You are on page 1of 15

JOHN RAWLS: A EDUCAO POLTICA

JOHN RAWLS: THE POLITICS EDUCATION

Elnora Gondim
Resumo Rawls define a educao como o desenvolvimento e o treinamento de habilidades e aptides, como o ensinamento cvico, constitucional, como meio para o sustento e o senso de cooperao. Para se entender o papel que a educao possui na obra de Rawls necessrio compreender o conceito de uma sociedade bem-ordenada. Esta est relacionada aos bens primrios. Nestes as liberdades polticas tm prioridade; atravs deles que os cidados, desenvolvendo suas capacidades de expresso e reunio, tendo liberdade de pensamento, podem obter a possibilidade de elevao da auto-estima; algo que garante um enriquecimento da vida pessoal e social dos cidados. Nesta perspectiva, a educao desempenha um papel central na sociedade, no sentido de desenvolver a autonomia, permitindo que as pessoas tenham uma ao refletida pelos princpios que elas aceitariam na qualidade de indivduo racional, razovel, igual e livre. Em conseqncia, a educao capacita os cidados para um debate pblico. Na teoria da justia como eqidade, diferentemente do utilitarismo, o desenvolvimento da cidadania elemento fundamental; poltica e educao formam aspectos imiscudos. Palavras-chave: Sociedade bem-ordenada, cidadania, educao. Abstract Rawls defines the education as the development and the training of abilities and aptitudes, as the civic, constitutional teaching, as half for the sustenance and the sense of cooperation. To understand the function that the education possesses in the workmanships of Rawls it is necessary to understand the concept of a well-ordered society. This is related to the primary goods. In these the freedoms politics have priority; it is through them that the citizens, developing its capacities of expression and meeting. Having thought freedom, can get the possibility of rise of auto-esteem; something that guarantees an enrichment of the personal and social life of the citizens. In this perspective, the education plays a central role in the society, in the direction to develop the autonomy, allowing that the people have an action reflected for the principles that they would accept in the quality of rational individual, reasonable, equal and exempt. In consequence, the education enables the citizens to a public debate. In the theory of justice as fairness, differently of the utilitarianism, the development of the citizenship is basic element; politics and education form mixed aspects. Word-Key: Well- ordered society, citizenship, education.

Doutoranda em Filosofia/PUCRS. Professora de Filosofia/UFPI. E-mail: elnoragondim@yahoo.com.br.

47

1.

Rawls e Sociedade Bem-ordenada Para se entender o papel que a educao possui na obra de Rawls necessrio

compreender o conceito de uma sociedade bem-ordenada, isto , quando uma sociedade determinada pode ser considerada um modelo democrtico, seguindo e operando os princpios de justia. Quando numa determinada cultura pblica os cidados tm uma adequada compreenso sobre um sistema eqitativo de cooperao entre pessoas livres e iguais e de uma sociedade, efetivamente, regulada por uma concepo pblica de justia, de se pressupor que isto garanta o que denominado de sociedade bem-ordenada. De acordo com John Rawls1:
Dizer que uma sociedade que poltica bem ordenada significa trs coisas: primeiro, implcito na idia de uma concepo pblica de justia, trata-se de uma sociedade na qual cada um aceita, e sabe que os demais tambm aceitam, a mesma concepo poltica de justia (e portanto os mesmos princpios de justia poltica). Ademais este conhecimento mutuamente reconhecido (...) Segundo, e implcito na idia de regulao efetiva por uma concepo pblica de justia, todos sabem, ou por bons motivos acreditam, que a estrutura bsica da sociedade (...) respeita esses princpios de justia. Terceiro, e tambm implcito na idia de regulao efetiva, os cidados tm um senso normalmente efetivo de justia.

No obstante uma sociedade bem-ordenada ser um conceito terico, um critrio para se avaliar quando se tem a adequao entre sociedade e uma concepo de justia, pois o conceito contribui na comparao entre as vrias concepes de justia. Assim, sabe-se que uma sociedade pode ser definida como bem-ordenada quando ela regida por uma concepo de justia publicamente reconhecida e nela os princpios de justia so aceitos por todos e estes, por sua vez, so reivindicados pelos cidados como princpios necessrios s instituies que compem a estrutura bsica da sociedade. Nesse sentido, de acordo com Rawls2:
Uma caracterstica essencial de uma sociedade bem-ordenada que sua concepo pblica de justia poltica estabelece uma base comum a partir da qual cidados justificam, uns para os outros, seus juzos polticos: cada um coopera, poltica e socialmente, com os restantes em termos aceitos por todos como justos. esse o significado da justificao pblica.

