You are on page 1of 7

Introdução Criado em fevereiro de 2005, por Chad Hurley, Steve Chen e Jawed , o youtube, pode ser considerado como

uma ferramenta poderosa nos dias de hoje, pois ele exerce muitas funções não mais somente no ramo do entreterimento, e também por ela movimentar muitos milhões de dólares no mercado internacional. O dite fora lançado oficialmente em novembro de 2005, e já nos seus primeiros dias de “vida”, foram investidos $3.5 milhões, pela firma Sequoia Capital. Durante o inverno de 2006, o youtube já era o site que mais crescia na internet, mais ainda que o myspace. Em uma pesquisa feita em julho do mesmo ano, o site já tinha mais de 100 milhões de visualizações em seus videos, e 65.000 videos eram colocados no site por dia. Um ano após seu lançamento, o youtube fora comprado pela Google, o que fez que em fevereiro de 2007, as ações inicialmente investidades pela Sequoia Capital, chegarem a um valhor maior que $442 milhões. Já em 2005, os jornalistas e especialistas, previam que os sites de video, que eram uma febre do momento, pois não apenas possuia o Youtube, como também o Vimeo, o Sharkle, o Clipshack e mesmo o Google Videos, iriam continuar (apesar de alguns terem mais sucesso que outros), e continuar crescendo, exatamente como fora quando surgiram os sites para postagem de foto, como o Flickr da empresa Yahoo. O youtube, continua forte e firme, e conseguiu se tornar o principal meio na internet, para a visualização de videos, e esse crescimento continua aumentando mais e mais cada dia, pois os jovens cada vez mais vem passando seu dia pelo site, procurando por alguma forma de entreterimento, o que faz com que se essa demanda continuar aumentando, daqui a algum tempo o site provavelmente vá “evoluir”, novamente, porque sempre a um momento, em que o publico começa a ficar exigente.

e agora eles tem desde filmes relativamente antigos como Clube dos Pilantras. o youtube começou a “passar” filmes inteiros gratuitos em seu site. Infelizmente. ou conhecer alguém que conhecesse um membro da mesma. e as pessoas. a medida que eles vão descobrindo esses artistas. até mesmo se fossem da mesma cidade. Há alguns anos atras. O youtube também é muito util na hora de divulgar novos softwares de edição de produtos audiovisuais. Outra forma que o youtube também ajuda esses artistas novos. mas as vezes o problema não era nem conhecer o artista. não tem certeza se ele é eficiente ou não. pode fazer uma pesquisa no site. Hoje em dia. deram bastante sucesso. The Beautiful Life. uma delas sendo a divulgação de novas bandas e artistas. Não somente para divulgação de artistas. hoje já são mais de 3000 titulos disponiveis para exibição gratuita. e apesar de ele ainda continuar tendo essa funcionalidade. foram colocados seus episodios no youtube. e as pessoas ficam um pouco receosas em baixar ou não o software. era sim conseguir suas musicas. mais ainda do que na televisão. e se gostar o individuo vai procurar outros produtos deste artista. produzido por Ashton Kutcher. o alguel de filmes no youtube ainda é somente disponivel nos Estados Unidos. hoje em dia há muitas outras funções para o Youtube. pois o youtube atende a pessoas por todo o globo. ainda era dificil de conhecer artistas novos. e mesmo com todos os furums sobre musica e sites de fãs. e queriam mostrar a seus amigos. mas também pode ser usado para a distribuição de seriados. vão indo em suas paginas e vendo se eles gostam ou não. o que deixava a procura bem mais facil. que após ser um fracasso total na televisão. como a série de tv. Em 2009. várias bandas e artistas podem divulgar seu material pelo site. e quando os episodios foram postados no site. e assim fazendo-o “crescer’’. com o auxilio do youtube. e então poder dizer se gosta ou não. quando sai um novo programa. pois era bem mais dificil de se divulga-las até que suas musicas realmente chegassem as radios e então o público começaria a conhecer o grupo.Em maio desse ano. até grandes sucessos recentes como O Discurso do Rei. e então o publico. é que com ele. era presciso ou conhecer alguém da banda.O site principalmente pode ter tido somente o objetive de pessoas postarem videos que eles mesmos faziam. dai alguem . o youtube começou a fazer aluguéis de filmes. o publico que já conhece a banda ou artista. por exemplo. para se conhecer bandas novas.

