You are on page 1of 6

Rousseau: A arte da Filosofia, Literatura e Educao

Agnes Cruz de Souza agnescruz@zipmail.com.br Curso de Graduao em Cincias Sociais Unesp Campus de Araraquara/FCL

" preciso estudar a sociedade pelos homens, e os homens pela sociedade: os que quiserem tratar separadamente da poltica e da moral nunca entendero nada de nenhuma das duas" Jean-Jacques Rousseau, Emlio ou da Educao A vida de Rousseau To importante quanto a descrio proposta do Emlio de Rousseau, o conhecimento de sua vida para que se possa demarcar sua posterioridade nas reas de poltica, filosofia, psicologia infantil, literatura, sociologia, entre outras. Jean Jacques Rousseau foi um dos mais considerados pensadores europeus no sculo XVIII. Sua obra inspirou reformas polticas e educacionais. Nasceu em Genebra, na Sua em 28 de junho de 1712 e faleceu em Ermenonville, nordeste de Paris, Frana em 2 de julho de 1778. Foi filho de Isaac Rousseau, relojoeiro de profisso, com antepassados protestantes e apesar da profisso, nunca chegou a pertencer aristocracia. Era um pouco mais pobre do que os demais irmos em virtude de ter que dividir a herana com mais quatorze irmos. Casou-se com Suzanne Bernard, filha de um pastor de Genebra. A me de Rousseau viera a falecer poucos dias aps seu nascimento. Rousseau tinha um irmo mais velho, Franois, que era mais velho sete anos e ainda jovem abandonou a famlia. Rousseau foi criado na infncia por uma irm de seu pai e uma ama. Num certo momento, perdeu tambm o pai porque este, no ano de 1722, desentendendo-se com um cidado de certa influncia, ferindo- o no rosto num encontro de rua. Este incidente obrigou a seu pai deixar Genebra para no ser injustamente preso. Junto ao seu irmo, Rousseau ficou com o tio Gabriel Bernard, engenheiro militar que era irmo de sua me e casado com uma irm de seu pai. Rousseau no teve educao regular, seno por certos perodos e no freqentou nenhuma universidade. Era um autodidata. Ainda na casa paterna leu muito; lia para seu pai enquanto este trabalhava em casa nos misteres de relojoeiros, os livros deixados por sua me e pelo pastor, seu av materno. Juntamente a estas leituras, Rousseau acrescentar muitas outras, especialmente livros de histria.

Sob tutela de seu tio, foi enviado para Bossey, a fim de estudar com o pastor Lambercier. Aos 12 anos, de volta a Genebra, passa alguns anos na casa de um tio (outro), aprendendo a desenhar com um primo. Nessa poca pensou at em ser ministro evanglico por admirar a atividade, mas os recursos econmicos de que dispusera no eram suficientes para continuar os seus estudos nesse sentido. Assim, o sentimento de inferioridade social comea a ser alternante no carter de Rousseau. Aos 14 anos ser aprendiz na casa de um gravador e aos 16 anos de idade, foge da cidade para escapar aos maus tratos do patro. De 1728 a 1742 vagueia e trabalha pelo sul da Frana, pelo norte da Itlia, pela Sua, lendo muito, ensinando msica, vivendo de vrios empregos, ao sabor das circunstncias e de seus amores. Em meio a muitas humilhaes e angstias pelas quais passou, Rousseau tem melhor sorte ao ter amizade com o filsofo Condillac (1715-1780) e com Denis Diderot (17131784) que encomendoulhe artigos sobre msica para a enciclopdia. Em 1745, liga-se a Thrse Levasseur, com quem tem cinco filhos, ambos direcionados a orfanatos, porque Rousseau achava que no poderia cuidar deles sendo pobre e doente. Presencia-se em Rousseau a marca do remorso presente no resto de sua vida e para livra-se dele, preocupava-se sempre em encontrar justificativas. Em 1746, com a morte de seu pai, Rousseau recebe uma pequena herana e pode sobreviver folgadamente. Em 1749, ao visitar Diderot na priso (estava preso devido a sua obra Lettre Sur ls aveugles), Rousseau leu o anncio de um concurso da Academia de Dijon e sentiu grande emoo ante a perspectiva de concorrer com xito. A questo era se a restaurao das cincias e das artes tinha tendido a purificar a moral. Estimulado pelo amigo, enviou um trabalho. Seu ensaio, conhecido sob o ttulo abreviado de Discurso sobre as cincias e as artes, ganhou o primeiro prmio e sua publicao ao final do ano seguinte o tornou famoso. No Discurso sobre as cincias e as artes (1750), Rousseau articulou o tema fundamental que corre atravs de sua filosofia social: o conflito entre as sociedades modernas e a natureza humana e ressalta o paradoxo da superioridade do estado selvagem, proclamando a "volta da natureza". Ao mesmo tempo denuncia as artes e as cincias como corruptoras do homem. Nessa ocasio, Rousseau caiu doente e desenganado por mdicos e pensa em reformular sua vida adaptando-se a doena e afastando-se da agitao da vida social. A Academia de Dijon prope novo trabalho, desta vez sobre a origem da desigualdade entre os homens. Para escrev-lo, passeando nos bosques em Saint Germin, procura recriar na mente a imagem do homem natural. Desenvolveu o tema de que da prpria civilizao vinham os males que afligiam o homem civilizado. Considera os homens iguais no estado natural, quando viviam isoladamente como selvagens, e que a civilizao se encarrega de introduzir a desigualdade. Embora sem xito, sem o prmio, seu segundo escrito sensacional. Sua fama estava assegurada.

