You are on page 1of 17

Danas

{dos sons e das escutas}

Danas {dos sons e das escutas}

a Veridiana por ter partido

se...

Danas {dos sons e das escutas} ..."-Escavar a menor das quedas, Plato. Dance!

-Ento cavemos, at afastarmo-nos da urbe e sairmos desta orbe pelo outro lado, Dante."

0 + 17
Alm das formas musicais dos pensamentos em suas melodias de sinapses harmonizando sensaes e memrias nos ritmos da vontade... Alm dos zumbidos de nossos crebros e ruminares estomacais entranhando cantos sanguneos e estalares de ossos e nervos, alm dos suores e suaves rumores deste submundo que nos conforta dos barulhos que so a cidade mquinamotor em combusto de assinfonias de transes em trnsitos e trficos em trfegos... Alm das britadeiras em petit jet rasgando trincheiras e brotando flores metlicas onde se l em construo... Alm das serras que mantm os dods na quermee circular dos vinis que erigem novos palcos para as velhas cenas... Alm das chaves caindo, das portas fechando, dos muros pixados pelo salto do le parkour... Alm da acusfera terrestre, as estrelas danam uma larga harmonia, territrio das foras abismais na nossa queda para o alto. Dinmicas de foras sutis e grandes demais para nossas sensibilidades imergidas nelas, onde a radiao eletromagntica ondula sua auto-propagao pelo tempo espao e a dana no pode ser separada dos corpos. Um ovo no se larga, mas posto delicadamente num lugar protegido. Tal como a escuta decodifica no mais que uma faixa mnima do espectro eletromagntico, a vida ativa geradora de movimentos cinticos como a conhecemos s atua tambm numa pequena rea das grandezas conhecidas. Como o som est para a luz, a vida est para o movimento fsico. Um campo magntico varivel no tempo gera um campo elctrico, um campo elctrico varivel com o tempo gera um campo magntico, e com isso chegamos a uma auto-sustentao entre os campos elctricos e magnticos. O som e o toque so variaes de uma mesma energia, dana e msica so uma e a mesma arte em dimenses distintas. Como sentiramos o silncio sem todo o rudo? Maxwell e Faraday danam um foxtrot nas linhas telefnicas. Atrs das cochias algum briga consigo tentando conter seus pensamentos, como se o palco fosse um abismo e as idias fossem pesos que a impedissem de voar (qual notas sem melodia por entrar num ouvido). Ela diz a si: Teu prprio intelecto, que agora vazio, mas que no se deve considerar como nada, e sim como intelecto em si, desimpedido, luminoso, estimulante e feliz, a verdadeira conscincia, inseparvel do grande corpo irradiante, no tem nascimento nem morte: luz imutvel. Que pobre tola sou eu! Estava iludida que era boa, mas percebo agora que aquilo me ultrapassa e muito! Observe o filsofo sentado cadeira no meio do labirinto de suas transparncias. Seu corpo uma estrela que os olhos, de outros galxias, devoram porque os olhos so bocas que danam os sabeores da luz, suas cores.

Danas {dos sons e das escutas}

1 + 16
Sal... Mercrio... Enxofre... Soam os trs sinais e comea o espetculo de dana, o teatro um ovo e sua escurido inicial fala do vcu0 e suas potncias. Somos um timbre, instrumentos afinados pelas gravidades que clamam por nossos pesos. Meu corpo se distingue da lmpada porque ele percebido constantemente, como um timbre se distingue de uma melodia porque o violino continua l depois de finalizada a cadenza. Ovo visto de fora pedra. Tenses s cordas fazem o peo girar sobre o prprio eixo. A postura do ovo a reao mecnica do corpo a suas prprias aes, muitas traquitanas possuem os corpos. Quanto do texto no est nas pontas dos dedos que prestidigitam? Todo o espao obscurecido. Gordura rene carne cartilagem. Caso alguma luz houvesse poderamos ouvir o aquecimento de sua lmpada e cada dana surgiria como uma enunciao das paixes-cromas, mas o prprio espao cnico um discurso da iluso. As paredes danam sua queda. Muitas paredes se parecem, mas cada rachadura nica. Sondamos as rupturas como rompemos as sondagens e abandonamos as tipologias de dana. No acender? A danarina ou o danarino quer que s ouamos o corpo desta vez, quasar nu? A atividade sua gera um movimento imperceptvel como tal. Impulsiona tudo o que se move no espao, fluxos de conscincia e fontes de nutrio da imaginao. energia, som que se faz luz, vontade cuidadosamente concentrada e o paradoxo. Ah! O paradoxo! Coloca-nos face a face com a natureza dupla: unidade e sizgia. Torre de marfim, o corpo. A dana aceita todos os sons e escutas mas em si mesma no busca msica alguma. O linlio retorce friccionando a madeira que enverga as estruturas at que o teto se range, estes sons beliscam a cera no ouvido da moa na platia que sente um tremor na espinha que vai dos cabelos at a espuma do assento vermelho onde se espalha por toda a fileira at ser sentida no cccix de um senhor que tosse. Talvez agora esteja parado sobre o palco, tensionando-se em pausa para criar este silncio constrangedor, um dedo aponta o teto que cair e o outro o arcabouo sob nossos ps. A paixo eleva-nos no s acima de ns mesmos, mas tambm abaixo dos limites de nossa condio mortal e mundana e, ao elevar-nos, ela nos destri. Esta ascenso que a msica impe dana encontra na construo da torre de Babel sua expresso logomtica: tomamos o caminho mais difcil para a adaptao comum, a linguistificao dos atos e a perseverana do trabalho. O solo sabe cair para todos os lados. Os gros tm todas as articulaes: flexores-extensores como dedos, abdutores e rotadores como coxas, pronadores, projetores e constritores. A pessoa com amor-prprio ferido reage como algum que foi empurrado e se contrai para no cair, ou abre os braos e abraa a queda da terra. Nijinski nada na piscina protica no seio da Mar. Observe como o filsofo cai no vo entre seu texto e sua voz.

