You are on page 1of 7

RESENHA

KAFKA: ENTRE O BRILHO DA JUSTIA E A BELEZA DOS ACUSADOS Ana Gabriela Mendes Braga

Sumrio: Introduo - 1. Diante da Lei - 2. Na Colnia Penal - 3. O rastelo e O processo: dois poderes em exerccio - 4. Consideraes Finais: o brilho que ofusca e a beleza esquecida - Bibliografia

Resumo: Este artigo busca compreender como a justia e a punio ganham forma na construo kafkiana a partir da anlise da parbola Diante da Lei e da novela Na Colnia Penal. Esses dois escritos de Kafka retratam formas diferentes de exerccio do poder. Enquanto em Na Colnia Penal ainda se observa o exerccio do poder soberano com a aplicao da punio exemplar, em Diante da Lei (e em O Processo) o poder assume a forma da disciplina e vigilncia, em um exerccio burocratizado e annimo. Tanto em um, quanto em outro, o acusado no consegue se afirmar perante A Lei, seu brilho o ofusca e sua mquina implacvel- mas, aos olhos de Kafka, ainda resta aos acusados a beleza.

Palavras-Chave: Kafka. justia punio - Na Colnia Penal - Diante da Lei

INTRODUO Conforme revelam os escritos ntimos de Kakfa (dirios e cartas), a literatura para ele era necessria, urgente. A formao jurdica e o emprego burocrtico em uma companhia de seguros garantiam o seu sustento material, mas a literatura era o seu alimento.

O ofcio de escritor era superdimensionado em relao s demais reas da vida do autor e de alguma forma, as absorvia. Em Kafka, os conflitos familiares (principalmente com o pai), o ofcio do artista, o universo jurdico, tudo se torna literatura.

Kafka conhece por dentro o mundo da justia que descreve, sem, no entanto, estar dentro dele. Percorre os meandros desse sistema na pele de personagens que pouco compreendem seu funcionamento, justamente porque este funcionamento no dado a compreenses - ao menos no para aqueles a quem a lei se dirige, ou sob quem pesa a autoridade.

O poder, em Kakfa, assim como em Foucault, assume diversas formas. exercido sob a forma da autoridade tradicional paterna em O Veredicto e Carta ao Pai. No exerccio da soberania em Na Colnia Penal. E, de forma mais pessoal e annima, tpica da modernidade, como nas obras O Castelo e O Processo, nas quais o homem confrontado com a burocracia impenetrvel do aparelho estatal.

Nesse pequeno artigo, me debruarei especificamente na anlise da parbola Diante da Lei e da novelaNa Colnia Penal. No tenho o objetivo de demonstrar qual a verdade ou a moral que permeiam essas histrias, mas sim de compreender, a partir delas e de seus personagens, quais formas de justia e de punio esto presentes na construo kafkiana.

a partir da ao do poder sobre o indivduo que Kafka constri suas narrativas, da o papel especial que os acusados ocupam em sua obra. Na anlise de Walter Benjamin, a beleza no mundo kafkaniano s aparece nos lugares mais obscuros, ou seja, entre os acusados:

um fenmeno notvel, de certo modo cientfico... No pode ser a culpa que os faz mais belos... no pode ser o castigo justo que desde j os embeleza... s pode ser um processo movido contra eles, que de algum modo adere a seu corpo Kafka, apud Benjamin (1994, p. 141).

O mais intrigante que essa beleza mencionada por Benjamim e pelo prprio Kafka no fruto da promessa de um belo futuro ou da certeza de, em algum momento, despertar do pesadelo cotidiano, mas ao contrrio, da desesperana dos acusados. A identificao de Kafka com tais personagens aparece na confidncia ao amigo Max Brod: h esperana suficiente, infinita mas no para ns.

1. DIANTE DA LEI

Em relao ao tribunal voc se engana- disse o sacerdote- Nos textos introdutrios lei consta o seguinte, a respeito desse engano... (Kafka, 1995-A, p. 230).

As palavras do capelo do presdio ao introduzir a parbola Diante da lei[1] a Joseph K dizem muito sobre a histria que as seguir. Primeiro pelo fato dela constar dos textos de introduo lei. Tecnicamente, os textos que introduzem as leis so denominados exposio de motivos, e neles o legislador expe os valores e intenes que nortearam a elaborao da lei. O fato de esse texto preceder a lei (e aqui no so diversas leis, mas A Lei), soa quase como um alerta aos desavisados: a existncia de um texto legal no garante o acesso justia e ao significado da lei.

