You are on page 1of 166

PALEONTOLOGIA UMA HISTRIA DA VIDA

Prof. Dr. Sandro Marcelo Scheffler


01/09/2011

AULA 5

1. Invertebrados do Paleozico Mdio ao Cenozico

Histria da vida no Fanerozico com enfoque nos invertebrados marinhos

Viso geral da Evoluo da Vida


A Era Paleozica: a exploso da vida - Cambriano

Viso geral da Evoluo da Vida


A Era Paleozica: a exploso da vida - Ordoviciano

Ordoviciano
Segunda diviso da Era Paleozica teve uma durao de 65 milhes de anos, iniciando-se h 500 milhes de anos e terminando h cerca de 435 milhes de anos.

Divises do Ordoviciano

O AUMENTO DA DIVERSIDADE A vida marinha no Ordoviciano foi muito diferente da existente no Cambriano, estruturalmente mais simples e menos diversificada. Somente cerca de 150 famlias de animais so conhecidas do Cambriano, enquanto que pelo Ordoviciano Superior havia mais de 400 famlias, nmero mantido pelo resto do Paleozico. Tal diversidade conseqncia de uma complexidade muito maior que a do Cambriano.

Ordoviciano

Os ambientes recifais
Um dos mais importantes eventos do Ordoviciano foi o aparecimento dos verdadeiros recifes de corais. Alguns recifes atingiram 100 metros de comprimento e 6 a 7 metros de altura, construdos por uma grande variedade de organismos. Os primeiros recifes, entretanto, foram construdos por briozorios e esponjas. No Ordoviciano Superior, dois grupos de corais paleozicos, rugosos e tabulados, tornaram-se os principais construtores recifais, distribuindose at o Permiano. Dois outros grupos de organismos tambm participavam da construo de recifes: os estromatoporides e os receptaculitdeos (corais em forma de girassol).

Ordoviciano

A classificao dos Cnidaria


Filo Cnidaria Classe Protomedusae Classe Hydroconozoa Classe Hydrozoa Classe Cubozoa Classe Scyphozoa Classe Anthozoa Subclasse Ceriantipatharia (Mioc. Rec.) Subclasse Octocorallia (Pr-Cb Rec.) Subclasse Zoantharia (Cb Rec.) Ordem Rugosa (Tetracorais) (O P) Ordem Tabulata (O P) Ordem Scleractinia (Hexacorais) (Tr Rec.) Mais trs ordens atuais.

Ordoviciano

Caractersticas dos cnidrios: Filo Cnidaria. Pr-Cambriano Superior (?) Recente. Organismos livre-natantes (medusas) ou fixos (plipos). Com uma cavidade interna (celenteron) e uma nica abertura (boca), rodeada de tentculos. Caracterizam-se pela presena de cluas urticantes (nematocistos). Reproduzem-se assexuadamente (brotulao) ou sexuadamente, podendo ocorrer alternncia de geraes. Em geral, somente as formas dotadas de esqueleto calcrio se fossilizam.

Ordoviciano

Os corais
O conjunto de plipos o coralo O esqueleto de um nico plipo o coralito No coralito destacam-se as seguintes partes: a parede externa (epiteca ou teca), as divises verticais (septos) e as horizontais (tabulae).

Os corais rugosos

Ordoviciano

Caractersticas dos corais rugosos: Ordem Rugosa. Com cerca de 800 gneros. Ordoviciano Mdio Permiano. Corais solitrios e coloniais caracterizados pela insero dos septos em quatro posies. Com rugosidades transversais dispostas externamente na epiteca, motivo da designao do grupo, visveis somente nas formas solitrias. Com depresses denominadas fossulae em determinados septos. Tamanho: formas solitrias variavam desde poucos milmetros at formas gigantes com quase 1 m de comprimento e 14 cm de dimetro; formas coloniais com at 4 m de dimetro.

Os corais rugosos

Ordoviciano

Os corais rugosos

Ordoviciano

Exemplos. Zaphrentis e Hadrophyllum (Devoniano), solitrios; Aracnophyllum (Siluriano) e Dibunophyllum (Carbonfero), coloniais. Exemplos brasileiros. Amplexizaphrentis, Dibunophylloides, Lophamplexus e Stereostylus (Carbonfero, Bacia do Amazonas).
Pseudoconophylum Devoniano, Bacia do Amazonas

Ordoviciano

Os corais tabulados

Caractersticas dos corais tabulados: Ordem Tabulata. Com cerca de 280 gneros. Ordoviciano Inferior Permiano. Grupos variados de corais paleozicos. Corais coloniais caracterizados por um esqueleto de calcita onde os septos so reduzidos ou ausentes, mas com tabulae. Censteo ausente entre os coralitos, podendo haver conexes entre eles.

Os corais tabulados
Exemplos: Favosites (Siluriano-Devoniano, com coralitos prismticos). Halysites (Ordoviciano-Siluriano, com coralitos cilndricos arranjados em cadeia). Syringopora (Siluriano-Carbonfero, com coralitos cilndricos ligados por tubos transversais). Exemplos brasileiros: Pleurodictyum e Multithecopora (respectivamente Devoniano e Carbonfero da bacia do Amazonas).

Ordoviciano

Halysites

Ordoviciano

Os estromatoporides
Eram organismos coloniais dotados de um esqueleto calcrio macio. Na superfcie ocorriam proeminncias (mameles) com um orifcio central e canais (astrorrizas). Internamente possuam uma rede de canais verticais (pilares) e horizontais (lamelas). Distriburam-se do Cambriano ao Oligoceno, mas com predomnio no Paleozico.

Histria geolgica dos organismos recifais

Os predadores

Ordoviciano

Alm da proliferao dos organismos suspensvoros, a outra grande mudana no Ordoviciano foi o aumento do nmero de predadores. O maior destaque se deu com o aparecimento dos cefalpodes no Cambriano Superior, representados pelos vrios grupos de nautilides. Durante o Cambriano Superior, os nautilides comearam a se diversificar rapidamente. No Ordoviciano Inferior, tornaram-se mundialmente abundantes e, no Ordoviciano Mdio, alguns chegaram a atingir 10 metros de comprimento. Os trilobitas do Cambriano eram a presa favorita dos nautilides, sendo possivelmente esta a razo pela qual os trilobitas foram menos comuns no Ordoviciano. Destacam-se tambm os asterides, aparentemente os predadores do grande nmero de braquipodes e dos poucos moluscos bivalves presentes no fundo dos mares ordovicianos.

Os cefalpodes

Ordoviciano

Classificao dos moluscos com as trs ordens de cefalpodes.

Os cefalpodes
Caractersticas dos cefalpodes: Classe Cephalopoda. Do gr. kephale = cabea + podos = p. Cambriano Superior Recente. Dotados de conchas externas calcrias (aragonita) dividas em cmaras interligadas por um sifnculo. Cabea diferenciada com olhos e uma coroa de tentculos. Boca dotada de um par de mandbulas e de uma rdula. Respirao por brnquias e deslocamento por um sistema de propulso ao expulsar rapidamente a gua da cavidade do manto. Sexos separados e desenvolvimento direto, sem fase larvar. Carnvoros e de hbito predador. Exclusivamente marinhos, vivendo em todas as profundidades, com maioria nas guas rasas.

