You are on page 1of 8

Cristianismo e Msica

Por Hans Rookmaaker Traduo de Alex Fontes. Reviso de Fernando Guarany Jr. .....................................................................

Deveramos almejar ser uma subcultura?


Implcita na palestra Rock e Protesto estava a questo: O que ns, como cristos, vamos fazer com o Rock? Quero tratar desta questo de um modo explcito, apesar de me ater somente ao Rock. O tpico Cristianismo e Msica parte de um tema mais abrangente, cristianismo e cultura, o qual pode ser dividido em duas partes: nossas prprias formas culturais e o nosso relacionamento com a cultura que nos cerca.

Primeiramente, nossas prprias formas culturais. Ser humano ser cultural. No h outra possibilidade. Se voc decidir viver em uma caverna sem roupas quentes e comer apenas sopa e po, ento voc poderia dizer que fugiu da cultura. Eu lhe diria que voc criou o seu prprio tipo de cultura, uma cultura muito asctica, mas, ainda assim, uma cultura (um estilo particular de viver). Cultura um estilo de vida: o modo pelo qual fazemos as coisas, as coisas que observamos, as coisas que amamos, as coisas que no amamos e colocamos fora da nossa rbita. No podemos escapar da cultura, pois somos humanos.

Muitos evanglicos olham para a cultura com total negatividade. Essa a cultura deles: serem negativos para com a cultura. Por esta razo, ns do LAbri sentimos que precisamos dar uma pequena contribuio para que isso mude. Por essa razo, temos um concerto como parte desta conferncia do LAbri nos EUA. No vemos esse concerto como um anexo suprfluo ou de menor importncia. Muito menos o vemos como um simples ornamento ou diverso. No, ele algo central em relao a mensagem que defendemos. Fui abordado por algum que perguntou: Por que vocs incluram um concerto nessa conferncia? O que um concerto tem a ver com cristianismo? Eu respondi: Tudo! o nosso estilo de vida!.

Outro argumento importante a se fazer quando pensamos em cristianismo e cultura que nunca deveramos almejar ser uma subcultura. De certo modo inevitvel tornarse uma subcultura. To logo voc tenha um grupo de pessoas reunidas e que tm seus prprios costumes, nasce certo tipo de subcultura. Isso em si no algo ruim. Mas acho que no deveramos fazer disso nossa meta, pois a tarefa do cristo ser parte da cultura como um todo. Nossa misso no apenas para nossos amigos, mas para o mundo, a nao e a cultura na qual estamos inseridos. Cristo disse: Vocs so o sal do mundo. Ele quer que sejamos o sal que salga de modo que combatamos a corrupo. Lutamos contra a corrupo buscando manter as coisas saudveis e darlhes sabor. No fazemos isso apenas para o nosso pequeno crculo, mas para o mundo inteiro. Lutamos por retido e justia no mundo nossa volta. Pode ser que fazendo isso nos tornemos uma subcultura. Se sentirmos que todo mundo nossa volta est agindo errado e por isso tentarmos fazer as coisas de um modo melhor ainda que ningum queira ouvir, ento isso obviamente significa que somos diferentes. No devemos ter medo disso. No devemos ter medo de ser uma subcultura, mas jamais deveramos buscar ser uma.

Cerca de seis ou sete anos atrs testemunhamos a chegada da minissaia. Dois meses depois, todas as garotas crists j as usavam. Na minha percepo, isso ocorreu de maneira muito fcil. No acho que as garotas crists devam sempre estar dois anos atrasadas em relao moda. No isso que estou dizendo. Contudo, naqueles dias, usar minissaia significava que a mulher estava disponvel. Isto foi declarado abertamente pelas pessoas que a desenharam. Ento no por puritanismo que estou dizendo isso, mas por causa do contexto. Quem no quisesse parecer disponvel, deveria se perguntar se deveria vestir tal pea de roupa. No podemos simplesmente seguir as tendncias. Nem devemos tentar. Na verdade, deveramos tentar sermos ns mesmos.

Durante um longo perodo da histria ocidental, os cristos deram o tom trabalhando para o bem-estar de todos. Os princpios morais que existem na Europa Ocidental, Canad e Estados Unidos da Amrica tm suas razes no cristianismo. Talvez no somente no cristianismo, mas o cristianismo indubitavelmente deu-lhes uma imensa contribuio. De certo modo, todas essas foram naes crists. Claro que nunca o foram perfeitamente e no significa que todas as pessoas eram crists. Porm, se a monogamia est presente nas leis de todos os pases ocidentais, podemos dizer que esse fato veio do cristianismo. Todavia hoje as coisas esto mudando. Os cristos esto se tornando uma pequena minoria, isto , os cristos que realmente creem na Bblia.

