You are on page 1of 144

Copyright© 2011 Fred Alecrim Editora: Coordenação Editorial: Revisão: Projeto gráfico: Diagramação: Capa: Fotos: Gabriela de Paula Carlos A. Cruz Lúcia Roberta Mello Estúdio Japiassu Reis Glauco De Bellis kki.com.br Fred Alecrim

UAUGOMAIS

Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida, guardada pelo sistema “retrieval” ou transmitida de qualquer modo ou por qualquer outro meio, seja eletrônico, mecânico, de fotocópia, de gravação ou outros, sem prévia autorização, por escrito, da Editora.

Dados

Internacionais de Catalogação na Publicação (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)

(CIP)

Alecrim, Fred Uaugomais : para ins-pirar você e seu negócio / Fred Alecrim. -- Natal, RN : Conectar Editora, 2011. 1. Administração de vendas 2. Marketing 3. Varejo - Empresas - Administração 4. Vendas I. Título.

11-05196

CDD-658.8 Índices para catálogo sistemático: 1. Marketing de varejo : Estratégias : Administração 658.8

ISBN 178-85-62411-04-5
Conectar Editora, Distribuidora e Livraria Ltda. Rua Açu, 569 – sala 6 – Tirol CEP 59020-110 – Natal – RN

www.conectareditora.com.br
Feito no Brasil - Made in Brazil

.

...................... 07 Torcida a favor! .......................................... 09 Sonhar é preciso! ...................................... 13 Vamos viajar? ................................................................................................................................. 20 DESIGN .. 18 Seguindo em frente .................................................... 14 Muita energia para começar ............................................................................................... 22 ENTRETENIMENTO ........................................................................... 52 CONVENIÊNCIA ......... por Edmour Saiani ..Índice Uau-Go-Mais........................................................................... 82 ATENDIMENTO ........................................ 19 A ferramenta .................................... 15 Como anda o mercado? ............................... 98 Minhas Ins-pirações .............................................................................................. 12 Uma fonte ............................................................ 68 EDUCAÇÃO . 142 5 5 ..

.

Com a companhia do Fred. Este é o motivo pelo qual o Fred veio ao mundo. Foi só a Fabi falando coisas que nem eu sabia sobre o site da Ponto de Referência. Pensando no futuro dele e no risco que ele poderia correr. É só fazer um uaugomais. hesitei algumas horas antes de assumir o fato. 7 7 . também será personagem de cada vez mais vidas por aí. Agora ela é a nossa empresa. Fresquinhas. Afinal. ele mostra. o ser humano maravilhoso que convive como um rei ao lado das mulheres da vida dele. Dá para perceber isso já no primeiro contato. como falar do Fred sem falar das suas maravilhosas filhas? O lado que o Fred mostra neste livro é um uaugomais na personalidade dele: o garimpeiro. Mas depois dos 15 minutos. a esposa dele. na época. recita o que viu e põe a cara na telinha para prestigiar seus leitores. Daí em diante. Mas não disse. Uau-Go-Mais é uma expressão que adoro usar para ajudar a mostrar que não é complicado ser diferente. nos primeiros 15. Tenho orgulho de trabalhar com o Fred e outros Freds que Deus põe no meu caminho. que ela visitava todos os dias. O cara não para de pensar em coisas que podem ajudar o mundo a melhorar. aconteceu: ela decidiu que o Fred iria trabalhar em minha empresa. Nem eu. espectadores e ouvintes. Mas assumi. com certeza. Até com dengue ele posta! E não vai parar nunca. afinal. que plagiou o supermercado americano Stew Leonard com essa história de uau. De ideias. novidades e de coisas que ninguém tinha visto por aqui e que o Fred generosamente nos traz para que possamos alimentar o nosso repertório de oportunidades. fiquei encantado pela determinação da Fabiana. Quem me apresentou o cara foi A Cara: Fabiana. o consultor que. ela melhorou muito. Não se conforma em apenas escrever. E tem a disciplina do incansável. saídas de um monte de cantos desse mundo afora. Agradeço a Deus por ele ter entrado em minha vida e colocado sua vida a batalhar pela causa da Ponto de Referência. A cada dia fui conhecendo um novo Fred: o palestrante que empolga e provoca. o Fred não conseguiu abrir a boca. O grupo é maravilhoso. acrescenta muito a quem o contrata. ao contrário do que a máxima diz.U Uau-Go-Mais Há anos eu plagio o Tom Peters. A admiração pelo Fred demorou bem mais: 15 minutos. Na hora. conheci e passei a admirar o nosso personagem que. Achou que a gente era “a tampa com a panela”. E me comunicou. E depois sobre o Fred. quem era tampa e quem era panela. O Fred relata os achados como poucas pessoas que eu conheço.

Skype. O Fred me ensina todos os dias que a gente tem que mergulhar na mídia. saúde e muita felicidade a todos.Tenho certeza de que vocês mudarão suas vidas depois de ler. Social.br @edsaiani 88 . Facebook.com. E a vocês. Vocês. Messenger. Linkedin. Edmour Saiani edsaiani@pontodereferencia. são dos que farão este Brasil ter uaugomais todos os dias. que chegaram até aqui. Twitter. Sucesso. pela coragem de ajudar a mudar este mundo em que Deus nos permitiu habitar. No mais. ver e sentir o produto dessa batalha. deixo meu E-mail. para vocês me contarem qual parte da história vocês implantaram. claro! E a gente discute muito que esse papo de ser implantador de novidades não é para qualquer um. Parabéns ao Fred.

Como digo sempre. meu pai e grande ídolo. Obrigado ao Alberto Brandão. Este livro só é uma realidade graças à torcida a favor de uma galera muito boa de alma e de coração. pelos agradecimentos. No campo profissional. pelos feedbacks angustiantes. me ajudou e me ajuda na minha evolução e no meu amadurecimento pessoal e profissional. Por isso mesmo começo o livro por onde muitos terminam. É nesse momento que encontrar gente boa e íntegra faz a diferença. que sempre me diz: “Meu filho. paciência. apesar do seu sucesso”. minhas filhas com a Fabiana. que sabia servir como ninguém e que por isso mesmo se tornou um grande “hub” na Rede Social de nossa família! Minha irmã Chris. Obrigado pela confiança. orientador. com a pureza e a sensibilidade dos mais jovens. mas também me ajudaram a evoluir a cada dia. Antonio e Marli Câmara. e que. cuidado. Que honra! Também é com muita honra e felicidade que tenho Fabiana como mulher e companheira há mais de 16 anos. que todos os dias me ensinam como enxergar o mundo com os olhos limpos. Afinal. A toda a minha família. obrigado. Aos meus tios e padrinhos. reflete a crua e dura verdade de um mundo cada vez mais competitivo.. por mostrar que mudar é possível em qualquer idade e por estar sempre presente. tenho muito orgulho de ter podido conviver e aprender com cada uma dessas pessoas que não só demonstraram e demonstram que gostam de mim. Minha mãe Norma (in memoriam).. copie só as minhas qualidades. Esta frase de Murilo Agostini Felisberto. o início é sempre muito difícil. pelo carinho e apoio. além de ser apaixonado por você. juntos. carinho. porém norteadores. meu consultor. e claro. com muita competência e carinho.T Torcida a favor! Esta é a maior energia que qualquer pessoa pode ter: gente torcendo pelo seu sucesso.”. Uma vez li uma frase que dizia assim: “Um amigo é alguém que gosta de você. pelo amor. na busca do equilíbrio e do sucesso na vida. Tri amo! Eurico Alecrim. e que me apresentou ao mundo 9 9 . temos vivenciado a fantástica e desafiante experiência da vida a dois. jornalista e publicitário brasileiro. sou seu fã!!! Outra fonte maravilhosa de energia são a Renata e a Bruna.

me acolheram em suas empresas para que juntos pudéssemos crescer: Daniele Moraes.. a “Moeda de Ouro” e a “Planet Imports”. Francisco. a Rose. pela minha formação profissional. o cara me acolheu muito bem e me apoiou em todos os momentos. Jamais me esquecerei daqueles que sempre valorizaram o meu trabalho. Na época. Muito importante. Eurizélia. pela condução sempre segura até as palestras. que passaram pela minha vida e que se tornaram fonte inesgotável de observação e aprendizado. Foi o Alberto quem primeiro viu em mim talento para essas coisas. Zeca Melo e Andréa Rosado pelo incentivo. Janeide. Fabio Kamada é campeão. Magna. Fernando. e tudo o que eu precisava era de pessoas que acreditassem no meu potencial e me dessem oportunidade para fazer e aprender. João Hélio. uma verdadeira catapulta para o meu sucesso profissional. Marcelo Chianca e tantos outros que têm um grande fã-clube (eu sou fã). Cátia. Ricardo Abreu. abriu-me para os desafios da realidade do mundo profissional. Valdemir. Acho que deu certo! Todo profissional precisa ter parceiros que lhe abram portas. Maricleide Santana. Assim foi e continua sendo com o Sebrae na minha vida: tudo de bom! Um grande parceiro. que direta ou indiretamente acreditaram e continuam acreditando no que eu faço. Leonel. Michelle Geppert.. Ao Dr. Simone. Ao sempre jovem Antonio Carlos Liberato. Marcione. Nesse ponto. mesmo quando estava iniciando. que também ajudou e ajuda no meu aprendizado. Auxiliadora. ele foi o “maluco” que me deu a primeira oportunidade de trabalho assim que saí da universidade.. por isso mesmo. o Bob War. foram os grandes profissionais. eu cursava Administração de Empresas e fui em busca de um estágio no setor de consultoria empresarial do Sebrae/RN. Gilvanise. Soares. injeção de ânimo e amizade. Célia Freire. apoio. Ruth e a toda equipe do Sebrae/RN. Uma casa cheia de gente boa e que faz o bem para outro montão de gente boa. Foi o cara que me abriu a primeira grande janela de oportunidade. entre muitos outros. pela transferência 10 10 . Arturo Arruda Câmara. Ninguém compartilhava informações com tanta qualidade quanto ele. tinha pouca experiência. Obrigado. e não foi só isso. São grandes exemplos de Relacionamento com o Cliente! Sem falar nos grandes parceiros de trabalho: Roberto Guerra. também. Socorro Ferreira.. Entre eles: Gabriela. Ao Eduardo Viana. Valeu Braguinha (motorista). que foi o cara que abriu as portas do mundo das palestras para mim. Nilma. professor Santana. campeões em atendimento. preocupando-se com a minha formação profissional. Clientes que nunca acreditaram na máxima “Prata da casa não tem valor” e que.da consultoria. Bosco. Marluce (in memoriam). Gerenciar suas duas lojas de atacado e varejo. ao Marcelo Rosado e ao Sérgio Freire pelas oportunidades. também. Sheysson.

parceiro de consultorias e grande amigo (Valeu Bavella!!!).. sem falar na confiança e nas palavras de incentivo. Sou maluco por vocês!!!!!!!!! Fred Alecrim 11 11 . amigo e irmão!!! E ao Tiago Melo (Mr. responsáveis pelo Design e hospedagem da segunda versão do blog UaugoMais. Você são meus Ídolos. dar feedbacks honestos. agência criativa... Rogério Freitas. ao meu guru do varejo e mentor na cultura do servir (ele detesta ser chamado de guru. da “Fábrica 2”. tocou meu coração melhorando o meu ser. da Ponto de Referência pelas apresentações com muuuito VisUAU! Ao Orlando Seabra. também. fundador da Ponto de Referência. da sua forma e do seu jeito. por organizar a minha vida! E a Aline.). um dos jornalistas mais empreendedores que conheço. pela “acreditação” nesse meu processo de escrever um livro. obrigado por fazerem dos nossos eventos uma inesquecível experiência para todos os envolvidos! O agradecimento é duplo ao Marcello Rodrigues. VALEU RODRIGUES!!! Ao Rui Barbosa Jr.de know-how e amizade. e Marcelo Bavelloni. além de orientar. Edmour Saiani. obrigado pela parceria e amizade! Aos amigos Socorro Goés. um autêntico representante da “geração Y” e que é o meu parceiro nos projetos do “RedeSocialClube”. Melo) pela cumplicidade e lealdade! Clarissa e Túlio da KKI. Valeu SEABRA!!! E. O “maluco” Edson da “ETS Multimidia”. obrigado pela torcida a favor! Sou um verdadeiro fã de cada um que. Rodrigo Freitas e Laryssa Thayane. que por mais de 8 anos fez a parte de projeção e som das minhas palestras com qualidade e consistência incríveis. Valeu meu patrão! Aos Marcello Rodrigues e Eline Eulália. por também ter me ajudado e incentivado muuuito a colocar no ar a primeira versão do Blog UaugoMais. incentivar. mas como o livro é meu. por viabilizar esse sonho através da sua editora. o cara que mais me ensinou sobre empreendedorismo. cuidados com a minha saúde e pela amizade sincera. finalmente. pelos papos cabeça. Valeu. toda a galera que faz da Ponto de Referência uma verdadeira “referência” em ajudar gente que ajuda gente que ajuda gente a ajudar o Cliente! A todos. graças ao seu apoio e confiança sem igual. ensinar e vibrar junto. Marco Túlio Rodrigues. Ao Freire Neto. Hoje faço parte com muito orgulho dessa grande “empresa-família”. minha fiel e paciente assistente.

a [re]pensar a forma como você [ins]pira pessoas a se engajarem e se conectarem com a sua marca. como executivo.. workshops e consultorias que faço. Aahhhhhhh!!! Espero que você não tenha se decepcionado.S Sonhar é preciso! Este livro é a realização de um grande sonho. tendo participado de uma das minhas palestras. Por isso mesmo. vários Clientes. [re]agir na direção mais certa para o seu neg[ócio] e poder [inter]agir da melhor forma com cada um dos seus Clientes. vendedores. sempre aprendendo com cada experiência que tive dentro de empresas dos mais diversos segmentos.. Aprendi como funcionário. com Gente dos mais diferentes estilos. e hoje aprendo como empresário. na verdade. Além de muita conversa com amigos. empresários. gerentes. com a vida tão corrida. este livro é para ser fonte de provoca[ação] para instigar você. foi sorteado ou respondeu a alguma pergunta.. fórmulas mágicas etc. personalidades. antes de tudo. é que. não acha? 12 12 . está lendo o exemplar de um amigo. verdadeiros fãs de você e de como você faz o que faz. colocar uma pulga atrás da sua orelha. e claro. consultores. tanto aqui no Brasil quanto fora. tornando-os muito mais do que Clientes.. são 15 anos dedicados ao varejo. para que você possa. Se você está lendo estas páginas agora é porque investiu um pouco da sua grana para comprar este livro. sempre que quiser e achar necessário. Seja como for. este não é mais um livro recheado de conceitos pesados e difíceis de entender ou repleto de técnicas e/ou segredos. ou ainda. onde também atuo. Obrigado. ganhou de presente de alguém que acha que o conteúdo vai lhe ajudar. formação cultural e profissional. incentivá-lo a refletir. sem falar nos muuuitos contatos com as pessoas que assistem às minhas palestras. o "como" a gente utiliza cada fração do nosso tempo faz toda a diferença. muuuito OBRIGADO por dedicar um pouco do seu tempo para ler o que escrevi.

a partir daí é [re]pensar para ver o que é possível ser aplicado no seu neg[ócio] e como. movimento gera movimento! Tanto lá quanto aqui! A cada página. para você e seu neg[ócio]. conquistar muita Reputação. principalmente. no mundo OFF.. do seu tempo.br. no blog. vamos trocar ideias.. Relacionamento e Resultados nobres. para você [re]agir e manter seu neg[ócio] sempre em movimento! Afinal. e sirvam como fonte de: [ins]piração: [ins]pirar você a [re]pensar o seu neg[ócio] e a forma como a sua marca se relaciona e inter[age] com os Clientes. provoca[ação]: a cada exemplo.. Espero que as informações destas páginas sejam um ótimo investimento. com.com. com as [ins]pirações deste livro. merece toda a nossa atenção. vamos continuar escrevendo este livro juntos! Espero que. construindo conceitos e ideias. e que. convergindo e divergindo. 13 13 . Para tanto.. provocar você para a ação. seja possível.br (e-mail) ou @fredalecrim (Twitter) e ainda no Facebook na fan page Fred Alecrim. sempre com o foco em quem faz bem. Lá. ideia e/ou conceito. no mundo ON.U Uma fonte. vamos manter uma linguagem simples e aberta para mostrar as coisas. conte sempre comigo. Tanto lá. continuaremos concordando e discordando. quanto aqui. escrevendo para mim: fredalecrim@pontodereferencia.fredalecrim. por fazer bem. mas sempre com o objetivo sincero de traçar novos caminhos ou até mesmo repetir velhas trilhas que nos levem ao desenvolvimento do seu neg[ócio]. Lá. e isso não para por aqui: o UaugoMais continua no www.

eu viajo pelo menos duas vezes para o exterior em busca de bons exemplos no varejo. se aplicadas ao seu neg[ócio]. De que tipo de viagem eu estou falando? Todos os anos. tudo pronto para viajar no mundo do UAUgoMais? Mas antes. [des]aprender o que for preciso para aprender coisas novas ou velhas que. no próprio estado. nem que seja para outra cidade. para poder.. com a mente aberta. com o seu tempero e sempre com o foco do seu Cliente. possam se tornar um graaande diferencial para sua marca!!! É com muito orgulho que chego a essa nova etapa profissional.. Exemplos simples que podem servir como fonte de [ins]piracão para quem não tem tempo ou grana para viajar. e com mais orgulho ainda que compartilho essas ideias com você! Boa leitura! 14 14 ..V Vamos viajar??? E aí..

como o próprio nome diz. 15 15 . ter um neg[ócio] ou mergulhar de “garrafa” numa carreira no varejo exige muuuita dedicação e isso implica ausência de casa. pois só movimento gera movimento! Os neg[ócio]s de sucesso não param de inovar e de criar coisas interessantes para que os Clientes continuem preferindo-os e até mais que isso. gerentes. e pode vir de todos os lados para lhe ajudar a vencer os desafios diários de abrir. manter e desenvolver um neg[ócio] ou uma carreira profissional. trocou a gente. afinal. a única coisa que você vai ouvir é. que provoca uma reflexão. afunda e morre.. elogiando-os e recomendando-os! Ser dono de neg[ócio] ou ser um profissional do varejo é como ser um tubarão: se parar de nadar. “Agora você só quer saber da empresa. Qual a maior energia para tornar tudo isso possível? Torcida a favor. Portanto. ao invés de torcida a favor. né?” “Lembra que tem família?”. Muita energia para começar.. faz [re]pensar e às vezes até incomoda.. ter ou trabalhar em um neg[ócio] é “negar-se ao ócio”. mas não é nada fácil. trocando ideias e ouvindo as opiniões de quem mais vai lhe dar força em todos os momentos! Combinando com cada um como vai ser. E assim é a vida de qualquer neg[ócio] que foi. pois ter uma empresa exige muito dos seus donos. vendedores e toda a sua comunidade de servir. amanhã e sempre!!! Você deve estar pensando se é possível manter-se em constante movimento. da Família A conquista da torcida a favor começa em casa. movimente-se na direção daquilo que o Cliente vai elogiar hoje. quer ser ou quer continuar sendo ponto de referência no que faz.. .M Energia... sabe que nunca pode ficar tranquilo. o combinado não sai caro. concorda? Afinal. Normalmente. sem dúvida. Se isso não for combinado. no seu plano de vida. é estar sempre em movimento. não consegue respirar. envolvendo a todos no seu projeto. Se você tiver um neg[ócio] ou for profissional do varejo. e torcida a favor depende do que você faz para merecê-la. tudo tranquilo? Há muito tempo começo minhas palestras e workshops com esta pergunta.. é uma delas. Eu diria que é possível. E aí.. é.

. ajuda com sugestões do que pode melhorar e dá ideias novas que [re]novam o seu neg[ócio] e o mantém sempre em movimento! 16 16 . cada um precisa saber e entender para onde a empresa vai e qual a sua causa. quais as fases. dos líderes. onde cada um pode ajudar. por quanto tempo você vai ficar “mergulhado”. é muuuito importante ter a torcida a favor dos outros profissionais da empresa.. O líder é o cara que [ins]pira as pessoas a abraçarem essa causa e ajuda muito. Dessa forma fica mais fácil conseguir ter essa energia tão importante para vencer os desafios diários. por isso mesmo. . os Fornecedores também farão parte da sua torcida! E ajudarão a construir a sua Reputação por onde estiverem! O melhor é fazer um pacto com cada um escrevendo o que você espera deles e o que eles podem esperar de você! Dessa forma fica mais fácil desenvolver um Relacionamento duradouro e com Resultados nobres para todos. também o elogia e o recomenda para um monte de gente! Gente que torce pelo seu sucesso. a fazer muuito bem a sua parte no sentido de [ins]pirar os Clientes a acharem o neg[ócio] e se relacionarem com ele construindo muuuita Reputação e Resultados nobres. deixe tudo claro: qual o projeto.. do donos. tratando-os com muita dignidade e transparência. dos Fornecedores Cumprindo o que promete. . que vibra. fazer as coisas certas da maneira certa e entregar sempre mais do que pediram ajuda muuuito na conquista da torcida a favor de todos que fazem o neg[ócio]. Gente que se importa e que... do “que” e do “como” você faz! Pense em uma energia forte! GENTE que adora se relacionar com você e sua empresa e que. cada um. . da Equipe Neg[ócio] com Equipe integrada faz mais e melhor! Para isso. acolhendo-os bem em cada visita que recebe.. tornando-o fã da sua Marca.Para conquistar torcida a favor da sua Família.. dos Clientes Ah. seus objetivos. só assim poderá saber onde ajudar para que tudo aconteça do jeitinho que se planejou.. o que todos vão ganhar se tudo der certo. além de preferir você. Para o profissional. o Cliente! Conquistar a sua torcida a favor.

[ins]pirar e [co]mover pessoas. sem dúvida.. afinal. da Comunidade A comunidade na qual o seu neg[ócio] está é fundamental para a sustentabilidade dele! Por isso.. agir para mostrar que se importa é importante. é fundamental para manter qualquer um em movimento.. engajado à causa do neg[ócio]. Fazer parte e criar ações verdadeiras para ajudar o seu entorno a melhorar a qualidade de vida de quem mora ou trabalha por lá! E haja energia. 17 17 .. torcida a favor é combustível puro para [re]abastecer qualquer Marca..

perder tempo e sair do foco..com/watch?v=Kn752yw5iss Como fazer isso? Construindo serviços campeões na sua loja! 18 18 .C Como anda o mercado? Por que esse papo sobre energia? Porque abrir. fazer algo a mais para se diferenciar já não é o bastante! As Marcas precisam oferecer UAUgoMais para seus Clientes em cada ponto de contato dele com o neg[ócio]. www. com certeza.. a quantas ele anda? Mudou? Claro que sim! E vai mudar muito mais e cada vez muuuito mais rápido. . Dá uma olhadinha no seu neg[ócio]: hoje você tem mais ou menos concorrentes? Mais ou menos competição pela preferência dos Clientes? As duas respostas são. manter e desenvolver um neg[ócio] não é nada fácil e muitas vezes dá uma vontade danada de desistir! Ser um profissional nessas empresas também. E oferecer UAUgoMais é ter serviços campeões.. MAIS!!! UAUgoMais Com MAIS concorrentes e um mundo em evolução constante. mas não é só isso. é preciso acompanhar a dinâmica do mercado. que surpreendam os Clientes e que os transformem em fãs e divulgadores da sua Marca! Provocar esse UAU no Cliente em cada contato dele com a sua Marca! Assista ao exemplo de reação no vídeo encontrado no endereço eletrônico abaixo. E por falar em mercado. várias vezes vem à cabeça a ideia de pedir demissão.. Só com muita energia se consegue superar essas vontades que nos fazem parar.youtube.

os “posts” mais antigos do blog. o Cliente “muda de você”! E como faremos isso? O livro está cheio de exemplos de empresas. Alguns deles têm mais que um ponto. Com os exemplos. que podem servir de [ins]piração e estímulo para agir e mudar algo na sua loja e que esse movimento possa fazer a diferença e melhorar os Resultados. Claro que também há exemplos aqui do Brasil. darei exemplos de boas práticas em relação a cada um dos 5 pontos da ferramenta. e [re]pensará no que pode ser feito para melhorar. identificará serviços que poderia ter. Realizo duas viagens por ano. Fiz questão de manter. até porque se você não muda. afinal. estudar. mais que isso. então preferi colocar naquele que fosse mais forte no exemplo. a Reputação e o Relacionamento com seus Clientes. A partir daí. inclusive. organizar e facilitar o planejamento das ações e implementação! Aqui neste livro não será diferente. se você incorporar a ela sua personalidade. Edmour Saiani é o idealizador da Ponto de Referência – a única Companhia brasileira especializada na construção da cultura de servir e implantar atendimento como estratégia de Marca. Primeiro vou apresentar uma ferramenta para ajudar na implementação de serviços campeões em sua loja. em toda palestra que faço. pois mesmo que possa parecer uma ideia “velha”. entre muitas outras coisas. Reputação e Relacionamento! Os “posts” do blog foram colocados dentro de cada um dos 5 pontos da ferramenta. quero mostrar o que está sendo feito com relação à implementação e execução de serviços nos neg[ócio]s e. para observar. Logo em seguida. que provoque alguma mudança positiva em seu neg[ócio]. tanto para Gente daqui quanto para Gente de qualquer parte do mundo! Primeiro a ferramenta Acredito que conversa sem ferramenta torna mais difícil a aplicação das ideias. Com a ferramenta. estamos ficando cada vez melhores no varejo e já temos muuuuitas lojas que podem ser fonte de [ins]iração. você se autoavaliará com relação aos serviços que o seu neg[ócio] já possui. quem sabe. [ins]pirá-lo a pensar e definir ações de melhorias para transformar a sua loja numa loja campeã em Resultados. identificar e poder compartilhar com você boas práticas no varejo mundial. além disso. talento e o foco do seu Cliente. ao ler este livro você acaba tendo uma visão do que rolou no varejo nos últimos 3 anos! 1. sendo uma para os Estados Unidos e outra para Europa.S Seguindo em frente Para tornar a sua leitura bem didática. principalmente. ou até mesmo o que é “velho” para umas empresas ou mercados pode ainda ser útil para outros. 19 19 . faremos o seguinte: A ideia é que esta leitura traga alguma [ins]piração e. com o Edmour Saiani1. pode servir de referência para uma outra ideia. Aprendi isso. mas não tem. entrego pelo menos uma ferramenta para estruturar as ideias apresentadas.

Qualquer que seja a sua escolha. Seja bem específico nesse momento. O ideal é pensar em cada ponto em separado (Design. 20 20 . L .Faço bem. Atendimento. implementados e/ou melhorados. querer voltar e ainda falar bem de você para um monte de gente que seguirá o mesmo ciclo! Vamos ver que pontos são esses? EDUCAÇÃO: Ensine o Cliente e ele não o esquecerá. escolhendo uma das opções: J . e não é bem assim. com apenas esses 5 pontos sendo avaliados. K . por exemplo. que tal pensar em apenas 5 pontos? Se pensarmos em coisas demais. Entretenimento e Educação).Sou inconstante (às vezes faço bem. sua loja será uma verdadeiro ímã atraindo muuuita gente que irá comprar. deixar os outros para trás não torna o seu serviço tão impactante quanto deveria. “melhorar o entretenimento no meu neg[ócio]”. O Atendimento é um dos pontos.br) que ajudará você a avaliar o seu neg[ócio] com relação aos serviços que está oferecendo ou precisa oferecer para conquistar cada vez mais Resultados. ATENDIMENTO: Trate o Cliente com carinho e atenção. ENTRETENIMENTO: Ajude o Cliente a se distrair. tem que parecer bom! CONVENIÊNCIA: Facilite a vida do Cliente ou pelo menos não atrapalhe. O passo a passo da ferramenta: Passo 1 Pense em como está o seu serviço.pdr. é preciso dizer o que será feito. o segundo passo será pensar em ações para melhorar a qualidade do serviço. Não adianta colocar. Para construir serviços campeões no seu neg[ócio]. outras não).A Serviço A ferramenta: Serviço Passo a Passo (Drives de implementação de Serviços campeões no seu neg[ócio]) É uma ferramenta desenvolvida pela Ponto de Referência (www.Não faço bem (ou não faço). Conveniência. Isso é válido porque costumamos achar que agregar serviço é apenas trabalhar o Atendimento. acabamos não fazendo nada.com. Passo 2 Analise cada ponto. que recursos serão necessários para implementar a melhoria e quem J K L O que posso fazer para melhorar Design Conveniência Atendimento Entretenimento Educação DESIGN: Não basta ser bom. não é mesmo? Garanto que.

