You are on page 1of 9

iro C

MEMORIAL DESCRITIVO ARQUITETNICO:


1 GENERALIDADES: Trata-se de um edifcio residencial localizado na Rua Gen. Couto de Magalhes, n 822, 838, 846 esquina Rua Filadlfia Bairro Auxiliadora, composto de uma torre de apartamentos, rea total de projeto de 4.932,87 m, com as seguintes caractersticas: 1.1 2 Subsolo: estacionamentos (16), baterias, circulao condominial e central de gs. 1.2 1 Subsolo: estacionamentos (36), circulao condominial e central de gs. 1.3 Trreo: hall social, circulao condominial, portaria, w.c. servio, depsito de lixo, medidores,reservatrio inferior,salo de festas, sanitrios, hall de servios, piscinas e estacionamentos (8). 1.4 2 ao 15 Pavimento: Cada pavimento possui 02 apartamentos, cada apartamento constitudo de: cozinha com churrasqueira, lavanderia, estar/jantar, sacada incorporada ao estar/jantar, circulao ntima, 02 dormitrios, banho social, sute composta de dormitrio e banho privativo. Constitui ainda o pavimento a circulao condominial, hall social e hall de servio totalizando assim 28 apartamentos. 1.5 Casa de mquinas: o pavimento composto de circulao condominial, casa de mquinas e acesso ao reservatrio superior. 1.6 Reservatrio Superior: o pavimento composto dos reservatrios de consumo e o reservatrio de preveno de incndio. 2- INSTALAES DA OBRA: Antes do incio dos trabalhos de construo, ser providenciada a limpeza do terreno, seu nivelamento de acordo com os projetos especficos e a devida proteo da obra com tapumes, conforme exigncias do Cdigo Municipal de Obras e Posturas. A obra ser devidamente identificada por placas de franca visibilidade, quanto responsabilidade tcnica, propriedade e execuo, de acordo com as exigncias especficas.

clemik@portoweb.com.br fone: (0xx) 51 343-0289 Porto Alegre - RS

iro C
]3- TRABALHOS EM TERRA: 3.1 MARCAO DA OBRA: O prdio, com todas as suas dependncias dever ser rigorosamente locado, com trena e aparelhos de acordo com as indicaes dos projetos estruturais e arquitetnicos, obedecendo-se os eixos das paredes e os nveis especficos de cada pavimento. 3.2 ESCAVAES: Quando for o caso, as escavaes para alicerces devero atingir a profundidade necessria para que se obtenha adequada resistncia do terreno em face ao tipo de alicerces utilizados. 3.3 ATERROS: Quando necessrios, sero feitos com material selecionado, isento de materiais orgnicos, em camadas sucessivas de altura mxima de 20cm, convenientemente molhados e aplicados, de maneira a assegurar perfeita estabilidade e resistncia. 4 SISTEMA CONSTRUTIVO: O sistema construtivo a ser empregado ser o tradicional, constitudo de estacas, fundaes, laje de concreto e alvenaria de tijolos de 6 furos. 4.1 FUNDAES: O tipo de fundaes ser especificado atravs de sondagem geotcnica do terreno e do clculo de cargas do projeto estrutural. 4.2 ESTRUTURA: Os elementos de concreto armado, vigas, pilares, lajes, de entrepisos, de cobertura, escadas e reservatrios de gua, sero executados de acordo com o projeto estrutural, sendo que dever ser tomado cuidado especial na execuo das formas para quando for executada a concretagem seja mantido o seu alinhamento e no haja dilatao provocada pela presso do concreto. 4.3 ALVENARIAS: As alvenarias sero de tijolos de seis furos e assentados com argamassa de cimento, cal e areia, com traos adequados e executados obedecendo-se os eixos das vigas de fundaes, devero ser molhados at a saturao antes de serem assentes. Devero ser deixados tacos de madeira de lei, impregnados com piche, nos vos de portas. 5 CONTRAPISOS: Os contrapisos sero com lastro de brita ou cascalho recoberto com argamassa forte de cimento e areia, trao adequado, enriquecido com aditivo impermeabilizante nas propores adequadas, formando espessura mnima de 8cm. O nvel do contrapiso coincide com o nvel do respaldo das cintas ou vigas. A base para execuo dos contrapisos ser o aterro com material selecionado e isento de material orgnico e compactado mecanicamente.