Otimismo Equivocado
Por Hans Rookmaaker Sendo uma pequena minoria, como deveramos agir? Mais do que nunca, devemos ler o Antigo Testamento, particularmente os profetas, pois eles falam de uma situao

parecida: uma nao que originalmente era temente a Deus estava O renegando o Criador. Havia um pequeno grupo que ainda acreditava: 7000 pessoas que no se curvaram. Eles confrontaram os outros: Retornem ao Senhor e sejam abenoados. Creio que deveramos fazer o mesmo. Nosso primeiro chamado no evangelizar, mas sermos profetas e dizer: Voltem-se para o Senhor. Se no, Deus vir com o seu julgamento. Sofonias declarou: Buscai ao Senhor, vs todos os mansos da terra, que tendes posto por obra o seu juizo; buscai a justia, buscai a mansido; porventura sereis escondidos no dia da ira do Senhor. (Sofonias 2:3).

Primeiramente, busque retido (justia). muito difcil para os jovens de hoje terem um estilo de vida diferente de todos sua volta. As presses sociais so muito grandes. Mas, ainda assim, isto o que somos chamados a fazer: sermos retos (justos). Isso no significa que devamos ser antiquados; podemos ser retos de uma forma nova. Em segundo lugar, Sofonias nos invoca a buscar a humildade. Isso implica aceitarmos que somos minoria e que no mudaremos o mundo. No podemos simplesmente dizer: Sigam-nos e tudo vai dar certo. Isso seria um otimismo equivocado. Precisamos compreender que, mesmo que amanh o mundo se arrependa e se torne cristo, ainda precisaremos de pelo menos duas geraes ou mais para reerguer o que foi derrubado.

No Novo Testamento, a primeira carta de Pedro tambm se dirige a pessoas crentes vivendo em um mundo descrente. Os cristos daquela poca tambm eram uma minoria muito pequena. Pedro diz a eles que era provvel que acabassem na cadeia, mas que no tivessem medo. No LAbri holands, sempre dizemos s pessoas que querem se tornar crists: Voc compreende que dentro de dez anos voc pode estar na cadeia ou em um campo de concentrao? Na maior parte do mundo a situao essa. At mesmo muito perto daqui, na Espanha, at bem pouco tempo, rapazes de 18 anos de idade entravam compulsoriamente no Exrcito por um ou dois anos e tinham que ir Missa todo domingo pela manh. No momento da transubstanciao, eles tinham que apresentar armas. Se voc fosse protestante, no poderia fazer tal coisa e, consequentemente teria que passar seu perodo de servio militar na cadeia. Assim, estamos em uma situao excepcional em que ainda podemos falar livremente em nossos pases. Contudo isto pode no durar muito tempo. Sejamos humildes.

Guarde o que bom


Por Hans Rookmaaker Agora trataremos da questo da relao entre o cristo e a cultura no-crist. A Bblia ensina que no devemos ser contaminados pela iniquidade e nem seguir os seus caminhos do mundo. Mundo neste sentido quer dizer o mundo de pecado. Mas a Bblia tambm diz que no devemos ter medo de examinar todas as coisas e guardar o que for bom. No devemos recuar. interessante percebermos que a Bblia jamais fala em cultura de um modo negativo. A cultura do mundo em si no negativa. As

Escrituras no nos ensinam que tudo que produzido por no-cristos intrinsecamente mau. Quando Salomo construiu seu templo, ele chamou um arquiteto de Tiro, que certamente era um pago. Mas o homem era um bom arquiteto. Apocalipse 17 fala de Babel personificao do mundo mau e centro de todo o anticristanssimo como uma cidade cheia de beleza e riquezas, um lugar onde as mulheres usavam belos vestidos longos. A Bblia no diz que tudo aquilo que vem do mundo mau. Ao invs disso ela nos ensina a ouvir e olhar a nossa volta, retendo as boas coisas.

