You are on page 1of 7

A atual alienao esttica como forma de decincia

Tania Guimares Pompeu Mestre em Psicologia Social pela UFMG

Introduo

O corpo tem sido o assunto de nossos dias, em resposta a muitos anos de represso com que foi tratado, seja pelo trabalho escravo e depois mecanizado, seja pelas concepes religiosas e morais que o viam como fonte de pecado e degradao, ou ainda por ser frgil e nito, limitando o homem. A atual retomada, como uma luta contra essa alienao, pode ser vista nas conversas cotidianas, no nmero crescente de correntes de pensamento que se dedicam ao assunto, como conscientizao, recuperao da auto-estima, alm das prticas e instituies a ele dedicadas. Essa retomada tem se caracterizado principalmente pelo aspecto esttico, que j foi considerado como sensao ligada ao prazer e contemplao, separada de todo entendimento e inferior a ele. Queremos retomar a esttica como experincia aprendida culturalmente e, portanto, carregada de signicados e valores mas que, apesar disso, tem se revelado de forma alienada, considerada aqui como uma alterao da conscincia de si, repetindo-se padres automaticamente e perdendo-se, de certa maneira, a condio humana de construtor de signicados para si e para o mundo. Como conseqncia, os padres de beleza tm sido vividos como verdades absolutas que se transformam em imperativos, levando a uma inferioridade social quando se est fora deles. Vividos como verdades absolutas, no podem ser desconstrudos e reconstrudos ou at apresentar-se como possibilidade de acrscimo vivncia da prpria beleza. Os padres que chamarei de estereotipados esto quase sempre ligados ao poder, isto , raa branca dominante, e ao poder econmico, que institui a magreza como modelo, pois tem comida suciente e at suprua. Assim, os padres so reproduzidos pelo sentimento de inferioridade que os sustenta, pois humilhante e marginal estar fora deles. Sua busca constante, num movimento circular, tambm perpetua a inferioridade, j que quase nunca so alcanados, pois idealizados, ou quando alcanados h uma obrigao constante de mant-los ou ainda o temor de perd-los. Assim, a inferioridade social paira sobre todos como baixa de autoestima ou at quase como um sentimento de decincia fsica. Ao vivenciar esses padres estticos dominantes como obrigatrios, perdese a condio de viver alguns deles como possibilidades, escolhas livres que se estabeleceriam como acrscimo prpria beleza expressada. Perde-se a noo das prprias preferncias e, apesar de quase sempre se armar que esto sendo feitos por opo, outras evidncias acabam revelando que essa liberdade de opo no to livre assim. Como conseqncia dessa obrigatoriedade, e da inferioridade por ela gerada, as pessoas no se expressam, tentando ser apenas 1