1 2

RAWLS, Justia como Equidade: uma reformulao, p. 11. Idem, O Liberalismo Poltico , p.38.

48

Contudo, no se deve afirmar que se pode atingir um acordo sobre todas as questes polticas, mas somente sobre aquelas que se referem aos elementos constitucionais essenciais, pautados pelos primeiros princpios de justia. 1.1. Os Princpios de Justia. Em linhas gerais, podem-se definir os princpios de justia como aqueles que devem nortear a estrutura bsica da sociedade. Eles podem ser denominados de: (i) princpio da igual liberdade; assegura certas liberdades bsicas iguais a todos os cidados e afirma: Cada pessoa deve ter um direito igual ao mais abrangente sistema de liberdades bsicas iguais que seja compatvel com um sistema semelhante de liberdades para todos3; (ii) princpio da igualdade eqitativa de oportunidades e da diferena; requer o Estado como regulador ao nvel de distribuio de riquezas levando em conta e priorizando os menos favorecidos. Neste princpio Rawls afirma: As desigualdades sociais e econmicas devem ser ordenadas de tal modo que, ao mesmo tempo: a) tragam o maior benefcio possvel para os menos favorecidos, obedecendo s restries do princpio da poupana justa; b) sejam vinculadas a cargos e posies abertos a todos em condies de igualdade eqitativa de oportunidades.4 Portanto, a nfase na liberdade individual e na igualdade de todos os cidados vista nos dois princpios de justia rawlsianos faz com que a justia como eqidade efetue uma articulao entre a liberdade individual e a coletiva explicitamente vista nas duas faculdades morais contidas na concepo de pessoa da teoria rawlsiana, isto , na idia de racionalidade( aquela que relativa ao bem, tem uma forma de privado) e na concepo de razoabilidade (aquela que relativa ao justo, tem uma forma de pblico). Assim sendo, atravs do razovel os indivduos so iguais no mundo pblico dos outros e podem propor, aceitar e dispor termos eqitativos de cooperao entre eles, em contrapartida em virtude do racional nenhum indivduo levado a desistir de suas concepes do bem. Aqui cumpre, mais uma vez, salientar que os princpios de justia norteiam a estrutura bsica de uma sociedade. Esta, por sua vez, est diretamente relacionada aos bens primrios, pois a partir da posse dos bens primrios que as pessoas acreditam poder realizar seus planos de vida.
3 4

Idem, Uma Teoria da Justia, p. 333. Ibidem, p.333.

49

1.2 Os Bens Primrios Rawls define aos bens primrios como: a) direitos e liberdades bsicos; b) liberdade de circulao e livre escolha; c) poderes e prerrogativas de cargos e posies de responsabilidade nas instituies polticas e econmicas da estrutura bsica; d) rendimento e riqueza; e) as bases sociais da auto-estima. Dentro do quadro terico rawlsiano, as liberdades bsicas devem ser constitudas a partir da liberdade poltica (direito de votar e ocupar um cargo pblico) e a liberdade de expresso e reunio; a liberdade de conscincia e de pensamento; as liberdades da pessoa. Neste sentido, convm ressaltar que as liberdades polticas tm prioridade e Rawls enfatiza que necessrio a exigncia do valor eqitativo das liberdades polticas, bem como o uso dos bens primrios 5. Neste sentido, a liberdade poltica est associada ao princpio de igualdade e justia poltica e fundamenta todos os outros bens primrios. Atravs dela, os cidados, desenvolvendo suas capacidades de expresso e reunio, tendo liberdade de pensamento, podem obter uma efetiva possibilidade de elevao da auto-estima. 1.3. Auto-estima

