You are on page 1of 1

CONFERÊNCIA INTERNACIONAL

SUCESSO ESCOLAR
DA COMPREENSÃO DO FENÓMENO ÀS ESTRATÉGIAS PARA O ALCANÇAR PROGRAMA
Dia 28. 14h30 [sexta-feira] Conferência de Abertura.
Mark Warren (Harvard Graduate School of Education)

Dia 29. 9h00 [sábado]
MESA 2. O SUCESSO NAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS Moderação/Comentário: Carlos Pinto Ferreira (GEPE) Factores Preditores do Sucesso Escolar no Ensino Secundário. Manuela Ferreira, Instituto Politécnico de Viseu (IPV). Optimização do Ensino das Ciências Experimentais. Maria José B. M. de Almeida, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCT/UC). Os estudantes finalistas do ensino secundário em Portugal: condições e processos de Orientação Vocacional e estratégias de preparação do percurso académico ou profissional. Carlos Manuel Gonçalves, Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (IS/FLUP).

Dia 28. 16h30 MESA 1. O SUCESSO NOS INDIVÍDUOS
Moderação/Comentário: Joaquim Azevedo (Universidade Católica) Impacte do nível de escolarização (básico e secundário) na empregabilidade juvenil: Portugal no contexto europeu. Luísa Oliveira, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa. (In)sucesso escolar dos descendentes de imigrantes - Origens nacionais e condições sociais e escolares na escola básica portuguesa. Teresa Seabra, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa. Análise Secundária dos Dados do PISA: Procurando Caminhos para o Sucesso Escolar. Joseph Edward Conboy, Instituto de Educação, Universidade de Lisboa (FFC/FCUL). Desenvolvimento linguístico como factor determinante no sucesso escolar do ensino básico e secundário. Ana P. Mendes, Universidade de Aveiro (UA) e Instituto Politécnico de Setúbal.

Dia 29. 11h00
MESA 3. O SUCESSO NAS ORGANIZAÇÕES Moderação/Comentário: Maria de Lurdes Rodrigues (ISCTEIUL/FLAD) Concepções pessoais de competência de alunos e eficácia colectiva de turmas, professores e escolas: Contributos para a promoção do sucesso escolar no ensino secundário. Luísa Faria, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE/UP). Sucesso escolar e perfis organizacionais. Um olhar a partir dos relatórios de avaliação externa. Luísa Veloso, Centro de Investigação e Estudos de Sociologia Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL) do ISCTE-IUL - Instituto Universitário de Lisboa. Sucesso escolar nas escolas secundárias portuguesas: a importância da gestão do desempenho. Cláudia S. Sarrico, ISEG-UTL e Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES). Observatório dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária. João Teixeira Lopes, Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (IS/FLUP).

Os oradores são os coordenadores dos Projectos aprovados ao abrigo do concurso lançado em 2008 pelo Ministério da Educação e a Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Organização: CIES-IUL | Comissão Organizadora: Luísa Veloso, Pedro Abrantes, Teresa Seabra, Luísa Oliveira, João Sebastião Contacto para informações adicionais: CIES-IUL, Gabinete de Comunicação e Planeamento, Raquel Cruz, raquel.cruz@iscte.pt, 210 464 018