aquilo que deveriam ser. Nega-se assim a intencionalidade corprea humana, pois o homem est no mundo de maneira intencional, e a cada momento anuncia corporalmente seu sentido, seu projeto, sua existncia. Ao no se expressar, nega-se a diversidade humana, transformando-se a diferena em feio, enquanto inferioridade e vergonha. Na verdade, o feio no o contrrio do belo, mas a negao da beleza de cada um. Tambm as decincias fsicas deixam de ser limitaes prprias da raa humana ou de sua histria, diferenas inerentes condio do homem, para se transformar em inferioridade e vergonha. A esttica, incluindo a questo da beleza humana, foi primeiramente abordada por Plato, a quem atribuda a frase ou o conceito de que a beleza o esplendor da verdade. Para os gregos, a verdade o desocultamento do ente. A verdade desnuda o ser das coisas, e beleza ento o esplendor do ser. A realidade aqui referida ao se falar de beleza a esttica como experincia, que considera os signicados e valores atribudos aos seres, bem como a relao que se estabelece entre o objeto percebido como belo e o sujeito que o v assim. Como relao, diz respeito a uma emoo de aproximao, que necessariamente modica o objeto, pois o signica e destaca do contex to, alterando tambm o sujeito, pois este se coloca em uma disposio positiva em relao a algo ou algum. Assim, a experincia esttica entre os homens uma possibilidade de encontro daquele que conhece e do que quer ser conhecido. Como ambos so ao mesmo tempo sujeitos, querem conhecer e ser conhecidos, abrindo-se a uma recepo que permite o desvelamento do outro com um sentimento que o acolhe e lhe solidrio. a experincia diante de um quadro, paisagem ou pessoa, dos quais se quer aproximar, participar e cujas formas, cores e cheiros alteram quem deles se acerca. Mudam-se o ritmo, a respirao, tm-se lembranas, novas e mais amplas compreenses. Estabelece-se um "entre", em que j no se o mesmo, j no se est na simples existncia, mas na coexistncia. O encontro esttico, ao se estabelecer diante de uma primeira impresso do outro, acontece pelas histrias de preferncias e atraes comuns de seus participantes, e talvez por isso, ao mesmo tempo que tenha sido largamente valorizado ao longo da histria, foi tambm muitas vezes desvalorizado. Tal forma de encontro tem sido considerada ftil e de menor importncia, pois incerta e sem garantias de que permanecer, mas, por isso mesmo, exige de cada um maior desprendimento e aceitao sem preconceitos. Paradoxalmente, essa recepo, que seria menos preconceituosa, quando se transforma em padres vividos como verdades absolutas a serem cumpridos ao invs de revelaes a serem feitas, torna-se uma das formas mais radicais e discriminatrias de no encontro. Possibilita-se assim uma sociedade no inclusiva no que diz respeito beleza, um desrespeito consentido, compartilhado e absolutamente "normal".

Objetivos

Compreender os valores estticos em relao ao corpo humano, como eles tm sido vivenciados, se tm possibilitado ou dicultado o desvelamento do esplendor do ser, favorecendo o encontro esttico.

Metodologia

Foi escolhido o mtodo qualitativo com entrevistas semi-estruturadas e perguntas relacionadas s categorias de alienao esttica do corpo, quais sejam, a reproduo automtica de padres sociais como verdades inquestionveis, a conseqente ausncia de conscincia histrica do prprio corpo e a impossibilidade de expresso. Alm disso, procurou-se conhecer a percepo esttica de si mesmo e a vivncia de uma identidade corprea. Os entrevistados foram pessoas com experincia signicativa para o tema, portadores de limitaes fsicas e freqentadores de academias de ginstica.

Resultados

Busca de um padro esttico - Ao pesquisar a existncia de um padro esttico, no se encontrou a tendncia a privilegiar categorias ligadas a uma raa, nem a aspectos especcos do corpo, o que indica a presena de concepes estticas diversicadas. Isso no representava, entretanto, ausncia de padres. Eles apenas eram diversos, pois as pessoas revelavam que algum esforo ou prtica devia ser seguida para que fosse possvel alcanar o que deve ser alcanado. E, mais ainda, o padro precisa ser desejado, porque internalizado, torna-se prprio, conferindo a quem o faz o reconhecimento social pelo dever cumprido. Como disse uma das entrevistadas, a perfeio quando se toma ginstica no caf da manh, almoa-se ginstica e janta-se ginstica. Hoje ela estaria na perfeio por ser magra e ter uma dieta balanceada. Isso possivelmente o que David Cooper chama de "estado normal do cidado bem condicionado, alheio mais elementar conscincia do prprio corpo para si mesmo", pois s deseja ser exatamente aquilo que deve ser. O culto do corpo - Na busca de um padro esttico, observou-se ainda uma ateno maior ao corpo do que ao rosto como novo alvo do padro esttico, aparentemente diferente de pocas anteriores. O corpo deve ser trabalhado ou malhado, nunca gordo e com exigncia semelhante para ambos os sexos. Desnudado pelas roupas e orientado pelos novos conhecimentos de nutrio e ginstica e at por sua maior extenso em relao ao rosto, exige mais disponibilidade e dedicao, aumentando com isso o consumo de servios a ele destinados. Tambm por ser mais impessoal do que o rosto - as pessoas so mais identicadas por seus rostos - ele se torna hierarquicamente inferior e, portanto, mais malevel s prticas e, em conseqncia, mais passvel de controle. Estar fora do padro - Ainda na busca do padro esttico, apareceram inmeras insatisfaes com o prprio corpo. As mulheres no podem ser gordas, os homens no podem ser baixos ou franzinos, ou, como revelou uma entrevistada, quando criana tinha complexo por ser magra e, na adolescncia, vergonha por no ter encorpado como as outras colegas. Ho-je, acha que nessa fase tinha um corpo lindo, mas se achava um patinho feio, e depois foi pa-ra a outra ponta, cando acima do peso, ou seja, o padro tem que ser o certo, na hora certa. A insatisfao por se estar fora do padro chegou a ser semelhante perda corporal, j que uma pessoa com limitao fsica, ao responder se queria mudar alguma coisa em seu corpo, se possvel, no teve nem a fantasia de querer voltar ao que era antes, dizendo apenas que queria ser ma-gra de novo, s isso e mais nada.