Reúna os responsáveis por implementar e manter cada ação de melhoria e definam. em conjunto.será o responsável por sua manutenção. na internet: www. Passo 3 Agora é hora de combinar o que cada um deve fazer para colocar em prática as soluções propostas. o I-nigma.novateceditora. O que será feito primeiro. acesse o link: (http://glebejr. em quanto tempo.br/ livros/marketingeradigital). o passo a passo da implementação. ele transforma a sua webcam em um leitor de QR Code (Dica do meu amigo Glebe Duarte).i-nigma. ao ser escaneada pelo seu smartphone ou pela web câmera do seu computador. um vídeo ou uma matéria que complementa o conteúdo. “Marketing na era Digital” (www. Coloquei também. veja as ações combina- das. eu sugiro que baixe o QR Reader. "Depois disso. Pode ser que em algum ponto você tenha comentários em todos os quadrantes. sugiro que baixe este leitor de QR code (também dica da Martha Gabriel). um QR code (etiqueta móvel) que. [ins]pirado no livro da Martha Gabriel.net/2011/05/05/como-usar-qr-code/) 21 21 . tome providências sobre aquilo que não está saindo conforme o esperado. Para isso. além de colocar o endereço dos “posts” do blog para que você possa ver mais imagens e alguns vídeos. Avaliando o seu serviço sempre. Para saber um pouco mais sobre isso e baixar o QR Reader. que Resultados são esperados e como esses Resultados serão medidos. Usando QR Code Antes de começarmos.html Para usar o QR code no seu computador. DICA: Para tornar o livro ainda mais interessante. você fica seguro de que seus Clientes estão satisfeitos ou de que você está fazendo tudo para eles ficarem. pode ser um post do blog para que você veja mais fotos. coloquei vários QR codes que o levarão direto para um endereço na internet. repasse todas as ações e veja se há novas a serem acrescentadas. É só você ler o livro usando o seu “smartphone” ou computador como apoio de leitura.com. preencha com tudo o que você achar necessário. Sem problemas. Para baixar o leitor é só ir para este endereço. em alguns casos. Reaplicando Reveja a ferramenta Serviço Passo a Passo pelo menos de 3 em 3 meses. o levará direto para o endereço na internet. ao escanear os códigos. faço o quê?" Acompanhe a implementação das ações e corrija os rumos quando for necessário. Para funcionar direitinho. avalie os Resultados. pegue seu formulário de avaliação dos serviços.com/Downloadi-nigmaReader.

tem que parecer bom! Investir no visual é fundamental para qualquer loja ser atraente pelo lado de fora e [ins]piradora pelo lado de dentro. o Design é uma grande estratégia para transformar o passante em “olhante” e o “olhante” em entrante! Design. pois para ser UaugoMais tem que ser mais. encantador. atraente. tem a ver com tudo que é visual. para nós aqui no livro. E mesmo para quem já lhe conhece.Frederico Alecrim DESIGN 1. Este é o papel do Design nas lojas! Quando a sua loja não é conhecida pelo Consumidor. 22 22 . educador e [Ins]pirador! Isso vai ajudar muito o Consumidor a prestar atenção na sua loja e a ter aquela vontade de lhe conhecer melhor. orientador. DESIGN: Não basta ser bom. tem que ser visUAU!. continuar investindo em Design é fundamental para ajudar a manter a preferência dos Clientes.

exposição de mercadorias. paredes. quanto custará fazer e. estado dos móveis e equipamentos. quem fará. uniforme e visual da equipe. 23 23 23 .? E aí? [Re]pensou? Veremos alguns exemplos do blog UaugoMais que podem servir de [Ins]piração para você [Re]agir com relação ao Design no seu neg[ócio]. o que mudará depois de feito. por fim. quando fará.Usando a ferramenta: Como está a sua loja em relação ao Design: sua fachada. Anote as ideias em forma de plano de ação: o que será feito. vitrine. como fará. sinalização etc.

O POSICIONAMENTO já aparece no nome. que fica na entrada da loja. é o SERVIÇO. Isto é POSICIONAMENTO! Só para lembrar: “Quem quer ser tudo para todo mundo pode acabar não sendo nada para ninguém!”. em Londres: a SuitSupply. Conveniência é um outro drive de serviço que veremos neste livro e trata de ter serviços 24 24 . eles aproveitaram o espaço do caixa para colocar ali ferramentas de ajustes das roupas compradas na loja.fredalecrim. Um bom posicionamento faz toda a diferença! Ajuda a atrair e conquistar os Clientes certos. Facilita a manter o FOCO e a construir mais Relacionamento. que quer dizer: “Fornecedor de Ternos”. Neste caso. Existem ótimos exemplos por aí. além do POSICIONAMENTO bem definido. Outra coisa muuuito bacana na loja.Fred Alecrim Fred Alecrim Loja com a cara do Cliente www. ou seja. Reputação e Resultados. Damos a isso o nome de Conveniência. 15/12/2010 Design no UaugoMais Definir o que você quer ser e para quem você quer ser. Sai do jeito que o Cliente quer e pronta para usar.br/2010/ 12/15/loja-com-a-cara-do-cliente/ Coloca-se como especialista no assunto. Encontrei um bem legal no Westfield mall. Veja os detalhes das máquinas de costura e a máquina de passar (foto na página ao lado). experiente e trabalhador. Facilita e [ins]pira a indentificação dos Clientes com a sua MARCA. Na imagem abaixo.. No caso da SuitSupply..com. Muuuito bom! Feito ali mesmo e na hora. também fica claro o tipo de homem: um homem maduro. eles vendem ternos e acessórios para homens. facilitar a vida do Cliente.

GENTE que GOSTA de GENTE e com o perfil com o qual o seu Cliente vai se identificar e virar fã! Ajuda na comunicação: da loja para fora e da loja para dentro. Você já parou para pensar em quantos neg[ócio]s por aí podem ou precisam mudar? Ser único. O conceito foi desenvolvido e executado pela CREA International. Quando o POSICIONAMENTO está claro. transparência e inovação. refletindo a marca da simplicidade.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio que facilitem a vida dos Clientes.com. na Itália. em Milão. fugiu do conceito tradicional de banco mudando o design interno para atender à mudança nos hábitos dos Consumidores depois dos “internet banks”. E aí. seu neg[ócio] está bem posicionado? E o seu visual ajuda nesse posicionamento deixando claro para quem vê a sua loja qual é o seu neg[ócio]? Quem é o seu Cliente? AIDDU no Design! www.fredalecrim. br/2008/10/02/aidduno-design/ 02/10/2008 O CheBanca. Que tal começar a ter uma Atitude Incrivelmente Diferente Do Usual (AIDDU) e mudar a cara do seu neg[ócio] de vez em quando? 25 25 . também ajuda a escolher melhor quem vai trabalhar lá. ter Design original e diferenciado é o UAUgoMais que vai atrair os Clientes.

com. br/2009/08/04/designe-pra-tudo/ 04/08/2009 A Apple já vem mostrando a todo mundo a importância do Design. uma 26 26 . investir em algo que vai dar mais valor ao seu produto. já começou a pensar nas mudanças das quais o seu neg[ócio] pre- cisa? Onde você pode ter AIDDU (Atitude Incrivelmente Diferente Do Usual) para se diferenciar no mercado e [ins]pirar seus Clientes com muuito visUAU! ? Mude antes que alguém tenha que mudar você! P. E olha que Design não é só visual.s: “Seja você mesmo. Estive em algumas delas no início deste ano. benefícios. isso já faz tempo. Mais moderno e urbano. já dá esse exemplo do McDonald’s há muito tempo. da Ponto de Referência (www. cria coisas únicas que se tornam objeto de desejo. pdr.br). Lojas do McDonald´s no mundo estão mudando seu Design de interior e deixando a mesmice para atender ao perfil do cliente e do local. A questão é que. mas não seja sempre o mesmo”. em Cambridge e na Regent Street. Investir em Design é. o Edmour Saiani. entre outras coisas. Qualquer um pode e deve.. para pensar em Design.com. em Londres: uma loja totalmente diferente da outra! É claro que a essência da empresa está lá.com.br/2008/ 10/03/aiddu-no-design-2/ 29/11/2009 Em suas palestras.. Esta imagem (abaixo) de um ponto de venda do McDonald’s no Reino Unido mostra isso. O Design diferencia. sem dúvida.Fred Alecrim Fred Alecrim VisUAU! no Design! www.fredalecrim. A segmentação passou a ser a loja. é também conceito. E aí. Design é pra tudo! www.fredalecrim. Depois eu também comecei a falar sobre isso nas minhas palestras. A Socorro Goés. especificamente. não precisa ser a Apple ou do tamanho dela. Conveniência.

com. [as]pirando Gente para dentro da loja! Uma boa vitrine diz um monte de coisas sobre o neg[ócio]. Cuide do visUAU da sua vitrine e veja o fluxo de pessoas dentro de sua loja aumentar. Ou seja.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio o que ele quer transmitir para as pessoas etc. o que me levou a pedir esse docinho? Fui atraído pelo Design!!! Re-Inovação: Cheap and Chic e muito sucesso! www. faz as pessoas pararem para olhar e depois entrar. A [re]inovação do neg[ócio] começou através de um conceito simples.com. A Payless é uma loja de calçados com um conceito muito bacana e que faz muito sucesso nos Estados Unidos. que por ainda estarem no começo de suas carreiras. querida amiga que mora em Recife. O que compreendeu a aplicação do conceito? A Marca passou a contratar novos estilistas. chique e acessível. br/2009/10/16/aspirador-de-gente/ 16/10/2009 É isso o que uma vitrine pode ser! Se for bem feita.fredalecrim.br/2009/ 10/17/re-novacao-cheap-and-chic-e-muito-sucesso/ 15/10/2009 [As]pirador de gente! www. levou-me até um lugar chamado “café Albatroz” e lá encontrei um produto maravilhoso! As pétalas são de polpa do coco de verdade! Um espetáculo! Agora.fredalecrim. precisam de divulgação 27 27 . porém bem certeiro: “cheap and chic” – produto com uma cara muita boa com o preço que o Cliente vai se orgulhar de pagar.

Os produtos são desenhados e selecionados sempre com o foco na arte.br/2009/ 10/30/loja-muito-bacana/ 28/10/2009 A Anthropologie é uma loja muuito bacana! A Marca.fredalecrim. Loja muito bacana! www. 28 28 .Fred Alecrim Fred Alecrim para desenvolverem coleções de produtos para a empresa com a assinatura de cada um.com. eles mantêm o espírito da loja e a forma de expor os produtos. Uma boa troca. cada loja é diferente da outra. ou seja. acessórios. Por outro lado. Essas coleções ganham lugar de destaque nas lojas espalhadas pelo país. produtos com cara de muito bons. e tem aquele algo especial que faz com que cada item da loja seja uma novidade. trabalhando muito bem o estilo de vida dos seus Clientes. só poderia gerar muitos Resultados para todos os envolvidos. é conhecida pelo seu design incomum. feitos por designers a um preço muito acessível. Afinal. nos menores detalhes. assim como os seus criadores. É especializada em roupas estilo vintage. arquitetonicamente falando. A Loja ganha conceito e glamour e o designer ganha notoriedade. Isso é chamado de “Designer Collection”. que é do mesmo grupo da Urban Outfitters. decoração e artigos para o lar. joias. que em termos de arquitetura não segue um padrão. que são iguais em todos os pontos da rede. A Marca tem o propósito de enfeitar a mulher e a casa dela. Sem falar no conceito da loja. não acha? O Resultado é muito sucesso. cadernos.

como são as maçanetas e os cadeados. A linha tem estampas assinadas pela designer Adriana Barra.” “Seja você mesmo. por mais simples ou básico que ele seja? Você dedica tempo para pensar em como fazer diferente coisas que ninguém faz ou até mesmo fazer diferente o que você já faz? “Se você não muda. Mas eis algo diferente! A Papaiz. é composta por peças exclusivas. empresa especializada em produtos de segurança como cadeados e maçanetas. lançou uma linha de produtos que amplia seu mix e oferece opções de cadeados e maçanetas para diversos públicos e tribos. não dá para parar no tempo. mas não seja sempre o mesmo”. A linha Collezione. times de futebol… Isso é movimento de busca pela diferenciação. como é chamada. 29 29 . Um exemplo disso é o mercado de cadeados e maçanetas. Isso mesmo! Segmentação para transformar um simples item de segurança num acessório com muito estilo. E a sua empresa? Será que o seu produto ou o serviço não tem mesmo como se diferenciar dos outros. trazendo estilo e design para produtos até então comuns.br/2009/10/31/ criatividade-para-fazerdiferente-o-que-voceja-faz/ 29/10/2009 Tem certos produtos e/ou segmentos de mercado que nos dão a impressão de que tudo o que havia para ser inventado já o foi.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio Criatividade para fazer diferente o que você já faz! www. mundo fashion.fredalecrim. Mas esta não é a primeira linha de produtos diferenciados. o Cliente muda de você. afinal. com. eles já possuem produtos voltados para crianças e adolescentes [ins]pirados em personagens de histórias em quadrinhos. e que não dá mais para inovar.

confortável.com. O responsável pelo projeto foi o arquiteto Isay Weinfeld. com muito verde e muita luz natural. Escolha um bom arquiteto e passe muito bem para ele: quem é o seu Cliente. Cuide também de outras coisas como a exposição dos 30 30 . sem portas ou janelas.Fred Alecrim Fred Alecrim Uma loja premiada! www. e DESIGN! Ou seja. não tem cheiro e não solta as tiras”. Então capriche: DESIGN. do que ele não gosta. seu espírito. quem não conhece? Inicialmente era um produto de baixo preço conhecido como “aquela que não deforma. é uma Marca forte com presença internacional e muito valor agregado ao seu produto.00. Para Pensar e Agir: Como é a sua loja? Comece pela fachada e pela vitrine. DESIGN. “não basta ser bom. como foi premiada: PRIMEIRO LUGAR no World Architecture Festival Awards (Festival Mundial de Arquitetura). br/blogs/elogiospordia/ Sandálias Havaianas. O Resultado? A loja não só ficou linda e fiel ao que a Marca [ins] pira. o que ela quer transmitir para as pessoas. algo casual. é um verdadeiro [as]pirador de GENTE. se bem feita. A loja tem um ambiente informal que é quase uma extensão da calçada.pontodereferencia. que com sua equipe abraçou o desafio de construir um ambiente que [trans] pirasse o DNA da Marca Havaianas. tem loja até num dos endereços comerciais mais caros do mundo: Rua Oscar Freire. é mais do que um caso de sucesso da indústria brasileira. As Havaianas são um verdadeiro “ícone da moda”.com. Lembre-se de que a vitrine.br/2009/ 11/12/havainas-ganha-premio/ 12/11/2009 Essa dica eu peguei no blog Elogios por dia: www. em Barcelona. e como tal. tem que parecer bom”. compras). refrescante. algo inusitado para a marca e também para a rua das famosas grifes de luxo. NA CATEGORIA “shopping” (varejo. Sem dúvida. Resumindo: uma loja digna do sucesso e do reconhecimento das Havaianas... Hoje. do que ele gosta. realizado em 2009. qual o espírito da sua marca. sua brasilidade.fredalecrim. ainda tem um espaço que conta a sua história. Uma verdadeira flagship (loja modelo) que vende produtos a partir de R$ 7. em São Paulo.

e claro. Serviços para o Cliente.A. Sua loja tem que estar viva e sempre em movimento. 14 mil lojas já foram reformadas. ambiente com iluminação agradável e funcionários com uniformes do tipo “pretinho básico”. Para não ficar atrás. tem que parecer bom”. Essa é a nova cara do McDonald’s. Um lugar para relaxar. E está dando certo. por uso final. West Side de Manhattan. Tudo pensado para dar ao Consumidor mais um motivo para ir ao McDonald’s. que pode ser vista na sua loja em Chelsea. cadeiras confortáveis. Este é o conceito! 31 31 . UMA EQUIPE QUE SEJA GENTE COMPETENTE E DIFERENTE. Esse movimento de mudança nas lojas começou há alguns anos. br/2009/11/29/designque-vende/ 29/11/2009 Arquitetura moderna. “movimento gera movimento”! Que loja é essa? Uma dica? Você pode pedir uma promoção. é a primeira no conceito “estilo urbano”. ler um jornal. em Chelsea.. Na Europa. e sim. por cor… Sempre de uma forma que facilite o Cliente a se achar. Você pode separar por estilo. Essa loja.U. acessar a internet no seu laptop. É a primeira no estilo de suas lojas na Europa. Tem mais: tomadas para carregar seu laptop. um de seus maiores concorrentes. Toque UaugoMais: Quando falamos em Design. Inglaterra e França.fredalecrim.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio produtos de forma a [ins]pirar o Cliente a comprar. afinal.com. principalmente. Design que vende! www. as vendas estão acima da média e o mesmo é esperado nos E. o Burguer King. por isso o McDonald’s está investindo nisso seguindo a linha de pensamento do arquiteto Ron Pompei. pensamos que: “não basta ser bom. provadores etc. onde o projeto começou. ser a cara do lugar onde está”: a segmentação é a loja. O visUAU ajuda a atrair as pessoas. Tv’s de tela plana e wi-fi livre. anunciou que vai reformar 12 mil lojas. que diz que “uma loja não precisa ser igual a outra.

fredalecrim. uma linha de lingerie da estilista e designer francesa. Um movimento muito certeiro da Marca foi a união com designers 32 32 . (Federação varejista dos Estados Unidos). Teve gente que dormiu na fila para ser o primeiro a comprar.fredalecrim. Considerada. H&M e outras. Sonia Rykiel.br/2010/ 02/04/um-show-no-basico/ 02/12/2009 04/02/2010 A H&M acaba de revelar a sua nova parceria.U.A. Essa parceria da varejista sueca acontece a menos de 1 mês depois da chegada da linha Jimmy Choo às suas lojas.00. No caso de lojas como Payless. Toque para gerar UAU!: Parcerias podem ser o caminho do sucesso para muitos neg[ócio]s. a melhor varejista de fast fashion (moda rápida ou sazonal) em atuação nos E. de que já falei por aqui. a UNIQLO não para de se movimentar. elas têm conseguido constantemente oferecer produtos com Design aliado a preços atraentes para seus Clientes.00 e R$ 300. o que tem sido uma fórmula mágica para vender muito.com.. pela NRF.com. Os produtos terão preços entre R$ 30. em 2010.br/2009/ 12/04/moda-com-design-e-preco/ Um show no básico! www.Fred Alecrim Fred Alecrim Moda com Design e preço www.

A Uniqlo está conseguindo criar e [re]novar. Qualidade para as pessoas. bem trabalhada. O Básico é a linguagem comum. É por movimentos como este que ninguém consegue segurar o fast fashion. Vai um Snog aí? www. Uma das campeãs de venda da marca é a coleção +J. produtos muito bacanas. Uma marca que vende um delicioso frozen yogurt (iogurte congelado). sempre em cima do básico. internamente. O FUTURO É AQUI: +J” Abaixo está o espaço que. tinha um fila enorme!!! Dentro. As luminárias ajudam a compor o visual e mudam de cor ajudando a dar movimento ao ambiente. Estive em NY um dia após a inauguração do espaço para a nova coleção Uniqlo +J “ABRA-SE PARA O FUTURO O luxo será simples… Pureza no Design.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio famosos para criar novas coleções exclusivas. da designer alemã Jil Sander. Beleza e conforto para todos. Assim o Cliente não enjoa. Outra coisa bem interessante é como a iluminação é. O site mostra como usar a comunicação com pitadas de humor de uma forma bem bacana (www. para entrar.com).fredalecrim. o mais “saudável” possível. 33 33 . ifancyasnog. com um preço idem. a Snog me chamou muita atenção. além do fato de a fast fashion também oferecer o “trendy and cheap” (moderno e barato). Falando das lojas: as cores são quentes e contrastam com o cinza dominante na cidade. São roupas atraentes e antenadas com as tendências da moda.com.br/2010/ 02/23/vai-um-snog-ai/ 01/03/2010 Quando estive em Londres.

A nova sacola. Ela colocou os calçados que iam ser moda na nova estação pendurados nas lojas Snog. Pensar fora da caixa é não ter mais caixa www. também. maior feira do varejo mundial que acontece anualmente em NY. Quem ia tomar um frozen yogurt via. Este projeto levou 21 meses para se concretizar! E além de toda ideia sustentável. desenvolvida pelo Designer Yves Behar.com. além disso.fredalecrim. por isso várias empresas estão se movimentando nessa direção.Fred Alecrim Fred Alecrim As lojas da Snog não são iguais. na sua produção. A Snog aproveitou o movimento fashion na cidade e fez uma parceria com a designer de calçados Hetty Rose. o que seria tendência em calçados. A Puma acaba de anunciar suas metas de reduzir a emissão de carbono e diminuir o consumo de energia e água em 25%. 34 34 . e estão sempre mudando. Uma pequena sacola inteligente faz parte das ações “verdes” da PUMA. Coisas que fazem cada uma delas ser única. um dos pontos abordados é sustentabilidade. substitui a antiga caixa de papel por uma sacola reutilizável. ainda traz uma redução no custo de transporte dos produtos. acessórios e roupas sejam desenvolvidas dentro dos padrões das boas práticas da sustentabilidade. um visto para a permanência no mundo dos neg[ócio]s. ou você pensa e age de forma sustentável ou morre. elas usam e abusam das cores e tatuagens de parede. um elemento importante que está se tornando cada vez mais uma espécie de “green card”.br/2010/ 04/24/pensar-fora-da-caixa-e-nao-ter-mais-caixa/ 24/04/2010 Nas palestras que tenho feito com o tema "tendências mundiais do varejo". mesmo antes do nosso planeta! É um caminho sem volta. palestra-resumo dos principais temas apresentados na última NRF. Isso tudo até 2015. pretende que 50% das suas coleções internacionais de calçados. uma redução no consumo. O novo design gerou uma redução de 65% de papel e vai gerar.

br/2010/04/25/ exposicao-que-da-uma-vontade/ temperatura controlada.fredalecrim. O seu pedido vem direto da cozinha. no início desta década. O Edmour Saiani já fala há bem mais tempo. Cada uma das 15 obras da mais pura arte culinária está em uma redoma de vidro com Mudança. são 29m2 de encantar. O La Pâtisserie des Rêves apela para o visUAU! e faz com que seus produtos nos conquistem antes mesmo de serem degustados. do renomado Chef Philippe Conticini. Eles são “exibidos” em uma mesa central. Um bom exemplo é a La Pâtisserie des Rêves. porém com design e modernidade. tem que parecer bom”. isso serve pra todo mundo! www. É admirar. gera muitos UAU’s e serve com [ins]piração.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio Exposição que dá uma vontade! www. e vem nessa “pegada” desde o filme “Super Size Me”. A exposição das sobremesas. por isso mesmo. O ambiente remete às tradicionais Konditorei (confeitarias) europeias. escolher e aguardar. A loja fica na chique 7th Arrondissement. Gente que faz diferente e que. com. Eu já estava bem feliz com o calor que fazia até ontem. A mudança foi uma gran- 35 35 . 24/04/2010 Uma das coisas que mais gosto de fazer é viajar para conhecer e descobrir coisas novas.com. Aqui vale a máxima de que “não basta ser bom. Como mudou rápido! E por falar em mudança… Já falei muito disso aqui.br/2010/ 05/26/mudanca-isso-serve-pra-todo-mundo/ 26/05/2010 Hoje o tempo deu uma esfriada por aqui. bolos e doces dá muita água na boca.fredalecrim. Como o McDonalds vem mudando com o passar do tempo e como tem sido rápido e certeiro. em Paris.

dependendo de onde estejam inseridas. E isso serve para todos. Já falei muito do Whole Foods por aqui: . “Se for bem feita. Vitrine UAU! www. Cardápio mais enxuto e “saudável” com inclusão de saladas. tanto fora (nas vitrines) quanto dentro (com uma sinalização bem bacana).br/ 2010/05/28/vitrine-uau/ 28/05/2010 Já falamos por aqui de como uma vitrine é importante para uma loja. Lojas cada vez mais modernas com wi-fi “free” para os seus Clientes. para continuar conquistando a preferência e a recomendação dos seus Clientes. Já vi muitas vitrines bem legais aqui por Londres. Sou um grande fã.sua lojas muuuito bem organizadas. Lojas diferentes umas das outras. deparei-me com uma das 3 lojas do Whole Foods Market. mudando e mudando. . A pessoa que vai passando olha. mudando.sua exposição que dá vontade de levar tuuudo para casa. é um verdadeiro [as]pirador de GENTE”. Este é um grande exemplo da importância de continuar sempre em movimento. que vem tirando Clientes da Starbucks. Espaço McCafé.Fred Alecrim Fred Alecrim de resposta que vem dando muito certo. Andando pela Kesington Street.fredalecrim. amiga da vida saudável e do planeta. Sem falar em todas as suas promessas de marca orgânica. até o McDonalds. Dá uma olhadinha na foto que tirei do McDonalds da London Eye. maçãs etc. e essa loja 36 36 . mudando. Substituição do vermelho característico para um verde que traduz uma nova declaração da Marca.sua proposta de produtos orgânicos.sua comunicação. de todos os tamanhos. .com. . se interessa e entra.

tem que.. Veja a fachada na foto (acima. em sua composição. Naturalmente bonita. Em meio a tantos prédios antigos. que atraem cada vez mais Clientes.br/ 2010/06/14/nao-basta-ser-bomtem-que/ 14/06/2010 Já tinha falado da Snog no blog. o Whole Foods coloca como vem cuidando dos “3R’s” do meio ambiente: Reduzindo desperdícios. [Re]utilizando (eles doam os alimentos que não são vendidos para instituições de caridade) e Reciclando (transformam lixo orgânico em energia elétrica para ser utilizada no supermercado). materiais que prejudiquem o meio ambiente. em 2009. Eles capricham em tudo.. www. Deixa claro que os produtos que o Whole Foods Market vende não passam por testes em animais nem contêm. UAU! da Kensington street é um show. reduzido em 50% o envio de lixo para aterros sanitários. que tal chamar a atenção sem alterar a arquitetura? 37 37 . Na vitrine (foto acima). do visual da loja ao sabor. eles se orgulham por ter. É o tema desta vitrine lateral: fala dos produtos de beleza que são vendidos no supermercado de uma forma bem legal.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio Na mesma vitrine. ela conta suas histórias verdadeiras.fredalecrim. Em um dos lados da vitrine tem alguns valores e declarações da Marca. Lojinhas bem bacanas que oferecem um delicioso frozen yogurt. Não basta ser bom.com. na página seguinte).