Danas {dos sons e das escutas}

2 + 15
H uma emanao que surge do palco escurecido, uma phanopia de sons ou uma melopia imagtica, que impregnada na platia faz todo teatro emanar uma tacitologopia, dana de intelectos atravs das palavras no ditas. Ainda revestimos os corpos de palavras para tornar a dana um livro. A dana intui os processos de controle do desejo almejando somente intuio mesma desta. Cada escola de dana um discurso sobre um conjunto de enunciaes. Aurora Consurgens. Frida vira as pginas de tintas com forma. Suores escorrem a pele, os msculos se contorcem, um gemido talvez. A lucidez da escuta repousa nas sementes escuras que racham silncios dos barulhos, nascem plantas dentro a ovos. Mdia significa entre, nem isto nem aquilo, algo intermedirio, geral, neutro, agente, transporte. A escuta est imersa no rudo ambiente e no rudo musical, esprito de sua poca. A escuta absorvida e moldada por estes, s vezes ela at representa a si mesma. Ela ento capta 'o que est no ar', o que o ambiente no pode ou no admitir, mas que , no obstante uma parte dele. Algo est sendo tecido ao fundo do palco. Dilogo do corpo com o corpo, o rudo se volta a msica e diz: "No me espere nem siga, dana." Pax de deus ertico da tauromaquia, uma animao em stop-motion de breu e escurido, o valor de um gesto na dana sobre o palco est no fato de que tais atos so preenchidos pela idia de que foram trabalhados. E quem conseguir descer do palco? Uma fasca ouvida sem ser entrevista. O nervo do dedo do p se conecta ao crtex como cello. A evoluo mecnica tendendo sempre entropia e ao desperdcio da energia material, no deixa brechas sobre o desfecho final da dana. necessrio nascer e isto de nascer sempre foi um problema sexual e continuar sendo. Ao mesmo tempo casta e sensual, a dana transborda tambm os desejos insatisfeitos do corpo e seduz o corpo com a tentao do sublime. A danarina est lutando pelo biopoder deturpando a verdade de seu corpo, manipulando eroticamente platias de maneira desleal em seu prprio interesse. Construtora inflexvel que insiste em manter o que construiu apesar de (e com) seus conflituosos aspectos que provocam desagrado, repugnncia, medo, e em geral perturbam e desordenam a vida e a auto-imagem do pblico, a danarina obviamente redime-nos dos velhos padres de ajuste vida e das personalidades que se tornam cada vez mais frias e rgidas com o tempo, tornando-se auto-opressoras e limitadoras. Presso interior de uma vulva visando a entumescncia; o princpio de um compromisso corporal, da estruturao da pele como organizadora nervosa, da estabilidade da pulsao sangunea e do foco mental, gestao de autoconfiana, e um riso sereno. Observe as mos suadas como se trabalhassem, os olhos injetados como vissem pessoa amada, os lbios secos para que as palavras saiam como entram, a carne tesa para que os ps deste filsofo se liguem cabea.