Em 1756, Rousseau escreve uma carta a Voltaire, dando-lhe conselhos sobre sua viso negativa do mundo. Rousseau diz que o livro "Cndido ou o otimismo" foi uma resposta sarcstica a seus pontos de vista otimistas, expressos naquela carta. Em 1756 tambm, pe-se a escrever o romance A nova Helosa, tpico de sua personalidade romntica. Rousseau, um 1762 publica um de seus mais conhecidos e influentes trabalhos: Emlio ou da Educao e Do Contrato Social. Os dois livros, aps sua publicao, foram considerados ofensivos a autoridade e assim Rousseau inicia um perodo difcil de perseguies polticas. Seus problemas no so mais com amigos ou amantes, mas com o parlamento. Refugia-se em Neuchtel. Voltaire, atravs de um panfleto critica Rousseau, magoando-o fortemente. Assim, psse a escrever As Confisses, relatando toda a sua vida e pensamento, sendo assim uma espcie de auto-biografia sintetizando-o como homem, filsofo, educador e romntico. Em seus ltimos anos de vida, Rousseau escreve os Devaneios de um caminhante solitrio, com descries da natureza e dos sentimentos humanos. Falece em Ermenonville e enterrado na Ilha de Choupos.

O pensamento de Rousseau Rousseau filsofo iluminista precursor do romantismo no Sc. XIX, e apesar de ser iluminista, era um crtico ao movimento. Sendo caracterstico do iluminismo, pensava que a sociedade havia pervertido o homem natural que vivia harmoniosamente com a natureza, livre de egosmo, cobia, possessividade e cime. Rousseau recebe vrias crticas de Voltaire que diz: ningum jamais ps tanto engenho em querer nos converter em animais " e que ler Rousseau faz nascer desejos de caminhar em quatro patas", mas a proposta rousseaniana o combate aos abusos e no repudiar aos valores humanos. A sua teoria poltica, sob vrios aspectos uma sntese de Hobbes e Locke. O ferro e o trigo civilizaram o homem e arruinaram a raa humana. Rousseau no busca retornar o homem a primitividade, ao estado natural, mas ele busca meios para se diminuir as injustias que resultam da desigualdade social. Indica assim alguns caminhos: 1. - igualdade de direitos e deveres polticos ou o respeito por uma "vontade geral"; 2. - educao pblica para todas as crianas baseadas na devoo pela ptria e austeridade moral. 3. - um sistema econmico e financeiro combinados com os recursos da propriedade pblica com taxas sobre as heranas e o fausto.

A pedagogia de Rousseau Os pressupostos bsicos de Rousseau a respeito da educao eram a crena na bondade natural do homem, e atribuir civilizao a responsabilidade pela origem do mal. A educao deveria levar o homem a agir por interesses naturais e no por imposio de regras exteriores artificiais, pois s assim o homem poderia ser dono de si prprio. Outro aspecto da educao natural est em no aceitar uma educao intelectualizada, levando ao ensino formal e livresco. O homem no constitudo apenas por intelecto, pois suas disposies primitivas, tais como os sentidos, os instintos, as emoes e os sentimentos existentes do pensamento elaborado so dimenses mais dignas de confiana. Rousseau utiliza-se de novas idias para combater as que prevaleciam em sua poca h muito tempo, principalmente a de que a educao da criana deveria ser voltada aos interesses do adulto e da vida adulta. Introduz a concepo de que a criana um ser com caractersticas prprias, e desse modo no podia ser vista como um adulto ou a partir de seu pensamento. Com estas idias, derrubou concepes vigentes que pregavam ser a educao, o processo pelo qual a criana adquire seus conhecimentos, atitudes, hbitos armazenados pela civilizao, sem transformaes. Cada fase da vida, para Rousseau, tem suas caractersticas prprias. O homem e a sociedade modificam-se, e a educao fundamental para a necessria adaptao a essas modificaes. Rousseau afirma que a educao no vem de fora, a expresso livre da criana no seu contato com a natureza. No contexto de sua poca, Rousseau formulou princpios educacionais que permanecem at os nossos dias, principalmente quando afirmava: que a verdadeira finalidade da educao era ensinar a criana a viver e aprender a exercer a liberdade. Pode-se afirmar que as idias de Rousseau influenciam diferentes correntes pedaggicas, principalmente as tendncias no diretivas, no sculo XX. Assim, podemos enfatizar que na verdade Rousseau ao mesmo tempo amado e temido: sua obra e mesmo sua pessoa so fascinantes para uma poca em que um novo homem se abria para novos tempos, em que um eu solitrio e muito puro se abria para o futuro e sobretudo para a alma romntica que estava nascendo.

