You are on page 1of 9

COORDENAÇÃO DE TELECOMUNICAÇÕES CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM REDES DE COMUNICAÇÃO

PROJETO DE ESTRUTURAÇÃO DA REDE DO CIAE PARTE 1

Daniel Araújo Tormin Everton José Vieira

GOIÂNIA 2009/2

O projeto de aperfeiçoamento desta rede não observará aspectos de lucros financeiros. o CIAE possui um rack que recebe sinal vindo do servidor do IFG e distribui por cabeamento para todas as salas. No aspecto físico.1.1. 1. aulas práticas usando os recursos da rede. Conhecendo o negócio A rede do CIAE é exclusivamente de cunho acadêmico e sem fins lucrativos. 1. sendo cinco para uso dos alunos em aulas práticas com disponibilidade ao acesso à internet. Os laboratórios estão sob a responsabilidade do professor Carlos que está trabalhando para a melhoria da rede do CIAE. . Cada sala possui um pequeno armário com um Hub distribuidor. Objetivo da rede O objetivo da rede do CIAE é puramente acadêmico no sentido de proporcionar aprendizado e conhecimento para os usuários através de pesquisa. A coordenação do CIAE é de responsabilidade da servidora Andréia que conta também com o apoio de alguns professores que fazem parte da Coordenação de Informática e com a ajuda de estagiários e bolsistas que ficam na parte de recepção e de manutenção dos laboratórios. equipamentos. laboratórios. simulações. RESTRIÇÕES DO NEGÓCIO 1.3. Há também no CIAE um acess point que gera sinal wirelless.2. com a melhoria ao acesso à internet. diminuir o congestionamento do tráfego e garantir uma rede mais segura e de melhor benefício para o crescimento acadêmico dos alunos. Estrutura organizacional O CIAE é dividido em oito salas. basicamente. mas se preocupará. aplicativos disponibilizados.

A rede precisa ser rápida e bem estruturada para evitar congestionamentos.1. A rede wirelless é mal distribuída fazendo com que o sinal seja fraco em algumas salas do departamento. congestionamento e problemas de segurança. é importante o desenvolvimento deste projeto a fim de se ter uma análise das necessidades e restrições desta rede. O IFG fará uma nova rede no CIAE.5. Estes e outros fatores precisam ser observados para uma melhor performance da rede. por isso. O planejamento e gerenciamento da rede devem ser bem executados para evitar indisponibilidade. pesquisas e aulas práticas laboratoriais. A rede cabeada precisa ser distribuída através de switchs e roteadores para melhorar o tráfego e disponibilidade. Há a necessidade de um servidor próprio para melhor gerenciamento e segurança da rede.6. Aplicações utilizadas na rede Aplicações diversas serão necessárias para que os objetivos da rede do .4. Os equipamentos precisam de robustez para rodar os diversos aplicativos que serão utilizados pelos professores em suas aulas. 1. Escopo da rede A rede do CIAE possui algumas limitações devido a atual estrutura física e lógica. 1. além de pessoal qualificado para cuidar do gerenciamento e manutenção da rede. A rede wirelless precisa ser centralizada para melhor distribuição do sinal. Critérios para o sucesso O CIAE precisa de uma rede que atenda tanto a necessidade dos professores em relação aos recursos didáticos e laboratoriais para usufruto de suas aulas e também a necessidade dos alunos em ter equipamentos de informática disponíveis para o aprendizado. A estrutura com distribuição por hubs não é a ideal devido ao tamanho da rede e as características que ela precisa ter para atender suas necessidades e objetivos.

2. Sites e aplicações bem dimensionadas para um ritmo veloz já seria um problema já que a rede.3. laboratórios práticos.1. o departamento não possui servidor nem roteador. programação. Aplicações podem ser adicionadas já que os hosts em questão encontramse bem projetados em termos de hardware. A . o espaço físico encontra-se reduzido. gerenciamento e segurança de redes. de forma geral. 2. a estrutura de distribuição é toda feita em cima de hubs. design gráficos. 2. acesso controlado à internet. a arquitetura interna da mesma é composta pelo cabeamento e distribuição do sinal de internet. e alguns laboratórios estão equipados com capacidade máxima. Escalabilidade A rede do CIAE no IFG de acordo com as analises feitas possuem pouco espaço para aumento.CIAE sejam alcançados. além de aplicativos para cálculos. que além de ser ineficiente é vulnerável. Serão necessárias aplicações que envolvam transferência e compartilhamento de arquivos. entre outros. Disponibilidade A rede é feita com dois pontos em cada departamento. não se encontra bem dimensionada. A distribuição da rede no CIAE é feita através de hubs. RESTRIÇÕES TÉCNICAS 2. no departamento estudado os dois pontos são distribuídos através de um rack principal (rack-04) e a estrutura de redes baseadas em hub. Arquitetura de rede do CIAE Arquitetura de rede do IFG se divide em departamentos sendo que a parte analisada é uma parte independente.2.