Ordoviciano

Os cefalpodes

Ordoviciano

Ordoviciano
Caracteres morfolgicos da concha: Fragmocone = poro da concha dividida em cmaras. Septos = paredes divisrias que separam as cmaras. Cmara de habitao = ltima cmara da concha externa, onde vive o animal. Sifo = rgo de comunicao da cmara de habitao com as cmaras anteriores. Sifnculo = envoltrio cacrio do sifo, contnuo ou no. Protoconcha = designao da concha embrionria. Sinus hiponmico = depresso na abertura correspondente sada do funil ambulatrio ou hiponmio; auxilia a definir a posio ventral da concha. Sutura = linha de juno do septo com o interior da parede da concha. As linhas de sutura podem ser simples e retas, ou sinuosas.

Os cefalpodes

Ordoviciano

A concha do Nautilus: morfologia externa e estrutura interna

Ordoviciano

Os cefalpodes

Ordoviciano

As linhas de sutura sinuosas apresentam curvas denominadas como: Selas = curvas com o pice voltado para a abertura. Lobos = curvas com o pice voltado no sentido contrrio. Tipos de linhas de sutura Goniattica = sutura com lobos e selas lisas. Tpica dos amonides paleozicos. Cerattica = sutura com selas lisas e lobos crenulados. Tpica dos amonides trissicos. Amontica = sutura com lobos e selas crenulados. Tpica dos amonides jurssicos e cretcicos.

Ordoviciano

Goniatites crenistria e linha de sutura de Anarcestes sp.

Ceratites nodosus e linha de sutura de Paraceratites elegans.

Parkinsonia dorsetensis e linha de sutura de Mortoniceras inflatum.

Ordoviciano

Os cefalpodes

Ordoviciano

Tipos de conchas: Ortocone = reta. Cirtocone = encurvada. Girocone = concha plano-espiral em que as voltas no se tocam. Evoluta = concha plano-espiral em que as voltas sucessivas no encobrem as anteriores. Convoluta = concha plano-espiral em que a ltima volta encobre parcialmente as demais. Involuta = concha plano-espiral em que a ltima volta encobre totalmente as demais.

Os cefalpodes

Ordoviciano

Ordoviciano

Os cefalpodes: reconstituio

Ordoviciano

Ordoviciano

Reconstituio:

1. 2. 3. 4. 5. 6.

Trilobitas Braquipodes Crinides Hiolitdeo Equinodermos Nautilides

Ordoviciano

Os saprfagos e os herbvoros
Os trilobitas eram os saprfagos primrios do Ordoviciano. Alguns gastrpodes eram predadores, fato conhecido pela existncia de conchas de braquipodes perfuradas, semelhante aos durofagos atuais. O aparecimento dos gastrpodes herbvoros acarretou no declnio dos estromatlitos, que persistiram nos mares at o final do Ordoviciano. Os estromatlitos atuais ocorrem principalmente em locais hipersalinos ou de alta energia. Os bivalves ainda eram pouco abundantes e composto de formas filtradoras

Os Hemichordata

Ordoviciano

Caractersticas dos hemicordados: Filo Hemichordata. Do gr. hemi = metade + chordata= notocorda. Cambriano Mdio Recente. 85 espcies atuais / 31 familias no Ordoviciano/Siluriano. Presena de estomocorda (divertculo bucal) evaginao da parte anterior do tubo digestivo. Presena de fendas branquiais e cordo nervoso dorsal. Animais bentnicos marinhos, com exceo da classe extinta dos graptozorios bentnicos e planctnicos.

Ordoviciano

Os Hemichordata
Caractersticas dos hemicordados: Deuterostmios, bilaterais, Fendas branquiais farngeas; Sistema circulatrio aberto, bem desenvolvido Tubo digestivo completo; Cordo nervoso dorsal homlogos dos chordata Diicos, fecundao externa e desenvolvimento indireto Classe Enteropneusta (recente) Classe Pterobranchia (Ord .Inf. recente) Classe Planctosphaeroidea (recente) Classe Graptolithina (Camb. Md. Carb. Inf.)

Ordoviciano

Os organismos planctnicos: graptlitos

Caractersticas dos graptlitos: Classe Graptolithina. Do gr. graptos = escrita + lithos= rocha. Cambriano Mdio Devoniano inferior. Seis ordens e aproximadamente 28 famlias no Ordoviciano/Siluriano. Formas do Cambriano bentnicas Formas posteriores planctnicas ou epibentnicas.

Didymograptus murchinsoni

Ordoviciano

Os organismos planctnicos: graptlitos

Graptlitos: encontram-se preservados principalmente nos folhelhos escuros formados em guas profundas. Por serem planctnicos e terem evoludo rapidamente, tornaram-se bons fsseis guias do Ordoviciano e do Siluriano.

Ordoviciano

Os graptozorios: morfologia geral graptozorios:

Caractersticas dos graptlitos: A colonia se chama Rabdossoma. Cada ramo se chama estipe (unisserial, bisserial, etc...). Tubos ou cmaras onde os organismos viviam so as tecas (autoteca, biteca e estoloteca). A primeria teca, de onde pode partir vrias estipes a scula. Nema o pice da scula.

Ordoviciano

Os graptozorios: os dendrides

Ordoviciano

Os graptozorios: reconstituio hipottica

Ordoviciano

Os graptozorios: diversas formas graptozorios:

Ordoviciano

Os graptozorios: graptozorios: reconstituio paleoambiental

Monograptus sp.

Ordoviciano

Os organismos planctnicos: graptlitos

Ordoviciano

Os organismos planctnicos: graptlitos

Os graptlitos no Brasil: Climacograptus innotatus, do Grupo Trombetas, na Bacia do Amazonas.

Ordoviciano

Os organismos planctnicos: ostracodes


Ostracodes: so crustceos microscpicos cujo esqueleto externo consiste de duas valvas. Os primeiros ostracodes do Cambriano teriam valvas compostas de fosfato de clcio, mas as formas posteriores j consistiam de carbonato de clcio. Alguns ostracodes do Ordoviciano chegaram a atingir 1 cm de comprimento e eram aparentemente organismos suspensvoros vivendo no fundo junto aos estromatlitos. Desde o Ordoviciano, entretanto, tornaram-se menores, e vivem tanto no fundo como participam do plncton superficial de ambientes marinhos ou de guas doces.

Ordoviciano
Caractersticas dos ostracodes: Duas conchas calcrias, articuladas dorsalmente pela charneira, ligamento quitinoso e musculo adutor. Valvas com duas paredes. Regio ceflica e trax (corpo). Corpo com segmentao reduzida (6 a 8 pares de apndices birramosos). Quatro pares no cfalo (antenas, antnulas, mandibulas, maxilas). Trax com apndices para alimentao, locomoo e limpeza. Corpo termina em furca

Ordoviciano

Ordoviciano

Os organismos nectnicos: conodontes nectnicos:


Conodontes: estruturas dentiformes compostas por fosfato de clcio chegaram a ser interpretadas como possveis estruturas mandibulares de organismos vermiformes. Hoje interpretadas como vertebrados cujo representante vivo mais similar (mas no muito) a lampria. Estruturas primitivas semelhantes aos conodontes surgiram no Cambriano, mas os conodontes verdadeiros somente diversificaram-se a partir do Ordoviciano. Os conodontes so tambm excelentes fsseis guias, e desapareceram no Trissico.