O conceito de auto-estima definido como algo que garante um enriquecimento da vida pessoal e social dos cidados e est diretamente relacionado ao crescimento de uma sociedade, pois na medida em que esta se desenvolve, a outra, automaticamente, exigida. Neste sentido, os recursos alocados para a educao devem ser de tal forma que tendam a favorecer a auto-estima dos cidados como forma para impulsionar o bom funcionamento de uma sociedade. A nfase no princpio da auto-estima est, portanto, diretamente relacionada com a questo da educao e tem como objetivo fundamental A idia de reparar o desvio das contingncias na direo da igualdade. 6 Quanto questo da igualdade: podem-se observar no dia a dia, as mltiplas variaes entre os seres humanos como, por exemplo, aquelas relacionadas s

5 6

Idem, Justia como Equidade: uma reformulao, p. 211. Idem, Uma Teoria da Justia, p. 107.

50

habilidades morais e intelectuais, as quais podem ser resolvidas atravs de prticas sociais com o fito de obter uma igualdade eqitativa de oportunidades pela educao. 1.4. Racional e Razovel. Unido intrinsecamente com a idia de sociedade bem-ordenada tem-se a concepo de racionalidade e razoabilidade. Em O Liberalismo Poltico, Rawls faz a pergunta sobre o que distingue o razovel do racional; comea a explicao mostrando como no dia-a-dia isto visto imediatamente e exemplifica: ... Dizemos: sua proposta era perfeitamente racional, dadas suas condies privilegiadas de barganha, mas, apesar disso, no tinha nada de razovel, chegava a ser ultrajante... 7. Mediante o exemplo acima referido, Rawls expe a distino entre o racional e o razovel afirmando que o mbito do racional privilegia as aes concernentes s preferncias do sujeito; ele est relacionado ao bem. Em contrapartida, o razovel relacionado objetividade e justia, por este motivo, conforme o ilustrado no exemplo anteriormente citado, o justo tem que ter uma prioridade sobre o bem, porquanto nem tudo o que bom para um sujeito o para outros. Neste sentido, cabe justia apontar as melhores solues para casos de impasse. Aqui conveniente ressaltar que a distino entre razovel e racional remonta a Kant; Rawls compara o primeiro termo ao imperativo categrico e o segundo ao hipottico, porquanto um se ocupa com a razo prtica pura e o outro representa a razo prtica emprica. No entanto, Rawls afirma que, embora mantenha a diferena, ele prprio atribui ao razovel um sentido restrito; o associa s disposies de: (i) propor e sujeitar-se a termos eqitativos de cooperao; (ii) reconhecer os limites do juzo, aceitando, assim, suas conseqncias. Neste sentido, o termo razovel encontra-se relacionado ao princpio de motivao moral de T.M. Scanlon8 o qual afirma que as pessoas tm um desejo bsico de serem capazes de justificar as suas aes perante os outros com argumentos razoveis. Este desejo aquele de encontrar princpios que outros, motivados da
7 8

Ibidem, p. 92. Ver Maria de Lourdes BORGES, Contratualismo X Utilitarismo. IN: Justia e Poltica: homenagem a Otfried Hffe, p. 88-90.

51

mesma forma, no poderiam rejeitar se fossem razoveis. Assim, as pessoas podem no ser movidas por um bem comum, no entanto elas desejam um mundo em que todos cooperem com os outros em uma reciprocidade, de modo que cada pessoa se beneficie juntamente com as outras. Em contrapartida, quando elas no se propem a obedecer nem a sugerir princpios ou critrios relacionados aos termos eqitativos de cooperao, no so consideradas razoveis. A idia de razovel diferente da idia de racional. Este termo se aplica a um agente nico dotado das capacidades de julgamento e de deliberao ao buscar seus interesses, seja ele um indivduo ou uma pessoa jurdica. Os agentes racionais no tm uma forma de sensibilidade moral subjacente em relao ao desejo de se engajar na concepo eqitativa, isto :
As pessoas racionais no tm o que Kant chama (...) predisposio personalidade moral, ou, no presente caso, a forma particular de sensibilidade moral subjacente capacidade de ser razovel. O agente meramente racional de Kant s tem as predisposies humanidade e animalidade (...); esse agente compreende o significado da lei moral, seu contedo conceitual, mas no motivado por ela: para um agente assim, trata-se apenas de uma idia curiosa.9.