no visual. o DNA da loja. Aquilo que já falamos no blog várias vezes: uma loja precisa ter uma cara própria. Numa esquina com a Buckinham Road. tem que parecer bom”. Gosto muito de andar pelas ruas à procura de lojas interessantes. eu me deparo com a SHAKIES. caminhando mais um pouquinho. Fica mudando a todo instante... quase tudo na loja pode ser trocado.. A iluminação é um destaque à parte.fredalecrim. br/2010/07/05/loja-comidentidade-propria-asua-tem/ 05/07/2010 De volta a Inglaterra.. dando a sensação de movimento. tem que investir em Design e criar um visUAU para atrair as pessoas para o seu neg[ócio]. sem maiores custos.. Especialidade. Tinha acabado de chegar de um dia em Greenwich e. cadeiras e cor forte na parede de fundo.Fred Alecrim Fred Alecrim A arquitetura-cenário foi o que mais me chamou a atenção: tatuagens de parede.com. posicionamento claro e garantias para atrair muitos Clientes. a Snog acredita que “não basta ser bom. Para tanto. ao desembarcar na Victoria Station. . A Snog realmente se preocupa com o Design e cria um perfeito e impactante VisUAU! Definitivamente. fazendo com que a loja se renove sempre. Esse é o caso da Shakies. loja especializada em oferecer experiência com o melhor do milkshake. Já na fachada dá para perceber.. alto relevo. porém com muita personalidade. Loja com identidade própria: a sua tem? www. Pequena. milkshake! 38 38 .

loja de frozen yogurt. Na parede. matéria-prima fundamental do milshake. Dá para ser diferente no varejo www.fredalecrim.br/2010/ 07/07/da-pra-ser-diferente-novarejo/ 07/07/2010 Nesta viagem a Londres conheci muita loja interessante. Em um mercado assolado pela mesmice. ser diferente é fundamental para atrair Clientes. e não pela indústria!”. e mesmo nas lojas menores vi uma grande preocupação em parecer e ser d!f3r3nt3 para atrair Clientes. Elas têm o seu DNA impresso em cada uma. Sem dúvida. Estava indo para a Carnaby Street 39 39 . uma loja com conceito. Tudo no visual da loja remete ao leite. o cardápio e tatuagens que lembram as manchas de algumas vacas e ainda os copos. Tudo feito com muito carinho e atenção aos detalhes.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio E já uma garantia no adesivo da vitrine: “Os nossos milkshakes são feitos com qualidade por nós.com. Já falei aqui da Snog.

uma comunicação simples colocada com adesivo na vitrine lateral da loja (segunda foto). o exterior e o interior se confundem de forma bem harmoniosa. O visUAU da Yuforia está totalmente conectado com a proposta do produto. como fazer para atrair as pessoas? A primeira coisa é pensar que “não basta ser bom. porém cheia de lojas muuuito bacanas. O visual apela muito mais pro natural. Desde a fachada até o interior da loja. o cartaz fala o essencial. tudo remetendo ao natural. Ao lado. ser um verdadeiro [as]pirador de GENTE. bem posicionado e com um design campeão. 40 40 . Apesar da simplicidade. No caso da Yuforia. tem que parecer bom”. feito de forma natural. especializada também em frozen yogurt. também. A pegada é diferente da Snog. Investir em um conceito de neg[ócio] forte. que é a essência do produto. saudável. Numa rua cheia de lojinhas que disputam a preferência dos passantes. ou seja. rua pequena. Uma delas é a Yuforia.Fred Alecrim Fred Alecrim quando passei pela Marshall Street. É um espetáculo o YU escrito em verde e lá dentro um show verde com grama nas paredes.

como também de ajudar aqueles que estão à procura da loja. Neste caso: “produtos sem gordura. e “movimento gera movimento”.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio “O iogurte Yuforia não tem gordura nem ingredientes artificiais e possui baixas calorias. de baixa caloria. e no final: “tentamos ser o mais ecológico possível”. Ajude o Cliente a achar a sua loja! www. o verde e o tijolo aparente vendem muito bem o conceito do neg[ócio]. Eles assumem que não dá para ser sempre e que também nem tudo depende deles. com muitas proteínas servidos em recipientes biodegradáveis e recicláveis”. do outro lado. mas estão perdidos. 41 41 . Show de visUAU. que fica bem ali.com. Uma maneira simples e barata de atrair e direcionar as pessoas numa área de fluxo para a loja. SINCERIDADE. As duas ficam conversando enquanto se alternam segurando uma placa que diz: TOPSHOP Knightsbridge (região na qual a loja fica) por aqui. aquilo que eu digo que existe em toda loja lá fora: um quadro comunicando as garantias e promessas da Marca. além disso.br/2010/07/ 14/ajude-o-Cliente-a-achar-a-sua-loja/ 14/07/2010 Achei muito legal a forma que a TopShop encontrou para tentar direcionar o grande fluxo que passa na frente da Harrods para a sua loja. Para completar. é cheio de proteínas que ajudam você a ficar mais saudável por dentro e por fora!” A loja é bem pequena. Ao fundo você pode ver a loja da TopShop.fredalecrim. Duas meninas usando roupas da loja conversando naturalmente. Varejo é movimento. Basicamente 3 elementos: a madeira. porém muito acolhedora. bem no corredor de fluxo que passa pela Harrods.

é importante defi- O varejo dos quiosques www. br/2010/08/16/o-varejodos-quiosques/ 16/08/2010 O quiosque tem se tornado uma ótima opção para muuuitos neg[ócio]s no varejo! A possibilidade de estar no meio de corredores movimentados nos shoppings pode gerar ótimos Resultados. “quem quer ser tudo para todo mundo.fredalecrim.Fred Alecrim Fred Alecrim PetFashion e posicionamento no varejo www. Mas.com. Numa dessas andanças pelo Soho (exatamente entre a Broadway e a Thompson Street). encontrei essa lojinha especializada em vestuário e acessórios para cães. O Posicionamento é fundamental em qualquer neg[ócio].br/2010/08/ 02/petfashion-e-o-posicionamentono-varejo/ nir corretamente o que você quer ser para o Cliente e. E que possa ser rentável! 02/08/2010 Uma das coisas que mais gosto de fazer é andar pelas ruas para descobrir coisas legais no varejo. sejam elas ideias novas ou não. dificilmente vai conseguir ser algo para alguém”. Varejo com Posicionamento claro! Um pet-fashion para cães. em NY. claro.fredalecrim.com. Assim é a Harness Dog. Detalhe: tudo com um toque de moda. afinal. na hora de se posicionar. escolher um posicionamento que você tenha autoridade e possa vir a ter dominância. 42 42 .

Varejo da beleza bem posicionado www. O segundo (foto abaixo) é da Zumo. Perceba que. além do Design. Veja o detalhe das cadeiras em forma de lambreta: É claro que. Veja esses quiosques que fotografei no Westfield Mall. No caso do Tommy Guns. Salão com foco maior no público masculino. É o Tommy Guns. Difícil não chamar atenção. especializada em frozen yogurt. que vende sorvetes e sucos para a criançada. tudo pode ser usado para deixar claro qual é o seu.com. Quando se pensa em Posicionamento. em Londres: a primeira foto (página anterior) é da maravilhosa Snog. encontrei um Salão de Beleza. com certeza não é para um homem clássico. é preciso atrair a atenção do Cliente! O DESIGN é um bom começo. mais ainda resistir à tentação de pedir um suco. em Londres.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio Mas não dará certo só por isso. quiosque especializado em sucos. A última foto é da Joe Delucci’s. Como sempre falamos aqui. tradicional.fredalecrim. além de Design e exposição. Com certeza não! 43 43 . humano e especializado para arrebentar. ele tem uma exposição muuito legal da matéria-prima dos seus sucos. tem que ter um ótimo produto e atendimento caloroso. br/2010/10/16/varejo-da-belezabem-posicionado/ 16/10/2010 No Soho.

além de ajudar na ambientação. com. Você também pode deixar claro o seu Posicionamento através da “cara” da sua equipe. Para tanto. do que ele não gosta. antes de tudo. procuram conhecer o Cliente. Lembre-se de que “quem quer ser tudo para todo mundo acaba não sendo nada para ninguém”.fredalecrim. música ambiente. do que ele gosta. O Posicionamento bem definido no varejo ajuda a deixar claro quem você quer atrair como Cliente. ambientação. Também há minigarrafas de Stella Artois para beber antes ou durante o corte.br/2010/10/21/ exposicao-esinalizacao-ajuda-avender-mais-no-varejo/ 21/10/2010 Já falei no blog sobre os muuuitos UAU’S da rede de supermercados Whole Foods. Loc aliz aç ão. batem um papo para diagnosticar o seu estilo. A experiência foi muuuito boa! Os profissionais do Tommy Guns. Tudo isso ajuda a definir o seu Posicionamento. Ah! Não resisti e experimentei o corte de cabelo. Gostei muuuito de como eles fazem a exposição dos produtos e a sinalização em alguns setores da loja. como quer o seu cabelo etc.Fred Alecrim Fred Alecrim Pode-se ver. também serve de UAUgoMais. cara da Equipe. uniformes. Os “Hair Stylists” de lá têm a cara dos Clientes que são o foco do neg[ócio]. Lá tem uma minigeladeira que. Sou graaaande fã de como eles trabalham o varejo. que o salão é voltado para um público masculino “descolado”. em Londres. pela ambientação.. Muuuito bacana ajudar o Cliente a achar o que procura POR USO 44 44 . As fotos. fazendo com que este se identifique mais com a sua Marca. Exposição e sinalização ajudam a vender mais no varejo www.. jeito de atender. eu tirei numa loja do Whole Foods na Kesington Street.

br/2010/ 11/04/loja-mutante-no-varejo/ 04/11/2010 Aqui estou de novo para falar da importância de manter o seu neg[ócio] em movimento no varejo. Na foto abaixo. Marca de roupas 45 45 . há uma sinalização com a seguinte frase: “ótimo para piquenique”. de ser e fazer D!F3R3NT3. sopas.com. os produtos estão expostos não pela Marca. Que tal uma loja feita para mudar? Uma loja que sempre tem algo diferente? Hoje o Cliente tem tantas opções que “se você não muda. só “MOVIMENTO gera MOVIMENTO”. É possível MUDAR sem gastar muuuuito com isso. Ficar sempre em movimento é importante para crescer e evoluir. ele muda de você!” Loja que tem sempre a mesma cara faz com que o Cliente fique entediado e se canse dela. Basta pensar e criar espaços que existam para serem transformados. O primeiro exemplo é da Howies. que é só esquentar. Afinal. Já pensou em como você pode melhorar a exposição de produtos e a sinalização no seu neg[ócio]? Faz toda a diferença! Ajuda o Cliente a se achar mais fácil e o [INS]PIRA a comprar MAIS. Encontrei alguns exemplos bem simples na minha última viagem a Londres. há também uma sinalização que diz: “Jantar fácil de fazer”.fredalecrim. pronta para ir ao forno.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio FINAL! Ou seja. mudando sempre. e sim para que ou como serão usados. mantendo sempre uma ar de casa NOVA. E aí tem as opções para os Clientes: pré-pronta. E no local tem um monte de bebidas com e sem álcool. Loja mutante no varejo www. vegetais. azeites etc. por exemplo. Este conceito pode ser transferido para a arquitetura da loja.

46 46 . Sou fã da Marca e de suas lojas. Só que. neste caso. Outro exemplo é a Camper. O detalhe da textura da parede é também aplicado nas cadeiras. para quem é. sempre que necessário. ela usa textura nas paredes. O legal é que não custa caro e você pode mudar por coleção ou quando quiser. Já pensou em como pode ser fácil e barato. ter a sua loja sempre com cara de nova? Bem-vindo à era das lojas mutantes. Abaixo. dando à loja uma cara nova. Outro exemplo bem interessante é o da Anthropologie. Assim como a Anthropologie. É possível colocar o que quiser. foto da loja na Regent Street. artificial. O detalhe vai para a parede de grama que pode ser trocada por outros tipos de folhas sempre que for preciso ou se quiser.Fred Alecrim Fred Alecrim para quem prefere o estilo de vida esportista. Eles trabalham muito bem as suas paredes colocando “tatuagens de parede”. Esse recurso pode ser usado de várias formas. no que acredita). desde a sinalização orientando o Cliente a se achar na loja até a própria declaração da Marca (dizendo o que é. e que pode ser alterada facilmente a cada nova colecão.

entre muitas outras coisas. Design e Sucesso no Varejo! www. br/2010/11/10/comidasaudavel-conceitodesign-e-sucesso-novarejo/ 10/11/2010 Olá. Lá você pode encontrar desde comida japonesa até deliciosos frozen yogurts para sobremesa. A exposição é maravilhosa e dá aquela vontade de comprar tudo. não vendem frituras. Viu como um conceito forte com uma excelente sinalização e Design bacana ajudam a construir Marcas de sucesso? Que tal [re]pensar tudo isso no seu neg[ócio]? 47 47 .fredalecrim. Adorei a operação de loja deles. Um varejo muuuito bem executado. Depois fui saber que quem criou a Itsu é cofundador de outra rede de alimentos saudáveis da qual sou fã: a Pret A Manger.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio Comida Saudável: Conceito. Isto e muito mais para manter tudo saudável.com. A ideia da Itsu é trazer o melhor da comida saudável do Leste. porém delicioso. Para mim. Um conceito de neg[ócio] muuuuito bacana em um projeto de loja IDEM. SAÚDE E ALEGRIA NOS PRATOS! Para isso não usam manteiga. e que dê para satisfazer o apetite das pessoas. a Itsu é UAU!. É [ins]piradora mesmo! Sem falar que é tudo sinalizado de forma a orientar e educar os Clientes. GENTE muito boa! Estava voltando de um passeio pela London Bridge quando me deparei com essa loja da Itsu.

“Nosso chocolate é muuuuito especial porque contém o melhor chocolate preto Belga”. na Marca. 48 48 . SEMPRE. O que me chamou a atenção de longe foi uma vaca com as cores da Marca na vitrine. tanto por lá quanto por aqui.fredalecrim.com. Sempre se perguntando como pode fazer DIFERENTE. Cores naturais e sabores extraordinários”.. por isso o “cara” do varejo está sempre em movimento. dei uma passadinha no charmoso bairro Notting Hill. e mais. Outra coisa legal é o jeito com o qual eles se comunicam com seus Clientes: usam e abusam.Fred Alecrim Fred Alecrim Varejo [Ins]pirador e Aspirador de GENTE www. Olha que chamar a atenção num lugar repleto de coisas diferentes não é nada fácil! Mas. SER E FAZER DIFERENTE faz e fará toda a diferença. Muuuito legal.br/2010/ 12/06/varejo-ins-pirador-easpirador-de-gente/ 06/12/2010 Um dia antes de deixar Londres. sorveteria bem legal que achei por lá. Seja no con- ceito do neg[ócio]. tem 4 lojas em Londres. Sempre à procura de exemplos que possam [ins]pirar donos de neg[ócio] e seus profissionais. Destaque para os dois quadros na parede que [ins]piram a comprar o produto. Feirinha e lojas bem interessantes. a vaquinha representa a ideia do mais puro leite vindo direto da fazenda. trazem “Garantias e Promessas” da Marca: “Experimente o verdadeiro sabor de frutas frescas em nossos sorvetes. seja na vitrine. Fazer neg[ócio] é negar-se ao ócio. Colocam informações e imagens para deixar todos com muita vontade de experimentar.. A foto no canto da página é de um dos espaços da Gelato Mio. das paredes. Como o sorvete de lá é do tipo italiano e tem o leite como uma de suas principais matérias-primas. com muita competência. A Gelato Mio. no jeito de expor seus produtos etc. seja na forma de atender. o clima por lá.

Tatuagem de parede no varejo! www. a Wittard Tea e a Howies (fotos no blog).fredalecrim. Todas de uma forma que comunica o que se quer e ainda é fácil de mudar a qualquer momento que se queira. pode ser para um monte de coisas como comunicar seus valores.com. esta comunicação. (o que você que ser e para quem). Ou ainda como fazem a Desigual.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio Se você vende para os Clientes da geração Y. Só para lembrar: “NÃO BASTA SER BOM. como fez a H&M. br/2010/12/15/tatuagemde-parede-no-varejo/ 15/12/2010 Já falei várias vezes no blog sobre a importância de se comunicar bem com os seus Clientes no varejo. Falando da loja para dentro. TEM QUE PARECER BOM!” E também: “vitrine bem feita é [AS]PIRADOR DE GENTE para dentro da loja”. orientar..... E claro. A COMUNICA[AÇÃO] pode ser da loja para fora e da loja para dentro. além de informar. sua declaração de Marca 49 49 . isso pode ser feito de um jeito simples. lembre-se de que eles são muuuito orientados pelo visual! Investir em Design ajuda e muuuito a você se diferenciar e atrair a atenção deles. coisa que ajuda a fazer DIFERENÇA. Criativo e com um custo relativamente baixo! Se bem feita. Também coisas que ajudem o Cliente a achar o que procura na loja. exemplos que já vimos antes. ainda deixa a loja com um visUAU.

A foto abaixo. seja fazendo diferente o que outros já fazem. Seja fazendo o que ninguém faz. dessa forma. eu tirei na loja da Carnaby Street de Londres. ser diferente é importante. eu tirei na Desigual do Wesfield Mall. iluminação etc. É essa a ideia do blog UaugoMais: servir de [ins]piração. mas ela estava em promoção e mudando de endereço. há duas lojas das quais eu sou fã: a espanhola DESIGUAL e a inglesa IRREGULAR CHOICE. só “MOVIMENTO GERA MOVIMENTO”. é a Irregular Choice. Enquanto a Desigual é de vestuário. em Londres. que tal fazer o básico de uma forma diferente? Porque. se não for diferente. à esquerda. Se você optou pelo básico. ou seja. coerente com o posicionamento na fachada. [Ins]piração para se mexer. a Irregular Choice vende cal- 50 50 .. sempre encontro lojas que podem [ins] pirar varejistas e profissionais que trabalham no varejo. E falando em exemplos bacanas. ou seja. Em meio a tanta mesmice que assola o varejo. E este conceito está presente em tudo na loja: nos produtos. Nas minhas andanças. afinal. A Desigual já tem posicionamento desde o seu próprio nome. poder ir além do preço.Fred Alecrim Fred Alecrim Ou faz diferente ou. diferentemente da Desigual. Gente muito boa que acompanha o blog! Já falo faz tempo sobre a importância de “sair da mesmice” para poder se “diferenciar” no #Varejo e.. a única coisa da qual o Cliente vai querer saber é do preço. Você está preparado para isso? Outra loja. É muuuuito bacana quando uma Marca deixa claro qual o seu posiconamento logo na fachada! E de fora para dentro nada é convencional. Na fachada da DESIGUAL já está o seu posicionamento EXPLÍCITO: "atypical wear". A foto (página ao lado). com uma proposta parecida. ROUPA DIFERENTE. www.fredalecrim. Duas Marcas que ousam fazer e ser diferente.com.br/2010/ 10/25/ou-faz-diferente-ou/ 25/10/2010 Olá. exposição.

UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio çados. diferente para gente diferente. mas o conceito é o mesmo. E aí? [Re]pensou o seu neg[ócio]? Será que dá para fazer diferente? Que tal dedicar um tempinho do seu dia para [re]pensar e criar coisas diferentes? Se não fizer isso. e aí o preço mais baixo vai falar mais alto. 51 51 . São calçados que vão além do básico. vai cair na mesmice.

além de continuar preferindo você. Quem disse que comprar tem que ser chato? Investir para que a experiência de compra do Cliente seja maravilhosa na sua empresa vai ajudar. ENTRETENIMENTO Ajude o cliente a se distrair! A experiência durante a compra no varejo faz toda a diferença na decisão de voltar do Cliente. tem a ver com tudo o que pode fazer. e muuuito. para nós. algo inesquecível. na sua Reputação. fazendo com que a percepção do tempo de espera seja menor. 52 52 . ou menos chato. também venha a recomendá-lo para um monte de GENTE! Entretenimento. de cada contato do Cliente com a sua loja. marcante e prazeroso. menos demorado. E ainda mais para que ele.Frederico Alecrim ENTRETENIMENTO 2.

já colocá-las na forma de plano de ação: o que será feito. se possível. quanto custará fazer e. Lembre-se sempre de anotar suas ideias e. como fará. o que mudará depois de feito. por fim. quando fará.Usando a ferramenta: Como está a sua loja com relação ao Entretenimento? E aí? [Re]pensou? Vamos ver alguns exemplos do blog UaugoMais que podem servir de [Ins] piração para você [Re]agir à questão do Entretenimento em seu neg[ócio]. quem fará. 53 53 53 .

No final da sua leitura. Vocês chegam ao local. Vitória e Rio de Janeiro. passando por um dos postos de combustível da ALE. incentivando a leitura para todos. também. que existe desde 2001 e que hoje tem a participação de mais de 130 países. e gerando um Relacionamento da empresa com os Clientes e Reputação positiva com a sociedade. existem prateleiras onde a ALE distribuiu 6. Os Clientes podem pegar o livro e levá-los para casa. São Paulo. Clientes diretos ou não.fredalecrim. Você senta à mesa e funcionários desse “restaurante” afi- 54 54 . Será que o céu é o limite? www. Sem falar com ninguém e nem assinar nada: burocracia zero! No livro há uma etiqueta com o número de registro.200 livros em 134 postos nas cidades de Natal.Fred Alecrim Fred Alecrim Livros para voar www. você pode consultar e saber onde ele já esteve e opiniões de outros leitores. Ao entrar no site do movimento. com). vi uma ideia interessante: "Livros para Voar". no meio de um terreno com uma grande mesa em uma plataforma e 22 cadeiras ao seu redor. Próximo das bombas de combustível.fredalecrim. um movimento para incentivar a leitura e o desapego material.br/2008/ 11/05/livros-para-voar/ Entretenimento no UaugoMais 05/11/2008 Um dia desses. Curitiba. br/2009/03/01/seraque-o-ceu-e-o-limite/ 03/01/2009 Um amigo seu o chama para ir jantar.com. Uma forma diferente de fazer Entretenimento com o Cliente. Um conceito de uma biblioteca livre. O legal. Belo Horizonte. Esta é a versão brasileira ligada ao movimento original chamado Book Crossing (bookcrossing.com. é que você pode colaborar deixando nos postos outros livros seus que estavam encalhados em sua prateleira. você deixa onde quiser para que outra pessoa possa fazer o mesmo e incentivar um movimento em favor da leitura.

tem também happy hours. reuniões de neg[ócio]s.dinnerinthesky..com...fredalecrim. De repente.com) é a idealizadora dessa experiência nos céus. seja ela ligada a produtos ou a conceitos e sensações da Marca. Que frio na barriga! Não vou negar que. instalações e outros formatos que trazem conteúdo e entretenimento. ou seja. shows. chamada 1948 (esse nome porque remete ao ano em que a busca pela perfeição no esporte atingiu seu clímax naquela cidade). Já entrou numa loja que combina loja + estúdio + galeria + espaço experimental? Essa é a loja da Nike. e dando Resultados lá nas alturas? Playground Criativo da Nike 13/09/2009 www. a Events in the Sky quer proporcionar. Pense no dia a dia do seu neg[ócio]. nessa loja. 55 55 .. Como você pode fazer o que costuma fazer de outra forma? Como você pode conquistar vários elogios dos seus Clientes atendendo-os de forma diferente e assim proporcionando a eles experiências novas a cada visita. é preciso oferecer muito mais que produtos.. E não é só jantar.. pode ser.. A Nike. um guindaste eleva toda a estrutura a mais de 50 metros de altura. “valeu a pena!”. em Londres. Imagine fazer coisas que você faz normalmente de uma forma diferente. tudo lá no alto. Marcas criativas criam experiências para seus Consumidores. você pensa. para quem tem medo de altura ou não frequenta muito parque de diversões.. Mas você não precisa literalmente ir aos céus para fazer o que você faz normalmente de forma diferente. Mas depois de admirar todo aquele visual e sentir a experiência de jantar nas alturas com a cidade ao seus pés. casamentos. Uma loja Viva que atrai Gente para dentro dela vende experiências aos Clientes.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio velam você na cadeira. no primeiro momento. quis seguir o conceito de “playground criativo”. A empresa belga Events in the Sky (www. você entra nela e tem um andar para eventos. meio assustador. Isto.br/2009/ 09/13/playground-criativo-da-nike/ Você acha que uma loja deve vender apenas produtos? Será?! Com certeza não! Para conseguir Resultados nobres.

em NY. Tenho certeza de que o movimento não é arriscado. que não encanta as crianças como a FAO SCHWARZ ou a TOYS ‘R’ Us. A estratégia inclui reforma total nas suas 340 lojas. da Apple. nos Estados Unidos e Europa. como por exemplo. “é hora de correr riscos”. É uma loja comum. incluindo uma possível “flagship” na Times Square (hoje já aberta). além disso. magia e encantamento.br/2009/10/ 14/steve-jobs-ajuda-a-criar-parqueda-imaginacao-nas-lojas-disney/ 14/10/2009 A Walt Disney Company contou com a ajuda de Steve Jobs. varejistas ainda estão cortando custos ou mudando suas estratégias para algo mais seguro.fredalecrim. Fazer com que as crianças ficassem mais tempo e interagissem mais com as Marcas da empresa. a da 5th Avenue (Quinta Avenida). com a in- Steve Jobs e o Parque da Imaginação nas novas lojas da Disney www. Segundo Jim Fielding. diferentes e inesquecíveis fazem o Cliente querer voltar. fico imaginando como pode uma empresa tão especializada em experiência.com. E sua Marca ou empresa? Que experiências você tem criado para as pessoas que frequentam a sua loja? Experiências únicas. eis que a Disney parece estar indo em outra direção. ele sente uma vontade incontrolável de contar para outras pessoas. presidente da Disney Stores Worldwide. não conseguir levar isso para dentro de suas lojas. Este ano retornei a NY e fui novamente à loja da Disney. Por isso que esse movimento de levar a magia da Disney para dentro das lojas era o que faltava. gerando mais Reputação e Resultados. e sim necessário! Sempre que eu entro em uma das lojas da Disney. mostra o “modo de ser da Nike”. No momento em que muitos 56 56 . como também a abertura de novas lojas.Fred Alecrim Fred Alecrim e no caso da 1948. para provocar uma forte mudança em suas lojas. Onde Steve Jobs entra nessa história? Ele faz parte do conselho da Disney desde 2006. sendo mais agressiva e ambiciosa. em NY.

