You are on page 1of 3

TRANSFERNCIA DE CALOR

O calor flui dos corpos mais quentes para os mais frios. Voc freqentemente deseja evitar que o calor se escoe. Por exemplo, voc usa roupas de l no inverno para manter-se aquecido, e sua geladeira tem paredes espessas para impedir a entrada de calor. Quando voc deseja facilitar o escoamento de calor voc usa metais porque eles so bons condutores. Sua me usa panelas de ferro ou alumnio. Nos pases frios, usam-se atualmente aquecedores (ou calefatores) eltricos ou a gs, que esquentam o ar de, um aposento principalmente pela radiao que absorvida e transformada em calor. Muitos lares so aquecidos por meio de aparelhos de ar quente ou sistemas de aquecimento por meio de gua quente em que o calor transferido pelo movimento do ar, ou gua, quente. O calor pode passar dos corpos quentes aos mais frios por conveco, conduo e radiao.

MECANISMOS DE TRANSFERNCIA DE CALOR


H trs mecanismos conhecidos para transferncia de calor: radiao, conduo e conveco (Fig. 1). A radiao O Sol emite energia radiante no espao; atravs de milhes de quilmetros, essa energia chega Terra. Tem a forma de ondas, de comprimento igual a cerca de 0,00005cm. Quando voc recebe a luz do Sol diretamente, voc absorve essa energia que se transforma em energia calorfica. Todos os corpos irradiam energia para objetos a temperaturas mais baixas. Voc irradia energia para as paredes de uma sala fria. Um aquecedor eltrico, ligado, irradia energia para voc. Voc absorve essa energia e se aquece. Assim, embora seja a absoro de energia radiante que produz calor, freqentemente falamos de calor radiante, que energia radiante absorvida como calor. Na conveco, a energia calorfica e o ar, a gua ou outro material, transmitem-se conjuntamente. Na conduo, a energia calorfica passa de molcula para molcula. Na radiao, somente a energia se transmite. Nenhum material necessrio para isso. Acenda uma em cima e contra a sua mo e esta se aquecer. A mo recebe pouco calor por conduo. No recebe calor por conveco, pois o ar quente sobe. Ela se aquece pela absoro da energia radiante emitida pelo filamento quente. A conduo ocorre dentro de uma substncia ou entre substncias que esto em contato fsico direto. Na conduo a energia cintica dos tomos e molculas (isto , o calor) transferida por colises entre tomos e molculas vizinhas. O calor flui das temperaturas mais altas (molculas com maior energia cintica) para as temperaturas mais baixas (molculas com menor energia cintica). A capacidade das substncias para conduzir calor (condutividade) varia consideravelmente. Via de regra, slidos so melhores condutores que lquidos e lquidos so melhores condutores que gases. Num extremo, metais so excelentes condutores de calor e no outro extremo, o ar um

pssimo condutor de calor. Conseqentemente, a conduo s importante entre a superfcie da Terra e o ar diretamente em contato com a superfcie. Como meio de transferncia de calor para a atmosfera como um todo a conduo o menos significativo e pode ser omitido na maioria dos fenmenos meteorolgicos. A conveco somente ocorre em lquidos e gases. Consiste na transferncia de calor dentro de um fludo atravs de movimentos do prprio fludo. O calor ganho na camada mais baixa da atmosfera atravs de radiao ou conduo mais freqentemente transferido por conveco. A conveco ocorre como conseqncia de diferenas na densidade do ar. Quando o calor conduzido da superfcie relativamente quente para o ar sobrejacente, este ar torna-se mais quente que o ar vizinho. Ar quente menos denso que o ar frio de modo que o ar frio e denso desce e fora o ar mais quente e menos denso a subir. O ar mais frio ento aquecido pela superfcie e o processo repetido. Desta forma, a circulao convectiva do ar transporta calor verticalmente da superfcie da Terra para a troposfera, sendo responsvel pela redistribuio de calor das regies equatoriais para os plos. O calor tambm transportado horizontalmente na atmosfera, por movimentos convectivos horizontais, conhecidos por adveco. O termo conveco usualmente restrito transferncia vertical de calor na atmosfera.

Fig. 1 - Mecanismos de Transferncia de Calor Na atmosfera, o aquecimento envolve os trs processos, radiao, conduo e conveco, que ocorrem simultaneamente. O calor transportado pelos processos combinados de conduo e conveco denominado calor sensvel.

Bibliografia:
http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/dilatacao/transferencia-de-calor.php

You might also like