sei qual foi a sua prioridade hoje...feriadão.....acordou tarde...ligou a TV....correu atrás do almoço.....churrasco...... e nem uma oração fez....nao leu a bíblia.......nada.... Em ordem: COMO DEVERIA SER A PRIORIDADE DO NOSSO DIA A DIA... 1º espiritual, 2º familiar, 3º profissional, 4º comercial ou em quaisquer outras atividades.

B - A vida humana fica cada vez mais complicada. Correndo em busca das prioridades da vida, muitas vezes falta-nos tempo para tudo, e a vida passa velozmente e nós nem percebemos. 1 – O homem do Século XXI reclama que lhe falta tempo para realizar tudo o que planejou para o dia, para a semana, para o mês, para o ano e para a vida.

. Orar. comungar com Deus diariamente. exercitar o ministério pessoal na salvação de almas para o reino de Deus. no último dia do ano fazemos compromissos de ler o Ano Bíblico. A semana passa como se fosse um dia. chega o final do ano. porém. 2 – Vamos aos exemplos. B – Nem sempre o Importante é feito mais urgente. de estudar a Lição da Escola Sabatina diariamente. Ler a Bíblia.. temos ENTRE DUAS coisas. -Geralmente. no trocadilho de palavras. O minuto passa como se fosse um segundo.. percebemos que nada fizemos e que o nosso Ano Bíblico não passou do livro de Gênesis. o homem precisa escolher as suas prioridades. O mês passa como se fosse uma semana. EU POSSO DIR QUE. 2 – O QUE É IMPORTANTE. E nós passamos pelo tempo. . D – Em se tratando DE PRIORIDADES.a) Você já parou para pensar em tudo o que planejou para este ano (2011). O dia passa como se fosse uma hora. UMA A ESCOLHER: 1 – O QUE É URGENTE. A hora passa como se fosse um minuto. A – Nem sempre o Urgente é o mais importante. você não tenha entendido o que eu quis dizer.. 1 – Talvez. É URGENTE OU IMPORTANTE NA SUA VIDA CRISTÃ? ... O ano passa como se fosse um mês. b) A vida passa célere e velozmente. de ganhar pelo menos uma alma para Deus.. e muitas dessas coisa já ficaram para trás sem ser realizada.Quando. C – No corre-corre da vida moderna.

Enquanto uma se preocupava com o que era Urgente.. A . (1) Aparentemente. ou depois.. ou quando tivermos tempo.Duas irmãs com duas personalidades diferentes. Preocupada urgentemente em resolver um problema sério.. Imagine se o presidente da república fosse visitar a sua cidade e mandasse lhe dizer que iria almoçar em sua casa.É urgente ou importante??? Não ouvi??? a) Talvez você esteja respondendo que é importante. de comungar com Deus.. de ler a Bíblia... deixou de orar. geladeira com alimento estocado e conservado. a vida é muito fácil: vamos ao supermercado e encontramos praticamente tudo pronto. deixou de falar do amor de Deus a outrem.. II – MARTA.. O URGENTE E O IMPORTANTE NA VIDA DE DUAS IRMÃS: QM ERAM ESSAS IRMÃS??? ESTÁ NO VANGELHO DE Lucas 10:38-42 Conta a historia de marta e maria. Temos em excesso comida congelada. B – Hoje.. sua PRIORIDADE era : O URGENTE. amanhã ou depois. com o que era Importante. por isso podemos fazer quando tivermos tempo.Você iria ficar a manhã toda lendo a Bíblia? . porque podemos fazer depois ou mais tarde.. deixamos de orar. a outra. em um determinado dia de muitas tarefas. Fogão a gás ou elétrico... . b) Assim.. Sabemos que é importante. ninguém vai morrer porque. I – eu vou contar para os irmãos. mas não tão urgente.Iria orar até às 11 horas? (Talvez você fosse deixar para ler a Palavra de Deus quando o banquete terminasse).. Tudo nos permite fazer um bom almoço em poucos minutos. que era: FAZER COMIDA PARA JESUS. deixou de ler a Bíblia. de exercitar a nossa fé na proclamação da mensagem. mas não é tão urgente: podemos fazer amanhã. forno microondas. A – Ponha-se no lugar de Marta.). . -Que hora você iria acordar nesse dia? (VC NÃO IRIA NEM DORMIR ESSA NOITE.

