You are on page 1of 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

PET Engenharia Civil/ UFSC Reunião Cultural
Assertividade:
Organização: André José Campos Algumas questões para avaliar sua assertividade: Em uma escala de 0 a 10, dê a nota de acordo com a seu conforto na situação, onde 0 é totalmente confortável e 10 é totalmente desconfortável. : 1) Pedir um favor a alguém 2) Pedir ajuda 3) Dizer a alguém de que você gosta que ele/ ela fez algo que incomodou 4) Admitir seu desconhecimento sobre um assunto em discussão 5) Perguntar a alguém se você o ofendeu 6) Discutir com uma pessoa que criticou seu comportamento 7) Expressar opinião diferente da pessoa com quem conversa 8) Criticar um amigo 9) Criticar um cônjuge 10) Expressar sua opinião a alguém que você não conhece muito 11) Contradizer alguém, mesmo sabendo que vai decepcioná-lo. 12) Cumprimentar alguém por sua competência ou criatividade

O comportamento assertivo é o que torna a pessoa capaz de agir em seu próprio interesse e ser empático (colocar-se no lugar do outro para compreender a situação) Por exemplo. deixou de ser assertivo. sempre. Na vida pessoal a assertividade traz bem-estar porque a pessoa sente que tem as rédeas da própria vida em suas mãos. Mas o que é ser assertivo? Assertividade significa afirmativa ou asserção naquilo que se acredita verdadeiro. você aceita o convite. Exemplos: Podemos concluir que fulano não gosta de você porque outro dia ele . porque os riscos da desaprovação social são grandes demais para serem enfrentados. por não querer magoá-lo. seja ele de amigos ou profissionais. São pessoas autoconfiantes. você chega cansado em casa e toca o telefone. se auto-avaliar para modificar padrões de pensamentos e valores pessoais. nas quais todos os envolvidos sentem-se confortáveis e comprometidos com os resultados a serem alcançados. sem. Mas se a assertividade somente traz benefícios. ou seja. porque é tão difícil ter atitudes assertivas? A resposta está no sentimento de perda. O grau de risco de perda é diretamente proporcional ao grau de auto-estima da pessoa. É um amigo convidando-o para um bar. Sua vontade é dizer não. você está afirmando o seu “Eu”. Acreditam em sua capacidade de agir e gerar resultados eficientes para todos os envolvidos em seu ambiente. Essas crenças surgem de conclusões inferidas do que observamos e nem sempre comprovadas. O comportamento assertivo constrói uma comunicação saudável dentro de um grupo. sem arrogância ou agressividade. de ser humilhado. Toda pessoa assertiva tem uma auto-estima positiva e procura. Nas relações interpessoais. assertividade se refere a uma atitude positiva de respostas. A assertividade diminui aquela necessidade de ter aprovação obrigatória de outras pessoas sobre seus atos. ao mesmo tempo em que há uma afirmação de direitos. São pessoas que conseguem se comunicar sem ansiedade e constrangimento. A pessoa com auto-estima de média a baixa é altamente dependente e demonstra pouca iniciativa e autonomia. por isso a assertividade está ligada a pessoas que têm auto-estima positiva e sabem fazer o seu marketing pessoal e/ou profissional. A assertividade também modifica crenças. violar os direitos dos demais. independentes e que sabem o que querem. Pode ser o medo de perder o emprego. Com isso a pessoa torna-se mais autoconfiante e com sua auto-estima equilibrada. de perder o amor de uma pessoa. opiniões e sentimentos. porém. acrescidas pela nossa experiência passada. Ao ser assertivo com o seu interlocutor.UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PET Engenharia Civil/ UFSC Reunião Cultural Assertividade A necessidade de assertividade nas pessoas gera centenas de workshops e livros de auto-ajuda. porém. Você acaba de dizer sim quando queria dizer não. mas talvez. São pessoas capazes de expressar suas idéias.