Depois, por j anunciar um engano na forma como o indivduo- e aqui tanto Joseph K quanto o homem do campo- v a justia. Um abismo- ou infinitas portas- separam o homem comum da lei. O mito da racionalidade moderna representado no primeiro pensamento do homem do campo ao deparar com a justia: A Lei havia de ser acessvel a toda a gente e sempre, pensa ele e, portanto, no poderia haver tantas dificuldades para adentrar no mundo da Justia.

Na parbola um homem do campo pede ao porteiro que o deixe entrar na lei. Este lhe responde dizendo que possvel, mas no naquele momento. Passa-se o tempo, o homem espera; ele, o porteiro e a porta, aberta como sempre.

Desde o incio, o porteiro o desafia a penetr-la: "Se tanto te atrai, experimenta entrar, apesar da minha proibio. Contudo, repara sou forte. E ainda assim sou o ltimo dos guardas. De sala para sala esto guardas cada vez mais fortes, de tal modo que no posso sequer suportar o olhar do terceiro depois de mim".

Porm, este guarda apenas o primeiro dos inmeros obstculos que se apresentam ao homem que se aventura na busca pela justia. Nem mesmo o guarda que fala ao homem do campo parece conhecer os meandros da justia para alm da porta que protege. Ele mesmo teme e no pode suportar o olhar de outro que lhe superior; ele mesmo parece desconhecer o interior da justia. Sua ao limitada e localizada. Segue realizando, com indiferena, pequenos interrogatrios; aceita suborno, ainda que saiba que nada pode fazer pelo homem do campo -"Aceito apenas para que te convenas que nada omitiste". Ainda que aparea como o homem da lei perante o outro, pouco conhece os recintos que guarda.

Se o acesso justia cotidianamente negado ao homem comum, em contrapartida, as portas de entrada da justia criminal esto sempre abertas. No para que o homem conhea o seu funcionamento, mas ao contrrio, para que seja capturado por suas engrenagens.

A natureza do processo resulta, pois da articulao entre a invisibilidade de um tribunal e o ocultamento de uma Lei, entretanto avassaladora. (...) A prpria Lei governa a aleatoriedade dos procedimentos. Oculta, comanda a invisibilidade das cmaras que a aplicam. Sua lgica ser inacessvel ao olhar da sociedade. Da, entretanto, declarar sua inexistncia ser um salto mortal. A lgica da lei no menos lgica porque os que comandam no so publicamente nomeveis (Lima, 1993, p. 104)

O sistema de justia criminal exerce seu controle de forma seletiva e violenta, privilegia o ingresso nos seus espaos de algumas pessoas, ou classes de pessoas; fazendo muitas vezes com que o nico contato do indivduo com a justia e com o poder pblico seja por meio da polcia, do acusador ou do juiz que o condena.

Nesse sentido, a justia implacvel. O indivduo no acessa a Justia, mas ela chega a ele. O homem, na cidade ou no campo, permanece desconhecendo a lei, porm, j no desconhecido dela, passa a ser penetrado pelo controle e marcado pela punio - como em O Processo e Na colnia penal, respectivamente.

"Aqui ningum mais, seno tu, podia entrar, porque s para ti era feita esta porta. Agora vou me embora e fecho-a". A frase que encerra Diante da Lei talvez d conta da complexidade da relao do homem comum com a lei. Ao mesmo tempo em que a dimenso de justia que se esconde atrs da porta no est ao seu alcance, h uma porta, e ao menos um guarda, que cuidam da sua msera existncia, que o vigiam para que ele permanea no mesmo lugar: distante da lei e controlado por ela.

Diversas leituras da parbola convergem para a mesma interpretao: o que impede o homem do campo de entrar na lei a falta de confiana em si mesmo, e sua covardia no enfrentamento de um sistema de difcil penetrao.

Para Michael Lowy (1989, pp. 71-72), o guardio da porta que impede ao homem do campo o acesso lei representa uma ordem do mundo fundada sobre a mentira, o homem do campo deixou-se intimidar, no a fora que o impede de entrar, mas o medo, a falta de confiana em si, a falsa obedincia autoridade, a passividade submissa.

No mesmo sentido, Marthe Robert (1979, p. 173) afirma que o homem do campo est perdido porque no ousa colocar a sua lei pessoal acima dos tabus coletivos, dos quais o guardio personifica a tirania.

Logo no incio de O Processo, o prprio Joseph K, a quem o capelo do presdio narra a parbola, pensa que a melhor forma de se livrar dos guardas que o acusam, seria no dar-lhes importncia e simplesmente abrir a porta, mas ele mesmo no ousa faz-lo (Kafka, 1995-A, p. 13).

