You are on page 1of 5

Esta dica sobre como mixar (misturar) duas imagens, de maneira suave, sem a criao de um contraste entre os limites

s das imagens. Como base para este efeito, considere as duas imagens a seguir:

Imagem 1

Imagem 2

Com o GIMP aberto, abra a primeira imagem (CTRL + O). Em seguida, abra a segunda imagem como uma nova camada da imagem atual (CTRL + ALT + O). O GIMP ir sobrepor a imagem 1 com a imagem 2, e como ambas esto 100% opacas, apenas a imagem 2 estar visvel no momento.

A primeira etapa deste efeito de posicionarmos as imagens, para que o objeto principal de cada foto fique em uma posio visvel aps a aplicao do efeito. Para facilitar, torne a imagem 2 com 50% de transparncia, utilizando para isto a caixa de dilogo de camadas (CTRL + L). Clique sobre a camada referente a imagem 2 e movimente a barra de transparncia localizada na caixa de dilogo de camadas para 50%. Neste momento, sua imagem deve estar como mostra a figura a seguir:

Imagem 3

Caso sua imagem no esteja como mostra a figura anterior, verifique se a sua imagem 2 (a qual alteramos a opacidade) est no topo da caixa de dilogo de camadas. Caso no esteja, posicione-a no topo. Neste momento, ambas as imagens esto visveis, o que facilita o posicionamento de uma sobre a outra para que o objeto principal de cada foto permanea visvel no efeito final. Selecione na caixa de ferramentas o cursor de movimento (M), e para cada imagem (camada), posicione-a de modo com que os objetos de destaque em cada foto fiquem um de cada lado da imagem, como mostra a figura abaixo:

Imagem 4

Note que no caso acima demonstrado, a imagem 1 com os toboguas foi deslocada um pouco para a esquerda, enquanto a imagem 2 com a cascata de gua foi deslocada para a direita. Assim, h um intervalo entre os objetos que servir de transio entre as imagens. Aps esta etapa, retorne a transparncia da imagem 2 para 100%, utilizando para isto novamente a caixa de dilogo de camadas (CTRL + L). O efeito propriamente dito consiste em adicionar uma mscara na imagem 2 e preench-la com degrad. O primeiro passo ento, adicionarmos uma camada na imagem 2, a qual est sobrepondo a imagem 1. Para isto, abra a caixa de dilogo de camadas (CTRL + L), selecione a imagem 2 (deve estar no topo da caixa de dilogo de camadas), clique com o boto direito do mouse e em seguida clique na opo "Adicionar mscara camada". Abrir uma tela de opes sobre a cor inicial da mscara. Selecione a cor branca (opacidade total) e confirme. Ainda nesta tela, clique novamente na camada com o boto direito do mouse, e verifique se a opo "Editar mscara da camada" est habilitada. Selecione a ferramenta de degrad (L), e verifique se as

cores selecionadas na caixa de ferramenta so preta e branca, respectivamente (cor de frente e de fundo). Para encerrar, trace o degrad em sua imagem. A aplicao do degrad deve ser feita da direita para a esquerda, pois estamos querendo manter o lado direito opaco (cor branca) e o lado esquerdo transparente (cor preta). Neste momento, sua caixa de dilogo de camadas deve estar como mostra a figura a seguir:

Imagem 5

Outro detalhe que deve ser considerado: O tamanho da aplicao do degrad deve ser de apenas o espao de transio entre os objetos da imagem. A figura abaixo demonstra o resultado final do efeito, e em vermelho qual foi o tamanho da aplicao do degrad.

Imagem 6

A inteno inicial era apenas mixar duas imagens. Uma consequncia ocorrida no exemplo utilizado nesta dica que as piscinas parecem ter se tornado uma nica piscina (primeira impresso apenas). Agora s voc usar a sua imaginao e utilizar o efeito para suas necessidades! Andr Milani autor do livro GIMP - Guia do Usurio, da editora Novatec, um livro que ensina, de forma prtica e rpida, o uso da ferramenta GIMP para criao, edio e tratamento de imagens, do bsico ao avanado, abordando conceitos importantes de manipulao de imagens combinados a exerccios funcionais com casos reais de uso encontrados no dia-a-dia. Destinado a iniciantes e profissionais da rea de processamento de imagens, estudantes, professores, fotgrafos, designers e a todos que se interessam pelo assunto.

You might also like