You are on page 1of 8

A MENTIRA UNICISTA

H muitos cristos evanglicos que consideram o movimento Pentecostal Unicista (tambm conhecido como "S Jesus") como um movimento cristo evanglico. A realidade que este movimento est muito longe de ser considerado como cristo; est mais para uma seita. Uma das definies teolgicas de seita : Qualquer grupo que se desvia das doutrinas fundamentais do cristianismo, como a Trindade, a divindade de Jesus Cristo e a salvao pela graa, atravs da f em Jesus Cristo somente. Os maiores grupos que compem o movimento pentecostal unicista, que negam uma doutrina fundamental do Cristianismo, a Trindade: Igreja Voz da Verdade Igreja Apostlica da f em Jesus Cristo Igreja Pentecostal Unida Igreja Pentecostal da f Apostlica e outras..

Este artigo foi escrito exclusivamente para alertar ao corpo de Cristo acerca deste movimento sectrio e demonstrar luz das Escrituras como os unicistas esto equivocados sobre a verdadeira natureza de Deus. Seguimos a orientao de Judas 3, que nos exorta a lutar ardentemente pela f que uma vez por todas foi dada aos santos.

QUEM ESTAVA COM DEUS PAI NA CRIAO?


Gnesis 1:26-27 E disse Deus: Faamos o homem nossa imagem e semelhana, conforme a nossa semelhana; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos cus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo rptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem a sua imagem; imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. A igreja unicista diz que Deus estava falando com os anjos, e para reforar esse argumento, ainda citam Gn. 3:22 (Ento disse o Senhor Deus: Eis que o homem como um de ns, sabendo o bem e o mal...) e Gen. 11:7 (Eia, desamos e confundamos ali as suas lnguas, para que no entenda um a lngua do outro). Essa interpretao no resiste anlise do contexto, pois o versculo 27 diz claramente: E criou Deus o homem sua imagem; imagem de Deus o criou. O homem no foi criado imagem dos anjos, mas imagem de Deus. Se nesse texto Deus estivesse falando com seres angelicais, estes teriam que ser iguais a Deus, j que, no versculo 27, lemos: imagem de Deus o criou e no imagem de anjos. Alm disso, se Deus estivesse falando com anjos (1:26), ento os anjos tambm seriam criadores do homem. Essa teoria contrria s Escrituras, porque s Deus o Criador (Isaas 44:24; 45:5-7,18).

JESUS ENVIOU-SE A SIM MESMO?

Joo 5:43 - Eu vim em nome de meu Pai, e no me aceitais; se outro vier em seu prprio nome, a esse aceitareis. A igreja unicista interpreta a declarao do Senhor Jesus nesse versculo como se estivesse dizendo: Eu sou o Pai. Com isso, concluem que Jesus no veio sozinho, mas trouxe consigo o Pai. A expresso em nome de significa, claramente, na autoridade de. Como podemos constatar, Jesus est afirmando que no veio em seu prprio nome, logo, no o Pai. Um pai humano pode dar o seu nome a seu filho, mas isso no significa que os dois so a mesma pessoa. Outros textos deixam ainda mais claro nossa interpretao, onde nosso Senhor Jesus deixa muito claro e enfatiza sua condio de Enviado: Joo 6:38 Porque Eu desci do cu, no para fazer a minha prpria vontade, mas a vontade daquele que me enviou. Joo 7:14-18 Mas no meio da festa subiu Jesus ao templo, e ensinava. E os judeus maravilhavam-se, dizendo: Como sabe este letras, no tendo aprendido? Jesus lhes respondeu, e disse: A minha doutrina no minha, mas daquele que me enviou. Se algum quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecer se ela de Deus, ou se Eu falo de mim mesmo. Quem fala de si mesmo busca a sua prpria glria; mas o que busca a glria daquele que o enviou, esse verdadeiro, e no h nele injustia. Romanos 8:32 Aquele que nem ao seu prprio Filho poupou, antes o entregou por todos ns, como nos no dar tambm com Ele todas as coisas? Joo 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unignito, para que todo aquele que nele cr, no perea, mas tenha a vida eterna. O Profeta Isaas, pode contemplar toda essa obra a 700 a.C, e pelos seus lbios, o Senhor anunciava a vinda do Salvador: Isaas 6:8 Depois disso ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem enviarei, e quem h de ir por nos? Ento disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim. Esse texto tem sua interpretao ainda no Livro de Isaas no cap. 52: 6: Portanto, o meu povo saber o meu nome; pois naquele dia, saber que sou eu mesmo o que falo: Eis-me aqui. O Profeta Daniel teve uma experincia tremenda que registro no cap. 7: 9-14: Eu continuei olhando, at que foram postos uns tronos, e um ancio de dias se assentou; a sua veste era branca como a neve, e o cabelo de sua cabea como a pura l; e seu trono era de chamas de fogo, e as suas rodas de fogo ardente... Eu estava olhando nas minhas vises da noite, e eis que vinha nas nuvens do cu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancio de dias, e o fizeram chegar