Danas {dos sons e das escutas}

3 + 14
A composio de uma afinao da composio ela mesma. A danarina o corpobra desvencilhado. parte quaisquer aspectos tericos, ter de encontrar um instrumento de si que d conta da poesia que talvez nem quisesse contar, mas que j no pode conter. Precisar ser tocada por todos os pblicos: puta existencial, filsofo corpreo que . Ouvem-se os encanamentos. Afinar uma das artes da purificao, onde atravs de distintos filtros se retira o suprfluo para um certo foco da escuta. Os processos molares magnticos - e a msica um - funcionam por simpatia e antipatia de foras, tal que os instrumentos musicais so afinados em vista das diversas reincidncias de encontro energtico entre as propriedades tmbricas dos sons. J os processos moleculares qumicos - e a escuta um - funcionam por solutio, dissoluo no sentido concreto, mas tambm a soluo de um problema pela concatenao de tenses harmnicas para a consistncia fluida. A danarina estrutura uma sintonia harmnica entre os sons e as escutas, ela um campo de batalhas onde msica clama por uma representao e um puro erotismo para com tudo ao mesmo tempo. Fluxos e refluxos irrompem a quarta parede modulando as funes do corpo mostrando que estas mudanas podem ser experimentadas diariamente. Andaimes arrastados. Ouo piscar de olhos. O palco tambm um olho e foram os ouvidos que nos equilibraram de p, lembra? Sons de trs ossculos, do tamanho de gros de arroz, pulsando sangue que vibra nervos que traduzem fonemas. O teatro uma discusso do relacionamento entre o corpo produtivo e o organismo receptor. A dana a forma do sexo. Uma dana sem teatro pornografia ontolgica, um teatro sem dana psicanlise lgica. A montagem do espao cnico est prxima da sensibilizao da criana no incio da propriocepo, uma descoberta das possibilidades do organismo, dos discursos j impregnados na carne do espao e as entrerrelaes das poticas nesta poltica. Ainda ressoam os harmnicos da afinao que foi feita daqui. Alcova, ninho e toca, a terra no tem limites abaixo em nossos sonhos. nos invernos da memria que se atualiza o lar de uma casa, sua mquina de afronta ao cosmo e nisto as vigas de sustentao tremem, respiramos o mesmo ar cheio da poeira de nossas peles despregadas, no h momento que consigamos estar juntos sem algum falando. O espao seduznos com a intimidade a agirmos, a movermos os cmodos de lugar, os centros de solides, os tdios. Paixes agrupadas nas salas da construo de mais um corpo sem rgos, outra obra, outra pea das partes. Observe como enfim o espao adentra os poros do filsofo que pode ouvir o que o circunda. D particular ateno a como toda a arcada se reestrutura para ajeit-lo na cadeira, o mundo.

Danas {dos sons e das escutas}

4 + 13
A danarina interfere no mundo dando corpo harmonia ainda irreconhecida que lhe . Instaura um procedimento formal corporal, produz de um organismo esttico, prolifera os valores necessrios a este processo de biopotncia. Seu corpo mdia sem fins, sintoma e doena. Ao invs de cair de joelhos, atire os seus ao infinito, no confundindo potncia e poder. As danarinas so a resistncia civil pacfica dos gestos incomuns colocados no cotidiano contra a docilidade social do movimento, o controle do corpo pelo utilitarismo gestual. A posio e oposio inerentes ao corpo, feito de resistncias, exceto no coma, no transe, no sonho, no sexo com amor. A dana da morte une a todos. A negao de um saber justamente o motivo de sua enunciao. Todo movimento humano se pe e ope gravidade. Esttua ideal que cada qual esculpe para si, sem querer, e que o representa exactamente aos olhos dos outros. Encarna! Incorpora! Soa! A dana macabra conduz a fila de figuras de todos os estratos sociais danando em direo aos seus tmulos. Percebam como todos se movem como cadveres. S uma face do som pode ser ouvida, a outra silenciosa aguarda-nos. Quatro classes de dolos assolam nossas mentes antes da finalizao da obra cadavrica. dolos da tribo humana fundados na prpria natureza da espcie que tende a se crer como medida das coisas no lugar do indivduo, dolos da caverna de cada indivduo que refrata as luzes das estrelas de modo distinto devido s suas inclinaes ou admirao que este mantm com seus amados, dolos da praa do mercado nascido da convivncia entre as cavernas e do discurso nascido pois as palavras so impostas segundo a apreenso e criam problemas seja entre eruditos ou vulgares, e dolos do teatro que migraram a partir de vrios dogmas filosficos e de leis cientficas igualmente artificiais fora do campo de atuao propostos. Bacon retratado por Bacon. Os danarinos como estrelas no podem aproximar-se demasiado uns dos outros ou suas afinaes engolem-se gerando uma neutralidade coletiva. Nem tampouco afastarem-se muito pois explodiriam o palco timbrstico numa brutalidade inarmnica aos ouvidos mdios. Uma compania de dana uma constelao afinada por algum desejo corporal comum, em sua maioria monetrio. O teatro uma cubo mgico que contm uma cmara escura. O palco o simulacro quadrado da sociedade para descrever os mortos, pois de fato, em tudo eles se assemelham aos vivos - exceto pelo fato de que no tem vitalidade, que formam uma aldeia invivel. O cadver j no . Sem trocas ou alianas, tal virtuao um corpo social morto, fico na qual o pensamento reduzido pelo nihilismo anatomia dos dadadramas individuais num dadarama tragicmico. Shiva faz dado da cabea de Mallarm. Observe como cada palavra treme o corpo do filsofo e que tal tremor tambm o faz rever o que escreveu dando nfase a certos aspectos de seu canto.