Neste sentido, na justia como eqidade o razovel e o racional so idias distintas e independentes, porquanto o justo no derivado do bem. Contudo, na idia de cooperao eqitativa, essas duas noes so complementares; uma tem como significado o fato das pessoas terem a capacidade de senso de justia e a outra encerra uma capacidade para terem uma concepo do bem. Desta forma, o razovel e o racional so inseparveis enquanto idias complementares em relao cooperao eqitativa. Em contrapartida, tanto a idia do razovel quanto do racional ambas mantm caractersticas peculiares. Sendo assim, o razovel tem uma forma de pblico e o racional no a tem. Atravs do razovel os indivduos so iguais no mundo pblico dos outros e podem propor, aceitar e dispor termos eqitativos de cooperao entre eles. Contudo, o razovel no sinnimo de altrusmo nem de egosmo, pois:
a sociedade razovel no uma sociedade de santos nem uma sociedade de egostas. a parte do nosso mundo humano comum, no de um mundo que julgamos de tanta virtude que acabamos por consider-lo fora do nosso alcance. No entanto, a faculdade moral que est por trs da capacidade de propor, ou de aceitar, e, depois, de motivar-se

RAWLS, O Liberalismo Poltico, p. 95.

52

a agir em conformidade com os termos eqitativos de cooperao por seu prprio valor intrnseco , mesmo assim, uma virtude social essencial.10.

2. Rawls e o Utilitarismo. A justia como eqidade tendo como uma das suas caractersticas centrais a questo da razoabilidade; enfatiza o justo e, desta forma, subordina o racional, o bem, ao razovel. neste contexto que a crtica rawlsiana ao utilitarismo fundamentada. 2.1. Utilitarismo: viso geral Em linhas gerais:
O utilitarismo constitui uma forma renovada de hedonismo clssico, (...) porque afirma que o que impele os homens a agir a busca do prazer, mas considera que todos temos algum sentimento social, entre os quais se destaca a simpatia, que nos levam a perceber que os outros tambm desejam alcanar tal prazer (...) fundamentalmente Jeremy Bentham (1748-1832), John Stuart Mill(1806-1876) e Henry Sidgwick (1838-1900)so considerados clssicos do utilitarismo. No sculo XX ele continuou a fazer parte do pensamento tico em pensadores como Urmson, Smart, Brandt, Lyons e nas chamadas teorias econmicas da democracia.11

O utilitarismo a doutrina clssica de Jeremy Bentham12 e John Stuart Mill13 segundo a qual uma ao boa se as suas conseqncias aumentam a felicidade do maior nmero de pessoas. Segundo Jeremy Bentham, os prazeres podem ser medidos, porque todos eles so qualitativamente iguais. Assim, pode-se calcular a maior quantidade de prazer estabelecendo critrios como a intensidade, a durao, a proximidade e a segurana, onde diferentes pessoas podem comparar seus prazeres entre si para, deste modo, obter um mximo total de prazer. John Stuart Mill, por sua vez, diz que os prazeres s se diferenciam qualitativamente. Desta maneira, h prazeres inferiores e superiores, onde as pessoas que experimentam a ambos podem ter condies para classific-los. Aqui cumpre ressaltar que pessoas com tais caractersticas sempre optam pelos prazeres intelectuais e morais. H, ento, neste sentido, uma valorizao maior dos sentimentos morais como fonte de prazer, onde

Ibidem, p. 98. Adela CORTINA & Emilio MARTNEZ, tica, p.75. 12 Jeremy Bentham (15 de fevereiro de 1748 6 de junho de 1832); filsofo e jurista ingls, juntamente com John Stuart Mill difundiu o utilitarismo. 13 John Stuart Mill (20 de Maio de 1806 8 de Maio de 1873); filsofo e economista ingls, um dos pensadores liberais mais influentes do sculo XIX; defensor do utilitarismo.
11