Em nenhum momento o guardio diz que no possvel a entrada, apenas repete: possvel, mas no agora. Passam-se anos e o homem segue esperando em vo. Curvado, passivo e resignado, ele no adentra a porta. Espera sentado no banquinho, e ao final da vida, v a porta se fechar.

A minuciosa caracterizao do porteiro e a auto-exaltao de seu poder contrastam com a insignificncia do homem do campo. Dele, s se sabe que um homem do campo, e isso, mais que tudo, parece defini-lo. H. Politizer (apud Lima, 1993, p. 110) chama ateno para o significado da expresso homem do campo em hebraico (amhorez): um ignorante na doutrina, pobre e inculto, que s compreende o que pode apreender pelos sentidos, o que no o caso da lei.

Da outra face importante da relao do indivduo com a lei. A simplicidade do homem conforma sua atitude diante da lei, e faz dele alvo fcil do sistema: Faz parte da natureza desse sistema judicial condenar no apenas rus inocentes, mas rus ignorantes presume Kafka (Benjamim, 1994, p. 140).

A fala de Joseph K ao capelo, enquanto discutiam o sentido da parbola, denota o quanto a produo do saber jurdico e a interpretao de seus preceitos so reservadas a poucos: Estava cansado demais para ter uma viso de conjunto de todas as conseqncias da histria; eram inclusive raciocnios no habituais a que elas o levavam, coisas irreais, mais apropriadas discusso para o crculo de funcionrios do tribunal do que para ele ( Processo,p. 238)

Em Sobre a Questo das Leis, Kafka atribui o monoplio da produo e interpretao das leis nobreza. Somente esse pequeno grupo teria acesso aos dizeres da lei, para inclusive, quando necessrio, colocar-se fora dos limites legais. A impossibilidade de interpretarmos o texto da lei nos leva ao desconhecimento das regras que nos regem. Isso nos mortificante, e ao mesmo tempo, provavelmente inevitvel.

certo que na obra de Kafka o direito escrito existe nos cdigos, mas eles so secretos, e atravs desses a prhistria exerce seu domnio ainda mais ilimitadamente (Benjamim, 1994, p. 140)

2. NA COLNIA PENAL

- Ele no conhece a prpria sentena? - Seria intil anunci-la. Ele vai experimentar na prpria carne (Kafka, 1995, p. 40)

Cabe ao culpado levar luz do dia sua condenao e a verdade sobre o crime que cometeu. Seu corpo mostrado, passeado, exposto, supliciado, deve ser como o suporte pblico de um processo que ficara, at ento, na sombra; nele, sobre ele, o ato de justia deve-se tornar legvel para todos (Foucault, 2002, p. 38)

A novela Na Colnia Penal se passa nos trpicos. Um lugar quente, isolado, atrasado. L a culpa inequvoca e a punio exemplar. No h julgamentos so considerados muito demorados, trabalhosos e falhos. Assim, o oficial decide quem culpado segundo um preceito do antigo comandante: a culpa sempre indubitvel.

A colnia conta com um instrumento punio muito particular: o rastelo, mquina obsoleta, cujas agulhas marcam a transgresso no corpo do condenado e reafirmam o poder da lei. E, ser justamente a engenharia dessa forma de punio (a mquina e suas engrenagens) o centro da novela de Kafka.

A chegada de um estrangeiro incumbido de avaliar o instrumento punitivo da colnia revela o atraso da forma de justia dos trpicos em comparao com as novas formas de poder em exerccio na metrpole. Porm, mesmo aos olhos dos prprios habitantes da colnia, essa forma de punio (carnal, dolorida, pblica) j parecia ultrapassada. Ningum mais acompanhava a ao do rastelo, o que comprometia a eficcia da punio exemplar, uma vez que preciso pblico para dar exemplo.

Lima (1993, p. 82) chama ateno para a importncia da condio de estrangeiro do explorador, enquanto elemento externo que poderia colocar em dvida e por fim recusar a legitimidade da sentena. O explorador considera a forma de justia da colnia um procedimento injusto, e a execuo inumana, cruel.

3. O RASTELO E O PROCESSO: DOIS PODERES EM EXERCCIO

A forma de exerccio de poder presente em Na Colnia Penal difere da existente em O Processo. De acordo com Lima (1993, p. 106) no se trata da mesma justia. A distncia tropical permitia a persistncia de prticas

condenveis na Europa, uma reminiscncia da forma de justia anterior, com seu carter exibitrio e a retrica da tortura.

