Estudos de ÉTICA CRISTÃ

UNIDADE I - INTRODUÇÃO À ÉTICA CRISTÃ
“Os bons exemplos têm duas vezes o valor dos bons conselhos” ( E.C. Mckenzie) Objetivos : Despertar e ou reafirmar a importância da Ética Cristã. Saber definir as diferenças entre Ética, moral, moralidade e Ética Cristã. Reconhecer a Função e a Esfera da Ética Cristã. Compreender por que a moral muda com os tempos. Conhecer e compreender a Ética de Jesus.

Questão 1: Por que é importante estudar Ética Cristã? 1.º) Porque o crente em seus conflitos e problemas cotidianos, precisa de luz(de todo auxílio possível) para tomar decisões morais, algumas complexas e ambíguas.

2.º) Porque é imperativo que os ministros entendam de ética, para darem uma orientação moral sã a seus membros, bem como às pessoas que venham buscar sua ajuda.

3.º) Porque o crente necessita compreender bem o valor Ética, para evitar erros comuns de raciocínio ético: O erro de reduzir a moralidade cristã a um mero conjunto de regras.

Isso provoca uma tensão e um descontentamento.º) Porque ela estimula o próprio crescimento moral do crente. 11) “Ética é a ciência da conduta humana. Lei Moral. De Ética Cristã: Dorine Hawkins Stewart) 1. porque o ensino de Jesus é tanto ético como teológico. A ética proporciona um padrão pelo qual a pessoa pode medir seu próprio desenvolvimento moral. 4. levando-o à meta da perfeição que Deus exige para seus filhos. em detrimento das questões de maior importância. caracteriza tudo o que fundamenta e sistematiza a moral na realidade. ninguém pode interpretar o cristianismo a menos que entenda e dê ênfase ao conteúdo ético do Evangelho. O erro de substituir conduta por contemplação ética. À luz deste padrão. O erro de enfatizar pequenas questões éticas. O erro de divorciar religião da ética. Conceito de Ética Questão 2: Como diferenciar os termos: Ética. (Apost. Portanto. o indivíduo poderá ver o que ele deve ser em contraste com o que ele é. Mateus 5. moralidade e Ética Cristã? Definições: 1 Ética: Conceito etimológico de origem grega ethike. Teólogo suiço) .O erro de permitir o interesse próprio desviar o julgamento moral. (Ética do Educador p.º) O crente deve estudar Ética Cristã. moral. determinada pela conduta divina” ( Emil Brunner.48 5.

(Ética do Educador p. é a teoria. normativo. Historicamente. hábito): Indicativo do saber prático. é o exercício intelectual que propicia a reflexão. no ato da sua realização.12) A Moralidade tem sido uma preocupação comum desde a antigüidade: Os grandes filósofos desde Platão e até o pensadores dos presentes dias. 11. Código de normas que orienta o comportamento individual e social do homem. caracterizou-se o traço principal – a separação entre a moral e a religião. da virtude e do prazer. . que trata de explanar sistematicamente os deveres e costumes da moral humana. 3 Ética cristã: É a ciência da moral cristã. Moral: Vem do latim moris . é associada mais com o conceito de sabedoria.13) Moralidade é a prática de toda decisão ética. a moral é ensinada como resultado da observância dos preceitos divinos – As Sagradas Escrituras. a análise a decisão e a avaliação de toda conduta social. (Ética do Educador p. na tradição judaica. com relação a Deus e à sociedade. Na tradição grega.(costume. Na tradição moderna. se esforçaram em atribuir à educação a moral e a ética. fundamentada nos princípios ensinados e exemplificados pelo Senhor Jesus Cristo e aplicada na vida diária do cristão com o auxílio do Espírito Santo.Ética é a ciência.