"Educao pblica, educao privada, formar o homem ou o cidado? Questes a partir do Emlio de Rousseau" Rousseau, a partir da questo acima, prope rever a contradio existente entre o homem e o cidado, pois, segundo ele, no possvel a existncia de um homem e um cidado, pois nestas duas pessoas, existem contrapontos, sendo tipos opostos e excludentes.

No plano filosfico geral de Rousseau, a contradio homem/cidado se d atravs da contradio existente entre o homem e a sociedade. Para Rousseau, o homem nasce bom e a sociedade o corrompe, ou seja, o homem atravs da histria torna-se mau , com o objetivo de lesar o outro. O homem primitivo era bom porque era natural. A partir da questo da formao do homem ou do cidado, como os homens poderiam voltar a ser bons? Rousseau prope sua soluo poltica atravs do Contrato Social e a soluo pedaggica apresentada no Emlio. A maldade existente entre os homens est presente no Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Nesse discurso Rousseau divide a evoluo do homem em trs estgios diferentes que remetem aos seguintes: 1. Estado homem natural 2. Estado homem selvagem 3. Estado homem civilizado O homem natural um animal que se integra a natureza e a mesma generosa para com o homem (instinto e sensao), que vive isoladamente por vontade prpria, independente do semelhante, mas dependente da natureza, de onde retira tudo o que precisa e guiado pelo instinto da conservao (preocupao consigo). O homem selvagem, que remete s sociedades indgenas j tem um interesse particular, marcas, vcios, conflitos a partir da conscincia moral, de onde nasce a virtude. O homem civilizado tem seus interesses particulares fortalecidos e entram em conflito pois sua conscincia moral abafada existindo a oposio de interesses. Assim, o homem tornou-se egocntrico e individualista, tornou-se um homem natural no mau sentido. A contradio homem/cidado no Emlio est presente num plano de princpios. Seu livro no trata de uma proposta de educao, mas sim de uma filosofia da educao com conceitos e idias de modo abstrato do homem em geral. Emlio um personagem fictcio para ilustrar os princpios de Rousseau em seu ensaio pedaggico sob forma de romance. Como j foi relatado no incio da discusso, a preocupao de Rousseau centra-se no objetivo de optar entre formar o homem ou o cidado, na impossibilidade de haver os dois ao mesmo tempo j que so antagnicos e tambm so dois tipos puros, conceituais existentes no plano de princpios. Para Rousseau, o homem, dito homem natural forma-se atravs da educao domstica ou privada no seio da famlia. um ser inteiro, de existncia absoluta, relacionando-se

consigo mesmo e tudo para si mesmo. Como exemplo, pode-se citar o homem natural de que Rousseau trata no "Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens". O cidado formado atravs do projeto educacional pblico assistido pelo Estado. O cidado uma frao, existindo na relao em um todo, tendo uma existncia relativa. Rousseau exemplifica o cidado como a me espartana que, diante de uma guerra informada sobre a morte de seus filhos no decorrer da mesma, pouco importando-se com o fato, mas preocupando se sim com a vitria de sua ptria, demonstrando-se uma verdadeira cidad. A partir destas descries, quem seria o "homem civilizado" do presente em relao a estes dois tipos (homem e cidado)? Na verdade, ele no seria nem um nem outro, pois a educao da sociedade no formaria nenhum deles, mas sim um ser misto. Para a conciliao destes dois seres necessrio o conhecimento do homem natural (por exemplo, a criana, que um) e assim, o cidado somente poder existir a partir deste homem natural, o qual ser originado pela natureza e para v-lo, a histria individual ser o caminho a seguir.

Referncias Bibliogrficas FORTE, Lus Roberto Salinas. Rousseau: da teoria prtica. So Paulo. Ed. tica, 1976. STAROBINSKI, Jean. Jean-Jacques Rousseau: a transparncia e o obstculo. Traduo: Maria Lcia Machado. So Paulo. Cia. Das Letras,1991 ROUSSEAU, Jean-Jacques. Do Contrato Social. Ensaio sobre a origem das lnguas. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. Discurso sobre as cincias e as artes. Traduo de Lourdes Santos Machado. 3. Ed. So Paulo. Abril Cultural (Os Pensadores), 1983.

You might also like