Paulo escreve na primeira carta aos Corntios: Todas as coisas me so lcitas, mas nem todas as coisas convm. Todas as coisas me so lcitas; mas eu no me deixarei dominar por nenhuma delas. Todas as coisas so permitidas, mas temos que examinar e ver se so positivas. H uma forte nfase na liberdade por toda a Bblia e particularmente em Paulo. A misso da vida de Paulo foi dizer duas coisas: a salvao obra completa de Cristo e somente dele e, diretamente ligado a isso, Paulo ensinou: temos liberdade. Ele verbaliza isso de maneira muito bela em Colossenses 2, quando diz: Tendo cuidado para que ningum vos faa presa sua, por meio de filosofias e vs sutilezas, segundo a tradio dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e no segundo Cristo. (Colossenses 2:8) Ele dirige isso abertamente aos gnsticos. Em seguida, ele sintetiza o sentido do Evangelho: o perdo dos pecados, a renovao da vida e o triunfo sobre o mal. Em seguida, ele diz: Ningum, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sbados. (Colossenses 2:16) Em outras palavras, Paulo diz: Vocs so livres! Ele prossegue dizendo: Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanas, como se vivsseis no mundo, tais como: no toques, no proves, no manuseies . . . segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Assim, no se ponham novamente sob o jugo de regras e preceitos criados por homens. No deixem que essa preciosa liberdade seja roubada de vocs, pois isso vai contra a essncia do verdadeiro evangelho!

O importante a nossa mentalidade


Por Hans Rookmaaker

Lembrando do valor da liberdade, podemos falar um pouco sobre o nosso estilo de vida. Ser cristo significa que voc acredita em certas doutrinas e dogmas. Nada h a ser dito contra essas coisas; elas so importantes e tm um lugar em nossas vidas. Mas ser cristo no apenas aderir a um sistema teolgico. Ser critsto tambm implica ter f, confiar, amar ao Senhor e com Ele andar. Isso uma mentalidade e um estilo de vida que nascem do nosso amor por Ele. Cristo nunca falou sobre dogma. No Sermo do Monte, onde encontramos a essncia de seu ensinamento, Ele no diz: Se voc se tornar cristo, ter que cumprir uma srie de regras. Ao invs disso, Jesus discorre sobre uma mentalidade. Vejamos alguns exemplos. Em Mateus 5, lemos Vocs ouviram que foi dito ao homem do passado, Ouvistes que foi dito aos antigos: No matars; e, Quem matar ser ru de juzo. Jesus no diz que esse antigo ensinamento est errado, mas explica que no suficiente. Ele prossegue: Eu, porm, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmo, ser ru de juzo; e quem disser a seu irmo: Raca, ser ru diante do sindrio; e quem lhe disser: Tolo, ser ru do fogo do inferno. Em outras palavras, no devemos seguir um padro legalista e pensar que cometemos um assassinato somente quando tiramos a vida de algum; no, ns j estamos errados ao odiar algum, pois essa uma mentalidade errada. O importante a mentalidade. Ns no somos adlteros apenas quando compartilhamos nossa cama com a pessoa errada; no, diz Cristo, se voc olhar para uma mulher de forma impura, j iniciou seu adultrio. Note que Ele no diz: E, portanto mantenha as mulheres fora da sua vista. Jesus expe a raiz do problema: a lascvia das pessoas. Nesse sentido, esse texto traz uma das mensagens mais libertadoras do mundo. Somente possvel haver mulheres presentes nesta sala assistindo a esta palestra por causa do que Cristo disse l atrs. De outro modo, elas no estariam aqui. Estariam em um harm ou andariam por a totalmente cobertas por vus, pois os homens estariam olhando para elas como objetos de sexo. Assim, a vida crist uma questo dementalidade, no um conjunto de regras. Ter f significa escolher viver de uma maneira especfica. Quaisquer que sejam suas crenas ou convices, elas viro tona em sua vida. Geralmente fazemos a separao entre a espiritualidade de uma pessoa e sua vida dirria. A espiritualidade do indivduo considerada algo particular, seja sua crena em Cristo, Buda ou Marx. Mas as crenas no so apenas particulares, elas tornam-se pblicas em nossas vidas. Tenho uma metfora para ilustrar isto. Imagine alguns copos: um com caf, um com ch, um com vinho, um com refrigerante. Qual a diferena entre eles? A diferena muito sutil, pois todos eles contm 95 por cento de gua. Apenas 5 por cento do seu contedo diferente. No entanto, eles variam grandemente em sabor e colorao. Do mesmo modo, quando voc cristo, voc 95% humano e 5% cristo. Mas os 5% no so algo que possamos descartar como irrelevante, porque nesses 5% que esto o nosso sabor e a nossa cor particular. O marxista tambm 95% humano e, por todos ns sermos humanos, temos muito em comum. Ainda assim os 5% resultam em diferenas decisivas em nossos estilos de vida.