a não ser que seja o trailer de um filme que eles querem ver. no youtube. Pode-se dizer que de uma certa forma. como também . e talvez o programa acabe sendo bom. o que fez várias pessoas adquirirem o produto. revistas. a maioria das pessoas acaba vendo o trailer de filmes. mas na verdade. Outra possibilidade. e até em muitos sites na web que podem ser ou até não ser sobre filmes. pois este. as grandes produtoras. que os videos futuramente sugeridos. eles até podem ser bastante divulgados pelas outras midias. pois o youtube dá a oportunidade aos individuos de fazer comentarios sobre o video que eles veem. que quando saiu as pessoas não conheciam-o tão bem. para ver se parece interessante. deixa tanto os usuarios colocarem suas impressões e opiniões sobre o video assitido. então a apartir dos comentarios. mas quem sabe no futuro. As vezes. acabam por lançar os trailers de seus filmes. seria a função dos comentários. que o Youtube também proporciona. ele sugere outros videos. ou de um filme que eles realmente gostam. e o trailer não passa na televisão. o youtube também ajuda a divulgar filmes. mas não sabem se querem assistit. de certo modo parecidos com os que a pessoa assitiu anteriormente. então eles assistem ao trailer. e não sabiam se ele era bom ou não. outras não tanto. e também começarem a usalo. que talvez o programa fosse bom. pois este ainda é um recurso muito alheio. que seriam. E apesar de o trailer dos filmes passarem na tv. os indivuidous acabam por gostar das opções sugeridas pelo site. (as vezes não é nem um filme que está para estrear. as pessoas podem aproveitar e formar uma opinião sobre o filme. até que começaram a ser postados no youtube videos que foram editados no programa. para ver se as pessoas gostam ou não. Hoje em dia. sempre sejam apreciados pelo publico. até porque divulgar o trailer na internet é bem mais facil do que talvez seria na televisão. quando o mesmo passa na televisão. quanto televisivo). jornal (tanto impresso. é a “ferramenta” Recomendações.vai lá e decide postar no youtube um video que ela fez com o programa. também bastante util no site. pois as vezes eles leem sobre um filme que está para sair. e como o público viu que as edições eram muito boas. essa ferraments melhore tanto. È exatamente o que aconteceu com o programa Sony Vegas. a maioria das pessoas nem prestam atenção. em que baseado nos videos que uma pessoa assiste. como programas de televisão. ou um fracasso total. antes mesmo de o mesmo estreia na televisão. Um outro recurso. na realidade pode até ser um filme que está em cartaz há semanas).

pois cada vez mais os estudantes. Um outro tipo de “descoberta”. uma nova funcionalidade que fora “adicionada” ao youtube. Outro exemplo são Shane Dawson e Charlie McDonnell. e continua fazendo sucesso até hoje. Ultimamente. uma "banda que toca musicas sobre o programa Doctor Who). sobre o mesmo. seriam as chamadas “estrelas do youtube. nem tanto. eles acabam por postar no site. que procuram uma forma “preguiçosa” de estudar. que também fora descoberto pelo youtube. e outras pessoas. Justin Bieber. tanto de ensino fundamental e médio. mas mesmo assim o ator não abandonou o grupo. fez imenso sucesso. Obviamente não dá para esquecer a sensação adolescente do momento. com seus vídeos postados no site. acabam acahando esses . quanto de faculdades mesmo. Charlie McDonnell fala de assuntos “alheios” de uma forma não muito convencional. fore descoberta por causa dos vlogs que fazia. é o grupo teatral Team Starkid. só que ele também pode entrar na categoria de bandas e artistas. enquanto que Charlie McDonnell ainda continua somente no seu canal de youtube.permite que os individuos façam discussões. apesar de Shane Dawson no momento está produzindo junto com alguns outros astros do youtube. Um exemplo seria a atriz Jessica Lee Rose. que contava a historia de uma personagem ficticia. atigem basicamente mesmo publico. Após o sucesso de sua “serie” Rose fora convidada a participar de várias séries na televisão.’’. só que Dawson e McDonnell não seguiram o mesmo rumo que Jessica Lee Rose. um piloto para uma série de TV. e também posta videos de sua “banda” Chameleon Circuit. que as vezes podem acabar por serem bem produtivas. hoje interpreta um personagem regular na série Americana de TV Glee. e esses videos podem ser de quase todos os tipos. que apesar de fazerem diferentes vlogs (enquanto Shane Dawson faz mais videos de parodias. e continua trabalhando em projetos com eles. pois ambos ainda continuam postando seus videos no youtube. 6° e 7° livros da serie Harry Potter). que é a possibilidade de um individuo conseguir estudar de certa forma em seu site. no seu canal Lonelygirl15. que são pessoas que conseguiram chegar a fama. e continuou postando suas peças no canal. em que o youtube também auxilia. Um exemplo um pouco diferente. inclusive um dos fundadores do grupo. mas outras. com a Happy Madison Productions e a Sony Pictures. que após colocar no youtube seu musical “A Very Potter Musical” (uma parodia do 1°. e também respondendo a perguntas de fãs. quando fazem um video/apresentação de um trabalho para uma matéria/cadeira. 4°.