clemik@portoweb.com.br fone: (0xx) 51 343-0289 Porto Alegre - RS

iro C
6 TRATAMENTOS: 6.1 IMPERMEABILIZAO: O respaldo das vigas de fundao ser impermeabilizado com pintura asfltica. O piso do box dos banheiros ser impermeabilizado com hidro-asfalto at a altura de 90 cm nas paredes circundantes As lajes dos terraos das coberturas e floreiras sero devidamente regularizada para posterior execuo da impermeabilizao por firma especializada que oferea garantias dos trabalhos prestados. 6.2 JUNTAS DE DILATAO: quando houver sero executadas com chapas de isopor, na espessura de 10mm e vedadas com mastique adequado. 6.3 ISOLAMENTO TRMICO: Ser executado com manta de l de vidro ou isopor, na espessura de 5cm, nos telhados das coberturas, colocada entre a laje de forro e o telhado. 7 COBERTURA: As reas que no forem abertas no bloco, sero cobertas com telhado de fibro-cimento de 8mm de espessura e a estrutura de fixao em guias, caibros e caibrinhos de madeira de lei devidamente imunizadas com anti-fungicida adequado. A laje de cobertura dos reservatrios superiores devero ser devidamente tratada e impermeabilizada. As algerosas e capeamentos, se necessrias, sero executadas com chapa galvanizada n 2. 8 REVESTIMENTOS: 8.1 EXTERNO: As paredes das fachadas sero chapiscadas com cimento e areia, rebocadas com argamassa mista para posterior revestimento ou pintura, conforme detalhamento especfico do projeto arquitetnico. 8.2 INTERNO: As paredes do vestbulo, estar/jantar, sacada, circulao ntima, dormitrios e circulao ntima, salo de festas, sero chapiscadas com cimento e areia, no trao adequado, posteriormente rebocadas com argamassa mista de trao 1:1:8 de cimento, cal hidratada e areia mdia, peneirada, devidamente desempenado e feltrado, de tal maneira que seu aspecto final seja semelhante ao reboco fino e acabamento com massa corrida e pintura PVA. Os banheiros, lavabos, cozinhas, reas de servio e W. C. servio sero revestidos com azulejos de 1 qualidade, at o teto, acentados com cimento-cola sobre superfcie rebocada. As reas de equipamentos condominiais, tais como sala de reservatrios, medidores, estacionamentos, armrios condomioniais, etc., tero o mesmo acabamento de reboco que as reas privativas dos apartamentos e pintura PVA. A sala de lixo ter pintura acrlica.

clemik@portoweb.com.br fone: (0xx) 51 343-0289 Porto Alegre - RS

iro C
As reas de circulao condominiais nos pavimentos tero o mesmo acabamento de reboco das reas privativas dos apartamentos, aplicao de textura baixa e posterior pintura acrlica. Os muros externos sero rebocados e acabamento com pintura PVA, ou revestimento em pedra natural. 9 FORRO: Nas salas, dormitrios, circulaes privativas, copa/cozinha, reas de servios, as lajes de concreto sero chapiscadas com areia e cimento com trao 1:3 e posteriormente rebocados com argamassa fina com trao 1:1:8 de cimento, cal hidratado e areia fina devidamente desempenada para posterior aplicao de massa corrida e acabamento para pintura em PVA. Os banheiros, lavabos e WCs auxiliares tero seus forros rebaixados com chapas lisas de gesso com superfcie para pintura PVA. Circulao de uso comum, pilotis, salo de festas , sero rebaixados com chapas lisas de gesso e detalhes com molduras de gesso e acabamento com pintura PVA. As lajes de forro da casa de mquinas, sala de reservatrio inferior e recalque, estacionamentos e desvo, sero regularizadas e posteriormente pintadas com tinta PVA. 10 PISOS: 10.1 PISOS QUENTES: 10.1 -.A FORRAO: Os dormitrios, circulao ntima, tero os contrapisos com acabamento para revestimento com forrao extra nylon 6mm. 10.1 - B LMINA DE MADEIRA: Os estar/jantar tero contra-pisos com acabamento para revestimento com lminas de madeira de 15cm do tipo flutuante. Os sales de festas e circulaes condominiais tero detalhes do tipo tabeira com revestimento com lmina de madeira (15cm) do tipo flutuante, nas laterais e centro revestimento cermico de primeira qualidade. 10.2 PISOS FRIOS: 10.2 A PISOS CERMICOS: Os banheiros, lavabos, cozinhas, reas de servio, W. C. de servios, sero revestidos com pisos cermicos de 1 qualidade. Os sales de festas, pilotis e circulao condominial sero revestidos com cermica de 1 qualidade. A sala de lixo e sala de medidores sero revestidos com piso cermico do tipo comercial.

