You are on page 1of 16

Hipotireoidismo e Hipertireoidismo

Tireóide É uma glândula localizada na parte anterior do pescoço. bem abaixo do pomo-de-adão. Ela produz e armazena hormônios que afetam a maioria dos órgãos. incluindo o coração. fígado. rins e pele. cérebro. .

Hipotireoidismo Quando seu médico diz: "Você está com hipotireoidismo". ou seja. . significa que você apresenta sintomas comuns. o tratamento do hipotireoidismo é fácil. eficaz e sem dor. compatíveis com baixa função da sua glândula tireóide. sua tireóide está produzindo pouco hormônio. Felizmente.

mas a frequência é maior entre as mulheres e aumenta com a idade. principalmente depois dos 35 anos.Hipotireoidismo Esse distúrbio atinge tanto homens quanto mulheres. .

Causa do Hipotireoidismo Pode ter várias causas. . Essa doença aparece quando o organismo. por razões ainda desconhecidas. não reconhece a tireóide como parte do corpo e o sistema imune começa a produzir anticorpos que "atacam" a glândula. mas a mais comum decorre da doença de Hashimoto.

.Quem tem mais chance de apresentar ou desenvolver hipotireoidismo? ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● Mulheres. Mulheres em período pós-parto (6 meses após o parto). Pessoas que já tiveram doenças de tireóide anteriormente. especialmente acima dos 40 anos. Pessoas com colesterol alto. Pessoas que apresentem outras doenças auto-imunes como: Diabetes tipo I. Pessoas tratadas anteriormente de hipertireoidismo. Lúpus e Artrite Reumatóide. Pessoas que estiveram em tratamento de radioterapia de cabeça e pescoço. Homens acima dos 65 anos. Pessoas com depressão e/ou doença do pânico. Pessoas com história familiar de doenças auto-imunes. Pessoas em uso de lítio ou amiodarona.

Anemia. Perda do apetite. . Fadiga.Sinais e Sintomas do Hipotireoidismo ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● Cansaço Depressão. Constipação intestinal (prisão de ventre). Unhas quebradiças. Cabelos ásperos. Às vezes. Aumento de peso. pressão baixa. Colesterol elevado. Tornozelos e rosto inchados. Períodos de menstruação irregular ou ausente. Pele ressecada.

ganho de peso. Aparelho digestório: Constipação intestinal (prisão de ventre) Fígado: Colesterol alto.Efeitos do Hipotireoidismo A carência de hormônios da tireóide afeta as pessoas de diferentes maneiras. Pele e cabelo: Queda de cabelos. dores articulares. dor e fadiga. Músculos: Fraqueza. . depressão. Órgãos reprodutivos: Alterações menstruais e infertilidade. Pode causar diversos problemas. Rins: Retenção de líquidos. ressecamento da pele. Cérebro: Dificuldade de concentração. Coração: Diminuição do ritmo cardíaco. Outros sintomas: Apatia (desânimo).

Na presença de mais de um desses sintomas é importante que consulte um médico. os níveis de T3 e T4 aparecem reduzidos. . Em contrapartida. Além dos exames de sangue é importante ficar atento a alguns sintomas que podem indicar hipotireoidismo.Diagnóstico do Hipotireoidismo O diagnóstico é feito através de exames de sangue que medem a quantidade dos hormônios tireoidianos. Alto nível de TSH circulante é o melhor indicador de hipotireoidismo.

pois a falta de tratamento pode ocasionar sérios danos para a sua saúde. . É indispensável tratar o hipotireoidismo. o tratamento varia de pessoa para pessoa e deve ser avaliado pelo médico.Tratamento do Hipotireoidismo Apesar de não ter cura. Mas de maneira geral ele é feito através de medicamentos que visam repor os hormônios que a tireóide não consegue produzir.

A melhor maneira de "acelerar" o metabolismo é ter uma alimentação saudável e fracionada. o metabolismo dessas pessoas é mais lento devido à diminuição dos hormônios da tireóide T3 e T4. . pois tem o "metabolismo lento".Hipotireoidismo Muitas pessoas que tem hipotireoidismo dizem que não conseguem eliminar peso. praticar atividade física regularmente e fazer o tratamento adequado. Realmente.

Esse processo resulta em estado metabólico hiperativo no qual as funções do corpo.Hipertireoidismo O hipertireoidismo se desenvolve quando há um aumento excessivo na produção dos hormônios T3 e T4. o organismo trabalha de forma mais acelerada. Como consequência. ocorre má absorção de determinados nutrientes. Com o aumento na concentração desses hormônios no sangue. principalmente a digestão aumentam. .

entre outros sinais. que pode provocar. . uma protuberância no pescoço. denominada bócio.Causa do Hipertireoidismo A principal causa do hipertireoidismo é a chamada Doença de Graves.

insônia.Sinais e Sintomas do Hipertireoidismo Os pacientes apresentam: ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● ● fome excessiva aumento do ritmo intestinal nervosismo. labilidade emocional tremores intolerância ao calor palpitações emagrecimento olhar vivo e brilhante pele quente e úmida unhas quebradiças. quebradiço e encaracolado aumento da freqüência cardíaca fraqueza muscular diarréia . cabelo seco.

protusão dos globos oculares (olhos saltados) e paralisia da musculatura que controla os movimentos dos olhos. formando o chamado bócio. caracterizada por retração das pálpebras. .Hipertireoidismo Na mulher ocorrem alterações menstruais e infertilidade. Na grande maioria das pessoas esse quadro clínico está associado a um aumento visível da parte inferior do pescoço. Esse conjunto de alterações oculares é denominada exoftalmia. podem ocorrer sinais oculares de reação inflamatória. Em pacientes com bócio difuso.

ou ainda com administração de iodo radioativo. a cirurgia para retirada da tireóide é indicada. O tratamento mais adequado vai variar de pessoa para pessoa e só o médico poderá fazer essa avaliação.Tratamento do Hipotireoidismo O tratamento é feito com drogas antitireoidianas. . suspeita de câncer ou pessoas com grande aumento do bócio. como por exemplo. Apenas em alguns casos. o mecanismo de ação dessas drogas consiste na redução da síntese de T3 e T4.