A loja tem produtos de alimentação. br/2009/10/28/vacinapra-mesmice/ 28/10/2009 A cidade de Barcelona. no dia 16/10. É a primeira vez que o dedo de Jobs é percebido na estratégia da Disney.com. as empresas divulgam e fazem a exposição dos seus produtos. O risco era deixar como estava! Na loja. Bimbo. No seu mix já possui diversas Marcas como Pepsi. acessórios. O Cliente paga 5 euros a cada seis meses e pode levar. Ah! Não pode repetir o produto de forma consecutiva. a preferência e a recomendação dos Clientes. Suas lojas. Chamada "Esloúltimo". inaugurou. serão verdadeiros “parques da imaginação”. na Espanha.fredalecrim. como nas lojas da Apple. cosméticos. Ausonia e HP. Sanex. Os vendedores poderão efetuar a venda e imprimir o cupom de máquinas que ficam em seus uniformes. até 5 produtos “grátis”. higiene e limpeza. Vacina pra mesmice www. 57 57 . a partir dele.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio corporação da Pixar. Temos aí novas formas de se fazer neg[ócio]s no varejo! Será que vai emplacar? O que podemos aprender com esse movimento? Que tipo de estratégia podemos desenvolver [ins] pirados nele? A questão primordial aqui é curar-se da doença que assola o varejo há muitos anos: a MESMICE! Ser diferente para atrair a atenção. Haverá mais tecnologia e interatividade. empresa especializada em estudo de mercado. a loja pertence ao grupo Guia de Tendências. Este é o movimento da Disney para sair da mesmice e ter lojas que reflitam o espírito mágico que encanta as crianças. Os Consumidores podem adquirir até cinco deles a cada duas semanas. a cada duas semanas. a primeira loja de produtos gratuitos da Europa.

o conceito do qual falamos sempre no blog: “movimento gera movimento”. A ideia é transformar suas lojas em ponto de encontro das pessoas entre suas refeições. literalmente. respondeu prontamente: a partir de Janeiro de 2010. literalmente. Um ônibus totalmente envelopado com a Marca GAP e com 12 dançarinos profissionais e bateristas está viajando pelas ruas das principais cidades dos E. Esta semana postei o movimento da Starbucks para combater o crescimento do McDonald’s no seu segmento de café.br/2009/ 12/11/a-gap-vai-ate-os-Clientes/ McWi-fi. E o movimento.A.000 lojas da rede Subway nos Estados Unidos.fredalecrim. desta vez.fredalecrim.95 (dólares) por 2 horas de uso do wi-fi para fornecer este serviço gratuitamente. encontrá-lo nas ruas e [ins]pirá-lo a ir às lojas.com.U. sua campanha “Cheer” Squad & Drumline nas ruas. Wi-fi grátis! Isso graças a uma parceria com a AT&T. E este é mais um movimento nessa direção. O McDonald’s. A GAP pegou.Fred Alecrim Fred Alecrim A Gap vai até os Clientes www. br/2009/12/18/mcwifi-ee-gratis/ 11/12/2009 17/12/2009 A GAP está aproveitando o clima de fim de ano para colocar. que já há algum tempo está transformando suas lojas em algo além de um lugar para comer sanduíches rapidamente. vai deixar de cobrar os US$ 2. que já começou com as reformas feitas em suas lojas. A ideia é fazer performances ao vivo que incluem presentear as pessoas com “gifts” de jeans ou ainda cupons do tipo “compre uma peça e leve outra com 50% de desconto” nas lojas GAP. Uma parceria para vender seus deliciosos cafés em 9. dos sanduíches ao café com doces. é ir até o Cliente.com. e é grátis!!! www. 58 58 . deixando o ambiente mais propício ao seu novo objetivo.

e por isso mesmo. Loja que não vende nada? www. Porém. E. como o já dito antes. br/2009/12/22/loja-detendencias/ Cada vez mais populares. mas sempre tem alguém fazendo diferente.U.fredalecrim. levar um produto que você já pegou. ou seja. com o nome de Esloúltimo. Quem mais se utiliza dessa estratégia são as Marcas de moda.com.com. Começaram na Ásia. você não pode repetir a compra. companhia aérea americana (aquela mesma. na Espanha. e por isso mesmo a loja está funcionando com agendamento antecipado de visita.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio Loja de Tendências 20/12/2009 www.A.br/2010/ 01/05/loja-que-nao-vende-nada/ 04/01/2010 Outro assunto recorrente são as pop-up store. O mix da loja é composto por alimentos. O tempo médio de espera é de 4 horas. Os Consumidores pagam 5 euros a cada seis meses para poderem “testar” 5 produtos a cada duas semanas. aquelas lojas que abrem por um período e depois fecham. 59 59 .fredalecrim. inovação etc. Foi isso que fez a JET Blue. A mais recente abriu em Barcelona. depois chegaram a San Diego. A loja é uma grande vitrine para promover e testar novos produtos que em breve serão lançados no mercado. já com sua segunda loja para abrir em Madrid. produtos domésticos. no início do ano. cosméticos. do fundador da Azul aqui no Brasil). além de inovações tecnológicas. se destacando pela criatividade. as chamadas “tryvertising labs” (algo como “laboratório de degustação”) estão expandindo pelo mundo. A única coisa que precisam fazer é preencher um simples formulário e um questionário respondendo quais as razões que o fizeram escolher os produtos que estão levando. Os Consumidores espanhóis demonstraram muito interesse por esse novo conceito de loja e formam enormes filas desde a abertura.

Fred Alecrim Fred Alecrim A pop-up store da Jet Blue foi aberta no MeetPack District. pois os produtos não existem de verdade. Hoje é dia de voltar para casa com muita novidade para compartilhar com os Clientes da Ponto de Referência e os leitores/seguidores do blog e do Twitter. A loja se chama "Coleção do Viajante" (Flyers Collection). tipo e-bay e wired. Experiência na Times Square www. na Jet Blue. a terem um pouco da experiência Jet Blue quando estiver voando com os outros.br/2010/01/18/ experiencia-na-timessquare/ 18/01/2010 Ontem foi dia de muita chuva aqui em NY. para a temporada de final de ano. a você e à sua família. O slogan: “Produtos para os momentos em que você não está viajando na Jet Blue”. Sinceramente. com. e aqui na Times Square a mesmice 60 60 . Mas. Ontem. Aí começa a brincadeira. A Jet Blue decidiu investir forte nesse conceito de loja.fredalecrim. Ah! Você pode sugerir novos produtos.” A pop-up store da Jet Blue segue a tendência das pop-up’s que não vendem nada. passamos por uma experiência maravilhosa na Times Square. Tenho falado muito de como a mesmice tomou conta do varejo. com os produtos da Flyers Collection. Vão desde alarme para quando você for reclinar a cadeira avisar a pessoa sentada à fileira atrás de você até CD’s com o som das vozes da “gentil e humana” equipe da Jet Blue. Só estamos tentando ajudar. nos dedicamos por quase uma década para garantir que o seu voo seja o mais agradável dentro do que for humanamente possível. por exemplo. em NY. Veja só a comunicação que há na loja (tradução livre do comunicado): “Nós. seus amigos da Jet Blue. O que você encontra nela? Produtos dos quais você vai precisar se não viajar com a Jet Blue. Sabemos que nem sempre você viaja conosco e que às vezes viaja com os outros caras (concorrentes). nós ajudaremos. colocando uma pitada de humor para atrair os viajantes de final de ano.

UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio vem no excesso de comunicação visual. com iluminação direcionada para o produto que fica em destaque. vídeos de mar e de gente surfando expostas no lugar das janelas.br/2010/01/ 27/por-dentro-de-uma-flagship/ 27/01/2010 Já falei muito sobre a Abercrombie & Fitch (A&F) e tudo o que aconteceu com a Marca depois que a crise começou nos E. Equipe repleta de belos e belas modelos. que em 5 minutos ela vai direto para o supertelão. Trilha sonora sensacional em alto e bom som que contagia a todos que entram lá. todos cheios de muita simpatia. vira paisagem. Que tal fazer algo diferente envolvendo o Cliente? É isso que a American Eagle Outfitters está fazendo: ao efetuar uma compra na loja. A loja é um espetáculo para o público jovem. Você tira uma foto na loja. A impressão é de estar numa grande casa de praia com vista para o mar.U. também há muita coisa que remete às praias de lá: árvores. Isso tem gerado muito movimento. você pode deixar sua Marca na Times Square. e todos da Times Square verão você.fredalecrim.com. Para tanto. 61 61 . Se você não fizer nada diferente. além dos bons produtos com um preço muito acessível. Loja escura. em visita ao Soho. passei pela Flagship da Hollister (Marca do grupo da A&F). além da música. Por dentro de uma flagship www. A ideia nessa loja é trazer o clima das praias californianas para NY. Durante a NRF.A.

sentir. sem dúvida! E sabe o que mais? De tanto fazerem “benchmarking” da mesma forma. mais dono da situação do que nunca. ao vivo e em cores. ele leva! www. uma no Soho e outra no Garden State Mall. na loja. ou por mídias sociais. com isso. Imagine se a cada vez que uma pessoa entrar na sua loja tiver uma experiência maravilhosa! Isso é totalmente “priceless”. coisa do momento mesmo. como faz. cada vez mais as lojas de todos os segmentos estão investindo mais e mais em formatos que pemitem e estimulam o Cliente a tocar. Mas primeiro vamos alinhar? O que é experiência? É tudo o que o Cliente sente quando entra em contato com a sua Marca. a SABON. fica difícil copiar. em cada ponto de contato com ela. experimentar seus produtos. Como a experiência é única. ela vai levar!”. não tem preço.Fred Alecrim Fred Alecrim Se o Cliente experimenta.br/2010/07/ 18/se-o-Cliente-experimenta-ele-leva/ 18/07/2010 Sem dúvida.fredalecrim. por telefone. A mesmice acaba fazendo com que esse Cliente só queira saber de preço. em New Jersey). A experiência funciona como um UAUgoMais para sua Marca. então. usar. e cheio de opções de o que. como e quando comprar. concorda? Às vezes fica difícil até de repetir. porém. Aí a experiência pode fazer toda a diferença. Fala-se de experiência no consumo há muito tempo. que não para de contaminar empresas mundo afora. E guerra de preços não é para todos nem para sempre. ou seja. que oferecem 62 62 . Pode ser no site. Agora pensa aí! Como é na sua loja? Que tipo de experiência os seus Clientes têm tido a cada vez que lhe visitam? O que está bom? O que pode melhorar? O que gera UAU? Esse tipo de experiência pode ser feito de várias formas. onde. produto ou loja. por que voltar a ele? Vamos dar uma olhadinha no mercado? Como anda? Muito competitivo. esses competidores se tornaram muito iguais e criaram.com. Uma das formas de se pensar experiência é: “Se a pessoa experimentar. o “vírus da mesmice”. Do outro lado está o Cliente. Por isso. A empresa tem lojas pequenas (visitei duas delas. por exemplo a fofíssima loja de cosméticos que visitei em Nova York. este é um assunto nada novo.

mais um grande sucesso da revolucionária empresa do JOBS e WOZNIAK.fredalecrim. O acionamento da água é no pé. Um outro detalhe é esta charmosa “pia” de pedra no meio da loja. afinal. a reação com sua pele. planilha e apresentações). Resultado? Nas duas visitas. que permite uma leitura do Twitter e Facebook em forma de revista. não resisiti e levei um produto para Fabiana.com. O Resultado? Muitas vendas e muitos elogios.br/2010/ 08/24/o-iPad-melhorando-aexperiencia-no-varejo/ 24/08/2010 Ela funciona como uma ferramenta de experiência e experimentação. além do capricho com um "super" VISUAU. Nela você pode experimentar produtos como esfoliantes. Desde o seu lançamento.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio uma experiência muito bacana. o que encanta os olhos. Na verdade. É um charme e todos ficam à sua volta. minha mulher. O iPad melhorando a experiência no varejo www. O iPad foi lançado este ano e já é um MEGASUCESSO. ao Pulse. muuuitos aplicativos surgiram. A experiência está presente em toda a loja. do maravilhoso Flipboard (um dos meus favoritos). seu cheiro. o Cliente já sente na hora a textura do produto. supersimples e qualquer um poder usar. Se ele experimenta. aplicando ou limpando com água. cremes e hidratantes. que é um leitor de RSS bem legal. E quer saber? Está sendo! Substituí o meu notebook pelo iPad nas reuniões do dia-a-dia com meus Clientes. Quando apareceu. além do Dropbox (serviço de sincronização de arqui- 63 63 . Tenho nele o pacote iWork (editor de texto. ele leva. eu fiquei a me perguntar para que eu precisaria de um iPad? Só depois percebi que poderia ser uma grande ferramenta de trabalho.

O Cliente pode navegar por ele para escolher o que vai apreciar. com quais pratos ele harmoniza e assim por diante. é apenas um dos casos do uso do iPad. dicas etc. Por exemplo: o MUNDO Global Tapas. restaurante australiano que fica no Rydges Hotel. é claro. uma experiência bem bacana para os Clientes. ou ainda. na Espanha. O menu tem opção de vários idiomas e a possibilidade de ver vídeos de como cada prato é feito. Estas são apenas algumas aplicações. navegar no menu do restaurante vendo fotos e lendo comentários sobre cada prato. em NY. mas há outras grandes possibilidades. onde também é possível escolher o seu prato e fazer o pedido. lendo todas as informações para ajudar na escolha: características do vinho. que tem a sua carta de vinhos no tablet da Apple. A partir de agora poderemos ser surprendidos com varejistas usando o iPad das mais diversas formas. E mais um caso é o Etxanobe. a gerente poder fazer um treinamento com sua equipe sobre a nova coleção mostrando fotos. em Sydney. e depois que decidir é só fazer o pedido no próprio aplicativo no iPad e dizer como você quer o seu prato. tudo pelo iPad e sem sair da mesa. através do tablet. já vi e ouvi muuuitos exemplos de quem já está usando. Sem dúvida. 64 64 . Só uso o notebook quando vou fazer palestras. Agenda e o Penultimate para fazer anotações com o dedo ou caneta. Lá os Clientes podem. Uso também o Mail. é o do South Gate. O que sei é que o seu uso pode proporcionar melhorias reais na EXPERIÊNCIA do Cliente. Lojas de moda podem usar para que suas vendedoras mostrem seus look books da coleção para suas Clientes. A partir daí comecei a pensar como o VAREJO pode se beneficiar com o iPad ou outros tablets (muitos virão por aí). Ainda não tenho certeza da resposta. Depois é só pedir pelo próprio aplicativo. Outro caso.Fred Alecrim Fred Alecrim vos entre vários dispositivos) para deixar nas nuvens arquivos que posso precisar em alguma reunião. ainda em restaurantes.

O conceito do neg[ócio] é oferecer uma ótima comida. na sua mesa do restaurante. ou prosumidor: o Cliente no comando da produção do produto para fazer do jeito que ele quer. Imagine você fazendo sua panqueca do seu jeito. atendimento ao Cliente espetacular e uma única e divertida experiência em alimentação. no estado do Oregon.fredalecrim.com. Nem precisa ficar chamando o garçom a toda hora. Além disso. em Portland. O Cliente adora! 65 65 .U. é claro! Assim é muito melhor. por exemplo.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio Experiência UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio divertida com panquecas www. br/2009/12/24/1334/ E aí? Como andam suas ações em relação a entretenimento no seu neg[ócio]? Quais serão sua próximas ações? Coisas que possam fazer o tempo do Cliente passar rápido numa fila do caixa. E. muita gente vem fazendo isso muito bem por aí. entusiasmada e entusiasmante!!! 24/12/2009 A Slappy Cakes está fazendo o maior sucesso desde a sua abertura. A ideia segue o conceito de prosumer. a loja só utiliza produtos adquiridos de produtores locais e regionais e com ênfase nos produtos orgânicos. Equipe animada.A. O conceito não é novo. Ele mesmo fazendo.

Faço bem. L . outras não).Sou inconstante (às vezes faço bem. Plano de ação: O QUE SERÁ FEITO? QUEM O FARÁ? COMO O FARÁ? CUSTO PARA FAZER RESULTADO ESPERADO 66 66 . K .Não faço bem (ou não faço).Avalie o seu DESIGN negócio! DESIGN J K L O que posso fazer para melhorar? IDEIAS J .

L .Sou inconstante (às vezes faço bem.Faço bem.Avalie o seu negócio! ENTRETENIMENTO ENTRETENIMENTO J K L O que posso fazer para melhorar? IDEIAS J .Não faço bem (ou não faço). outras não). Plano de ação: O QUE SERÁ FEITO? QUEM O FARÁ? COMO O FARÁ? CUSTO PARA FAZER RESULTADO ESPERADO 67 67 . K .

tem a ver com tudo que um neg[ócio] faz para facilitar a vida do Cliente ou pelo menos não atrapalhar! Coisa que os Clientes adoram! Quebrar o galho deles. CONVENIÊNCIA passa a ser um quesito mais que fundamental para transformar Clientes em fãs. facilitar sua vida. para nós aqui no livro.. Conveniência.Frederico Alecrim CONVENIENCIA 3. mais agitada. Relacionamento e Resultados no varejo.. mais estressante. CONVENIENCIA Ê Facilite a vida do Cliente ou pelo menos não atrapalhe Outro ponto muuuuuuito importante na construção de serviços que geram UAU’s e constroem muita Reputação. 68 68 . Com a vida cada vez mais atribulada.

quando fará. como fará. quem fará. Sempre lembrando: anote as ideias em forma de plano de ação: o que será feito. quanto custará fazer e. 69 69 69 . por fim.Usando a ferramenta: Como está a sua loja em relação à Conveniência? Tem muita burocracia para comprar? Exige coisas demais que nem precisaria? Cria alguma barreira com o Cliente? E aí? [Re]pensou? Vamos ver alguns exemplos do blog UaugoMais que podem servir de [Ins]piração para você [Re]agir em relação à Conveniência no seu neg[ócio]. o que mudará depois de feito.

Está escrito nele: “Não se preocupe. já dá aquela preguiça de voltar e escolher tudo de novo. apertei o botão. na Times Square. falei quais os modelos que eu queria e ela foi buscar para mim. e em menos de 30 segundos uma pessoa muito simpática apareceu.Fred Alecrim Fred Alecrim Ajuda no provador? www. Se é homem. como se fala muito por aí: “retail is detail” (varejo é detalhe).fredalecrim. nem precisei sair do provador! O botão de ajuda existe já há algum tempo em todos os provadores das lojas do grupo.br/2010/ 03/23/ajuda-no-provador/ 23/03/2010 Conveniência no UaugoMais Pensar em varejo competente é pensar em cada detalhe. as roupas não serem do seu tamanho. Um exemplo simples que encontrei na loja da American Eagle Outfitters (AEO). ao chegar lá. pede o cardápio e então o garçom orienta você a olhar o menu na pró- 70 70 . Como posso facilitar a vida do meu Cliente? Como posso criar mais conveniência para ele? Conveniência é facilitar a vida dos seus Clientes. eu usei e funcionou direitinho: peguei algumas camisas que não deram certo.com. nós pegamos para você!”. ou pelo menos não atrapalhar. com.br/2008/10/24/ restaurante-uau/ 24/10/2008 Olha que legal! Você entra num restaurante. Afinal. Restaurante UAU! www. E se a loja estiver cheia e o Cliente ainda tiver de esperar por um provador vazio? Essa solução da AEO simplifica as coisas para o Cliente. em NY: Nada pior do que ir ao provador com algumas roupas e. super-rápido.fredalecrim.

eles estimulam os sentidos do Cliente.fredalecrim. No final do mês. ele mostra com imagens como é o prato. um funcionário vai até o Cliente pegar a caixa. como anda o Entretenimento. pode fazer o pedido na própria mesa. só que ele não vem dizendo apenas os ingredientes dos pratos. Já mostrei um exemplo de um banco que fez UAUgoMais no seu Design.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio pria mesa em que está sentado. Não gostou da “estampa digital” da mesa? Tudo bem. UAU TOTAL! Só que a utilidade não para por aí. Agora veja o que o banco holandês Insigner de Beaufort fez em relação à Conveniência para o Cliente. No seu neg[ócio]. você pode mudar para o seu gosto escolhendo um dos temas disponíveis. em sua próxima viagem a Londres.inamo-restaurant. o banco envia um relatório com todas as transações para o Cliente ter uma visão clara das suas finanças e ainda paga to- 71 71 .com). Tudo bem que uma mesa dessas não deve ser um investimento barato para muitos que estão lendo este texto. Ao receber. ENTRETENIMENTO TOTAL! Bebeu um pouco demais ou não tem carona para voltar para casa? É só clicar na mesa e chamar um táxi.br/2008/ 10/28/servicos-uau-conveniencia/ 28/10/2008 Essa peguei no blog Elogios por Dia. Tá demorando um pouco para chegar o prato? Então se divirta com alguns jogos que a mesa tem. o Cliente guarda todas as contas que tem para pagar. São ações como essas que podem trazer Reputação para o seu neg[ócio] e garantir Resultados hoje e sempre. Dessa forma. CONVENIÊNCIA TOTAL! Gostou? É só visitar. PERSONALIZAÇÃO TOTAl. recibos etc. Em três dias. o restaurante de comida oriental Inamo (www. mas também não é motivo para você ficar parado. enviam uma caixa de sapato para o Cliente.com. Você começa a olhar o cardápio. Eles criaram o seguinte serviço: no início de cada mês. Depois de escolher. a Conveniência ou como você estimula os sentidos dos seus Clientes? Serviços UAU! www. Bem melhor que ficar lendo apenas os ingredientes dos pratos e imaginando se podem ser bons ou não.

com. Isso que é facilitar a vida! Você tem pensado em como oferecer mais Conveniência ao seu Cliente? Diversificando o MIX www.Fred Alecrim Fred Alecrim das as contas. é melhorar ainda mais a Conveniência do seu Cliente e. mas mostra reconhecimento e Convêniências para essas mamães. passa a vender fraldas. especializada em produtos para bebês. br/2008/10/29/servicos-uauconveniencia-para-maes/ 29/10/2008 A loja Babies “R” Us.fredalecrim. com o dinheiro do Cliente. doces. Já existem 260 R’ Markets localizadas em algumas das suas 585 lojas. 72 72 . Isso que é tratar bem o Cliente! Oferecer para ele UAUgoMais. que normalmente são feitas em outros varejistas. produtos de limpeza infantil e outros itens para crianças em novo espaço chamado R’ Market. conquistar algumas vendas desses produtos. é claro. Essa ideia existe nas suas 250 lojas nos Estados Unidos. é claro! CONVENIÊNCIA TOTAL! O Cliente tem toda a comodidade para controlar o seu dinheiro em um dos trabalhos que muitas famílias levam horas para realizar. tradicional varejista de brinquedos. criou há anos UAUgoMais para as mães na hora em que elas vão comprar produtos para suas crianças: vagas especiais de estacionamento! Simples. Sem falar no tempo que se ganha para se dedicar a outras atividades.com. A ideia. segundo o pessoal da empresa. br/2009/05/06/toysr-us-diversifica-seumix-com-conceito-lojadentro-de-loja/ 06/05/2009 Conveniência para mães www. Toys “R” Us. Um conceito de loja dentro da loja.fredalecrim.

surgiu então uma nova onda: o Coworking. houve uma onda de trabalhar em casa. que nada mais é do que você “junto” com várias pessoas.com. Empresas e pessoas começaram a investir nesse novo comportamento para ganhar tempo. Elas “continuam trabalhando independentes umas das outras. como transporte e energia. É possível comprar via celular como também acompanhar o “status” do pedido.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio É hora do Coworking www. É só entrar com o número do produto na área de pedido rápido. e como nós sabemos que o ser humano precisa do convívio com o meio para trocar ideias e experiências.br/ 2009/06/04/victorias-secret-deolho-nas-vendas-via-celular/ 04/06/2009 A varejista de moda íntima Victoria's Secret quer aumentar a intimidade com seus Clientes lançando uma estratégia de comércio eletrônico via celular. quando precisar! Podemos chamar essa conveniência de Social working! 10/03/2010 No início deste século. Foi quando surgiram os home offices. gerando um fluxo de troca de ideias e experiências”. Aqui no Brasil já temos algumas empresas como a THE HUB (que existe em vários países no mundo) e a Pto de Contato.com. br/2009/05/12/homeoffice-que-nada-ehora-do-coworking/ O Coworking é conveniência para quem quer ter um escritório e ainda pode contar com um monte de gente para trocar ideias. 73 73 . ter comodidade e diminuir custos no geral. De olho nas vendas pelo celular www. mas compartilham valores e buscam a sinergia que acontece quando pessoas talentosas dividem o mesmo espaço.fredalecrim. O tempo passou.fredalecrim. Usuários podem comprar os produtos da VS que estão disponíveis no website da empresa ou na versão impressa. O site dedicado a usuários de celular oferece aos compradores a possibilidade de ficar sexy em qualquer lugar.

Depois. logo após ter efetuado sua compra on-line. pague offline www. o que achou do serviço? Compre online. um novo serviço de pagamento que foi lançado recentemente nos E. depois de comprar é só enviar via e-mail para a pessoa presenteada poder usá-lo em suas compras on-line. uma grande ferramenta de vendas. é só passar em uma das lojas conveniadas e fazer o pagamento. Quanto maior a pontuação.U. mas não tem cartão de crédito para fazer suas compras e aproveitar ofertas maravilhosas? Uma nova ferramenta que pode ajudar muito é o Kwedit. o Kwedit gera um “Kwedit Score”. adolescentes e adultos que não possuem cartão de crédito. efetivando a compra através de uma promessa de pagamento usando o Kwedit Direct. O foco deste serviço são os 74 74 . Lançado em fevereiro. Neste caso. o Cliente imprime um cupom para pagamento ou recebe o código de barras do(s) produto(s) por mensagem de texto direto para o seu celular. No Kwedit Direct. ou ainda enviar o dinheiro pelo correio ou pedir a alguém que pague em seu nome através da rede de pagamentos sociais chamada “pass the duck”.Fred Alecrim Fred Alecrim Também é possível comprar “gift cards” no formato e-card ou plástico. Ele permite que Consumidores com mais de 13 anos de idade façam suas compras on-line e paguem à vista em qualquer uma das lojas conveniadas.com. mais o Cliente pode comprar usando o Kwedit Promise. No caso do e-card. “Movimento gera movimento!” Essa ação é direcionada principalmente para a geração Y. Kwedit fica com um pequeno percentual de cada compra efetuada. o Kwedit oferece duas formas de pagamento: Kwedit Direct e o Kwedit Promise. assim como os varejistas participantes. Kwedit Promise permite que os Consumidores recebam imediatamente arquivos e produtos digitais comprados.A. algo como uma pontuação que mensura o quanto você é confiável para pagar quando usa esse serviço. onde cada vez mais o Cel Phone está virando “Sell Phone”. E aí.fredalecrim.br/2010/04/ 06/compre-online-pague-offline/ 06/04/2010 Você tem acesso a lojas virtuais.

Todos os pagamentos são feitos através do sistema PayPal com a paga de uma taxa de 5% das vendas para a Tinypay.com. os preços e se quer doar algum valor de cada venda para a caridade. é um caminho sem volta e qualquer coisa que torne mais simples o processo da venda vai ter grande importância para a construção de Resultados daqui para frente. O e-commerce foi o que mais ajudou. sem dúvida. Tanto os produtos virtuais quanto os físicos podem ser vendidos. a questão passa a ser quando. É possível abrir sua loja em apenas 1 minuto. Em pesquisa apresentada este ano. A Tinypay. A questão não é mais se a sua Marca deve ou não ter uma loja virtual. em NY.me cria uma página única para cada produto. Se o usuário decidir doar algum valor para a caridade.me doará o mesmo percentual do seu valor.tinypay. 75 75 .fredalecrim. durante a NRF. o Tinypay. mostrou que empresas multicanais tiveram melhores Resultados e sofreram menos com a crise do que as empresas com operação tradicional. faci- lita mais ainda quem quer vender seus produtos pela internet. (www. O crescimento de 30% no volume de vendas de 2008 para 2009 foi um supersinal do que vem por aí. E cuidado para não demorar.me. Depois do cadastramento rápido. a Tinypay. br/2010/04/15/sua-lojavirtual-em-1-minuto/ 15/04/2010 Tenho falado muito sobre e-commerce. innovate100.com/ Este.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio E no Brasil? Com o crescimento do e-commerce por aqui você acha que serviços como Kwedit podem funcionar e pegar? Sua loja virtual em 1 minuto www. Simples assim! Não é necessário fazer uma conta nem nada… apenas colocar o produto que quer vender. é possível colocar o link direto no seu site. Na semana passada. me) empresa sediada em NY. a ferramenta ganhou um prêmio de inovação em Amsterdam: www.me.

