You are on page 1of 38

1.0 QUE LINGUAGEM ESTA?

Amada por quem nela trabalha, odiada pelos crticos e por boa parte dos estudiosos dos mass media: no h quem fique imune ao fascnio exercido pela televiso. Seu poder indiscutvel, seu alcance grandioso, seus efeitos passveis de acaloradas discusses. Para muitos, o que no est na TV, no est no mundo... ou pelo menos no est no Brasil, um pas onde a maioria da populao ainda se informa exclusivamente por meio de telejornais. Para muitos estudiosos, o que invisvel para as objetivas das cmeras de televiso, no faz parte do espao pblico brasileiro. o caso de Eugnio Bucci, para quem o modelo de televiso que temos no pas permite que se produza atravs dos programas veiculados e do prprio hbito cotidiano de assistir a TV uma espcie de unificao do pas no plano do imaginrio. Assim, falar da televiso brasileira falar do Brasil, e discuti-la significa debater parte significativa de nossa realidade. J para outros tericos, a TV no passa de uma caixinha de imagens em movimento que encanta, seduz e distrai; todavia, inibe o raciocnio abstrato e confere muito pouca importncia ao juzo crtico, emburrece, dada a rapidez leviana com que trata seus assuntos nos noticirios. Lembrando Dominique Wolton: A televiso encontrase, portanto, encurralada entre os discursos apaixonados e os polticos, que no contribuem, nem uns nem outros para a lgica do conhecimento
(WOLTON, 1996, p.48).

Aqui, entretanto, vamos nos ater ao estudo do texto de telejornalismo, suas regras e possibilidades de formato. O que

veremos nas prximas pginas que uma das especificidades da gramtica deste veculo que, o telejornal, mais que o jornal impresso, tem que entreter o tempo todo. Uma nota entediante de dez segundos, de nada adiantar ser curta, se no for bem escrita, com ritmo e informao. Poder ser fatal, o telespectador fugir. O retumbante obrigatrio. Se no h boa imagem impactante,

dificilmente o fato merecer bom tempo no telejornal. Ou seja: h uma maneira peculiar de estruturar a notcia nesse veculo, o que, alis, para alguns estudiosos do tema, muito se aproxima das narrativas dramticas muitas vezes se distanciando das regras jornalsticas previstas em outras mdias, como a abertura da matria pelo assunto mais importante (em TV, o ideal abrir a matria pela imagem mais impactante. Mas em muitos momentos o lead s vai aparecer na passagem do reprter, por exemplo, porque fazer uma reportagem um contar de histria, com incio, meio e fim e nem sempre o incio o lead). Alguns autores chegam a sustentar que, neste sentido, o telejornalismo se aproxima da telenovela, pois assim como a fico, os telejornais devem falar ao corao, apostando no melodrama, cuja regra central o permanente conflito entre bem e mal, que culmina no boa noite, com um happy end de preferncia.

Em cada bloco ou cada dois blocos, o bem vence o mal (ou no mnimo tenta venc-lo). A cada respirao, vem uma moral da histria. Se uma informao trata de uma guerra no exterior, a outra busca realar a fraternidade que temos em nosso pas; se uma frase conta que a inflao foi alta, a seguinte garante que o rendimento da poupana ser um recorde; se morre um dolo nacional, o programa jornalstico ganha trilha sonora bem tristonha, um ritmo mais fnebre. Porque o telejornal fala um pouco cabea, mas fala muito mais ao corao. (BUCCI, 2000, p. 74).

2.0 AS MARCAS DA LINGUAGEM TELEVISIVA

Pode-se dizer a linguagem de televiso verbo-icnica, pois se utiliza de palavras e imagens para transmitir suas mensagens. Dada esta peculiaridade, possui algumas caractersticas que a diferenciam em relao aos meios impressos e ao rdio:

Informao Visual: a TV possui uma linguagem que independe do conhecimento de um idioma ou da escrita. A imagem o signo mais acessvel compreenso humana. A TV mostra e o telespectador v: ele entende, se informa e amplia o conhecimento pelo sentido da viso. Imediatismo: a TV transmite informao atualizada quando mostra o fato no momento exato em que ele ocorre. A alta tecnologia permite que a informao imediata chegue atravs da imagem. Os satlites

mostram fatos ocorridos do outro lado do mundo. Instantaneidade: A informao na TV requer hora certa para ser vista e ouvida: a mensagem

instantnea. A informao captada de uma s vez, no exato momento em que emitida. No h como voltar atrs e ver de novo. O ritmo tem que ser acelerado (dificilmente cada take ultrapassa seis segundos) tambm para evitar a saturao de quem assiste. Alcance: A TV um veculo abrangente, de grande alcance, no distingue classe social ou econmica, atinge a todos. Uma informao na TV pode ser vista e ouvida de vrias maneiras diferentes.

Envolvimento: transporta histrias,

TV

exerce

um

fascnio dentro

porque de suas

o telespectador para de maneira

sempre

simptica,

simples

amigvel, sempre simulando o contato direto e pessoal, olho no olho esta a estratgia da TV para permitir a conquista, a seduo e a adeso do telespectador, que com o meio se identificar. Alm disso, por meio da forma pessoal de contar uma informao, reprteres e

apresentadores se tornam conhecidos pelo pblico e por isso mesmo (no caso dos apresentadores) so fixos em cada telejornal. A idia realmente torn-los familiares audincia, criando um lao com quem assiste. Como lembra Muniz Sodr, em O Monoplio da Fala
O receptor percebe a mensagem da tev como algo de natural no interior de sua casa. Caem as eventuais barreiras aos fenmenos de projeo e identificao, desde que a mensagem atenda s caractersticas de naturalidade do veculo. Este finge ser o olho da famlia assestado para a espontaneidade dos acontecimentos do mundo, escondendo a sua condio de olha hipntico e imobilizador do sistema. A astcia semi-tica do vdeo consiste em adaptar o mundo tica familiar. (SODR, 1984, p.59)