Danas {dos sons e das escutas}

5 + 12
Dana, tende verdade ns, pensadores, agora e na hora de nossa msica e no nos deixei cair em trompe l'oeil, alm. Goteja uma clepsidra. O regente de orquestra est danando no exato ponto entre o mestre e o engodo. Dana a performance do professor tambm. Reduzimos os refgios de nossas musas ao reduto de nossa autoridade de autores, a gora obriga-nos a subverter nossas relaes em polticas. Conseguiramos calar nossas vontades tempo suficiente para ouvir nossos tantos corpos, porm? A dana ensina-nos a agir modelarmente sacrificando-nos pedagogia do sensvel, este centro gravitacional junto aos rgos genitais. O cultivo deliberado e cuidadoso da propriocepo (a percepo das prprias foras) o melhor mtodo que se pode desejar quando se pretende atenuar ou desfazer as confuses mecnico-afetivas entre sujeito e seu entorno. A mais superficial das formas de conscincia a verbal. O esquema tensional (ou intencional) aquilo que d forma, organiza, exprime e realiza a conscincia afetiva. Num espao cnico de dana, os danarinos so o que menos importa. O teatro o correlativo cultural da igreja e do banco, nele se d o culto ao homem culto, e economia de valores da sociedade de trocas de objetos de consumo e manuteno dos papis de atuao (aes da bolsa subjetiva). O teatro trabalha com a iluso de um espao fechado e ainda mais amplo que a realidade. Onde assistir pea aceitar o destino provido por um deus exmachina e a usura da sabedoria cintica. Assim como a dana contra o destino, o rudo de uma platia contra o script. A arquitetura que separou sala de concerto e poluio sonora tambm igualou a acstica espacial de hospitais, escolas, escritrios pblicos, manicmios, presdios e mais tarde edifcios e centros de compras. A cmara se escondeu na sala da tcnica. A mais-valia sobre a movimentao, o discurso da tcnica utilizado na dana, esvazia os laos sociais dos corpos postos em competitividade cinemtica e disciplinarizao sistmica, assim reduzidos a mquinas de proliferao gentica das ideologias alm-simblicas embotidas na tecnocracia cientificista de uma certa vertente de mobilidade-modelo. Quando picados por um inseto, no precisamos pensar nos eixos corporais para ter na ferida, por que se demanda de danarinos e msicos metas logicamente discernidas? O capitalismo cognitivo organiza a carncia, a necessidade e a pobreza que surge como produto de seu funcionamento, inscrevendo-as em dispositivos e mecanismos tais como programas de assistncia, subsdios, fomentos. Do mesmo modo que a cognio dos valores esvaziada de verdade atual e a movimentao cotidiana esvaziada de dana. Tapumes martelados. Observe como o filsofo no percebe o prprio corpo, mas se torna ele mesmo no mais que a voz muda da bailarina. Sua carne est entumescida em poesia que desconhece, um sistema nervoso da natureza. Est de pau duro.

Danas {dos sons e das escutas}

6 + 11
A dana fetichiza o corpo tcnico para enfrentar as tecnologias de bestializao dos corpos. Um ogro para cada bailarina, um automvel para cada perna. Haka e danas de guerra enquadrada dentro do jogo de rugby. S h uma teoria para compreender o vivo: a dedicao individualizada. A carne tem um pensamento prprio, no se abstrairia, mas fixaria o saber nos corpos. S h uma tcnica para o cultivo da individualidade: sensibilidade para as diferenas. H milnios - desde os filsofos gregos - a humanidade vem exercitando-se na percepo das semelhanas, do regular, daquilo que se repete invariavelmente - a lgica ("aristotlica"). Foi esse treino bi-milenar que floresceu na tecnologia contempornea e na sociedade de controle meritocrtica do capital cognitivo-afetivo dos nepotismos funcionais em rede, que uma imensa promessa de libertao (quem quer participar da dana com as estrelas! ?). A vida se tornou teatro, Poe! Sons de catracas, ar condicionado. Liberdade - lembremos - essencialmente negativa: liberdade obrigatria que no permite que ns embruteamos ou animalizemo-nos no esforo fsico extenuante, montono, spero e eternamente improfcuo da dana selvagem dos mpetos; deixando ainda a poucos resistentes o bastante energia restante para se humanizarem. Depende de como voc ouve os sons da cincia, Artaud. As danas de acasalemento so antes do pavoneamento de uma tcnica, o casamento entre duas danas qumicas dinmicas e corporais. Ballet no pole dancing, passa-passa para os gumboots. O erro mais fundamental que a representao trouxe dana foi o de tratar o vivo como se ele fosse mecnico, de fazer gestos de amor como se a pessoa amada fosse a imagem da pessoa amada, gestos de apelo como se a pessoa para a qual se apela fosse um galho ao qual nos agarramos. Tquetes sendo impressos, destacados, jogados fora. Parecer ingnuo o que vou dizer, mas bsico: Para a viga de ao que sustenta este subsolo, para uma engrenagem, um transistor desta aparelhagem sonora, ou uma turbina de resfriamento, dez graus de temperatura a mais ou a menos, dez centmetros de mercrio de presso a mais ou a menos, um dia de chuva ou sol antes de aqui chegarmos, mato tomar a cidade ou uma grande desertificao das ruas, o surgimento de um vulco na avenida paralela, o sexo fabuloso e a insnia consequente deste, faz pouca ou nenhuma diferena. A coisa mais admirvel na mquina, esta magia que negamos que nos fascine tanto, sua constncia (a repetio de seus movimentos ensaiados). Observe como ele agora tambm te observa nos olhos, mais adentro ainda, ele se observa por seus olhos. Ele que agora puro videar. Em todas as relaes pessoais vigora uma relao culo-motora muito viva e muito rpida bem mais rpida que a de palavras e intenes e afetos. Antes de olhar, os olhos servem para nos orientar e manter-nos de p como a escuta nos ps.