Ideia quentinha! www. caixas etc.com..fredalecrim. 76 76 . br/2009/08/05/ideiaempreendedora/ 04/08/2009 Sair da mesmice tem que ser prática constante em qualquer neg[ócio] que queira ter Resultados Nobres e perenes. . caminhão. mas. quando o Cliente que as comprou as traz de volta.Venda de ferramentas e equipamentos necessários para mudança (plástico..Aluguel de depósitos.fredalecrim. É uma empresa de mudanças diferente. até as ferramentas necessárias como caixas.Fred Alecrim Fred Alecrim Um neg[ócio] bacana! www. Ela se baseia no ícone americano do “faça sua mudança você mesmo” (Do-it-yourself moving). etiquetas etc.. plásticos. baú. Será? Acho que dinheiro ajuda e vai ajudar sempre. Ela tem de tudo para a sua mudança: desde carro.Aluguel de caminhões e traillers.500 representantes independentes (pessoas que possuem carros e/ou depósitos e se tornam representantes da U-Haul utilizando-os para prestar os serviços dentro dos padrões da empresa). planejamento e desenvolvimento. mas com muita atitude e inquietação.br/2009/ 06/22/um-negocio-bacana/ 22/06/2009 Estava assistindo ao Mundo S. .A.). Como funciona? São mais de 14. Ser competente sendo diferente pode até parecer coisa de gente grande de quem tem orçamentos monstruosos de pesquisa. No caso das caixas. programa da Globo News (que por sinal é um excelente programa). quando vi essa empresa. A U-Haul serve em torno de 11 milhões de Clientes “do-it-yourself moving”. ele tem um desconto em cima do valor das mesmas (o que estimula o cuidado com elas e diminui a necessidade de se fazer mais e é ótimo para o meio ambiente). fazendo a diferença para os seus neg[ócio]s. A U-Haul conta com serviços bem interessantes.com. Os seus serviços? . Tem muita gente com orçamentos bem baixos.

o seu computador. Bacana! Pegou uma ferramenta que já existia e que é bem popular (google maps) e transformou em radar para localizar os fãs de cookies. Quem mora nas redondezas. Depois você escolhe um dos lugares e clica. o Cliente precisa liberar o Geek Squad para acessar. o crowdsourcing é um movimento que pode ajudar muito as pequenas empresas: a fazerem aquele UAUgoMais.br/2009/ 08/14/mais-uma-da-best-buy/ 14/08/2009 A Best Buy não para de inovar. onde tem cookies quentinhos saindo do forno. Mas também existem aqueles que não querem esperar a visita de um profissional para terem o seu problema resolvido. sem precisar se deslocar até o Cliente. Para aqueles Clientes que não gostam de receber profissionais em sua casa ou escritório. Este é o grande desafio: como utilizar todas essas maravilhosas ferramentas da internet que estão por aí a favor do seu neg[ócio]. não acha? Qual o ponto crítico? Confiança! Para executar o serviço. Tem gente que ainda não se sente tranquilo fazendo isso. O radar traz com detalhes onde tem cookies fresquinhos.fredalecrim. Além de ter o serviço “delivery”. ou seja. Aja já! Mais uma da BestBuy www. pode checar onde tem. isso é o máximo. o Geek Squad começou a oferecer alguns serviços de forma remota. specialtys. remotamente. Ele mostra a quanto tempo saiu a fornada e de que tipo são os cookies. Veja os serviços deste site (www. gerando muita Conveniência para os seus Clientes? Este é apenas um exemplo.com/?LegacyUser =True) que ajuda a divulgar.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio E como já falamos antes. Alguns serviços que já estão sendo oferecidos: remoção de ví- 77 77 . se quiser. Agora está ampliando o tipo de oferta de serviços do seu já famoso GEEK SQUAD.com. quanto tempo há desde que a fornada ficou pronta e. pode ir até lá ou ainda pedir através do sistemas de entregas. que vai às casas e empresas dos Clientes para fazer diversos serviços de assistência técnica. através do google maps.

entre outros.fredalecrim. arriscando-se a pisar em algum caco de vidro ou algo parecido. uma loja que não precisa ter chave nem fechadura. segurança de rede.fredalecrim.br/?s=24+ho ras%2C+7+dias+na+semana 11/11/2009 16/10/2009 Depois da Apple.000 m2 na Union Square. você pode tirar o salto alto.com. A ideia é dos ingleses da Rollasole. por algum motivo. pular e dançar descalça. o serviço remoto. mas… você está de salto alto. Quem não quiser.com. Este serviço traz Conveniência para os seus Clientes e chega como mais uma opção de atendimento. solução de problemas no windows. 24 horas. Insta- 78 78 . estará sempre aberta. Tudo feito remotamente! Adorei a coragem e a iniciativa desta campeã em inovação no que diz respeito à utilização da internet. E aí? Bom. é claro… New York (Nova Iorque)! Sua noite começa numa festa de amigos. 48. daí a moçada se anima e decide ir para uma balada muito animada. instalação de softwares. que criaram uma vending-machine que oferece. ou seja. ou pode. A cidade escolhida? A cidade que nunca dorme. afinal. lá na balada. um calçado (sapatilha) mais adequado para você se jogar na dança. simplesmente. E aí? Tem pensado em estratégias para oferecer mais conveniência e alternativas de Atendimento aos seus Clientes? Ela será a primeira loja 24×7 da Best Buy nos Estados Unidos.Fred Alecrim Fred Alecrim rus. agora é a vez da Best Buy abrir sua loja 24×7. 7 dias na semana. A loja da Apple na Quinta Avenida é um exemplo de sucesso de uma loja 24×7 em Manhattan. pegar uma sapatilha na hora. em Manhattan. por 5 libras. Facilita a ida do Cliente à loja na hora que melhor lhe convier. pode optar pela visita do Geek Squad. br/2009/11/13/sapatilhapra-balada/ Loja sem fechadura! www. Sapatilha para balada! www.

• Dê aos seus Clientes um “preview” do que ele vai receber. é só você colocar o dinheiro. uma nova utilidade e um grande potencial de mercado As inovações podem ser em relação ao produto: um velho produto. é possível comprar também via internet e carregá-la na bolsa. Exemplo nas Mídias Sociais 21/11/2009 www. pelo menos no caso do seu “My Sky Status”. é uma ideia simples: deu a um produto que existe. Dicas para o bom uso das mídias sociais: • Fácil de usar. Porém.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio ladas em diversos clubes noturnos do Reino Unido. br/2009/11/22/um-bom-exemplodo-uso-das-midias-sociais/ A Lufthansa é um grande exemplo de como uma empresa pode ter um bom uso das mídias sociais. também pode ser na comercialização: novos canais de venda! E aí.com. • Dê algo que as pessoas queiram dividir.fredalecrim. escolher o tamanho e uma das 3 opções de cores. espalhar. que tal dedicar um tempinho do seu dia para pensar no que você pode fazer de diferente no seu neg[ócio]. Para Pensar e Agir: Isso que é estar próximo ao Cliente para sentir e entender sua necessidade e se movimentar para atendê-la! E como vocês podem ver. com o seu produto ou forma de oferecer seu serviço. se você for para uma casa noturna que não tenha essa máquina ou correr o risco de não encontrar o seu número em uma das máquinas. porém com uma nova utilidade e um novo Cliente. • Dê ao Cliente a opção de escolher quais informações e em que quantidade ele quer receber. 79 79 . Você cadastra os dados do seu voo e ele vai informando para seus amigos e familiares o seu andamento e hora prevista de chegada. e é muito usado por bailarinos e atores. • Dê aos Clientes algo de valor com baixo esforço.

O fim do pagamento em dinheiro vem sendo assunto nos E. foi “downloadeada”! Será? 80 80 . e cada vez mais vai se tornar uma facilitadora na melhoria das experiências de compra dos Clientes.U.9% na operação de cartões de crédito. Imagine a “next Generation”. pois os custos são menores que os obtidos com o cartão de crédito. A mais recente ferramenta foi criada pela PayPal. desde os anos 70. Já imaginou uma sociedade sem dinheiro (cédulas)? Essa moçada da geração Y que já compra suas músicas no iTunes e dá presentes virtuais no Facebook já [ins]piram essa tendência. Segundo o FED (Banco Central dos E. os pagamentos em dinheiro têm diminuído. líder no sistema de pagamento via internet no mundo. Para os pequenos neg[ócio]s que trabalham apenas com pagamento à vista. A Apple já submeteu patente para ter a sua própria ferramenta.fredalecrim.U. quando o pagamento em cartão de débito foi lançado. é grátis se o usuário utilizar sua conta bancária ou PayPal. o aplicativo para celular da PayPal faz transferência de dinheiro entre celulares. Fazer transferência de dinheiro com o iPhone PayPal App. que não foi parida.com. Já aconteceu com você de sair com um amigo que esqueceu o dinheiro? Seus problemas acabaram. Com essa ferramenta. é só fazer a transferência via PayPal Apple App. e custa US$ 0.br/2010/ 05/02/sera-o-fim-do-dinheiro/ 02/05/2010 A tecnologia já é uma supertendência no varejo.Fred Alecrim Fred Alecrim Será o fim do dinheiro? www.30 (dólar) + 2. paga conta em restaurantes etc. É uma solução muito bacana para quem não gosta de levar dinheiro ou cheque por aí. é uma alternativa muito boa. desde a década de 1990.A. essas novas tecnologias para pagamento via celular são mais alguns passos.A).

Faço bem. outras não). Plano de ação: O QUE SERÁ FEITO? QUEM O FARÁ? COMO O FARÁ? CUSTO PARA FAZER RESULTADO ESPERADO 81 81 .Sou inconstante (às vezes faço bem. K . L .Avalie o seu negócio! CONVENIENCIA CONVENIÊNCIA J K L O que posso fazer para melhorar? IDEIAS J .Não faço bem (ou não faço).

Elas investem em ensinar (educar) os Consumidores sobre coisas úteis para as suas vidas. EDUCAÇAO Ã Ensine o Cliente e ele não o esquecerá. usar melhor seus produtos e/ou tornar a vida delas melhor.Frederico Alecrim EDUCAÇAO 4. são as "empresas que educam". tem a ver com todo o conteúdo que uma empresa compartilha. saber mais sobre seus produtos. Educação. Basicamente. 82 82 . através de sua comunicação (dentro ou fora da loja) e através de eventos. Existe outro caminho que está sendo trilhado por algumas empresas. existem 3 meios para educar Consumidores: através de sua Equipe de Atendimento e Vendas. venha. para nós. Educação é um caminho bacana para construir fãs e “recomendantes” da sua Marca! As pessoas estão cansadas de tanto bombardeio de mensagens de marketing e vendas do tipo: compre. pague etc. podendo ter ou não ligação direta com o produto e/ou serviço que vendem. conteúdo que [Ins]pira as pessoas a comprar.

objetiva. o que mudará depois feito. como fará. 83 83 83 . que conquistem sua confiança e preferência? E aí? [Re]pensou? Vamos ver alguns exemplos do blog UaugoMais que podem servir de [Ins]piração para você [Re]agir com relação à Educação no seu neg[ócio]. criativa. ou ainda. consultáveis? Sua comunicação é simples. quando fará.Usando a ferramenta: Como está a sua loja em relação à Educação? Sua Equipe de Atendimento e Vendas sabe explicar muuuuito bem sobre seus produtos/serviços. Não esqueça de anotar as ideias na forma de plano de ação: o que será feito. quanto custará fazer e. quem fará. entusiasmante e ajuda os Consumidores com informações relevantes que fazem a vida deles ficar mais fácil ou torná-los mais sábios em algum assunto de seu interesse? Você investe em eventos para ensinar o Cliente coisas que eliminem ou reduzam sua resistência para com o que você vende ou faz. mais do que consultores. sendo. por fim.

também muuuito difundido como diferencial até hoje. pode ser feito dentro da loja ou fora da loja.com. dependendo do seu neg[ócio] e de que tipo de diferencial você precisa. depois do Marketing de Experiência. ensinar coisas bacanas aos Clientes.br/2011/ 04/26/marketing-de-educacao-eas-empresas-que-educam/ 26/04/2011 O papo hoje é sobre fazer D!F3R3NT3. Dentro da loja. depois de várias abordagens e estratégias para se diferenciar. através de: 1. humano e especializado. Atendimento caloroso. uma grande vacina para o mal que assola o mercado: a MESMICE!!! Só pra lembrar o que sempre é falado por aí: Quando o Cliente não consegue perceber nada que o torne diferente da sua concorrência… a única coisa que ele vai querer saber é de preço! Depois do Design Thinking (design estratégico) bem trabalhado por empresas como a Apple. esses recursos ainda continuam valendo.Fred Alecrim Fred Alecrim Marketing de Educação e as empresas que educam Educação no Blog UaugoMais www. Não é de hoje que algumas Marcas estão investindo no que eu chamo de "Marketing de Educação" e se tornando "Empresas que Educam"! São empresas que vêm investindo em ensinar coisas valiosas aos seus Consumidores… Essa educação.fredalecrim. que se tornou diferente e valiosa por também investir muuuito na diferenciação através do DESIGN. que não só ven- 84 84 . ou seja.

sem pagar nada. Se você comprar um MacBook pode. looks editados (no caso de lojas de moda) etc.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio de. podcasts. 2. Através de Eventos para ensinar e [ins]pirar as pessoas a comprar. tudo pode ser utilizado para criar um conteúdo magnético que atraia as pessoas e as [ins]pire não só a comprar. sinalização. supermercado em Natal-RN. conteúdo que ensina aos seus Clientes. ter uma aula e ajuda para transferir seus arquivos para seu novo Mac. adesivos. seu blog. menos resistente será com relação a migrar para Apple… É pura [ins]piração dentro de loja!!! E veja que eles usam essas mesas (primeira foto à direita) como “sala de aula”. mas ensina coisas que irão tornar a vida dos Clientes ainda melhor. mas também a virar fã e recomendante da sua Marca!!! Marketing de Educação é uma verdadeira mudança na forma de se relacionar com os Clientes: menos push MAIS pull. de Outbound para Inbound Marketing. à falta de conhecimento ou cultura. Mas. cada atendente da Apple dá uma verdadeira aula sobre os produtos. fotos. O Vinho já vem com uma orientação do tipo de prato que faz a harmonização correta… Além disso. por US$ 99. suas redes sociais para gerar conteúdo relevante para as pessoas!!! Textos. Outro exemplo (segunda foto) eu encontrei no Nordestão. Utiliza muuuito bem o seu site. quebrando resistências ao seu produto e/ou serviço devido. por exemplo. a Empresa que Educa também cria. fora da loja. iMovie etc. 3. O Marketing de Educação ajuda 85 85 . vídeos.00 (dólares). Quanto mais você conhecer. Outro exemplo encontrei numa Apple Store: é o One to One. Na segunda foto da pagina anterior. cartilhas. visUAU! em displays. Através de Comunicação. como usar melhor etc. mais um exemplo Apple: um treinamento de educação para novos usuários de iPad… Os Workshops que eles promovem também são gratuitos quando sobre seus programas do tipo iPhoto.

uma loja megabacana que vende artigos esportivos com foco em yoga. Já parou para pensar em quanto isso é importante para você como profissional ou para você empresário? Muito! Então. sentirem e confirmarem isso em cada contato com a sua Marca. Espalhando sua Reputação www. Ralando feito louco e cuidando de cada ponto de contato seu e da sua empresa com cada Cliente. mas. e mais. sobre um produto ou serviço.fredalecrim.br/2009/08/ 18/espalhando-sua-reputacao/ 14/08/2009 Grande diferença: Marca x Reputação. Reputação e Resultados para a sua Marca! E assim está criado o seu “word of mouth”. Marca é o que você fala que é e espera que as pessoas acreditem. Outro ponto é ter diversos canais de comunicação com esses Clientes para que as histórias possam ser contadas. ou seja. Canais de comunicação para ouvir seus Clientes e manter ativo o Relacionamento.Fred Alecrim Fred Alecrim empresas a se tornarem autoridade nos seus segmentos. as pessoas têm que achar que você é bom. 86 86 . Também ajuda muito criar comunidades para que esses Clientes possam conversar entre si e espalhar suas histórias. muita gente falando bem de você por aí. também conhecido por aqui como “boca a boca”. Um ponto importante é criar histórias interessantes para serem contadas em cada atendimento: Histórias sobre a empresa. não basta ser bom. Então. né? Ser bom é fundamental.com. além disso. todos os dias. como construir? Com muito trabalho duro. o que e como você faz o que faz. caminhadas e ginástica. sob o olhar dos seus Clientes!!! Isso ajuda a construir muuuito Relacionamento. precisam sentir uma vontade incontrolável de sair por aí contando sobre você para outras pessoas. Marcas fortes são construídas com muita Reputação. Um bom exemplo disso é a Lululemon. Reputação é o que as pessoas falam sobre você. Muito AIDDU (Atitude Incrivelmente Diferente DO Usual) e muito Foco do Cliente em cada momento dele.

As mensagens estimulam os Clientes a doarem suas roupas LEVI’S quando elas não servirem mais e. Um shooow! Etiqueta Inteligente 24/10/2009 www.com. A comunicação da campanha também estará na lojas. a loja da Lululemon no Garden State Mall. fazendo o produto ser único. vários grupos de caminhada que se encontram em suas lojas para de lá saírem para seus exercícios. Você pode usar uma etiqueta para muitas coisas. quem pratica. A ideia: “A care tag for our planet”. 87 87 . algo como “uma etiqueta para cuidar do nosso planeta”. físicas e on-line.fredalecrim.A. uma comunidade que não só compra seus produtos como também se reúne para praticar seus esportes preferidos.U. da Levi’s. que incentiva as pessoas a se encontrarem por afinidades do tipo: Praticantes de yoga (onde praticar. Um exemplo da Lululemon é o seu painel de comunidades dentro da loja. em New Jersey.br/2009/ 10/24/etiquetas-inteligentes/ Levi’s e Goodwill estão se unindo através de um programa que usa etiquetas para incentivar as pessoas a doarem roupas para a organização sem fins lucrativos. a Lululemon tem um verdadeiro fã clube.). de São Francisco – E. foi concebida pela agência BBDO West. Isto de forma envolvente.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio Na foto abaixo. ajudarem a cuidar do nosso planeta. dicas para quem pratica etc. dessa forma. Com isso. como uma loja em Minas que coloca em suas peças de roupas feitas artesanalmente o nome da costureira ou bordadeira que as fez. por exemplo. Muitas de suas lojas são verdadeiros pontos de encontro desses amantes das atividades físicas. uma delas pode ser para contar alguma história do produto de uma forma entusiasmante e diferente.

br/2009/ 11/25/sports-authority-experiencia/ 25/11/2009 Você conhece a Sports Authority? Como o próprio nome diz. [Ins]pirar o Cliente a comprar é o desafio. sempre esperamos mais. nas lojas. é melhor ter a declaração do que não tê-la. Claro que não precisa ser no nome. É claro que. você já sabe! Mas. já que ninguém 88 88 . pode ser numa frase.Fred Alecrim Fred Alecrim Loja que [Ins]pira o Cliente a comprar www. concorda? Além de gente especializada para dar aquelas dicas bacanas. Para Pensar e Agir: Que sacada essa da Sports Authority. Adoro quando a loja já vem com um “statement” (declaração e/ou promessa) no próprio nome. ou seja. o que você espera? Encontrar tudo o que se relacione com artigos para esportes. além disso. coisa de torcedor e de praticante. Deixar claro sua promessa é muito bom na hora de atrair os Clientes que você quer. e se ela não for realizada em cada contato dele com a Marca.com. podendo ser mais velho ou mais novo. com. Produto que combina perfeitamente com o neg[ócio]. haverá UAUgoMais! Cada espaço de degustação dos produtos wii e wii fit terá especialistas para orientar e ensinar como se joga e/ ou como fazer para ter a melhor experiência em cada jogo.fredalecrim. O novo movimento da Sports Authority foi uma parceria com a Nintendo para comercializar os produtos da linha wii e wii fit nas suas lojas. mergulhou fundo no conceito de experiência e Educação. Bacana. Colocou mais um produto em seu mix. eles vendem roupas para quem quer aparentar 21 anos ao se vestir. como é o exemplo da Rue 21. é uma autoridade em artigos esportivos. porém toda promessa ou declaração gera uma expectativa nos Clientes. sem dúvida. essa promessa já vem no próprio nome. Boa sacada! As lojas terão uma área onde o Cliente poderá experimentar os jogos do videogame. Às vezes. quando se fala em autoridade. Até um hotsite foi criado: www. E sim.thewiiauthority. abaixo da logo. Quando você vê Sports Authority. que já foi visto antes: 21 é a idade.

prefere chamar “Significant Stores”. A Apple não usa o termo ”flagship” (emblema. com excelente localização. queremos logo mostrar e contar a novidade para um monte de gente. muito fluxo e visibilidade. liderança).com. Ela fica na Broadway com a Rua 67. exatamente onde funcionava uma Victoria’s Secret. além disso. Quando alguém nos ensina algo interessante. Paris (de novo) e Shangai. a ter aquela vontade de voltar e recomendar a outras pessoas? Você e sua equipe ensinam o Cliente a usar melhor o seu produto ou serviço? O varejo é duro! 03/12/2009 www. A loja da Upper West Side transmite com clareza o que a Apple tem em mente para os seus próximos projetos: lojas grandes. Esse conceito está muito bem representado pela mais recente loja da Marca aberta no Upper West Side. Quando falo em Educação. Pense aí: como estão você e o seu neg[ócio]? Tem investido para melhorar a experiência do seu Cliente. O foco será abrir grandes lojas tipo “flagship” (lojas que representam toda a essência da MARCA) em grandes cidades.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio vende mais nada para ninguém. para [ins]pirá-lo a comprar e. e aí acabamos divulgando o neg[ócio]. Com isso. A degustação/experimentação é uma forma maravilhosa de causar nas pessoas uma vontade irresistível de comprar. em Nova Iorque. Outra coisa: ter um orientador/ especialista para ajudar a utilizar melhor o jogo faz com que o Cliente tenha a melhor experiência possível. ele gostará ainda mais e não o esquecerá por você ter ensinado a ele aqueles truques. falo em ensinar o Cliente a usar o produto da melhor forma. as que oferecem a melhor ex- 89 89 . que seria algo como “lojas importantes”.br/2009/ 12/08/o-varejo-e-duro-por-issomesmo-e/ A Apple anunciou ter planos de abrir mais 50 lojas no próximo ano. As lojas da Apple são. Os próximos destinos de suas “lojas importantes” serão Londres. sem dúvida.fredalecrim.

Neste período. Suíça.br/2010/01/29/ funcionario-saudavelpaga-menos/ 29/01/2010 O Whole Foods é um supermercado muuuuito bacana. Fazem parte da estratégia da Marca e atraem muita gente para comprar os produtos da empresa. França e China. E não só nos produtos que vendem. com. Funcionário saudável paga menos www. “Varejo é duro. Inglaterra. Alemanha. têm que ser grandes o suficiente para ter pelo menos 3 mesas de exposição de produtos e um grande Genius Bar.U.Fred Alecrim Fred Alecrim periência no setor. As novas lojas. vice-presidente de varejo da Apple. 170 milhões de pessoas terão entrado em suas lojas. As lojas da Apple têm em média 6 mil m2 e gerarão 6. Neste caso. Eles seguem ao pé da letra o seu slogan: “Produtos naturais e orgânicos da maior qualidade”. A empresa oferecerá descontos maiores aos funcionários que estiverem dentro de um padrão aceitável de qualidade de saúde.fredalecrim. Eles acabam de anunciar uma campanha de incentivo para os seus funcionários. onde a sua equipe ajuda os Clientes a conhecerem melhor os produtos. As lojas oferecem serviços como o Genius bar. Itália. por isso mesmo é sempre bom ter uma vantagem” – Ron Johnson. 90 90 . incluindo Canadá. tirar dúvidas.6 bilhões de dólares dos 29. por isso mesmo são as mais bem-sucedidas. Tem um posicionamento totalmente voltado para o sustentável. sejam elas as do tipo “padrão” ou as do tipo “importantes”. Os descontos chegam a 30% nos produtos do supermercado para funcionários que não fumam. e incentiva-os a voltar sempre. A maioria das 50 lojas que a Apple pretende abrir serão fora dos E. Não só na declaração da Marca. mas nas atitudes também. educando-os para uma vida mais saudável.9 bilhões de receita que a empresa terá em 2009. Gente que já é Cliente Apple ou gente que entra como “curioso” e acaba comprando algum produto. uma campanha para incentivar a vida mais saudável entre eles. Austrália.A.

ouro e prata. Pensar e agir de forma sustentável. cada um será enquadrado dentro dessas categorias. seguindo os critérios estabelecidos. Não dá para falar e não fazer nada. para o seu bem e o do seu neg[ócio]. continuarão ganhando os 20% de desconto oferecido pela empresa. Já existem lojas muito bacanas que são “verdes” não apenas no nome. mais do que nunca. a loja é um show. loja de materiais para construção que só vende produtos ecologicamente corretos. educadora e impactante. e tudo explicadinho através de uma comunicação visual simples. Desde a tinta até a descarga que usa menos água. #Sustentabilidade da Loja ao Banheiro www.br/2010/02/18/ sustentabilidade-daloja-ao-banheiro/ 18/02/2010 Ser “verde” é. com. É o caso da americana Green Depot.fredalecrim. mas em tudo o que fazem.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio não têm pressão alta e estão com seus níveis de colesterol e massa corporal dentro dos limites aceitáveis para uma vida saudável. nos neg[ócio]s e na vida. A campanha é por adesão. é fundamental para o Cliente e para o nosso planeta. que não participarem da campanha. Os funcionários que aderirem receberão orientação médica gratuita. 91 91 . Os demais funcionários. um passaporte para o jogo dos neg[ócio]s. não dá para fazer só para usar no marketing da empresa: “verde” é uma atitude que tem de estar no DNA das Marcas e das pessoas que trabalham nelas. prata 27% e bronze 22%. logo. Ouro recebe 30% de desconto. Existem três categorias: bronze.

a gente apenas [ins]pira o Cliente a comprar. Quando ensinamos ao Cliente algo que ele não sabe. Enquanto ainda tem muita loja por aí que não investe num trabalho legal nas suas vitrines. ele não nos esquece. Nos 2 últimos posts falei de vitrine. Uma das empresas que melhor têm feito isso é a Apple. “keep on moving” (manter em movimento) também é fundamental. br/2010/07/15/ins-pireo-Cliente-a-comprar/ 29/05/2010 Aqui em Londres. o Whole Foods está promovendo um encontro dos seus fornecedores com o seus Clientes.Fred Alecrim Fred Alecrim Sempre em movimento www. De fato. o Whole Foods. atraindo muita gente. Em alguma de suas lojas existem esses ambientes do tipo au- 92 92 . entre elas.com. Educar no sentido de ensinar.fredalecrim. Além disso. só que do outro lado. EDUCANDO o Cliente. com certeza. não é mesmo? 15/07/2010 Vender está cada vez mais difícil.fredalecrim. Na mesma loja da Kensigton Street. o Whole Foods tem em destaque nas suas vitrines a “Gourmet Jorneys”. que é um supermercado. “mata a pau” nas suas. Como? De várias formas. muito legal! Não é todo dia que você pode conversar com quem produz a comida que você come.com. concorda? Por isso mesmo falamos que hoje ninguém vende mais nada ao Cliente. Um destaque para os produtos vendidos no supermercado colocando a sua origem.br/2010/ 05/29/sempre-em-movimento/ [Ins]pire o Cliente a comprar! www.

e o curso era sobre utilização do iPhone: aplicativos. ou seja. precisamos ter motivos para que as pessoas aprendam. Esta foto (página anterior) tirei na loja da Apple na Regent Street. lá. Ah! Não precisa ser Cliente para participar. No restaurante da Etna. tem de ser algo que seja importante para o Cliente. Nas lojas onde não há esses auditórios. O primeiro exemplo me foi enviado pela Aline. A [ins]piração muitas vezes vem daí.br/2010/ 07/26/sinalizar-pra-orientar-trasresultados-no-varejo/ Mostrarei abaixo mais alguns exemplos de Educação Aplicada ao Varejo. senão ele vai querer aprender para quê? Neste caso.com.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio ditório. como mexer nos produtos da Apple. os custos economizados com Gente para fazer isso serão 93 93 . para ensinar. Orientar dá Resultados no Varejo 25/07/2010 www.fredalecrim. a equipe da loja ensina. a toalha da bandeja traz uma orientação que tem por objetivo educar o Cliente a devolver a sua após cada refeição. da Ponto de Referência no Rio de Janeiro. o que a empresa promete é que se cada vez mais Clientes devolverem sua bandeja. configurações etc. varejo de móveis e decoração. os ensinamentos são transmitidos nas mesas de apoio mesmo. Mas. em Londres. através de aulas simples e práticas.