as perdas ficam em torno de 8. Todo o acesso é liberado. às vezes fica inutilizada por tais motivos. Com estes dados chegam-se as conclusões que a disponibilidade fica em torno de 95%. 2. de acordo com alguns cálculos realizados. a internet que seria utilizada.99% disponível.5. deste modo podemos inferir que no horário de aula a banda sempre se encontra saturada. desempenho baixo em relação a outras que chegam a ficar 99. uma fonte particular dada pela concessionária OI.4 horas semanalmente. assim como downloads e aplicações que consomem muita banda.br. Durante o período letivo a mesma sempre se encontra lenta.rede de maneira geral possui duas fontes.4. Downtime (custo de tempo parado) Levando-se em consideração que cada aula de ensino superior dura cerca de 1 hora e meia e que por dia a rede fica down por volta de 1. com este estudo e alguns cálculos. os resultados foram . O problema com a saída para internet é grande. 36. a internet fica 1.google. já que a saída contrata é empresarial e possui banda máxima garantida pela operadora. podemos claramente dizer que a cada dia letivo. 2.com.2 horas ou mais por dia sem comunicação. uma aula ou mais fica prejudicada por falta de internet. A utilização máxima desta rede fica por volta de 10 Mb/s.2 horas. Alguns testes experimentais realizados. razão do problema é a falta de servidores que bloqueiam os acessos indevidos. e outra dada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa. consistiram em executar o comando ping em um site bastante conhecido www. uma aula fica prejudicada.5 horas mensalmente e 438 horas anualmente. 126 aulas ficam prejudicadas durante o semestre. De acordo com o calendário acadêmico cada semestre possui 126 dias letivos então se considerarmos que em cada dia letivo. Desempenho A rede estudada possui a capacidade de 10 Mb/s. pois é comum a rede estar sem internet.

Em contato com alguns alunos. 2. pode se pegar os mesmos de todos os computadores que trafegam no momento. é simples o acesso a senhas e usuários de sites de relacionamentos. divide e mostra a área de cabeçalho e payload do pacote. Se uma pessoa mal intencionada utiliza o capturador de pacotes que é instalado nas maquinas para aulas práticas e utilizam uma configuração para pegar todos os pacotes que passam pela rede. os sinais elétricos são mandadas a todas as placas de rede.simples por volta das 7 horas da manhã consistiram em tempo de resposta de 80 a 100 ms. Este teste realizado de forma empírica comprova o excesso de tráfego na rede. outros informaram que assistem vídeos. o que implica que numa simples captura de pacotes. Outro problema é o uso indiscriminado da internet. .6. o que mostra uma vulnerabilidade grande na rede. emails e até bancos. fazem downloads de musicas. Um pequeno exemplo é o aplicativo Wireshark utilizado para estudo de pacotes. filmes. alguns para fins educativos que acabam por baixar distribuições Linux ou alguns aplicativos relacionados às disciplinas. algumas horas depois por volta das 9 horas a resposta consistia em média a 300 ms e após as 10:30 a resposta chegava 500 ms. pode ser utilizado em modo promiscuo sem nenhuma dificuldade já que pelo fato do cabeamento passar todo em hubs. Segurança O estudo feito no departamento CIAE mostra uma segurança precária em relação as informações que trafegam. que captura. programas via torrent e até mesmo seriados. problema grave já que a confidenciabilidade não está garantida na rede. com algumas voltas no departamento é possível ver alunos acessarem e-mails. muitos informaram que utilizam sim a internet para downloads. sites de relacionamentos e até sites de bancos.

III e IV Química Coord. Rack principal Telefoina Dep. Tel Bliblioteca Agrimensura Geomática Coord. CARACTERIZAÇÃO DA REDE EXISTENTE A rede do IFG é construída. basicamente na forma de um anel de fibra óptica. I e II Servidores Rede Conep DHCP Email WEB BD Rede Brt Dep. Estrutura da rede do IFG Roteadores . Turismo CIAE Figura 1.3. A figura 1 ilustra a divisão do IFG na forma de departamentos.

Sala 403-A trabalha com 1 Switch (Catalyst) que distribui sinal do Rack para os hubs e com 4 computadores para coordenação .Sala 402-B trabalha com 20 computadores . CIAE 403-A 403-B 404-A 404-B Figura 2.Sala 401-A trabalha com 23 computadores . Mapa do CIAE Teoricamente cada sala trabalha com 20 computadores ligados a um hub distribuidor da marca 3COM. .Rack-04 Depósito 401-A Armários 402-B Recepção Sw-Rack-04 Coord.Sala 401-A trabalha com Rack-04 de distribuição e alguns computadores depositados (Depósito) .

. .Sala 404-A trabalha com 20 computadores . Na sala 401-A (Depósito) encontra-se o Access Point que dá acesso a rede sem fio do CIAE.Sala 403B trabalha com 20 computadores .Sala 404-B trabalha com 16 computadores O rack é composto por um transceiver que faz a mudança de fibra óptica para cabos UTP. 1 switch gerenciável (3COM) e 1 switch não-gerenciável (3COM).