10

Danas {dos sons e das escutas}

7 + 10
pela repetio que se renem atividade e competncia, e se distinguem para danar entre si improviso e moda. Da que o ensaio seja tambm um grande catalizador de modificaes para o prprio improviso. Mas no h ensaio para a vida e achar que um ensaio seja menor que um romance ainico problema da maioria dos cronistas. So cavalos passando a trote sobre o teto. As danas alteram as formas de uso do vigente no contnuo fluxo de procedimentos experienciais do corpo. Suas roupas podem tornar-se anexos de teu corpo, mas permanea nua at que eu cesse de sussurrar. O primeiro e derradeiro suporte da pintura a pele, todos os outros materiais so seno extenses da pele. A percusso corporal entende pouco das sutilezas da pele. Mlher, acho basicamente que a literatura existe para opor resistncia ao teatro. S quando um texto no pode ser representado como teatro, que ele produtivo para a cena. As estrelas fixas no firmamento delimitam o olho. Os corpos humanos esto em corpos sociais em corpos arquitetnicos em corpos celestes, e estes, entre outros sete que vemos criam corpos sonoros da mesma maneira que meu corpo lingustico enquanto vos falo. O mais fundamental na coisificao do vivo a constncia da relao. Como um instrumento foi feito para tocar msicas dentro do sistema vigente de escuta cultural, nunca fazemos com ele nada mais que isso. E essa constncia o que se espera das pessoas emocionalmente maduras: que se possa confiar nas pessoas e contar com elas. Se no fosse assim teramos que inventar novas escutas e escalas e instrumentos continuamente. E a msica seria s mais um rudo na resonncia estocstica da faixa sonora do espectro eletro-magntico. A roda do carro s outra engrenagem na linha de montagem, eis a maldio de Ford: o modelo muda, o som motor no. Enquanto no param os carros no falem do barulho, enquanto carburadores queimam no reclamem dos cigarros. A dana realmente popular, no vai vingar na grande mdia, por isto resistir. Quando o samba foi cooptado pelos cruzeiros transatlnticos, outros sambas bailavam alm dos fomentos. Repetio da diferena, dobra o origami e tens o balo na boca da personagem chamada pera, e ela diz: "Os olhos que observo no espelho so o de um observador, mas estes mesmos olhos so danarinos. A cabea um peixe que somente nada ligado pelo boto da rosa crtex espinha dorsal, flauta vertebrada em dana ltero-flexiva, peixes verticais que somos." Venha danarina, ertica como uma batida de carros, se atire contra meu peito. Me penetra com essa energia orgnica cromada. A msica demasiado conceitual e acadmica, ns queremos o xtase puro do rudo. Observe como o filsofo provoca voc, te tira do conforto de tua cadeira, rapta tua sensibilidade e pede que se sente em sua lngua fazendo morada na tua pele.

11

Danas {dos sons e das escutas}

8+9
Ajustamento espera, calma, cala e a pacincia. Nada ainda de ver os corpos. Talvez sejam braseiros do breu de um fogo lento com mais de quatrocentos mil vetores em varivel contnua, temendo ultrapassar os limites do cuidado de si. Mas ainda talvez nem haja ningum no palco e sejam mquinas a disparar os tais sons que imprimem suas presenas. Folhas secas. A impacincia floresceu dos teus desejos e os sonhos te abandonaram o corpo, j sem imagens ou palavras que resguardassem-te de ti, que sem disciplinas desejantes pde calar. Construa sua dana como um puro exerccio de metamorfose: crislidas de seda que se abriam com asas de falenas, batidas a-rtmicas das dobras e desdobras. Mais do que se parecer com uma mariposa, criatura do passo e do desejo do movimento e do consumo, ela ardia noites. Loe Fuller partiturava as pausas e pausava as partituras. Galho quebra. Como o resultado da produo dos bens transveis, a dana enquanto produto cultural, ou enaltece o biopoder consumidor realando a iluso tcnica sobre o corpo ou se dispe como impotncia criativa na produo de mais-gozo aos detentores dos meios de produo. Hijikata, Robison Cruso em Walden pde notar o trgico jogo cnico entre o dentro e fora do palco, autoregulao do que soamos e do que ouvimos deste soar. Unificar vida e arte difcil como equilibrar uma balana com um corpo s pulando entre dois pratos. Instruo hipottica, debate argumentativo, deciso intuitiva. Qual a imparcialidade da escuta quando colocada nas questes entre os rgos? Por que a escuta? Os pratos da balana caem, um corpo rola e tudo se silencia... ... Ningum dana aqui agora. A dana embasou um aparelhamento dos corpos pelos cdigos de controle sobre os atos. No vemos as pessoas danarem nas ruas (nem mesmo as que se proclamam danarinas), elas marcham. E a rua para o urbano o que a estrada foi para o social, como a iluso da interao das linguagens de programao substituiu a programao televisiva no imaginrio de poder sobre os corpos: representao videocrtica. Entendia-se por esquema corporal um resumo de nossa experincia sensvel capaz de oferecer um comentrio e uma significao interoceptividade e propriocepo do momento atravs de esquemas cibernticos. Fornecia-nos a mudana de posio das partes do corpo para cada movimento executado na estrutura, a posio de cada estmulo no conjunto e suas dinmicas de alterao do equilbrio dos rgos, o balano das impresses cinestsicas e articulares do momento. Para cada espao corporal, h tambm um corpo espacial que projeta mudanas ambientais sensveis. Observe como se cala o filsofo e assim se faz poeta, no s as palavras e a voz e os sentidos se retiram, mas um corpo de barro oco se reveste de universo e nada diz. Queremos o silncio, mas este insiste que berremos.