10

53

neste ponto argumentada a possibilidade das pessoas renunciarem sua felicidade individual em nome da coletiva. Na atualidade, podem-se considerar duas verses do utilitarismo: 1 - aquele que exige julgar a moralidade das aes caso a caso; 2 - aquele que recomenda ajustar as aes s regras habituais comprovadas pela utilidade geral de suas conseqncias. No entanto:
Uma dificuldade que encontramos ao discutir esse assunto a falta de consenso sobre o quo amplo e sensato o uso do termo utilitarismo. A expresso foi por vezes usada para designar perspectivas morais que no tinham nenhuma relao com a felicidade ou com o prazer; neste sentido, ela foi usada para se referir a qualquer perspectiva que afirmasse que uma ao ser certa ou errada dependendo das suas conseqncias, das suas tendncias para acontecimentos ou estados intrnsecos bons ou maus. (...) estamos somente interessados em concepes que tomam a felicidade como a nica coisa intrinsecamente boa, para a qual as aes e as organizaes sociais esto voltadas.(...) A questo s pode ser abordada pela seguinte indagao: qual a finalidade da perspectiva utilitarista da moralidade.14

Conforme o acima referido e tendo em vista a ambigidade do termo utilitarismo, tem-se a necessidade de ressaltar aqui que este respectivo trabalho levar em considerao a concepo rawlsiana do termo; neste sentido: ...suas aluses mais freqentes so o chamado utilitarismo clssico de Jeremy Bentham, John Stuart Mill e Henry Sidgwick...15. 2.2. Rawls e o Utilitarismo Desta forma, para a teoria rawlsiana, o intuicionismo e o utilitarismo so semelhantes, pois Rawls afirma que o utilitarismo clssico: ...quer se apresente como uma forma de intuicionismo racional (Sidgwick) ou naturalismo (Bentham) cada questo de justia tem uma resposta. Uma instituio e uma ao so justas desde que produzam o maior saldo lquido de satisfao...16. E em relao justia como eqidade:

Bernard WILLIAMS, Moral: uma introduo tica, p. 139. Nythamar de OLIVEIRA, Rawls, p. 25. 16 RAWLS, Justia e democracia, p. 126.
15

14

54

as diferenas entre o construtivismo e o utilitarismo clssico so particularmente significativas no que diz respeito ao contedo do princpio de utilidade, pois este sempre fornece uma resposta que podemos pelo menos descrever verbalmente. No entanto a diferena menos ntida em relao ao intuicionismo racional ( pluralista de Ross ), j que a lista que ele d de princpios imediatamente evidentes prima facie para identificar argumentos vlidos fornece apenas uma orientao geral para guiar a deliberao moral. Contudo, embora essas semelhanas sejam reais, a idia subjacente na doutrina de Ross continua sendo essencialmente diferente do construtivismo.17.

Quanto ao intuicionismo em relao ao utilitarismo, embora entre ambos tenha certa semelhana, h diferenas, dentre elas Rawls afirma que na doutrina de Ross o: ... seu intuicionismo pluralista rejeita o utilitarismo (mesmo um utilitarismo ideal) porque este simplifica exageradamente os fatos morais dados...18. No prefcio de Uma Teoria da Justia Rawls observa que durante muito tempo predominou na filosofia moderna alguma forma de utilitarismo e, quando se tem que escolher entre alguma concepo moral, as opes ficam entre o utilitarismo e o intuicionismo. No entanto, afirmado por Rawls que estas duas teorias no satisfazem as condies que se objetiva para se obter uma vida em sociedade de uma maneira justa, por este motivo, ele coloca a sua teoria da justia como uma opo melhor em relao s duas citadas anteriormente. Assim, como resposta a tudo isto, Rawls constata que, dentre as teorias tradicionais de justia, as que melhores se enquadram em convices ponderadas do que justo, so as contratualistas. No entanto, embora Rawls faa crticas ao utilitarismo, ele, ao mesmo tempo, parece que v nele determinadas virtudes tericas, tais como o seu carter sistemtico e construtivo. Porm, Rawls no deixa de tecer crticas veementes a alguns aspectos do utilitarismo, dentre eles visto que: 1 - a imparcialidade conexa igualdade tendo uma concepo de justia relacionada ao bem-estar do homem, onde, neste sentido:
O utilitarismo, para alcanar uma sociedade melhor, otimiza a mdia do bem-estar dos cidados, as condies de conjunto dos indivduos, a satisfao global das necessidades, o saldo das satisfaes. Segundo o princpio da utilidade, uma sociedade organizada, corretamente, quando suas instituies maximizam o saldo de satisfaes19.