Teól. Rm 9. como crente em Jesus Cristo e membro de sua Igreja. ensinado e exemplificado por Jesus.15. 10. vida cristã é social. 16. o Único Absoluto). não pode ser vivida individual e egocêntricamente. 1 Tm. 9. 4. responderá à pergunta: O que devo fazer?Primordialmente vinculado à Revelação (Bíblica) e vinculado a Triunidade Santa. o Cristão — membro realmente "ligado" ao Corpo. 1 Tes. 1963. Assim. quando por exemplo o o amor é limitado a si mesmo.3.16.Ética Cristã: "é reflexão disciplinada sobre a pergunta (e sua resposta): Que é o que eu. e aplicada (exercício prático) à vida cotidiana em sua totalidade. 9). Deus é amor. 29. e no relacionamento com o Reino e com o mundo? Esta relação interpessoal. 3.14. p. — é vida cristã. Metodista norte-americano) Ciente de que o centro da ética é Deus (o Ômega. Heb. como por exemplo o valor família. p. Nova York. no relacionamento com Deus e com o próximo. 6. devo fazer?" (Dr. Paulo Lehmann. A NECESSIDADE DA ÉTICA. que se vai desintegrando. “Ética é um estudo sistemático do modo de viver exemplificado e ensinado por Jesus. é a verdade. a sujeição a Deus. nos possibilita a aplicar (observar) o "novo mandamento” — agápe.26.31). 1.16. aplicado aos múltiplos problemas e decisões da existência humana” ( George Harness. o crente é membro do Corpo de Cristo — a Igreja do Deus Vivo (Mt. 2 Cor. Ethics in a christian. A ética se mostra cada vez mais necessária para reordenar os valoresbásicos e de sustentação da sociedade. Harper & Row. Resumindo: Ética Cristã é o estudo (atividade intelectual) e a explanação do modo de vida moral. Context. At. com o auxílio do Espírito Santo.10. a perfeição (I João 4).9.15. 3. 14. citado por Gardner. .

. devemos cuidar da terra para vermos a maravilha da missão cumprida. e assim sejam satisfeitos os alvos e princípios ideais reconhecidos e exigidos. A vida diante dos grãos existentes pode ser comparada a um jardim. 13) 2... nós somos seus jardineiros. que é o próprio sentido da vida. assim será o seu Deus. muito superior que a que o pai assalariado recebe ao final de um mês. o que levaria semanas num trabalho decente) como garoto(a) de programa. 19) analisando sistematicamente as escolhas morais que os seres humanos fazem. regada com a sabedoria de Cristo. . “Refletindo sobre Ética cristã. deveres. Deus é a mais elevada subjetividade do homem (interioridade) e o único padrão ético possível” (Ética do Educador p. A ética (pura) é aquela que cria hábitos e costumes que formam e orientam o senso moral e não simplesmente aprendizagem intelectual de regras éticas. Os grãos estão por toda parte. como forem os parâmetros e as ações do homem. basta que saibamos procurá-los e cultivá-los. louvores. são resultadocomplexo da avaliação e conclusão do determinismo espiritual (não o determinismo mecânico ou orgânico) no uso fruto da liberdade moral.como um fim absoluto. Sem dúvida. que as escolhas morais. ou o valor dinheiro que seduz um adolescente a traficar com ―recompensa‖ monetária por apenas uma noite. Ética como Estudo Crítico da Moralidade Ética é "o estudo crítico da moralidade" (Gardner. e os padrões do certo e errado. verdade. É indispensável e determinante o estudo de que na realidade o homem é livre e responsável por seus atos: suas obrigações morais. e não é o bem almejado da família a força construtora. podemos pensar na parábola do semeador e sobre o significado de semear. culpa. p. Exemplo disto o valor dinheiro que seduz: Um(a) filho(a) a ganhar dinheiro ―fácil‖ (em uma noite. pelos quais a conduta será dirigida. etc.