12

Danas {dos sons e das escutas}

18 - 1
O sapateado do senhor Bojangles. Dos controles sobre a movimentao cotidiana, toda impossibilidade fsica e psquica com a qual lida a dana vista como impotncia. A danarina o corpo enlouquecido pela hipnose esttica do entretenimento. Corpobsoleto escuta do brao de Stelarc. Circuit bents. A arte sendo a mais perigosa e intil das tarefas sociais e a dana sendo a mais intil e perigosa das artes. Um msico ainda pode se tornar um matemtico ou programador, uma cineasta pode servir ao ministrio da propaganda, uma pintora ou escultor pode vir a ser um designer de produtos, mas uma danarina ou se torna uma terapeuta de esportistas ou vira puta. Uma escola de dana a somatria das defesas de um grupo de indivduos, e estas esto sempre expressas e atuantes em suas atitudes e em suas condutas gestuais. Ela define com preciso um campo de atuao corporal possvel. E contra isto s o mpeto individual pode se erguer quando dispe de micropoder ou loucura suficiente para tanto. Chove e ouvimos a gua na terra. Dana desenfreada sobre a chama cegadora, orgnica e sem organizao. tica instantnea do desejo como dever e s vezes do dever contra o devir. A propiocepo transforma a mecnica corporal em sensao e neste ato torna as foras musculares, foras da conscincia - ou do inconsciente. Asas batendo. Esttuas, golems e vudus teleonomizam: O problema da mecanizao do trabalho e o mito da mquina, muito antes de existirem como problema social, existiam j como problema subjetivo, organizando e governando a maior parte das relaes interpessoais e o funcionamento de muitas sociedades disfarada nas danas, nos passes mgicos que foram ter no mesmerismo. Uma primavera secreta, quando a semente verde brota da terra infecunda, trazendo a promessa de colheitas futuras. O verdor, a lepra dos metais, a imanncia secreta do movimento na paralisia do desdanarino butoh. Os espinhos da carne, a aceitao dos defeitos sem os quais no h progresso, o desmentido doloroso de todas as pretenses idealistas, os resqucios de terra sob nossas unhas. No h lado escuro da lua, ela toda escura. Sair de si s estrelas, o ovo cai em vo e se escuta a mudana que pare a tourada da produo de composies com ms e solues qumicas, os dolos so pisoteados na dana macabra dos scios, o maestro se sacrifica clepsidra da performance para liberar os marionetes de carne e as engrenagens das estruturas, a roda do carro estomacal, o silncio da balana de ossos. Muito simples. mas o que simples em geral sempre o mais difcil. De fato o minimalismo musical demanda no s uma mudana radical no modo de ouvir e soar, mas uma mudana de velocidade de vida, Boulez. A simplicidade demanda a aceitao de si mesmo e de seus modos de escuta. Observe como o filsofo respira os conceitos e cheira os olores do fruturo, nele o corpo s um sistema respiratrio.

