You are on page 1of 4

Armazenamento de gs em Esferas

Salvador 2011

Faculdade de Tecnologia e Cincia rea 1 Curso de Engenharia Ambiental Noturno Data: 15.09.11

Trabalho apresentado com crdito parcial da disciplina Processo de Produo Qumica elaborado pelo aluno Aiane Catarina Fernandes Faria do curso de Eng. Ambiental.

Salvador 2011
3

No armazenamento de gs so usados os tanques de armazenamento feito para suportar presses, neste caso so os chamados cilindros de gs. Exemplos de cilindros so os extintores de incndio e os botijes de gs.
J as esferas so equipamentos fundamentais nos processos industriais, cumprindo a

funo bsica de armazenamento de produtos com cargas de alta presso e/ou temperatura. Quando se trata de gs comprimido, a ateno sobre o seu armazenamento tem que ser maior. Os cilindros ou esferas que armazenam gs comprimido precisam ter um formato abaulado nas extremidades, pois os gases acumulados em esferas esto a altas presses, por isso que a esfera considerada o vaso ideal para armazenagem a altas presses, devido ao seu formato, ela no possui "quinas" e nem arestas, que seriam pontos de acumulao de tenses. O formato em esfera uma forma de desviar a concentrao das foras nas extremidades, pois existe uma presso maior nas pontas quando o gs est armazenado em alta presso. Sem esse cuidado, o gs poderia se concentrar nos cantos do recipiente trazendo maiores complicaes, como uma exploso. Observa-se que trabalhar com um gs requer todo um cuidado, pois a depender do modo como se armazene pode gerar alguns conflitos. Desta forma, um gs deve ser armazenado em tanques com formato esfrico, para que seu desempenho dentro do recipiente seja o mais favorvel possvel.

Referncias

Disponvel em: http://www.sel.eesc.usp.br/lasi/Valdir/Magnetico, acesso em: 08 de Setembro de 2011 s 10:30. Disponvel em: http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/Storage_tank , acesso em: 09 de Setembro de 2011 s 15:45.

Disponvel em: http://pt.wikilingue.com/es/Tanque_de_g%C3%A1s, acesso em: 09 de Setembro de 2011 s 16:10.

You might also like