at ele. E foi lhe dado o domnio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, naes e lnguas o servissem; o seu domnio um domnio eterno, que no passar, e o seu reino tal, que no ser destrudo. Glrias a Deus!!

JESUS FALAVA CONSIGO MESMO QUANDO ORAVA?


Joo 17:1-3 Jesus falou assim e, levantando seus olhos aos cus, disse: Pai, chegada a hora, glorifica a teu Filho, para que tambm o teu Filho te glorifique a ti. Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que d a vida eterna a todos quantos lhe deste. E a vida eterna esta: que conheam , a ti s, por nico Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. A Igreja unicista nega que Jesus estava falando com outra pessoa diferente dele, ou seja, em sua natureza humana, estava orando sua natureza divina, para nos dar o exemplo. Apesar de esta ser uma possibilidade, a Bblia, no entanto, no diz que Jesus estava orando para nos dar o exemplo. Naquela hora, Ele orava porque precisava, estava diante de uma luta espiritual. Dizer que a natureza humana de Jesus orava sua natureza divina totalmente sem nexo. Jesus estava falando com outra pessoa, no caso, o Pai, e no com sua prpria natureza. Se isso no fosse verdade, Jesus seria um luntico com dupla personalidade, ou seja, orando a si prprio. Alm do mais, isso faria de Jesus um mentiroso, porque tanto quanto os demais consideravam o Pai uma pessoa e no uma natureza, como Ele mesmo ensinou na orao do Pai nosso em Mateus 6:6-8. Outros textos em que Jesus ora ao Pai: Joo 17:25 Pai justo, o mundo no te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim. Mateus 26:42 E, indo segunda vez, orou, dizendo: Pai meu, se este clice no pode passar de mim seu eu o beber, faa-se a tua vontade. Aps ressuscitar, Ele disse Maria Madalena: Joo 20:17 Disse-lhe Jesus: No me detenhas, porque ainda no subi para meu Pai, mas vai para meus irmos e dize-lhes que Eu subo para meu Pai e vosso pai, meu Deus e vosso Deus. O BATISMO DO SENHOR JESUS TERIA SIDO MAIS UMA FARSA, COMO UMA CENA TEATRAL ONDE ELE TERIA FALADO CONSIGO MESMO? ALGO PARECIDO COM OS SHOWS DE ILUSIONISMO APRESENTADOS NUM DOS SHOWS DO GRUPO VOZ DA VERDADE? Mateus 3: 3:13,16 e 17 Ento veio Jesus da Galilia ter com Joo, junto do Jordo, para ser batizado por ele...E, sendo Jesus batizado, saiu logo da gua, e eis que se lhe abriram os cus, e viu o Esprito de Deus descendo como pomba e vindo sobre Ele. E eis que uma voz dos cus dizia: Este o meu Filho amado, em quem me alegro.