Esforos para atingir os padres - cuidados - Buscando o padro esttico, dse o nome de cuidados ao trabalho de investimento do qual o corpo torna-se alvo. Assim, ele parece pessoal e investido de afeto, uma ao autnoma de quem o faz. Esse o manto de libertao com que se deseja cobrir o corpo, como arma Baudrillard a propsito de sua reapropriao atual. A discriminao e a rejeio a si prprio por no ser quem se deve ser so chamadas de cuidados, fazendo com que a alienao do corpo seja uma das mais perfeitas de nosso tempo. Uma das pessoas da academia de ginstica armou que demorou a descobrir que precisava emagrecer para car em paz consigo e com a vida, s que quando descobriu isso j havia passado sua melhor fase, j era tarde demais. Isso signica que s possvel sentir-se bem quando se cumpre o dever no pequeno prazo da juventude. Ausncia de conscincia histrica do corpo - A viso do corpo como natureza, em contraposio a um processo histrico construdo, j que o homem o nico animal que modica intencionalmente seu corpo, um dos aspectos que favorece uma concepo determinista do corpo. As pessoas tinham conscincia de suas mudanas, as relativas ao desenvolvimento e outras, mas as de melhor lembrana eram as que as afastavam ou as aproximavam dos padres. O exemplo mais signicativo do corpo vivido apenas como natureza foi dado por uma das pessoas acidentadas, que guarda todas as roupas de quando era magra como uma relquia, em suas prprias palavras. Aparentemente histrico, o pequeno museu dessa moa no a conscincia histrica que pode modicar o futuro, mas a memria encarcerada que a faz lembrar-se todos os dias daquilo que no mais. A impossibilidade de expresso - O corpo padronizado atravs de prticas rituais, em que as diferenas devem ser eliminadas como feias, no pode ento ser a expresso da pessoa. Alguns dos entrevistados revelaram isso. Um dos acidentados disse que antes era uma pessoa batalhadora, que se valorizava, mas que, aps o acidente e por ter engordado apesar de trs regimes, agora tem muito receio, pois tudo mudou. Inibio - a diferena negada - Por no poder expressar-se, as pessoas sentemse inibidas e essa inibio revela a impossibilidade de se armar a diversidade dos seres. Em seus relatos, as mulheres com perdas corporais dizem esconder suas perdas, pois, no bastando o sofrimento delas decorrente, so tambm motivo de vergonha. A negao da diferena torna-se to absurda e irreal que caractersticas opostas tm que ser ambas eliminadas, como o caso de dois outros entrevistados que se envergonhavam, um de ser negro e o outro de ser muito branco. A diversidade precisa, ento, ser eliminada atravs de prticas que propiciem mudanas. Mudana para a conformidade - As mudanas tornam-se ento absolutamente necessrias para que as pessoas possam expressar-se, mas, ao visarem a um padro a ser seguido, elas se tornam repetitivas, montonas, buscando mais um enquadramento do que uma mudana, sem lugar para a diferena e o inesperado. Uma das entrevistadas revelou ter mudado tudo em seu corpo e, por ele ser o carto de visita de seu trabalho, obrigada a se preocupar com ele, ter um corpo bonito como um modelo. Ela se transforma num manequim de vitrina a ser inspecionado pelos outros e, por isso, os olhares se tornam sentenas de morte social. O olhar do outro como morte social - O olhar a principal possibilidade de conhecimento do outro e uma das principais vias de acesso ao encontro esttico se interesses e atraes forem comuns. Mas, quando limitado pelos padres, 4

