SISTEMA DE PRODUÇÃO DE PELLETS DE MADEIRA

1

já que as florestas ocupam mais de um terço do território nacional. porque é feita uma limpeza mais eficaz das florestas. Podem ser produzidos de várias formas. Este produto tem inúmeros benefícios. Pelletizadoras Esses resíduos deverão ser recolhidos. os “pellets” são considerados uma energia renovável. 2 . As florestas regeneram-se. nomeadamente a partir da limpeza das florestas e dos desperdícios das indústrias da madeira. Com a implementação destes sistemas. Uma energia renovável Tal como a lenha. deixa de ser necessário abater árvores para produzir “pellets”. enquanto outras vão desaparecendo. Esse pó de madeira ou serrim é depois comprimido nas chamadas “pelletizadoras” (maquinas para fazer “pellets”) para obter a forma final. constituindo um imenso recurso energético que deve ser explorado e protegido. crescem sempre novas árvores. um composto 100% natural. etc. secos. A introdução destes sistemas vai também diminuir o risco de incêndios. o “pellet”. carpintarias. serrações. na medida em que a limpeza das florestas e os desperdícios da indústria madeireira fornecem toda a matéria necessária. É recurso abundante em Portugal.Os Pellets São uma fonte de energia renovável pertencente à classe da Biomassa. triturados e moídos. com um elevado poder calorífico devido à reduzida humidade.

escritórios. Além disso. Este material é fácil de armazenar em segurança e sem os riscos. que está sempre disponível. sem fumo e sem cheiro. Existe a possibilidade de serem fornecidos em sacos de 15 kg ou de 30 Kg. Devido ao tratamento na transformação dos “pellets” e à sua humidade extremamente reduzida. o seu tamanho reduzido permite dosear unidade a unidade a quantidade que vai ser queimada para produção de energia. É uma energia renovável. ao contrário do que acontece com os combustíveis fósseis que vêem os seus preços aumentar constantemente devido à escassez e à dificuldade de garantir o seu fornecimento. permite que a combustão seja muito mais eficiente e liberte muito menos fumo que a lenha normal. Não existem fugas nem perigo de explosão. enquanto por exemplo a energia solar apenas está disponível no Verão quando não existe tanta necessidade de aquecimento e não no Inverno quando mais se necessita. Outro beneficio dos “pellets” é a reduzida volatilidade dos preços. libertando menos CO e CO2 para a atmosfera. Estes recuperadores de calor asseguram segurança e conforto. aquecem eficazmente. o que facilita o transporte e o armazenamento.É um recurso. Ideais para apartamentos. vai permitir reduzir a dependência energética que actualmente temos em relação a outros países. logo menos poluente que os combustíveis fósseis. na medida em que a estabilidade dos preços é garantida. É um combustível mais limpo. 3 . que se for devidamente explorado. consultórios. etc. Uso doméstico dos pellets Os recuperadores a “pellets”. ao contrário das restantes.

SISTEMA DE PRODUÇÃO DE PELLETS 4 .

SISTEMA DE PRODUÇÃO DE PELLETS DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO: Silo ou Deposito Sistema de alimentação desde triturador ao silo ( Coclea ) Refinador Pelletizadora Tremonha de armazenamento de Pellets Balança Ensacadora Triturador c/ crivo (Opcional) OBSERVAÇÕES: Equipamentos em conformidade com as normas de segurança vigentes na comunidade Europeia. Assistência técnica: Garantida pelos técnicos da Arsal Ambiente Garantia: 12 meses – contra defeitos de fabrico 5 .

FOTO LINHA DE PRODUÇÃO COM 3 PELLETIZADORAS .