A igreja unicista no acredita na doutrina da Trindade e, por conta disso, diz que esta passagem est se referindo s trs manifestaes de Jesus. Ainda citam Atos 2:38 (Seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdo dos pecados), Atos 8:16 (Batizados em nome do Senhor Jesus) e Atos 10:48 (Batizados em nome do Senhor), para negar a doutrina da Trindade, anulando a formula batismal dada pelo Senhor Jesus em Mateus 28:19: Portanto ide, fazei discpulos de todas as naes, batizandoos m nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo. O versculo em anlise no est, de maneira nenhuma, se referindo s trs manifestaes de uma mesma pessoa, como dizem os unicistas, mas, sim, a cada uma das pessoas da Trindade. A pessoa do Filho (o verbo se fez carne) estava ali nas guas. A pessoa do Esprito Santo se manifestou em forma corprea de uma pomba. E a pessoa do Pai falou do cu: Este meu filho amado, em quem me alegro. Se Jesus, de fato, estivesse se manifestando apenas em formas distintas, estaria falando consigo mesmo, em uma cena falsa e teatral. Na verdade, a doutrina Bblia da Trindade, segundo a prpria Escritura, afira que Deus uma unidade composta, conforme determina tambm o credo de Atansio, escrito contra os arianos: Adoramos um s Deus na Trindade, e a Trindade na Unidade. No confundimos as pessoas, nem dividindo (separando) a Substncia. O mesmo argumento serve, ainda, para refutar o pensamento mrmon, que diz que a Trindade constituda de trs deuses. Ao contrrio, aTrindade formada de um s Deus eternamente subsistente em trs pessoas. Lendo estes texto j citados acima (Atos 8:16, 10:48 e 19:5) observamos que no se tratam de uma frmula batismal como afirmam e querem os unicistas, pois no so uniformes, antes, suas expresses so variadas. Obviamente, a declarao em foco: Seja batizado em nome de Jesus Cristo est se referindo idia de pela autoridade de Jesus, como se l nas passagens 3:16 6 16:18, nas quais a autoridade de Jesus invocada. Alm disso, o prprio Mestre ordenou seus discpulos: Portanto ide, fazei discpulos de todas as naes, batizando-os m nome do Pai, e do Filho, e do Esprito Santo. Mateus 28:19. Este procedimento foi ratificado pelos pais da Igreja primitiva desde os tempos cristos mais remotos e autenticado em diversas passagens da obra Os ensinos dos doze apstolos. O texto em estudo, portanto, revela apenas que o batismo deve ser feito sob a autoridade que h no nome do Senhor Jesus. O objetivo de toda e qualquer polmica levantada pelos unicistas negar a doutrina da Trindade. A Bblia diz que negar o Pai e o Filho traz condenao (1Joo 2:22-23). O Jesus dos unicistas no o Jesus da Bblia! (1Corntios 11:4).

JESUS DESDE A FUNDAO DO MUNDO Jesus o Filho do Altssimo

Lucas 1:32-35 Este ser grande e ser chamado filho do Altssimo; e o Senhor Deus lhe dar o trono de Davi, seu pai (segundo a genealogia) E reinar eternamente na casa de Jac, e o seu reino no ter fim...) A igreja unicista mais uma vez interpreta esse texto erroneamente, e, segundo acreditam, Jesus, como Filho de Deus, passou a existir somente depois de seu nascimento em Belm de Jud, pois o termo Filho refere-se apenas sua natureza humana. Tal ensinamento extremamente estranho Bblia. Em Joo 2:22, lemos: Quem o mentiroso, seno aquele que nega que Jesus o Cristo? o anti-cristo esse mesmo que nega o Pai e o Filho. A Bblia aponta para os ofcios de Cristo, como nosso Senhor e Salvador, antes mesmo de Ele nascer. Por exemplo: Jesus o cordeiro que foi morto antes da fundao do mundo (1Pe 1:20). O apstolo Paulo diz que Deus nos elegeu nEle antes da fundao do mundo (Ef 1:1-4). Perguntamos: Nele quem?. Efsios 1:3 nos d a resposta: no Filho, porque Deus chamado de Pai de nosso Senhor. Ora, se h Pai antes da fundao do mundo, h tambm Filho. E fomos eleitos no Filho antes mesmo de Ele vir ao mundo. Jesus disse que o Pai O amou antes da fundao do mundo (Joo 17:24). O que podemos entender com essa afirmao? Que o amor do Pai recaa, logicamente, em um Filho. Assim, se segussemos a mesma linha de raciocnio dessa igreja, teramos, ento, de admitir que Jesus s se tornou de fato Filho de Deus em sua ressurreio e no na concepo (Romanos 1:4).

