GLOBALIZAÇÃO NO BRASIL

A atual sociedade possui uma postura que está acompanhada do processo de globalização que mantêm relação com a aceleração do tempo, pois, atualmente tudo está em plena e rápida mudança. Foi no governo do presidente Fernando Collor de Mello (1990-1992) que o Brasil ingressou na economia globalizada, onde permitiu a entrada do capital estrangeiro, de empresas multinacionais e o aparecimento da privatização. Essa economia globalizada se intensificou no governo do presidente Fernando Henrique Cardoso que mostrou ao Brasil a necessidade de se modernizar para poder afirmarse como um estado que possui uma economia global. Em nome da economia global implantou-se, com o auxilio da mídia, o espírito de convencimento onde uma boa quantidade do povo brasileiro foi convencido de que a produção importada é superior a produção nacional. E para que a produção internacional entrasse no Brasil, tiveram que ser aberta as fronteiras de mercado, ou seja, a sociedade global imposta pela política Neoliberal quebrou barreiras e distancias tanto no âmbito geográfico, social, cultural, político, econômico e educacional. A globalização não dá resultados iguais para todos os países, porque ela é um processo irreversível onde os países periféricos foram atingidos de forma dura pelas profundas e grandes mudanças no mercado de trabalho. Assim sendo, os países não periféricos, ou seja, os países dominantes, julgam e querem nos alienar através do convencimento de que em âmbito nacional o Brasil não é e nunca será capaz de criar e desenvolver uma nova tecnologia igual ou até mesmo melhor do que a existente fora do país. No âmbito do mercado de trabalho a impressão é que os países capitalistas desenvolvidos são os conquistadores dos países menos desenvolvidos nesta postura neoliberal-globalizada entende-se que: “Para os nossos

conquistadores é importante que continuemos convencidos de que não podemos fazer ciência, de que não podemos fazer economia, de que não podemos fazer filosofia. É importante que sonhemos com o que jamais teremos a coragem de ser. Que finjamos o que não somos que nos iludimos e iludamos os que nos escutam. É importante, então que os intelectuais latino-americanos nos apresentemos como

nem havia globalização. observando o que vem acontecendo. é que surge a importância do professor de jamais deixar de trabalhar em prol do desenvolvimento nacionais e de nunca esquecer e desacreditar que é um colaborador de uma educação do presente. isso por pouco tempo. (PALACIOS. Só para se ter uma idéia. essa relação passou para 20% dos mais ricos controlando 80% dos capitais do globo e 20% dos mais pobres somente 1. Sendo assim. só nos Estados Unidos 1. 20% da população mais rica controlava 70% dos capitais do globo e 20% da população mais pobre. nos variados caminhos do processo de ensinar e aprender.5%. uma porcentagem menor. Em 1984. Em 1960. significa uma realidade.30%. ainda. é só uma questão de tempo para que tomem conta das empresas. O engraçado. o que vemos são essas fusões gigantescas. que estamos vendo aumentar dia-a-dia. o profissional da educação seja um educador pela pesquisa. . dependendo das companhias. A globalização significa sermos mais eficientes. não temos nada contra isso. 1999:80) A partir desta afirmação supra citada. A relação de 1960 era de 30 para 1 e após 24 anos passou a ser de 60 para 1. o que é proposto a seguir é que. mas. estamos.4 trilhões de dólares. com a globalização. emprestada”. aumentaram 40% em um ano. não estamos criticando. o que significava.porta vozes de uma voz que não é nossa. entre as diversas metodologias de ensino-aprendizagem. sendo que. É evidente que nenhum de nós ousaria dizer que é contra modernizarmos-nos. criam-se as grandes fusões. traz para um país emergente como o Brasil. a globalização é uma das coisas mais inteligentes desenvolvida nos últimos tempos. termos uma organização mais séria. ou seja. apenas. não obstante. naquela ocasião. mas tudo bem.5 trilhões de dólares. Atualmente. mas curioso. Evidentemente. em 1998 essas fusões representavam 2. Em 1999 as fusões passaram para 3. 20% do PIB norte-americano. Deste modo. é que essas fusões crescem numa velocidade maior quando é do primeiro para o terceiro mundos. que a recebemos e sempre a receberemos. comprando as ações majoritárias ou em minoria. um dos problemas mais sérios que é o desemprego.7 trilhões de dólares. sermos mais eficientes. eles são mais fortes do que nós. administrarmos melhor. Infelizmente. apenas 2.

engolidos e desaparecer do mapa. uma maneira delicada de enviá-los para casa. prata e o ouro foram. enquanto que a América do Sul tem 19 milhões de km2. da Bélgica. o restante eram colônias. o rei Leopoldo II. neste momento. praticamente o mesmo número de pessoas que morreram na 2ª Guerra Mundial. foi uma história muito triste. Isso prova que faltou um plano de . para que. aí. Então. O continente africano tem. portanto. como o cobre. perdidos. praticamente. de 30 milhões de km2. a Bélgica tomou conta do Congo Belga. tranqüilamente. Temos. naturalmente. constataremos que somam 50 milhões de seres humanos. apenas. enviou um emissário chamado Stanley. Pelo contrário. então. 30 milhões de km2. precisamos de sangue novo para ajudar o Brasil a crescer. pelo contrário. que conseguiu 400 procurações no Congo. A Aids sozinha. praticamente. a exemplo do que aconteceu no continente africano. O único país livre não colonizado era a Libéria. é bom lembrar que somente a França tem na África uma colônia maior que o Brasil. se pensarmos que. colocar em nossas cabeças. em 1870. porque a colonização do mundo não foi uma história bonita. educar com seriedade para sermos um país de pessoas preparadas ou. aproximadamente. A verdade é que 20 mil pessoas que saíram da América do Norte com destino à Libéria foram mal recebidas e a coisa não deu certo. uma vez e meia maior que esta última. oito anos depois. urânio.O que fazer Só resta a nós. grande parte dos bens minerais e metais. cobalto. citar alguns exemplos que aconteceram. Apenas para melhor esclarecer. apenas 110mil km2 eram livres. transformaram essas procurações em propriedade particular do rei Leopoldo II e. Se olharmos as estatísticas das pessoas contaminadas pelo vírus HIV. Não somos contra o capital estrangeiro. num congresso na Alemanha. tem 50 milhões de pessoas infectadas. com a sentença de morte cravada. Vale. com 110 mil km2 e fora. Em 1878. que evitar esses abusos. brasileiros. depois da abolição da escravatura americana. onde nesses 100 anos de ocupação. porém. organizado e idealizado pela sociedade filantrópica americana. ser. só não sabendo a data certa da execução. pudessem enviar os negros para lá. como prioridade número um.

por outro lado. sendo evidente que ela depende de chuvas. lembrar que no Brasil. atualmente. 60% da energia são renováveis. não deveria nos assustar. em 2003. isso. O país tem que crescer e. . com toda essa imensidão. enquanto. talvez a maior bacia fluvial do mundo. junto com a Noruega. essas pessoas não foram educadas. aqui. devidamente.educação. será uma crise energética. Aqui no país. enquanto que o mundo todo faz o maior esforço para. O que pode atrapalhar É preciso. como deveriam ter sido. Temos a melhor posição energética do mundo. onde a população é de cinco milhões de habitantes. agora. chegar aos 20%. mas como temos um enorme campo hídrico. No Brasil. o brasileiro deveria sair desse marasmo em que está. naturalmente. 95% da energia gerada é elétrica. somos 165 milhões. a única coisa que poderá atrapalhar esse crescimento.