Ordoviciano

Os primeiros vertebrados
O Ordoviciano marca tambm o aparecimento dos primeiros vertebrados, peixes sem mandbulas dotados de um esqueleto interno cartilaginoso (ostracodermas). As formas ordovicianas so conhecidas somente por placas e escamas isoladas encontradas em rochas marinhas, indicao de que os vertebrados surgiram em ambiente marinho. Recentemente foram encontradas pequenas escamas sseas semelhantes s dos ostracodermas no Arenito Deadwood, do Cambriano Superior de Wyoming (EUA), descritas sob o gnero Anatolepis sugerindo que os vertebrados apareceram no final do Cambriano.

Ordoviciano

Os ecossistemas terrestres no Paleozico


O Paleozico registra a origem, o estabelecimento e a modernizao dos ecossistemas terrestres. Eventos ecolgicos e evolutivos significantes no Paleozico: colonizao da terra pelos vegetais no vasculares; aparecimento e diversificao das plantas vasculares; radiao dos artrpodes terrestres; origem dos vertebrados pulmonados; surgimento dos amniotas; desenvolvimento do hbito herbvoro entre os tetrpodes.

Ordoviciano

Os ecossistemas terrestres no Ordoviciano


Evidncias conclusivas mas a natureza dos constituintes permanece conjectural. Indicadores: Paleosolos com mosqueamento redutor indicativo de modificao bacteriana da matria orgnica. Padres de eroso superficial sugerindo formao de solo e estabilizao por aglomeraes de plantas no vasculares. Perfs qumicos sugestivos de colonizao por vegetais. Escavaes originadas possivelmente por artrpodes. Anlises do registro microfossilfero de sedimentos marinhos litorneos: esporos possivelmente de brifitas e fragmentos de tecidos de vegetais no vasculares.

Ordoviciano

Os ecossistemas terrestres no Ordoviciano


A primeira e principal radiao evolutiva dos vegetais ocorreu do Ordoviciano Mdio ao Superior envolvendo vegetais junto ou prximo do grau no vascular de organizao: brifitas, lquens e fungos. Nesse intervalo ocorreu uma rpida colonizao por populaes de diversidade gentica limitada. Tais populaes apresentavam tolerncia ecofisiolgica ao ressecamento e apresentavam distribuio mundial.
As paisagens ordovicianas das paleolatitudes tropicais foram relativamente ridas e estreis, com baixa diversidade e esparsos agrupamentos vegetais de baixo crescimento e com poucos invertebrados.

Ordoviciano

Os ecossistemas terrestres no Ordoviciano

Reconstituio hipottica de ambiente terrestre do Ordoviciano Superior com vegetais primitivos como Boiophyton pragense, em primeiro plano.

Ordoviciano

Os possveis motivos da grande diversificao no Ordoviciano

Tanto o Cambriano Superior como o Ordoviciano so marcados pelos mais altos nveis do mar na histria da Terra at aquele ponto. Os nveis de oxignio no Vendiano e no Cambriano estavam aumentando, e vrias evidncias sugerem que eles finalmente atingiram os nveis modernos no Ordoviciano. O aparecimento de predadores eficientes com mandbulas trituradoras, como os nautilides, pressionaram os animais arcaicos a tornarem-se mais especializados ou, ento, extinguiremse.

Ordoviciano

As extines do final do Ordoviciano


O final do Ordoviciano marcado por uma das maiores extines em massa na histria da vida. Foi o segundo maior evento de extino em importncia na histria da Terra: pior que o do final do Cretceo e o segundo em relao grande extino do final do Permiano.

Ordoviciano

As extines do final do Ordoviciano

Cerca de 100 famlias de organismos marinhos foram atingidas. Extinguiram-se: Extinguiram-se: mais da metade das espcies de braquipodes e briozorios; um tero de todas as famlias de braquipodes, principalmente os ortdeos e os estrofomendeos as comunidades recifais de crinides-estromatoporidestabulados-rugosos-receptaculitdeos foram dizimadas, no se recuperando at o Siluriano Superior. tambm foram atingidos os nautilides e os trilobitas.

Ordoviciano

As extines do final do Ordoviciano


As extines concentraram-se nos grupos tropicais; os sobreviventes, bem como os novos organismos, estavam adaptados s guas profundas ou frias das latitudes mais altas. Este fato sugere um evento de resfriamento dos mares no Ordoviciano, coincidente com uma glaciao no continente Gondwana ocorrida no Ordoviciano Superior. Somente os invertebrados adaptados s guas frias puderam novamente habitar os fundos dos mares no Siluriano.

Ordoviciano

Resumo
A vida no Ordoviciano muito diferente daquela do Cambriano. Durante o Ordoviciano os ecosistemas apresentaram um clima uniforme e os nveis altos do mar originaram mares epicontinentais, resultando em um grande nmero de habitats para os invertebrados marinhos bentnicos. Os principais grupos da fauna paleozica tpica estabeleceram-se, incluindo os braquipodes articulados, briozorios, corais rugosos e tabulados e os crinides. crinides. A diversidade ecolgica aumentou com a evoluo dos grandes predadores, onde esto incluidos os nautilides gigantes gigantes.

Ordoviciano

Resumo
Como resposta escalada dos predadores, os trilobitas no especializados do Cambriano foram substitudos por trilobitas adaptados escavao e enrolamento, bem como portadores de espinhos para proteo. Os primeiros peixes e os animais planctnicos, tais como os graptlitos e os ostracodes, aumentaram a utilizao do ambiente marinho. No Ordoviciano Superior, uma extino em massa dizimou muitos grupos tipicamente ordovicianos, especialmente entre os braquipodes, briozorios e nautilides. A extino parece estar relacionada ao resfriamento dos mares provocado por uma glaciao no norte da frica, no continente Gondwana.

Ordoviciano

Reconstituio paleoambiental

Ordoviciano

Reconstituio paleoambiental

Crinides

Braquipodes Colunais de crinides

Bivlvios

Ordoviciano

Resumo dos eventos

O Paleozico Mdio
Siluriano e Devoniano

Siluriano e Devoniano

O Paleozico Mdio compreende dois perodos: o Siluriano e o Devoniano, com uma durao total de 70 milhes de anos.

Siluriano e Devoniano
O Paleozico mdio: o Siluriano (Gothlandiano) (Gothlandiano)

Terceira diviso da Era Paleozica, teve uma durao de 27 milhes de anos, iniciando-se h 443 milhes de anos e terminando h cerca de 416 milhes de anos. Origem do nome: designao dada por Roderick Impey Murchinson em 1835 a partir da denominao Silures, designao de uma antiga tribo celta que, no tempo da ocupao romana da Inglaterra, habitava a regio de Shropshire, no Pas de Gales (Wales).
Roderick Impey Murchinson (1792-1871) Gelogo britnico.

