You are on page 1of 27

Trigonometria

A Trigonometria (trigono: tringulo e metria: medidas) o estudo da Matemtica responsvel pela relao existente entre os lados e os ngulos de um tringulo. Nos tringulos retngulos (possuem um ngulo de 90), as relaes constituem os chamados ngulos notveis, 30, 45 e 60 que possuem valores constantes representados pelas relaes seno, cosseno e tangente. Nos tringulos que no possuem ngulo reto, as condies so adaptadas na busca pela relao entre os ngulos e os lados. Os estudos iniciais esto relacionados aos povos babilnicos e egpcios, sendo desenvolvidos pelos gregos e indianos. Atravs da prtica, conseguiram criar situaes de medio de distncias inacessveis. Hiparco de Niceia (190 a.C 125 a.C) foi um astrnomo grego que introduziu a Trigonometria como cincia, por meio de estudos ele implantou as relaes existentes entre os elementos do tringulo. O Teorema de Pitgoras possui papel importante no desenvolvimento dos estudos trigonomtricos, pois atravs dele que desenvolvemos frmulas tericas comumente usadas nos clculos relacionados a situaes prticas cotidianas. Devemos ressaltar que a Trigonometria objetivou a elaborao dos estudos das funes trigonomtricas, relacionadas aos ngulos e aos fenmenos peridicos. A partir do sculo XV, a modernidade dos clculos criou novas situaes tericas e prticas relacionadas aos estudos dos ngulos e das medidas. Com a criao do Clculo Diferencial e Integral, pelos cientistas Isaac Newton e Leibniz, a Trigonometria ganhou moldes definitivos no cenrio da Matemtica, sendo constantemente empregada em outras cincias, como Medicina, Engenharia, Fsica (ondulatria, ptica), Qumica, Geografia, Astronomia, Biologia, Cartografia, Navegao entre outras.

A Engenharia dos Grandes Edifcios


Os clculos Matemticos esto presentes em diversas situaes cotidianas, por exemplo, na construo de um prdio utilizamos inmeros clculos considerados primordiais para o sucesso da edificao. A quantidade de tijolos, a espessura das vigas de concreto e das barras de ferro, a proporo exata de areia, gua e cimento, a profundidade das valetas entre outras situaes. O que no percebemos que algo muito importante na construo de um edifcio comea a ser discutido no momento da elaborao do projeto, pois toda construo vertical deve levar em conta a fora horizontal imposta pelo vento. A fora imposta pelo vento de ordem exponencial, pois medida que dobramos a velocidade do vento, a fora quadruplicada. Por exemplo, ventos a uma velocidade de 80 km/h geram uma fora horizontal de 360N/m (Newton por metro quadrado), nesse caso, ventos da ordem de 160 km/h produzem uma fora de 1440 N/m. Vamos por exemplo determinar a fora imposta a um prdio de 400 metros de altura, que possui 40 metros de largura, atingido por ventos de 160 km/h. A rea lateral do prdio ser dada por 400 * 40, que resulta em 16000 m. Portanto, a fora horizontal ser 16000 * 1440 = 23.040.000 N/m ou, aproximadamente, 2348 toneladas. Essa fora tende a desestabilizar a base e quanto mais alto for o edifcio maior ser a velocidade do vento. O mais interessante que existem duas foras atuando no mesmo instante, uma delas est empurrando o prdio e a outra surge puxando o prdio, pois o fluxo de ar em um dos lados gera um vcuo no outro lado. Observe:

Alm da fora do vento agindo sobre o prdio, existe a ocorrncia do movimento de oscilao, em razo dos edifcios atuais serem muito leves. Mas esse problema pode ser resolvido com o uso de estabilizadores de concreto muito grande, localizados no topo do edifcio.

Estabilizador de oscilaes de um edifcio

Eles funcionam atravs da movimentao contrria oscilao imposta pela fora do vento. Observe:

Circunferncia trigonomtrica
A circunferncia trigonomtrica est representada no plano cartesiano com raio medindo uma unidade. Ela possui dois sentidos a partir de um ponto A qualquer, escolhido como a origem dos arcos. O ponto A ser localizado na abscissa do eixo de coordenadas cartesianas, dessa forma, este ponto ter abscissa 1 e ordenada 0. Os eixos do plano cartesiano dividem o crculo trigonomtrico em quatro partes, chamadas de quadrantes, onde sero localizados os nmeros reais relacionados a um nico ponto P. Os sentidos dos arcos trigonomtricos esto de acordo com as seguintes definies: Se = 0, P coincide com A. Se > 0, o sentido do crculo trigonomtrico ser anti-horrio. Se < 0, o sentido do crculo ser horrio. O comprimento do arco AP ser o mdulo de .