Na foto ao lado mostra que há toda a orientação necessária para o Cliente saber onde ele deve colocar o que é reciclável e o que vai para o lixo mesmo. Educam o Cliente ensinando-o a usar ferramentas necessárias: um mapa de localização. A última foto mostra um display com as ferramentas no meio da loja. A Etna também está fazendo isso por aqui. lápis e fita métrica. Em Londres não é diferente! Descobri a Food Secret numas andanças perto da Carnaby Street. Você e sua empresa já estão fazendo isso? Varejo bem feito e saudável www. Outro exemplo é o que a rede de alimentos saudáveis Pret a Manger faz. Daí explica tudo direitinho ao Cliente. Na segunda foto. br/2010/10/05/varejobem-feito-e-saudavel/ 05/10/2010 O varejo da alimentação continua muuuuito forte em toda parte. Investir em sinalização para Educar traz ótimos Resultados para o varejo. em essência. Ou ainda como a Ikea faz em suas lojas que. Nenhum alimento do Pret a Manger fica de um dia para outro. existe um outro maior com todas as orientações necessárias na entrada da loja.fredalecrim. uma embalagem de um dos seus saborosos sanduíches. Está escrito algo do tipo: “feito hoje e consumido hoje”.Fred Alecrim Fred Alecrim repassados para o Cliente em forma de preços mais baixos. com texto e imagens.com. que também é um processo de Educação. A promessa é de uma comida rápi- 94 94 . e vem com uma mensagem do tipo: “desculpe ser chato”. em lugar visível e de forma bem prática. Em cada embalagem tem essa etiqueta com uma garantia da Marca. são de autoatendimento. É que às vezes as pessoas acham que não irão precisar.

também explica as opções. percentuais de proteínas e valores de cada ingrediente. o VISUAU ajuda. na escolha. “Movimento gera movimento”. Lá dentro. Onde pede. tem dois cartazes (foto abaixo): um explicando a história da empresa. do seu jeito. suas opções e como funciona. um VISUAU! Displays que projetam imagens dos saudáveis ingredientes disponíveis na casa. porém saudável. Outra coisa bem legal utilizada é a vitrine. e muuuuito. se bem feita. o uso da tela TOUCH: enquanto um atendente está do outro lado fazendo o seu pedido à medida que você vai pedindo. uma simpática funcionária oferece a degustação de alguns produtos. inclusive. onde está escrito: Por que não experimentar? Neste. Tudo para atrair mais Consumidores. com as calorias. que são 3: fazer o seu sanduíche. Ainda do lado de fora. Uma ótima sinalização que a todo momento orienta qual o próximo passo do Cliente: onde pega. feita na hora. a sua salada ou a sua sopa. O lugar atrai desde a fachada. você pode acompanhar o que ela vai colocando. No caso. tem que parecer bom”. Lembrando que. os valores etc. 95 95 . e o outro. Além de uma foto linda que remete a uma comida saudável. onde paga etc. ao lado. Afinal. Não dá para simplesmente abrir o neg[ócio] e esperar que os Clientes entrem sem fazer nada para que isso aconteça.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio da. se eu ainda não conheço o lugar. Mais uma coisa interessante é a ajuda da tecnologia. onde usa muito bem o conceito do DESIGN: “Não basta ser bom. Ao final você digita na tela como quer pagar. Educa bem o Cliente em relação ao neg[ócio]. onde paga etc. ela é um [as]pirador de GENTE.

que cobra uma taxa mensal pela prática do idioma. dois dos seus restaurantes em Barcelona oferecem aos seus Clientes oportunidade para que pratiquem o inglês. A Fresc Co tem 40 restaurantes em 11 cidades espanholas focando sempre em ingredientes frescos e pratos da alimentação mediterrânea. Também é possível comprar algo já pronto (Ready Made). você recebe. no Fres Co é de graça. Fruto de uma parceria com uma escola de idiomas local.com. sem dúvida. 96 96 . Um raio-x da sua refeição.fredalecrim. um cupom nutricional bem bacana. sejam grátis ou não. Sempre na dose certa. Desde o mês passado. este é o caminho para ser diferente e conquistar a preferência e a recomendação dos Clientes! Mas não esqueça de ouvir o Cliente para acertar nos serviços a serem oferecidos. a ideia é atrair profissionais que precisam praticar seu inglês… por isso os professores focam o uso do idioma no dia-a-dia e situações de trabalho em suas aulas relaxantes de 2 horas de duração. Diferente do Language Lounge. do seu jeito. sendo preparada na hora. Os neg[ócio]s estão procurando incluir serviços cada vez mais inusitados no seu MENU… e. Ah! A comida é deliciosa e o atendimento é bem bacana. junto com o cupom fiscal. ele tem que gostar e querer usufruir.Fred Alecrim Fred Alecrim Depois de fazer o seu pedido. Uma dose de serviços para ficar melhor! www.br/2010/ 03/15/uma-dose-de-servicos-praficar-melhor/ 14/03/2010 A cadeia espanhola de restaurantes Fres Co está oferecendo uma oportunidade para que seus Clientes pratiquem o inglês enquanto comem. Além de fazer a sua refeição no local.

Faço bem.Não faço bem (ou não faço).Avalie o seu negócio! EDUCAÇÃO J K L O que posso fazer para melhorar? EDUCAÇAO IDEIAS J . K . Plano de ação: O QUE SERÁ FEITO? QUEM O FARÁ? COMO O FARÁ? CUSTO PARA FAZER RESULTADO ESPERADO 97 97 .Sou inconstante (às vezes faço bem. L . outras não).

diferente. Atendimento. ATENDIMENTO Trate o seu Cliente com carinho e atenção.Frederico Alecrim ATENDIMENTO 5. Gente competente. aquele que pode ser o seu grande diferencial na busca pela preferência prolongada dos Clientes! Um jeito todo especial de "marcar" as pessoas em cada contato deles com a sua Marca. que se ajuda a ajudar cada Cliente! 98 98 .

Não esqueça de anotar as ideias em forma de plano de ação: O que será feito. como fará. o seu atendimento precisa ser AIDDU. "elogiante" e "recomendante" do seu neg[ócio]? Como diria Edmour Saiani. por fim. quem fará. quando fará.Usando a ferramenta: Como está a sua loja em relação ao Atendimento? Sua equipe gosta de GENTE? Você é exigente na contratação de cada um e treina muuuito todos eles para que possam conquistar cada visitante e transformá-los de entrante em "comprante" e de "comprante" em "recomprante". quanto custará fazer e. 99 99 99 . o que mudará depois de feito. Atendimento Incrivelmente Diferente Do Usual!!! E aí? [Re]pensou? Vamos ver alguns exemplos do blog UaugoMais que podem servir de [Ins]piração para você [Re]agir com relação ao Atendimento em seu neg[ócio].

Viu como não é caro? Mas. ou seja. Mas é necessário para conseguir o UAUgoMais na Reputação do seu neg[ócio]. os processos de fabricação dos produtos.Fred Alecrim Fred Alecrim Você já ouviu o seu Cliente hoje? www. tornando-se necessário desenvolver seu foco a cada ponto de contato. ouvir. opiniões. Ouvir o Cliente pode doer um pouco algumas vezes. descobertas.br/ 2008/11/01/ouvir-o-Cliente/ 01/11/2008 Você já ouviu o seu Cliente hoje? Esta pergunta é importante porque o Cliente muda cada vez mais rápido. E isso veio depois de muito tempo sem ouvir o Cliente e após vários problemas com a sua imagem.. O McDonald´s sabe tanto que isso é importante que convidou algumas mães para conhecer suas lojas. Lá. não adianta ouvir. Outro exemplo. eles criaram o McDonald´s Moms´Quality Correspondents (Mães Correspondentes pela qualidade do McDonald´s). Mas não para por aí. só lembrando. ambiente de lojas. aqui no Brasil. elas podem falar das suas experiências.com. O que ele pensa dos seus produtos? Todos servem para ele? Há algum do qual ele gostaria e você não oferece? Como ele percebe seu Atendimento? O que ele sente ao entrar na sua loja? Ele gosta do visual que ela tem? Resumindo: o que ele gosta e o que ele não gosta na sua empresa? Estas e outras perguntas são importantes para você compilar as informações e AGIR na direção do que o Cliente elogiará. trocar informações. estimulando outras mães a também participarem. é o blog Eu uso a CUCA. gerando Resultados hoje e sempre. a cada momento.fredalecrim. do Carrefour. direitos do Consumidor. de onde vêm os alimentos. variedade de produtos. ouvir o Cliente e não agir.. 100 100 . Algumas Clientes “gestoras do lar” foram escolhidas e elas. podem “blogar” sobre tudo que possa se relacionar às lojas: Atendimento. juntamente com outras do Brasil inteiro. conhecer melhor a empresa.

floricultura e sala própria para higienização. e sim. oferecendo. gerou muita repercussão por se tratar de um assunto considerado por muitos como tabu. Mas. Isso tudo num segmento onde geralmente não vemos diferenciais.. preparação e realização da tanatopraxia (tratamento dado ao corpo pós-morten). lanchonete. Conveniência Total para os Clientes que não podem estar no momento. nem imaginamos encontrar UAUs. em teoria... Plano Funeral e Clínicas Médicas. sendo um desses considerados uns dos melhores do Brasil composto de funerária. Memorial Eletrônico (criação de um DVD com fotos e vídeos entregues para parentes e amigos). Além disso. três amplos salões para velórios conjugados com apartamentos de repouso. a funerária também oferece outros serviços como Psicologia de Luto. e por aí vai. iniciou um processo de renovação na década de 90: começou a fazer planos funerários e iniciar uma divulgação diferenciada que. É o “Dia da Lembrança”. Abriu centros de velórios modernos. “nada de mais”. no qual uma webcam capta as imagens do velório da capela central e envia para o site da empresa. foram pioneiros na criação do Funeral Virtual.com. pelo menos nos estados do Rio Grande do Norte. busca no site do jazigo. ousar fazer algo diferente já é muita coisa! Mas não para por aí. passando por apresentação de orquestras sinfônicas. O grupo. para finalizar. até chuva de pétalas com show pirotécnico. Cemitérios. Você pode até achar tudo isso simples. Paraíba e Pernambuco. E. Uma programação toda especial durante o dia inteiro que vai desde a missa. há uma empresa que não quer ser mais uma. na época.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio Dia da lembrança 02/11/2008 www. br/2008/11/02/dia-dalembranca/ Serviços Funerários são um tipo de neg[ócio] que.. que tem 60 anos de existência. assim. Já faz um tempo que no dia de finados eles fazem UAUs para quem visita seus cemitérios. para o segmento.fredalecrim. que atua no segmento de Serviços Funerários. Porém. Isso sim é UAU! Se eles conseguiram ter tanto pano para manga para oferecer 101 101 . a número 1 em seu segmento: o Grupo Vila.

Fred Alecrim Fred Alecrim serviços incrivelmente diferentes dos usuais.. Mariko Senju. Os seus Clientes vão agradecer. tomando sorvete e assistindo ao concerto. onde os 800 convidados ficaram deitados em suas camas. Eles. Você pode oferecer experiências de diversas formas e em diversos lugares para os Clientes com o objetivo de [ins]pirá-los a comprar o seu produto ou serviço. você no conforto da sua cama.br/2008/ 11/08/experiencia-com-sorvete/ 08/11/2008 Final de semana. os seus Resultados também.fredalecrim. pense em Atitude Incrivelmente Diferente Do Usual que você pode fazer para apresentar o seu produto. que vendem sorvetes diferenciados. assistindo a um filme ou escutando uma música e tomando aquele sorvete. 102 102 . Isso mesmo que você leu: ficaram deitados em suas camas. Agora. o Dolce Heavenly Concert. Isso é o que acontece com o Cliente. então. O evento aconteceu em 2007 no Laforet Museum Harajuku de Shibuya (Tokyo).. Surgiu. realizado pela Marca no Japão para promover uma linha de sorvetes chamada ”dolce”. O objetivo da Häagen-Dazs era chamar a atenção para os dois conceitos que [ins]piraram a criação do seu novo sorvete: “um instante de felicidade” e “um sabor de luxo”. desenvolveram uma forma de propocionar uma experência única com o seu produto..com. deitado. geralmente após comprar um delicioso sorvete. Pense AIDDU. não me venha dizer que o seu neg[ócio] não tem o que fazer de diferente. Experiência com sorvete www. como levar essa sensação para o Cliente perceber como os seus produtos ou serviços são UAUgoMais? Oferecendo experiência da Marca para eles! A Häagen-Dazs soube fazer isso muito bem.. Era um concerto com uma violinista japonesa mundialmente famosa.

No final. texturas. cores etc. elaborar ações de baixo custo para o Cliente se sentir especial e único. Qual o Cliente que não quer se sentir especial e único. todos nós queremos nos sentir especiais e únicos. você tem a opção para enviar a imagem para os seus amigos e/ou comprar o modelo que você montou.000. Muito UAU! Tudo bem que uma bicicleta dessas. Fora outras empresas como a Nike. com. fazendo-a se adaptar ao seu corpo. que represente o seu estilo de ser e de viver? Já falei no blog de uma ação realizada pela fabricante do automóvel Mini trabalhando a personalização. dependendo do modelo.00. Tem gente de Design que acredita muito nisso. trata-o como ele gosta e só mostra as coisas certas. sai na faixa dos US$ 8. especificações. poder ter um produto que nenhum outro tem ou. que possibilita você criar uma bicicleta com a sua cara. depois parta para outras ações que façam cada Cliente se sentir especial. “simplesmente” por ser tratado do jeito dele. acabamento. Você pode escolher o tamanho.br/2009/02/05/ personaliza-acao/ Falarei sobre um assunto que estava presente na NRF desse ano: Tratar cada Cliente como ele gostaria de ser tratado! Afinal. sim.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio Personaliza [AÇÃO] 05/02/2009 www. por isso mesmo a customização vem tendo muito destaque em projetos novos. Mas podemos. É só pensar! Você pode começar no Atendimento. que já fazem ações parecidas. 103 103 . componentes. Comece personalizando seu Atendimento. ter o produto com a sua cara. ainda melhor. Quando o vendedor ouve verdadeiramente o Cliente. em seu neg[ócio]. Uma empresa americana que fabrica bicicletas esportivas chamada TREK criou o hotsite “Project One“. As opções de escolha vão desde aspectos estéticos até os físicos.fredalecrim.

todo o grupo. De facilidades. wagaboo.. Após muita luta. Que tipo de Conveniência você pode criar para o seu Cliente? A ideia do Wagaboo é simples e traz um diferencial grande para a Marca. digita o seu nome. Dependendo do restaurante ou bar. Já pensou numa ideia que trará um diferencial grande para a sua Marca? Não sabe? Já perguntou para o seu Cliente o que ele quer? A resposta está no dia a dia.fredalecrim. outras para 4 ou 6 e por aí vai. olha para um lado.aspx) criou um serviço on-line em que o Cliente pode fazer a sua reserva e escolher em qual mesa quer ficar. telefone. o restaurante espanhol Wagaboo (www.br/2009/ 02/08/foco-do-Cliente-3/ 28/12/2009 Imagine que você passou a semana toda combinando com os amigos uma ida àquele restaurante que você adora. 104 104 .Fred Alecrim Fred Alecrim Restaurante com o foco do Cliente www. O Cliente gosta disso. Conveniência. O serviço é muito simples: você escolhe a qual restaurante da rede irá.. olha para o outro e não vê nenhuma mesa que possa acomodar. Ufa! Agora você já pode se divertir com os amigos. Pensando nisso. Você chega lá com seus 6 amigos. Pronto! O próprio sistema sugere a mesa.. Também recebem grupos de Clientes dos mais variados números.com/reservas. quantas pessoas na mesa e se é na área de fumantes ou não fumantes. Mas espera aí. ou você desiste e fica muito chateado ou inicia uma verdadeira caçada por uma mesa e algumas cadeiras. De comodidade. você conseguiu juntar as mesas. E a reserva fica disponível por 2h para o Cliente. você acaba de perceber que está ao lado do banheiro! Quem já não fez parte de uma cena assim? Será que os restaurantes e bares poderiam criar alguma coisa para garantir que cenas como esta não se repitam? Todo restaurante sempre tem mesas diferentes: umas para 2 pessoas. prático e útil..com.. no contato direto com ele. Simples.. data da reserva. confortavelmente.

Os Clientes que visitarem o local poderão customizar as suas Havaianas.com. uma linguagem distante da realidade do aluno.fredalecrim. Uma das dificuldades dessas organizações tem sido a falta de conhecimento e habilidades tecnológicas dos professores. porém não é fácil. Loja conceito com ares de praia urbana. br/2009/05/06/the-gape-havaianas/ Adote um professor www.br/2009/ 05/31/adote-um-professor/ 31/05/2009 06/05/2009 A The GAP fez parceria com as Havaianas numa espécie de pop up store que funcionará em Nova Iorque até o dia 13 de junho. estudantes ensinam os professores a criar blo- 105 105 . Tenho participado de eventos em muitas universidades e escolas de ensino médio. Prosumidor total. dificuldade de interação e conexão com os jovens estudantes. Você pode fazer um mix-and-match e criar uma Havaianas exclusiva! Algumas lojas da GAP venderão Havaianas durante todo o ano. isto tem ocasionado. dificuldade de entendimento do conteúdo e evasão.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio The Gap e Havaianas www. fazendo-as ficarem do seu jeito. a NIKE já faz isso há muito tempo. O que fazer? Desenvolver o foco do Cliente! Difícil? Eu diria que é simples.00 e US$ 32. outras só até agosto. Deparando-se com alunos que sabem mais sobre tecnologia que eles. falta de interesse por parte dos alunos. Na loja estão os últimos modelos das Havaianas.fredalecrim. sempre com muito estilo. Consequência? Aulas chatas. os professores se tornaram estudantes. Os preços variam entre US$ 18. né? Não é novidade. mas é um produto brasileiro em um espaço privilegiado em NY.00 (dólares) o par. dia a dia. a escola de ensino médio em Toronto iniciou um programa muito interessante: Adote um professor! Nesse programa. Como fazer? Que tal essa ideia da Don Mills Collegiate Institute? Lá.com.

editar vídeos. mais rápido se conectam com eles. no mesmo mês. Um monte de exemplos legais do varejo londrino que podem [ins]pirar você e seu neg[ócio]… afinal. exemplos como este abaixo: O carrinho SUPER SOFT ICE. atender cada Cliente do jeito que cada um gosta. desenvolver o foco do Cliente. Tecnologia é um dos temas. ou seja. O aprendizado em duas vias também: aluno-professor e professor-aluno. Relacionamento e Resultados perenes!!! Varejo em movimento! www. Professores e alunos se encontram uma vez por mês por duas horas. Isso serve para qualquer neg[ócio]. Eu estava numa parada de ôni- 106 106 . ainda tenho muita coisa bacana para compartilhar. Uma espécie de “pop up store” em movimento. Quanto mais uma empresa e seus funcionários conhecem seus Clientes e entendem seu universo. fica mais simples! Consequência? Muita Reputação.Fred Alecrim Fred Alecrim gs. A partir daí. A tecnologia pode ser uma grande ferramenta para envolver os estudantes nas aulas. Passei 20 dias perambulando para encontrar bons exemplos. mais os professores desenvolverão aulas interessantes e divertidas. facilitando e estimulando o aprendizado.fredalecrim. porém outros assuntos podem gerar essa troca de conhecimento que proporciona uma relação mais estreita entre professores e alunos! Quanto mais conectados estiverem com o mundo dos estudantes. 50% dos professores aderiram ao programa. br/2010/07/28/varejoem-movimento/ 28/07/2010 Das minhas recentes andanças por Londres. os professores fazem uma reunião entre eles para apresentar e explicar o que aprenderam. Um neg[ócio] móvel que vai até onde o Consumidor está. melhorar apresentações no powerpoint etc. este é o objetivo principal deste trabalho.com.

UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio
UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio bus quando, de repente, chega uma minivan e começa a vender deliciosos sorvetes e cachorros quentes. Duas pessoas, sendo que uma delas é o motorista da van; ao parar, ele prontamente vai para a parte de trás para ajudar no Atendimento aos Clientes. Conversei com os dois, que passam o dia rodando a cidade procurando por lugares onde haja concentração de pessoas. O Atendimento é rápido, a comida é boa! E eles ainda chegam numa hora em que as pessoas estão precisando: com muita fome ou sede, depois de longas caminhadas. Esse neg[ócio] vai, literalmente, aonde o Cliente está. É o varejo em movimento. tretenimento, Conveniência, Educação e Atendimento). A foto ao lado eu tirei na TOPSHOP do Soho (NY), de um tipo de “cavalete” com um cartaz divulgando o serviço de PERSONAL SHOPPING. Nas lojas da rede é possível ter orientação de conselheiras de estilo (style advisor) para ajudar a escolher o produto certo para cada um. As conselheiras conversam com as Clientes em numa espécie de lounge (sala de visitas) com provadores exclusivos e dão dicas do que usar e como usar as roupas e acessórios. A foto ao lado eu tirei do “lounge” de atendimento das conselheiras de estilo da TOPSHOP na Regent Street, em Londres. E aí? Pensando em construir serviços campeões para atrair Clientes e muitos elogios? Vai com tudo! O seu Cliente vai amar e ainda vai recomendá-lo para outras pessoas.

Personal Shopping
www.fredalecrim.com. br/2010/08/12/personalshopping-no-varejo/

12/08/2010

Voltando ao tema "SERVIÇOS NO VAREJO", na TOPSHOP, rede varejista inglesa, encontrei ótimos exemplos dos “drives” de serviços (lembrando que são 5: Design, En-

107 107

Fred Alecrim
Fred Alecrim

O Posicionamento é a quantidade
www.fredalecrim.com.br/2010/05/ 04/a-quantidade-e-o-posicionamento/

02/05/2010

Desde o fatídico 11 de setembro, as regras de segurança nos aeroportos e em voos ficaram muito mais rigorosas nos Estados Unidos. Uma das coisas que surgiram foi a determinação de um limite para embarcar com produtos líquidos. Levar seu perfume e/ou cosmético predileto ficou difícil. Sempre ouvir dizer que o grande neg[ócio] é ter a capacidade de observar oportunidades através dos obstáculos. Foi isso que fez a empresa americana com base em NY, a 3Floz. A Marca percebeu um nicho de mercado e se posicionou como a primeira empresa que só vende produtos dentro da quantidade (de líquido) permitida pelas regras de segurança de transporte de líquidos em viagens aéreas. Nada de produtos confiscados. Inaugurada em fevereiro, a 3Floz (www.3floz.com) oferece uma boa variedade de produtos de

luxo para cuidados com a pele e os cabelos, tanto para homens quanto para mulheres. Todos em tamanho aprovado (máximo 100 ml) para viagens. A empresa e seus produtos também aparecem como uma excelente opção para quem não quer arriscar comprar determinados produtos em seu tamanho grande, servindo como experimentação, como se fosse um “sample” (amostra). A ideia é aumentar o mix de produtos oferecendo em breve uma linha baby. Outra coisa prevista é uma expansão para ter seus produtos disponíveis para viajantes do mundo todo.

Be unpackaged
www.fredalecrim.com. br/2009/06/01/beunpackaged/

01/06/2009

A Unpackaged é uma loja de comidas que vende tudo a granel, sem necessidade de pacotes. A loja tem cara e jeito de um armazém de bairro. Diferente? Sim, mas para os

108 108

UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio
UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio padrões de hoje em dia, afinal, é igual às lojas antigas. A ideia da fundadora é facilitar para que as pessoas façam a coisa certa para elas e para o meio ambiente. Veja como funciona (dicas do site da empresa): 1. Lembre de trazer seu próprio depósito de casa. 2. Venha até a Unpackaged e diga olá. 3. Escolha o produto e a quantidade que você quer. 4. Leve seus produtos para casa no seu próprio depósito (caso você esqueça, nós podemos vender um reutilizável para você). 5. Quando acabar o que você comprou, volte para repor, simples assim. Veja o vídeo feito pela equipe da agência de notícias Reuters: www.reuters.com/news/video ?videoId=93941&videoChannel=74 E aí? Gostou? Em épocas difíceis, existe uma volta ao SIMPLES! É claro que não dá para se iludir, fazer o simples não é fácil. Que tal [des]complicar sua vida pessoal e profissional? Como? Simplifique! Defina prioridades! [Re]avalie processos! Pense sempre nas pessoas e no meio ambiente! “Be a peoplefriend and a ecofriend!” Outra coisa importante é definir claramente o posicionamento do seu neg[ócio]: Quem é o seu Cliente? O que ele compra de você? Com que diferenciais? Aja já!

Ferramenta bacana!
www.fredalecrim.com.br/2009/ 12/28/ferramenta-bacana/

27/12/2009

Empresas que fazem comércio eletrônico estão aumentando aqui no Brasil. No ramo da moda, ainda bem devagar, é verdade. As principais Marcas de moda do Brasil ainda não vendem através de seus sites. Este é um caminho a ser trilhado, afinal, o varejo competente do FUTURO será multicanal. Até lá, não ficar parado faz toda a diferença. Enquanto o seu site não tem comércio eletrônico, mantenha-o atualizado e interativo. Veja que bacana o site da famosa rede varejista H&M: nele você pode EXPERIMENTAR as mais diversas combinações antes de decidir o que levar… Criar e testar vários looks

109 109

e passar por um processo de miopia.fredalecrim.nhtml Uma ferramenta que provoca interatividade.com/gb/fashion/ fashionstudio__fashionstudio. Ok.com. www. entre outras coisas que fizeram e fazem da Best Buy uma empresa de Sucesso. Eles agora têm mais um canal aberto para ouvir essas ideias: a CAIXA DE SUGESTÕES ON-LINE.. O maior perigo. O que a Best Buy fez foi um upgrade na ideia. “Mas.Fred Alecrim Fred Alecrim apenas em alguns cliques… Isso graças ao aplicativo chamado “Fashion Studio”. dos valores. Como assim? Ao invés de um espaço para digitar sugestões que logo após serem enviadas desaparecem como um correio eletrônico. Chama-se "Troca de ideias Best Buy" ou simplesmente "IdeaX". do investimento em Marcas próprias de produtos. e daí? É só isso"? Claro que não! Tem mais! A IdeaX é mais interessante. Na Best Buy isso parece estar longe de acontecer. você deve estar pensando. rautovalorização (o famoso ficar se achando) e bloquear os ouvidos e a mente. adaptando-a para o século 21. também do aumento da contratação de profissionais mulheres para aumentar sua fatia feminina de Clientes.hm. e isso inclui ouvir as boas ideias que vêm dos Clientes. por estar de acordo com a nova era das redes sociais modernas. Estão sempre com a mente bem aberta. outras foram vendidas. é a perda da humildade.. a Best Buy escolheu fazer diferente. E a consequência? Muitas fecharam. Muitas empresas passaram e passam por isso. É uma espécie de versão digital daquelas caixas de sugestões antigas que algumas empresas tinham ou ainda têm. ao se chegar à posição de liderança e grandiosidade da Best Buy. supe- 110 110 . As sugestões são postadas em um blog dedicado: um Best Buy e o CrowdSourcing www. a empresa sempre responde rapidamente aos desafios do mercado. Isso é fundamental para um site ser bem-sucedido.br/2009/07/ 18/best-buy-e-o-crowdsourcing/ 29/07/2009 Já falei algumas vezes da Best Buy por aqui: como conseguiu se destacar através de serviços como o seu Geek Squad.

fredalecrim. Esse movimento gera o movimento das pessoas comentando e divulgando essas ações. sinal de que ela ainda acredita na relação.com. E também mantém a empresa na cabeça das pessoas. A Best Buy tem desenvolvido ações nas mais diversas áreas para continuar líder. Quer visitar? Vá lá!: www. Por exemplo. caso a mesma gere algum dano à imagem da empresa. Existe um campo que mostra as mais recentes e as mais populares. Então. blog etc. você não terá nenhum direito sobre isso. A partir do momento em que foi enviada. sua ideia passa a ser propriedade intelectual deles. fórum.. Conheça a TWELPFORCE: A Best Buy estimulou seus 111 111 . reclamar algo. TwelpForce www. quando uma pessoa dedica tempo para escrever. Tudo aberto ao público. ligar ou seja lá o que for para elogiar. digitar.bestbuyideax. Isso ajuda a manter a empresa na liderança.. não tendo você nenhuma participação ou remuneração por isso. nas regras de utilização também tem o seguinte: a Best Buy também pode rejeitar qualquer ideia sugerida antes de ser postada. se você der uma ideia que economize ou aumente em milhões o faturamento da empresa. não perca a oportunidade de responder valorizando o tempo que ele dedicou a você.br/2009/ 07/24/twelpforce-best-buymandando-muito-bem-no-twitter/ 28/07/2009 Lembra que eu falei que “movimento gera movimento”? Este é um exemplo. É possível comentar e votar nas melhores ideias.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio tipo de rede social com live stream. Só uma coisa: existem os termos de utilização: Qualquer ideia ou sugestão feita é “não confidencial” e passa a ser direito da empresa fazer o que quiser com ela. sugerir.com/ E aí? Você tem uma comunicação aberta com seus Consumidores? Como você faz? O que você faz com as informações que vêm dessa comunicação? Lembre-se de que. Outro campo traz o feedback da empresa sobre as ideias recebidas. Claro. É só colocar a sua ideia e clicar em compartilhar. A Best Buy está utilizando o Twitter de uma forma bem bacana. Isso faz com que ele acredite em você e na ferramenta escolhida para ter esse canal de comunicação aberto.