a vida era muito difícil. certamente Jesus estaria acompanhado dos 12 discípulos.. incluindo os dois irmãos: Lázaro. exercitado a hospitalidade. socorrido a atribulados. D – O lado positivo da vida de Marta . QUANDO TEM UM COLPORTOR AQUI. pois alguns. c) Hebreus 13:2 – “Não negligencieis a hospitalidade. hóspedes) com satisfação.... O forno era a lenha. a) Romanos 12:13 – “Compartilhai as necessidades do santos.NOS FUNDOS DA IGREJA...... e Marta se preocupava em preparar comida para 16 pessoas... praticai a hospitalidade” b) I Timóteo 5:10 – “Seja recomendada pelo testemunho de boas obras.. acolheram anjos.VC CHAMA ELE PARA IR A SUA CASA. SEM SABER”.. Embora o texto não diga nada... VC É HOSPITALEIRO??? HOSPITALEIRO É. a) Dificilmente Jesus estaria sozinho. (E se a lenha estivesse molhada?. porém. se viveu na prática zelosa de toda boa obra”.. Que acolhe (visitas. . Que hospeda por bondade ou caridade. .. Maria e ela... praticando-a.ERAM Suas virtudes: 1 – Marta era hospitaleira..PELO MENOS PARA JANTAR??? NO LIVRO DE .. (Essa é uma imaginação minha). 2 – MARTA era muito responsável no que diz respeito às atividades domésticas. A hospitalidade é uma característica de um bom cristão.)..C – Nos dias de Marta.... E O MEU FAVORITO. lavado os pés aos santos.

mas também a Jesus porque permitia Maria não fazer nada.Tinha preocupação com o serviço. Não deixou de fazer nada do que era .. pois. (Lucas 10:38). A ansiedade continua sendo uma praga moderna.QUE ERA O IMPORTANTE – (versículo 39) “ Maria quedava-se assentava aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos”. tirou a poeira dos móveis. PORÉM . Apreciava fazer tudo com muita perfeição.. 3 – Estava perturbada. já que certamente não tinha uma empregada. 1 –Se MARTA era a dona casa. era ela que tinha a obrigação de preparar a comida para os hóspedes. a) Dizia: “Ela não trabalha. Está aí sentada a Teus pés”. sua preocupação era com o URGENTE: (versos 40 e 41).. 4 – MARTA era uma perfeccionista.. Gostava de preparar tudo nos mínimos detalhes. hospedou-O na sua casa”. se aproximou de Jesus e disse: Senhor. não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe. chamada Marta.. Então.. E – Não se esqueça de que Marta era a dona da casa. 1 – MARTA . A preocupação é o primeiro passo para o estresse 2 – Estava ansiosa. ocupada em muitos serviços... 4 – Censura – Censurava não apenas a irmã. Maria passou a semana inteira ao lado da irmã arrumando a casa para receber o hóspede ou os hóspedes: limpou o banheiro... Quem coloca as coisas materiais em primeiro lugar anda cheio de perturbação.3 – MARTA era uma boa cozinheira. A – Certamente. lavou a casa.... “Marta agitava-se de um lado para outro.. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas”. que venha ajudar-me..A MARIA TINHA SUA PRIORIDADE.. arrumou as cortinas. a) A ansiedade é o fruto da preocupação. .. F – Por isso. “.. E certa mulher..