Siluriano e Devoniano

O Paleozico mdio: o Devoniano

Quarta diviso da Era Paleozica teve uma durao de 57 milhes de anos, iniciando-se h 416 milhes de anos e terminando h cerca de 359 milhes de anos. Origem do nome: designao dada tambm por Roderick Impey Murchinson, em 1839, para os estratos da regio de Devonshire, no sudoeste da Inglaterra.

Roderick Impey Murchinson (1792-1871) Gelogo britnico.

Siluriano e Devoniano

Divises e eventos principais


CARBONFERO

Superior Mdio DEVONIANO Inferior Superior SILURIANO (GOTHLANDIANO) Inferior

Famenniano Frasniano Givetiano Eifeliano Emsiano Siegeniano Gedinniano Pridoliano Ludloviano Wenlockiano Llandoveriano (Valentiano)

Extino em massa 1os. vertebrados terrestres. Mares tropicais, quentes, rasos, c/ muitos recifes.

Conquista definitiva dos continentes pelos vegetais.

Recuperao da fauna. Extino em massa. Resfriamento dos mares (glaciao).

ORDOVICIANO

Siluriano e Devoniano
O Paleozico mdio: mapa paleogeogrfico do Devoniano

Siluriano e Devoniano

Nos continentes
H 430 milhes de anos, continua a colonizao dos continentes

Episdios ocasionais de glaciao so encontrados atravs do registro geolgico. Aqui, corredeiras formadas a partir do degelo das geleiras cavam um amplo vale. Lquens e outras plantas primitivas do o tom de cor s paisagens continentais, as quais ainda no esto ocupadas substancialmente por animais e plantas.

Siluriano e Devoniano

A recuperao da fauna
Ao fim do Ordoviciano, uma extino em massa, decorrente de um resfriamento mundial provocado por uma glaciao no Gondwana, dizimou a maioria dos invertebrados marinhos de guas quentes. Os sobreviventes do Siluriano eram em sua maioria animais adaptados s guas frias, tanto das latitudes altas, como de ambientes de grande profundidade. Os animais somente se recuperaram por volta do Siluriano Superior e durante o Devoniano, desenvolvendo ecossistemas complexos como no Ordoviciano.

A vida marinha

Siluriano e Devoniano

A vida marinha

Siluriano e Devoniano

H 420 milhes de anos, a vida nos mares

Trilobitas e nautilides de conchas retas (ortocnicas) esto entre os principais componentes dos mares no Siluriano.

Siluriano e Devoniano

Os braquipodes
Os ortdeos e os estrofomendeos entraram em declnio e passaram a ter um nmero reduzido. Os braquipodes mais caractersticos do Siluriano foram os pentamerdeos, portadores de conchas robustas com forma de gotas. Durante o Devoniano, os pentamerdeos entraram em declnio, e os braquipodes mais comuns passaram a ser os espiriferdeos, com lofforos dispostos aos pares em forma de espiral. Os espiriferdeos continuaram a se diversificar no Paleozico Superior e sobreviveram at o Jurssico, mas seu clmax foi no Devoniano.

Siluriano e Devoniano

Os braquipodes

Braquipodes pentamerdeos

Siluriano e Devoniano

Os braquipodes

Braquipodes espiriferdeos

Siluriano e Devoniano

Os moluscos
Os bivlvios e os gastrpodes continuaram atravs do Paleozico mdio superados pelos braquipodes. Pela primeira vez os bivlvios expandiram-se para os ambientes de guas doces, continentais. Os nautilides continuavam em declnio, embora fossem alguns dos principais predadores do Siluriano. Durante o Devoniano surgiram os amonides, descendentes dos nautilides, que passaram a ser as formas predominantes. Os amonides tpicos do Paleozico superior tinham linhas de sutura do tipo goniattica, com padro em forma de zig-zag.

Siluriano e Devoniano

Os moluscos: cena do Siluriano Superior

Siluriano e Devoniano

Os trilobitas

Os trilobitas foram relativamente escassos no Siluriano. Durante o Devoniano foram mais abundantes, destacando-se o gnero Phacops, com grandes olhos e capacidade de enrolamento.

Siluriano e Devoniano

Os euripterdeos
Artrpodes merostomados conhecidos como escorpies do mar, foram os grandes predadores do Siluriano. Distriburam-se por todo o Paleozico, mas atingiram seu clmax no Siluriano. Os primeiros euripterdeos eram marinhos, mas durante o Siluriano passaram tambm a habitar as guas salobras e doces.

Siluriano e Devoniano

Os euripterdeos
Caractersticas dos euripterideos: Sub-filo Chelicerata; Classe Merostomata. Corpo dividido em Cefalotrax (prossoma) e abdmen (opistossoma). Xifosuros (ord- rec) e euripterideos ( camb - rec) Prossoma 7 pares de apndices Opistossoma seis a doze segmentos articulveis, terminando no telson. Olhos reiniformes laterais e ocelos centrais. Apresenta metastoma atrs da boca.

Siluriano e Devoniano

Siluriano e Devoniano

Os euripterdeos

Siluriano e Devoniano

Os ambientes recifais
Durante o Siluriano e o Devoniano os recifes do hemisfrio norte eram formados por uma grande variedade de organismos coloniais. No Siluriano as esponjas eram particularmente comuns, junto com o coral tabulado Halysites. Durante o Devoniano, os recifes eram formados por estromatoporides, tabulados favositdeos (Favosites), e corais rugosos solitrios e coloniais. Alm desses, um grande nmero de organismos como peixes, crustceos, nautilides, amonides, conodontes, crinides e braquipodes, viviam nos recifes ou em suas proximidades. As guas mais frias dos mares epicontinentais do hemisfrio sul no possibilitavam o desenvolvimento dessa fauna recifal de guas quentes. Sua fauna era constituda por animais mais adaptados s guas frias, fazendo parte da conhecida Provncia Malvinocfrica.

Siluriano e Devoniano

Os ambientes recifais: evoluo

Siluriano e Devoniano

Os ambientes recifais

Siluriano e Devoniano

Os ambientes recifais

Siluriano e Devoniano

Os ambientes recifais e seus componentes


a. b. c. d. e. f. g. h. i. j. Corais tabulados. Corais tabulados. Corais tabulados. Briozorios. Corais rugosos solitrios. Agregao de braquipodes. Crinides. No identificado. Trilobita. Nautilide.

Siluriano e Devoniano

Os ambientes recifais e seus componentes: Siluriano Superior


1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Estromatoporides Receptaculitdeos Corais tabulados Corais rugosos solitrios Crinides Gastrpodes Nautilides

Siluriano e Devoniano

Os microfsseis
Os organismos planctnicos tambm continuaram a prosperar nos mares quentes do Siluriano e Devoniano. Os acritarcas e os ostracodes continuaram a compor o microplncton. Os graptlitos, aps as extines do final do Ordoviciano, voltaram a se diversificar. No Siluriano Superior entraram em declnio, e somente os monograptdeos chegaram at ao Devoniano.

