You are on page 1of 23

Projeto Ser Humano

A Natureza Manda

vital.pai.family@gmail.com www.scribd.com/espacotempo2461

Jose Fernando Vital

Projeto Ser Humano
A Natureza Manda

Turma da Mônica em: O Concurso de beleza
http://www.youtube.com/watch?v=M9oXaZ3STvA

É bom ver este vídeo da mônica, no Youtube, Mostra bem a respeito da natureza humana:

Projeto Ser Humano
A Natureza Manda
Observando a natureza de cada um, isto é, o comportamento espontâneo de cada um, verificamos que surpresas, decepções e alegrias, nos acontecem porque sempre as pessoas e seres agem de acordo com a natureza individual e pessoal, isto é, de como estão estabelecidas as características de conduta pessoais por sua história de aprendizado. Não agem conforme nossas expectativas.

Projeto Ser Humano
A Natureza Manda
Ao nos surpreendermos com alguém, ou com algo, numa dada situação, na verdade não estamos entendendo nem atendendo às características que configuram o comportamento do ser e da pessoa. Lidar com uma abelha e não esperar que ela nos pique, sob as devidas circunstâncias, é lidar com o ser ignorando as características que lhes são peculiares. Negar ao Ser, sua individualidade.

Projeto Ser Humano
A Natureza Manda
Lidar com um cão sem os devidos cuidados quanto à possível ataque, uma dentada dele, é esperar que ele abra mão de uma de suas características principais. Lidar com a tomada elétrica, manipular seus fios ligados à rede elétrica, e não esperar um choque na mínima oportunidade de contato com os fios desencapados, é ingenuamente aguardar que esses fios abram mão de sua características mais importante, a de transmitir energia elétrica.

Projeto Ser Humano
A Natureza Manda
Na oportunidade maior ou menor, nos mais importantes relacionamentos como nos menores e aparentemente menos importantes, cada um de nós vai agir de acordo com os provimentos de comportamento da nossa natureza pessoal. É a natureza em evolução agindo em cada um de nós, e em cada ser e produto que formam nossas circunstâncias. Devemos entender isso, e agir atendendo à natureza da cada um, inclusive a natureza presente em nós mesmo.

Projeto Ser Humano
A Natureza Manda
Enlaçada e apagada pela natureza física, orgânica ou não, qualquer inteligência, cheia de vontade e de intenções ou não, vai agir de acordo com esse repertório disposto por ela. No homem, como há algo que está livre e além da natureza orgânica, podemos reconhecer suas manifestações, e podemos agir sobre ela, podemos modificar as manifestações dessa nossa natureza e aperfeiçoá-la, dirigí-la até um destino previsto.

Projeto Ser Humano
A Natureza Manda
Nos relacionamentos devemos e podemos identificar o nível de manifestação espontânea dessa natureza. Talvez, por uma frase bem caracterizada, intencional, produtora de ações pessoais. Por exemplo, “não gosto de compromissos!”, ou “não desejo compromissos de modo algum!”. Ao lidarmos com uma pessoa assim, se a cercamos com todas as atenções, assumirmos compromisso pessoal de ajudá-la em todas as circunstâncias, aceitando e cumprimdo obrigações as mais diversas com ela... aguardamos, naturalmente, que ela também responda da mesma forma, isto é, comprometida com a construção dessa relação de apoio, de solidariedade. Na menor ou maior oportunidade para confirmação de compromisso, com certeza ela nos vai responder: “Pera aí, eu nunca prometi nada!” ou “Olha, nada posso fazer!”.

Projeto Ser Humano
A Natureza Manda
Assim como o escorpião, ao ser ajudado a não se afogar, na menor oportunidade vai picar a mão que o ajuda, porque é da sua natureza, e sem reconhecimento de si mesmo, sem esforço intencional de mudança do comportamento, dificilmente sua natureza vai ser contrariada. Somente o homem pode produzir essa alteração essencial no jeito de relacionar-se, e, com o apoio do que entendemos e conceituamos como educação, podemos também alterar a natureza dos outros.

Projeto Ser Humano
Como Lidar
Isolar o ferrão do escorpião, manter a capa dos fios conectados à rede, ou desligá-los da rede. Cercar aquele que não deseja comprometer-se do nosso jeito, dos devidos cuidados, mas evitar a surpresa de exigir dele que nos responda de outra forma que não seja a do seu jeito próprio de comprometer-se.

Projeto Ser Humano
A Natureza Manda
No ser humano podemos observar também uma característica muito interessante: aquela de vermos alguém muito comprometido, muito dedicado, muito persistente, mas apenas em manter as respostas que sua natureza estabelece. Auto promovem-se. São pessoas que nos seus relacionamentos, com outras pessoas e consigo mesmas, buscam imprimir as próprias características em tudo que as rodeiam. Impõem pontos de vista, protegem melindres, exigem observância de manias, pagam caro condições personalizadas de vida. Se valorizam. Parecem importantes.