Na ilustrao a seguir esto visualizados alguns nmeros importantes, eles so referenciais para a determinao principal de arcos trigonomtricos:

Uma volta completa no crculo trigonomtrico corresponde a 360 ou 2 radianos, se o ngulo a ser localizado possuir mdulo maior que 2, precisamos dar mais de uma volta no crculo para determinarmos a sua imagem. Por exemplo, para localizarmos 8/3 = 480, damos uma volta completa no sentido anti-horrio e localizamos o arco de comprimento 2/3, pois 8/3 = 6/3 + 2/3 =

2 + 2/3.

Na localizao da determinao principal de 17/6 = 510, devemos dar 2 voltas completas no sentido horrio e localizarmos o arco de comprimento 5/6, pois 17/6 = 12/6 5/6 = 2 5/6.

Comprimento de um Arco
Dada uma circunferncia de centro O, raio r e dois pontos A e B pertencentes circunferncia, temos que a distncia entre os pontos assinalados um arco de circunferncia. O comprimento de um arco proporcional medida do ngulo central, quanto maior o ngulo, maior o comprimento do arco; e quanto menor o ngulo, menor o comprimento do arco.

Para determinarmos o comprimento de uma circunferncia utilizamos a seguinte expresso matemtica: C = 2**r. A volta completa em uma circunferncia representada por 360. Vamos realizar uma comparao entre o comprimento da circunferncia em medida linear () e medida angular (), observe:

linear 2**r

angular 360

Essa expresso pode ser utilizada para determinar o comprimento do arco de uma circunferncia de raio r e ngulo central em graus. Nesses casos utilize = 3,14. Caso o ngulo central seja dado em radianos, utilizamos a seguinte expresso:

= * r.

Exemplo 1
Determine o comprimento de um arco com ngulo central igual a 30 contido numa circunferncia de raio 2 cm.

= * * r / 180 = 30 * 3,14 * 2 / 180 = 188,40 / 180 = 1,05 cm

O comprimento do arco ser de 1,05 centmetros.

Exemplo 2
O ponteiro dos minutos de um relgio de parede mede 10 cm. Qual ser o espao percorrido pelo ponteiro aps 30 minutos? Veja a figura do relgio:

= * * r / 180 = 180 * 3,14 * 10 / 180 = 5652 / 180 = 31,4 cm

O espao percorrido pelo ponteiro dos minutos ser de 31,4 centmetros.

Exemplo 3
Determine o comprimento de um arco com ngulo central medindo /3 contido numa circunferncia de 5 cm de raio.

=*r = /3 * 5 = 5/3 = 5*3,14 / 3 = 15,7 / 3 = 5,23 cm

Exemplo 4
Um pndulo de 15 cm de comprimento oscila entre A e B descrevendo um ngulo de 15. Qual o comprimento da trajetria descrita pela sua extremidade entre A e B?

= = = =

* * r / 180 15 * 3,14 * 15 / 180 706,5 / 180 3,9 cm

O comprimento da trajetria entre A e B de 3,9 centmetros.

Comprimento de uma Curva


Na construo de estradas e linhas frreas essencial a utilizao da trigonometria, principalmente nas situaes que envolvem mudanas de direes. As curvas so projetadas com base em modelos de arcos de circunferncia e na medida do ngulo central (relativo curva). Vamos atravs de alguns exemplos demonstrar o clculo efetuado no intuito de determinar o comprimento da curva. Exemplo 1 O projeto de uma estrada demonstra uma curva com o formato de um arco de circunferncia com raio medindo 200 metros. Do ponto A (incio da curva) at o ponto B (trmino da curva) a estrada mudou sua direo em 40. Qual ser o comprimento da curva?