Siluriano e Devoniano

A idade dos peixes


As grandes inovaes do Siluriano e do Devoniano no ocorreram entre os invertebrados mas, sim, entre os vertebrados. Durante o Siluriano Superior os peixes comearam a se diversificar e, durante o Devoniano, eram abundantes nos ambientes marinhos e de gua doce. O Devoniano conhecido, ento, como a Idade dos Peixes.

Siluriano e Devoniano

A idade dos peixes

Siluriano e Devoniano

Os anfbios
Surgiram no Devoniano Superior a partir dos peixes rhipidistas como o Eusthenopteron. Entre as evidncias da sua origem a partir dos peixes sarcoptergeos destacam-se: os dentes do tipo labirntico, as semelhanas dos ossos do crnio e as vrtebras da coluna, e a estrutura homloga entre as nadadeiras dos sarcoptergeos e os membros dos tetrpodes. Ichthiostega, o anfbio mais antigo, uma forma de transio entre os peixes e anfbios.

Siluriano e Devoniano

Os ecossistemas terrestres
Siluriano Inferior: No incio a biota consistiu principalmente das mesmas variedades de microfsseis registradas no Ordoviciano. Da metade ao final do Siluriano Inferior os esporos em ttrades de morfologia uniforme foram substitudos por esporos triletes. Os esporos triletes diversificaram-se rapidamente quanto ornamentao e morfologia, possvel indicao de uma segunda radiao aproximandose do grau de organizao vascular. A diversidade sugere o estabelecimento de grandes populaes de vegetais e maior variao entre os txons.

Siluriano e Devoniano

Os ecossistemas terrestres
Siluriano mdio e Superior: O registro microfossilfero encontra-se em acordo com o aparecimento de macrofsseis no Siluriano mdio (Wenlockiano) e diversificao gradual da flora no Siluriano Superior (Pridoliano). Floras do Pridoliano consistindo de formas semelhantes a rinifitas como Cooksonia e Salopella nos depsitos euroamericanos, alm da licfita Baragwanathia em depsitos australianos. As principais ocorrncias das floras silurianas encontram-se em fcies marinhas. Nas fcies continentais, encontram-se principalmente em depsitos de arenitos fluviais.

Siluriano e Devoniano

Os vegetais
At o Ordoviciano a cobertura vegetal era esparsa, formada por crostas microbiticas constitudas por fungos, bactrias e algas. Os depsitos do Ordoviciano Superior contm esporos, indicando a presena de vegetais superiores. As primeiras plantas vasculares (psilfitas) aparecem nos depsitos do Siluriano Inferior. So dictomas, sem folhas e com esporngios nas extremidades. Exemplos: Rhynia (Devoniano Inferior), e Asteroxylon e Psilophyton (Devoniano Superior).

Siluriano e Devoniano
Os vegetais: reconstituio do Devoniano Superior

Siluriano e Devoniano

Os invertebrados terrestres
Em depsitos continentais terrestres do Ordoviciano Superior so encontradas escavaes de vrios centmetros de dimetro, possivelmente produzidas por miripodes. No Devoniano Inferior j ocorriam artrpodes representados por escorpies, aranhas, miripodes e insetos sem asas (colembolas).

Siluriano e Devoniano

As extines
O Devoniano Superior marcado por outra extino em massa que ocorreu entre os andares Frasniano e Fameniano, e no exatamente no final do perodo. Na Amrica do Norte, 70% das espcies de invertebrados marinhos desapareceram. Foram atingidos:
os braquipodes pentamerdeos desapareceram completamente; somente 15% dos demais braquipodes do Frasniano sobreviveram; muitos amonides foram dizimados, e os trilobitas e os gastrpodes sofreram um declnio; as extines mais severas ocorreram nas comunidades recifais: os recifes de tabulados-rugosos-estromatoporides foram devastados, e estes grupos se tornaram raros pelo resto do Paleozico; os acritarcos, que existiam desde o Proterozico Superior, quase desapareceram completamente; a maioria dos peixes tpicos do Devoniano, incluindo os ostracodermas e os placodermas, foram extintos.

Siluriano e Devoniano

Resumo
A diversificao ordoviciana dos animais marinhos continuou no Paleozico Mdio. Os braquipodes, crinides e corais prosperaram, enquanto que os trilobitas e os nautilides entraram em declnio. Os estromatoporides, corais coloniais e esponjas tornaram-se importantes construtores recifais no Siluriano, e formaram os recifes mais comuns do Devoniano. A evoluo dos peixes e a invaso dos continentes por vegetais e animais foram o ponto mximo do Paleozico Mdio. Plantas vasculares e invertebrados conquistaram o ambiente terrestre no final do Siluriano, e os peixes sarcoptergeos deram origem aos anfbios no Devoniano Superior. No Devoniano Superior as terras baixas litorneas j se encontravam cobertas por florestas de pteridfitas. O Devoniano Superior, entre os andares Frasniano e Fameniano, marcado por uma grande extino em massa, resultante tambm de um resfriamento dos mares em decorrncia de uma glaciao no Gondwana.

Siluriano e Devoniano

Resumo dos eventos

PALEOZICO SUPERIOR
Carbonfero e Permiano

Carbonfero e Permiano

O Paleozico Superior compreende dois perodos: o Carbonfero e o Permiano, com uma durao total de 108 milhes de anos.

Carbonfero e Permiano

O Carbonfero
Quinta diviso da Era Paleozica teve uma durao de 60 milhes de anos, iniciando-se h 359 milhes de anos e terminando h cerca de 299 milhes de anos. Origem do nome: denominao proposta por William Coneybeare e William Phillips em 1882 para as camadas com depsitos de carvo (Coal Measures) encontradas no centro-norte da Inglaterra. Carbonfero significa perodo produtor de carvo (ferre = produzir).

William Phillips Gelogo britnico.

Carbonfero e Permiano

O Permiano
Sexta e ltima diviso da Era Paleozica teve uma durao de 48 milhes de anos, iniciando-se h 299 milhes de anos e terminando h cerca de 251 milhes de anos. Origem do nome: denominao dada por Roderick Impey Murchinson em 1841 para as rochas calcrias da provncia de Perm, na Rssia, que se sobrepem s camadas carbonferas.

Roderick Impey Murchinson (1792-1871) Gelogo britnico.

Carbonfero e Permiano
O Paleozico superior: mapa paleogeogrfico do Carbonfero Inferior

Carbonfero e Permiano
O Paleozico superior: mapa paleogeogrfico do Carbonfero Superior

Carbonfero e Permiano

A vida marinha
Aps as extines do Devoniano Superior, os principais filos de invertebrados marinhos recuperaram-se e dominaram pelo resto do Paleozico. Entretanto, ocorreram trocas na abundncia de determinados grupos em relao aos perodos anteriores. Surgem novos grupos que predominam at a grande extino no final da Era Paleozica. No hemisfrio norte, o Mississipiano caracterizou-se pelo aumento do nvel dos mares epicontinentais, com guas rasas e quentes, enquanto que o Pensilvaniano foi marcado por uma regresso desses mares. Esta situao agravou-se no Permiano.