Eugnio Bucci em Brasil em Tempo de TV sustenta ainda que


O apresentador de telejornal desenvolve com o telespectador um vnculo de familiaridade como se fosse um ator, um astro. Vivemos num tempo em que jornalistas da TV so celebridades, smbolos sexuais. (BUCCI, 2000, p. 29)

Fragmentao e superficialidade: a TV tem um timing, um ritmo, que H torna suas informaes especficos de pouco maior

aprofundadas.

programas

densidade (entrevistas, documentrios cuja presena nas grades de programao, ao menos das tevs abertas, entretanto, reduzido). Aqui vale lembrar Ciro Marcondes Filho, quando assevera que:

Tudo o que o telejornalismo produz rpido demais, emocional e superficial. Tudo vai direto para o lixo, tudo esquecido, tudo desaparece instantaneamente. Nenhuma notcia sobrevive, nenhum relato suficientemente trabalhado para criar raiz, tudo evapora (...) Uma mquina incessante de fazer o nada (MARCONDES FILHO, 2000, p. 89).

Por outro lado, a superficialidade do telejornalismo em relao s outras mdias tem uma justificativa calcada na audincia, segundo Tony Schwartz
As redes de transmisso organizam os noticirios de forma tal a garantir um maior pblico porque seu interesse principal a grande audincia, que se satisfaz com apenas leves pinceladas sobre o ttulo da notcia, e no com uma audincia mais restrita, que exige um aprofundamento dos fatos (SCHWARTZ, 1985, p. 78)

Audincia: a TV mede o interesse do telespectador para orientar a programao e criar condies comerciais. As medies de audincia, quantitativas ou qualitativas podem ser usadas na busca do estilo do jornalismo de uma emissora.

3.0 A LINGUAGEM VISUAL NO TELEJORNALISMO: OS ENQUADRAMENTOS Para melhor compreender a linguagem televisiva, h tambm que se considerar que esta, como herdeira da linguagem

cinematogrfica, formada no apenas pelo discurso textual, mas tambm pelos elementos visuais, capturados a partir de alguns recursos de cmera, como planos, focalizao, angulamentos e movimentos. No se conta uma histria em televiso apenas com palavras.

A cmera, ao registrar uma ao ou um estado, escancara a existncia de um ponto de vista. S que esse olhar do enunciador se impe como o olhar do enunciatrio. O telespectador, assim, v-se obrigado a ver o que a lente v e geralmente passa a desconsiderar tudo o mais que no entra nos enquadramentos. Para avanar no estudo dos efeitos de distanciamento e aproximao, necessrio conhecer tipos de enquadramentos de cmera (HERNANDES, 2006, p. 138)

Em outras palavras, a cmera subordina as pessoas da narrativa aos efeitos de sentido pretendidos pelo enunciador, ou seja, quem a manipula. No decorrer de uma reportagem realizam-se diversos enquadramentos que geram efeitos de proximidade ou de distanciamento, de acordo com a inteno pretendida pela equipe de reportagem.

*Plano Geral: Mostra uma viso geral de um local; o mais aberto dos planos, usado geralmente para contextualizar o local de uma ao ou a dimenso de algum fato em relao ao ambiente onde se situa.
Exemplo de Plano Geral

*Plano de Conjunto: Mostra viso de corpo inteiro


Exemplo de Plano de Conjunto

*Plano Americano: Mostra corpo da cintura para cima


Exemplo de Plano Americano

*Plano Mdio: Mostra viso da cintura para cima, aparecendo os braos. o plano mais utilizado em telejornalismo, para stand up de reprteres e para apresentadores de telejornal em geral. Ao lado do plano americano, o plano mdio quase sempre se apresenta como uma justa medida de enquadramento e simula um tipo de contato mais neutro.

Exemplo 1 de Plano Mdio

Exemplo 2 de Plano Mdio

*Primeiro Plano: Mostra-se ombro e rosto inteiro. O foco na pessoa e no no espao ao seu redor.
Exemplo de primeiro plano

*Plano de Detalhe Tambm chamado de close up. O foco no rosto do personagem que aparece em cena ou em algum detalhe do corpo, como olhos ou mos. nele que se manifesta o poder de significao psicolgico e dramtico da cena acentua-se a ao emocional.
Exemplo de Plano de Detalhe

4.0 - O CASAMENTO DA PALAVRA COM A IMAGEM Embarquemos em um tnel do tempo de volta a setembro de 1950, ano de inaugurao da TV no Brasil, pela iniciativa e investimentos de Assis Chateaubriand, fundador da PRF-3 TV Difusora de So Paulo. Ainda insipiente, as produes eram transmitidas ao vivo visto que a tecnologia que possibilitaria a edio, o videotape, somente chegaria ao pas quase dez anos depois. Uma limitao que, contudo, no impediria a veiculao no mesmo ano do primeiro telejornal brasileiro, Imagens do Dia, na pioneira TV Tupi. Tratavase uma produo caracterizada pelo resumo dos principais fatos do dia, narrados por um apresentador em estilo radiofnico e, as imagens relativas aos fatos em preto e branco - eram exibidas somente ao final, sem som, dissociadas e desconectadas dos textos os quais a haviam introduzido como se constitussem mesmo outro programa. Imagine a monotonia de nossos avs ao assistir este programa? Teriam mudado de canal certamente se outros

existissem nesta poca! Isto porque o Imagens do Dia contrariava umas das principais caractersticas da notcia em televiso: o casamento indissocivel entre imagem e som. Nos estudos sobre telejornalismo, a dicotomia verbal versus visual aparece com fora. H quem tente convencer de que esta forma de discurso comandada exclusivamente pela supremacia da imagem. Outros buscam mostrar a primazia do poder da palavra. Reza o senso comum que uma imagem vale mais que mil palavras. Bastaria ento aos que atuam em TV preocupar-se primordialmente com a qualidade do material visual em uma reportagem em detrimento ao texto, pois este serviria apenas como apoio, teria papel secundrio, coadjuvante. Ledo engano. O elemento textual to importante nos telejornais quanto nos veculos

impressos, mas suas especificidades inclusive no modo como apreendido pela audincia - no podem ser esquecidas. Como lembra Prado:

No jornal possvel reler o que no foi entendido, na TV, se isso acontecer, a idia fica perdida e a mensagem deixa de ser transmitida. Sendo assim, no se deve comear um texto, seja off ou leitura do locutor, com uma informao vital para a matria, a no ser que ela seja repetida na mesma reportagem. No adianta dizer, por exemplo: cento e dez pessoas morreram num desastre areo agora h pouco no Mxico. preciso lembrar que as pessoas estaro em casa com a ateno dividida entre a televiso, bate-papo, barulho das crianas etc e precisam que alguma coisa interessante lhes chame a ateno para no perderem a informao fundamental. (PRADO, 1996, p.63)

o que tambm lembra Guilherme Jorge Rezende no livro Telejornalismo no Brasil: um perfil editorial, em que analisou telejornais da Globo, do SBT e da TV Cultura de So Paulo:
Nenhuma informao foi transmitida apenas por imagens. O telejornalismo baseado apenas na capacidade informativa da imagem ficou muito longe da realidade. O que se detectou mesmo foi a funo insubstituvel da palavra, comentando, explicando, esclarecendo a informao visual ou at mesmo comandando o processo de composio jornalstica na TV. (REZENDE, 2000, p. 272)

Ou seja, no telejornalismo, as estratgias de gerenciamento de ateno devem ser muito sofisticadas e de efeito imediato. Por isso, necessrio produzir textos para serem falados e ouvidos. Da a preocupao com a sonoridade das palavras, o que implica dizer que o efeito sonoro do texto tem tambm grande importncia. A imagem, portanto, no como uma soberana que se impe a seus sditos por sua simples presena. Em telejornalismo, a preocupao fazer com que texto e imagem caminhem juntos, em harmonia, sem um competir nem brigar com o outro. Se

observarmos com ateno algumas reportagens de TV, perceberemos que alguns problemas de incompatibilidade neste sentido acontecem com freqncia. Ora h redundncia, quando o texto descreve

exatamente o que se v resultando num material bvio e numa narrativa meramente descritiva e cansativa (o que, alis, desrespeita a inteligncia de quem assiste TV); ora h o paralelismo, quando texto e imagem no se complementam e caminham em direes paralelas e independentes; e, ainda, o distanciamento, quando texto e imagem no tm absolutamente nada a ver um com o outro. Por isso, a regra universal ao escrever para TV , antes de tudo, perguntar-se quais so as imagens disponveis a serem casadas com as informaes apuradas. Em televiso, no podemos jamais escrever uma palavra que seja ignorando o que h em termos de imagens oferecidas. Se no h imagem disponvel, h que se pensar em uma soluo visual: composio de arte infogrfica (inseridas em uma reportagem, as artes so criadas pela Editoria de Artes das emissoras de TV e tm como objetivo ajudar o

telespectador a entender a mensagem transmitida e, por isso, devem ser usadas na medida exata, devem ser discretas e eficientes, evitando transformar a matria em uma alegoria), gravao de passagem etc. Mas, como administrar a relao do texto com as imagens captadas? A resposta simples: participando das gravaes, sabendo o qu e como o cinegrafista est captando afinal, o sucesso de um material televisivo depende muito do quo afinada a parceria entre reprter e cinegrafista: a chave no telejornalismo, alis, saber trabalhar em equipe. Outra forma decupando as fitas e anotando com preciso os time codes. Para se associar imagem- sem redundncia- o texto deve identificar os elementos fundamentais da notcia. Alis, isto uma prioridade de qualquer texto jornalstico independente de estilo, forma ou veculo. Mas na TV, com palavras precisas, bem escolhidas, que o texto deve responder s seis perguntas bsicas, elemento fundamental de toda notcia:

QUEM? O QU? QUANDO? ONDE? COMO? POR QU?

Sem

ser

descritivo

ou

redundante,

com

informaes

fundamentais, sendo simples e direto, o texto vai naturalmente casar com a imagem. Mas a estes ingredientes, devemos acrescentar ainda a emoo e a sensibilidade do jornalista, que com o tempo, tambm deve encontrar um estilo prprio e pessoal de escrever, como uma marca registrada somente sua. Vejamos um exemplo: A notcia: um grupo de sem-terra invade uma fazenda. O proprietrio chama a polcia para retir-los. Os sem-terra j

montaram barracas de lona e pretendem lutar pela posse da terra. As imagens: de barracas, de homens, mulheres e crianas, policiais investindo contra o acampamento e das conseqncias desta ao.
Texto 1: Os policiais chegaram com tudo pela manh, na rea da fazenda onde os sem terra esto acampados. Eles vieram a cavalo e trouxeram tambm vrios tratores. Cada barraca do acampamento foi destruda, uma a uma, com muita violncia. Dezenas de homens, mulheres e crianas, desesperados, corriam para todos os lados. Eles levavam nas mos o pouco que podiam salvar de suas coisas.