clemik@portoweb.com.br fone: (0xx) 51 343-0289 Porto Alegre - RS

iro C
10.2 B BASALTO SERRADO: as reas de acesso ao prdio, seja social ou estacionamentos, assim como os passeios sero revestidos com basalto serrado nas dimenses especificadas em projeto. 10.2 C CIMENTO DESEMPENADO: As reas de estacionamentos, circulaes de veculos, rampas de acesso de veculos, reservatrio inferior e superior, casa de mquinas, escadas protegidas sero pavimentadas com cimento rgua, com junta de dilatao adequada para evitar fissuras. 11 - ESQUADRIAS: Conforme detalhamento especfico teremos esquadrias de madeira, alumnio e ferro, conforme descrio abaixo: 11.1 ESQUADRIAS DE MADEIRA: Marcos e guarnies em madeira de lei, com acabamento para pintura, folhas ou caixilhos de portas em madeira natural para acabamento com verniz fosco. 11.2 ESQUADRIAS DE ALUMNIO: Contra-marcos, marcos, caixilhos de vidros e guias de persianas plsticas, sero em alumnio com acabamento de pintura poliuretanica. 11.3 ESQUADRIAS DE FERRO: Marcos, caixilhos, e folhas de portas sero em perfis de ferro ou chapa dobrada, primer com tinta anti-ferruginosa e acabamento com tinta esmalte acetinada da mesma cor das esquadrias de alumnio. 12 FERRAGENS: 12.1 DOBRADIAS: Sero no mnimo de 3 e em quantidade necessria para boa sustentao das folhas de porta. 12.2 FECHADURAS: Dos banheiros do tipo alavanca com tranqueta interna e chave mestra externa. Dos dormitrios, cozinhas e circulaes ntimas do tipo alavanca com fechadura convencional. Nas portas principais com maaneta bola fixa externamente, fechadura cilndrica de duas voltas. Nas esquadrias de correr, fechadura do tipo bico de papagaio. Nas esquadrias maximar, alavanca de acionamento, sem fechadura. Todas as portas das reas de uso comum sero com fechaduras do tipo cilndrica. 12.3 MOLAS HIDRULICAS: a portas de acesso ao hall do pavimento trreo e 2 pavimento, tero fechamento acionado por molas hidrulicas.

clemik@portoweb.com.br fone: (0xx) 51 343-0289 Porto Alegre - RS

iro C
13 PINTURA: 13.1 - INTERNA ALVENARIAS: 13.1 - A FORROS: Os forros de concreto e gesso sero pintados com trs demos de tinta a base de PVA fosco. 13.1.-.B PAREDES: As paredes que no forem revestidas com azulejos sero pintadas com trs demos de tinta acrlica acetinado. 13.2 INTERNA MADEIRAS: 13.2 A ESQUADRIAS: Os marcos, guarnies, roda-p, roda-forro, e folha das portas sero lixados e pintados. Tinta esmalte acetinado. As folhas das portas sero naturais com pintura verniz fosco. 13.3 EXTERNA ALVENARIAS: 13.3 - A FACHADAS: As reas de fachadas sero revestidas com detalhes em porcelanato nas sacadas e nas demais reas pintura cimentcia e pintura acrlica conforme detalhamento. 13.3 - B - PILOTIS: As reas de estacionamentos, circulaes de uso comum que no levarem revestimentos sero pintadas com tinta a base de PVA fosco. 13.4 - ESQUADRIAS METLICAS: Sero pintadas com primer-anticorrosivo e aps a pintura a leo na cor das esquadrias de alumnio. 14 IMUNIZAO: Todas as madeiras aplicadas na obra, devero ser tratadas com imunizante a base de penta clorofenol em uma demo generosa. 15 INSTALAO HIDRO-SANITRIA: 15.1 ABASTECIMENTO E DISTRIBUIO: Conforme projeto especfico, o prdio ser abastecido direto pelo DMAE a um reservatrio inferior e a partir da recalcado para um reservatrio superior onde distribudo para as economias. 15.2 TRATAMENTO E DESTINO: Conforme projeto especfico. 15.3 RAMAIS DE GUA FRIA: Sero em PVC rgido, com junta soldvel e embutidas nas alvenarias e contra-pisos conforme indicao em projeto especfico.