.. quis descansar nEle...... e abandonam tudo o que é material. dependendo dos outros. mas o importante mesmo é aprender cada dia o que Ele quer nos ensinar... Ouvir a voz de Deus deve ser a nossa maior prioridade.....“Porque... como vos ordenamos”..... Muitos cristãos só se preocupam com o espiritual.QUE.. Maria.Contudo.. “Entretanto. 1 – Estava ali agora a conversar e aprender de Jesus 2 – Não se preocupou mais com a hospedagem.. Deus estava em primeiro lugar. pois.. a) II Tessalonicenses 3:10.. e passam necessidade....... 3 – Não se preocupou com a comida..... irmãos a progredirdes a cada vez mais e a diligenciardes por viver tranquilamente. pouco é necessário ou mesmo uma só coisa: (verso 42). Isso não é um bom exemplo.. A – Maria preocupava-se mais com o espiritual que o material...... cuidar do que é vosso e trabalhar com as próprias mãos.. vos exortamos isto: se alguém não quer trabalhar. Abra sua bíblia em... Para ela. é mister evitar os extremos. e esta não lhe será tirada”. vos exortamos.. V – SÃO DUAS COISAS IMPORTANTES: TRABALHAR PARA DEUS E APRENDER DE DEUS A – MARTA trabalhava para Deus B – MARIA aprendia com Deus. buscando o mais importante: assentar-se aos pés de Jesus.. a qual não lhe será tirada”... 1 – Entretanto.. A prioridade das prioridades.......... já que a irmã era uma ótima cozinheira.. mas quando Jesus chegou...... 4 – Não se preocupou com o tempo....... também não coma”... irmãos.. Não querem mais trabalhar. ESCOLHEU A BOA PARTE..11 e 12 – “. já que a casa era da irmã.PODEMOS CONCLUIR .. deixando-O falar das coisas eternas – “A boa parte...urgente.. .. b) I Tessalonicenses 4:10.. quando ainda convosco. 1 – Trabalhar para Deus é importante...

Devemos buscar as qualidades positivas de Marta. ORAÇÃO: Pai amado. e todas estas coisas vos serão acrescentadas”... as importantes.. 3 – Jesus Cristo nos diz: “Buscai... seus amigos?.. (Mateus 6:33. Que aprendamos a lição que a vida de Maria. quão bom é sempre ouvir a Tua voz falar à nossa mente e ao nosso coração. É em Seu nome que te pedimos essas bênçãos. em primeiro lugar..AMIGO MUI PRECIOSO . em primeiro lugar o reino de Deus e a Sua justiça. Que a prioridade das prioridades em nosso viver neste mundo seja Jesus Cristo. Infelizmente. Que as coisas urgentes não nos deixe de procurar.. sua igreja?.. ajuda-nos a fim de que sempre a prioridade de nossa vida seja a Tua pessoa. pois. vivemos num mundo materialista onde temos tendências de Te deixar em segundo plano..o futebol? O QUE VEM EM 1º LUGAR NA SUA VIDA??? 2 – Ordene bem a sua vida e seja feliz. sem nunca nos esquecermos das virtudes de Maria. sua família?.seu trabalho? Negócios?.B – Qual tem sido a sua prioridade? Jesus Cristo?. Senhor. irmã de Marta nos legou.. Amém! HINO FINAL106 ..

488.3/4 .088/.-9-@"""  '#   ./0   .  .9./08/42F89..57E9..79.%2O904   $0.3948 84.J5:48 0.7..9.8   007.7.348 $$#    .025705.:5.4-7.7.4909434/.74 .0346:0/70850948./. 9.048.2039008:8089. ..504908902:34/0-4.70. 1../48 80 .423.79.8434 2-47./094/././4.9.3./.2.    &' #%  .3.7./.2:947085438E.08.     #%07.84-7.8   .8 3..348  425.830.50884.F:2.7 .4203/...9./4485F8.805704.4859./0 .. #42.20390 08:8089.407.394857.3.477/4./.. 4859.. 0-70:8  43003. 2.-4..97-:..425.  88./08/48.5.00.:3/448/487248E.42/.0:3../0 548.7./..079.4859.:38 57./4/48/8.