Projeto Ser Humano
A Natureza Manda
São pessoas nada nada comprometidas com a natureza alheia. E, principalmente, não vêem necessidade ou não têm a pretensão de fazer alterações evolutivas nas manifestações da própria natureza. Obedecem ao que existe, não fazem a crítica necessária sobre o nível de comportamento que apresentam, nem sobre a qualidade de suas relações com o meio. Esse compromisso voltado prá si mesmo e prás necessidades pessoais, as fazem descomprometidas com as necessidades alheias, com a natureza alheia.

Projeto Ser Humano
A Natureza Manda Como Lidar
Observando isso tudo nelas, é que devemos traçar nosso meio de com elas nos relacionarmos. Sem surpresas, mas com a dedicação de ajuda, de apoio, que considerarmos podemos realizar.

Projeto Ser Humano
O cristianismo e qualquer doutrina ou prática que tenha a pretensão de evoluir o bemestar do homem na Terra, visa alterações nessa natureza humana. Quando buscamos mudanças através de alguma dessas doutrinas tentamos em nome de certa visão de futuro, obtida a partir de um estado superior de onde se percebe e se sente a vida.

A Natureza Manda Como Lidar
O cristianismo visa mudanças profundas, radicais na forma de responder à vida. É real a transformação de nossa natureza íntima e pessoal. Vemos, portanto, que Educação e Cristianismo, como doutrina, têm algo muito forte em comum, um se confunde no outro.

Projeto Ser Humano
A Natureza Manda Como Lidar
Forma prática para a observação das indicações da natureza de alguém, pode ser: - a) frases que caracterizam preferências e tendências pessoais. “Não gosto de comer coisa requentada” , “Não gosto de acordar cedo!”, “Prefiro passear ao ar livre.”, “Como a tarde é bonita!”

Projeto Ser Humano
A Natureza Manda Como Lidar
Forma prática para a observação das indicações da natureza de alguém, pode ser: - b) atitudes que caracterizam o comportamento nas relações pessoais e nos contatos com o ambiente. “Nojo, por fazer contato com algo exposto.”, “Rituais ao se arrumar, ao se alimentar, ao iniciar alguma atividade.”, “Convites para alguma parceria ou avisos sobre contatos futuros.”

Projeto Ser Humano
A Natureza Manda Como Lidar
Forma prática para a observação das indicações da natureza de alguém, pode ser: - c) hábitos que caracterizam a pessoa. “Comer de boca aberta.”, “Palavreado agressivo, ou suave.”, “Obediência ou indisciplina à regras e normas sociais e legais.”

Projeto Ser Humano
A Natureza Manda
Quando identificamos algo assim, característico da pessoa, devemos esperar que ela se comporte dessa forma observada sempre que for solicitada a manifestar-se. É por isso que é comum sofrermos decepções, como também surpresas muito agradáveis, porque aguardamos que as pessoas tenham o mesmo entendimento que nós mesmos, que valorizem os mesmos valores, e quando o “inesperado” acontece, somos surpreendidos agradavelmente ou sofremos as deletérias frustrações.

Como Lidar

Projeto Ser Humano
A Natureza Manda Como Lidar
É inteligente de nossa parte lidarmos com as pessoas de acordo com nosso potencial de acompanhamento, de solidariedade, de acordo com nossas expectativas de sucesso no relacionamento. É a dedicação ao processo educativo das nossas relações humanas. Contudo, devemos saber que elas vão responder de acordo com a sua natureza.

Projeto Ser Humano
A Natureza Manda Como Lidar
Somente informação sobre mudanças desejáveis, não é suficiente para mudanças na natureza da pessoa. É preciso que a pessoa indentificada para a mudança esteja disso convencida. Que esteja afetivamente envolvida. Como é assim que deve acontecer com a gente mesmo.

Projeto Ser Humano
A Natureza Manda Como Lidar
A indicação para que desejos de alterações na própria natureza sejam ativados, se dá no campo afetivo. Envolver-se afetivamente implica em moldar-se, em tornar a própria natureza plena de plasticidade aceitando as mudanças que visam a evolução na qualidade da relação humana.

Projeto Ser Humano
A Natureza Manda Como Lidar
A melhor imagem para essa idéia é a famosa frase relacionada com o papel de mãe: “Ser mãe é sofrer no paraíso!”, embora isso possa ser repensado, e possa mesmo ser algo controveritido. Essa frase indica que ser mãe significa enorme plasticidade com relação à própria natureza para que possa atender à natureza do lar, e dos familiares.

Projeto Ser Humano
A Natureza Manda

Final

vital.pai.family@gmail.com www.scribd.com/espacotempo2461

Jose Fernando Vital