clemik@portoweb.com.br fone: (0xx) 51 343-0289 Porto Alegre - RS

iro C
15.4 RAMAIS DE GUA QUENTE: Sero com canos de cobre e embutidos nas alvenarias e contra-pisos com isolamento trmico de l de vidro ou poliuretano. No sero abastecidos com gua quente o WC de servio e o tanque da rea de servio. 15.5 ESGOTO CLOACAL: Ser em PVC classe 8 com juntas soldveis. Os ralos e caixas sifonadas sero tambm em PVC, com grelhas cromadas. 15.6 APARELHOS SANITRIOS: Cada banheiro dos apartamentos ter os seguintes equipamentos: um vaso sanitrio sifonado de loua vitrificada colorida com tampa plstica na cor da loua, caixa de descarga acoplada de loua vitrificada colorida, um tampo de mrmore com cuba de loua vitrificada colorida, e os seguintes acessrios: uma saboneteira de loua colorida de embutir, junto ao chuveiro; uma papeleira de loua colorida de embutir junto ao vaso sanitrio; um cabide de loua colorida com vara junto ao box, um cabide de loua colorida com um gancho ao lado da pia e um cabide de loua colorida de dois ganchos no outro lado da pia. As louas de la. qualidade. Cada lavabo dos apartamentos tero os seguintes equipamentos: um vaso sanitrio sifonado de loua vitrificada colorida com tampa plstica na cor da loua, caixa de descarga acoplada de loua vitrificada colorida, um tampo de mrmore com cuba de embutir de loua vitrificada colorida e os seguintes acessrios: uma papeleira de loua colorida com um gancho junto a pia e um cabide de loua colorida com dois ganchos junto a pia. As louas sero de la qualidade. Cada WC de servio dos apartamentos ter os seguintes acessrios: um vaso sanitrio sifonado de loua vitrificada colorida com tampa plstica na cor da loua, caixa de descarga acoplada de loua vitrificada colorida, uma pia, de fixao na parede, de loua vitrificada colorida e os seguintes acessrios: uma saboneteira de loua vitrificada colorida de embutir junto ao chuveiro, uma papeleira de loua vitrificada colorida de embutir junto ao vaso e um cabide de loua vitrificada colorida com dois ganchos junto a pia. As louas sero de la. qualidade. O w.c. de servio do prdio ter os seguintes equipamentos: um vaso sanitrio sifonado de loua vitrificada colorida com tampa plstica na cor da loua, caixa de descarga acoplada de loua vitrificada colorida, uma pia de loua vitrificada colorida com pedestal e os seguintes acessrios: uma papeleira de loua colorida de embutir junto ao vaso; um cabide de loua vitrificada colorida com vara; uma saboneteira de loua vitrificada colorida de embutir junto ao chuveiro; um cabide de loua vitrificada colorida com um gancho, ao lado da pia e um cabide de loua vitrificada colorida com um gancho, ao lado da pia e um cabide de loua vitrificada colorida com dois ganchos ao lado da pia. O lavabo do salo de festas ter o mesmo equipamento do lavabo dos apartamentos. As reas de servios dos apartamentos ter um tanque de loua vitrificada colorida, com pedestal da marca DECA.

clemik@portoweb.com.br fone: (0xx) 51 343-0289 Porto Alegre - RS

iro C
As cozinhas sero providas de um tampo de ao inox, uma cuba de ao inox, assim como a kitchen do salo de festas, ou granito. 17 METAIS: Todos os metais sero de 1 qualidade, marca Deca, sendo que os banheiros e a cozinha servidos por gua quente possuiro misturadores.

18 INSTALAES ELTRICAS: Conforme projeto especfico sero usados eletrodutos de ferro em toda a tubulao eltrica. As caixas sero de ferro estampadas, haver arremates de buchas e arruelas de alumnio nas junes de tubos com caixas. Os centros de distribuio sero de ferro estampados com tampa frontal esmaltada e com porta. Os disjuntores sero ELETROMAR e as tomadas e interruptores da marca PIAL. Os condutores sero do tipo PIRASTIC. 19 INSTALAES TELEFNICAS: Conforme projeto especfico e normas da CRT, haver pontos de telefone nos dormitrios residenciais, salas e gabinetes e os eletrodutos sero de ferro ou similar assim como as caixas de passagem ou esperas. 20 PORTEIRO ELETRNICO: Ser executada por firma especializada e conforme projeto especfico, ter um ponto na cozinha, e quando o apartamento for duplex, um ponto no estar ntimo. 21 EQUIPAMENTO E PREVENO DE INCNDIO: Conforme projeto especfico. 22 VIDROS: As janelas de banheiros e reas de servio sero do tipo pontilhado, nas demais esquadrias vidros lisos, incolores e na espessura que o vo determinar, mas nunca inferior a 3mm. 23 REAS AJARDINADAS: Todas as reas de uso comum ajardinadas tero removidas uma superfcie de 30cm de seu solo original ou entulhos at a profundidade de 50cm e a colocao de terra vegetal e posterior leivamento assim como a criao de

clemik@portoweb.com.br fone: (0xx) 51 343-0289 Porto Alegre - RS

iro C
canteiros para a plantao de espcies arbustivas e arborferas conforme projeto especfico. 24 CONDIES DE ENTREGA: A obra ser entregue limpa em perfeitas condies de habitabilidade, segundo a SMOV, tendo a identificao numrica nos apartamentos e caixa de correio conforme norma da EBTC.

___________ Ciro Clemik CREA 41.124-D

_________________ Proprietrio Vanderlei Deon

clemik@portoweb.com.br fone: (0xx) 51 343-0289 Porto Alegre - RS

You might also like