Diagnstico- o texto acima descreve a ao mostrada nas imagens, com detalhes, muitos adjetivos, frases longas,

intercaladas, palavras que confundem e no esclarecem. Que

tal modific-lo para torn-lo mais eficiente, direto e com mais impacto?
Texto 2: A polcia chegou cedo para retirar os sem-terra da rea invadida. Em vinte minutos, o acampamento foi totalmente destrudo...(sobe som BG dos tratores). Homens, mulheres e crianas saram correndo, e ainda tentaram salvar o que sobrou...(sobe som BG da mulher no meio dos escombros, chorando)

A indicao sobe som de BG (background= som ambiente) esto caracterizadas a fora e a natureza da imagem, sem

necessidade de palavras, porque h momentos em que ela fala por si s, em que a palavra pode esperar. A imagem, neste momento, tem narrativa prpria, normalmente para transmitir a emoo e a fora de um momento. s vezes, o silncio ou o som original do que est acontecendo vale mais que qualquer texto e ainda confere fora notcia. Mas para quem escreve, necessrio lembrar que usar o SOBE SOM requer sensibilidade e equilbrio porque quando utilizado em demasia este recurso acaba por perder sua razo de ser. H ainda outros recursos interessantes de serem utilizados no texto de TV, visto que ela nunca dona absoluta de um ambiente (ela quase sempre est na sala e os telejornais so apresentados na hora das refeies) e concorre com outros elementos (conforme j mencionamos h algumas pginas) pela ateno de quem assiste. Sem falar que no h que se comparar a concentrao do espectador destinada TV como a que existe, por exemplo, em uma sala de escura de cinema, isolada de outras interferncias. Um recurso para chamar a ateno do telespectador alert-lo para o que est para ser anunciado:
E uma ltima notcia... Uma informao que acabamos de receber.. Urgente: as agncias de notcias informam que...

Existem

tambm

os

recursos

de

texto

para

ressaltar

determinadas imagens dentro da matria, para valoriz-las ou mesmo para permitir que o telespectador esteja atento naquele momento:

Vamos acompanhar as imagens.. Vejam agora imagens exclusivas... Os detalhes nas imagens em cmera lenta mostram...

A imagem realmente deve ser uma preocupao constante na matria, desde a elaborao da pauta, em todas as etapas da produo at a edio final. Cabe ento citar o reprter e

apresentador da TV Globo, Pedro Bial:

Fazer um texto para TV sem se deixar conduzir pelo que a imagem sugere suicdio para quem quer ser ouvido e compreendido (...). No escrevemos legenda para foto, nem descrevemos o que j est sendo visto. As imagens vo nos remeter a possveis associaes que vo ajudar na compreenso da mensagem. O texto que chama a ateno para o prprio texto apenas um exerccio de narcisismo e busca de elogios. O melhor texto aquele que passa despercebido em meio ao impacto que a matria, esta sim, causou. (PATERNOSTRO, 2006, p.104).

5.0 - O TEXTO ESCRITO PARA SER FALADO A forma de transmitir a informao na televiso tem

especificidades em relao s outras mdias, mais notadamente a mdia impressa. Em telejornalismo, o texto escrito para ser falado (pelo apresentador, pelo reprter) e ouvido (pelo telespectador). Para tanto, a principal dica exercitar a leitura em voz alta, para tudo o que se escreve (no estranhe ao entrar em uma redao de telejornal e deparar-se com tantas pessoas falando sozinhas... no se trata de esquizofrenia, mas da tcnica bsica para elaborar textos

em televiso). Trata-se de um hbito simples, mas fundamental para repassar o texto, a fim de perceber a fora e a sonoridade das palavras, notar o raciocnio, o encadeamento das frases, para ter a noo exata do contedo e, principalmente, detectar os erros, como a cacofonia, por exemplo. Cacfatos so os encontros de palavras formadas a partir da unio da slaba de uma palavra com a primeira da seguinte pode resultar em palavras fora do contexto da notcia, desagradveis e at obscenas. Veja os exemplos abaixo:

O governo pagar um salrio mnimo por cada criana na escola. A colega tinha a resposta na ponta da lngua Ele um poltico sueco corajoso O time do Amrica ganharia esse jogo de qualquer maneira. O chefe da nao autorizou o aumento dos impostos.

Estes equvocos so fceis de serem solucionados, se a leitura em voz alta se tornar um hbito. Que pode evitar tambm as palavras rimadas vocbulos em seqncia com a mesma

terminao. Elas dificultam a leitura do apresentador e ao mesmo tempo ferem o ouvido do telespectador, como mostramos a seguir:
A empresa estatal Petros vai investir um bilho para acabar com a poluio, e esse um passo importante para a preservao dessa regio.

Ao lermos em voz alta, percebemos que a frase soar muito melhor, se assim for reescrita:

A empresa estatal Petros vai investir um bilho para acabar com a rea poluda. Um passo importante para preservar essa regio.

Reler o texto em voz alta tambm possibilita ao jornalista de TV detectar outros problemas textuais, como frases sem sentido, informao dbia ou incompleta. Por exemplo:

Acontece neste momento uma rebelio no Centro de Deteno de Pinheiros, zona oeste de So Paulo. O motim foi de madrugada, depois que os presos tentaram fugir.

Afinal, rebelio est acontecendo ou foi de madrugada? Ao reescrevermos, sanamos o problema:

Ainda no terminou a rebelio no Centro de Deteno de Pinheiros, zona oeste de So Paulo. O motim comeou de madrugada, depois que os presos tentaram fugir.

Outro exemplo:

O primeiro-ministro da Gr Bretanha, Tony Blair, disse que o governo iraquiano vai poder vetar as aes militares de coalizo depois da transferncia de poder, marcada para o dia trinta de julho.

Perceba a confuso: a palavra poder usada com dois sentidos diferentes na mesma frase o primeiro como verbo e o segundo como substantivo - e isso confunde o espectador. Fica melhor assim:

O primeiro ministro da Gr-Bretanha, Tony Blair, disse que o Iraque pode vetar as aes militares da coalizao, depois da transferncia de governo no dia trinta de julho.

Muitas vezes, mudar a ordem das palavras, suprimir um vocbulo ou at descobrir um sinnimo podem ajudar a conferir harmonia e sonoridade frase, sem qualquer prejuzo informao.