E é claro. que permitem tanto pessoas anonimas. com uma taxa muito pequena. . o Itunes. o que vem acontecendo mais e mais entre os jovens de hoje em dia. ou seja. Conclusão: Em suma. Outro ponto muito ruim do youtube. eles pagam uma quantia de dinheiro para os realizadores. O que elas poderim muito facilmente fazer. e até mesmo de musicas que elas não conseguem “achar em nenhum lugar”. È claro. e até mesmo um site brasileiro que é o da Saraiva. os hackers. que é que as pessoas não tem exatamente controle do que elas postam no site. pois muitas vezes. mas mesmo assim. um problema que sempre teve. é sempre bom ter certeza de que realmente se quer postar aquele video no site. e mesmo que por mais inocente que seja o video. e o utilizam para fazer seu estudo. então para que eles continuem a fazer mais de seus videos (é assim que a maioria das “estrelas de youtube”. a Amazon. a internet está cheia de pessoas que vem descobrindo os truques dela. quando a google ve que um video faz muito sucesso. acaba influenciando a pirataria mais e mais. e que provavelmente. um romance mesmo. de certo modo na internet. Pois surgiram programas que permitem os individuos a baixarem videos do youtube. dos artistas que gostam. e eles tem preguiça de ler. “sem querer”. como ela é gratuita. que ainda se tem que ter muito cuidado com o que se posta na internet. qualquer pessoa pode se cadastrar no site. e mundial. e postar seus videos no site. quanto muito famosas a se divulgarem. e as pessoas acabam por baixar videos de suas bandas prediletas. pois a maioria pega um livro. porque as pessoas pensam. e além do mais. então porque pagar? Mesmo que seja uma taxa muito pequena. ate pode ter uma ferramente que te permite escolher quem a pessoa quer que visualize o video postado. porque uma brincadeira feliz. pois ela é uma forma bem ampla de fazer propaganda. que se elas podem ter de graça. hoje em dia. é o que site. não vá sumir. Mas infelizmente isso esta bem longe de parar. o youtube tem inumeras funcionalidades.videos. e quem sabe até começar a fazer dinheiro com isso. começam a ganhar a vida). se não se tiver cuidado. pode acabar por ter um final muito tragico. de sites como. E dessa forma. por comprarem. o youtube acaba por influenciar as pessoas a não utilizarem mais livros.

Bibliografia: http://logicbank.youtube.com/tech/news/techinnovations/2005-11-21-video-websites_x.com/2007/02/09/google-sec-filing-reveals-youtube-investors-win-big/ http://www.teamstarkid.com/ http://www.com/movies http://blogs.com/charlie#p/u http://www.usatoday.htm http://www.com/user/TBL#p/u .lg15.com/shanedawsontv http://www.com/user/lonelygirl15#p/u http://www.youtube.com/ http://www.youtube.youtube.com/quentinhardy/2011/05/09/hey-netflix-youtube-to-sell-3000/ http://www.forbes.youtube.

2011 .05.O youtube Nome: Victoria Rambor Disciplina: Imagem Eletronica Professores: Daniel Pedroso e Ivanir Migotto Data: 13.