suspira de impaciência. mas olha para frente mais do que para o chão. espera que as pessoas compreendam o que ele deseja. uma postura de corpo frente a frente. solicita aprovação.. gerando desconforto. Simples. mas olha para frente mais que para o chão. Lacônico. porém isso não é fácil de ser feito devido ao sentimento de perda mencionado anteriormente. em seguida. ele olhou para o relógio e sugeriu que você apresentasse em outro dia.não o cumprimentou no corredor da empresa ou grupo de trabalho. percepção adequada na hora de falar. Mas como você reagiria nessas situações? Enfrente a situação e equacione suas dúvidas. Exasperado. Justifica-se excessivamente. A falta de assertividade pode gerar três tipos de comportamentos: PASSIVO Ansioso por evitar o confronto. costuma ficar muito preocupado com a opinião dos outros a seu respeito. Quem possui esse comportamento utiliza um mínimo de contato visual possível. esse tipo de comportamento serve para expressar uma hostilidade oculta. Possui postura fechada. Ações: Culpa-se de tudo. Ainda. o indivíduo com uma personalidade agressivopassiva concorda em realizar tarefas que ele realmente não deseja fazer e. mexendo as mãos de forma inquieta. Acreditar que sua namorada(o) não gosta mais de você só porque ela(e) recusou um convite para jantar. Expressão corporal: Evita o contato visual com o entrevistador. Normalmente. tom de voz claro e firme. Freqüentemente. Conseqüentemente. Concluir que fulano acha você incompetente porque quando você apresentava sua idéia na reunião. Expressão corporal: Mínimo contato visual. começa a minar sutilmente a sua realização. entretanto faz com que as pessoas se sintam culpadas em pedir-lhe as coisas. AGRESSIVO-PASSIVO Apresenta comportamento misto. encolhe sua postura. Quieto. Comportar-se com assertividade envolve olhar nos olhos do interlocutor. . Cede facilmente. gestos coerentes com a mensagem transmitida. Tais atitudes geram simpatia. usa expressões como “não posso acreditar no que estou ouvindo”. sua voz sai trêmula. palavras pertinentes que evoquem recursos positivos. sem dar maiores explicações. como críticas ácidas e zombar dos outros. com uma fala confusa e atitudes defensivas. Comportamento freqüentemente encontrado em pessoas que querem se afirmar sem terem poder para tanto e cujo objetivo encoberto é o controle e punição dos outros. com elementos de agressividade e passividade. mesmo às custas de si próprio. Todas essas situações e tantas outras do cotidiano podem mudar a relação que você tem com aqueles que estão ao seu redor. geralmente. evita a abordagem direta. evitando falar pelo lado negativo. expressão facial que reforça o conjunto das idéias. odeia o assunto.

A pessoa mostra-se autoritária. interrompe o outro. . e estes escolhem a personalidade assertiva porque prevêem que não haveria problemas internos em um grupo e com isso maior produtividade. Sente-se superior e. se você for assertivo com aquele que tem comportamento agressivo. cuidado para não passar a imagem de que você é agressivo. contudo. faz alusões sarcásticas. Da mesma forma. este vai perceber que há limites para sua agressividade. tem senso de humor irritante. AGRESSIVO É caracterizado pela necessidade de dominar o outro. a soma dos pontos maior do que 59 é um indicativo de necessidade de melhora na assertividade. tem dificuldade de ouvir e é irônica. Faz “acerto de contas” indiretamente. É fácil identificá-lo. aquele que é passivo começa a ter maior autoconfiança. portanto. Por isso é importante olhar nos olhos e ter uma postura firme perante o interlocutor quando você deseja ser assertivo. por isso menospreza. intolerante. Uma pessoa quando opta pela agressividade é capaz de passar por cima do outro para atingir seus objetivos. Conseqüência para o comportamento passivo: Baixa auto-estima Comportamento inadequado Atitude de autodepreciação Baixa produtividade Observação: No questionário da primeira página.É superficial em suas relações interpessoais. já que acredita que os outros não percebem seu comportamento manipulador. Tem preguiça para realizar tarefas. Ações: Dá respostas indiretas. “dona da verdade”. Assertividade gera assertividade. Nas dinâmicas de grupo esses comportamentos são avaliados por psicólogos. Não se envolve com pessoas nem com as situações. fala alto. deprecia e desrespeita os diretos do outro. Tenta desvalorizar a inteligência do outro. ineficácia e mau humor.