44..8.8..2-F2.4393:....4    038:7. 5.08:85476:050729././0.48O850/08 E6:0.-4.203903493./.203948    079.....77:2.02570..7./0F417:94/...4:.8.3497. ..50710.4 5704.422:9.078J.08    #%07..:5..807.79./43.:2.3848.8:.5704.57424: /008:80/880$0347 349025479...34.7..0-074O850/04:48O850/08254:4-..77:24:...4.341..5.7.0. ..08 ..   .79.:5.8     #% %3.3/. 038:7.79:/43482J3248 /09.5079:7-. ./4/.    !47884 8:.5704.8..:5.079:/4.503../.%0:85F8   ! #A   #%$&!# # "&# ! #%%   . 0 548 6:0. . .:5.8.3.7. .7./43.8/06:023.8.03..20390 ./.8. ":02. 89E.422:9.7.82.4:974 4..408970880   89.7. 489.:5./482O.07848 0  .    $0#%07./.073.7843..4F45720745.. 974:..48.507104    480086:0.79. 7/03.  .70. 80/0:2.884 5. .48 394 80.8.4:.  :.3074 ...4. 5.72 2. #%07.4793..3/.485F8/4$0347. 4850/4: 3..073.42/.380/./46:00: 16:0..7.7.:5.8.7.8   .380/./.7 20 #08543/0: 04 $0347.407.8 4/04:/01.-./0.802.. 80. 5407.079.72903.07.57.022:948807.79.7 048 0383..79.907.3/4..:4  ./.:/.J8039./05705.24/073.9.424&#% .6:0/..836:09.4     89.7.1. 570.6:093.3907. 07.5704..079.803/4:2..884:..424807..48.802572074:. 2:07 ./.2.04/05079:7-.89./45.88039.8.:2... .4389...4307.4/05705.72./46:007.4-7.0905704./06:0.:2.

424 08579:.485F8/008:8 /0.730 -:8.-. !..42408579:.7/08547.-..7480970248 :948.72   4805704.5704.02572074:.7.75.424.03808 !476:0 6:. 57470/7/08.0784 .:5.02.3488.8.7.7 9.7.897.2.:/.70.3/4 1..07.:2.7.4F30..8425479.390 2.43.   4805704..340807E97..-.-.02  ..0807.88.43./..:70390 2.. 548  $ & !#% 0089.. 46:07022.%088.4/00:8/0.9..857O57...088E744:20824:2.8   -4.    89..7/4 6:0F.907.3/408:8.3/.8.42.6:.907.8. 0:8 089..02 E6:0.48.36:.248 7248..394 54:.248    ' $ &$ $$! #%%$  %##!#&$!##&$   #%97. E6:0.47./0/..29:/446:0F2.0797.809073.38.7    39709...:54:..20390 ./08  .3/4 .86:..475747/.:54:..80.8:.394 F289070.4 .-J-.42. 802. %088.7/.42.24889480.48.46:006:073480383.390.:F2346:0797../.420:8    %7./03.7207.8248 .7    7248 !  $ &# "&   :.8.88039. 0.7.5. .4307.3/43./.0:8F25479.5703/07/008:8  4805704.340807E97.:5./.3/442.4847/03./0 /0503/03/4/484:9748 88434F:2-4200254   -7.48.5.8O.-.7.2....43.39020824F.0..088/.04: 6:8/08.8 25479.789488O805704.43.42490254    39709.4850/.O92.4884097.-.480479./..7 0 5.03808 0  439:/4 .790 .   .230..7 80.:54:2.480479.078.42.5703/..42/./.6:042.0:8  #.7..    .5703/07 .8 5747/..2-F234 ./0 5747/..

7 ..:/. 80:8 ..40O.2../080234884.70280:3/45.46:0.708.080./0/03488.-..7. 348.747034/00:80.:7.08:87894 A02$0:34206:09050/248088.43/090248 903/H3.86:.07 308902:3/480.90:8     #@ !..8:70390834348/00/0574..8:.248 41:90-4  "&' &#$&'    7/030-02.0248-:8.4 34884.8/0.10   0.8 ..$:.9028/4.488074. 094/.5703/.50884.7./0/.8.5747/.73488.8  .5747/..  ":.%:.907.02483:22:3/42.1.48 8:.79.825479./4 6:4-42F8025704:. :89./0  08:87894 8:.8-H348  2F2       &!# $    .248.3908 ":0./. 80./085489.85747/.48.8/0%0/0.41./.12/06:0802570.7. 80:97.89. 72/0.8:.039.70...47.34804: ":0.8089.79.48.2J..07248/./.34 ":0.%:.7  02572074:.348086:0..79:/08/0.    08:87894348/ :8.4 $0347 ./.8.203900./0 . 548 02572074:../.5747/.8. 31020390 ..7.. 8023:3.