Poucos pastores hoje concordam com esse ponto de vista e julgamento" (Ética Cristã para Hoje.. em alguns casos para melhor e em outros. de que a contracepção era moralmente errada. De alguma forma.38-40) O que é certo para uma geração. pelo menos.: Milton L.Questão: A moral muda com os tempos? Algumas idéias mudam de geração para geração. 12. será errado para outra. Rudnick p. 17) — " O que conduziu a mudança?" Qual a natureza da mudança? — É descuido moral. Até entre credos cristãos que alimentam suas tradições e encorajam outros a aceitá-las." (Idem p. abordagens éticas usadas anteriormente são conduzidas a conclusões diferentes. — O estudo bíblico e da ética sempre impactaram as boas mudanças. havia um amplo consenso (embora não unânime) entre o "clero" evangélico.. idem. Ex. falta de zelo. . para pior. Rudnick. Jesus denunciou a moralidade em seu tempo (Mc. O racismo foi tolerado por igrejas e líderes em tempos passados e poucos consideravam isso errado. dentre as suas lideranças principalmente na geração sucessora. a mudança pode ser o resultado de uma melhor compreensão do assunto e de mais cuidadosa interpretação das escrituras. declara: "Quando eu era mais jovem. acomodação a valores mundanos? Não necessariamente. 17). A escravidão. declínio de padrões.

por pecado. o homossexualismo.como por ex.37). introduzida a partir dos anos sessenta.Ao mesmo tempo em que os cristãos se guardam contra a deterioração de valores morais imutáveis. Isto é o prelúdio do caos e da desordem. ou da opinião pública .37 “Porque pelas tuas palavras serás justificado. e que se denominou de "nova moralidade". a revolução (a Bíblia recomenda: o leito sem mácula. e pelas tuas palavras serás condenado”. "todo mundo".1. entre esta geração adúltera e pecadora. A ética não evoluiu.8.os quais são explicitamente revelados nas Escrituras Sagradas. O certo ou o errado. Nela..: o adultério. Romanos 14."maioria".. depende da preferência ou opinião pessoal.. guardar sua virgem (I Co.38 ―Porquanto. 7.) — O resultado é o atual relativismo ético. a auto-afirmação. a fornicação. também dele se envergonhará o Filho do homem quando vier na glória de seu Pai com os santos anjos”. foi revolucionada por decisões e abordagens radicalmente opostas ao cristianismo bíblico. nesta os princípios da ética cristã são repudiados e vituperados. a castidade. cada vez mais pessoas(inclusive nos arraiais cristãos). a nãovingança. Cada pessoa decide livremente por si mesma o que é bom/mau. o auto-sacrifício. renomear a muitos tipos de comportamento pecaminoso . pois.12 “Assim. isto é erro moral . Mateus 12. Marcos 8.. cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus”. . estão se esforçando para redefinir. não devem se posicionar contra toda mudança ética. se envergonhar de mim e das minhas palavras. A REVOLUÇÃO ÉTICA ATUAL. qualquer que.

O certo ou o errado. ao viver o modo real da vida cristã. O homem é responsável pela escolha que faz! . O Certo ou o Errado? O homem é livre para escolher. precisamos de muita ajuda para decidir o que é certo e o que é errado.Seminário Teológico Voltar à Página inicial Elaborada por Walter Meleschco Carvalho.João 6. Voltar à Página inicial de Ética Cristã Voltar à Seção de Aulas e Trabalhos .*Escolher de acordo com a Justiça verdadeiramente revelada A Bíblia Sagrada. para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna”. e atualizada em 29/09/2005 . Na vida cristã.68 “Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor. O homem é responsável pela escolha que faz! Precisamos de muita ajuda para decidir o que é certo e o que é errado. Portanto.

42.    !479./4 .7.3.789 570.907008.09073.2039070.9:.407  .6:0270248 3O8%:9038./4  4202F7085438E.4...-47./.  '49.6:01.4./.80%7.4.  !70.248/02:9..44  #08543/0: 0$24!0/74$0347 5.8..08.7.8../.:89.407/0.8/.7...47/4.   8.08.48 $023E74%04O.4 0.3.7.050.../0A9.789  4202F7085438E.7./0. .../07.7.7$04/0:..07/.6:01.  J-.050./0./.-..:/..07944:4077.$..5.02.0794046:0F077./4 4202F.5././.07424/470.248/02:9./.547.0./746:0F..7!E3.7..705.08.:/.0794046:0F 077.394 ./4  07944:477.4..7!E3./.4 '49.789 '49.85./74 6:0F.

.

   .