Tambm importante estar atento ao estilo pobre s expresses que enfraquecem o texto (um exemplo comear o texto com a palavra ontem, que naturalmente envelhecem a informao). Outro exemplo a expresso continua em incio de frases em televiso. Afinal, o que continua no novidade, no mesmo? E diante de uma expresso que nada acrescenta, nem atualiza, a probabilidade do telespectador mudar de canal considervel. No

caso de uma notcia sobre uma greve, por exemplo, ao invs de escrever... Os funcionrios pblicos continuam parados prefira Os funcionrios pblicos entraram hoje no dcimo primeiro dia de greve. uma frase com mais detalhes, mais completa do ponto de vista jornalstico. E situa melhor o espectador.

6.0 - UMA QUESTO DE RITMO A leitura em voz alta tambm chama a ateno para o ritmo do texto, que favorece quem est assistindo TV. Ele no deve ser contundente ou agressivo, mas tambm no pode ser lento ou montono. Por isso, abuse das palavras simples e das frases curtas, elas ajudam na compreenso, do sentido de ao notcia e passam informaes sem rodeios desde que no comprometam a

informao. Mas lembre-se: notcia de TV no telegrama, portanto, importante usar esta regra com bom senso. A pontuao quem vai garantir o embalo ao texto, marcando suas pausas e garantindo a respirao correta para o reprter/apresentador, indicando os momentos corretos de fazer pausas e marcar diferentes entonaes de voz. Pontuao equivocada pode induzir quem l a erro, por falta de flego... ou at mesmo alterar o sentido de uma informao. Em televiso so permitidos vrgula, dois pontos, reticncias, ponto final, interrogao. Se na mdia impressa as frases intercaladas por vrgulas so permitidas, em televiso devem ser evitadas. o caso:

Depois de quarenta dias fechadas, as comportas da Usina Hidreltrica de Ilha Solteira, no Rio Paran, que fica na divisa de So Paulo com Mato Grosso, foram reabertas, a situao est totalmente controlada, e a populao da regio est livre de qualquer possibilidade de racionamento de energia eltrica.

Haja flego para o apresentador! Em TV, use uma informao por frase! Aqui h muitas vrgulas, frases longas e intercaladas, confundindo quem ouve. Prefira:

As comportas da Usina de Ilha Solteira, no Rio Paran foram reabertas. Elas ficaram fechadas por quarenta dias. A situao foi normalizada e os moradores da regio, na divisa de So Paulo e Mato Grosso, esto livres do racionamento.

Observao: no texto de telejornalismo no existe separao de slabas. 7.0- O TEXTO DE TV: COLOQUIALIDADE, SIMPLICIDADE E ALGUMAS REGRAS

Texto coloquial aquele que tem estilo em que se usam vocabulrio e sintaxe bem prximos da linguagem cotidiana, a que est na boca do povo, aquela usada nas conversas do dia a dia. E o jornalista que escreve para TV deve levar isso em considerao, visto que no um romancista, um ficcionista, mas um contador de histria. Todos os dias, ele deve reportar, contar os acontecimentos do cotidiano de uma maneira que todos entendam. Faa um teste. Se ao ler o que acabou de escrever no sentir naturalidade na fala, ela no est boa. Use sempre a forma com que voc contaria uma histria vista durante o dia para sua me. E se pergunte sempre: est inteligvel a todos? Do mais alto executivo de multinacional ao mais simplrio dos trabalhadores? Se sim, voc acaba de acertar na frmula! Em televiso, escreva simples: menos mais. Para que

escrever

morosidade,

se

na

prtica

falamos

lentido?

Ou

Enfermidade, se usamos doena? Trajar no lugar de vestir; Fraturou no lugar de quebrou; Automvel no lugar de Carro; Matrimnio no lugar de Casamento? justamente a exigncia da simplicidade, de demandar textos que sejam inteligveis por todos que faz com que a TV receba diversas crticas de estudiosos dos mass media, que acusam o veculo de promover um discurso idiotizante, de nivelar por baixo. Ela impelida a uma homogeneizao dos diversos contedos culturais, isto , a reduo dos mesmos a modelos facilmente aceitveis pelo pblico (SODR, 1994, p.78). O socilogo francs Pierre Bourdieu vai alm e acredita que o poder da televiso e de seus produtos chega a ser ameaador sociedade

Penso que a televiso (...) expe a um grande perigo as diferentes esferas da produo cultural, arte, literatura, cincia, filosofia, direito. Creio mesmo que, ao contrrio do que pensam e dizem, sem dvidas e com toda a boaf os jornalistas mais conscientes de suas responsabilidades, ela expe a um perigo no menor a vida poltica e a democracia (BOURDIEU, 1997, p. 9-10)

Crticas parte, a obrigao com a simplicidade, em textos curtos e enxutos tem uma explicao: quanto mais as palavras e o texto como um todo forem familiares ao telespectador, maior ser o grau de comunicao da mensagem televisiva. Mas um texto simples no deve implicar em uma produo pobre ou vulgar (por isso as grias so terminantemente proibidas), mas com palavras

simples e fortes, elegantes e bonitas, apropriadas ao significado e a circunstncia da histria que se pretende contar. Ou seja, palavras rebuscadas e eruditas no tm lugar no telejornalismo:

Adiada sine die a homenagem merecida ao homem de negcios Antnio Ermrio de Moraes, por causa do alerta geral em Nova York

muito melhor assim:

A homenagem ao empresrio Antnio Ermrio de Moraes foi adiada por causa do alerta geral em Nova York. A nova data no est marcada.