Ao considerarmos que a volta completa na circunferncia equivale a 360 e em questes de comprimento a C = 2 * * r, podemos adotar uma regra de trs relacionando as medidas conhecidas. Observe:

360x = 40 * 2 * 3,14 * 200 360x = 50240 x = 50 240 / 360 x = 139,5 (aproximadamente) O comprimento da curva ser de aproximadamente 139,5 metros. Na engenharia civil, os prdios muito altos, considerados arranha-cus, so projetados de forma a sofrerem pequenas oscilaes, em razo da fora imposta pelos ventos, pois quanto mais alto, maior a velocidade do vento. Exemplo 2 Um edifcio de 400 metros possui uma oscilao de 0,3. Determine o comprimento do arco relativo a essa oscilao?

360x = 0,3 * 2 * 3,14 * 400 360x = 753,6 x = 753,6 / 360 x = 2,1 m (aproximadamente)

Converses de Medidas de ngulos


Quando medimos o ngulo de um arco utilizamos como unidade o grau ou o radiano. Temos que 1 (um grau) possui 60 (sessenta minutos) e 1 (um minuto) possui 60 (sessenta segundos). Uma circunferncia possui 360 arcos de abertura igual a 1. No caso da medida em radianos, dizemos que o arco mede um radiano (1 rad) se o seu comprimento for igual ao comprimento do raio da circunferncia que se encontra o arco medido. tabela a seguir mostra algumas relaes entre as unidades em graus e radianos.

Convertendo Graus em Radianos


Na converso de graus para radianos utilizamos uma regra de trs simples, por exemplo:

20 em radianos

graus 20 180

radianos x rad

15 em radianos

graus 15 180

radianos x rad

120 em radianos

graus 120 180

radiano x rad

150 em radianos

graus 150 180

radiano x rad

300 em radianos

graus 300 180

radiano x rad

Convertendo Radianos em Graus


Na converso de radianos para graus, basta substituirmos o valor de por 180. Veja exemplos:

Equao trigonomtrica
Para que exista uma equao qualquer preciso que tenha pelo menos uma incgnita e uma igualdade. Agora, para ser uma equao trigonomtrica preciso que, alm de ter essas caractersticas gerais, preciso que a funo trigonomtrica seja a funo de uma incgnita.

sen x = cos 2x sen 2x cos 4x = 0 4 . sen3 x 3 . sen x = 0 So exemplos de equaes trigonomtricas, pois a incgnita pertence funo trigonomtrica. x2 + sen 30 . (x + 1) = 15 Esse um exemplo de equao do segundo grau e no de uma equao trigonomtrica, pois a incgnita no pertence funo trigonomtrica. Grande parte das equaes trigonomtricas escrita na forma de equaes trigonomtricas elementares ou equaes trigonomtricas fundamentais, representadas da seguinte forma: sen x = sen a cos x = cos a tg x = tag a Cada uma dessas equaes acima possui um tipo de soluo, ou seja, de um conjunto de valores que a incgnita dever assumir em cada equao.

Equaes do Tipo cos x = a


As equaes trigonomtricas so igualdades que envolvem funes trigonomtricas de arcos desconhecidos. A resoluo dessas equaes consiste num processo nico, que utiliza tcnicas de reduo a equaes mais simples. Vamos abordar os conceitos e as definies das equaes na formacosx = a. As equaes trigonomtricas na forma cosx = possui solues no intervalo 1 x 1. A determinao dos valores de x que satisfazem esse tipo de equao obedecer seguinte propriedade: Se dois arcos tm cossenos iguais, ento eles so cngruos ou replementares. Consideremos x = uma soluo da equao cos x = . As outras possveis solues so os arcos cngruos ao arco ou ao arco (ou ao arco 2 ) . Ento: cos x = cos . Observe a representao no ciclo trigonomtrico:

Conclumos que:

x = + 2k, com k Z ou x = + 2k, com k Z


Exemplo 1

Resolver a equao: cos x = 2/2. Pela tabela de razes trigonomtricas temos que 2/2 corresponde ao ngulo de 45. Ento: cos x = 2/2 cos x = /4 (/4 = 180/4 = 45) Dessa forma, a equao cosx = 2/2 possui como soluo todos os arcos cngruos ao arco /4 ou /4 ou ainda 2 /4 = 7/4. Observe ilustrao:

Conclumos que as possveis solues da equao cos x = 2/2 so:

x = /4 + 2k, com k Z ou x = /4 + 2k, com k Z


Exemplo 2 Resolver a equao: cos 3x = cos x Quando os arcos 3x e x so cngruos: 3x = x + 2k 3x x = 2k 2x = 2k x = k Quando os arcos 3x e x so replementares: 3x = x + 2k 3x + x = 2k 4x = 2k x = 2k/4 x = k/2 A soluo da equao cos 3x = cos x {x R / x = k ou x = k/2, com k Z}.