13

Danas {dos sons e das escutas}

19 - 2
s uma brincadeira de crianas ao sol de luzes artificais. Me editao, a dana uma reza corporal abstrada dos ritos. Imanncia da f material. Entrega espiritual ao mundano que personifica o conceito do que anima. A secularizao do corpo moveu-o do eixo religioso 'lugar sagrado' (templo do tempo), permitindo uma manipulao interventiva at que esta se torna o novo cuidado de si. O mesmo ocorreu com a loucura, que passa de um delrio das foras divinas a mera alterao crebro-mental. Pina stima porta. A pele est viva, Isadora. Quente superfcie elstica, que contm o sangue respirado, saco que encerra todos os segredos entre pensamentos e energias. O desejo move cada gesto, mas cada gesto do desejo desencadeia uma certa relao com a morte. Um bisturi abre a cortina de um lado a outro. A metafsica da dana acabou buscando a realidade das coisas alm do tempo dos corpos moventes e mutveis, onde terminam nossos sentidos e a conscincia percebe-se. Deste modo, no podia ser mais que uma disposio mais ou menos artificial de conceitos, uma construo hipottica. Pretendia ultrapassar a dana com uma ordenao musical desprendida da escuta (ordem geomtrica sem sons), porm s substituiu a experincia do rudo por um extrato detido, seco, vazio, por um sistema de idias gerais abstratas, arrancadas destas mesmas experincias ou, pior, de suas cascas mais superficiais. Msica a dana sem corpo. Deixa eu soprar todo teu corpo e lamber todo teu corpo e arranhar todo teu corpo e beijar todo teu corpo e morder todo teu corpo e chupar todo teu corpo. Deixa eu te ouvir. Ponha uma mo contra a outra em posio de prece, pressione ambas contra ambas, qual a tocada e qual toca? O corpo surpreende-se a si mesmo quando se encontra em reflexo. Ulay fazendo sozinho suas performances, desorientado berra no museu vazio 'Caos reina!'. Corvos craquejam, abre-se uma garrafa de refrigerantes. Sons de escalpe, corao de feto em contraponto. Nunca foram lidas pela humanidade as obras dos grandes poetas, pois apenas outros grandes poetas as podem ler. Tm sido lidas tais obras da mesma forma que as multides lem as estrelas. Da mesma forma que os crticos tm lido os movimentos das grandes danarinas. Em sua maioria aprenderam as pessoas a danar para exercitarem aerobicamente seus corpos, como aprenderam a ler para suprirem-se de armas e aprenderam a contar iniciados pelos delrios das moedas. O centro do planeta, estrela soterrada. Foi preciso que um rio violento como o Archelous estuprasse a musa da dana Terpscore para que nascessem as sereias, os cantos so efeitos colaterais da respirao do fluxo. Cunningham enrabando de John Cage. Observe como medita o filsofo sobre seus prprios gestos e idias.

14

Danas {dos sons e das escutas}

20 - 3
Na dana a ontologia (saber do ser) substituda por uma ententica (ser das coisas). Na dana o ser se entifica no instante mesmo em que os entes so objetificados. Quando eu era o ambiente, voc se refugiou no tempo. No parece com, ! As danas sociais desenham os movimentos das distintas manadas de estilos de micromovimentao. O jquei de faixas de festa no cria msica, cria dana diretamente. As geometrias hierrquicas dos sales vienenses vitorianos esto todas expressas nas peculiaridades de sua gafieira. Cartas de xadrez. Para qu criar imagens do corpo humano, para qu tentar retirar-lhe os contornos, quando existem a realidade, a verdade, o prprio corpo? Por que insistem que eu fale sobre minha dana, meu amado poeta? Para te desarmar desta energia, minha rara. Como preferir a sombra ao objecto, ou o modelo ao original? Como clamar a idealizao do que e te nomear saudade, amor? Os animais, as plantas, ou os demnios que se alojam em cada objeto como num manequim, podem o danarino dan-los como o bufo veste a mscara, visto eles estarem fora. Mas a prpria pessoa? O seu rosto, os seus membros estilhaados, o seu ventre partido, sua cabea aberta, o seu sexo em mim, as suas costas arrepiadas ao toque mais leve, os rins, os ombros? A verdade do corpo humano no transmissvel, no estranha, no pode do exterior ser espiada. Mais que bela, a danarina de belezas. O denominador comum a todas as escolas de dana em qualquer perodo dado da histria este: a maioria das pessoas reage mal ante uma situao mvel, que exige a cada instante um reajuste intencional e motor, o que leva o danarino ao ritornelo ensaio-repetitivo. No possvel um reajuste intencional sem 'estar presente', sem 'tomar conscincia', o que justamente vai de encontro com as necessidades da dana. Um danarino ideal haveria de passar por todas as escolas de estilo coreogrfico com louvor sem jamais de fato prender seu corpo a nenhuma forma das propostas, mas isto inevitavelmente o levaria a fundar uma outra escola. As formas corporais no podem ter carter seno a partir do momento em que ns mesmos temos um corpo. Fssemos meros observadores, o princpio esttico faria algum sentido, mas somo seres estsicos e nossa vivncia das artes e principalmente da dana estsica. Da que previstos de corpos que nos permitem saber o que o peso, a convulso, a fora, etc., acumulamos em ns mesmos as experincias que nos fazem capazes de compartilhar, de sentir o estado das formas exteriores a ns. Involuntariamente somos ns que animamos as coisas. Observem o filsofo ele mesmo, o devorem. Deliciem-se em julg-lo, zombem dele, se apiedem, imaginem histrias pessoais de paixes, como ser sua genitlia exposta? Engulam-na, engulam-no.