Deixemos a expresso em latim para o juridiqus. E mais: no se pode conferir juzo de valor aos fatos. Se a homenagem ou no merecida, no cabe a ns enquanto jornalistas julgarmos. Por isso, lembremos de outra regra sagrada ao escrever para TV: evitar ao mximo os adjetivos. Na nsia de se fazer literatura e no jornalismo, os textos mal-escritos em televiso podem confundir o telespectador em vez de inform-lo, esclarec-lo. Portanto, o melhor usar a ordem direta: sujeito + verbo + predicado.Compare abaixo:

Durante as frias, o aeroporto de Fortaleza ser o mais movimentado. Ser o mais movimentado, durante as frias, o aeroporto de Fortaleza. O aeroporto de Fortaleza ser o mais movimentado durante as frias.

Sem dvida, a melhor frase para televiso a ltima, justamente porque aposta na frmula da ordem direta, que muito mais eficiente para passar informao de uma vez s (lembremos, no h segunda chance para falar com o telespectador). Outra dica na hora de escrever: abolir as frases intercaladas, aquelas que explicam demais e demoram a chegar ao ponto principal da notcia. Quando h muita informao, use o ponto final e explique na frase seguinte. Veja o caso abaixo:

O ex-secretrio geral da ONU, Kofi Annan, disse que a situao est sob controle mesmo que haja momentos de tenso por causa de srie de atentados que os rebeldes iraquianos

esto promovendo e que, em breve, a populao civil receber o salvo-conduto.

Agora, faa um comparativo:


O ex-secretrio geral da ONU, Kofi Annan, informou que a populao iraquiana receber o salvo-conduto, em breve. Ele disse, ainda que a situao est sob controle, mas tensa por causa dos atentados.

Outra preocupao quando se escreve para TV o tempo verbal empregado. Na linguagem coloquial, deve-se usar presente do indicativo quando a situao de futuro prximo e do futuro composto, no lugar do futuro do indicativo. Exemplo:
Os professores entram em greve amanh (em vez de Os professores vo entrar em greve amanh) Os professores vo entrar em greve na semana que vem (em vez de Os professores entraro em greve na semana que vem)

Em um texto jornalstico voltado para televiso, tambm h que se evitar as palavras de duplo sentido, imprecises e

redundncias. Isto em nome da preciso e da conciso da informao jornalstica, caractersticas tambm presentes no texto televisivo. Por que usar uma expresso desnecessria, que prejudica o sentido?
Em vez de: O filme ganhou vrios prmios nos muitos festivais dos pases europeus... USE O filme ganhou quatro prmios em trs festivais na Europa. (SEJA PRECISO E D INFORMAO COMPLETA)

Em vez de Mdicos especialistas reunidos em um congresso em Lyon apresentam novos tratamentos para portadores do vrus da AIDS... USE Os mdicos mostram os novos tratamentos para portadores do HIV em um congresso em Lyon, na Frana. ( DESNECESSRIO DIZER QUE OS MDICOS SO ESPECIALISTAS. E ALM DISSO, NEM TODO MUNDO SABE QUE LYON NA FRANA)

Em vez de: O prefeito municipal de Cascavel, est sendo processado por dano ao errio pblico USE: O prefeito de Cascavel, no oeste do Paran, processado por dano ao errio (PREFEITO S PODE SER MUNICIPAL, ERRIO J SINNIMO DE COFRE PBLICO. E NEM TODO MUNDO SABE ONDE FICA CASCAVEL...)

Abaixo, um quadro de expresses que so muito usadas na linguagem falada, mas que so redundantes desnecessrias e ocupam tempo no texto de TV:

EM VEZ DE
DE COMUM ACORDO RECENTE INOVAO VELHA TRADIO PLANOS FUTUROS FATO REAL, VERDICO TODOS SEM EXCEO ELO DE LIGAO CONVIVER JUNTO EMPRSTIMO TEMPORRIO PREVISES PARA O FUTURO PLANEJAMENTO ANTECIPADO CONSENSO GERAL FORTEMENTE ARMADO O DIA AMANHECE DUAS METADES SURPRESA INESPERADA GANHAR INTEIRAMENTE GRTIS EXULTAR DE ALEGRIA TRAVAR UMA DISCUSSAO COM O OBJETIVO DE PEQUENOS DETALHES NOVO LANAMENTO H DEZ ANOS ATRS DE ACORDO INOVAO TRADIO PLANOS FATO TODOS ELO CONVIVER EMPRSTIMO PREVISES PLANEJAMENTO CONSENSO ARMADO AMANHECEU METADE SURPRESA GANHAR EXULTAR DISCUTIR PARA DETALHES LANAMENTO

USE

DEZ ANOS ATRS OU H DEZ ANOS

Embora

largamente

utilizados

nos

textos

impressos,

os

pronomes oblquos so dispensveis no texto televisivo. Se a colocao pronominal for inevitvel, use apenas a prclise.

Exemplo:
O governador aproximou-se dos eleitores, mas ningum quis identificar-se (ERRADO) O governador se aproximou dos eleitores, mas ningum quis se identificar (CERTO)

E ainda: Embora seja correto afirmar os atletas brasileiros dar-nos-o muitas medalhas em Pequim, este tipo de frase NUNCA utilizado em TV, porque se trata trata de um tipo de colocao pronominal muito formal, a mesclise, utilizada na alta cultura. Se for escrever a mesma frase, prefira: Os atletas vo dar muitas medalhas ao Brasil nos jogos de Pequim.

Lembremos um pouco de Gramtica:


Prclise: a colocao dos pronomes oblquos tonos antes do verbo. nclise: a colocao pronominal depois do verbo. Mesclise: a colocao pronominal no meio do verbo.

Tambm evite os pronomes possessivos, pois podem produzir uma situao de ambigidade. Exemplo:
Rita Lee se encontrou com Roberto Carlos para conversar sobre seu novo show (o show dela ou dele?).