17 18

Ibidem, p. 127. Ibidem, p. 127. 19 Jos NEDEL, A Teoria tico-poltica de John Rawls, p. 25.

55

2 - o aspecto teleolgico do utilitarismo, onde este afirma existir uma nica concepo do bem originando, assim, as instituies justas e elas s so desta forma na medida em que favorecem esse bem; 3 - visto atravs do apelo ao princpio que recomenda maximizar o total lquido de felicidade; 4 - o utilitarismo defende o bem independentemente do que justo e o justo como maximizador do bem; 5 - o utilitarismo impe sacrifcios para uns em funo da melhoria de outros, no levando em considerao a distino entre as pessoas. Quanto posio rawlsiana em relao ao utilitarismo, pode-se afirmar da justia como eqidade:
Contra os modelos utilitaristas, a reformulao rawlsiana do seu liberalismo poltico procura manter a idia diretriz da primazia do justo sobre o bem (...) e a realizar aqueles inerentes a um conseqencialismo contratual, igualitarista. Afinal, o seu conseqencialismo requer que toda escolha - de aes, de instituies, motivaes e regras- seja em ltima anlise determinada pela eficincia dos estados de coisas decorrentes.20.

Neste sentido, Rawls faz uma comparao entre dois tipos de justificao pblica: uma que chama de concepo poltica e a outra uma doutrina abrangente que tenta mostrar que os juzos polticos so verdadeiros, porque eles tm como estrutura ou o intuicionismo racional ou outra qualquer variante do utilitarismo. O primeiro tipo de justificao pblica tratado aqui denominado de justia como eqidade. Este no defende nem rejeita nenhuma doutrina moral abrangente, pe de lado as controvrsias geradas por tais doutrinas e faz uso da justificao pblica, moderando conflitos polticos, tentando alcanar uma cooperao social eqitativa entre cidados, onde isto feito a partir das idias fundamentais implcitas na cultura poltica. Partindo da, elabora-se uma base pblica de justificao que todos os cidados razoveis e racionais podem endossar, mesmo eles tendo as suas doutrinas abrangentes. Desta forma, tem-se um consenso justaposto alcanado atravs de equilbrio reflexivo

20

Ibidem, p. 26.

56

gerando, assim, uma justificao pblica na qual esta algo mais que um simples acordo. Ento:
A teoria da justia como eqidade (...) neste sentido, tem um alcance muito mais restrito que as doutrinas morais filosficas abrangentes como o utilitarismo (...) aquela se restringe ao poltico (sob a forma da estrutura bsica), que apenas uma parte do campo da moral.21.

Conforme o acima referido, alm de ser restrita ao campo poltico, aqui convm ressaltar que a teoria rawlsiana tem outras caractersticas que vo de encontro ao utilitarismo, dentre elas: 1 - o vu de ignorncia como garantidor da imparcialidade das partes em posio original; 2 - o carter deontolgico da teoria; 3 - a razoabilidade e a racionalidade com a prioridade do justo em relao ao bem; 4 - a ordem lxica em relao aos princpios de justia; 5 - o prprio construtivismo. Neste sentido, entre o construtivismo poltico rawlsiano e o utilitarismo parecem haver diferenas incontornveis em relao definio da idia de sociedade. Para Rawls, a sociedade um sistema eqitativo de cooperao social que inclui as idias de igualdade e de reciprocidade. Em contrapartida, no utilitarismo a idia de sociedade exprime um princpio de justia maximizador e agregativo, onde as idias de igualdade e de reciprocidade so consideradas indiretamente como algo que s tem como objetivo maximizar o total de bem-estar social. Assim, a justia como eqidade mais razovel em termos de sociedades democrticas pluralistas e melhor atinge a um consenso sobreposto atravs de equilbrio reflexivo, garantindo um construtivismo poltico, onde neste no h a identificao de um nico princpio como parmetro para resolver conflitos em sociedade como, tambm:
Ao contrrio do que acontece no utilitarismo, o conceito de justia alocativa no tem aqui qualquer aplicao. No h nenhum critrio para a distribuio justa fora das instituies de fundo e das titularidades que emergem do funcionamento efetivo do

21

RAWLS, Justia como eqidade, p. 19.

