You are on page 1of 5

Roberto Lobão Barroso

OBJETIVO

R. NASCIMENTO SILVA 390 AP 501, IPANEMA RIO DE JANEIRO, 22421-020 rlobaob@gmail.com

(21) 9510-0686
Certificações Top Gun Allumini 2007 Habilidades Técnicas Java JavaScript JSP JSF ASP SQL XML/XSL COBOL J2EE Eclipse IDE Oracle MySQL SQL Server Linux/UNIX Windows Server Rational Rose Together USDP MDA Apache/Tomcat Weblogic 8.x

Procurando uma posição de Pré-vendas ou de Arquiteto Corporativo, para vender soluções e serviços de TI e desenvolver novas oportunidades de negócios em clientes existentes.

SUMÁRIO DE QUALIFICAÇÕES
       Grande experiência em projetos de TI e consultoria de soluções de software para diferentes tipos de segmentos de negócios, com foco em telecomunicações, manufatura e indústria de petróleo. Experiência em negociação e venda de serviços e produtos de TI. Experiência em modelagem de processos de negócios. Experiência em projetos offshore (mais de 15 anos). Auto-motivação e habilidade autodidata. Habilidades de liderança e gestão de times de funcionais e de projeto. 27 anos de experiência em desenvolvimento de projetos de software.

EXPERIÊNCIA
Aquiteto de Sistemas de Informação, HP – Hewlett-Packard, Rio de Janeiro
Janeiro 2008 – Presente

Arquiteto responsável pelo time de arquitetura da HP para a Nextel Brasil, cujas principais atividades compreendem:  coordenação do time de arquitetos e SMEs (8 pessoas);  orientação no desenho de soluções de TI para novas propostas e projetos ongoing;  desenvolvimento de propostas de solução incluindo-se o desenho conceitual, estimativas de esforço, definição da estratégia de implementação, custos e acompanhamento do processo de revisão;  atuando como membro de um time responsável pela avaliação e aprovação de novas propostas e projetos;  análise de impacto dos projetos globais dentro do contexto local;  Participação em projetos estratégicos; Arquiteto para o cliente NET responsável pelo estudo e desenvolvimento novas propostas de solução de TI e alinhamento dos objetivos estratégicos da conta NET.

Arquiteto para o cliente SAT (Servicio de Administración Tributaria) trabalhado na cidade do México durante 3 meses. Responsável pela avaliação da arquitetura criada para o sistema Cuenta Tributaria desenvolvido pela Delloitte para o SAT. Arquiteto responsável no desenvolvimento de soluções técnicas para RFP (Request for Proposal) para os seguintes clientes em potencial: Caixa, Petrobrás, Embratel e Marinha do Brasil.

Arquiteto de Sistemas, Novembro 1998 – Dezembro 2007 EDS – Electronic Data Systems, Rio de Janeiro,
Arquiteto responsável pelo direcionamento tecnológico de uma organização de soluções de sistemas (700 pessoas) na função de Lead Technologist. As principais atividades consistiam de:  Prover o total direcionamento tecnológico da Rio ADU em termos de ferramentas de produtividade e infraestrutura, para isso tendo sob sua responsabilidade o desenvolvimento do plano de tecnologia de informação (IT Plan) e o plano de investimento de capitais em ativos de tecnologia de informação (Capital Plan). Resposável pelo plano de continuidade de negócios da organização (Business Continuity Plan); Responsável pelo direcionamento técnico dos seguintes serviços: servidores de web, servidores de banco de dados, servidor de RAS e servidor de FTP. Coordenação de um grupo de 8 pessoas na manutenção do ambiente de software e infraestrutura de hardware. Suporte metodológico (SLC3 – metodologia interna da EDS) e a ferramentas de toda a organização (Suite da Rational)- cerca de 250 pessoas.

   

Gerente de Projetos, EDS – Electronic Data Systems, Rio de Janeiro

Janeiro 1997 – Novembro 1998

Trabalhado como líder de metodologia e tecnologia para o projeto ano 2000 para a GM do Brasil. As principais atividades consistiam de:        Prover o total direcionamento técnico do projeto. Prover estratégia de métodos e ferramentas a serem utilizadas no projeto. Suporte no estabelecimento de ferramentas e ambiente operacional de testes. Prover o direcionamento metodológico do projeto. Coordenação de um grupo de 12 pessoas no refinamento dos processos utilizados pela metodologia de renovação do projeto (CAMP - Centralized Application Mainframe Process). Implementação de uma ferramenta de “Risk Management” com base em tecnologia web. Suporte metodológico a todo o time do projeto (cerca de 120 pessoas).