Fica melhor: Rita Lee e Roberto Carlos se encontraram para falar sobre o novo show de Rita

Tambm fique longe dos chaves e dos lugares comuns, alm dos gerundismos que so vcios, sinnimo de pobreza de

vocabulrio,

falta

de

imaginao,

criatividade...e

precisam

ser

evitados a todo custo em televiso, especialmente em transmisses ao vivo. Um exemplo so as coberturas de carnaval, quando os reprteres repetem as mesmas expresses de todos os anos: no tem hora para terminar, mostrar o samba no p, animao pra ningum botar defeito, o samba toma conta da avenida, dar uma palinha. Outros chaves recorrentes que devemos abolir: dar ltimo adeus, porto seguro princpio do fim, piv da tragdia, espetculo da natureza, medidas drsticas, para se ter uma idia, policiamento ostensivo, vias de fato ponto alto, coisa de cinema, ltimos retoques, entre outros.

8.0 - AS DVIDAS MAIS COMUNS NO TEXTO DE TV

Trazemos aqui o levantamento das dvidas mais comuns que surgem ao escrevermos textos em televiso:

UM DOS QUE- Apesar de ser admitida pelos estudiosos da Gramtica tanto no singular quanto no plural, em Televiso utilizamos a expresso sempre levando o verbo para o plural. Ex: Jos um dos que participaram da reunio (ele um entre tantos); O Brasil se tornou um dos pases que assinaram o acordo (dentre os pases, o Brasil um) A MAIOR PARTE DE, GRANDE PARTE DE, A MAIORIA DE Est correto usar tanto no plural quanto no singular, mas a preferncia em TV usar no singular. Ex: a maioria dos alunos voltou s aulas; Grande parte dos recursos vir do BNDES. MAIS DA METADE O verbo usado preferencialmente no plural quando a expresso estiver seguida de um substantivo no plural. Ex: Mais da metade dos candidatos preferiram no concorrer; Mais da metade preferiu no concorrer.

PERCENTUAIS Quando no h complemento verbal, verbo deve concordar com o nmero da porcentagem. Ex: Oito por cento pretendem sair do pas; Apenas um por centro mudou de regio. Quando for seguido por um complemento tantos por cento de alguma coisa, verbo deve concordar com o complemento, independente do nmero percentual. Ex: Dez por cento do eleitorado no votou nas eleies; Um por cento dos moradores no deixaram suas casas; Quinze por cento das mulheres no fizeram o exame preventivo. Quando for acompanhado por um pronome ou por um artigo, o verbo vai para o plural. Ex. Uns 40% da lavoura de laranja sero exportados; Esses 30% de soja so suficientes. COLETIVOS- mais sonoro usar no singular. Ex: A multido gritava pelas ruas do centro da cidade; A matilha matou as aves da fazenda; MANDADO X MANDATO - Mandado sinnimo de ordem judicial. Mandato sinnimo de procurao, de misso, de incumbncia, de poder poltico outorgado por meio de voto. Assim sendo, as formas corretas so: Mandado de segurana, de busca e apreenso; Mandato presidencial AUTPSIA x NECRPSIA uma questo de usar corretamente o prefixo. Auto quer dizer, em sim mesmo. Necro, o que est morto. A palavra correta para designar o exame cadavrico utilizado em casos de mortes no naturais portanto, a necrpsia. AGRAVANTE No masculino, pois se refere a uma palavra feminina, a palavra causa (que nem sempre aparece, porque comum a elipse deste substantivo).

9.0 -QUEM FAZ O QU EM UMA REDAO DE TELEJORNAL *A APURAO: RDIO ESCUTA/PRODUO Rdio escuta todo o jornalista que trabalha na apurao dos assuntos de ltima hora. So reprteres dentro da redao que checam as informaes vindas de fontes oficiais, mdias (rdio, televiso e Internet) e ou denncias. ele quem faz a ronda nas delegacias de polcia, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil (e em SP e RJ, que mantm contato constante com a CET Companhia de Engenharia de Trfego). J a Produo, tambm formada por jornalistas que apuram fatos a serem transformados em notcias, porm com mais tempo, para entrar na edio do dia seguinte. Cuida do planejamento do que vai ser notcia amanh, pr-entrevistando as fontes, checando informaes, marcando de entrevistas, subsidiando com o mximo possvel de informao prvia o trabalho do reprter na rua. Deve trabalhar em consonncia com editores e chefias de reportagem. Normalmente capitaneada por um chefe de pauta. Apurar com segurana significa redigir o texto com o mximo de detalhes, principalmente quando a informao fugir da normalidade. Desconfie e cheque com outra fonte. No se prenda as fontes oficiais. A boa histria muitas vezes est num cidado comum. E sobre a internet: pela cobrana em publicar um grande nmero de

informaes num curto espao de tempo, os textos feitos para a Internet tm erros de informao. Tenha sempre cuidado com este noticirio. OBSERVAO: Em algumas redaes, as funes de produo e escuta so acumuladas pelos produtores.

*CHEFIA DE REPORTAGEM O jornalista que assume este cargo o coordenador da redao. ele quem orienta o reprter sobre a pauta que ir executar. O chefe de reportagem tem a viso geral de como o jornal ser fechado e quais so os assuntos que devem chegar primeiro na redao para que os editores se organizem. * COORDENAO DE REDE Jornalista que entra em contato com as filiadas no Brasil e com os correspondentes no mundo. Ele faz um relatrio sobre as matrias produzidas para que os editores acompanhem as informaes. Pede fitas de arquivo, acompanha a gerao de matrias, fica atento ao deadline. *REPORTAGEM o corao da tarefa jornalstica na TV. quem entrevista, que vai a campo, onde a notcia acontece. Com base no trabalho feitos pelos produtores/apuradores, quem var dar forma notcia a ser montada pela Edio. *EDIO A responsabilidade da edio imensa. O editor faz a ltima avaliao da matria. Ele deve fazer uma reviso ortogrfica no texto, uma reviso nas sonoras escolhidas e nos sobe sons que o reprter sugeriu. Alm de corrigir possveis erros e montar a matria, o editor deve melhorar o trabalho e acrescentar informaes de ltima hora. O editor quem fecha a lauda a ser lida no TP pelo apresentador e quem libera a matria para ir ao ar. A seguir, alguns termos utilizados em edio:

