UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA – EST CURSO ENGENHARIA CIVIL

RECALQUES

Manaus - AM Novembro 2010

Professor: José Roberto Manaus – AM Novembro 2010 .BRUNO RODRIGUES DE CASTRO RECALQUES Trabalho para obtenção de nota parcial na disciplina de Fundações.

distorções estruturais. estudado na Teoria da Elasticidade. O recalque é o termo utilizado para designar o adensamento tardio do solo sob a fundação.Com distorções de forma NÃO.RECALQUES NA CONSTRUÇÃO CIVIL A ação da deformação do solo sob a ação de forças externas é um problema da maior importância para projetos de fundações de estruturas. no contexto nacional podemos citar os prédios da orla de Santos.Com variação de volume . principalmente quando ocorre o recalque diferencial. quebra das partículas.Forças elásticas moleculares. O recalque ou assentamento. . podendo levar a construção ao chão.Cisalhamento das partículas .Com deformação residual * compactação * expansão * creep * puramente residual Causa .Ação de forças eletromoleculares . por exemplo. mas as deformações da bases ou recalques. Tipos de Deformações e Causas Tipo de deformação ELÁSTICA . parte da obra rebaixa mais que outra.ELÁSTICA . é o principal causador das trincas e rachaduras nas estruturas. Como não existe uma .Redução de porosidade .Destruição da estrutura.forças elásticas moleculares das partículas sólidas e das finas camadas de água e bolsões de ar encerradas. como. Na realidade. um exemplo clássico é a Torre de Pisa. Para evitar recalques. o recalque final que uma estrutura sofrerá será composto de outras parcelas. o recalque imediato ou elástico. provocando no rebaixamento da edificação. ou seja. . Os fatores que determinam a durabilidadade e bom serviço da estrutura não são propriamente ditos as tensões no solo – evitando que se atinja tensões de ruptura. a realização do projeto de subsolos e das próprias fundações deve ser precedida de minuciosa investigação geológico-geotécnica da área.

típico de solos argilosos saturados (recalques ocorrem ao longo do tempo).relação tensão-deformação capaz de englobar todas as particularidades e complexidades do comportamento real do solo. ΔHcs = recalque secundário evolui com o tempo. O cálculo dos recalques secundários é feito com base em métodos empíricos. as parcelas de recalque de um solo são estudadas separadamente. Como para a utilização da teoria da elasticidade é necessário o conhecimento das propriedades elásticas dos materiais e estes solos são difíceis de serem amostrados e ensaiados em laboratório. ΔHa = recalque por adensamento resultante da dissipação do excesso de pressão neutra. presente em todos os materiais. ΔH = ΔHi + ΔHa + ΔHcs onde: ΔHi = recalque imediato ou recalque elástico resultante da distorção do solo a volume constante. O cálculo dos recalques por adensamento é feito com base na teoria do adensamento. porém a tensões efetivas constantes (após a dissipação das pressões neutras). Recalques em solos granulares são predominantemente imediatos. emprega-se na prática uma série de métodos empíricos e . Para o cálculo das tensões não geostáticas e dos recalques imediatos utiliza-se à teoria da elasticidade. A magnitude dos recalques depende da magnitude das tensões não geostáticas (tensões resultantes de carregamento externo) desenvolvidas no solo e das propriedades dos solos atingidos pelo acréscimo (Δσ’) destas tensões.

utiliza-se a teoria da elasticidade para a previsão de recalques imediatos da camada. O método mais utilizado para a previsão de recalques em solos granulares é a extrapolação de resultados de ensaios SPT.semi-empíricos.10m . Quando ocorrem carregamentos do tipo rápido (não drenado) em solos argilosos saturados. recalque por adensamento e recalque secundário ou secular. Anexos Figura 1: Edifício na Orla de Santos com recalque de 2. O recalque total em solos argilosos será a soma do recalque imediato.

Núncio Malzoni .Figura 2: Visão Lateral do Ed.Inclinação Figura 3: Recalque do Terreno .

Figura 4: Prédios Tortos na Orla de Santos .

dicionario. . <http://www.br/dicionario/index.ufsm.php?a=9&Cod=59> acessado em 23/11/2010. <http://www.pdf> acessado em 23/11/2010.br/conteudo.pro.Referências Bibliográficas <http://www.forumdaconstrucao.com.br/engcivil/Material_Didatico/TRP1003_mecanica_dos_solos/ unidade_8.php/Recalque_do_terreno> acessado em 23/11/2010.