EU E O PAI SOMOS UM
Joo 10:30 Eu e o Pai somos um A igreja unicista, alm de distorcer a doutrina da Trindade, afirma que Jesus um Deus com trs faces!! Dizem que Jesus o Pai, ou melhor, que o pai uma das faces de Jesus. E ainda citam Joo 8:17-19 para tentar fundamentar sua doutrina. Temos, nesse versculo, a pluralidade de pessoas na unidade da divindade. Basta observar a expresso somos (pluralidade) e um (unidade). Jesus no est dizendo que a mesma pessoa que o Pai, mas que Ele e o Pai so duas pessoas distintas em unidade divina. Logo, o texto em referncia deve ser entendido como uma declarao de Jesus sobre sua essncia divina. Mas, como o Pai e o Filho podem ser a mesma pessoa? Jesus e o Pai so um s Deus e no uma s pessoa. O Pai no veio com o Filho (Mt 5:16, 48; 6:9; 10:32-33). Os versculos em referncia ensinam claramente que o Pai uma pessoa distinta do Filho, visto que o testemunho de duas pessoas, segunda a lei, verdadeiro. TRINDADE - A VERDADE DE DEUS QUE OS UNICISTAS INCISTEM EM NEGAR, NS INSISTIMOS EM PREGAR A VERDADE ANTES QUE MAIS E MAIS PESSOAS SEJAM SEDUZIDAS PELO ESPRITO DO ENGANO. Joo 14:6-11 - ...Crede-me que estou no Pai, e o Pai em mim; crede-me, ao menos por causa das mesmas obras. A igreja unicista cita esta passagem para provar que Jesus o Pai

Jesus comea afirmando: Ningum vem ao Pai, seno por mim (V.6). O sentido natural destas palavras que Jesus no o Pai, mas o mediador entre ns e o Pai (1Tm 2:5). Em seguida declara: Se vs me conhecsseis a mim, tambm conhecereis a meu Pai (v. 7). Ao existir com o Deus Pai, como um divino invisvel, Jesus podia dizer: Quem me v a mim, v o Pai (v.9). No obstante, Jesus no disse: Eu sou o Pai, mas: No crs tu que eu estou no Pai, e que o Pai est em mim?. O Pai e o Filho so consistentemente apresentados nas Escrituras como duas pessoas autoconscientes, mas sendo um s Deus. As evidncias de se trata de duas pessoas so abundantes. Na referncia 5:31-32 deste evangelho o Pai apresentado como algum que testifica de Cristo (outrem): H outro que testifica de mim. A palavra hetero usada aqui para esclarecer que algum diferente da pessoa que fala. Na referncia 8:16-18 Jesus apresenta o mesmo argumento e deixa claro, citando um princpio do Antigo Testamento, que duas testemunhas so requeridas para que um juzo seja considerado vlido (Dt 17:6; 19:15; Nm 35:30). H, ainda, outras referncias bblicas onde se l que o Pai enviou o Filho Jesus, que estava, agora, enviando os discpulos da mesma forma como fora enviado pelo Pai (3:17; 17:18,21; Gl4:4; 1Jo 4:10). Com isso, fica esclarecido que Jesus no era discpulo nem o Pai. Tambm relevante destacar que o Pai ama o Filho (3:35; 17:23-26) e Jesus ama o Pai (14:31). Isto, naturalmente, envolve duas pessoas, pois demanda relao, que a essncia da definio da pessoa. Finalizando, o Filho e o Pai so duas pessoas que co-existem eternamente em relao uma com a outra. Negar a Trindade negar o Filho bblico (1Jo 2:22-23). ter uma impresso falsa de Jesus (2Co 11:4). Aceitar o Cristo da Bblia, o Cristo enviado pelo Pai, o Cristo que enviou o Esprito Santo (14:16-26; 15:26), encontrar Deus na Trindade.

O ESPRITO SANTO ENVIADO


Joo 14:18 No vos deixarei rfos; voltarei para vs. A igreja unicista ensina que Jesus estava dizendo que voltaria para estar com os discpulos no como o homem que havia entregado sua prpria vida, mas como o Esprito Santo, o Consolador. Tambm se apiam em Joo 20:22 para ensinar que 0 Esprito Santo o flego do Senhor Jesus. Jesus no pode ser o Esprito Santo pelos seguintes motivos: O Esprito Santo seria enviado. Ora, se enviado, j diferente de quem o envia. Jesus disse que iria rogar a uma pessoa fora dele para enviar outro algum que no era Ele prprio (v. 16; 15:26-27). Quando Jesus disse aos discpulos recebei o Esprito Santo (20:22), ainda estava em carne. Ento. Como Ele prprio poderia ser o Esprito Santo? Jesus disse que o Esprito do Senhor estava sobre Ele (Isaas 61:1). O Esprito Santo no o flego do Senhor. O Esprito Santo procede do Pai e do Filho (v.14,16,26; 15:26). a terceira pessoa da Trindade, com personalidade distinta do Pai e do Filho. A Bblia ensina que o Pai, o Filho, e o Esprito Santo so trs eternas e simultneas pessoas e no trs estgio sucessivos da revelao de Deus aos homens. A Bblia fala do Pai eterno (Sl 90:2), do Filho