As ideias iluministas e as Revolues do sc. XVIII ocasionaram profundas mudanas no sistema de justia ocidental, e na forma do homem relacionar-se com ele. Os procedimentos se tornaram cada vez mais racionais e burocrticos, e a punio pretensamente mais humana.

A partir de ento, uma srie de textos proclamando direitos e garantias individuais passam a ser publicados- a comear pela Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, de 1789, que diz no seu art. 1 queOs homens nascem e permanecem livres e iguais em direitos.

A racionalidade moderna prescreve que as leis devem ser claras, o julgamento justo e equnime e as penas humanizadas. Marqus de Beccaria - com sua obra Dos delitos e das penas (1764) - ao lado de Rousseau e Montesquieu, foi um dos precursores dessa nova filosofia humanizadora, principalmente no campo penal.

O poder soberano d lugar ao exerccio de um poder disciplinar, materializado no modelo do panptico benthamiano. Apesar das instituies disciplinares j existirem anteriormente, foi na modernidade que a disciplina se fixou como forma social do poder. Segundo Foucault (2002, p. 118), apenas no decorrer dos scs. XVII e XVIII que as disciplinas se tornaram formas gerais de dominao, expandindo sua ao para alm das instituies de confinamento.

A soberania, caracterizada pela figura do soberano e por relaes de dominao, foi a forma de poder que prevaleceu desde a Idade Mdia at o sc. XVI. O poder soberano era descontnuo e lacunar, e tinha por objeto o territrio, no o indivduo: no estava preocupado com a forma que a populao vivia, mas apenas com o sucesso no exerccio do confisco e do controle territorial.

Nesse momento, a priso ainda no era a pena por excelncia. Os suplcios prevaleciam enquanto punio exemplar: agindo sobre o corpo dos sditos, impingindo-lhes um sofrimento calculado e pblico, com o intuito de exaltar o poder do monarca, reafirmando sua soberania sobre aqueles que se mostram inimigos do rei.Tampouco havia se desenvolvido o modelo acusatrio na determinao do juzo da culpa, que pressupe (ao menos formalmente) o respeito ao devido processo legal e s garantias individuais.

O rastelo lembra a punio exemplar dos suplcios, narrados por Foucault no incio de Vigiar e Punir. A violncia impingida pelos suplcios, ainda que bruta e descomunal, no carecia de racionalidade. Ao contrrio, milimetricamente calculada, medida quantitativa e qualitativamente, proporcional ao mal cometido e organizada de forma ritualstica, com o fim de assegurar a perpetuao do poder soberano sobre o indivduo. A exemplaridade da punio, seu detalhamento, assim como sua inscrio no corpo, podem ser facilmente reconhecidos na descrio do mecanismo do rastelo:

- Nossa sentena no soa severa. O mandamento que o condenado infringiu escrito no seu corpo com o rastelo. No corpo deste condenado, por exemplo o oficial apontou para o homem- ser gravado: Honra o teu superior! (Kafka, 1995, p.13)

Com o fim do Antigo Regime, os suplcios daro lugar priso, elevando-a enquanto pena por excelncia, enquanto uma forma racional e pura de punir, supostamente no-violenta, e por isso, compatvel com os preceitos do Estado Moderno. As tintas fortes usadas pelo poder soberano e a centralizao do poder na figura do monarca vo sendo substitudas pelas disciplinas, cujo exerccio annimo e discreto, no situvel em um espao ou identificvel em uma pessoa- da a dificuldade de K. ao percorrer os meandros do sistema de justia.

O interessante que, apesar do Processo funcionar dentro de outro paradigma de justia, mais racional, burocratizada e formalizada, isso no garante ao acusado que tenha acesso ao procedimento, nem a possibilidade de fala nesse espao. Joseph K. no tem mais informaes acerca da sua acusao que o soldado de Na Colnia Penal, e acaba to morto quanto ele, s que sem pblico.

4. CONSIDERAES FINAIS: O BRILHO QUE OFUSCA E A BELEZA ESQUECIDA

O Messias vir a partir do instante em que o individualismo mais desregrado for possvel na f (- quando no houver ningum para destruir essa possibilidade e ningum para tolerar essa destruio, ou seja, quando os tmulos se abrirem.

O Messias s vir quando no for mais necessrio, s vir um dia depois de sua chegada, no vir no ltimo, mas depois do ltimo dia

(aforismos de Kafka datados no ano 1917, fonte Lowy, 1989, p 72)

Ningum vir salvar K., o soldado ou o homem do campo. No h essa possibilidade, e ainda assim h esperana?