57

procedimento. So as instituies de fundo que fornecem o contexto para a cooperao eqitativa no interior da qual surgem as titularidades22.

Desta forma, a justia alocativa23 incompatvel com a justia como eqidade, porque em uma sociedade bem-ordenada a distribuio de renda faz jus ao que se pode chamar de justia procedimental de fundo e quando todos honram as normas pblicas de cooperao e as suas exigncias, as distribuies dos bens so consideradas justas. Assim, na justia como eqidade os direitos e as liberdades bsicas so protegidos e nela o que prioritrio todo o esquema de liberdades bsicas, embora isto no signifique uma absolutizao das liberdades, porquanto uma liberdade bsica, neste caso, pode ser substituda por outra, no havendo, tal qual no utilitarismo, um parmetro nico para se atingir as decorrncias de uma prtica social. Neste sentido, aqui cumpre salientar o aspecto construtivista poltica da teoria rawlsiana. Consideraes Finais Na justia como eqidade a educao desempenha um papel central numa determinada sociedade, no sentido de desenvolver a autonomia, permitindo que as pessoas tenham uma ao refletida pelos princpios que elas aceitariam na qualidade de indivduo racional, razovel, igual e livre. Em conseqncia, a educao capacita os cidados para um debate pblico, porquanto importante da condio de publicidade que ela confere concepo poltica de justia uma funo educativa24. Neste sentido, uma sociedade bem-ordenada estimula a autonomia das pessoas e fortalece o exerccio do juzo bem ponderado, favorecendo e estimulando os indivduos a alcanarem e desenvolverem, efetivamente, a personalidade moral, concretizando as duas faculdades morais: a idia do bem e a do senso de justia. Conforme Rawls, atravs de uma educao efetivamente pblica que os talentos naturais e as habilidades podero ser desenvolvidos:
Talentos naturais de vrios tipos (inteligncia inata e aptides naturais) no so qualidades naturais fixas e constantes. So meramente recursos potenciais, e sua fruio s se torna possvel dentro de condies sociais. (...) Aptides educadas e treinadas so sempre uma seleo e uma pequena seleo, ademais, de uma ampla gama de possibilidades. Entre os fatores que afetam sua realizao esto

22 23

RAWLS, Justia como eqidade, p. 71. Aquela que divide um determinado conjunto de produtos entre diferentes indivduos os quais no cooperaram para produzir esses produtos. 24 Ibidem, p. 172.

58

atitudes sociais de estmulo e apoio e instituies voltadas para seu treinamento e uso precoce.25

Conforme supradito, caberia s instituies, atravs da estrutura bsica da sociedade relacionada aos princpios de justia e aos bens primrios, a funo de promover e educar os cidados de forma que eles tenham uma concepo deles mesmos como iguais e livres, estimulando, assim, o otimismo, a mtua confiana no futuro e o senso de ser tratado de maneira eqitativa. Portanto, Rawls, relacionando a educao como formao poltica, denomina o acima exposto como funo ampla de uma concepo poltica. Segundo Rawls, a funo restrita, por sua vez, inspirada em Hume e Hart e est relacionada com a questo da estabilidade:
Para garantir a estabilidade (...) h o efeito da funo educativa de uma concepo poltica pblica (...) Supomos que os membros da sociedade vem a si mesmos como cidados livres e iguais que, na estrutura bsica de suas instituies e por meio delas, esto envolvidos numa cooperao social vantajosa para todos.26

A funo da concepo poltica de forma restrita aplicada aos princpios bsicos e regras essenciais que a sociedade deve seguir. Herbert Hart, seguindo David Hume, a define como aqueles princpios que esto diretamente relacionados com a sobrevivncia, os quais refletem em toda a estrutura de pensamento e de linguagem do ser humano; atravs dela, o ser humano torna-se capaz de descrever o mundo e, a partir disso, se descrever. Exemplo disto so os arranjos sociais. Por conseguinte, h certas regras de conduta bsicas que qualquer organizao social deve conter. Estas formam um elemento comum no direito e na moral e so universalmente reconhecidas. Isto o que Hart denomina de contedo mnimo do direito27. Em virtude disto, Rawls exemplifica com o caso de possveis seitas religiosas que resolvem ficar em recluso, sem a interferncia do mundo moderno. Embora nestes casos o Estado deva respeitar a religiosidade de cada grupo, quanto educao das crianas algo deve ser exigido, pois a educao teria que incluir itens como o conhecimento dos direitos constitucionais e cvicos, propiciar as condies para as crianas serem membros cooperativos da sociedade permitindo que tenham
25 26

Idem, Justia como Equidade: uma reformulao, p. 80. Ibidem, p. 177. 27 HART, O Conceito de Direito, p. 209.