transforma-se em instrumento de inspeo, julgamento e condenao. Alguns dos entrevistados abaixam a cabea diante dos olhares, ou, quando estes so dirigidos perda de parte do corpo, a excluso ainda mais sentida. Percepo esttica de si mesmo - Reconhecer o bonito ou o feio em si daria a dimenso dos valores estticos construdos no grupo social e se estes estariam facilitando a expresso e o encontro esttico. Muitas das pessoas entrevistadas no se sentiam bonitas, ou dependiam de cuidados para continuarem nos padres, ou s vezes nem assim. O conhecimento sobre a prpria beleza era com freqncia referido fala dos outros, mas, quando isso no acontecia, muitas vezes as pessoas no sabiam o que dizer de si. Percebia-se novamente que as pessoas no podiam expressar-se, pois o corpo e a beleza no eram prprios, eram da opinio pblica qual obedeciam, e o belo no era uma qualidade adquirida no exerccio espontneo do desvelar-se. Uma das entrevistadas desculpou-se por gostar de seu olho e outra perguntou se no parecia convencida por gostar de alguns aspectos seus. A negao da auto-estima e da autonomia e no a sua armao que so desejadas num processo de alienao. O feio - O feio foi revelado com maior espontaneidade e as pessoas falaram de alguns aspectos, de muitos ao mesmo tempo e de detalhes imperceptveis. Uma delas considerou-se toda feia. O feio como negao da prpria beleza permite a conscincia das inibies. Como limite do ser, ao qual no possvel desvelar-se, nem ser recebido em toda a sua plenitude, pois atraes e preferncias so exercidas dentro da diversidade humana, o feio diferena e no obrigatoriamente vergonha ou inferioridade. A espontaneidade dos entrevistados ao falar sobre ele, longe de ser apenas conscincia da diferena, revela inferioridade, j que, ao mesmo tempo, a beleza foi negada. Inferioridade no possibilita encontros, pois revelaes no so feitas nem preferncias exercidas. A identidade corprea - A vivncia de um eu corpreo, o corpo sentido como identidade em sua totalidade ou em alguns aspectos signicativos o sentimento de que se o prprio corpo, j que ele a melhor expresso de si. A pergunta "Em que parte do corpo voc colocaria seu eu?"buscava reconhecer a existncia dessa vivncia, mas foi de difcil compreenso, o que mostra que a vivncia do corpo como identidade era estranha, de difcil ressonncia. Quando respondida, alguns ignoraram o corpo, situando o eu em outros aspectos, como a cabea enquanto pensamento, ou o esprito. Outras respostas falavam da signicao e importncia de algumas partes do corpo, mas na terceira pessoa e no como uma experincia pessoal e vivida. Outros no davam explicao de seu signicado, de sua histria, por breve que fosse. Por ltimo, algum situou o cabelo como identidade, mas revelando um pouco de sua histria, do signicado dele para si e a quais valores de sua vida estava ligado, demonstrando a uma conscincia de si e uma intencionalidade corprea. Apesar disso, pode-se dizer que o eu corpreo, quando reconhecido, no se constituiu como identidade para a maioria das pessoas, ora por no ter histria pessoal ou compartilhada, ora por estar apenas onde devia estar.