Equaes do Tipo sen x = a


Equaes trigonomtricas so igualdades que evolvem uma ou mais funes trigonomtricas de arcos incgnitos. Para a resoluo de equaes trigonomtricas no existe um processo nico, o que devemos fazer tentar reduzi-las a equaes mais simples, do tipo senx = , cosx = e tgx = , denominadas equaes fundamentais. Das trs equaes citadas vamos abordar os conceitos e as formas de resoluo da equao senx = .

As equaes trigonomtricas na forma senx = possui solues no intervalo 1 x 1. A determinao dos valores de x que satisfazem esse tipo de equao obedecer seguinte propriedade: Se dois arcos tm senos

iguais, ento eles so cngruos ou suplementares.


Consideremos

x = uma soluo da equao sen x = . As outras possveis solues so os arcos cngruos ao arco

ou ao arco . Ento: sen x = sen . Observe a representao no ciclo trigonomtrico:

Conclumos que:

x = + 2k, com k Z ou x = + 2k, com k Z


Exemplo Resolva a equao: sen x = 3/2 Sabemos pela tabela de razes trigonomtricas que 3/2 corresponde ao seno do ngulo de 60. Ento: sen x = 3/2 sen x = /3 (/3 = 180/3 = 60) Dessa forma, a equao senx = 3/2 possui como soluo todos os arcos cngruos ao arco /3 ou ao arco /3. Observe ilustrao:

Conclumos que as possveis solues da equao sen x = 3/2 so:

x = /3 + 2k, com k Z ou x = 2/3 + 2k, com k Z

Equaes e Inequaes Trigonomtricas


O que difere a equao e inequao trigonomtrica das outras que elas possuem funes trigonomtricas das incgnitas. Funo trigonomtrica a relao feita entre os lados e os ngulos de um tringulo retngulo. Essas relaes recebem o nome de seno, co-seno, tangente, co-secante, secante, co-tangente. Veja alguns exemplos de quando uma equao trigonomtrica e quando ela no trigonomtrica. sen x + cos y = 3 uma equao trigonomtrica, pois as incgnitas x e y possuem funes trigonomtricas. x + tg30 - y2 + cos60 = 3 no uma equao trigonomtrica, pois as funes trigonomtricas no pertencem s incgnitas, ou seja, as incgnitas independem das funes trigonomtricas. Veja agora exemplos de inequaes trigonomtricas e quando uma inequao no trigonomtrica por que possui funes trigonomtricas. sen x > 3 uma inequao trigonomtrica pois funo trigonomtrica funo de uma incgnita. (sen 30) . x + 1 > 2 no uma funo trigonomtrica, pois funo trigonomtrica no uma funo da incgnita.

Frmulas de adio de arcos


Ao somarmos dois ngulos e calcularmos uma funo trigonomtrica deles percebemos que no obteremos o mesmo resultamos se antes de somarmos esses ngulos aplicarmos a propriedade da adio em alguns casos, ou seja, nem sempre podemos aplicar a seguinte propriedade cos (x + y) = cos x + cos y. Veja alguns exemplos: Exemplo 1: cos ( + ) = cos (2 + ) = cos (3) = cos 270 = 0 2 2 2 cos ( + ) = cos + cos = cos 180 + cos 90 = -1 . 0 = 0 2 2 Nesse exemplo foi possvel obter o mesmo resultado, mas veja o exemplo abaixo: Exemplo 2: cos ( + ) = cos (2) = cos 270 = 0 3 3 3 cos ( + ) = cos + cos = cos 60 + cos 60 = 1 + 1 = 1 3 3 3 3 Verificamos que a igualdade cos (x + y) = cos x + cos y no verdadeira para qualquer valor que x e y assumir, por isso que conclumos que as igualdades: sen(x + y) = sen x + sen y sen (x y) = sen x -sen y cos (x + y) = cos x + cos y cos(x - y) = cos x + cos y tg(x + y) = tg x + tg y tg(x - y) = tg x + tg y