A vida marinha

Carbonfero e Permiano

A vida marinha: os equinodermas

Os mares rasos do Mississipiano foram ento ideais para o desenvolvimento dos crinides, cujo acmulo resultou na formao de depsitos carbonticos ricos nesses organismos. Por sua abundncia, o Mississipiano conhecido como a Idade dos crinides. Associados aos crinides ocorriam tambm os blastides, equinodermas dotados de uma coluna e teca em forma de boto de rosa. Apesar da sua distribuio do Ordoviciano ao Permiano Inferior, atingiram seu clmax no Mississipiano, onde Pentremites um fssil guia.

Carbonfero e Permiano

A vida marinha: os corais

Os estromatoporides e os corais tabulados eram raros, e os corais rugosos estavam representados por escassas formas solitrias. Embora existentes, o nmero de recifes era reduzido, mas nenhum chegou a atingir as dimenses dos grandes recifes de barreira tpicos do Paleozico mdio.

Carbonfero e Permiano

A vida marinha: os briozorios


Os briozorios mais comuns foram as formas fenestradas, com zorios reticulados e foliceos (Criptostomados), com distribuio do Ordoviciano ao Permiano. Entre os briozorios mais tpicos do Mississipiano destacam-se os gneros Fenestella (S-P) e Archimedes (C-P, com forma de parafuso). Fenestella Archimedes

Carbonfero e Permiano

A vida marinha: os briozorios

Fenestella

Carbonfero e Permiano

A vida marinha: os braquipodes


O fundo dos mares ainda era dominado pelos braquipodes que ocorriam associados aos crinides e briozorios fenesteldeos. Os espiriferdeos comearam a entrar em declnio e so substitudos por um grupo de estrofomendeos denominados como productceos (braquipodes providos de espinhos destinados fixao em substratos moles). Por volta do Pensilvaniano os productceos eram os braquipodes mais comuns, permanecendo assim pelo resto do Paleozico.

Carbonfero e Permiano

A vida marinha: os braquipodes

Productceos (braquipodes providos de espinhos)

Carbonfero e Permiano

A vida marinha: os moluscos


Apesar de terem sido afetados pelas extines do Devoniano, os amonides goniatticos recuperaram-se no Mississipiano e permaneceram como os principais invertebrados predadores. Os bivlvios e os gastrpodes continuaram a evoluir, mas eram escassos nos bancos carbonticos repletos de crinides.

Carbonfero e Permiano
A vida marinha: os trilobitas e os graptozorios

Trilobitas Os trilobitas se tornaram raros no Paleozico superior, quando restavam representantes de uma nica ordem, Proetida. Ao final do Permiano, pouco antes do encerramento do perodo, eles se extinguiram. Graptozorios Os graptlitos (importantes fsseis guias do Ordoviciano e Siluriano) j haviam desaparecido no final do Emsiano (Devoniano Inferior). Os dendrides, que surgiram no Cambriano, permaneceram at o Carbonfero, quando tambm se extinguiram.

Carbonfero e Permiano

A vida marinha: os microfsseis


Os acritarcas tinham praticamente desaparecido, e os conodontes ainda eram comuns. Um grupo de microfsseis que se torna abundante durante o Paleozico Superior o dos foraminferos. Os foraminferos ocorriam desde o Cambriano, mas eram raros at o final do Devoniano. No Mississipiano estavam entre os mais abundantes organismos bentnicos que secretavam testas calcrias. Os foraminferos bentnicos mais importantes do Paleozico Superior foram os fusulindeos (caracterizados pelas testas fusiformes). Apesar de unicelulares, alguns atingiram mais de 1 cm de comprimento e tinham simbiose com algas. Os fusulindeos constituem o melhor grupo de fsseis guias do Pensilvaniano e do Permiano, face a sua ampla distribuio geogrfica. Em alguns locais eram to abundantes que originaram rochas calcrias formadas somente por suas testas.

Carbonfero e Permiano

A vida marinha e os microfsseis: os fusulindeos

Carbonfero e Permiano A vida marinha: observaes finais sobre os invertebrados marinhos


Por volta do Permiano, os ambientes marinhos de guas rasas estavam restritos a poucas reas, e as comunidades de invertebrados que predominavam restringiamse a poucos filos.

Carbonfero e Permiano A vida marinha: observaes finais sobre os invertebrados marinhos


Os fusulindeos eram abundantes com centenas de espcies exclusivas do Permiano. Os braquipodes productceos atingiram o seu clmax. Alguns braquipodes evoluram originando formas bizarras como os richtofendeos (com valva ventral em forma de cone, portadora de espinhos, e valva dorsal funcionando como oprculo) e os litoniceos (com valva ventral alongada e em forma de folha que se fixava s superfcies consolidadas semelhante s ostras, e com valva dorsal vestigial). Os ambientes recifais eram formados principalmente por esponjas calcrias e grandes concentraes de briozorios, braquipodes productceos, algas calcrias e fusulindeos. Participavam ainda os moluscos bivalves, gastrpodes, crinides e corais rugosos solitrios, mas estes eram grupos menos importantes. Tais construes no constituam recifes verdadeiros.

Carbonfero e Permiano

Os vertebrados aquticos
No ambiente marinho, a maioria dos peixes tpicos do Devoniano estava extinta, mas os actinoptergios continuaram a se diversificar. Os ostectes e os condrctes eram predadores importantes, ocorrendo tambm os acantdios. Nas guas doces, os grandes predadores foram os tubares xenacantdeos (com espinho na cabea - ictiodurolito), alguns atingindo cerca de 2 metros de comprimento.

Carbonfero e Permiano
O Paleozico superior: o ambiente terrestre

Aps o aparecimento das primeiras florestas no Devoniano Superior, a vida nos continentes diversificou-se durante o Paleozico superior, originando comunidades mais complexas com grande nmero de plantas e animais.

Carbonfero e Permiano
O Paleozico superior: os vegetais

Carbonfero e Permiano
No final do Permiano: h 250 milhes de anos
Alguns pesquisadores acreditam que a regio da Terra no sistema solar ocasionalmente visitada por ondas de cometas que se deslocaram simultaneamente de suas rbitas na parte externa do sistema devido passagem de uma estrela. Na reconstituio, sobre uma praia do final do Permiano, o cu encontra-se cheio de cometas distantes. Impactos de vrios cometas sobre a Terra dentro de uns poucos milhes de anos podem ter sido um fator que causou sbitas trocas no clima, extines de algumas espcies e o surgimento de outras em novas condies. No h provas para esta teoria, embora impactos de cometas, alguns constitudos por gelo, possam ter ocorrido 225 milhes de anos depois. Vulcanismo, descida do nvel do mar e formao do Pangea tambm favoreceu

Carbonfero e Permiano

A me das extines em massa: detalhes


Magnitude (extinguiram-se): Cerca de 90% de todas as espcies marinhas. Mais de 2/3 das famlias de rpteis e anfbios terrestres. Cerca de 30% das ordens de insetos. Conseqncias: Durante o Paleozico, nos mares rasos predominavam principalmente as formas ssseis. Aps a extino, os predadores ativos aparentados de organismos como os peixes, lulas, gastrpodes e crustceos recentes puderam evoluir. Surgiram tambm linhagens completamente novas. Trata-se da mais dramtica reorganizao ecolgica j ocorrida, estabelecendo um limite fundamental na Histria da Vida Vida.

