PLANO DE DISCIPLINA

CURSO – Habilitação

Sistemas de Informação
SEMESTRE LETIVO ANO NÍVEL

1 SEMESTRE
DISCIPLINA

o

2005

GRADUAÇÃO

Cálculo - I
CARGA HORÁRIA

80 horas/aula
DOCENTE

Prof. Msc. Amauri Amorim

1. EMENTA Funções e Modelos Limites e Derivadas Regras de Diferenciação Aplicações de Diferenciação Integração 2. OBJETIVOS Objetivos Gerais Apresentação dos conceitos básicos de diferenciação e integração, e familiarização com os mesmos através da apresentação de diversas aplicações. Objetivos Específicos - Introdução à diferenciação - Aplicações de diferenciação - Introdução à integração 3. CONTEÚDO 1. Funções e Modelos: Funções e sua representação. Modelos matemáticos. Funções fundamentais. Funções exponenciais. Funções inversas e logaritmos.

2. Limites e derivadas: O problema da tangente e da velocidade. O limite de uma função. Cálculo de limites. Continuidade. Tangentes velocidades e outras taxas de variação 3. Derivadas: Regras de diferenciação. Derivadas de polinômios e funções exponenciais. Derivadas de funções trigonométricas. Derivadas de funções logarítmicas. Regras da potência e da soma. Regras do produto e do quociente. Regra da cadeia. Derivadas de ordem superior. 4. Aplicações de diferenciação: Valores máximos e mínimos. O teorema do valor médio. Formas indeterminadas e a regra de L'Hôpital. Problemas de otimização. Antiderivadas. 5. Integrais: Áreas e distâncias. A integral definida. O teorema fundamental do Cálculo. Integrais indefinidas 4. CRONOGRAMA DAS AULAS Data prevista Previsão do conteúdo e/ou estratégias de ensino 14 de fevereiro Funções e sua representação. 15 de fevereiro Modelos matemáticos. 21 de fevereiro Funções exponenciais. 22 de fevereiro Funções inversas e logaritmos. 28 de fevereiro Funções exponenciais. 1º de março Funções inversas e logaritmos. 7 de março O problema da tangente e da velocidade. 8 de março O limite de uma função. 14 de março Cálculo de limites. 15 de março Continuidade. 21 de março Tangentes velocidades e outras taxas de variação. 22 de março Derivadas de polinômios e funções exponenciais. 28 de março Derivadas de funções trigonométricas. 29 de março Derivadas de funções logarítmicas. 4 de abril Regras da potência e da soma. Regras do produto e do quociente. 5 de abril Regra da cadeia. 11 de abril Revisão: Estudo para a avaliação 12 de abril Revisão: Estudo para a avaliação 18 de abril Revisão: Estudo para a avaliação 19 de abril Avaliação: 1ª Prova 25 de abril Derivadas de ordem superior.

26 de abril Valores máximos e mínimos. 2 de maio O Teorema do Valor Médio. 3 de maio Formas indeterminadas e a regra de L'Hôpital. 9 de maio Problemas de otimização. 10 de maio Antiderivadas 16 de maio Áreas e distâncias. 17 de maio A integral definida. 23 de maio O teorema fundamental do Cálculo. 24 de maio Integrais indefinidas. 30 de maio Acerto de programação / exercícios gerais 31 de maio Acerto de programação / exercícios gerais 6 de junho Revisão: Estudo para a prova 7 de junho Revisão: Estudo para a prova 13 de junho Revisão: Estudo para a prova 14 de junho Avaliação: 2ª Prova 20 de junho Revisão: Estudo para a prova / Entrega de notas 21 de junho Prova Substitutiva 27 de junho Revisão: Estudo para a prova / Entrega de notas 28 de junho Exame Final 5. METODOLOGIA DE ENSINO Apresentação do conteúdo através de aulas expositivas e dialógicas. Ilustração do conteúdo através de exemplos discutidos em classe. Fixação do conteúdo através de exercícios propostos para resolução extraclasse. Para a realização dos trabalhos prevê-se a utilização de vídeos, apresentações em multimídia e visitas técnicas 6. AVALIAÇÃO Espera-se que os alunos, ao final da disciplina, sejam capazes de: demonstrar que compreenderam os conceitos principais do cálculo;. A avaliação será por meio de duas provas com questões dissertativas de igual peso na composição da média final. Segundo Regimento Interno da METROCAMP fica estabelecido que, em relação à média final do semestre de cada disciplina, o aluno será considerado: APROVADO – com média igual ou superior a 5,0; Sujeito à EXAME - com média entre 3,1 e 4,9; REPROVADO - com média inferior a 3,0 Para sua aprovação o aluno também deverá ter freqüentado 75% das aulas dadas; em casos especiais deverá solicitar compensação de faltas junto à Secretaria.

7. BIBLIOGRAFIA BÁSICA STEWART, James. Cálculo, volume I. Editora Pioneira Thomson Learning, São Paulo, 2002. SIMMONS, G. F.. Cálculo com Geometria Analítica, volume 1. Editora Makron, São Paulo, 1987. THOMAS, G. B.. Cálculo com Geometria Analítica, volume 1. Editora Makron, São Paulo, 2001. 8. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR LEITHOLD, Louis. Cálculo com Geometria Analítica, volume 1. Editora Harbra, São Paulo, 1994. SAFIER, Fred. Pré-Cálculo. Coleção Schaum. Editora Boolman, Porto Alegre. 2003. ANTON, Howard. Cálculo – um novo horizonte, volume 1. Editora Boolman, Porto Alegre. 2000. 9. CURRÍCULO RESUMIDO DO DOCENTE a) Nome - Amauri Amorim b) Titulação : Mestrado: Universidade São Francisco – USF, Programa de Pós Graduação Stritu Sensu em Engenharia e Ciência dos Materiais. Área de concentração: Desenvolvimento e Caracterização de Materiais. Linha de pesquisa: Processamento e caracterização de materiais cerâmicos. Título da dissertação: CRESCIMENTO DE FILMES DE DIAMANTE CVD EM GRANDES ÁREAS. Apresentação: março de 2004. Graduação: Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Curso: Licenciatura Plena em Física, 1993. c) Experiência acadêmica e /ou profissional associada à disciplina : Docente no Ensino Superior desde 2004 nos cursos de graduação em Engenharia de Computação e Sistemas de Informação, ministrando diversas disciplinas. Docente no Ensino Médio de 1987 a 2005. d) Currículo na Plataforma Lattes atualizado em: jan.2005

Sign up to vote on this title
UsefulNot useful