Gerente de Projetos, EDS – Electronic Data Systems, Rio de Janeiro

Julho 1996 – Janeiro 1997

Trabalhado como líder do projeto TMS - Tariff and Trade Management para a GM dos USA. As principais atividades consistiam de:  Coordenação de um grupo de 8 pessoas, assinalando-lhes tarefas, preparando relatórios de progresso para o cliente, monitorando e corrigindo o cronograma do projeto e fazendo todo o processo de cobrança e acompanhamento de custos. Viagem para os USA para definição junto ao cliente de prazos e controles do projeto. Março 1995 – Setembro 1996

Analista de Sistemas Senior, EDS – Electronic Data Systems, Rio de Janeiro

Trabalhado como líder técnico do projeto MSS - Material Scheduling para a GM dos USA. As principais atividades consistiam de:    Suporte de todo o time do projeto (cerca de 50 pessoas) na resolução das principais pendências da área de Inventory. Coordenação de um grupo de 8 pessoas na resolução de todas as pendências dos testes de aceitação do usuário, reportando progressos para o cliente MSS, definindo prioridades e suportando todo o time de teste. Viagem para os USA para definição da estratégia de testes de aceitação do usuário. Dezembro 1993 – Março 1995

Analista de Sistemas Pleno, EDS – Electronic Data Systems, Rio de Janeiro

Trabalhado como líder técnico do projeto CORN - Computer Resource Nucleus, projeto internacional para a FAA (Federal Aviation Administration). As principais atividades consistiam de:   Suporte de todo o time do projeto (cerca de 60 pessoas) no processo de conversão da plataforma Data General para a plataforma IBM. Viagem para os USA para implantação dos sistemas.

Analista de Suporte Pleno, Outubro 1991 – Dezembro 1993 EDS – Electronic Data Systems, Rio de Janeiro
Trabalhado como Suporte de rede para o cliente SHELL. As principais atividades consistiam de: 

Monitoração e manutenção de produtos na área de redes: VTAM, CICS, NETVIEW, EDS*ELIT

Trabalhado como Suporte de sistemas operacionais para o cliente Caixa Seguros. As principais atividades consistiam de:


Monitoração e manutenção do sistema operacional VM/ESA e dos produtos de rede: VTAM. Desenvolvimento do sistema de promoção a produção na linguagem REXX.
Setembro 1989 – Setembro 1991

Analista de Suporte Pleno, Caixa Seguros, Rio de Janeiro

Trabalhado como Suporte de sistemas operacionais para a Caixa Seguros. As principais atividades consistiam de:   Instalação, Monitoração e manutenção do sistema operacional VM/HPO, VSE/SP e AOS/VS. Desenvolvimento de ferramenta de shedule de serviço na linguagem CLI . Junho 1984 – Agosto 1989

Analista de Sistemas Pleno/Junior, Caixa Seguros, Rio de Janeiro

Trabalhado como analista de sistemas a Caixa Seguros. Responsável pelo sistema de Folha de pagamento e Controle de Estoque. As principais atividades consistiam de:    Desenvolvimento e manutenção do sistema de folha de pagamento. Manutenção do sistema de controle de estoques. Conversão do sistema de folha de pagamento da plataforma Data General para a plataforma IBM.

Trabalhado como analista de sistemas a Caixa Seguros. Responsável pelo sistema de Apólice Hipotecária. As principais atividades consistiam de:  Desenvolvimento e manutenção do sistema de apólice hipotecária.

FORMAÇÃO
Pós-graduado “Lato Sensu” no curso ASIT (Advanced School of Internet Technology),
1999 Coppe UFRJ, Rio de Janeiro

Graduado em Administração de Empresas,
1987 – 1991 Universidade Santa Úrsula, Rio de Janeiro

Graduado em tecnólogo em processamento de dados,
1982 – 1985 PUC, Rio de Janeiro

OUTROS CURSOS
EDS, USA – Fevereiro/Setembro 2008 Treinamento básico de arquitetura para a certificação no ITAC (Open Group) SUN Microsystems, USA – 2007 Treinamento em Developing JavaServer Faces Components with AJAX BEA Systems, Rio de Janeiro – 2005 Weblogic Server 8.1: Administrador de Sistemas UFF, Rio de Janeiro – 2005 Treinamento em EJB. The Billing College, Rio de Janeiro – 2001 Treinamento em Telephony Billing & Customer Care EDS, São Paulo– 1999 Treinamento em Strategic Value Selling EDS, USA – November/1999 Treinamento de 3 meses em Java. Brasas – 1994/1995 Curso de Inglês completo.