A msica faz a pessoa


Por Hans Rookmaaker O que podemos dizer sobre a msica como parte do nosso estilo de vida cristo? A msica o ambiente que criamos para ns mesmos. A msica no simplesmente algo que temos em comum com todo mundo. Ela no apenas 95%. 95% mais 5%. A primeira coisa que fao quando visito a casa de algum olhar seus discos, pois eles me dizem quem a pessoa . Em holands temos a expresso as roupas fazem o homem. Ela significa que conhecemos uma pessoa pelo modo que ela se veste. Similarmente, a msica uma expresso de ns mesmos. As pessoas no ouvem qualquer coisa. Elas escolhem as msicas que criam e ouvem. Isso porque h uma intrnseca conexo entre a msica que nos rodeia e quem somos. Quando manuseio os discos de algum, no suponho que eles contenham apenas hinos e canes evanglicas nem s de hinos viver o homem! Em meio aos seus discos, espero que haja diversos tipos de msica. Se vejo que em sua coleo h msica medieval, romntica e moderna, logo entendo que voc algum com um amplo interesse neste mundo e que quer saber mais sobre outros pontos de vista em relao vida. Nesse sentido, a msica como caf, ch ou refrigerante. Ouvimos os nossos contemporneos em sua expresso musical e conseguimos conhec-los atravs de sua msica. Toda a sabedoria e tolice das pessoas do passado e do presente chegam at ns atravs da msica. No porque ouvimos Beethoven que tenhamos que necessariamente concordar com ele. Significa apenas que achamos que vale a pena ouvir o que ele tem a dizer. Se ouvirmos uma passagem triste na msica de Beethoven, escutaremos no apenas sua expresso de tristeza, mas tambm seremos confrontados com a sua viso de tristeza em relao ao seu ponto de partida como humanista. Isso significa que se ouo sua msica, acabo entrando em um tipo de discusso. Ouvir msica dialogar. As pessoas me perguntam sobre que tipo de msica deveriam tocar em um bar com propsitos evangelsticos. Sempre respondo: Isso muitssimo importante: pela msica que voc toca, qualquer um que entrar nesse bar saber quem voc . Isto no implica em que voc deva tocar hinos o tempo inteiro. Mas significa que voc tem que fazer escolhas. Alguns tipos de msica no podem ser tocados nesse ambiente, porque so inadequados. Outras msicas podem parecer imprprias primeira vista, mas podem causar uma impresso diferente se voc se permitir escut-las novamente. Aprender a fazer boas escolhas leva tempo. preciso experimentar vrios tipos de msica e viver com elas por um perodo. Reflita sobre msica. Dialogue com ela.

A influncia da msica
Por Hans Rookmaaker Se a msica faz parte do nosso ambiente, surge a questo: Que influncia ela exerce sobre ns? Primeiro, precisamos fazer uma distino entre msica ao vivo e msica tocada no rdio ou gramofone. H uma grande diferena entre ouvir uma gravao e estar em uma apresentao ao vivo. Uma pessoa pode ouvir o rdio o dia inteiro, mas talvez no consiga ouvir uma banda durante todo esse tempo, especialmente se essa

pessoa no se sentir vontade com o tipo de msica tocada. Assim, a msica ao vivo tem um impacto muito mais forte. No devemos exagerar a influncia da msica. Ela no to grande. Quando ouvimos um disco moderno, no nos submetemos a uma lavagem cerebral e passamos a pensar como pessoas modernas. Por outro lado, a msica tem um impacto e importante considerarmos o tipo de msica que ouvimos. De fato, pensar que a msica ou um filme no nos afeta de modo algum no ser otimista, mas ser muito pessimista. Pense nisso: algum tem uma grande ideia. cria um roteiro cinematogrfico e levanta recursos na ordem de milhes de dlares. Em seguida, muitas pessoas trabalham duro durante um ano inteiro e, finalmente, o filme vem s telas. Voc acha que todas aquelas pessoas estariam dispostas a desperdiar suor, sangue e lgrimas se no fosse para o filme ter nenhum impacto sobre as pessoas? Filmes devem causar impacto mesmo. O Dr. Schaeffer sempre cita este poema japons:

Ele pulou na gua e no causou ondas.