Lowy (1989, p. 75) analisa a ideia de messianismo negativo em Kafka relacionando os dois aforismos:Redeno messinica ser obra dos prprios homens, no momento em que, seguindo a lei interna de cada um, fizerem desabar as coeres e autoridades exteriores.

As personagens de Kafka parecem-nos pequenas para to grande recusa. O brilho da lei parece ofuscar seus olhos, no vem a luz no fim do tnel, a porta aberta, a possibilidade de resistncia. Os acusados so convencidos de sua pequenez pelas falas das autoridades. A Lei, poderosa e desconhecida, reafirma seu poder sob o indivduo por meio de seus guardadores. O pai afirma, em O Veredicto: Cuidado para no se enganar! Continuo sendo de longe o mais forte (Kafka, 1995, p. 24). Assim como o porteiro, em Diante da Lei: Contudo, repara sou forte. E ainda assim sou o ltimo dos guardas. De sala para sala esto guardas cada vez mais fortes(Kafka, 1995-A, p. 231)

A mesma submisso e passividade do homem do campo frente autoridade, Kafka encontrava no pblico que atendia na companhia de seguros: Como essa gente humilde (...) Vm aqui para mendigar. Em vez de atacar o Departamento e tomar o que seu, vm mendigar (Lowy, 1989,p. 76).

Modesto Carone aponta para o apelo de Kafka escondido em Diante da Lei, uma mudana revolucionria no padro de relacionamento do indivduo com a lei:

o homem do campo s teria sido capaz se estivesse esclarecido, ou melhor: se tivesse conhecido a lei no como um objeto externo e inacessvel, mas como a lei da identidade dele consigo mesmo- momento em que a parbola sem chave de Kafka tornaria patente a alienao do homem no mundo administrado... (Carone, 2009, p. 91, grifo nosso)

A exigncia da afirmao da autonomia tica do sujeito aparece na fala de Georg Bendemann em O Veredicto: Seja como for, porm aja sem qualquer escrpulo e segundo o que achar melhor (Kafka, 1995, p. 15). A auto-determinao do sujeito frente s engenharias do poder e s expectativas sociais parece ser a nica liberdade possvel para Kafka, assim como para Michel Foucault.

O sujeito, para Foucault, algum preso sua prpria identidade pela ao do poder e do saber. Ele se constri a partir de mecanismos de normalizao, que esto sempre atrelados a um saber que o justifica. O sujeito

fruto da tecnologia disciplinar regido pela norma, em oposio ao sujeito antigo que era regido pela tica na relao consigo mesmo (Foucault, 2005).

Apenas nesses espaos, o indivduo poder relacionar-se eticamente consigo mesmo, fazer escolhas e produzir sua prpria subjetividade. A autonomia tica proporciona ao indivduo a liberdade e a responsabilidade de se autodeterminar. nesse sentido que Foucault afirma (2005, p.239) Temos que promover novas formas de subjetividade atravs da recusa desse tipo de individualidade que nos foi imposto h vrios sculos.

BIBLIOGRAFIA

BENJAMIN, Walter. Magia e tcnica, arte e poltica: ensaios sobre literatura e histria da cultura. So Paulo: Brasiliense, 1994.

BLANCHOT, Maurice. A parte do fogo. Rio de Janeiro: Editora Rocco , 1997.

CARONE, Modesto. Lies de Kafka. So Paulo: Cia das Letras, 2009. FOUCAULT, Michel. Histria da sexualidade I: A vontade de saber. Rio de Janeiro: Edies Graal, 2005.

_________________. Vigiar e Punir. Histria da violncia nas prises. Petrpolis: Vozes, 2002.

KAFKA, Franz. O Processo. Trad. Modesto Carone. So Paulo: Brasiliense, 1995- A.

_____________. O Veredito e Na colnia penal. Trad. Modesto Carone. So Paulo: Brasiliense, 1995.

LIMA, Luiz Costa. Limites da voz: Kafka. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

LWY, Michael. Redeno e Utopia, So Paulo: Cia das Letras, 1989.

ROBERT, Marthe. Seul comme Franz Kafka. Calmann Levy, 1979.

Ana Gabriela Mendes Braga

Mestre e doutoranda do Departamento de Direito Penal, Medicina Forense e Criminologia da Universidade de So Paulo. Professora universitria. Coordenadora adjunta dos grupos GDUCC e GETCrim (FDUSP) e pesquisadora do NADIR Ncleo de Antropologia do Direito da Universidade de So Paulo.

You might also like