So igualdades que no so verdadeiras para qualquer valor que x e y assumirem, assim veja as verdadeiras igualdades para o clculo da adio ou diferena de arcos do seno, cosseno e tangente.

sen(x + y) = sen x . cos y + sen y . cos x sen(x - y) = sen x . cos y sen y . cos x cos (x + y) = cos x . cos y sen x . sen y cos (x y) = cos x . cos y + sen x . sen y tg (x + y) = tg x + tg y 1 tg x . tg y tg (x - y) = tg x - tg y 1 + tg x . tg y

Funes Trigonomtricas
No crculo trigonomtrico temos arcos que realizam mais de uma volta, considerando que o intervalo do crculo [0, 2], por exemplo, o arco dado pelo nmero real x = 5/2, quando desmembrado temos: x = 5/2 = 4/2 + /2 = 2 + /2. Note que o arco d uma volta completa (2 = 2*180 = 360), mais um percurso de 1/4 de volta (/2 = 180/2 = 90). Podemos associar o nmero x = 5/2 ao ponto P da figura, o qual imagem tambm do nmero /2. Existem outros infinitos nmeros reais maiores que 2 e que possuem a mesma imagem. Observe:

9/2 = 2 voltas e 1/4 de volta 13/2 = 3 voltas e 1/4 de volta 17/2 = 4 voltas e 1/4 de volta Podemos generalizar e escrever todos os arcos com essa caracterstica na seguinte forma: /2 + 2k, onde k Z. E de uma forma geral abrangendo todos os arcos com mais de uma volta,

x + 2k.

Estes arcos so representados no plano cartesiano atravs de funes circulares como: funo seno, funo cosseno e funo tangente. Caractersticas da funo seno

uma funo f : R R que associa a cada nmero real x o seu seno, ento f(x) = senx. O sinal da funo f(x) = senx positivo no 1 e 2 quadrantes, e negativo quando x pertence ao 3 e 4 quadrantes. Observe:

Grfico da funo f(x) = senx

Caractersticas da funo cosseno uma funo f : R R que associa a cada nmero real x o seu cosseno, ento f(x) = cosx. O sinal da funo f(x) = cosx positivo no 1 e 4 quadrantes, e negativo quando x pertence ao 2 e 3 quadrantes. Observe:

Grfico da funo f(x) = cosx

Caractersticas da funo tangente uma funo f : R R que associa a cada nmero real x a sua tangente, ento f(x) = tgx. Sinais da funo tangente: Valores positivos nos quadrantes mpares. Valores negativos nos quadrantes pares. Crescente em cada valor.

Grfico da funo tangente

Identificando os Quadrantes do Ciclo Trigonomtrico


O ciclo trigonomtrico uma circunferncia orientada, com raio unitrio, associada a um sistema de coordenadas cartesianas. O centro da circunferncia coincide com a origem do sistema cartesiano. Dessa forma, o crculo fica dividido em quatro quadrantes, identificados de acordo com o sentido anti-horrio a partir do ponto A.

Considerando x a medida de um arco no ciclo trigonomtrico, ento os valores de x, tais que 0 < x < 360, esto presentes nos seguintes quadrantes:

Primeiro quadrante: 0 < x < 90

Segundo quadrante: 90 < x < 180

Terceiro quadrante: 180 < x < 270

Quarto quadrante: 270 < x < 360

Os valores dos arcos tambm podem aparecer em radianos, 0 < x < 2

Primeiro quadrante: 0 < x < /2

Segundo quadrante: /2 < x <

Terceiro quadrante: < x < 3/2

Quarto quadrante: 3/2 < x < 2

importante conhecer a localizao dos ngulos nos quadrantes, isto facilitar a construo dos arcos trigonomtricos, pois cada ponto no ciclo est associado a um arco. Por exemplo:

O arco de medida /6 rad ou 30 est localizado no 1 quadrante. O arco de medida 3/4 rad ou 135 est localizado no 2 quadrante. O arco de medida 7/6 rad ou 210 est localizado no 3 quadrante. O arco de medida 5/3 rad ou 300 est localizado no 4 quadrante. O arco de medida /3rad ou 60 est localizado no 1 quadrante.