59

possibilidade de proverem o seu prprio sustento e estimular virtudes polticas. Assim, a preocupao do Estado em relao a essas crianas deve levar em considerao o papel que elas desempenharo como cidados livres e iguais. Portanto, a teoria da justia como eqidade no exige e no pressupe, diferentemente do utilitarismo, prioridade para nenhuma forma de bem-estar social, nem a nenhuma religio em particular, nem uma forma especfica de famlia, embora a apostasia, no sentido poltico, no seja ilegal. Nesta perspectiva, os direitos dos gays e as lsbicas, por exemplo, so ceteris paribus, isto , plenamente admissveis, desde que coerentes com a vida familiar e com a educao das crianas, permitindo, assim, a realizao do desenvolvimento moral e de sua cultura mais ampla. Enfim, a concepo poltica relacionada, tanto em seu sentido restrito quanto amplo, com a definio de educao; poltica e educao formam aspectos imiscudos em se tratando da teoria rawlsiana, no se podendo, assim, separ-las, isto , falar de uma implica, necessariamente, falar da outra. Assim sendo, quanto aos contedos educacionais, isto significa que eles so aqueles que proporcionam o desenvolvimento da cidadania, fazendo disto, o seu elemento fundamental. Mas, para Rawls, o que seria educao? Por um lado, seria o desenvolvimento e o treinamento de habilidades e aptides; por outro lado, o ensinamento cvico, constitucional, das virtudes, como meio para o sustento e o senso de cooperao. Neste sentido, tanto no aspecto amplo quanto no restrito, a educao teria como objetivos precpuos fortalecer uma sociedade efetivamente justa e contribuir na formao dos cidados; algo diferentemente da proposta utilitarista que impe sacrifcios para uns em funo da melhoria de outros no levando, assim, a srio a distino entre as pessoas. REFERNCIA BIBLIOGRFICA: BORGES, Maria de Lourdes. Contratualismo X Utilitarismo. IN: Justia e Poltica: homenagem a Otfried Hffe. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003, p. 88-90. CORTINA, Adela & MARTNEZ, Emilio. tica. So Paulo: ed. Loyola, 2005. DANIELS, Norman. Wide Reflective Equilibrium and Theory Acceptance in Ethics. The Journal of Philosophy, 1979.

60

_______________.Justice and Justification: Reflective Equilibrium in Theory and Practice, New York: Cambridge University Press, 1996. FELDMAN, Richard. Epistemology. New Jersey: Prentice-Hall foundation of philosophy series, 2003. FREEMAN, S. (org.). The Cambridge Companion to Rawls. Cambridge: Cambridge University Press, 2003. HART, Herbert. O Conceito de Direito. Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian, 2005. NEDEL, Jos. A Teoria tico-Poltica de John Rawls: uma tentativa de integrao de liberdade e igualdade. Porto Alegre: edipucrs, 2000. OLIVEIRA, Nythamar Fernandes de. Rawls. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. OLIVEIRA, Nythamar Fernandes de. Tractatus ethico-politicus. Porto Alegre: Edipucrs, 1999. RAWLS, John. Uma Teoria da Justia. So Paulo: Martins Fontes, 1997. ____________. Justia e Democracia. So Paulo: Martins Fontes, 1998. ____________. Collected Papers (org. Samuel Freeman). Cambridge: Harvard University Press, 1999. ____________. O Liberalismo Poltico. So Paulo: tica, 2000. ____________. Justia como Equidade: uma reformulao. So Paulo: Martins Fontes, 2003. ____________. Histria da Filosofia Moral. So Paulo: Martins Fontes, 2005.

WILLIAMS, Bernard. Moral: uma introduo tica. So Paulo: Martins Fontes, 2005.

61

You might also like