Eterno (Jo 1:1-3; 8:58, Hb 13:8) e do Esprito Santo Eterno (Hb 9:14). Mostra, ainda, a imutabilidade de Deus (Ml 3:6), negando que seja um Deus processado ou trs manifestaes de uma mesma pessoa.

O JESUS QUE ELES NO CONHECEM


Colossenses 1:5 O qual a imagem do Deus invisvel, o primognito de toda a criao. A igreja unicista diz que Jesus a expressa imagem de Deus, ento, conclui que Jesus deve ser esse nico Deus. O texto em referncia, de modo algum, apia a tese dessa igreja, antes,a refuta. De modo grosseiro, se existe uma imagem, forosamente essa imagem precisa estar fora do seu prottipo e no ser o mesmo prottipo. O homem a imagem de Deus (Gn 1:26), mas nem por isso devemos pensar que os dois seres so a mesma pessoa. Sete era a imagem de Ado, mas Ado e Sete no eram a mesma pessoa. A palavra traduzida por imagem, do grego eikon, vem da raiz eiko, que significa dobrar-se, dando idia de cpia. Assim como os homens vem Cristo em ns, semelhantemente Jesus Cristo torna o Deus invisvel manifesto por meio dele. A mesma imagem, porm, em pessoas diferentes.

O TRONO DA AUTORIDADE
Apo. 4:2 E eis que um trono estava posto no cu A igreja unicista que se houvessem mais de um Deus, Joo teria visto mais de um trono, mas a Bblia s fala de um trono e de um assentado. Primeiramente, digna de nota a confuso dos unicistas, quanto interpretao que fazem a respeito desse assunto. Os trinitarianos no pregam a existncia de vrios deuses em seu conceito de Trindade, mas a existncia de um Deus que subsiste eternamente em trs pessoas distintas. A viso de Joo de um s trono s vem corroborar com essa verdade Bblica. Todavia, a Palavra trono thronos, no plural, e denota soberania, autoridade, poder e juzo. Joo fala que satans deu seu trono besta, ento passa ser um s trono para dois seres distintos (Ap. 13: 2; 16:10). Este Livro as pessoas distintas que compem esse nico Deus que exerce toda essa autoridade. Joo mostra que existe o trono de Jesus e seu Pai (3:21). E faz distino entre Deus e o Cordeiro no trono (5:13; 6:16; 7:10; 22:1-3; Hb 12:2). GRANDE MAIORIA, A IGREJA UNICISTA FORMADA POR PESSOAS QUE ANTES CONGREGAVAM EM IGREJAS TRADICIONAIS PENTECOSTAIS, UMA PENA QUE PESSOAS CULTAS QUE NO INCIO DA VIDA CRIST PROVARAM DO PODER DE DEUS E TIVERAM GRANDES EXPERINCIAS COM DEUS, AGORA SE DEIXARAM LEVAR POR ESSE VENTO FRGIL, UMA DOUTRINA FRACA, DESMASCARADA COM FACILIDADE PELA PALAVRA DE DEUS. SO PESSOAS QUE A POUCO TEMPO, PROFESSAVAM O NOME DE JESUS, ERAM USADAS E

DAVAM UM VERDADEIRO TESTEMUNHO DO PODER DE DEUS, MAS QUE, ESFRIANDO NA F, DESVIARAM SE TRANSFORMANDO EM LOBOS FEROZES. Espalhe essa verdade e ajude a evitar que mais vidas sejam ceifadas pela mentira unicista. Deus te abenoe!! Fonte: Bblia Apologtica de Estudo (www.icp.com.br) Estudos diversos, Pregaes, vdeos apologticos e muito mais: www.noticiasdoevangelho.net Fbio e Wellington Leo Contato: fabiofleao@hotmail.com

You might also like