Lei do cosseno
Utilizamos a lei dos cossenos nas situaes envolvendo tringulos no retngulos, isto , tringulos quaisquer. Esses tringulos no possuem ngulo reto, portanto as relaes trigonomtricas do seno, cosseno e tangente no so vlidas. Para determinarmos valores de medidas de ngulos e medidas de lados utilizamos a lei dos cossenos, que expressa pela seguinte lei de formao:

Exemplo 1 Utilizando a lei dos cossenos, determine o valor do segmento x no tringulo a seguir:

a = b + c 2 * b * c * cos 7 = x + 3 2 * 3 * x * cos60 49 = x + 9 6 * x * 0,5 49 = x + 9 3x x 3x 40 = 0


Aplicando o mtodo resolutivo da equao do 2 grau, temos: x = 8 e x = 5, por se tratar de medidas descartamos x = 5 e utilizamos x = 8. Ento o valor de x no tringulo 8 cm. Exemplo 2 Em um tringulo ABC, temos as seguintes medidas: AB = 6 cm, AC = 5 cm e BC = 7 cm. Determine a medida do ngulo A. Vamos construir o tringulo com as medidas fornecidas no exerccio.

Aplicando a lei dos cossenos a = 7, b = 6 e c = 5

7 = 6 + 5 2 * 6 * 5 * cos A 49 = 36 + 25 60 * cos A 49 36 25 = 60 * cos A 12 = 60 * cos A 12 = 60 * cos A 12/60 = cos A cos A = 0,2


O ngulo que possui cosseno com valor aproximado de 0,2 mede 78.

Exemplo 3
Calcule a medida da maior diagonal do paralelogramo da figura a seguir, utilizando a lei dos cossenos.

cos 120 = cos(180 120) = cos 60 = 0,5

x = 5 + 10 2 * 5 * 10 * cos 60 x = 25 + 100 100 * (0,5) x = 125 + 50 x = 175 x = 175 x = 5 * 7 x = 57


Portanto, a diagonal do paralelogramo mede 57 cm.

Lei dos senos


Os estudos trigonomtricos no tringulo retngulo tm por finalidade relacionar os ngulos do tringulo com as medidas dos lados, por meio das seguintes relaes: seno, cosseno e tangente. Essas relaes utilizam o cateto oposto, o cateto adjacente e a hipotenusa. Observe:

Seno: cateto oposto / hipotenusa Cosseno: cateto adjacente / hipotenusa Tangente: cateto oposto / cateto adjacente
Essas relaes somente so vlidas se aplicadas no tringulo retngulo, aquele que possui um ngulo reto (90) e outros dois ngulos agudos. Nos casos envolvendo tringulos quaisquer utilizamos a lei dos senos ou a lei dos cossenos no intuito de calcular medidas e ngulos desconhecidos. Enfatizaremos a lei dos senos mostrando sua frmula e modelos detalhados de resolues de exerccios. Frmula que representa a lei dos senos:

Na lei dos senos utilizamos relaes envolvendo o seno do ngulo e a medida oposta ao ngulo.

Exemplo 1

Determine o valor de x no tringulo a seguir.

sen120 = sen(180 120) = sen60 = 3/2 ou 0,865 sen45 = 2/2 ou 0,705

Exemplo 2
No tringulo a seguir temos dois ngulos, um medindo 45, outro medindo 105, e um dos lados medindo 90 metros. Com base nesses valores determine a medida de x.

Para determinarmos a medida de x no tringulo devemos utilizar a lei dos senos, mas para isso precisamos descobrir o valor do terceiro ngulo do tringulo. Para tal clculo utilizamos a seguinte definio: a soma dos ngulos internos de um tringulo igual a 180. Portanto: + + = = 105 + 45 = 180 150 = 180 180 150 30

Aplicando a lei dos senos

Medida de um Arco
Dada uma circunferncia qualquer de centro O e raio r, iremos marcar dois pontos A e B, os quais dividiro a circunferncia em duas partes denominadas de arco de circunferncia. Os pontos A e B so os extremos dos arcos. Caso as extremidades sejam coincidentes, temos um arco com uma volta completa. Observe a ilustrao a seguir:

Nela podemos notar a existncia do arco AB e de um ngulo central representado por . Para cada arco existente na circunferncia temos um ngulo central correspondente, ou seja: med(AB) = med(AB). Portanto, o comprimento de um arco depende do valor do ngulo central. Na medio de arcos e ngulos usamos duas unidades: o grau e o radiano.