Os funcionários da Best Buy podem usar o ID pessoal ou o da própria empresa para se cadastrar no serviço. E mesmo sendo tão recente.. E se não der certo? É melhor fazer alguma coisa do que ficar parado apenas como observador.com. que acaba de ser lançado.A conversa no Twitter com o Cliente deve ser clara e honesta. . não acha? Num mercado cada vez mais competitivo. nem mesmo nas mensagens diretas. O novo serviço. Grande exemplo do que falamos na Ponto de Referência há um tempo: MOVIMENTO GERA MOVIMENTO! Já perdi as contas de quantos posts fiz sobre esta. “Eles estão aqui para ajudar!”.Identifique-se como funcionário da Best Buy. quando começou a operar este serviço.. concorda? Então não tenha medo. . todos os tweets de cada um serão postados na mesma página.. experimente e encontre o seu próprio caminho. via Twitter. br/2009/08/15/bestbuy-de-noooovo/ 14/08/2009 Realmente não me canso desses caras.Fred Alecrim Fred Alecrim funcionários a fazerem atendimento. Procure a resposta e apresente-a para ele.. a ferramenta que funciona para uma empresa pode não funcionar para outra. como também divulgar promoções não disponíveis no website da empresa. consultas. Depois disso. precisamos estar cada vez mais próximos dos nossos Clientes.Desculpe-se por demoras ou mal-entendidos. já possui mais de 1350 seguidores. Como? Não existe receita de bolo. Best Buy de nooovo! www. que é a maior 112 112 .Não force a venda. tem o nome de Twelpforce. nos mais diversos canais.Não peça informações pessoais aos Clientes. Tweet the Twelpforce. . sempre com muito respeito. Desde o último domingo. já existem mais de 700 funcionários. Os funcionários postam seus tweets no perfil @Twelpforce Os funcionários foram orientados a buscar um mesmo objetivo: Ajudar! As orientações dadas aos funcionários foram estas: . ouvir reclamações dos Clientes. .fredalecrim.

br/2009/ 09/14/crowdsource-para-criar-umanova-vitamina/ 13/09/2009 Já falei do crowdsourcing aqui no blog. está fazendo! Eles estão se voltando agora para os usuários do Facebook. ainda tem dúvida de que eles estão se movimentando? É claro que o movimento precisa ser feito na direção à qual o Cliente vai elogiar. Sempre avaliando e agindo para elimininar os antimarketings (o que a Marca faz que o Cliente não gosta) e cada vez mais gerar UAUgoMais! Uma nova vitamina www.. o superserviço de assistência técnica. no segmento das águas funcionais. O “Flavorcreator” Facebook App” foi lançado semana passada e vai até 20 de outubro.U. Estes foram alguns movimentos da Best Buy dos quais falei por aqui. contratar mais mulheres para aumentar a participação no público feminino. perfil criado no Twitter para que a sua equipe tire dúvidas sobre produtos a serem comprados ou já comprados. E olha o que a água vitaminada VITAMINWATER. a empresa vai Ouvir as conversas no Facebook 113 113 . Jé falei aqui da estratégia deles de investir em Marcas próprias. E aí. amigo e grande profissional de trade internacional. Nessa fase. é fundamental o monitoramento dos mesmos. Vending Machines! Com tantos pontos de contato.. com o objetivo de encontrar um novo sabor para suas águas vitaminadas. É muito bacana como a Best Buy tem criado alternativas de pontos de contato do Cliente com a Marca: Website. Outro post foi sobre a @twelpforce. E já falei também em Ouvir o Cliente. serviço em domicilo. lojas e. projeto de crowdsourcing para [inter]agir cada vez mais com seus Clientes.com. sugestões e reclamações. foi o Geek Squad. lider de mercado nos E. Twitter. serviços remotos. ainda. Outro.fredalecrim. também falei do IdeaX.A. Essa dica me foi enviada pelo Elson Freire. criando uma comunidade através de um blog que é o canal para ouvir dicas. Eles não cansam de inovar para continuar na liderança! Uma verdadeira vocação para gerar UAU’s.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio varejista de eletroeletrônicos do mundo. preferir e recomendar.

num tempo livre. No site tem até uma ferramenta para calcular quanto tempo você vai poupar se utilizar o serviço de “ripar” CD’s da Best Buy. Uma excelente sacada da Best Buy oferecendo um serviço que normalmente é feito por aquele amigo gente boa que tem todos os programinhas bacanas para fazer isso. ou por você mesmo. teve o 114 114 . Agora. como um DVD. entre outros. que pode lhe poupar um tempo danado.br/ 2009/09/28/765/ 13/01/2010 A Best Buy tem aproveitado como nenhuma outra empresa algumas oportunidades. Mais um grande UAU! para esta criativa e ágil empresa que não para de se mover construindo muita Reputação para sua Marca e atraindo muito Relacionamento! Já pensou que é possível oferecer novos serviços para poupar o tempo das pessoas? Isso hoje é “PRICELESS” TOTTAL. wmv. Foi assim com o blog IdeaX. Você pode escolher ter suas músicas colocadas direto em seu mp3 player ou em outra mídia à sua escolha. Depois. Antes disso tudo. onde solicita sugestões e opiniões de seus Clientes. equipe de assistência em domicílio. E. wav. diagnosticarão as vitaminas e minerais que os Consumidores preferem num questionário integrado ao Facebook. os Consumidores serão chamados para desenvolver um nome e o Design da embalagem. por exemplo. aac. no final do processo. o Geek Squad oferece mais um serviço: o Geek Squad “ripa” o seu CD transformando-o em vários formatos como mp3. é de US$ 1. Envolver os Consumidores no desenvolvimento de novos produtos envolve-os com a sua Marca! Geek Squad. Pense e aja JÁ! Serviço poupa tempo www. (@twelpforce) equipe que se relaciona com as pessoas via Twitter para tirar dúvidas sobre produtos que já comprou ou quer comprar.Fred Alecrim Fred Alecrim e no Twitter para saber quais os sabores são mais desejados.com. foi assim também com a twelpforce. não tem preço. Ah! Os custo desse serviço.00 por CD.fredalecrim. Esse novo sabor está com o lançamento previsto para março de 2010.

Philadelphia. A livraria Barnes & Noble’s também oferece um serviço de entrega rápida. br/2009/10/19/entregado-mesmo-dia/ 16/10/2009 Falo muito que “movimento gera movimento”. Com entregas no mesmo dia. A Amazon acaba de se mover mais uma vez nessa direção: lançou o “Local Express Delivery Option”. Por enquanto são 7 cidades.com. O importante é estar na frente.00 (dólares) a mais que o produto. por isso mesmo não se deve ficar parado. E você? Como estão seus mo- 115 115 . A Amazon sabe disso. a Amazon cria uma supervantagem competitiva. a Amazon faz a entrega no mesmo dia. pule duas. é o “fast & free delivery”. embora ainda menor. Caso você compre um produto antes das 10h da manhã ou 1h da tarde (dependendo da cidade). compromete toda a reputação dessa gigante on-line.00 (dólares). apenas para Manhattan. O processo deve ser muito cuidadoso.fredalecrim. e se der errado. Os membros “prime”. Relacionamento e Resultados nobres. na minha opinião. Las Vegas e Seattle).00 (dólares) por ano para ter entrega gratuita em dois dias. pagarão menos por esse novo serviço: a entrega no mesmo dia custará US$ 6. pois exige muita logística. Movimento na direção em que o Cliente elogiará traz muita Reputação. este serviço surpreendente funcionará em 7 cidades americanas (New York.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio Entrega no mesmo dia! www. que pagam US$ 79. Inicialmente. este é mais um movimento da Amazon para garantir a preferência dos Consumidores on-line. Já é um movimento do concorrente. mas outras já estão na lista para ter o serviço. que promete a entrega em até 3 dias úteis e no mesmo dia para quem mora em Manhattan. Se o concorrente avançar uma casa. por isso mesmo lançou o serviço em 7 cidades e já comunicou quais serão as próximas localidades a receber a entrega no mesmo dia. Afinal. Com certeza. Boston. algo como “Opção pelo Serviço De Entrega Rápida Local”. o prazo de entrega muitas vezes é o fator determinante na decisão de comprar on-line ou não. Washington. As entregas são gratuitas quando maiores que US$ 25. Baltimore. Quem não for membro “prime” pagará mais. um movimento mais que certeiro.

os sanduíches são vegetarianos. nada de carne porco. 70% do cardápio só existe lá. defina muito bem quem é o seu Cliente e ouça muito para identificar como eles querem comprar e serem atendidos. não come carne de vaca. ou seja. um sanduíche McVeggie.com. o supervisor só acompanha e orienta quando necessário. Para alguns. O Cliente paga suas compras sozinho. Comida com frango ou vegetarianos são as opções. Isso mesmo. como na Índia.com.br/2009/10/20/861/ Loja de serviços assistidos www. seja uma estado.fredalecrim. Loja. tem um total de cinco máquinas autoscan supervisionadas por um único membro da equipe. Cada vez mais a loja precisa estar segmentada de acordo com o local em que está situada: seja um país. Então. Isso é que é segmentação! 22/10/2009 A Tesco acaba de abrir a sua primeira loja de “serviços assistidos”. o que você pode pedir? Pizza McPuff.fredalecrim. o novo segmento! McVeggie: A segmentação é a loja www. A Tesco Express em Kingsley. ou ainda um McAloo. Esse sistema substitui os operadores de caixa. ou até mesmo um bairro. feitos de batata. outra parte é muçulmana. uma cidade. Só reforça o que já falamos por aqui: “A segmentação é a loja”. a TESCO escreveu a sentença de morte para os opera- 116 116 . ou seja. Northampton (Inglaterra). br/2009/10/22/sera-oinicio-do-fim-a-loja-deservicos-assistidos/ 16/10/2009 O McDonald’s quer melhorar seus Resultados na Índia.Fred Alecrim Fred Alecrim vimentos para garantir a preferência e a recomendação dos Consumidores? Tem conseguido ser mais ágil e certeiro do que a sua concorrência? Para isso. A maioria da população desse enorme país é hindu. ervilhas e especiarias.

Já tem gente criticando por achar que esse tipo de loja vai gerar muito desemprego e acabar com uma coisa fundamental no varejo: Relacionamento e Interação Humana. só que. à esquerda: Para aqueles varejistas que não têm vocação para lidar com gente e não conseguem ter Atendimento caloroso e humano. O modelo da IKEA e da LOWE’s é interessante porque dá ao Cliente o poder da escolha: autoatendimento ou atendimento feito por um funcionário? Ele escolhe! E o Cliente adora ter esse poder de escolher! 117 117 . Já este sistema de caixa autosserviço não é novo.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio dores de caixa nos supermercados. Já sei. Veja o exemplo da IKEA na foto abaixo. você deve estar pensando que “aqui no Brasil isso nunca dará certo!” Será? Pense nisso como uma ideia! Já a execução precisa ser adaptada por questão do custo da tecnologia e também da cultura de atendimento que o seu Cliente possui. As lojas têm o check-out tradicional. esta pode ser uma grande alternativa. não havendo planos para estendê-lo pelo resto do país. E muita paciência para orientá-lo e prepará-lo para uma mudança de cultura. os feedbacks dos Clientes têm sido muito positivos. nunca diga nunca! Pois assim você se fecha para o novo e acaba ficando para trás. e diz ainda que a loja assistida é um conceito novo. com um ser humano. A TESCO descreve a sua nova loja como uma “loja de serviços orientados”. A questão é fazer de um jeito que o seu Cliente elogie. Quer um exemplo? Os caixas eletrônicos nas agências: no início havia muita reclamação e gente dizendo que não ia dar certo. O pioneirismo da TESCO está em ter uma loja sem nenhum operador de caixa. no caso delas. a ideia é aumentar a eficiência e acelerar o processo de compras. e também têm o autoatendimento. até o momento. Porém. A gigante do varejo diz que. assim como a utilização dos serviços bancários pela internet. lojas como a Lowe’s (empresa americana de materiais para construção) e a IKEA já utilizam. Hoje já é uma realidade. como mais uma alternativa para o Cliente.

vendas…). contrária. produtos certos para os Clientes certos. 118 118 . a Lululemon vem acertando muito. e por isso mesmo tem sofrido bem menos os efeitos da CRISE! Uma matéria no Tuesday’s Globe. Fazer isso quando? Só na CRISE? Claro que não! Já dizia o grande Warren Buffet: “Quando a maré está baixa é que a gente vê quem está nadando pelado”. a gestão de uma empresa deve ser para que.com. mostra como a Lululemon tem se diferenciado e obtido muuuito sucesso com isso. Pois é. ficar parado ou recuar demais pode ser uma péssima decisão. é verdade. Outro movimento acertado foi investir em um novo sistema para controlar melhor seus estoques e garantir que os produtos campeões de venda não deixassem de vender por causa de rutura (zerar o estoque). e foco total no Cliente para que os seus movimentos sejam na direção que ele elogiará. em Nova York. na NRF desee ano. jornal canadense. em vez de recuar. Visitei algumas lojas deles por lá e encontrei uma realidade exatamente como foi relatada na palestra de sua diretora. investiu pesado em ofertas e promoções de sua linha de corrida batendo de frente com a toda poderosa NIKE. Por isso mesmo. Não é à toa que sempre falo aqui sobre movimento gerar movimento. Mesmo com seus principais concorrentes planejando [des]acelerar suas expansões e diminuir seus estoques em quantidade e variedade. Mesmo em tempos de CRISE. a Lululemon está se movendo em outra direção.fredalecrim. boa logística de reposição para garantir não faltar o que vende e não sobrar o que não vende. a MARCA.Fred Alecrim Fred Alecrim Ser competente diferente www. Empresa muito bacana que pensa em GENTE e desenvolve o foco do seu Cliente com muita competência. mas quer saber? Está dando certo! Quando a CRISE financeira chegou forte. equipe competente e motivada. estoque.br/2009/ 11/03/ser-competente-diferentefaz-toda-diferenca/ 02/11/2009 Assisti à palestra com a diretora da Lululemon para os Estados Unidos. concorda? A questão passa por ter bons controles (financeiros.

no Canadá.com.fredalecrim. passando por lá. em tempos de CRISE.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio nos bons momentos. ele entra em 119 119 . Para participar do programa chamado Gap’s free Sprize Program. trabalhando em alta performance. promoção logo em seguida. que poderá ser utilizado para fazer compras em qualquer uma das lojas participantes. qualquer compra que seja feita em uma das lojas Gap participantes do programa estará automaticamente protegida. Especificamente. você precisa se cadastrar com seu nome completo. a Gap devolve a diferença para você em forma de crédito. está fazendo: trata-se de uma espécie de SEGURO contra a perda ao comprar algo por um preço e depois o produto ficar mais barato. ela automaticamente devolve a diferença entre o que você pagou e o novo preço. Você já comprou algo em uma loja e depois. Grande sacada da GAP. viu que o preço do produto estava menor? Que RAIVA! Muitos dizem que esta é a versão da “lei de Murphy” para o Cliente: assim que compra um produto que queria muito. A partir daí. A GAP garante que se isso acontecer em uma de suas lojas. br/2009/12/21/um-novotipo-de-seguro/ 20/12/2009 O varejo é dinâmico e competitivo. Um novo tipo de seguro! www. Uma ÓTIMA razão para o Cliente se cadastar. ela tire todo o proveito possível. e-mail e número do telefone. e que. Muitos varejistas estão disputando a preferência dos Consumidores e uma das estratégias utilizadas é o preço. mas a loja sim! Pelo menos a GAP. esteja estruturada para algo a mais do que simplesmente sobreviver. O melhor a fazer é estar preparado para não ser surpreendido “nadando pelado”. O que fazer contra isso? Nós não podemos fazer nada. se o preço de algum produto adquirido cair num prazo de 45 dias a partir da compra. Lembre-se de que as crises são cíclicas e sempre voltam. além de transparência. que oferece tranquilidade ao Consumidor. mais baixo.

br/2010/01/30/precobaixo-e-equipe-bemcuidada-e-igual-a/ 04/01/2010 Enquanto muitas empresas ainda não acreditam na força das mídias socias ou até mesmo não começaram a usá-la. capital da Paraíba. Prefeitura lança canal no YouTube www.fredalecrim. e também casos de quem vem passando muito bem por esses momentos difíceis por lá.br/2010/01/04/ prefeitura-lanca-canal-no-youtube/ Preço baixo e equipe bem cuidada é igual a www. Uma das coisas que fez e continua fazendo diferença por lá é o preço.com. a Prefeitura Municipal de João Pessoa. a empresa possa cons- 29/01/2010 Pode uma empresa se destacar em um mercado em CRISE como o americano? Tenho falado de muitos exemplos do varejo. Vai dar certo? Aí é outra coisa! Quando se fala em mídias sociais. pontos de vista etc. como foi o caso da Abercrombie & Fitch. Casos como Aéropostale e American Eagle. experimentar e experimentar! Para que.comunicadores. truir a melhor estratégia de mídia social para o seu neg[ócio].fredalecrim. (dica do Haendel.Fred Alecrim Fred Alecrim E também um supermotivo para o Cliente voltar à loja: usar seus créditos do programa. esclarecer fatos. dá um excelente passo: Abriu um canal próprio no YouTube para poder divulgar. 120 120 .com. Mas quando se consegue aliar Preço a Atendimento. info). mas essa iniciativa pode ser um exemplo para muitas empresas.Excelente iniciativa! Nunca havia postado nada relacionado à política. Casos de quem não continuou bem quando a CRISE chegou. dos www. o importante agora é experimentar. a partir das avaliações das experiências. aí temos uma mistura maravilhosa no varejo.

entre muitas. varejista americana do ramo de materiais para construção. Agilidade no atendimento ao Cliente www. a Marca também está sendo reconhecida por ter uma cultura organizacional muito bacana. A ferramenta permitirá que os funcionários sejam mais ágeis no atendimento ao Cliente. acaba de ganhar o prêmio “Best Companies to Work for in New York” (melhores empresas para se trabalhar em Nova Iorque). 121 121 .br/ 2010/02/03/agilidade-noatendimento-ao-cliente/ 03/02/2010 Melhorar a experiência do Cliente.com. As empresas foram selecionadas com base em suas políticas de RH. entre outros critérios. Equipe feliz trabalha feliz e faz o Cliente feliz.fredalecrim. é exemplo disso porque a Marca. boa qualidade e ainda ser muito bem atendido lá? Isso é possível. melhor ainda para o Cliente. É pensando nisso que a Home Depot. O Prêmio é oferecido pela New York State Society for Human Resource Management. vai investir 60 milhões de dólares em “handhelds (manufaturados)”. que apareceu na lista entre as 40 melhores.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio Já imaginou entrar numa loja com produtos da moda. É Gente que ajuda Gente que ajuda Gente que ajuda o Cliente. com uma cara maravilhosa. E tudo isso com um preço que não provoca depressão quando a fatura do cartão chega. práticas no ambiente de trabalho. que vinha ganhando a batalha contra a CRISE. Não é por acaso que a Aéropostale obteve 12 meses de Resultados positivos contra uma queda de 2 dígitos de alguns de seus concorrentes. varejista de moda para “teens”. A Aéropostale é a única do segmento varejista de roupas. Bom para a empresa. ótimo para a equipe. e começa quando essas empresas e seus líderes cuidam das pessoas (Equipe) que vão cuidar dos seus Clientes. Além do reconhecimento pelos excelentes Resultados financeiros. A Aéropostale. saindo-se muito melhor que grandes nomes como a própria Abercrombie.

já utiliza essa tecnologia em suas lojas desde 1995 (a versão da Lowe’s só não faz a venda). muito bons para agilizar pequenas compras sem ter de passar pelo caixa. no segundo semestre do ano passado. efetuar vendas funcionando como caixa móvel. que permite ao Cliente elaborar o próprio design do seu calçado. A utilização desse tipo de equipamento no varejo não é novidade.br/2010/02/19/amulherada-escolhe-doseu-jeito/ 18/02/2010 A Apple implementou esse caixa remoto em suas lojas já faz um tempo. Algumas Marcas já estão se movimentando neste sentido. do jeito dele.A. de qualquer lugar da loja. permite à mulher fazer o calçado de uma forma simples. Desde outubro de 2009. Desde a abertura de sua loja no Upper West Side em NY. Uma coisa que já não é novidade: o Cliente não quer mais ser PASSIVO na sua relação com as Marcas.00 e A$ 300.U.Fred Alecrim Fred Alecrim O aparelho é para que a equipe se comunique entre si e entre as lojas para checar a disponibilidade de produtos no estoque e sua localização na loja. Serão mais de 10 mil aparelhos. shoesofprey. mas a questão é deixá-lo participar. como é o caso da Shoes of Prey (www. os acessórios e as cores. a Lowe’s. Isto. ouvi-lo. afinal. ele quer ter um produto com a sua cara.00 (dólares australianos).fredalecrim. Os preços variam entre A$ 195. são i-Touchs customizados. do seu jeito. a altura e a largura do salto. O termo utilizado até varia. ele quer participar ATIVAMENTE no processo. entre outras coisas. As Clientes podem escolher o estilo. com. compartilhar e trocar ideias com ele. tudo feito à mão. O maior concorrente da Home Depot nos E. A mulherada escolhe do seu jeito www.com). 122 122 . No início era uma espécie de POS sem fio.

a Shoes of Prey tem uma “política de devolução" bem generosa. a M. o seu grande movimento. cada qual com sua própria entrada: o espaço para o varejo e o espaço estúdio para treinamento.fredalecrim. experimentando os produtos e as ferramentas da Marca. br/2010/03/02/m-ac-e-sua-loja-praprofissionais-dabeleza/ 02/03/2010 Marca canadense fundada em 1984 por um maquiador/fotógrafo e um dono de salão de beleza. a Marca o refaz para a Cliente. O grupo Estee Lauder comprou a Marca desde 1998. e se a Cliente não gostar… pode enviar de volta e ter a devolução do seu dinheiro integralmente ou pedir um novo modelo. Se o calçado não couber.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio E como toda empresa bacana.C. É só dar uma olhadinha no espaço da M. e claro. No estúdio. com muito espaço.C Pro fica na 7 West 22nd Street. A loja possui uma biblioteca com livros. Ah! E é possível gravar tudo para depois ver e avaliar os Resultados.A. A loja tem um layout maravilhoso.C (Makeup Art Cosmetics) tornou-se referência em produtos de maquiagem no mundo. é possível testar suas habilidades na arte de maquiar. com foco no profissional. ocupando 6 mil m2. acaba influenciando as pessoas comuns a comprar. ajuda a conquistar o público formador de opinião e que ajuda a divulgar a Marca todos os dias nos mais diversos salões do mundo. revistas e materiais de referência que ajudam na [ins]piração e no aprendizado dos profissionais. 123 123 .A. É totalmente dedicada aos profissionais da maquiagem. Esse tipo de loja. como por exemplo.C na Macy’s em detalhes. sem custo adicional. em NY. Uma das mais bacanas é uma mistura de loja e estúdio para treinamento.com.A. M.A. Simples assim: sem burocracia. grande variedade de cores. Um verdadeiro paraíso para os maquiadores profissionais. mistura de arte e profissionalismo são Marcas registradas da M. que possui mais de 750 lojas em 50 países. A M.C Pro www. São duas áreas distintas. Lojas bem feitas.A.

serviços e projetos.br/2010/ 03/03/o-primeiro-restaurante-opensource-do-mundo/ 03/03/2010 O termo crowdsource não é novo. é só fazer o download no site www. muitas oportunidades de neg[ócio]s estão surgindo. além de comerem pratos deliciosos. talheres etc. A Kodak. Tudo o que tem no restaurante vem do site. trabalhos com madeira e/ou cerâmica etc. abriu o primeiro restaurante “open source” do mundo. você pode colaborar colocando a sua maneira ou diferentes maneiras de fazer o mesmo ou outro prato. Quer ver? Acesse: www.com/id/Howto -make -an . também podem receber instruções de como fazer ou usar qualquer coisa do restaurante. Os Clientes.instructables. concorda? Já falei aqui sobre o que é e quais empresas estão se utilizando da "Inteligência Colaborativa" para desenvolver e melhorar produtos. mais que isso. outras nem tanto. Você acaba de comer um prato delicioso e quer a receita? É simples.fredalecrim. br/2010/03/09/unindoo-online-ao-offline/ 09/03/2010 Com essa revolução digital. drinques etc.Instructables Restaurant/ Unindo o Online com o Offline www. que é uma plataforma online onde as pessoas compartilham suas experiências com outras pessoas sobre receitas. Em dezembro último.Fred Alecrim Fred Alecrim O primeiro Restaurante Open Source do mundo www.fredalecrim.com.instructables. Uma das oportunidades é conseguir ligar o universo on-line ao off-line. Umas são bem bacanas e dão Resultados para quem investe. e. da comida até os móveis. em Amsterdam. A ideia chegou ao mundo da alimentação. Eles levam o conceito tão ao pé da letra que até a ideia de como fazer um restaurante “open source” já existe lá no site. que no passado não teve o “timing” e por isso mesmo 124 124 .com/food.com.

Muito atuante nas redes sociais como o Facebook (www. ter vending machines para oferecer amostras grátis de suas fragrâncias e estimular o consumidor a comprá-las em suas lojas off-line ou on-line.fredalecrim. Um site bem dinâmico e completo: (www. sem dúvida. depois. por sua vez. Os seus quiosques “in-store” (dentro de lojas) oferecem aos consumidores a possibilidade de acessar suas contas no Facebook ou Picasa e imprimir suas fotos. é um passo que pode gerar muitas outras opções para a Sephora. Sem falar em suas lojas.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio ficou para trás. A Marca colocou. Ser multicanal. mas estar presente em todos os canais.. As máquinas. fundamental para evoluir de forma sustentável nos neg[ócio]s. onde possui mais de 400 mil fãs. a Sephora investiu agora em “vending machines”. várias espalhadas pelo metrô de Paris. com/Sephora#!/Sephora?v=wall).br/2010/03/09/ perfume-no-metro/ 11/03/2010 Ser multicanal é. A “CK One Pocket Store”. de 7 a 20 de fevereiro.com/). varejista francesa de cosméticos e perfumes. A ideia da Kodak é a de que. vem mandando muito bem. A Sephora.facebook. vendendo. criando vários pontos de contato e alternativas para os Clientes é 125 125 .. como foi chamada a “vending machine”. agora vem tentando entrar com tudo nessa nova era. os quiosques possam se conectar às várias outras redes sociais que existem.com/sephora). como por exemplo. da Calvin Klein. Como movimento gera movimento. www. No KODAK Picture Kiosk. e Twitter (www.twitter. um grande desafio para muitas empresas. com 15 ml. forneciam apenas no seu menor tamanho. uma resolução boa o suficiente para uma boa impressão. o Cliente tem acesso on-line às suas contas no Facebook e no Picasa ou na galeria Kodak (serviço que a empresa disponibiliza on-line) e pode imprimir suas fotos (102x152 mm).sephora. exclusivamente. a fragrância CK One. com.