Consideraes nais

Pode-se dizer que o corpo, apesar do atual interesse que o cerca, permanece como ob-jeto desvalorizado e no intencional. A maior ateno a ele dedicada

e as inmeras prticas apenas consolidaram seu controle e a sua posio de consumidor de bens e servios. A alienao esttica hoje presente assume um carter de normalidade social, acarretando conseqncias graves, pois consentidas e compartilhadas. Conseqncias que podem ser observadas no cotidiano, como a obsesso crescente, principalmente entre os jovens, de modelar o corpo, criando os viciados em malhar que j no podem car sem as substncias liberadas no exerccio fsico, ou o aumento das doenas ligadas a distrbios alimentares, como a anorexia e a bulimia, decorrentes da mesma obsesso com o corpo perfeito. Mas h sobretudo a insatisfao, poderamos dizer que geral, consigo prprio. A auto-estima tornase um produto raro, aparecendo sob a forma de satisfao pelo dever cumprido e os encontros possibilitados pela experincia esttica tornam-se apenas desencontros, j que no h revelaes, mas julgamentos e condenaes. Ao no se revelar, no se expressar, nega-se a intencionalidade corprea humana, aspecto que diferencia o homem dos outros se-res vivos e faz do corpo um corpo humano. Por seu aspecto de normalidade e aparncia de opo consciente, a alienao esttica do corpo, hoje, de difcil conscincia e esta, por indesejada, no constitui fonte de preocupao para nenhum segmento social especicamente. Assim, seu carter deletrio pode agir livremente. Sua melhor expresso apareceu no discurso de uma aluna annima ao chegar academia de ginstica e ver que outra j terminara: Voc est indo embora? to bom quando a gente vai embora, no ? Com a obrigao cumprida. Obrigao com a gente mesma, no ? to difcil arranjar hora para a gente mesma. Mudar aqui signica uma luta constante consigo mesmo contra a vontade e a evidncia lgica de que melhor deixar tudo como est. Por isso, as alteraes de conscincia alternam-se com a fora do processo alienante, tornando-se s vezes quase imperceptveis, mas, quando consentidas, podem opor-se ao preconceito e discriminao. Essas alteraes so mudanas no ver e aceitar as pessoas e a si prprio em seus corpos tal como so, numa volta para esta caracterstica que melhor identica o homem, o corpo, em sua fragilidade e nitude, no como misria humana, pelo contrrio, em sua real dimenso, que o constitui como tal e nico no mundo. Toda a humanidade do homem tal qual constitui sua riqueza e beleza.

Referncias bibliogrcas

ARANHA, Maria Lcia de Arruda, MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introduo Filosoa. So Paulo: Moderna, 1990. BAUDRILLARD, Jean. Sociedade de consumo. Lisboa: Edies 70, 1991. CARRIT, Edgard Frederick. Introduccin a la esttica. Mxico: Fondo de Cultura Econmica, 1955 . CODO, Wanderley. O que alienao. So Paulo: Brasiliense, 1992. CODO, Wanderley. O que corpolatria. So Paulo: Brasiliense, 1986. ENTRALGO, Pedro Lain. El cuerpo humano: Oriente y Grecia Antiga. Madrid: Espasa, 1987.

ENTRALGO, Pedro Lain. El cuerpo humano: teoria actual. Madrid: Espasa-Universidad, 1989. FONTANELLA, Francisco Cock. O corpo no limiar da subjetividade. Piracicaba: Unimep, 1995. GABEL, Joseph. Sociologia de la alienacin. Buenos Aires: Amorrortu, 1970. GABEL, Joseph. A falsa conscincia: ensaio sobre a reicao. Lisboa: Guimares, 1979. GUERRERO, Luis Juan. Qu es la beleza. Buenos Aires: Editorial Columba, 1954. MARX, Karl. Manuscritos econmicos e loscos - 1844. In: FROMM, Erich. Conceito marxista de homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1983. MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepo. Rio de Janeiro: Livraria Freitas Bastos, 1971. MEUMANN, Ernest. A esttica contempornea. Coimbra: Imprensa da Universidade, 1930. MINAYO, M. C. S. O desao do conhecimento. So Paulo: Hucitec, 1996. MORA, J. F. Dicionrio de Filosoa - Tomo l (A-D) Belo - Tomo ll (E-J) Esttica. Barcelona: Ariel, 1994. RODRIGES, Jos Carlos. Tabu do corpo. Rio de Janeiro: Achiam, 1975. SCHAFF, Adam. La alienacin como fenmeno social. Barcelona: Editorial Crtica, 1979. VAZ, Henrique C. Antropologia Filosca l. So Paulo: Edies Loyola, 1993.

You might also like