Medidas em Grau
Sabemos que uma volta completa na circunferncia corresponde a 360, se a dividirmos em 360 arcos teremos arcos unitrios medindo 1 grau. Dessa forma, enfatizamos que a circunferncia simplesmente um arco de 360 com o ngulo central medindo uma volta completa ou 360. Tambm podemos dividir o arco de 1 grau em 60 arcos de medidas unitrias iguais a 1 (arco de um minuto). Da mesma forma podemos dividir o arco de 1 em 60 arcos de medidas unitrias iguais a 1 (arco de um segundo).

Medidas em Radianos
Dada uma circunferncia de centro O e raio R, com um arco de comprimento s e o ngulo central do arco, vamos determinar a medida do arco em radianos de acordo com a figura a seguir:

Dizemos que o arco mede um radiano se o comprimento do arco for igual medida do raio da circunferncia. Assim, para sabermos a medida de um arco em radianos, devemos calcular quantos raios da circunferncia so precisos para se ter o comprimento do arco. Portanto:

Com base nessa frmula podemos expressar outra expresso para determinar o comprimento de um arco de circunferncia:

De acordo com as relaes entre as medidas em grau e radiano de arcos, vamos destacar uma regra de trs capaz de converter as medidas dos arcos. Veja:

360 2 radianos (aproximadamente 6,28) 180 radiano (aproximadamente 3,14) 90 /2 radiano (aproximadamente 1,57) 45 /4 radiano (aproximadamente 0,785)

medida em graus x 180

medida em radianos

Exemplos de converses: a) 270 em radianos

b) 5/12 em graus

O Radiano
Para medir ngulos e arco de circunferncia utilizamos o grau como unidade de medida. Iremosconhecer uma nova unidade de medida que ir facilitar alguns clculos, o radiano.

O clculo do radiano feito a partir de uma circunferncia de raio r e um arco dessa mesma circunferncia ( a medida do arco for a mesma medida do raio, veja a figura abaixo:

), se

Dizemos que a medida do arco igual a 1 radiano ou seja 1 rad. Assim, podemos definir um radiano como sendo um arco onde a sua medida a mesma do raio da circunferncia que contm o arco. O valor do ngulo ser igual a 1 radiano, se somente se, o valor do arco correspondente a ele for igual a 1 radiano. Por exemplo: Dada uma circunferncia de raio 6 cm, nela contm um arco desse arco em radianos? igual a 8 cm, qual seria a medida

Sabemos que 1 rad ser igual ao valor do raio, ento montamos a seguinte regra de trs: rad cm 1 ------------------- 6 x ------------------- 8 Portanto, 6x = 8 x=8:6 x = 1,3 rad Logo, a medida do arco 1,3 rad.

Por exemplo: como calcularamos o comprimento de uma circunferncia em radianos sabendo que o seu comprimento igual a 2 r, utilizaremos da mesma regra de trs do exemplo anterior. rad comprimento 1 -------------------- r x -------------------- 2 r xr = 2 r x = 2 r r x = 2 rad Portanto, o comprimento de circunferncia igual a 2 r em radianos ser igual a 2 rad. Transformao de graus em radianos Como foi dito no exemplo anterior que o comprimento de uma circunferncia em radiano igual a 2 rad, ento como o comprimento de uma circunferncia equivale a uma volta completa que o mesmo que 360, podemos concluir que 360 = 2 rad. Portanto, a metade de uma volta completa em uma circunferncia 180, concluindo que seria tambm a metade da medida em radiano de uma volta completa, ento 180 = rad. A partir da podemos encontrar qualquer medida de ngulos em radiano. Por exemplo: Qual seria a medida do ngulo 60 em radianos?

ngulo radiano 180 ------------------ 60 ------------------ x 180 x = 60 x = 60 180 x= 3

You might also like