Carbonfero e Permiano

A me das extines em massa: detalhes


Principais grupos marinhos atingidos: A Fauna Paleozica Tpica, presente desde o Ordoviciano, foi dizimada, sendo substtuda a partir do Trissico pela Fauna Moderna. Os mais atingidos foram os organismos ssseis suspensvoros incluindo: corais rugosos e tabulados, braquipodes ortdeos e productceos, alguns briozorios e a maior parte dos crinides (apenas uma famlia sobreviveu). Outros grupos incluem: os ltimos trilobitas, os foraminferos fusulindeos e os amonides goniatticos. Com poucas perdas: moluscos gastrpodes e bivlvios (ambos com 30% de gneros atingidos) e os nautilides arcaicos. nico grupo marinho indiferente: conodontes.

A me das extines em massa: detalhes

Carbonfero e Permiano

A me das extines em massa: detalhes


No ambiente terrestre: Entre os vertebrados, extinguiram-se cerca de 78% das famlias de rpteis e 67% das famlias de anfbios. Das 27 ordens de insetos conhecidas do Permiano, oito extinguiram-se, quatro foram amplamente atingidas mas recuperaram-se, e outras trs mal sobreviveram passagem para o Trissico, antes de se extinguirem. Trata-se da nica extino significante de insetos, demonstrando o rigor do ambiente naqueles tempos. A flora sofre uma troca gradual das pteridfitas e pteridospermas para o predomnio das gimnospermas.

Carbonfero e Permiano

Resumo dos eventos

A Era Mesozica
Trissico, Jurssico e Cretceo

Mesozico

O Mesozico compreende trs perodos: o Trissico, o Jurssico e o Cretceo, com uma durao total de 188 milhes de anos.

Mesozico
A Idade dos Rpteis: mapa paleogeogrfico do Trissico

Mesozico
A Idade dos Rpteis: mapa paleogeogrfico do Trissico Superior

Mesozico
A Idade dos Rpteis: mapa paleogeogrfico do Cretceo Superior

Mesozico

Durante o Mesozico, surgiu uma Fauna Moderna tanto na terra como no mar. Os mares mesozicos foram dominados por uma grande diversificao de moluscos, equinides, crustceos e, principalmente, peixes e rpteis marinhos. Na terra, os rpteis sinapsdeos foram substitudos por uma grande diversificao dos rpteis, incluindo crocodilos, tartarugas, cobras, lagartos e dinossauros.

Mesozico

A Idade dos Rpteis


Surgem os mamferos (primitivos e reduzidos em nmero) e as aves, estas compartilhando os cus com os rpteis voadores (pterossauros). Ao final do Mesozico, as plantas com flores passam a dominar os continentes. O Mesozico foi verdadeiramente um perodo de vida intermediria, com muitas formas modernas convivendo lado a lado com relquias do Paleozico.

Mesozico

Os invertebrados marinhos: a diversificao dos predadores e suas conseqncias


Durante o Trissico, os moluscos bivalves e os gastrpodes recuperaram-se da crise permiana mais rpido que os braquipodes, passando a ser as formas dominantes. Essa inverso pode estar relacionada capacidade de escavao desses moluscos protegendo-se da ao de predadores, enquanto que os braquipodes, por serem epibentnicos, ficavam mais expostos. O aumento do nmero de predadores e o aperfeioamento das defesas antipredatrias pelos invertebrados fato notrio entre diversos organismos, constituindo a chamada Revoluo Marinha Mesozica.

Mesozico

Os invertebrados marinhos: quem eram os predadores


Durante o Trissico havia diversos grupos de rpteis marinhos com dentes adaptados para a triturao de conchas. No Jurssico e Cretceo, outros grupos de peixes sseos, tubares e raias desenvolveram esta mesma capacidade. Pelo Trissico Superior e no Jurssico surgiram caranguejos e lagostas com garras potentes, bem como outros grupos de crustceos predadores de moluscos. No Jurssico surgiram as estrelas-do-mar modernas, com capacidade de abrir conchas. Surgiram tambm os gastrpodes durofagos e os amonitas desenvolveram mandbulas capazes de triturar as presas.

Mesozico

Os invertebrados marinhos: quem eram os predadores


Ou seja, o fundo dos mares tinha deixado de ser um local seguro para se tornar uma zona de guerra, com grande atividade de predadores. Como resposta, os organismos desenvolveram maior mobilidade, conchas mais espessas ou dotadas de espinhos, ou a habilidade de escavar os sedimentos.

Mesozico

Os invertebrados marinhos: os equinodermas

Os equinides tornaram-se mais abundantes durante o Mesozico. Primeiro surgiram as formas dotadas de espinhos e que se escondiam em buracos. No Jurssico Inferior, apareceram as formas escavadoras. Os crinides dotados de grandes colunas ainda eram encontrados no Jurssico, mas tornaram-se raros pelo Cretceo Inferior. A maioria das formas atuais no possui coluna.

Mesozico

Os invertebrados marinhos: os ambientes recifais

Com a extino dos corais rugosos e tabulados, as comunidades recifais do Paleozico foram exterminadas. Em seu lugar surgiram os corais modernos, ou corais escleractneos. Os escleractneos dividem-se ecologicamente em dois grupos: hermatpicos (com relao simbitica com algas zooxantelas) e no-hermatpicos. Os primeiros escleractneos eram encontrados em guas profundas, sendo formas no-hermatpicas. O aparecimento de recifes coralneos no Trissico Superior pode significar o incio dessa simbiose. Durante o Cretceo surge outro grupo de construtores recifais, os moluscos bivalves rudistas.

Mesozico

Os invertebrados marinhos: os ambientes recifais


Os moluscos bivalves rudistas eram portadores de uma valva em forma de cone e outra atuando como oprculo.

Mesozico

Os invertebrados marinhos: os ambientes recifais


Por volta do Cretceo Superior, aproximadamente todas as assemblias recifais eram formadas por rudistas e no por corais. Aps a extino dos rudistas no final do Cretceo, os corais escleractneos e as algas coralneas passaram a predominar nas comunidades recifais cenozicas.

Rudistas da Provncia Caribeana no Cretceo Superior. Associados a eles encontravam-se organismos perfuradores como bivalves litfagos, esponjas cliondeas, vermes e briozorios, e tambm organismos incrustantes como ostredeos, serpuldeos, corais, estromatoporides, briozorios, hidrozorios e algas. (A) Plagyoptychus, (B) Titanosarcolites, (C) Thyrastylon, (D) Chiapasella, (E) Bournonia, (F) Antillocaprina, (G) Durania, (H) Biradiolites, (I) Barrettia.

O Mesozico

Mesozico

Os invertebrados marinhos: os cefalpodes


A Amonide trissico; B Amonita do Jurssico; C Amonita Scaphites; D Amonita Hamites; E Amonita Turrilites; F Amonita Baculites; G Amonita Parapuzosia (Jurssico Superior, com cerca de 2 m de dimetro; H Belemnitas.