Fred Alecrim
Fred Alecrim

Ultra hiper super mega maxi personalizável!
www.fredalecrim.com.br/2010/ 03/20/ultra-hiper-super-megamaxi-personalizavel/

20/03/2010

Há algum tempo, customização vem sendo colocada como tendência. A partir daí, muitos neg[ócio] s investiram e continuam investindo para permitir que o Cliente tenha o seu produto ou serviço do seu jeito, com a sua cara. Até mais que isso, permitindo ao Cliente participar do processo de criação do produto ou serviço que ele consumirá. Customização, personalização, prosumidor, são muitos os termos que definem esse tipo de serviço. Sempre de olho em conquistar o Cliente, as Marcas estão [inter] agindo cada vez mais, movimentando-se para conquistar a preferência dos consumidores. A RedMoon Custom Pet Food colocou mais um ingrediente num movimento muito bacana. Veja a declaração deles: “Como dono, ninguém conhe-

ce seu animal melhor do que você! É por isso que a RedMoon lhe dá a oportunidade de criar a melhor alimentação para as necessidades específicas do seu animal; oferecemos a única e completa alimentação, para cachorros e gatos, customizável do mercado; tudo com ingredientes saudáveis e frescos.” [Ins]pirada pela recente onda de “recalls” de PET FOOD e o aumento de casos de alergia nos animais, a RedMoon criou este serviço super hiper mega maxi ultra super personalizável. Quer ver como é? Visite aí o site deles: www.redmoonpetfood. com/

Tecnologia ajudando na hospitalidade
www.fredalecrim. com.br/2010/05/03/ concierge-equiPadocom-iPad/

02/05/2010

Ontem falei de tecnologia ajudando o varejo. É um caminhos realmente sem volta. Entre os adeptos da tecnolo-

126 126

UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio
UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio gia, também estão os hotéis. Há vários casos, alguns já citados por mim no blog. O mais recente é o Intercontinental Hotéis e Resorts, que comunicou os planos de equipar sua equipe de concierges com iPads. Já está funcionando de forma piloto no Intercontinental Barclay, em NY, no Intercontinental Buckhead, em Atlanta, no London Park, em Londres, e em Hong Kong. A ideia é que os concierges possam dar dicas rápidas, exatas e detalhadas através de mapas interativos com imagens via satélite e, inclusive, fazer reservas, quando necessário. Será o adeus àqueles mapas enormes abertos sobre um balcão e com marcações de caneta?

Café da manhã no salão de beleza
02/05/2010

www.fredalecrim.com.br/2010/ 05/05/servicos-adicionais/

“Seja bem-vindo ao Percy & Reed, um salão chic e intimista com 12 profissionais, liderado por artistas apaixonados e com muita técnica: um oásis de tranquilidade no coração de Londres.” Esta é a mensagem de boas-vindas desse salão diferenciado. Além disso, o P&R fez um movimento para se diferenciar que eu achei bem bacana para compartilhar e, quem sabe, [ins]pirar você no seu neg[ócio], seja ele qual for. Eu sei que oferecer cafés, chás, sucos, é bem comum entre os melhores salões. Estive no Bumble and Bumble, em NY, que oferece um capuccino maravilhoso, de graça, aos seus Clientes. mas na maioria dos estabelecimentos o café é pago. O Percy and Reed também cobra, só que vai além. Tem um site bem prático onde o Cliente pode fazer o agendamento dos serviços deseja-

127 127

Fred Alecrim
Fred Alecrim dos; e lá mesmo, depois de fazer o agendamento, é possível pedir um delicioso café da manhã para ser servido enquanto é atendido. Croissants, bagels, granola e até sanduíches quentes fazem parte do Breakfast Club, que ainda tem sucos, cafés, chás e jornais. O custo é adicionado ao pagamento do serviço feito no salão. Quando o neg[ócio] está muito igual, movimentar-se oferecendo serviços adicionais aos Clientes é fundamental. É claro que os serviços a serem oferecidos precisam ser interessantes e [ins]pirarem o Cliente a comprar. do num lugar aconchegante, ideal para bater papo com os amigos. Toda boa ideia atrai muita gente, e com a Starbucks não foi diferente. Só que, com o passar do tempo, essa “magia” foi se perdendo e dando lugar a um modelo de neg[ócio] que era tudo em que a Marca não queria se transformar num "FASTFOOD" de café. Mas foi exatamente o que se tornou, nos E.U.A. E isso abriu espaço para pequenas “coffee shops”, que acabaram conquistando a Clientela insatisfeita com a mudança. Entre elas está a Joe The Art of Coffee. Para eles, ser pequeno está fazendo toda a diferença. Lá é possível encontrar e se conectar com pessoas que valorizam um bom papo e um ótimo café. Tudo isso num ambiente acolhedor, onde os funcionários conhecem os Clientes pelo nome. VIVA O RELACIONAMENTO! Já no East Village, o destaque vai para o Abraço, “coffee shop" de americano [ins]pirado no Brasil. Dados do setor nos E.U.A. apontam que 30% do faturamento do mercado de “coffee shops” vem dos pequenos. Definitivamente, ser pequeno não é desvantagem.

Ser pequeno não é desvantagem
www.fredalecrim.com.br/2010/05/ 15/ser-pequeno-nao-e-desvantagem/

18/05/2010

Você gosta de café? Eu gosto muito. O povo americano mais ainda; o líder do mercado por lá é a Starbucks. A Marca começou com a estratégia de oferecer um café diferencia-

128 128

um garçom muito simpático traz o cardápio e o explica a você. Assim que você chega ao restaurante. um lugar para comer sanduíches diferenciados. pede e já paga. Já quase desistindo. Os complementos e bebidas eram pagos. gerou uma super-Reputação. você vai até o caixa. o fluxo para a primeira loja surgiu e não foi mais necessário oferecer gratuitamente o sanduíche. basicamente: 1 – Dar as boas-vindas entregando o cardápio e fazendo as explicações devidas. se você optar por ser e/ou permanecer pequeno. pois o sanduíche é maravilhoso. estava andando pela Portobello Road. Não é necessário muita gente para servir. Esse movimento fez com que muita gente conhecesse a GBK. invista em Relacionamento e em produtos/serviços maravilhosos. Assim que decidir o que quer. eles tiveram uma ideia: colocar uma pessoa numa rua mais distante chamando 129 129 .br/2010/06/21/ hamburguer-goumerte-bom-demais/ 21/06/2010 O papo hoje é sobre hambúrguer. Isso elimina a necessidade de muitos garçons e otimiza o processo. O GBK. as lojas GBK são pequenas. Ainda em Londres. O neg[ócio]. Burguer King ou Bob’s. a sua primeira loja foi colocada num lugar com pouco fluxo de pessoas. Normalmente. Outra coisa certa é o Menu Papo sobre Hambúrguer www. 2 – Trazer o pedido até a mesa. é como o próprio nome diz. quase deu errado no início. pensamos logo em grandes redes como McDonald’s. Quando pensamos nesse tipo de comida. que hoje é um grande Sucesso em Londres. Depois disso.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio Agora. as pessoas para comer sanduíches de graça.fredalecrim. em Notting Hill. porém calorosas e confortáveis. com. quando vi a GBK (Goumert Burger Kitchen!). O garçom só faz duas coisas.

Fred Alecrim Fred Alecrim simples. Quando fiz o meu pedido. na loja.passada. Se você compra uma máquina fotográfica. porém você não se lembrava na hora ou que. fica superdifícil achar em outro lugar! Isso é o motivo de muuuuita raiva. o atendente lhe oferece todos. partindo da ideia de que “menos é mais”. pois a cozinha se torna especializada. Uma atração à parte e que. Foi a primeira vez que eu vi essa possibilidade de escolher o ponto da carne em sanduíches. o cara do caixa perguntou se eu queria a carne do sanduíche mal. A loja tem um setor de produtos de segunda mão bem forte. Também foi o melhor sanduíche que já experimentei.com. É uma experiência bem bacana ver todos os produtos que são vendidos passando por essas esteiras até chegarem ao local onde os Clientes os retiram! Outra coisa interessante na B&H e que resulta em mais vendas é a oferta de acessórios como adicionais.fredalecrim. por esquecimento do atendente ou porque a loja não tem um mix bacana de acessórios. “Retail is Detail”.br/2010/ 09/13/ter-e-oferecer-adicionais-fazdiferenca-no-varejo/ 13/09/2010 Já faz um tempo que a B&H é a loja preferida de um monte de brasileiros que querem comprar 130 130 . Show de bola mesmo. tanto para quem quer comprar. Ter e oferecer adicionais faz a diferença no varejo! www. eletrônicos quando estão em NY. e fazer cada vez melhor. eu disse todos. é possível gerir melhor o estoque. chama muuuuito atenção é uma esteira por onde passam os produtos que os Clientes compram. quando não nos é oferecido. Tem até funcionários que falam português para oferecer um atendimento mais personalizado. Achei o detalhe do Ketchup em forma de tomate bem bacana. quanto para quem quer vender algo que ainda está em bom estado para ser revendido. os acessórios possíveis e imagináveis para ela. Coisas que serão muuuuito úteis. Com menos opções. ao ponto ou bem-passada.

no caso da máquina fotográfica. Isto por causa da pressão da necessidade. antes de ter a vaga! Deixar para procurar na hora em que está precisando pode levá-lo a contratar o menos ruim. bateria extra. menos árdua. ter GENTE COMPETENTE DIFERENTE faz toda a diferença.br/2010/09/ 27/dicas-pra-recrutamento-no-varejo/ 27/09/2010 Qual o melhor momento para procurar GENTE para trabalhar em sua empresa? Sem dúvida.fredalecrim. como capa protetora. 131 131 . será impossível conseguir! Você deve tornar essa tarefa. que é tão importante para qualquer neg[ócio]. tripé. as vendas e as margens da B&H (tendo em vista que os acessórios tendem a ter margens maiores). porém. como diria o graande Edmour Saiani. Esses itens aumentam o ticket médio. “Encontrar GENTE é muuuuito difícil”. se você não buscar permanentemente.. Coisas que serão realmente úteis para usar com o produto que você está comprando..com.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio Quantas vezes isso aconteceu com você? O cara do Atendimento não lhe ofereceu os acessórios ou a loja não tinha no estoque para vender? O que a B&H faz é a verdadeira oferta de adicionais. Coisas. carregador extra. Você deve estar pensando. afinal. Ou ainda ter que ficar com alguém por pura falta de opção. A verdade é que é mesmo. cartão de memória etc. #Dicas para #Recrutamento no #Varejo' www.

que é permanente. em NY.Fred Alecrim Fred Alecrim Bom. deixam claro que são “pessoas informais” e que “fazem festas maravilhosas”. e assim como toda a comunicação de lá. Desta vez tirei a foto (página ao lado) na Loja da Ikea em New Jersey. como na Victoria Station. que mostram o que algumas empresas fazem para atrair candidatos: O primeiro exemplo eu achei nas várias lojas da “deliciosa” e saudável rede de lanchonetes Pret a Manger. Também o encontrei em algumas estações de trem. eu tirei algumas fotos. não parar de buscar. que fica na Victoria Station”. “Longas horas de trabalho duro”. “Salário baixo.. “acessar o site e preencher o formulário de recrutamento” ou ainda “ir direto ao centro de recrutamento e seleção da empresa em Londres. Trata-se da Rices to Riches. que fazem uma ótima comida”. Estados Unidos: O comunicado está afixado na porta da loja. Terminam dizendo quais as formas de se candidatar: “Ir a uma das lojas e falar com o Gerente”. Fala que eles “investem muito nas pessoas” e que “75% dos gerentes foram promovidos da equipe de loja”. O exemplo abaixo é um dos meus prediletos. “Tem que ser formado”. Na comunicação. dando uma dica da cultura da empresa. Um título atrativo: “Bons empregos para boas pessoas. a partir daí. a um gerente. em Londres. aparecem os cargos disponíveis. Fala coisas como: “Comece uma carreira no fascinante mundo dos pudins”. No comunicado para atrair candidatos. em média. Nas minhas viagens. No final. um ótimo começo é definir qual o tipo de GENTE de que você precisa e.. Também diz o quanto pagam para quem está começando na equipe e o quanto pagam. é bem descontraída. sem benefícios”. Este é mais um exemplo dos Estados Unidos. ela deixa bem claro o perfil 132 132 .

Garantias e Promessas para atrair Clientes e vender MAIS! www. Entre e pergunte se existe uma vaga para você”.. Estamos contratando: “Pessoas que queiram fazer melhor.com. maior a possibilidade de achar. mídias sociais etc. é só marcar entrevistas periódicas e criar um banco de talentos para futuras vagas. fazer as coisas ficarem mais divertidas. da Carnaby Street. o caminho é um só: preencher o formulário no site da empresa. na loja”. logo após. em Londres. Não esqueça do site. No caso da Ikea.fredalecrim. Quanto mais procurar. mais inteligentes. em Londres. Pessoas que não tenham medo do chefe e que gostem de desafios”. “se você se encaixa nesse perfil. Já a TK Maxx. na Knight’s Bridge. 133 133 . deixe o seu currículo com o nosso gerente. Depois. Um passo muuuito importante é comunicar o que você está procurando! Faça um comunicado bem bacana e dê destaque. Na Irregular Choice (foto no blog). O movimento de buscar talentos deve ser constante.br/2010/11/ 24/garantias-e-promessas-pra-atrair-Clientes-e-vender-mais/ 24/11/2010 Uma coisa bem bacana que pode diferenciar o seu neg[ócio] e cada vez mais fazer o Cliente se identificar com a sua Marca é definir e comunicar quais as suas GARANTIAS e PROMESSAS. Tem as características principais para preencher o cargo de supervisor e. o muuuito usado.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio que a MARCA está procurando. É um anúncio fixo na vitrine da loja que diz: “Estamos sempre procurando novos talentos para fazer parte do nosso time..

Se bem feito. mas é melhor que nenhuma garantia. A promessa está explícita por lá! Muita gente ainda tem medo de migrar para a Apple por causa da diferença dos seus programas com relação aos da Microsoft.). vi alguns exemplos de Marcas que já fazem isso faz tempo! E pode ser tanto as Garantias e Promessas da Marca como um todo. pode ajudar a [ins] pirar o Cliente a decidir entre uma Marca e outra!!! O exemplo acima é uma vitrine da Apple Store. sejam realizadas? Nas minhas andanças. tem que trazer o cupom fiscal etc. do tipo: a peça não pode vir danificada. Promessa AJUDA! No caso: “Se você comprar um dos nossos produtos. Por fim. mas mesmo assim há resistência! Por isso. É uma garantia condicional. os caixas de suas lojas possuem o seguinte aviso: “Compre agora.” UAU! E aí? Você tem garantias e promessas que possam [ins]pirar o Cliente a se decidir por sua Marca? Você comunica de forma simples e [ins]piradora? 134 134 . pague depois!” Quem compra por lá tem 28 dias para se arrepender (é claro que há condições.Fred Alecrim Fred Alecrim No meio de tanta mesmice que existe no mercado. Hoje já há muuuito mais compatibilidade entre os programas das duas Marcas. um supermercado muuuuito bacana sobre o qual já falei por aqui. você terá um treinamento personalizado em nossa loja!” Um alívio para quem é novo no mundo Apple! Na H&M. que tal atrair Clientes com Garantias e Promessas fortes e que é. claro. em Londres. quanto as de algo específico. A promessa na parede do Whole Foods (foto abaixo) é INCONDICIONAL: “Garantimos 100% de satisfação ou o seu dinheiro de volta! Sem nenhum questionamento.

UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio
UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio

Da falência ao Sucesso!
22/11/2009

www.fredalecrim.com. br/2009/11/23/da-falencia-ao-sucesso/

Desde que saiu da falência, em 2003, a Rue 21, varejista de vestuário, orgulha-se de sua agilidade em acompanhar as tendências da moda jovem. Por exemplo: agora suas lojas estão cheias de produtos com as imagens do recém-lançado LUA NOVA (sequência da saga Crepúsculo). Os Clientes da Rue 21 visitam a loja duas a três vezes por semana para ver o que há de novo. Um ESPETÁCULO, não acha? Se o Cliente percebe que você tem sempre novidade, naturalmente ele vem mais à loja! A empresa foi fundada como Pennsylvania Fashions, em 1976. Faliu em 2002, e o seu novo presidente, Fisch, mudou o posicionamento e o foco do neg[ócio], que passou a ter um novo nome: Rue 21, que é “Rua 21”, em francês… Isto, combinado com o foco no Cliente de 11 a 17 anos que deseja parecer mais velho, com uns 21 anos, como também para

adultos que querem parecer mais jovens, sentindo-se com 21 anos! Ah! Entendeu o porquê do 21 no nome? Resumindo, é uma roupa para jovens e adultos que, ao se vestirem, querem parecer ter 21 anos! Depois do [re]posicionamento, a MARCA não parou de crescer; e o crescimento foi bem rápido! São 500 lojas em 43 estados americanos oferecendo produtos com um ótimo valor, ou seja, qualidade e preço muuuuuuito acessível. Os produtos são produzidos através de terceirização com exclusividade para a MARCA. Dando continuidade à expansão, a Rue 21 lançou duas subMarcas: uma linha masculina chamada Carbon, em 2005, e em 2006 uma linha de acessórios femininos chamada Etc! Para isso precisou reformar muitas de suas lojas antes de expor suas novas Marcas! Para Pensar e Agir: A Rue 21 precisou falir para poder mudar! [Re]posicionou sua Marca e virou o jogo. Por isso eu digo sempre que posicionamento e foco fazem toda a diferença! Afinal, “quem quer ser tudo para todo mundo acaba não sendo nada para ninguém!”.

135 135

Fred Alecrim
Fred Alecrim A partir desse novo Cliente, a Rue 21 escolheu os estilos dos produtos, a média de preços com a qual trabalharia e até os melhores locais para abrir suas lojas que hoje, em sua maioria, são vizinhas de lojas do Wal-Mart ou estão em pequenos shoppings de rua (shoppings abertos). Sem dúvida, quando se define o posicionamento, fica mais fácil definir o que tem que ser feito e como! na sobre mídias sociais e também muuuitos Riscos. O melhor é planejar antes de colocar seu neg[ócio] dentro delas, para AUMENTAR as chances de dar certo e diminuir as de dar errado. Uma coisa legal: um pequeno neg[ócio] pode começar a atuar sem precisar de capital ou receita, desde que se crie um Comitê de Mídias Sociais com as pessoas da empresa que gostam e já usam essas ferramentas. Sem esquecer de elaborar um guia de utilização para orientar todos os que irão moderar e/ou falar nos perfis da sua empresa. Vou dedicar mais posts no blog para falar de como planejar a entrada da sua Marca nas mídias sociais.

#Redes Sociais para o seu neg[ócio]
www.fredalecrim.com.br/2010/11/ 29/midiassociais-pro-teu-negocio/

29/11/2010

Hoje o papo é sobre mídias sociais! Já faz um tempinho que venho estudando e experimentando suas variantes. Uma coisa é certa: para mim, quando o assunto se chama Mídias Sociais, NÃO há GURUS! Todos somos professores e alunos, cada qual com as suas experiências. Tem muuuuita coisa baca-

Marketing e Redes Sociais
www.fredalecrim. com.br/2010/12/13/ marketing-e-redessociais/

13/12/2010

E aí, tudo tranquilo? Muuuuuita GENTE me enviou

136 136

UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio
UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio tweets, e-mails e mensagens no Facebook elogiando o post. E me pediram para falar um pouco mais sobre o assunto. A seguir, a reprodução do que eu falo no quadro Businesss.com na Tv UAUgoMais (link abaixo do título deste artigo): Desta vez falo um pouco sobre Marketing Inbound e Redes Sociais. Para o varejo e/ou serviços, investir em Marketing Inbound é fundamental para se conectar com as pessoas. É deixar de agir com o foco no Cliente e passar a agir com o FOCO DO CLIENTE. É deixar de “empurrar”, “massacrar” e “bombardear” os Clientes correndo atrás deles. É deixar de jogar tiro ao alvo e passar a jogar “frescobol”. Isso pela razão do Marketing Inbound ser muuito mais Relacionamento do que qualquer outra coisa. Através de um ótimo conteúdo e participação ativa nas redes sociais, nas quais os seus Clientes estão, e um bom trabalho de SEO, uma MARCA consegue [ins] pirar pessoas a chegarem até ela. Para deixar “rastros” por aí que realmente levem as pessoas para onde você quer, nada melhor do que uma presença bacana nas Redes Sociais. E dentro dessas ações nas redes sociais, já falamos que, antes de fazer qualquer coisa, o melhor é planejar. Uma parte importante do planejamento é definir o seu “HUB”, ou seja, o lugar para onde você quer levar seus Clientes e Potenciais Clientes. Tem que ser um lugar onde tenha informações [ins]piradoras e esclarecedoras sobre a sua Marca, seus produtos etc. O HUB é o lugar onde as pessoas passarão mais tempo lhe conhecendo e/ou se relacionando com você. Pode ser seu site ou blog corporativo, uma fan page do Facebook... E para plugar as pessoas com o seu HUB, é preciso definir os ATIVADORES da sua estratégia on-line. Os ATIVADORES são as Redes Sociais escolhidas por você para [ins]pirar as pessoas de modo a direcioná-las para o HUB: Twitter, YouTube, Facebook, Foursquare, LinkedIn, Orkut. Lembre-se sempre de que o seu neg[ócio] não precisa estar em todas elas. O fator de escolha, neste caso, é o conhecimento sobre os seus Clientes e Potenciais Clientes: saber onde eles estão e ativá-los onde estão.

137 137

Aprendi muito com ela. br/2009/08/08/jetblueunited-e-as-twarestwitter-fares/ 07/08/2009 As companhias aéreas JetBlue e United Airlines estão testando a força do Twitter em ações promocionais.00 (dólares). e Glebe Duarte. entusiasmante e muuuito competente.fredalecrim. A JetBlue começou com uma superoferta de voo a US$ 9. Elas estão oferecendo superdescontos nos seus voos para os seguidores na rede. É permitido que se compre as passagens para até dois finais de semana à frente. Ela é generosa. A filmagem foi feita numa KODAK Zi8 com o apoio dos meus amigos Thiago Lins. especialista em Marketing Digital. Busca e QR Code. "Marketing na era digital". 138 138 .com/watch? v=VM9X7ImFyGI&feature=play er_embedded É fácil achar a sua empresa na internet? Só para lembrar: “na internet. tudo tranquilo? Hoje a UaugoMais Tv traz um papo com a Martha Gabriel.com/ Downloadi-nigmaReader. da Balaio de Ideias. Na pauta. do Senac.fredalecrim.com. o que não é encontrado NÃO EXISTE!” Que saber um pouco mais sobre QR Code? As Twares www. o que posso fazer com ele?”.Fred Alecrim Fred Alecrim Marketing Digital com Martha Gabriel www. Gente.net/2010/12/15/qrcode-o-que-posso-fazer-com-ele/ Sugestão de leitor de QR Code: www.youtube. As ações são feitas nas segundas-feiras. e também o texto “QR code.br/2010/ 12/22/marketing-digital-commartha-gabriel/ Sugiro a leitura do livro da Martha Gabriel. do meu amigo Glebe Duarte: www. Foi uma grande honra conhecer a Martha.html 22/12/2010 Olá. O seguidor tem até 8 horas ou enquanto houver assentos disponíveis para comprar a este preço.i-nigma.glebejr.com. É só acessar o endereço abaixo para assistir e [re]PENSAR: www.

Por exemplo: segunda. o dia da Conveniência. o dia da Educação. o dia do Design. quarta.UaugoMais: Uau’s para In-pirar você e seu negócio UaugoMais: Uau’s pra Ins-pirar você e seu negócio As tarifas do Twitter já estão conhecidas como twares (twitter fares). quinta. pode optar por fazer um ponto por semana. 139 139 . Estipule um dia da semana para cuidar de cada ponto. A ideia é. Dessa forma você concentra suas ideias e seu plano de ação mobilizando seus esforços e equipe para implementar uma ideia por dia. o dia do Entretenimento. e sexta. terça. que buscam as melhores tarifas. Ao final da semana você terá implementado 5 novas ideias de construção de serviços no seu neg[ócio]. DICA: Para ajudar na implementação das ideias: Quem me deu essa ideia foi o Edmour Saiani. por causa dos preços e da ferramenta utilizada (Twitter). Se achar muito. o dia do Atendimento. aumentar as vendas para passageiros heavy users. Mais uma tentativa de fazer o Twitter gerar Resultados. além de conquistar novos Clientes.

outras não).Sou inconstante (às vezes faço bem. K .Não faço bem (ou não faço). Plano de ação: O QUE SERÁ FEITO? QUEM O FARÁ? COMO O FARÁ? CUSTO PARA FAZER RESULTADO ESPERADO 140 140 . L .Avalie o seu negócio! ATENDIMENTO ATENDIMENTO J K L O que posso fazer para melhorar? IDEIAS J .Faço bem.

pode ainda servir de [ins]piração para novas ideias para movimentar o seu [neg]ócio. continua no blog www..com/fredalecrim.. novos exemplos de boas práticas no varejo mundial que podem servir de comprovação de que você está no caminho certo.facebook. Graande abraço e vamuquivamu!!! 141 141 141 . hoje. É uma grande honra para mim! Só que o livro não acaba aqui. Lá eu coloco. Relacionamento e Resultados.Obrigado por ter investido seu tempo na leitura deste livro.fredalecrim.com. estou sempre. pelo Twitter: @fredalecrim no E-mail: fredalecrim@pontodereferencia. para que a sua Marca tenha cada vez mais Reputação.. semanalmente. você pode contribuir para a próxima edição deste livro enviando exemplos bacanas que você encontrar por aí! Também terei o maior prazer em postar no blog!!! E se quiser trocar ideias sobre os desafios do varejo.br.br no Facebook: www. amanhã e sempre! Além disso.com..

2007 GARDNER. Rio de Janeiro: Senac. Rio de Janeiro: Campus. Martha. Loja viva: revolução no pequeno varejo brasileiro. 1999. São Paulo: Novatec Editora. Edmour. Edmour. SANDERS. 2004. Porto Alegre: Artes Médicas. UNDERHILL. Ponto de Referência. 2010. 2003.Prentice Hall. GABRIEL. Vamos às compras!: a ciência do consumo. Don. Tom. São Paulo: Futura. Rio de Janeiro: Nova fronteira. Howard.M Minhas Ins-pirações: SAIANI. A Vaca Roxa. 2001. 2005. Rio de Janeiro: Sextante. São Paulo: Pearson Financial Times . Inteligências Múltiplas. 1995. PETERS. Marketing na era digital. O amor é a melhor estratégia: uma nova visão do sucesso e da realização profissional. Reimagine: Excelência nos negócios numa era de desordem. GONDIN. SAIANI. 142 142 . Seth. TAPSCOTT. Rio de Janeiro: Campus. Tim. 2003. Wikinomics. Paco.

S Suas Ins-pirações: 143 143 .