Isto Zen-Budismo. Mas como cristo, eu digo: Voc pula na gua e quer queira, quer no causa ondas. Todos causamos ondas porque a vida humana significativa. Claro, alguns tipos de msica so mais influentes que outros e a influncia tambm varia de acordo com diferentes pessoas. Conheo uma pessoa que desperdiou a metade de um ano no cenrio das drogas. Mas j faz quatro ou cinco anos que ele se afastou delas. Ele me disse: Se eu ouvir um disco do Pink Floyd, ele tem um efeito imediato em mim: No tomo mais banho; no arrumo o quarto; fico na cama pela manh e tenho que fazer um esforo descomunal para me por de p novamente; isso leva vrios dias. A msica do Pink Floyd tem uma influncia muito forte sobre esse indivduo em particular por ele ter participado do mundo dos entorpecentes. Talvez outra pessoa no assimile esse tipo de msica de forma to impactante justamente por no ter as mesmas associaes. As msicas que mais apreciamos e com as quais nos identificamos so aquelas que mais nos influenciam. Por isso precisamos ser cautelosos e devemos praticar a autodisciplina. Mas no devemos fazer regras gerais. No podemos dizer Isto bom e isto mau. Nosso chamado pode tambm desempenhar um importante papel nesse sentido: se quisermos conhecer e compreender outra pessoa, talvez seja preciso que ouamos as msicas que ela ouve. Somos livres para escolher a msica que queremos ouvir, contudo devemos ser responsveis por nossas escolhas. Se certos livros, imagens ou msicas nos levam para uma direo pecaminosa, melhor deix-los de lado. Algumas pessoas conseguem ler coisas consideradas muito fortes para outras pessoas e vice-versa. Portanto, cada indivduo tem sua prpria responsabilidade. A questo a se fazer diante de Deus esta: Essas coisas convm? Mas isso no simplesmente uma questo de obedecer regras. Foi por essa razo que Paulo ensinou: Ponde tudo prova. Retende o que bom.

A degradao da msica de entretenimento


Por Hans Rookmaaker Dois ou trs sculos atrs, antes da grande fragmentao na cultura ocidental que ocorreu com o iluminismo, havia uma unidade na cultura. Se voc morasse em Leipzig por volta de 1725, voc iria igreja no domingo pela manh e ouviria a ltima cantata de Bach como parte da liturgia. tarde, as mesmas pessoas iriam feira e l haveria uma banda de metais tocando msica de dana. O povo apreciava isso. noite, em suas casas, eles tocariam msica de cmara ou talvez fossem a um concerto formal, onde eram tocados concertos de rgo ou violino. Todos esses tipos de msica eram compreendidos pelas pessoas e eram todos parte da cultura geral. Para diferentes ocasies, entretanto, havia diferentes tipos de msica. Eles tinham uma palavra para isso naqueles dias. Uma palavra que temos esquecido: decorum (decoro). Decorum significa que as coisas precisam ser apropriadas situao. Em um desfile no se apresenta uma orquestra tocando uma sinfonia de Beethoven, pois esse no o contexto adequado. Nessa situao em particular, o apropriado seria uma banda de metais tocando Sousa.

Na poca do iluminismo, a arte e a msica foram elevadas a um patamar elevadssimo. Quando Beethoven andava pelas ruas, ele queria que o imperador tirasse o chapu para ele, pois se considerava mais importante: ele era o sumo-sacerdote e grande profeta da cultura. Se as pessoas fossem ouvir a sua msica, elas teriam que ficar em completo silncio, pois estavam ouvindo as revelaes das profundezas da alma da humanidade. A ento chamada msica sria tornou-se muito importante e valorizada, ao mesmo tempo em que a msica de entretenimento perdeu sua importncia e fora. A implicao foi que poucos compositores genunos ou bons msicos queriam trabalhar no mundo do entretenimento. O resultado foi que, por um lado, a msica romntica da alta cultura passou a ser ouvida por poucas pessoas e, por outro, que a msica de entretenimento da baixa cultura se tornou cada vez mais banal e vulgar.

Por volta de 1900, essa msica havia se tornado insuportavelmente idiota e morta (certamente parte da morte da nossa cultura!). Algo precisava ser feito. Ento, as pessoas passaram a procurar por um antdoto para ressuscitar a msica de boa qualidade. As nicas pessoas no mundo ocidental que no participaram desse desenvolvimento cultural foram os afro-americanos, pois no tinham acesso a uma educao adequada. A msica de entretenimento dos afro-americanos ainda era muito forte. Repetidamente as pessoas brancas disseram: Ns queremos essa msica, porque viva. Assim, em dez anos, aquele tipo particular de msica (ragtime, jazz, blues ou rythm-and-blues) tinha sido modernizado, comercializado e morto novamente. A mesma coisa aconteceu com o rock-and-roll e mais tarde com os Beatles, Bob Dylan e as msicas de protesto. Mamon apossou-se dessa msica e a matou novamente. Basta ligar o seu rdio e entender o que estou dizendo. Um dos grandes problemas da nossa cultura termos um baixo padro de msica de entretenimento. Felizmente, os negros entraram em cena trazendo um pouco de renovao.

You might also like