Mesozico

Os invertebrados marinhos: os moluscos


No Trissico, os amonides diversificaram-se, surgindo as formas com sutura cerattica (em forma de U, com selas lisas e lobos crenulados). No final do trissico, os amonides sofrem uma nova onda de extino e praticamente todas as formas ceratticas desaparecem. No Jurssico Inferior so substitudos pelas formas de suturas complexas (amonticas), que diversificam-se at o Cretceo.
Amonita.

Mesozico

Os invertebrados marinhos: os moluscos


Os amonitas tornaram-se to abundantes nos mares que so considerados os melhores fsseis guias do Mesozico. Ao final do Cretceo, todos os amonides se extinguem. Outro grupo comum de cefalpodes durante o mesozico foram os belemnites (J-Terc.), semelhantes s lulas atuais e dotados de uma concha interna provida de um prostraco estreito e um fragmocone curto, envolvido pelo ostraco. Estes dois ltimos, preservados, assemelham-se a pequenas cigarrilhas. De hbito nectnico, nadavam provavelmente de modo semelhante s lulas atuais.

Mesozico

Os invertebrados marinhos: os braquipodes

Entre os articulados, alguns representantes paleozicos ainda estavam presentes durante o Mesozico, mas somente os terebratuldeos e os rinconeldeos permaneceram at o Recente (Holoceno), mas com um papel secundrio no ambiente marinho.

Mesozico

Os invertebrados marinhos: resumo


Os mares mesozicos tinham uma variedade maior de organismos e de nichos ecolgicos do que os mares paleozicos. Ocorriam desde moluscos escavadores e equinodermas, a uma grande variedade de crustceos, peixes e rpteis predadores de conchas, bem como peixes e cefalpodes predadores de hbito nectnico. Tal diversificao foi incrementada pela expanso dos mares epicontinentais durante o Cretceo e pela relao entre predadores e presas. Entretanto, a troca mais importante ocorreu na base da pirmide alimentar: diversos grupos de organismos planctnicos diversificaram-se, destacando-se as diatomceas, os cocolitofordeos e os foraminferos globigerindeos.

Mesozico

As extines

Muitos grupos de organismos, tanto marinhos como terrestres, antes de sua extino, j se encontravam em franco declnio durante o Cretceo Superior. Outros, entretanto, pouco foram afetados pelos eventos catastrficos do final do Mesozico.

Mesozico

As extines: as evidncias paleontolgicas


Nos continentes os dinossauros, pterossauros e muitas espcies de vegetais no sobreviveram ao final do Cretceo. Nos mares, foram afetados os foraminferos planctnicos e cocolitofordeos, braquipodes, muitos moluscos, equinides e alguns peixes. Extinguiram-se os moluscos rudistas, inoceramdeos e amonitas, bem como a maioria dos rpteis marinhos (mosassauros, plesiossauros e ictiossauros).

Mesozico

As extines: a hiptese do resfriamento


Nos mares, os organismos que mais sofreram no final do Cretceo foram os grupos tropicais, sugerindo uma influncia climtica no evento das extines. A anlise isotpica do oxignio e do carbono das carapaas de organismos planctnicos indica um resfriamento dos mares 200.000 anos antes do final do Cretceo. Uma regresso marinha teria reduzido os mares epicontinentais diminuindo as reas com guas rasas. Este fato, combinado com o resfriamento, teria afetado os organismos bentnicos tropicais, como os rudistas e os inoceramdeos.

Mesozico

As extines: a hiptese do impacto


Um grande meteoro, com cerca de 10 km de dimetro, teria se chocado com a Terra. Como resultado, terremotos, tsunamis, chuvas cidas e gigantescos incndios teriam ocorrido como efeitos iniciais do impacto. Em seguida teria se formado uma imensa nuvem de poeira que envolveu o planeta, resfriando-o catastroficamente por algum tempo. O frio e a escurido resultante teria provocado a morte de vegetais e, como conseqncia, o colapso da cadeia alimentar. Esta situao teria perdurado por cerca de 50 anos.

Mesozico

As extines: o impacto e suas etapas

Mesozico

As extines: a hiptese do vulcanismo


No final do Cretceo ocorreu o maior evento vulcnico do Fanerozico, evidenciado pelas camadas de basalto conhecidas como as Deccan traps da ndia e do Paquisto. As erupes cobriram cerca de 10.000 km2, com um volume de mais de 10.000 km3. Algumas camadas de basalto chegam a 150 metros de espessura, embora a maioria varie de 10 a 50 metros. No Oeste da ndia, a espessura total chega a 2.400 metros.

Mesozico

Resumo
Aps as extines do Permiano Superior, a vida marinha sofreu profundas mudanas no Trissico. Peixes, amonitas e outros moluscos floresceram e diversificaram-se. Os amonitas, de distribuio mundial, tornaram-se o elemento dominante na maioria das faunas. A fauna tropical do Mar de Thetys floresceu no Golfo do Mxico cretceo. As plantas terrestres sofreram rpida diversificao. As conferas, junto com as cicadceas e as ginkgoales, dominaram as florestas. As angiospermas apareceram no Cretceo Superior e rapidamente se distriburam para as regies temperadas.

Mesozico

Resumo

Os rpteis tiveram grande diversificao e tornaram-se os animais dominantes em terra. No Mesozico inferior, os sinapsdeos constituam o grupo reinante, mas por volta do Jurssico, os dinossauros, junto com os rpteis aquticos e os voadores, foram mais comuns. As primeiras aves apareceram no Jurssico, mas so raramente encontradas como fsseis.

Mesozico

Resumo
Os mamferos primitivos somente comearam a aparecer normalmente em algumas faunas por volta do Cretceo Superior, embora tenham surgido no Trissico Superior. A crise biolgica do final do Cretceo causou a extino dos dinossauros e muitos grupos marinhos. As teorias para explic-las variam desde o vulcanismo de Decca, na ndia, hiptese catastrfica do impacto do asteride.

Mesozico

Resumo dos eventos

A Era Cenozica
Tercirio e quaternrio

Cenozico

Cenozico

Tempo geolgico: a construo da Tabela


A Era Cenozica: a Idade dos Mamferos

Reconstituio do ambiente terrestre na Amrica do Norte durante o Mioceno superior, cerca de 7 milhes de anos atrs. Quase todos os mamferos so membros de grupos viventes, incluindo coelhos, roedores, ces, felinos, camelos, cavalos, rinocerontes e mastodontes. A cena lembra as savanas do leste africano.

Cenozico

Tempo geolgico: a construo da Tabela


O Tercirio

No ambiente marinho o surgimento de categorias taxonmicas acima de famlia se tornou exceo. A composio da fauna e as relaes ecolgicas eram praticamente as mesmas de hoje, apenas com variao na abundncia dos grupos. Os estgios Eoceno, Mioceno e Plioceno, foram definidos por Charles Lyell em 1833 com base nas propores relativas de fsseis viventes e extintos contido em cada uma: 1. Eoceno: 3% de espcies viventes; 2. Mioceno: 17% de espcies viventes; 3. Plioceno: 50% a 67% de espcies viventes.

Cenozico
O Quaternrio: o aparecimento do Homo sapiens

Do Homo erectus ao Homo sapiens: a evoluo da espcie humana completa-se no Quaternrio.

Bibliografia

You might also like