15

Danas {dos sons e das escutas}

21 - 4
A dana pode ser o deleite puro da autopoisis e tambm a certeza de que esta justamente feita no prazer de ser. Mas o maestro regendo a orquestra goza do dever j realizado. O diletante no compositor como um compositor sem diletncia, mas poucos conseguem chegar a um dos extremos. A dana tornada discurso do 'mais gozo' (pense nas bailarinas dos programas de auditrio) se torna a mais-valia do corpo ready-made definido como mercadoria pela agregao de trabalho a si e sua linha de montagem. Nossos gestos obedecem a um ritmo e a uma simetria direito-esquerda ou esquerdo-direita. Considero que este fator psicolgico desenvolva um papel importante na cognio estereofnica binaural da escuta, tanto como o espetculo da simetria tem nas figuras animais e nas composies musicais de harmonias e melodias. Se a simetria normalmente horizontal e rtmica (como nas lminas de Rorschach e nas sncopes) e poucas vezes vertical e harmnica, , sem dvida pela distino de uso dos ps e das mos. Uma carta rasgada. As hierarquias coreotemporneas tm uma concepo decididamente dinmica das formas simtricas da arte ornamental da dana, vistas no como temas ou entidades inertes, mas como transformaes operativas: movimentos em espaos abstratos, combinaes estruturais de conceitos e procedimentos, metamorfoses do cdigo a subjugar o corpo obediente de danarinos operrios bem como dos intrpretes e ouvintes por parte do compositor maestro. A loucura como arcabouo da cooptao do sensvel pelas foras reativas que tranformam toda resistncia em impotncia: Fisicamente pelo cansao, falta de gozo, excesso de atividades que no ganham mundo nem resolvem os problemas pessoais, a aposta sempre num imaterial que no se atualiza, o desgaste excessivo de movimentos repetidos como se ensaissemos para viver a dana. Pela cegueira psquica do excesso de certezas e(ou) dvida dos fins e meios utilizados, rasgaes de seda e criticismo intil, todos os vcios dantescos, o fechamento para o outro, para a diferena evidente. Nossa misria com um mundo de corrupo, traio, conspirao, o excesso de lixo que a arte. A retroalimentao da resistncia que gera resistncia, a importncia e hierarquia que vai sendo produzida dentro do prprio grupo, a resistencia a ns mesmos, aos nossos prprios projetos e sonhos e linguagens, o mundo tornado micromundo com todas suas punies e injustias, seus dolos e representaes contra o qual se erguem redes de ensino aformal, de vivncias da dana no estetizadas, de intervencionismos aespetaculares, de bodyhackings, desprogramaes poticas, afetos imediatos: danas no escuro. Observe como o filsofo escuta cada tilintar desde as estrelas at aqui. A dana a msica das escutas. Ouam a filosofia da danarina.

16

Danas {dos sons e das escutas}

22 - 5
Uma rvore plantada no pescoo, laminanimal, no nem ser o bastante para danar o delrio das rbitas comer os prprios tecidos mortos como bebesse fluxos de suas vidas, banquete de amores tericos ou sapincia da mendicncia. O cr p e sua prioridade pravida em embate propriedade privada. s! J no a espera, mas insone brusca, carnaval ele mesmo. Rende, ris, veias das ramagens. Quando repleto de aqurios o mar, como distinguiremos a gua dos cristais, as transparncias dos limites? Na dana vivenciamos o espao do descontrole lrico porque nela nos esforamos em s controlarmos a ns mesmos percebendo um limite tnue e frgil. Os danarinos viventes em ns (protenas, celulas, accares, adn...) so todos assimtricos. A assimetria esquerdireita acimabaixo intrnseca vida, corresponde vida, est presente infalivelmente em todos os organismos, desde os virs passando pelas enzimas, os vermes e os humanos. E num vento estelar vai-se tudo. Observe como o filsofo a danarina, como danam os dois fazendo amor. Fdon, escravo de Scrates dana sobre o vmito do general Alcibades. No centro do corpo est o fogo ardente da existncia, cujo brilho docemente ilumina o envelope da pele. Tudo em ti de memrias - e isto me inclui - se chocam at que pem-se a traar as suas sarabandas de sinais, at que toda a moblia da sala te envolva como crislida, os cursos das gotas de suor, as cicatrizes, as rugas, os verges, a respirao e os teus cheiros todos. Posso ouvir nos corpos hesitantes dos danarinos buscando ainda apoio nas palavras e nos sons, no poemas, mas discursos da dana: dinmicas anatmicas do encaixe de microfluxos, enunciaes cognitivas do sistema corporal sensitivo, procedimentos de controle experiencial, autopoisis psicossomticas biohistricas, gramtica disciplinar e codificao social atravs da pedagogia gestual, relativismo relacional e o corpo como mdia, dieta de sades e cuidado de si, f fsica na religio laica da intermediao, exerccios da postura. Clices se erguem barreiras chamadas estradas e portaos. Imagine acordar numa manh estrelada e toda msica desapareceu. Todos os instrumentos musicais, todas as formas de gravao de sons, de partituraes, idas. Um mundo sem msica. E mais, ningum ao menos se lembra de que a msica feita ou como ela soa. S nos lembramos que ela um dia houve, num tempo ancestral. Que ela foi importante para algum e sua civilizao, talvez tenha dado lucros a usurrios e serviu de controle das condutas erticas e polticas. E ento voc anseia por enfim ouv-la, a tal msica. E a as pessoas se reunem para fazer msica com nada alm de suas vozes e corpos e sem nenhum conhecimento de como a msica deveria soar. A isto, chamo dana. Observe como dana o filsofo dentro da bailarina. "Falar de msica uma besteira, execut-la uma loucura. Poesia sem msica desvanece, msica sem dana falece."

17

Danas {dos sons e das escutas}

18

You might also like