Sonoras: No hard news nunca deixe a sonora muito longa. D ritmo a matria editando uma frase de efeito com poucos segundos. Use o recurso do Insert: se o entrevistado detalhar alguma cena e a equipe tiver as imagens cubra parte da sonora com estas imagens. Split: a tcnica de prolongar a imagem que vem do off por um ou dois segundos em cima da sonora. Efeitos de transio: use este recurso edio em matrias especiais. No hard news prefira corte seco. Evite repetir a sonora de um mesmo entrevistado na mesma matria. Use sempre que possvel o sobe som. Ele revela o clima em que a matria foi feita. BG: som ambiente que deve estar presente em todos os formatos da notcia. Trilha sonora: Opte por msicas instrumentais. Quando so cantadas, a voz compete com a informao. Msica: Sonorize as matrias, mas no abuse. Este recurso um efeito surpresa e valoriza a matria. GC: Gerador de caracteres usado para identificar quem aparece na tela, para reforam uma informao do off ou da imagem. Os nomes devem sempre estar em caixa alta e a profisso dos entrevistados, em outra linha, em caixa baixa. Todo crdito de entrevistados e do reprter acompanham uma tarja azul animada. Os gcs de edio, produo e imagens no tm tarja nenhuma. Todo o gc no vdeo alinhado esquerda. As siglas devem estar em caixa alta, caso a sigla no forme uma palavra. Exemplo: FMI. Quando a sigla significar uma palavra alterna caixa alta e baixa Ex: Unicef

Os cargos e funes devem estar sempre em caixa baixa, mas quando informar o nome do rgo, da instituio ou da entidade coloque as iniciais com maiscula. Exemplo RICARDO BERZOINI ministro do Trabalho VALDEMAR DA COSTA desembargador GC do reprter -Deve conter o nome do reprter em caixa alta. O bairro onde ele est e a cidade. Ambos devem ser estar em caixa alta e baixa, separados por uma barra e sem espao. THIAGO PADOVANNI Rudge Ramos/So Bernardo do Campo

GC da vdeorreportagemvdeorreportagem LAS CORREARD GC em matria sem passagem reportagem SILVIA MELO Crditos de produo e edio No crdito da edio deve-se creditar primeiro o nome do editor de texto e, na linha de baixo, do editor de imagem. edio: LEANDRO MARTINS GIBA ALMEIDA produo: MARCEL SALIM

ARTES Todas as artes devem tem o mesmo padro. Devem ser claras e concisas. O mnimo possvel de texto para destacarem a informao. Escolha uma imagem de fundo que represente o assunto. O ttulo deve estar em caixa alta. Os textos devem ser sintticos. No caso do grfico pode-se abolir a imagem de fundo para no confundir a leitura. E sempre indique a fonte das informaes. ANALFABETISMO 2005 - 18% 2004 - 13%
fonte: Ministrio da Educao

10. 0 - O SCRIPT E AS LAUDAS EM TELEJORNALISMO Para um telejornal ir ao ar de maneira eficiente no basta apenas uma boa reportagem de rua. Vrios complementos relativos edio das matrias tambm so necessrios para se obter um produto de qualidade. Assim como no Radiojornalismo, o noticirio de TV tem como caracterstica principal a organizao textual,

manifestada por meio da organizao de unidades no fluxo temporal. Antes de conhecer estas unidades, interessante lembramos o que so as laudas, formulrios-padro em que so escritos os textos em jornalismo. O texto deve ser sempre em caixa alta, com

entrelinhamento 1,5. necessrio usar ponto e barras (/) para fim da frase. No alto da lauda h um cabealho. L esto informaes como retranca, nome do editor, tempo da matria e a data que o editor fechou a edio.

Em TV, a lauda do script do apresentador dividida em duas partes: apenas a da direita utilizada para escrever o que o locutor vai ler. esquerda so colocadas informaes sobre as imagens que iro ao ar. Mas no teleprompter ou TP, o apresentador apenas

visualiza em estdio a coluna da direita. Todos os detalhes tcnicos precisam estar absolutamente corretos para que no aconteam problemas no momento do telejornal como a entrada equivocada de um VT no lugar de outro, a digitao errada de um GC. Os responsveis pelo preenchimento das laudas do script do apresentador so os editores de texto, que devem ser revisadas pelo editor chefe. (OBS- As escaladas e as passagens de bloco so normalmente escritas pelo editor-chefe do telejornal, porque ele quem tem a noo geral do que ser colocado no ar e, portanto, condio de decidir o que merece ser destacado) Algumas tcnicas para preenchimento de laudas : Regra geral: usar CAIXA ALTA (LETRA MAISCULA) No use letras serifadas (Times). A serifa dificulta a leitura distncia. Prefira Arial Tempo sempre expresso em segundos (10; 40; 80) JAMAIS separar slabas. Se a palavra no cabe numa linha, deixe espao em branco e mude para a seguinte. Usar uma lauda para cada notcia. Para calcular o tempo de uma nota, a cada duas linhas, conte 3 Escreva romanos. Escreva siglas por extenso nmeros por extenso, nunca ordinais ou

Espelho: a previso e a ordem na qual as notcias sero apresentadas em cada edio, especificadas em seus formatos e duraes. um esquema que serve de orientao para o editor-chefe de cada telejornal (que quem o administra) e para a rea tcnica da emissora se nortearem enquanto o jornal est no ar.

ROTEIRO : 1

You might also like